13/05/2024

Encontro de Coordenadoras(es) de Comunicação das Américas

Encontro de Coordenadoras(es) de Comunicação das Américas
Fotos: Equipe de Comunicação Social das Américas (ECOSAM)

De 5 a 8 de maio, aconteceu em Guadalajara (México), o encontro presencial da Equipe de Comunicação Social das Américas (ECOSAM), que reuniu 24 participantes provenientes de 19 Inspetorias do Continente americano. O encontro foi realizado no Centro de Espiritualidade Cruz del Apostolado (CECAP), dos Missionários do Espírito Santo, e contou com a importante presença da Conselheira Geral para a Comunicação Social do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), Irmã Maria Ausilia De Siena. Entre os participantes, além das FMA, estavam presentes também um leigo e uma leiga que atualmente são Coordenadores de Comunicação das Inspetorias de Belo Horizonte (Brasil) e do México Norte.

O encontro teve por objetivo celebrar os 25 anos de ECOSAM e fortalecer a coesão, o compromisso e a estratégia comunicativa dos Coordenadores e Coordenadoras Inspetoriais de Comunicação, por meio da reflexão, da troca de experiência e conhecimento, a fim de potenciar estrategicamente a ação comunicativa no contexto específico da América Salesiana.

O encontro teve início na noite do dia 5, após o jantar, com a apresentação dos participantes e a oração inicial, que congregou a todos ao redor do tema da alegria do encontro.

Nos demais dias, os trabalhos foram iniciados em torno da Celebração Eucarística presidida pelo Salesiano, Padre Rogelio Aguado González, que motivou o grupo a buscar a santidade “hoje”, para comunicar a boa mensagem do Evangelho com alegria e coerência.

 

ECOSAM, TEMPO DE MEMÓRIA

O dia 6 de maio foi o “Dia da Memória” para ECOSAM. Irmã Maria Antonia Chinello, docente da Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação – Auxilium, conectada desde Roma, compartilhou o caminho da Comunicação Social no Continente americano de 1992 a 2002, período no qual ela atuou no Âmbito da Comunicação, junto com Irmã Graciella Curti que foi a primeira Conselheira Geral para a Comunicação Social no Instituto FMA.

Sempre celebrando o “Dia da Memória”, houve a partilha de relatos sobre os caminhos e projetos de ECOSAM por meio de entrevistas gravadas em vídeo, primeiramente por parte de Irmã Giuseppina Teruggi, Conselheira Geral para a Comunicação Social de 2002 a 2014. Em seguida, por Irmã Susana Li, de Costa Rica, Coordenadora da ECOSAM de 2011 a 2017; Irmã Marcia Koffermann, do Brasil, Coordenadora da ECOSAM de 2018 a 2023; e Irmã María Baffundo, do Uruguai, membro da equipe de Coordenação da ECOSAM de 2014 a 2019.

Ainda no “Dia da Memória”, Coordenadores e Coordenadoras de Comunicação puderam contar com a presença de Irmã Marcia Koffermann FMA, Doutora em Comunicação pela Universidade de Huelva (Espanha), que desenvolveu o tema “Educomunicação e desinformação: estrutura frente à manipulação política e ideológica das redes sociais”. Em sua palestra, Irmã Marcia abordou sobre o percurso histórico e o contexto no qual surgiu o conceito de Educomunicação, e analisou também o contexto atual e sua relação com as mídias, suscitando vários questionamentos entre os participantes.

Na tarde do dia 6, o grupo vivenciou um momento específico de ação de graças pela vida e missão da ECOSAM e também se reuniu por Conferências Interinspetoriais para uma reflexão e partilha sobre o V ESA – Encontro da Escola Salesiana América – a partir da perspectiva comunicativa.

Entre as diferentes partilhas, destacam-se:

O trabalho interâmbitos, a implementação de ações conjuntas, éticas e salesianas que sejam um testemunho credível da sinodalidade (CINAB); O uso de formas modernas de comunicação com pais e jovens para ajudar a formá-los como bons cristãos e honestos cidadãos quanto ao uso positivo e aos perigos da atual tecnologia; formação do pensamento crítico, tanto para as FMA quanto para as jovens em formação (NAC); Educomunicação na perspectiva dos direitos humanos (CICSAL); Formação adequada no campo da comunicação para que a educação seja de qualidade (CIB); Tornar a Educomunicação presente em todas as dimensões e visível dentro das propostas pastorais das inspetorias, desenvolvimento do pensamento crítico, fortalecimento da educação ambiental, comunicação institucional (CIMAC).

Os trabalhos do dia foram concluídos com a oração da tarde e um momento mariano preparado e conduzido pelas Irmãs da Conferência NAC (Estados Unidos e Canadá).

 

PROFECIA DA PRESENÇA E PRESENÇA NAS REDES SOCIAIS

Já no segundo dia do encontro, a ECOSAM teve a oportunidade de escutar e aprofundar o tema “A profecia da presença”, apresentado pela Conselheira Geral, Irmã Ausilia De Siena. Em sua palestra, Irmã Ausilia, refletiu sobre o tema da presença a partir da Carta de Roma (1884) escrita por Dom Bosco, bem como do texto “O carisma educativo de Madre Mazzarello”, de autoria da FMA Irmã Piera Cavaglià.

A Conselheira também apresentou alguns tópicos de reflexão sobre o documento “Rumo à presença plena”, publicado pelo Dicastério da Comunicação do Vaticano, em maio de 2023. Deixou como questionamento ao grupo algumas perguntas: Como nos movemos neste mundo em constante mudança? Como garantir a qualidade da nossa presença? Quem é o meu próximo nas redes sociais? Como podemos contribuir para curar um ambiente digital tóxico? Como podemos refletir o “estilo” de Deus – que é um estilo de proximidade, de ternura e de compaixão – nas redes sociais?

Outro momento formativo de grande valor foi a palestra proferida pelo Doutor Padre Antonio Carrón de la Torre, sacerdote Agostiniano Recoleto, que vive em Roma e é Conselheiro Geral para as áreas de educação, apostolado social e comunicação. Conectado virtualmente, Antonio Carrón tratou o tema “Desenvolvimento de relacionamentos significativos e vínculos duradouros na era digital”.

Depois de abordar questões muito exigentes e desafiadoras, Padre Antonio deixou como propostas finais alguns tópicos: a importância da interioridade, a importância de encontrar-se e a importância do bom trato com todos.

Na parte da tarde, os participantes foram surpreendidos com a palestra “Estratégias digitais para a Evangelização - Visibilidade nas redes sociais”, proferida pelo Padre José Luis Gonzáles Santoscoy, mais conhecido como “Padre Pollo”.

A partir de dados concretos do mundo digital, Padre Pollo discorreu sobre as redes sociais Facebook, Instagram, Twitter – X, Tik Tok, WhatsApp – Telegram, indicando como funcionam e como estar presentes nela, com estratégias adequadas e intencionalidade, a fim de que a missão de evangelizar seja bem-sucedida.

Para concluir o encontro, os participantes, divididos em grupos segundo as redes sociais (Facebook, X, Youtube, Instagram, Tik Tok), refletiram sobre o Planejamento Estratégico da ECOSAM, indicando os passos dados até o momento, os passos a serem dados a partir de Guadalajara, e oferecendo para a equipe coordenadora sugestões para a continuidade das ações comunicativas.

Uma celebração de envio, organizada pela Conferência do Brasil e pautada no canto do Magnificat de Maria, encerrou o encontro da ECOSAM. Nela, o grupo avaliou os dias de Guadalajara, e a Conselheira Geral da Comunicação ofereceu a bênção de envio aos participantes. Também as Coordenadoras e Coordenadores fizeram o envio da Conselheira, com a bênção do texto bíblico de Números (6, 24-26), para que todos, fortalecidos, possam retornar às suas realidades e a missão de comunicar seja geradora de maior sinergia e sinodalidade como ECOSAM.

No dia 8, pela manhã, o grupo ainda se encontrou para a Celebração Eucarística de encerramento e, aos poucos, todos foram se despedindo e regressando às suas Inspetorias.

       

Por Irmã Maike Loes (FMA)

Mais Recentes

Canção Nova celebra 16 anos de pertença à família salesiana

Admissão à Família Salesiana em 2009 é, até hoje, motivo de alegria para os membros da Comunidade; conheça como o carisma de Dom Bosco está presente na Canção Nova A admissão à Família Salesiana tem um grande significado para a Canção Nova. Há 16 anos, a comunidade fundada pelo padre Jonas Abib celebra essa graça. Procurando sempre seguir a espiritualidade proposta por Dom Bosco, a Canção Nova está, constantemente, empenhada na formação de homens novos para o Mundo Novo. O santo italiano entrou na história da Canção Nova a partir do momento que entrou na vida do menino Jonas. Sentindo-se chamado ao sacerdócio, Jonas Abib tinha 12 anos quando foi estudar no seminário de Lavrinhas. Lá, foi preparado para se tornar padre, levando adiante o legado de seu pai espiritual. Durante sua jornada, deixou a Congregação Salesiana para fundar a Canção Nova, mas seguiu levando consigo o carisma de Dom Bosco que tinha como pai espiritual. Assim, quando o grupo de 11 jovens aceitou o convite do padre Jonas a viver em comunidade, uma nova canção surgiu a partir da moção que Deus havia suscitado no coração do sacerdote italiano. A Comunidade Canção Nova foi admitida oficialmente na Família Salesiana no dia 21 de janeiro de 2009, durante a reunião do Conselho Geral dos Salesianos, em Roma. A notícia foi dada ao fundador da comunidade, Jonas Abib, pelo Reitor-Mor dos Salesianos na época, padre Pascual Chávez Villanueva. Atualmente formadora geral da Comunidade Canção Nova, Vera Lúcia Reis comenta que receber essa notícia, naquele ano, foi uma grande alegria para a comunidade. “Foi o reconhecimento de que o carisma Canção Nova bebe das fontes da espiritualidade do Carisma de Dom Bosco. Padre Jonas sempre reconheceu essa raiz salesiana”, frisou. Visando formar jovens não apenas intelectualmente, mas também moral e afetivamente, o Sistema Preventivo de Dom Bosco também está presente no carisma da Comunidade Canção Nova. Segundo Vera, o Sistema Preventivo é mais que um sistema pedagógico. “É uma experiência espiritual e tem como raiz três pilares: razão, religião e amorevolezza, que, no Brasil, se traduz por bondade e fé. Isso porque, para Dom Bosco, o importante é formar bons cristãos e honestos cidadãos”, pontuou. Durante sua última reunião com missionários do Instituto Canção Nova em 2016, padre Jonas afirmou que é preciso colocar em prática o Sistema Preventivo de Dom Bosco. É o que a missionária e diretora da educação infantil no Instituto, Ana Luiza Matos, conta ao recordar sua experiência nesse dia marcante. “Ele ainda disse também que devemos colocar este sistema na vida de uma maneira renovada e na ação do Espírito Santo. Falou repetidas vezes que somos uma escola confessional católica carismática”, destacou. No campo da educação, a missionária partilha como se sente ao experimentar dessa prática. “Experimento essa proximidade com o carisma salesiano quando afirmamos que nossa missão é ‘Formar Homens Novos para o Mundo Novo’, salvar almas por meio da educação. Porém, para colocar isso em prática precisamos contemplar na educação todas as dimensões: física, intelectual, afetiva, social e espiritual da pessoa humana”, sublinhou. O Gerente Geral da Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova, Denis Duarte, comenta como acontecem os trabalhos no âmbito social. “A primeira delas é a educação, com uma escola que vai do Infantil ao Ensino Médio e uma faculdade. Temos uma larga experiência na educação de cunho salesiano, que é toda inspirada na proposta de Dom Bosco. Na área da saúde, é sempre esta preocupação com o amor ao próximo, assim como Dom Bosco, que se preocupava em cuidar das pessoas de forma completa. Na área da assistência social, em que nós temos quatro unidades, de modo especial temos o cuidado com as crianças e adolescentes”, sublinhou. Desde 2004, a Fundação João Paulo II, mantenedora da Rede de Desenvolvimento Social, promove um trabalho estruturado, e o alcance desses trabalhos tem crescido consideravelmente. “Hoje, conseguimos atender milhares de pessoas durante o ano, e um atendimento feito com muita qualidade e esmero. A devolutiva que recebemos da população tem sido muito positiva. Graças a Deus, temos conseguido, ano a ano, aumentar a quantidade de pessoas atendidas de forma que a gente mantenha a qualidade desses atendimentos”, concluiu.   Reportagem de Laura Lo Monaco e Ederaldo Paulini Fonte: Site Canção Nova

Começa hoje a Jornada de Espiritualidade da Família Salesiana 2025

Inicia hoje (16) a 43ª edição da Jornada de Espiritualidade da Família Salesiana (FSS), em Valdocco, Turim.  O tradicional evento, que acontecerá até o dia 19 de janeiro,  visa reavivar a Espiritualidade Salesiana em suas dimensões fundamentais, em espírito de comunhão com os grupos da família salesiana. O encontro contará com a presença do Vigário Geral dos Salesianos de Dom Bosco, P. Stefano Martoglio, que apresentará a Estreia 2025 intitulada: “Ancorados na esperança, peregrinos com os jovens”, com foco na celebração do Jubileu e no 150º aniversário da primeira expedição missionária dos Salesianos de Dom Bosco (1875 – 2025). A espiritualidade da peregrinação dará o ritmo à Jornada, que deve contar com a participação de cerca de 300 representantes dos 32 Grupos da Família Salesiana de todo o mundo, incluindo cerca de trinta Filhas de Maria Auxiliadora, com a Conselheira Geral para a Família Salesiana, Irmã Leslie Sandigo, e as colaboradoras da Área. No programa, além das sessões aprofundadas da Estreia e das celebrações na Basílica de Maria Auxiliadora, haverá uma visita aos lugares carismáticos de Valdocco e uma peregrinação à Catedral de Turim, onde se conservam o Santo Sudário e os restos mortais do jovem Pier Giorgio Frassati, cuja canonização foi anunciada pelo Papa Francisco para o próximo Jubileu da Juventude, de 28 de julho a 3 de agosto de 2025. Durante a peregrinação, também será possível passar por lugares da cidade que são significativos na história salesiana. As Jornadas serão marcadas por diferentes atitudes para acender a paixão missionária e contagiá-la entre os jovens: acolhimento, comunicação e escuta, oração e adoração, disponibilidade e coragem… Neste espírito, será realizada uma mesa redonda chamada “Escuta dos jovens” com os jovens participantes do Sínodo da Juventude do Movimento Juvenil Salesiano. O aspecto missionário será enriquecido pelo testemunho do Cardeal Cristóbal López, Arcebispo de Rabat (Marrocos) e pelas Oficinas sobre a missão em alguns países sonhadas por Dom Bosco, com vários testemunhos, também do Equador, sobre a Bem-aventurada Maria Troncatti, próxima à Canonização. Além da participação presencial, vários momentos da Jornada serão transmitidos ao vivo no Canal da ANS no Youtube, para dar às várias realidades salesianas do mundo a oportunidade de tornar evidente a comunhão carismática. O Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, juntamente com os Salesianos de Dom Bosco, tem o prazer de oferecer este momento formativo para fortalecer o vínculo que une os membros da Família Salesiana em uma “comunhão missionária”. Os diversos grupos são chamados a viver o dom da comunhão que vem de Deus, realizando o serviço evangélico comum e diferenciado, segundo os destinatários específicos, os objetivos particulares e os diversos estilos. Para garantir a unidade de espírito e a convergência na missão, são necessários, portanto, estes momentos de formação comum, especialmente quando se trata de evidenciar ou aprofundar aspectos essenciais do carisma ou de compartilhar um projeto comum. Tudo isto sempre no respeito da legítima autonomia, mas também naquele espírito de família que exprime e fortalece a unidade. O Âmbito da Família Salesiana do Instituto das FMA oferece a sua colaboração na organização deste evento, juntamente com o Secretariado da Família Salesiana, tornando operacional o que indica a Carta de Identidade (art. 39): “pensar juntos, rezar juntos, programar juntos, servem para garantir a unidade de espírito e a convergência na missão”. Que este momento de espiritualidade e missão inspire todos os que fazem parte da grande família de Dom Bosco e Madre Mazzarello a renovar sua entrega e dedicação ao sonho salesiano. Fonte: Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora com adaptações.

FM Dom Bosco conquista Prêmio de Jornalismo da Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizou na noite desta quarta-feira, 18, no Plenário Fausto Arruda, a premiação da primeira edição do Prêmio de Jornalismo do Legislativo Municipal. Foram premiados trabalhos jornalísticos que destacaram as ações da Câmara nas áreas social, socioambiental, socioeconômica e sustentável. A FM Dom Bosco foi a vencedora na categoria Radiojornalismo, com o trabalho “Legislativo Itinerante: a importância social do projeto Meu Bairro, Nossa Câmara”, de autoria dos jornalistas Brendo Carvalho, Jocasta Pimentel e Roberta Farias. A produção ainda contou com o apoio do repórter Pedro Sampaio. Para a coordenadora de Jornalismo da emissora, Jocasta Pimentel, a premiação revela o compromisso da rádio com a sociedade fortalezense. “Diariamente, cobrimos as atividades da Casa e receber esse reconhecimento é importante para nós que fazemos uma comunicação pautada no ouvinte e nas suas necessidades. O jornalismo é a ponte entre o poder público e a comunidade. Estamos cumprindo nossa missão”, afirmou Jocasta. O presidente da Casa, vereador Gardel Rolim falou da concepção do prêmio e ressaltou a relevância da informação precisa e de qualidade por meio dos jornalistas. “Eu fico muito feliz em realizar este prêmio. Foi uma ideia que partiu de um diálogo com o setor de comunicação da câmara e que foi acolhido por mim e pela mesa diretora. Tenho procurado valorizar muito o jornalismo. Precisamos muito do jornalismo, que traz uma informação correta, checada e esse prêmio tem a ver com isso. É dizermos para as pessoas que o jornalismo tem um grande valor para a democracia, para a construção da informação de qualidade. Este prêmio é para valorizar tudo isso. A gente precisa valorizar boa informação e quem traz essa boa informação são os jornalistas”, disse Gardel. Já a coordenadora de comunicação da CMFor, jornalista Renata Sampaio falou da contribuição da sua equipe de comunicação para a realização do Prêmio e lembrou a memória do Fotógrafo da Casa, JL Rosa. “Sou grata e orgulhosa da nossa equipe de comunicação que contribuiu para a realização desse prêmio. É um Prêmio que vai incentivar os jornalistas a mostrar o que acontece dentro do Legislativo Municipal, por meio de diversas categorias, como telejornalismo, jornal impresso, radiojornalismo, webjornalismo, jornalismo universitário e fotojornalismo. E aqui eu queria homenagear nosso colega fotógrafo JL Rosa que nos deixou esse ano, mas que nos deixou boas recordações”, ressaltou Renata. Fonte: FM Dom Bosco, com informações e imagens da Câmara Municipal de Fortaleza e Boletim Salesiano.

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil