17/01/2023

Estudo de acadêmicos Salesianos é publicado em revista renomada

Estudo de acadêmicos Salesianos é publicado em revista renomada

Na última terça-feira (10), os acadêmicos do 11º termo de Medicina do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSalesiano), em São Paulo, Gabriel Monteiro Benites e Tony Maronesi Bagio, tiveram sua pesquisa “Manifestações Reumatológicas na Síndrome Pós-COVID-19” publicada na revista eletrônica de Qualis B1 “Acervo Saúde”.

Com supervisão do docente e médico reumatologista, Prof. Dr. José Marques Filho, a pesquisa publicada teve por objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o surgimento de doenças reumatológicas em pacientes diagnosticados com Síndrome Pós-COVID-19.

Segundo o acadêmico Gabriel, a literatura atual evidencia que há pacientes com a Síndrome Pós-COVID-19 desenvolvendo doenças reumáticas sem apresentarem nenhum histórico pessoal ou familiar. Dentre os estudos encontrados, a artrite reativa foi a doença reumáticas mais prevalente, sendo seguido pelo Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES). “Durante mais de seis meses, aglomeramos vários artigos relacionados na literatura médica mundial, fizemos filtragem e direcionamos para nossa ideia central, que é uma explicação mais correta sobre o assunto, a fim de fornecer uma referência a ser seguida por cientistas e pesquisadores da área da reumatologia”, diz Gabriel. Por sua vez, o acadêmico Tony salientou que o estudo apresentou contribuições científicas, pois evidenciou uma forte relação entre a Síndrome Pós-COVID-19 e doenças reumatológicas, mostrando que todos os profissionais da saúde, não só os reumatologistas, precisam estar preparados para enfrentá-las durante o combate à pandemia. “No âmbito educacional, serviu de incentivo para realização de novos trabalhos relacionados à Síndrome Pós-COVID-19, já que ela é uma condição recente que merece atenção especial e exige cada vez mais estudos para seu total conhecimento, não só na reumatologia, mas sim em todas as áreas da Saúde”, completou.

O professor do Curso de Medicina e médico reumatologista, Prof. Dr. José Marques Filho, que orientou o trabalho “Manifestações reumatológicas na Síndrome Pós-COVID-19”, enalteceu a qualidade do conteúdo produzido pelos acadêmicos. “Em geral, um artigo para ser publicado em nosso país, leva meses ou anos. De forma surpreendente e inusitada para mim, nosso artigo foi aceito e publicado com menos de duas semanas”, disse, ao ressaltar que a importância do trabalho é enorme, principalmente, em relação à sua atualidade.

“Essa síndrome está sendo investigada no mundo todo e esses dois jovens pesquisadores de nossa Instituição deram uma importante contribuição para o fundamental conhecimento dessas novas manifestações ligadas à COVID-19.”

Em relação aos acadêmicos, Marques ressalta que os autores, que atualmente cursam o internato na Santa Casa de Araçatuba, enchem de esperanças a sociedade quanto ao futuro das pesquisas no Brasil. “Meus sinceros parabéns”, concluiu.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSalesiano), São Paulo

Mais Recentes

Unisalesiano recebe Moção de Aplauso da Câmara por notas máximas de Medicina e Medicina Veterinária

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araçatuba, realizada na noite da última segunda-feira (12), os vereadores aprovaram por unanimidade um Voto de Aplauso ao Unisalesiano, em reconhecimento ao destaque nacional dos Cursos de Medicina e Medicina Veterinária da Instituição. A homenagem foi proposta pelo vereador João Pedro Pugina (PL). Em seu discurso na tribuna, Pugina destacou que o curso de Medicina do UniSALESIANO foi classificado entre os seis melhores do Brasil no CPC (Conceito Preliminar de Curso), avaliação do Ministério da Educação que analisa o desempenho dos estudantes no Enade, a qualificação do corpo docente e a infraestrutura da instituição. Ele também ressaltou a conquista da nota máxima pelo curso de Medicina Veterinária, que alcançou o primeiro lugar entre todos os cursos do Estado de São Paulo, públicos e privados. “Essas conquistas representam mais do que boas notas. Elas refletem o impacto transformador do Unisalesiano em nossa região” , afirmou o vereador. Pugina frisou ainda que o Unisalesiano não se limita à formação acadêmica: “É um centro de desenvolvimento humano, social e econômico. Forma profissionais comprometidos com a saúde da população e o bem-estar animal, além de gerar empregos, fomentar pesquisas e fortalecer nosso município” . Outro destaque foi a futura gestão das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Araçatuba pelo Unisalesiano, prevista para começar em junho deste ano. Para o vereador, a parceria representa um avanço na qualidade da saúde pública local, conduzido por uma instituição “renomada, séria e comprometida com as necessidades da cidade”. Homenagem - O Voto de Aplauso prestou homenagem ao Reitor do Unisalesiano, Pe. Paulo Fernando Vendrame, SDB, ao Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. André Ornellas, ao Coordenador do Curso de Medicina, Dr. Antônio Poletto, e aos Coordenadores do Curso de Medicina Veterinária, Sheila Cardoso e Rafael Cipriano, além de todo o corpo docente e discente. Após a aprovação unânime, o Reitor agradeceu o carinho e a homenagem prestada. Em suas palavras, ele reforçou o compromisso do Unisalesiano com a educação de excelência e com a transformação social da comunidade araçatubense e regional. Fonte: Hojemais.com.br

Apenas 6 Cursos de Medicina no Brasil são avaliados pelo MEC com nota máxima: UniSALESIANO presente neste grupo de destaque!

Esse resultado histórico foi obtido já na primeira avaliação do curso, iniciado em 2018 O Curso de Medicina do UniSALESIANO acaba de alcançar um feito extraordinário: está entre os seis únicos cursos de Medicina do Brasil a receber nota máxima (5) no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Ministério da Educação (MEC). No universo de 305 cursos avaliados em 2023 (última avaliação da área de saúde realizada pelo MEC), o UniSALESIANO se destaca com alto índice de desempenho, ficando apenas 0,6 da melhor nota do país. Esse resultado histórico foi obtido já na primeira avaliação do curso, iniciado em 2018, e divulgado nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelas avaliações do ensino superior no Brasil. A conquista reafirma o compromisso do UniSALESIANO com a excelência no ensino, na formação ética e humanizada e na inovação pedagógica. O CPC é o principal indicador de qualidade do ensino superior e leva em conta diversos critérios, como a avaliação dos alunos no Enade (Exame Nacional de Desempenho do Estudante), o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD), a titulação (mestres e doutores) e regime de trabalho dos docentes, além da percepção dos acadêmicos sobre a infraestrutura e o projeto pedagógico. Destaque nacional entre instituições privadas Entre os 196 Cursos de Medicina avaliados em instituições privadas, o resultado do UniSALESIANO se torna ainda mais relevante diante de um cenário desafiador: 28% dos cursos privados ficaram nas faixas mais baixas do CPC. Em contraste, o UniSALESIANO não apenas atingiu a nota máxima, como também se posicionou no topo do ranking nacional, demonstrando que a qualidade e a seriedade do trabalho desenvolvido em sua unidade se destacam no país inteiro. Mesmo sendo um curso jovem, com início em 2018, a Medicina do UniSALESIANO mostra que foi criada com foco em um projeto pedagógico sólido, infraestrutura de ponta, corpo docente altamente qualificado e uma proposta centrada na formação de médicos capazes de aliar conhecimento técnico à empatia e responsabilidade social. “Esse resultado é fruto de muito trabalho, dedicação e investimentos. A nota 5 do MEC é um símbolo do que somos e do que queremos continuar sendo: uma referência nacional em Educação Médica”, destaca o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, Prof. Dr. André Ornellas. “Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória: toda a comunidade acadêmica. Esta conquista é coletiva.” Para o Reitor do UniSALESIANO, Pe. Paulo Fernando Vendrame, SDB, estar entre os melhores com pontuação máxima do Brasil, ocupando lugar de destaque nacional, é mais do que um reconhecimento — “é a confirmação de que o UniSALESIANO está transformando vidas, formando profissionais preparados para os grandes desafios da saúde e contribuindo de forma efetiva para um país melhor”. por Monique Bueno

Participe do evento online: “Experiências de Preservação de Histórias Locais em Museus Salesianos Brasileiros”

No próximo dia 10 de março de 2025, às 15h, o Instituto de Estudos Avançados transmitirá, via YouTube, a live “Experiências de Preservação de Histórias Locais em Museus Salesianos Brasileiros”. O evento, que não exige inscrição prévia, apresentará iniciativas inspiradoras dos acervos do Museu da Obra Salesiana no Brasil, em São Paulo, e do Museu das Culturas Dom Bosco, em Campo Grande. Entre os participantes, destacam-se integrantes da ACSSA Seção Brasil, como Marcos Moreira, que compartilharão suas experiências e reflexões sobre a importância de preservar e valorizar a história local e o legado salesiano.  Para mais detalhes, acesse: http://www.iea.usp.br/eventos/experiencias-museus-salesianos-brasileiros.

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil