Mulheres que impactaram o mundo
08/03/2023

Mulheres que impactaram o mundo

Mulheres que impactaram o mundo

Anualmente, em 08 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Data esta que faz lembrança não apenas de um fato isolado, como a tragédia de Nova York, mas das décadas de luta das mulheres por igualdade de direitos. Nesse contexto, confira a trajetória de algumas mulheres que mudaram a história do mundo em suas localidades, se tornando exemplo para as próximas gerações:

A TERESA DE CALCUTÁ SALESIANA - NANCY PEREIRA

Imagine um banco que financiasse oportunidades de vida para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Foi exatamente isso que a Ir. Nancy Pereira fez em Bangalore, na Índia. Nos anos 70, Ir. Nancy criou um programa de recuperação social e de emancipação cultural que, a partir de 1993, se chamará FIDES (Family Integral Development Education Scheme). Trata-se de uma organização sem fins lucrativos, destinada ao desenvolvimento de famílias nas aldeias e subúrbios de Bangalore, contando com a abertura do programa “Fundo para os pobres”, modelado no esquema de microcrédito. Os clientes deste banco singular deveriam ser os pobres dos subúrbios e vilarejos, os despossuídos que assim teriam a oportunidade de construir uma nova vida para si mesmos. Aqueles que queriam um empréstimo tinham que provar que haviam economizado uma pequena quantia durante um ano e depois deveriam participar de reuniões do grupo de gestão de crédito. A taxa de juros anual era apenas o suficiente para cobrir os custos operacionais.

O projeto “Banco dos Pobres” envolve toda a família e reconhece as necessidades de cada membro. Com o tempo, o FIDES tem facilitado a promoção integral de muitas pessoas, numerosas famílias e até mesmo vilarejos inteiros.

Com sua solidariedade criativa, Ir. Nancy fundou numerosos grupos para a promoção das mulheres SHG (Grupos de Autoajuda) e elaborou vários programas de desenvolvimento: IGP (Incombe Generating Programme) para que os pobres pudessem viver uma existência digna, alcançando a autonomia econômica.

Um dia uma jovem mulher, uma viúva com três filhos, veio à comunidade das Irmãs para pedir alguma comida. Depois que a mulher, junto com seus filhos, comeu, Ir. Nancy lhe disse: “Eu lhe dei o que você precisa, mas lhe ensinarei como ganhá-lo”. Primeiro, ela a acompanha ao jardim da casa, colhendo flores e dividindo-as em vários maços; depois foram à estação onde ela lhe ensina a melhor maneira de vender as flores para os viajantes. “A Indira aprendeu a lição rapidamente. No dia seguinte ela ganhou quatro rúpias [moeda local], no dia seguinte duas vezes mais. Em poucos anos ela conseguiu abrir uma floricultura, que em tempos recentes assumiu as dimensões de um negócio”.

Por suas ações em vida, Ir. Nancy recebeu 5 prêmios internacionais e vário títulos como, por exemplo, o dado pelo Papa Wojtyła de “Empresária dos Pobres”, mas também era conhecido como “Empresária Incansável”, “Heroína dos Intocáveis da Índia”, “Irmã do Banco dos Pobres” ou “Irmã Banqueira”, “Arquiteta de Desenvolvimento da Mulher” e “Madre Teresa do Sul da Índia”. Sua influência na vida das pessoas foi tão forte que mesmo após sua morte, grupos voluntários e jovens formados por ela e pelos Grupos Alcoólicos Anônimos ajudaram a continuar seu trabalho de forma eficiente e frutífera.

ELA FUNDOU A PASTORAL DA CRIANÇA - ZILDA ARNS

Em 1983, a pedido da CNBB, a Dra. Zilda Arns criou a Pastoral da Criança juntamente com Dom Geraldo Majela Agnello, na época, Arcebispo de Londrina. Foi então que desenvolveu a metodologia comunitária de multiplicação do conhecimento e da solidariedade entre as famílias mais pobres, baseando-se no milagre da multiplicação dos dois peixes e cinco pães que saciaram cinco mil pessoas, como narra o Evangelho de São João (Jo 6, 1-15). A educação das mães por líderes comunitários capacitados revelou-se a melhor forma de combater a maior parte das doenças facilmente preveníveis e a marginalidade das crianças. 

Após 30 anos, a Pastoral acompanha mais de 1 milhão de crianças menores de seis anos, 60 mil gestantes e 860 mil famílias pobres, em 3.665 municípios brasileiros. Seus mais de 175 mil voluntários levam fé e vida, em forma de solidariedade e conhecimentos sobre saúde, nutrição, educação e cidadania para as comunidades mais pobres.

Em 2004, a Dra. Zilda Arns recebeu da CNBB outra missão semelhante: fundar, organizar e coordenar a Pastoral da Pessoa Idosa. Mais de 163 mil idosos são acompanhados todos os meses por aproximadamente 19 mil voluntários.

Dra. Zilda Arns Neumann recebeu o título de Cidadã Honorária de 11 estados e 37 municípios brasileiros, 19 prêmios (nacionais e internacionais) e dezenas de homenagens de governos, empresas, universidades e outras instituições, pelo trabalho realizado na Pastoral da Criança.

Pelo seu trabalho na área social, Dra. Zilda Arns recebeu condecorações tais como: Woodrow Wilson, da Woodrow Wilson Fundation (EUA), em 2007; o Opus Prize, da Opus Prize Foundation (EUA), pelo inovador programa de saúde pública que ajuda a milhares de famílias carentes, em 2006; Heroína da Saúde Pública das Américas (OPAS/2002); 1º Prêmio Direitos Humanos (USP/2000); Personalidade Brasileira de Destaque no Trabalho em Prol da Saúde da Criança (Unicef/1988); Prêmio Humanitário (Lions Club Internacional/1997); Prêmio Internacional em Administração Sanitária (OPAS/ 1994); títulos de Doutor Honoris Causa das Universidades: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Federal do Paraná, Universidade do Extremo-Sul Catarinense de Criciúma, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade do Sul de Santa Catarina.

A REPÓRTER PIONEIRA - GLÓRIA MARIA

Glória Maria foi a primeira mulher a entrar ao vivo na TV em cores pelo Jornal Nacional, em 1977. Antes disso, já havia sido a primeira repórter a aparecer na TV, uma vez que, antes, os repórteres não apareciam. Em 2007, a jornalista realizou a primeira transmissão em HD da televisão brasileira e seu pioneirismo é reconhecido como inspiração para uma geração de mulheres negras.

Ao longo de cinco décadas de carreira, Glória mostrou mais de 100 países em suas reportagens e protagonizou momentos históricos. Entrevistou chefes de Estado e celebridades como Michael Jackson e Madonna.

Também cobriu a Guerra das Malvinas, em 1982; a invasão da embaixada brasileira do Peru por um grupo terrorista, em 1996; os Jogos Olímpicos de Atlanta, também em 1996; e a Copa do Mundo de 1998, na França.

Na TV Globo deste 1970, passou ainda por Bom Dia Rio, RJTV, Jornal Hoje, Fantástico e Globo Repórter, último programa do qual fez parte.

Glória Maria Matta da Silva nasceu no Rio. Filha do alfaiate Cosme Braga da Silva e da dona de casa Edna Alves Matta, estudou em colégios públicos e sempre se destacou. "Aprendi inglês, francês, latim e vencia todos os concursos de redação da escola", lembrou em entrevista ao Memória Globo.

A jornalista deixa duas filhas: Maria, de 15 anos, e Laura, de 14, adotadas em 2009 e um legado de representatividade e protagonismo, especialmente relacionado às mulheres negras e à luta contra o racismo.

UMA MÃE PARA O INSTITUTO DAS FMA E UMA FUTURA NOVA SANTA PARA O MUNDO - MADRE ROSETTA MARCHESE

O dia 8 de março, no qual se celebra o Dia Internacional da Mulher, marca o aniversário do nascimento ao céu da Serva de Deus Madre Rosetta Marchese (1922 -1984), Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora de 1981 a 1984, que, no decorrer da sua vida, suscitou e acompanhou processos de mudança no ambiente em que viveu e trabalhou com fé, sabedoria e paixão educativa.

Naquela época, Ir. Rosetta Marchese organizou uma peregrinação ao Vaticano, para que as jovens da escola e outras jovens pudessem participar da Missa presidida pelo Papa.  Conseguiu convocar 2.000 jovens das casas das FMA de Roma.  Conta-se que permitiu que as meninas posassem em fotos com os Padres Conciliares, ao saírem da Aula Conciliar e passarem pela Praça São Pedro, a fim de tornar as figuras daqueles Pastores mais familiares e próximas.

Criativamente, convidou as alunas da escola a se engajarem em atos de amor e pequenos sacrifícios e a colocarem um grão de trigo para cada um, como sinal do compromisso oferecido pelo Concílio. Os diversos grãos, transformados em farinha, eram então usados ​​para as Hóstias a serem entregues aos Bispos e Cardeais para a Celebração Eucarística.

Com verdadeira paixão apostólica e eclesial promoveu, junto com as irmãs da Comunidade, a escola para catequistas, para formar meninas de mais idade a serem evangelizadoras entre as crianças pobres das paróquias periféricas de Roma. Madre Rosetta favoreceu a colaboração dos leigos e confiou nas adolescentes, acreditando em seu potencial ao bem.  As FMA atingiram assim 30 paróquias e quase 4000 crianças.

Em 1981, acompanhou com coração de mãe o Instituto para celebrar o Centenário da morte de Santa Maria D. Mazzarello, estimulando caminhos de conversão e renovação, amadurecidos pelo conhecimento mais profundo da Cofundadora e também pela graça da entrega, a cada FMA, das Constituições renovadas.  A própria doença e morte se transformaram em fonte de nova fidelidade e empenho de santidade entre as filhas espalhadas pelo mundo.

São estes alguns dos brotos de vida nova que Madre Rosetta soube sustentar, acompanhar e fazer crescer.

Providencial é a coincidência do nascimento ao céu de Madre Rosetta Marchese com o Dia Internacional da Mulher e com o mês dedicado a São José, padroeiro do Instituto. No dia 1° de julho de 2019, o Postulador Geral das Causa dos Santos da Congregação Salesiana, Pe. Pierluigi Cameroni, e a Secretária Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), Ir. Piera Cavaglià, entregaram ao Cardeal Angelo De Donatis, Vigário de Sua Santidade o Papa Francisco, através do Tribunal diocesano do Vicariato de Roma, o pedido oficial (Súpplex libéllus) para que seja aberto o Processo Diocesano sobre a vida, as virtudes heroicas, a fama de santidade e de sinais, da Madre Rosetta Marchese. É o primeiro importante passo para o reconhecimento eclesial da santidade da Madre Rosetta.

O OLHAR FEMININO DO CARISMA SALESIANO - MADRE MAZZARELLO

Madre Mazzarello era uma jovem forte, cheia de vitalidade que de repente se encontra fragilizada, perde as suas forças físicas, o que a deixa impossibilitada de dar continuidade aos trabalhos que realizava no campo.  Porém, o sofrimento, a crise, o amadurecimento espiritual, nesta fase da vida em que se encontrava, permitiu alargar os horizontes da sua existência e da sua missão. Após a superação da enfermidade inicia o caminho em direção a uma intuição educativa, que muda a sua vida de direção. Trilhando os caminhos de Mornese, Madre Mazzarello compartilha com a amiga Petronilla a sua visão em relação ao futuro e aos projetos que Deus inspira no seu coração. Sente-se inspirada a realizar uma missão educativa para as meninas mornesianas, dando a elas oportunidade de desenvolvimento integral e saudável. Essa inspiração nasce de uma voz interior que a interpela: “A ti as confio”. Essa voz interior representa a inspiração de viver uma vocação como educadora e da missão de cuidar das pessoas nas suas diversas dimensões humanas, espirituais, sociais e culturais.

O encontro com Dom Bosco permitiu um caminho de aproximação de realização de um grande projeto de comunhão nas intenções de concretização de um carisma educativo. Madre Mazzarello se empenha em colaborar efetivamente com Dom Bosco na missão de fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora tornando-se a cofundadora do projeto idealizado por ele e que hoje se espalha pelo mundo em prol dos(as) jovens, com uma predileção especial àqueles(as) que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

MAIS QUE A MÃE DE UM SANTO (MAMÃE MARGARIDA)

Margarida Occhiena era uma mulher de grande fé. Deus estava sempre em cima de todos os seus pensamentos e sempre em seus lábios. O amor do Senhor foi tão intenso que formou o coração de uma mãe nela. Educadora sábia e mão solo após a morte do marido, foi capaz de combinar paternidade e maternidade, doçura e firmeza, vigilância e confiança, familiaridade e diálogo, educando seus filhos com amor altruísta, paciente e exigente.

Ouvindo o sonho dos 9 anos do pequeno João Bosco, ela foi a única que pôde lê-lo à luz do Senhor: "Quem sabe se você não deve se tornar um padre". 

Quando, em 1846, Dom Bosco ficou seriamente doente, Margarida foi ajudá-lo, descobrindo o bem que ele fez pela juventude abandonada. Pedida para segui-lo, ela responde: "Se você acredita que esta é a vontade do Senhor, eu estou pronta para vir". A presença de Margarida transforma o oratório em uma família. Durante dez anos, sua vida se confundiu com a de seu filho e com os primórdios da obra salesiana: ela foi a primeira e mais importante cooperadora de Dom Bosco; tornando-se o elemento materno do Sistema Preventivo; ela é, sem saber, uma "cofundadora" da Família Salesiana.

Mamãe Margarida morreu em Turim, atingida por pneumonia, em 25 de novembro de 1856, aos 68 anos. Muitos meninos a acompanham ao cemitério. Por toda sua dedicação aos meninos de Dom Bosco, gerações de Salesianos e Salesianas a chamam até hoje de "Mamãe Margarida".

Fonte: Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações da FIDES Bangalore, Pastoral da Criança, g1.comsalesianos.brsdb.org e cgfmanet.org

Mais Recentes

Vem aí a Jornada Formativa dos Orientadores Educacionais Salesianos

Evento histórico reunirá orientadores(as) de todas as escolas salesianas do Brasil para fortalecer a missão e o alinhamento técnico à luz do carisma salesiano A Rede Salesiana Brasil (RSB) prepara-se para um marco em sua trajetória educativa. Entre os dias 24 e 27 de março de 2026, o Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho, em Aparecida/SP, será o palco da 1ª edição da Jornada Formativa dos Orientadores Educacionais. O encontro inédito reunirá orientadores do Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio de todas as escolas da RSB, promovendo uma integração sem precedentes. Fortalecendo a Identidade e o Cuidado Com o objetivo de fortalecer o protagonismo e a missão do(a) orientador(a) como uma presença significativa nas comunidades educativas, a Jornada busca aprimorar o alinhamento técnico da função e cuidar da inteligência emocional dos educadores.  Sob o tema norteador "Identidade e Missão Salesiana", a abertura do evento contará com a presença dos Diretores Executivos da RSB, Irmã Silvia Aparecida da Silva (FMA) e Padre Sérgio Augusto Baldin Júnior (SDB). “Sempre que realizamos esses encontros nacionais, fico com a expectativa de que não seja apenas mais um evento, e sim um momento de fortalecimento da ação em rede e também da nossa entrega na educação integral. Pelos momentos que antecederam esse encontro, tenho certeza de que cada um dos participantes poderá contribuir para nossa construção coletiva de escuta e aprendizagem!”, comenta Ir. Silvia Aparecida. “Esta Jornada Formativa procura atender a uma demanda sempre crescente das escolas salesianas, tendo em vista o fortalecimento de uma linguagem institucional ainda mais clara e alinhada com as premissas do Currículo Salesiano para as escolas. A iniciativa, além de favorecer a partilha e a troca de experiências, visa proporcionar, no fortalecimento do sentido de rede, uma maior qualificação de nossos orientadores e orientadoras. Para isso, em alinhamento com o Comitê de Escolas da RSB, a jornada procura oferecer temáticas atuais e problematizações importantes para que o ministério da orientação educacional seja cada vez mais evidente nos espaços educacionais”, diz Pe. Sérgio. Ainda na abertura do evento, também marcam presença os Inspetores Referentes das Escolas Salesianas, Ir. Alaíde Deretti (FMA) e Pe. Ademir Ricardo Cwendrych, os quais compartilham um pouco de suas expectativas sobre a Jornada Formativa: “Diante desse mundo marcado por rápidas transformações e por desafios incontáveis, estar presente e juntos reforça também o ‘estar ligados’ através da Rede. Então, a RSB dá uma contribuição especial para fazer desse encontro nacional uma caminhada única como Brasil salesiano e que tem como consequência o maior bem das juventudes, das crianças e dos adolescentes; e as famílias vão se sentir mais seguras, sobretudo vendo que a educação salesiana é a mesma de norte a sul, com princípios, com orientação precisa, com uma meta a atingir em todas as dimensões. [...] Para nós, a RSB está oferecendo algo maravilhoso e que realmente toca de perto todas as realidades de nossas 10 Inspetorias”, diz Ir. Alaíde. “Reunir esse grupo, apresentar para eles uma proposta formativa em tempo de aprofundamento e qualificação, mas de modo especial de partilha, de escuta e de conversa sobre as experiências a partir desse critério salesiano que é o Sistema Preventivo, sem dúvida nenhuma qualifica ainda mais todo o trabalho que os nossos orientadores educacionais desempenham em cada uma das nossas escolas. [...] Não podemos esquecer que temos uma educação humanizadora [...], é gente cuidando de gente, para que a nossa educação salesiana continue sendo referência dentro dessa proposta humanizadora do Sistema Preventivo de Dom Bosco do norte ao sul, do leste ao oeste desse nosso Brasil”, completa Pe. Ademir. Programação de Excelência e Inovação A agenda está repleta de atividades práticas e reflexivas, evidenciando o compromisso contínuo da RSB com a excelência na educação das juventudes. Palestras com temas como “Orientar para humanizar: intervenção, prevenção, Currículo da RSB e socioemocional nas práticas da Orientação Educacional” serão abordados por especialistas como o Gestor Educacional da RSB, Anderson Leal. “Quando se fala em educação Salesiana, se fala de um espaço de humanização, e as orientações educacionais têm essa grande missão de cuidar dos nossos estudantes para serem pessoas que saibam conviver em harmonia, focar naquilo que é necessário e organizar o seu projeto de vida. Tenho certeza de que este momento será muito produtivo”, comenta Anderson sobre suas expectativas para o evento. Durante o evento, os participantes também contarão com Oficinas Temáticas onde poderão escolher entre trilhas que abordam desde a Comunicação Não Violenta (CNV) e o Projeto de Vida até os desafios do cyberbullying à luz do ECA Digital. A programação ainda inclui momentos de espiritualidade e cultura, promovendo visitas guiadas ao Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora em Guaratinguetá e uma Missa no Santuário Nacional de Aparecida. Acompanhe cada detalhe! Este evento não é apenas uma formação técnica, mas uma celebração do compromisso salesiano em formar "bons cristãos e honestos cidadãos", promovendo um aprimoramento contínuo da comunidade educativa. Não perca a cobertura completa do evento no portal da RSB e acompanhe os bastidores, fotos e depoimentos em tempo real através das mídias sociais (@redesalesianabr).  Por Janaina Lima, com apoio da Equipe de Comunicação da RSB

Salesiano Irmão: sua vocação no coração da missão salesiana

Presença que evangeliza no cotidiano O Salesiano Irmão vive sua vocação no coração da missão salesiana como sinal concreto de que o Reino de Deus também se constrói com as mãos, com a proximidade e com a vida partilhada. Inspirados por Dom Bosco, somos chamados a educar e evangelizar não apenas pela palavra, mas, sobretudo, pelo testemunho simples, constante e fraterno. Nossa missão nasce da convivência diária com os jovens e com as comunidades onde estamos inseridos. No pátio, nas oficinas, na escola, na secretaria, no laboratório ou na administração, o Salesiano Irmão anuncia o Evangelho por meio do trabalho bem feito, da disponibilidade e da atenção às pequenas coisas. É ali, no cotidiano, que o Sistema Preventivo ganha corpo e história. Fraternidade que sustenta a missão A vocação do Irmão Salesiano recorda à Congregação e à Igreja que a fraternidade é um valor evangélico fundamental. Não somos definidos pelo ministério ordenado, mas pela consagração religiosa vivida em comunidade, como irmãos entre irmãos. Nossa identidade revela que educar é também cuidar, organizar, sustentar e criar condições para que outros possam florescer. Trata-se de uma presença que, muitas vezes discreta, é essencial para o funcionamento e a vitalidade das obras salesianas. Espiritualidade encarnada no serviço À semelhança de Santo Artêmides Zatti, aprendemos que a santidade passa pela fidelidade às tarefas simples e pela entrega generosa aos mais pobres. Zatti nos inspira a viver uma espiritualidade encarnada, na qual o serviço se torna oração e o trabalho se transforma em expressão de amor. Assim, o Salesiano Irmão faz da própria vida um dom oferecido, sem buscar protagonismo, mas permitindo que Deus aja por meio de gestos concretos. Presença que gera oportunidades Nas diversas realidades do mundo, os Salesianos Irmãos estão onde a vida acontece: na formação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade, no acompanhamento de estudantes, na gestão das obras e na promoção humana e social. Em contextos de pobreza, violência ou exclusão, essa presença, muitas vezes silenciosa, sustenta projetos, cria oportunidades e devolve dignidade. Educadores da esperança Somos educadores da esperança. Acreditamos nos jovens, especialmente nos mais pobres, e caminhamos com eles, ajudando-os a descobrir seus dons e a construir um futuro possível. Nosso compromisso também se estende ao cuidado com a casa comum, integrando fé, educação e responsabilidade ecológica, conscientes de que a missão salesiana é inseparável da defesa da vida em todas as suas formas. Um chamado à simplicidade e à doação Ser Salesiano Irmão é viver a alegria do Evangelho na simplicidade; é fazer da fraternidade uma escolha diária e da missão um caminho de doação. Em cada gesto escondido, em cada serviço prestado com amor, reafirmamos que educar é um ato profundamente humano, evangélico e transformador. Fonte: Inspetoria São João Bosco

Inspetoria São João Bosco realiza o 1º Encontro Vocacional Salesiano presencial de 2026

Entre os dias 14 e 15 de março, aconteceu, na Inspetoria São João Bosco, o primeiro Encontro Vocacional Salesiano presencial de 2026. O evento contou com a participação de jovens que, com muita alegria, estiveram em nossas casas religiosas para conviver com os salesianos e aprofundar o seu discernimento vocacional. O encontro teve como tema “Vocação: um presente de Deus” e teve como objetivo principal ajudar os jovens a perceberem que são chamados à vivência de um grande dom: a vida. Este é, portanto, o grande presente de Deus ofertado a cada um de nós. Por isso, somos convidados a vivê-lo de forma consciente, plena e digna. Após refletirem sobre esse primeiro chamado de Deus, os jovens puderam partilhar também sobre o chamado à vivência da vida cristã e, posteriormente, sobre a vocação específica, entre elas, a vida religiosa salesiana. A programação teve início no sábado, com café da manhã e oração de abertura, estendendo-se ao longo do dia e sendo concluída no domingo, com o almoço. Nas diversas presenças salesianas — Brasília (DF), Palmas (TO), Resende (RJ) e Vitória (ES) —, os jovens tiveram a oportunidade de vivenciar experiências significativas para o discernimento vocacional, como momentos de deserto, partilhas, convivência fraterna e participação em oratórios festivos. Participaram do encontro os jovens Tiago e Everton (Núcleo Bandeirante-DF), Pedro Artur (Goiânia-GO), Davi (Muriaé-MG), João Vitor (Montes Belos-MG), João Victor (Cariacica-ES), Gabriel Tavares e Danniel Ferreira (Palmas-TO). Rezemos por esses jovens e pelas vocações salesianas. E você, que já sentiu o desejo de ser salesiano padre ou irmão, ou conhece alguém que tenha manifestado esse chamado, entre em contato conosco. Estamos aqui para ajudar você a ouvir a voz do Senhor, que continua a nos dizer: “Vinde e vede!” A Inspetoria São João Bosco oferece aos jovens que buscam o discernimento vocacional  momentos de espiritualidade e diálogo com a comunidade de salesianos nos Estados de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, do Espírito Santo, de Goiás, do Tocantins e no Distrito Federal.  ‍Clique aqui e venha ser um Salesiano de Dom Bosco. Fonte: Bruno Caetano de Barros - Inspetoria São João Bosco

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil