Inspetoria celebra 28 anos da AMA e envio missionário para Angola
21/08/2024

Inspetoria celebra 28 anos da AMA e envio missionário para Angola

Inspetoria celebra 28 anos da AMA e envio missionário para Angola
Foto: Inspetoria São Luiz Gonzaga

A Associação Missionária Amanhecer (AMA) dá início às comemorações dos seus 28 anos de fundação com uma missa especial durante o Encontro dos Ouvintes, realizado na igreja matriz da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Vila Rica, Jaboatão dos Guararapes (PE). A ocasião foi marcada pelo envio de Deborah Brito dos Santos, professora de educação física, atleta e cantora integrante da banda do Padre João Carlos, para uma missão em Angola (confira a entrevista com a Deborah Brito clicando aqui).

Presentes na celebração, além do Pe. João Carlos, padres salesianos e o Pe. Francisco Inácio, Inspetor da Inspetoria São Luiz Gonzaga. Ele conduziu o ritual de envio que foi composto por uma bênção sobre Debora e sua família. Ela partirá no início de setembro para Luanda e atuará como missionária, em uma das obras salesianas do país.

A missa reuniu fiéis e ouvintes do programa Tempo de Paz, e foi transmitida pelo YouTube da Associação e do Padre João Carlos, além da Rádio Amanhecer. O evento reforça a missão da AMA de evangelizar e de servir às comunidades locais e internacionais. O Encontro dos Ouvintes é sempre realizado mensalmente em paróquias diversas da Região Metropolitana do Recife.

21 de agosto de 2024 será mais um dia de celebrações para comemorar os 28 anos de criação da AMA. Ela se consolida como protagonista na produção de conteúdos católicos divulgados amplamente em diversos meios de comunicação. Para marcar a data, foi realizada uma missa, nesta quarta-feira, às 9h, com transmissão ao vivo para todo Brasil, através da Rede Vida de comunicação, diretamente da Capela de Nossa Senhora Auxiliadora, no centro de Recife-PE.

A AMA vem se fortalecendo a partir de uma consistente e sólida rede de colaboradores, sócios que depositam toda credibilidade e se incorporam num gesto de partilha e missão da divulgação diária de um de seus principais conteúdos: a meditação da palavra do Santo Evangelho, que chega a milhares de conectados pelo WhatsApp e outras redes.

E neste momento de festividades, todos são convidados a festejar o aniversário com todos os integrantes, associados, voluntários, parceiros e colaboradores da AMA. Afinal, são 28 anos de serviço missionário. O presente da AMA, para aqueles que fazem a Associação, é um E-book – Cartilha do Sócio da AMA, com todos os detalhes sobre a missão. Já o presente do associado à associação é uma declaração de apoio e confiança: um PIX de 28,00, ou qualquer valor que termine em 8, através da Chave PIX 81 9 9964-4899.

Fonte: Inspetoria São Luiz Gonzaga / Escrito por Wilson Firmo e Viviane Arruda

Mais Recentes

Três filmes que propagaram o carisma universal de Dom Bosco por meio da arte cinematográfica

O grande encanto e o carisma de Dom Bosco conquistaram milhões de pessoas em todo o mundo. Sua figura permeou, e permeia, a obra de muitos artistas que ajudaram a traçar-lhe o perfil, tornando-o ainda mais universal por meio de diversas formas de arte: entre elas, o cinema certamente teve um papel importante na aproximação do Santo dos Jovens ao grande público. Dom Bosco é um santo absolutamente "internacional", conhecido em todo o mundo e, de maneira particular, nos 135 países em que os salesianos se encontram; portanto, não é impossível encontrar vídeos de vários tipos dedicados a ele na rede. Mas, dentre as muitas obras produzidas, é inegável que foi sua própria terra natal, a Itália, que lhe rendeu as mais famosas homenagens através do filme. Por isso, no processo de seleção das obras da sétima arte dedicadas a Dom Bosco, reduzimos a escolha a três filmes, que ainda hoje são referência para quem quer se aventurar no mesmo campo artístico, que marcaram época e que vêm sendo traduzidos, dublados e legendados em vários idiomas, e divulgados em todo o mundo. Trata-se de três produções intituladas simplesmente "Dom Bosco", provando que o nome de Dom Bosco dispensa apresentações. A primeira foi dirigida por Goffredo Alessandrini, em 1935, um ano após a canonização do Santo dos Jovens. Interpretado por Gian Paolo Rosmino, o filme conta a vida de Dom Bosco, do nascimento à canonização, ocorrida na Páscoa e Encerramento do Ano Santo da Redenção (1º de abril de 1934). O filme foi restaurado a partir de um negativo conservado no Fundo Salesiano depositado em 2016 em Ivrea (Piemonte), Itália. No centenário da morte do Santo da Juventude, em 1988, foi lançado o filme "Dom Bosco", do diretor Leandro Castellani, com o astro ítalo-americano Ben Gazzara no papel de um Dom Bosco idoso, relembrando as ações que o levaram a realizar seu maior sonho: dedicar-se integralmente aos jovens. Até a TV italiana foi cativada pelo carisma de Dom Bosco e, em 2004, criou uma minissérie na RAI, dirigida por Lodovico Gasparini e interpretada por Flavio Insinna. É a história de uma vocação vivida sob o signo da alegria e do otimismo, apesar das dificuldades que se difundem pelo caminho de Dom Bosco. Hoje apresentamos estas três obras, para introduzi-las aos nossos leitores por ocasião da festa de Dom Bosco e para promover a sua visão como instrumento de divulgação de sua figura.   Fonte: Agência Info Salesiana

Reitor-Mor dirige mensagem aos jovens do Movimento Juvenil Salesiano

Mantendo viva uma tradição significativa dos Reitores-Mores, o XI Sucessor de Dom Bosco, P. Fábio Attard, por ocasião da festa de Dom Bosco 2026, dirige aos jovens do Movimento Juvenil Salesiano (MJS) uma mensagem que une esperança, proximidade e convite ao protagonismo. A mensagem do Reitor-Mor se organiza em torno de três pontos centrais. Em primeiro lugar, o P. Attard aborda o tema da Estreia para 2026, renovando o apelo para que os jovens, a exemplo de Maria, saibam estar atentos ao que acontece ao seu redor e aprendam a sempre confiar em Jesus nas escolhas da vida. Em seguida, inspirado por reflexões do Papa Leão XIV, o Reitor-Mor convida os jovens a “cultivar o dom da amizade autêntica”, um valor profundamente salesiano. Por fim, em sintonia com as indicações do Papa nos primeiros meses de seu pontificado, o XI Sucessor de Dom Bosco exorta os jovens do MJS a viverem a coragem da verdade - uma atitude que significa rejeitar toda forma de ambiguidade, prepotência ou violência, inclusive verbal, nas relações com o próximo. Este caminho, conclui o Reitor-Mor, é fundamental para que os jovens sejam “protagonistas do bem, especialmente junto aos jovens em situação de maior vulnerabilidade”. O texto completo da mensagem do Reitor-Mor está disponível ao final da página em cinco idiomas: italiano, espanhol, francês, inglês e português.Para ampliar a difusão da mensagem entre os jovens do MJS na festa de Dom Bosco 2026, o Setor para a PJ preparou dois curtos vídeos de divulgação: – um vídeo de um minuto e meio, com animações, dedicado à Estreia 2026, disponível em italiano, inglês, espanhol, francês e português; – um vídeo de três minutos e meio no qual o próprio P. Attard se dirige diretamente aos jovens, sintetizando os principais pontos de sua mensagem, disponível em italiano, inglês, espanhol e francês. Com as palavras inspiradoras do Reitor-Mor e o apoio do Setor para a PJ, Dom Bosco continua a falar aos jovens de hoje, renovando o sonho que atravessa gerações.   Fonte: Agência Info Salesiana

A Festa de Dom Bosco 2026 em Turim-Valdocco é marcada por grandes eventos a partir de hoje

É grande a expectativa na Casa salesiana de Turim-Valdocco por aquele que, juntamente com a festa de Maria Auxiliadora, é considerado um dos dois eventos mais importantes do calendário salesiano anual: a Festa de Dom Bosco. Salesianos, fiéis paroquianos, citadinos e amigos do Santo dos Jovens se organizam para participar de dois dias de profunda espiritualidade e união comunitária na sexta-feira, 30, e no sábado, 31 de janeiro. O dia 30 de janeiro, sexta-feira, será caracterizado por momentos de oração e intensa participação espiritual na Basílica de Maria Auxiliadora. Às 17h (UTC+1), terá início a récita do Santo Rosário, animada pelas Filhas de Maria Auxiliadora e presidida por P. Manuel Jiménez, que introduzirá à Concelebração Eucarística da tarde, presidida pelo Sr. Bispo de Ivrea, Dom Daniele Salera. Às 19 horas, serão celebradas as Primeiras Vésperas da Solenidade, presididas pelo Reitor-Mor dos salesianos, P. Fábio Attard. A noite será encerrada com a tradicional Vigília em honra de Dom Bosco. Haverá a oportunidade de receber o Sacramento da Reconciliação. A Vigília - baseada nas palavras de Dom Bosco dirigidas aos seus jovens “Até ao meu último resspiro” - será conduzida pelos Noviços Salesianos do Colle Don Bosco e oferecerá um espaço de oração e reflexão, recordando o coração espiritual do Carisma salesiano e a entrega total da vida de Dom Bosco pelos jovens. Sábado, 31 de janeiro de 2026, dia da Festa, Valdocco viverá um grande evento de Fé, comunhão e participação popular. O Santuário Basílica de Maria Auxiliadora, coração espiritual do carisma salesiano, acolherá desde as primeiras horas da manhã fiéis, religiosos, jovens e membros da Família Salesiana, numa programação marcada pelas Celebrações Eucarísticas e momentos de oração. As missas da manhã, às 7h, 8h e 11h, serão presididas por representantes da Igreja local: os Vigários Episcopais P. Michele Roselli e P. Mario Aversano, e o Cardeal-Arcebispo de Turim e Susa, Dom Roberto Repole, evidenciando o forte vínculo entre Valdocco, a Arquidiocese de Turim e a missão educativo-pastoral dos Salesianos. Às 10h, presidirá Santa Missa o P. Leonardo Mancini, Superior dos Salesianos da Circunscrição Itália-Piemonte-Vale d’Aosta,. À tarde, haverá um momento especial para os mais jovens, com a tradicional bênção dos jovens no Altar de Dom Bosco, às 15h, conduzida pelo Pároco P. Guido Dutto. Posteriormente, a Adoração Eucarística e a celebração das Segundas Vésperas, conduzidas pelo Reitor do Santuário, P. Michele Viviano, proporcionarão um ato de oração comunitária, de preparação às festividades da noite. A programação continuará com a Missa das 17hs, presidida por Dom Alessandro Giraudo, Bispo Auxiliar de Turim; e, às 18h30, com um dos momentos mais aguardados do dia, a Santa Missa para o Movimento Juvenil Salesiano, presidida pelo P. Fábio Attard, Reitor-Mor, uma oportunidade para o Sucessor de Dom Bosco transmitir aos jovens de hoje as mensagens de amor incondicional, encorajamento e compromisso que o próprio Dom Bosco dirigia a seus ‘filhos’ – os jovens. A Festa terminará dentro da noite na Santa Missa animada pelo Sermig, que representa o diálogo ativo entre o carisma salesiano e outras iniciativas eclesiais voltadas ao atendimento dos jovens e mais vulneráveis. O momento destacará a relevância da mensagem de Dom Bosco e sua habilidade em inspirar trajetórias de solidariedade, acolhimento e Esperança.A comemoração continuará na segunda-feira, 2 de fevereiro, com a Celebração do Dia da Vida Consagrada. A comunidade se reunirá para a Concelebração Eucarística presidida pelo Vigário Episcopal P. Ugo Pozzoli, pelos Consagrados e Consagradas, numa como forma de agradecimento pelo DOM da Vida Consagrada na Igreja. A Festa de São João Bosco em Turim-Valdocco confirma-se mais uma vez como um momento central para a FS e para a Cidade de Turim, uma oportunidade especial para reviver a memória do Santo dos Jovens e reavivar seu Sonho educativo-pastoral no presente.   Fonte: Agência Info Salesiana

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil