Mulheres que impactaram o mundo
08/03/2023

Mulheres que impactaram o mundo

Mulheres que impactaram o mundo

Anualmente, em 08 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Data esta que faz lembrança não apenas de um fato isolado, como a tragédia de Nova York, mas das décadas de luta das mulheres por igualdade de direitos. Nesse contexto, confira a trajetória de algumas mulheres que mudaram a história do mundo em suas localidades, se tornando exemplo para as próximas gerações:

A TERESA DE CALCUTÁ SALESIANA - NANCY PEREIRA

Imagine um banco que financiasse oportunidades de vida para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Foi exatamente isso que a Ir. Nancy Pereira fez em Bangalore, na Índia. Nos anos 70, Ir. Nancy criou um programa de recuperação social e de emancipação cultural que, a partir de 1993, se chamará FIDES (Family Integral Development Education Scheme). Trata-se de uma organização sem fins lucrativos, destinada ao desenvolvimento de famílias nas aldeias e subúrbios de Bangalore, contando com a abertura do programa “Fundo para os pobres”, modelado no esquema de microcrédito. Os clientes deste banco singular deveriam ser os pobres dos subúrbios e vilarejos, os despossuídos que assim teriam a oportunidade de construir uma nova vida para si mesmos. Aqueles que queriam um empréstimo tinham que provar que haviam economizado uma pequena quantia durante um ano e depois deveriam participar de reuniões do grupo de gestão de crédito. A taxa de juros anual era apenas o suficiente para cobrir os custos operacionais.

O projeto “Banco dos Pobres” envolve toda a família e reconhece as necessidades de cada membro. Com o tempo, o FIDES tem facilitado a promoção integral de muitas pessoas, numerosas famílias e até mesmo vilarejos inteiros.

Com sua solidariedade criativa, Ir. Nancy fundou numerosos grupos para a promoção das mulheres SHG (Grupos de Autoajuda) e elaborou vários programas de desenvolvimento: IGP (Incombe Generating Programme) para que os pobres pudessem viver uma existência digna, alcançando a autonomia econômica.

Um dia uma jovem mulher, uma viúva com três filhos, veio à comunidade das Irmãs para pedir alguma comida. Depois que a mulher, junto com seus filhos, comeu, Ir. Nancy lhe disse: “Eu lhe dei o que você precisa, mas lhe ensinarei como ganhá-lo”. Primeiro, ela a acompanha ao jardim da casa, colhendo flores e dividindo-as em vários maços; depois foram à estação onde ela lhe ensina a melhor maneira de vender as flores para os viajantes. “A Indira aprendeu a lição rapidamente. No dia seguinte ela ganhou quatro rúpias [moeda local], no dia seguinte duas vezes mais. Em poucos anos ela conseguiu abrir uma floricultura, que em tempos recentes assumiu as dimensões de um negócio”.

Por suas ações em vida, Ir. Nancy recebeu 5 prêmios internacionais e vário títulos como, por exemplo, o dado pelo Papa Wojtyła de “Empresária dos Pobres”, mas também era conhecido como “Empresária Incansável”, “Heroína dos Intocáveis da Índia”, “Irmã do Banco dos Pobres” ou “Irmã Banqueira”, “Arquiteta de Desenvolvimento da Mulher” e “Madre Teresa do Sul da Índia”. Sua influência na vida das pessoas foi tão forte que mesmo após sua morte, grupos voluntários e jovens formados por ela e pelos Grupos Alcoólicos Anônimos ajudaram a continuar seu trabalho de forma eficiente e frutífera.

ELA FUNDOU A PASTORAL DA CRIANÇA - ZILDA ARNS

Em 1983, a pedido da CNBB, a Dra. Zilda Arns criou a Pastoral da Criança juntamente com Dom Geraldo Majela Agnello, na época, Arcebispo de Londrina. Foi então que desenvolveu a metodologia comunitária de multiplicação do conhecimento e da solidariedade entre as famílias mais pobres, baseando-se no milagre da multiplicação dos dois peixes e cinco pães que saciaram cinco mil pessoas, como narra o Evangelho de São João (Jo 6, 1-15). A educação das mães por líderes comunitários capacitados revelou-se a melhor forma de combater a maior parte das doenças facilmente preveníveis e a marginalidade das crianças. 

Após 30 anos, a Pastoral acompanha mais de 1 milhão de crianças menores de seis anos, 60 mil gestantes e 860 mil famílias pobres, em 3.665 municípios brasileiros. Seus mais de 175 mil voluntários levam fé e vida, em forma de solidariedade e conhecimentos sobre saúde, nutrição, educação e cidadania para as comunidades mais pobres.

Em 2004, a Dra. Zilda Arns recebeu da CNBB outra missão semelhante: fundar, organizar e coordenar a Pastoral da Pessoa Idosa. Mais de 163 mil idosos são acompanhados todos os meses por aproximadamente 19 mil voluntários.

Dra. Zilda Arns Neumann recebeu o título de Cidadã Honorária de 11 estados e 37 municípios brasileiros, 19 prêmios (nacionais e internacionais) e dezenas de homenagens de governos, empresas, universidades e outras instituições, pelo trabalho realizado na Pastoral da Criança.

Pelo seu trabalho na área social, Dra. Zilda Arns recebeu condecorações tais como: Woodrow Wilson, da Woodrow Wilson Fundation (EUA), em 2007; o Opus Prize, da Opus Prize Foundation (EUA), pelo inovador programa de saúde pública que ajuda a milhares de famílias carentes, em 2006; Heroína da Saúde Pública das Américas (OPAS/2002); 1º Prêmio Direitos Humanos (USP/2000); Personalidade Brasileira de Destaque no Trabalho em Prol da Saúde da Criança (Unicef/1988); Prêmio Humanitário (Lions Club Internacional/1997); Prêmio Internacional em Administração Sanitária (OPAS/ 1994); títulos de Doutor Honoris Causa das Universidades: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Federal do Paraná, Universidade do Extremo-Sul Catarinense de Criciúma, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade do Sul de Santa Catarina.

A REPÓRTER PIONEIRA - GLÓRIA MARIA

Glória Maria foi a primeira mulher a entrar ao vivo na TV em cores pelo Jornal Nacional, em 1977. Antes disso, já havia sido a primeira repórter a aparecer na TV, uma vez que, antes, os repórteres não apareciam. Em 2007, a jornalista realizou a primeira transmissão em HD da televisão brasileira e seu pioneirismo é reconhecido como inspiração para uma geração de mulheres negras.

Ao longo de cinco décadas de carreira, Glória mostrou mais de 100 países em suas reportagens e protagonizou momentos históricos. Entrevistou chefes de Estado e celebridades como Michael Jackson e Madonna.

Também cobriu a Guerra das Malvinas, em 1982; a invasão da embaixada brasileira do Peru por um grupo terrorista, em 1996; os Jogos Olímpicos de Atlanta, também em 1996; e a Copa do Mundo de 1998, na França.

Na TV Globo deste 1970, passou ainda por Bom Dia Rio, RJTV, Jornal Hoje, Fantástico e Globo Repórter, último programa do qual fez parte.

Glória Maria Matta da Silva nasceu no Rio. Filha do alfaiate Cosme Braga da Silva e da dona de casa Edna Alves Matta, estudou em colégios públicos e sempre se destacou. "Aprendi inglês, francês, latim e vencia todos os concursos de redação da escola", lembrou em entrevista ao Memória Globo.

A jornalista deixa duas filhas: Maria, de 15 anos, e Laura, de 14, adotadas em 2009 e um legado de representatividade e protagonismo, especialmente relacionado às mulheres negras e à luta contra o racismo.

UMA MÃE PARA O INSTITUTO DAS FMA E UMA FUTURA NOVA SANTA PARA O MUNDO - MADRE ROSETTA MARCHESE

O dia 8 de março, no qual se celebra o Dia Internacional da Mulher, marca o aniversário do nascimento ao céu da Serva de Deus Madre Rosetta Marchese (1922 -1984), Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora de 1981 a 1984, que, no decorrer da sua vida, suscitou e acompanhou processos de mudança no ambiente em que viveu e trabalhou com fé, sabedoria e paixão educativa.

Naquela época, Ir. Rosetta Marchese organizou uma peregrinação ao Vaticano, para que as jovens da escola e outras jovens pudessem participar da Missa presidida pelo Papa.  Conseguiu convocar 2.000 jovens das casas das FMA de Roma.  Conta-se que permitiu que as meninas posassem em fotos com os Padres Conciliares, ao saírem da Aula Conciliar e passarem pela Praça São Pedro, a fim de tornar as figuras daqueles Pastores mais familiares e próximas.

Criativamente, convidou as alunas da escola a se engajarem em atos de amor e pequenos sacrifícios e a colocarem um grão de trigo para cada um, como sinal do compromisso oferecido pelo Concílio. Os diversos grãos, transformados em farinha, eram então usados ​​para as Hóstias a serem entregues aos Bispos e Cardeais para a Celebração Eucarística.

Com verdadeira paixão apostólica e eclesial promoveu, junto com as irmãs da Comunidade, a escola para catequistas, para formar meninas de mais idade a serem evangelizadoras entre as crianças pobres das paróquias periféricas de Roma. Madre Rosetta favoreceu a colaboração dos leigos e confiou nas adolescentes, acreditando em seu potencial ao bem.  As FMA atingiram assim 30 paróquias e quase 4000 crianças.

Em 1981, acompanhou com coração de mãe o Instituto para celebrar o Centenário da morte de Santa Maria D. Mazzarello, estimulando caminhos de conversão e renovação, amadurecidos pelo conhecimento mais profundo da Cofundadora e também pela graça da entrega, a cada FMA, das Constituições renovadas.  A própria doença e morte se transformaram em fonte de nova fidelidade e empenho de santidade entre as filhas espalhadas pelo mundo.

São estes alguns dos brotos de vida nova que Madre Rosetta soube sustentar, acompanhar e fazer crescer.

Providencial é a coincidência do nascimento ao céu de Madre Rosetta Marchese com o Dia Internacional da Mulher e com o mês dedicado a São José, padroeiro do Instituto. No dia 1° de julho de 2019, o Postulador Geral das Causa dos Santos da Congregação Salesiana, Pe. Pierluigi Cameroni, e a Secretária Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), Ir. Piera Cavaglià, entregaram ao Cardeal Angelo De Donatis, Vigário de Sua Santidade o Papa Francisco, através do Tribunal diocesano do Vicariato de Roma, o pedido oficial (Súpplex libéllus) para que seja aberto o Processo Diocesano sobre a vida, as virtudes heroicas, a fama de santidade e de sinais, da Madre Rosetta Marchese. É o primeiro importante passo para o reconhecimento eclesial da santidade da Madre Rosetta.

O OLHAR FEMININO DO CARISMA SALESIANO - MADRE MAZZARELLO

Madre Mazzarello era uma jovem forte, cheia de vitalidade que de repente se encontra fragilizada, perde as suas forças físicas, o que a deixa impossibilitada de dar continuidade aos trabalhos que realizava no campo.  Porém, o sofrimento, a crise, o amadurecimento espiritual, nesta fase da vida em que se encontrava, permitiu alargar os horizontes da sua existência e da sua missão. Após a superação da enfermidade inicia o caminho em direção a uma intuição educativa, que muda a sua vida de direção. Trilhando os caminhos de Mornese, Madre Mazzarello compartilha com a amiga Petronilla a sua visão em relação ao futuro e aos projetos que Deus inspira no seu coração. Sente-se inspirada a realizar uma missão educativa para as meninas mornesianas, dando a elas oportunidade de desenvolvimento integral e saudável. Essa inspiração nasce de uma voz interior que a interpela: “A ti as confio”. Essa voz interior representa a inspiração de viver uma vocação como educadora e da missão de cuidar das pessoas nas suas diversas dimensões humanas, espirituais, sociais e culturais.

O encontro com Dom Bosco permitiu um caminho de aproximação de realização de um grande projeto de comunhão nas intenções de concretização de um carisma educativo. Madre Mazzarello se empenha em colaborar efetivamente com Dom Bosco na missão de fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora tornando-se a cofundadora do projeto idealizado por ele e que hoje se espalha pelo mundo em prol dos(as) jovens, com uma predileção especial àqueles(as) que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

MAIS QUE A MÃE DE UM SANTO (MAMÃE MARGARIDA)

Margarida Occhiena era uma mulher de grande fé. Deus estava sempre em cima de todos os seus pensamentos e sempre em seus lábios. O amor do Senhor foi tão intenso que formou o coração de uma mãe nela. Educadora sábia e mão solo após a morte do marido, foi capaz de combinar paternidade e maternidade, doçura e firmeza, vigilância e confiança, familiaridade e diálogo, educando seus filhos com amor altruísta, paciente e exigente.

Ouvindo o sonho dos 9 anos do pequeno João Bosco, ela foi a única que pôde lê-lo à luz do Senhor: "Quem sabe se você não deve se tornar um padre". 

Quando, em 1846, Dom Bosco ficou seriamente doente, Margarida foi ajudá-lo, descobrindo o bem que ele fez pela juventude abandonada. Pedida para segui-lo, ela responde: "Se você acredita que esta é a vontade do Senhor, eu estou pronta para vir". A presença de Margarida transforma o oratório em uma família. Durante dez anos, sua vida se confundiu com a de seu filho e com os primórdios da obra salesiana: ela foi a primeira e mais importante cooperadora de Dom Bosco; tornando-se o elemento materno do Sistema Preventivo; ela é, sem saber, uma "cofundadora" da Família Salesiana.

Mamãe Margarida morreu em Turim, atingida por pneumonia, em 25 de novembro de 1856, aos 68 anos. Muitos meninos a acompanham ao cemitério. Por toda sua dedicação aos meninos de Dom Bosco, gerações de Salesianos e Salesianas a chamam até hoje de "Mamãe Margarida".

Fonte: Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações da FIDES Bangalore, Pastoral da Criança, g1.comsalesianos.brsdb.org e cgfmanet.org

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Delegação do Dom Bosco Green participa do “Simpósio Internacional - Igreja Católica na COP30”, em Belém

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2º Encontro On-line de Boas Práticas Comunicacionais e Produção Cultural destaca a força da comunicação salesiana em rede

Na manhã desta quarta-feira, 12 de novembro, a Rede Salesiana Brasil promoveu o 2º Encontro On-line de Boas Práticas Comunicacionais e Produção Cultural, reunindo comunicadores, educadores e colaboradores de diversas presenças salesianas do país. O encontro, foi marcado pelo espírito de comunhão, partilha de experiências e fortalecimento da missão comunicacional que sustenta a presença salesiana no ambiente digital e cultural. A abertura foi conduzida pela Ir. Kelly Gaioso, Coordenadora de Comunicação da Inspetoria Maria Auxiliadora, que animou o grupo com uma acolhida fraterna e lembrou que comunicar, no carisma salesiano, é sempre um gesto de proximidade, esperança e serviço educativo. A comunicação, em suas palavras, continua sendo “um lugar de missão”. Podcasts que evangelizam e conectam O encontro apresentou iniciativas inspiradoras que mostram a criatividade e a atualidade da comunicação salesiana. O Pe. Antônio João do Nascimento Neto, SDB, da Inspetoria Salesiana do Nordeste, compartilhou o processo de criação, produção e objetivo pastoral do podcast “Vamos Juntos”, que busca dialogar com jovens e educadores a partir de temas formativos e espirituais. Clique e acesse aqui o link do podcast "Vamos Juntos".   Na sequência, representantes das rádios parceiras apresentaram o podcast “Minuto Salesiano em Rede”, um projeto colaborativo que integra diversas emissoras ligadas ao carisma: Marcos Mariano, Coordenador das Rádios Parceiras - Rádio AMA Wilson Firmo, Diretor da Rádio Amanhecer Online - Rádio AMA Jamil Feitosa, Coordenador de RH - FM Dom Bosco de Fortaleza/CE Francisco Mário, Gerente – FM Padre Cícero (Juazeiro/CE) Thais Cândido, Jornalista – FM Padre Cícero (Juazeiro/CE) Angélica Novais, Analista de Comunicação - Escritório da RSB O grupo apresentou os bastidores da produção, a metodologia de trabalho em rede e os impactos positivos da iniciativa, que já se tornou um espaço de formação e informação salesiana no ambiente radiofônico. Acesse aqui o "Minuto Salesiano em Rede".   A Inspetoria São João Bosco trouxe ao encontro a experiência do Estúdio da Pastoral Juvenil Salesiana (PJS) e do “Boa Noite Podcast”, mostrando como os jovens e as equipes de comunicação estão protagonizando novos formatos de evangelização. Albanusa Costa, Analista de Comunicação da PJS contextualizou a origem da iniciativa de criar um estúdio de gravação da PJS, bem como o objetivo do “Boa Noite Podcast” e o processo de definição de pautas. A proposta demonstra como o ambiente digital pode ser um verdadeiro “pátio”, onde a linguagem, o estilo e a presença comunicativa se moldam ao universo juvenil, sem perder a profundidade da espiritualidade salesiana. Acesse aqui o “Boa Noite Podcast”. Caminho de rede, avaliação e próximos passos Ao longo do encontro, os participantes registram feedback e sugestões, reforçando o compromisso com a construção colaborativa e transparente das ações comunicacionais da RSB. A diversidade das experiências apresentadas confirma que a comunicação salesiana permanece viva, dinâmica e missionária, um espaço de evangelização, cultura, diálogo e criatividade, fiel ao espírito de Dom Bosco e de Madre Mazzarello.   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

MENSAGEM DO SANTO PADRE LEÃO XIV PARA O IX DIA MUNDIAL DOS POBRES

MENSAGEM DO SANTO PADRE LEÃO XIVPARA O IX DIA MUNDIAL DOS POBRES XXXIII Domingo do Tempo Comum16 de novembro de 2025 ___________________________   Tu és a minha esperança (cf. Sl 71,5) 1. «Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus» (Sl 71,5). Essas palavras emanam de um coração oprimido por graves dificuldades: «Fizeste-me sofrer grandes males e aflições mortais» (v. 20), diz o Salmista. Apesar disso, o seu espírito está aberto e confiante, porque firme na fé reconhece o amparo de Deus e o professa: «És o meu rochedo e a minha fortaleza» (v. 3). Daí deriva a confiança inabalável de que a esperança n’Ele não decepciona: «Em ti, Senhor, me refugio, jamais serei confundido» (v. 1). No meio das provações da vida, a esperança é animada pela firme e encorajadora certeza do amor de Deus, derramado nos corações pelo Espírito Santo. Por isso, ela não decepciona (cf. Rm 5, 5) e São Paulo pode escrever a Timóteo: «Pois se nós trabalhamos e lutamos, é porque pomos a nossa esperança no Deus vivo» (1 Tm 4, 10). O Deus vivo é, verdadeiramente, o «Deus da esperança» (Rm 15, 13), que em Cristo, pela sua morte e ressurreição, se tornou a «nossa esperança» (1 Tm 1, 1). Não podemos esquecer que fomos salvos nesta esperança, na qual precisamos permanecer enraizados. 2. O pobre pode tornar-se testemunha de uma esperança forte e confiável, precisamente porque professada numa condição de vida precária, feita de privações, fragilidade e marginalização. Ele não conta com as seguranças do poder e do ter; pelo contrário, sofre-as e, muitas vezes, é vítima delas. A sua esperança só pode repousar noutro lugar. Reconhecendo que Deus é a nossa primeira e única esperança, também nós fazemos a passagem entre as esperanças que passam e a esperança que permanece. As riquezas são relativizadas perante o desejo de ter Deus como companheiro de caminho porque se descobre o verdadeiro tesouro de que realmente precisamos. Ressoam claras e fortes as palavras com que o Senhor Jesus exortou os seus discípulos: «Não acumuleis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem os corroem e os ladrões arrombam os muros, a fim de os roubar. Acumulai tesouros no Céu, onde a traça e a ferrugem não corroem e onde os ladrões não arrombam nem furtam» (Mt 6, 19-20). 3. A pobreza mais grave é não conhecer a Deus. Recordou-nos isso o Papa Francisco quando escreveu na Evangelii gaudium: «A pior discriminação que sofrem os pobres é a falta de cuidado espiritual. A imensa maioria dos pobres possui uma especial abertura à fé; tem necessidade de Deus e não podemos deixar de lhe oferecer a sua amizade, a sua bênção, a sua Palavra, a celebração dos Sacramentos e a proposta dum caminho de crescimento e amadurecimento na fé» (n. 200). Há aqui uma consciência fundamental e totalmente original sobre como encontrar em Deus o próprio tesouro. Realmente, insiste o apóstolo João: «Se alguém disser: “Eu amo a Deus”, mas tiver ódio ao seu irmão, esse é um mentiroso; pois aquele que não ama o seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê» (1 Jo 4, 20). É uma regra da fé e um segredo da esperança: embora importantes, todos os bens desta terra, as realidades materiais, os prazeres do mundo ou o bem-estar económico não são suficientes para fazer o coração feliz. Frequentemente, as riquezas iludem e conduzem a situações dramáticas de pobreza, sendo a primeira dessas ilusões pensar que não precisamos de Deus e conduzir a nossa vida independentemente d’Ele. Vêm-me à mente as palavras de Santo Agostinho: «Seja Deus todo motivo de presumires. Sente necessidade d’Ele para que Ele te cumule. Tudo o que possuíres fora d’Ele é imensamente vazio» (Enarr. in Ps. 85,3). 4. A esperança cristã, à qual a Palavra de Deus remete, é certeza no caminho da vida, porque não depende da força humana, mas da promessa de Deus, que é sempre fiel. Por isso, desde os primórdios, os cristãos quiseram identificar a esperança com o símbolo da âncora, que oferece estabilidade e segurança. A esperança cristã é como uma âncora, que fixa o nosso coração na promessa do Senhor Jesus, que nos salvou com a sua morte e ressurreição e que retornará novamente no meio de nós. Esta esperança continua a indicar como verdadeiro horizonte da vida os «novos céus» e a «nova terra» (2 Pe 3, 13), onde a existência de todas as criaturas encontrará o seu sentido autêntico, visto que a nossa verdadeira pátria está nos céus (cf. Fl 3, 20). Consequentemente, a cidade de Deus compromete-nos com as cidades dos homens, que, desde agora, devem começar a assemelhar-se àquela. A esperança, sustentada pelo amor de Deus derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo (cf. Rm 5, 5), transforma o coração humano em terra fértil, onde pode germinar a caridade para a vida do mundo. A Tradição da Igreja reafirma constantemente esta circularidade entre as três virtudes teologais: fé, esperança e caridade. A esperança nasce da fé, que a alimenta e sustenta, sobre o fundamento da caridade, que é a mãe de todas as virtudes. E precisamos de caridade hoje, agora. Não é uma promessa, mas uma realidade para a qual olhamos com alegria e responsabilidade: envolve-nos, orientando as nossas decisões para o bem comum. Em vez disso, quem carece de caridade não só carece de fé e esperança, mas tira a esperança ao seu próximo. 5. O convite bíblico à esperança traz consigo o dever de assumir, sem demora, responsabilidades coerentes na história. Com efeito, a caridade é «o maior mandamento social» (Catecismo da Igreja Católica, 1889). A pobreza tem causas estruturais que devem ser enfrentadas e eliminadas. À medida que isso acontece, todos somos chamados a criar novos sinais de esperança que testemunhem a caridade cristã, como fizeram, em todas as épocas, muitos santos e santas. Os hospitais e as escolas, por exemplo, são instituições criadas para expressar o acolhimento aos mais fracos e marginalizados. Eles deveriam fazer parte das políticas públicas de todos os países, mas as guerras e as desigualdades frequentemente ainda o impedem. Hoje, cada vez mais, as casas-família, as comunidades para menores, os centros de acolhimento e escuta, as refeições para os pobres, os dormitórios e as escolas populares tornam-se sinais de esperança: são tantos sinais, muitas vezes ocultos, aos quais talvez não prestemos atenção, mas que são muito importantes para se desvencilhar da indiferença e provocar o empenho nas diversas formas de voluntariado! Os pobres não são um passatempo para a Igreja, mas sim os irmãos e irmãs mais amados, porque cada um deles, com a sua existência e também com as palavras e a sabedoria que trazem consigo, levam-nos a tocar com as mãos a verdade do Evangelho. Por isso, o Dia Mundial dos Pobres pretende recordar às nossas comunidades que os pobres estão no centro de toda a ação pastoral. Não só na sua dimensão caritativa, mas igualmente naquilo que a Igreja celebra e anuncia. Através das suas vozes, das suas histórias, dos seus rostos, Deus assumiu a sua pobreza para nos tornar ricos. Todas as formas de pobreza, sem excluir nenhuma, são um apelo a viver concretamente o Evangelho e a oferecer sinais eficazes de esperança. 6. Este é o convite que emerge da celebração do Jubileu. Não é por acaso que o Dia Mundial dos Pobres seja celebrado no final deste ano de graça. Quando a Porta Santa for fechada, deveremos conservar e transmitir os dons divinos que foram derramados nas nossas mãos ao longo de um ano inteiro de oração, conversão e testemunho. Os pobres não são objetos da nossa pastoral, mas sujeitos criativos que nos estimulam a encontrar sempre novas formas de viver o Evangelho hoje. Diante da sucessão de novas ondas de empobrecimento, corre-se o risco de se habituar e resignar-se. Todos os dias, encontramos pessoas pobres ou empobrecidas e, às vezes, pode acontecer que sejamos nós mesmos a possuir menos, a perder o que antes nos parecia seguro: uma casa, comida suficiente para o dia, acesso a cuidados de saúde, um bom nível de educação e informação, liberdade religiosa e de expressão. Promovendo o bem comum, a nossa responsabilidade social tem o seu fundamento no gesto criador de Deus, que dá a todos os bens da terra: assim como estes, também os frutos do trabalho do homem devem ser igualmente acessíveis. Com efeito, ajudar os pobres é uma questão de justiça, muito antes de ser uma questão de caridade. Como observa Santo Agostinho: «Damos pão a quem tem fome, mas seria muito melhor que ninguém passasse fome e não precisássemos ser generosos para com ninguém. Damos roupas a quem está nu, mas Deus queira que todos estejam vestidos e que ninguém passe necessidades sobre isto» (Comentário à 1 Jo, VIII, 5). Desejo, portanto, que este Ano Jubilar possa incentivar o desenvolvimento de políticas de combate às antigas e novas formas de pobreza, além de novas iniciativas de apoio e ajuda aos mais pobres entre os pobres. Trabalho, educação, habitação e saúde são condições para uma segurança que jamais se alcançará com armas. Congratulo-me com as iniciativas já existentes e com o empenho que é manifestado diariamente a nível internacional por um grande número de homens e mulheres de boa vontade. Confiemos em Maria Santíssima, Consoladora dos aflitos, e com Ela entoemos um canto de esperança, fazendo nossas as palavras do Te Deum: «In Te, Domine, speravi, non confundar in aeternum – Em Vós espero, Meu Deus, não serei confundido eternamente». Vaticano, 13 de junho de 2025, memória de Santo António de Lisboa, Patrono dos pobres LEÃO PP. XIV Acesse a imagem original aqui Copyright © Dicastério para a Comunicação - Libreria Editrice Vaticana

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