28/03/2023

28º Encontro de Representantes Regionais da ESA

28º Encontro de Representantes Regionais da ESA

De 14 a 19 de março, em Santiago do Chile, no Teologado de Los Cañas, foi realizada a 28º Encontro dos Representantes Regionais da Escola Salesiana na América (ESA). O evento teve como objetivo a preparação do V Encontro Continental e a aprovação do Modelo de Garantia da Significatividade Salesiana das Escolas.

O encontro foi organizado pela Representante do Âmbito da Pastoral Juvenil das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), Ir. Ivone Goulart Lopes, do Dicastério dos Salesianos de Dom Bosco (SDB), Pe. Claudio Cartes, e pelos representantes chilenos, Ir. Cecy Poblete, Juan Pablo Vásquez e Ir. Patricia Parraguez.

Entre FMA, SDB, leigos e leigas, estiveram presentes os seguintes representantes:

Ir. Lucia Jacinta Finassi (FMA) – Representante da Rede Salesiana Brasil (RSB) pela Conferência Interinspetorial do Brasil (CIB)

Ana Paula Costa e Silva – Representante da Rede Salesiana Brasil (RSB) pela Conferência Inte­rinspetorial dos Salesianos Brasil (CISBRASIL)

Ir. Adair Aparecida Sberga – (FMA) - Representante da Editora Edebê pela Conferência Interinspetorial do Brasil (CIB)

Ir. Eva Doris Meza (FMA) – Representante da Conferência Interinspetorial México, Antilhas e América Central (CIMAC)

Pe. Carlos Montoya (SDB) Representante Mesoamérica

Gina Canales – Representante ANDINA – SDB

Ir. Cecilia Poblete (FMA) – Nova referente da Conferência Interinspetorial do Cone Sul da América Latina (CICSAL)

Juan Pablo Vásquez, Referente SDB – SEPSUR setor Escolar

Ir. Patricia Parraguez Núñez (FMA) – Representante chilena

Ir. Ivone Goulart Lopes (FMA) – Referente para o Ámbito da Pastoral Juvenil, Roma

Pe. Claudio Cartes (SDB) – Referente do Dicastério, Chile

Jesús Alejandro Suárez – Leigo

Ir. Victoria Esperanza Paz, da Conferência Interinspetorial das Nações Bolivarianas (CINAB-FMA), não pôde comparecer.

A dinâmica do trabalho foi mediada pelo diálogo de acompanhamento formativo e aconteceu com a presença dos Inspetores FMA e SDB da Inspetoria S. Gabriel Arcanjo (CIL), Ir. Ximena Oyarzo e Pe. Carlos Andrés Lira Airola, além do Conselheiro Visitante do Cone Sul, Pe. Gabriel Romero; do Arcebispo emérito de Santiago do Chile, Cardeal Ricardo Ezzati Andrello, e do Bispo emérito de Punta Arenas, Dom Bernardo Bastres.

“Participar presencialmente da reunião ESA no Chile, como referente da Rede Salesiana Brasil (RSB), pela CIB, é uma oportunidade de aprendizagem e de fortalecimento da missão salesiana. Este encontro foi marcado pelo compromisso do trabalho em grupo, em pensar e organizar o quinto encontro Continental ESA. Em pequenos grupos, construímos os propósitos, a dinâmica, os conteúdos, as partilhas e as celebrações que irão marcar o próximo encontro ESA em maio de 2024, celebrando os 30 anos desta caminha conjunta em favor dos jovens”, diz a Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Ir. Lucia Jacinta Finassi.

  

“A reunião da Comissão Central ESA teve uma proposta de trabalho empenhativa, pois além de dar os encaminhamentos para a conclusão do processo de avaliação da caminhada ESA após o seu IV Encontro, promoveu um trabalho rigoroso e de muita responsabilidade no planejamento e na organização do V Encontro ESA e, também, consolidou um Modelo de Garantia da Significatividade Salesiana das Escolas. Este Modelo é uma proposta para o avanço da vivência do Sistema Preventivo e da excelência na qualidade técnico-pedagógica e na sustentabilidade de nossas Instituições. Com isso, constata-se que cada vez mais se avança na unidade de um trabalho em rede, entre SDB e FMA, para nos tornarmos mais significativos e, com forte desejo, de sermos mais proféticos na vida dos jovens, como resposta carismática aos contextos em que atuamos. Atesto que foi uma experiência rica e de muito bem-querer entre os membros da Comissão. É um dom divino poder atuar nestes espaços em que se sonha e se projeta o futuro da missão salesiana no continente americano”, diz a Gerente Executiva da Editora Edebê Brasil, Ir. Adair Aparecida Sberga

Para estimular a construção conjunta, os trabalhos aconteceram em pequenos grupos e em plenária. Assim, foi possível planejar o ESA V. As equipes definiram as diferentes vertentes relacionadas com o processo de criação do evento: equipe de conteúdos, logística e economia, liturgia e cultura, secretariado permanente, comunicação e arte, bem como definiram o local: Guadalajara, no México, de 1 a 5 de maio de 2024.

“A Comissão Central ESA realizou um trabalho comprometido e colaborativo, coordenado pela Ir. Ivone Goulart e pelo Pe. Claudio Cartes, focado no objetivo de planejar o V Encontro Continental da Escola Salesiana na América - ESA V. Diante da abrangência e relevância do evento, é uma grande responsabilidade organizar uma programação que responda às altas expectativas dos participantes, com temas atuais que dialoguem com a diversidade de realidades dos países participantes e que, ao mesmo tempo, sejam significativos para o fortalecimento do carisma e da missão educativa na América, sendo resposta de esperança no contexto contemporâneo. Iniciar cada dia de trabalho com a Celebração Eucarística proporcionou iluminações, discernimento e contribuiu para a sintonia dos trabalhos, em comunhão fraterna. A metodologia adotada, por meio de grupos de trabalho específicos para liturgia e cultura, conteúdos, comunicação, secretaria e assuntos administrativo-financeiros, mostrou-se adequada e eficaz, possibilitando à Comissão dar novos passos importantes rumo ao ESA V!”, comenta a Gestora de Projetos da Rede Salesiana Brasil, Ana Paula Costa e Silva.

Os momentos de Boa Noite contaram com o apoio da Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas do Brasil, Ir. Lucia Jacinta Finassi, que falou sobre o Projeto Identità e a paixão na educação das crianças pelo carisma salesiano; Ir. Eva Doris Meza, que falou sobre o encontro da CIMAC-NAC e Mesoamérica realizado em fevereiro de 2023 na Guatemala, e Ir. Adair Sberga, com uma oração de agradecimento.

  

Durante os dias, vividos em clima de fraternidade e partilha, não faltaram visitas pastorais e culturais: os participantes visitaram as Escolas SDB e FMA de Valparaíso, Praia Ancha, e participaram da Celebração Eucarística presidida por Dom Bernardo Bastres, na capela da Casa Salesiana. Também visitaram a Casa-Museu "La Sebastiana", de Pablo Neruda. Em Viña del Mar visitaram o Relógio das Flores, o Parque Quinta Vergara e a zona de Reñaca.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações da cgfmanet.org

Mais Recentes

Currículo da Rede Salesiana Brasil e o Ecossistema Edebê foram tema de Jornada Formativa, em Recife/PE

No dia 21 de janeiro, aconteceu em Recife/PE a Jornada Formativa sobre o Currículo da Rede Salesiana Brasil e o Ecossistema Edebê, reunindo mais de 300 educadores das Escolas Salesianas de Pernambuco. O evento foi uma oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre o currículo pedagógico da Rede Salesiana e explorar as ferramentas do Ecossistema Edebê, reforçando o compromisso com a excelência no ensino e a formação integral dos alunos. A jornada proporcionou um espaço de aprendizado e troca de experiências entre educadores das inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e dos Salesianos de Dom Bosco (SDB), visando aprimorar práticas pedagógicas e fortalecer o trabalho em rede, com foco na inovação e na qualidade educacional. O gestor de projetores da RSB, Anderson Leal nos disse que o evento tem o objetivo de “fortalecer a nossa ação em Rede, aprofundando as diretrizes essenciais, aquilo que é único em nós e que faz com que o nosso trabalho educativo-pastoral siga uma linha única em qualquer uma das nossas unidades no Brasil. Os educadores que estiveram em Recife deram um show de alegria, entusiasmo, vontade de aprender, interação e sintonia com a nossa proposta Salesiana”. Com a participação ativa dos educadores, a formação foi um momento significativo para o fortalecimento da missão salesiana na educação, reafirmando a importância do trabalho colaborativo e da atualização contínua no contexto educacional atual. Angélica Novais da Comunicação da RSB

Sancionada lei que restringe uso de celulares nas escolas

Lei nº 15.100/2025 busca equilibrar o uso de tecnologias digitais na educação básica. Legislação foi sancionada nesta segunda-feira, 13 de janeiro, pelo presidente da República O projeto de lei que regulamenta a utilização de aparelhos eletrônicos portáteis, incluindo celulares, por estudantes nos estabelecimentos de ensino público e privado da educação básica foi sancionado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira, 13 de janeiro. A medida visa salvaguardar a saúde mental, física e psíquica de crianças e adolescentes, promovendo um ambiente escolar mais saudável e equilibrado. O ministro da Educação, Camilo Santana, participou da cerimônia.  De acordo com a Lei nº 15.100/2025, é vedado o uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante aulas, recreios e intervalos em todas as etapas da educação básica. A vedação não se aplica ao uso pedagógico desses dispositivos. As exceções são permitidas apenas para casos de necessidade, perigo ou força maior. A lei também assegura o uso desses dispositivos para fins de acessibilidade, inclusão, condições de saúde ou garantia de direitos fundamentais.   O objetivo da lei não é proibir o uso de celulares, mas proteger nossas crianças e adolescentes por meio da restrição a esses aparelhos.” Camilo Santana, ministro da Educação  “O objetivo da lei não é proibir o uso de celulares, mas proteger nossas crianças e adolescentes por meio da restrição a esses aparelhos”, disse Santana. “O celular só poderá ser utilizado nas salas de aula para fins pedagógicos e com orientação dos professores. Também não será permitido durante os intervalos, com a finalidade de estimular e fortalecer a integração entre os alunos. Nossos jovens têm muito acesso à internet e a aparelhos próprios, o que atrapalha no sono, na interação social e na concentração, por isso essa lei é tão importante”, completou.  Uso pedagógico – A norma determina que o uso dos celulares e de qualquer tecnologia em sala de aula deve ser pautado por uma intencionalidade pedagógica clara. Primeiramente, exige um planejamento consciente e direcionado do professor para que a tecnologia atenda a objetivos educacionais específicos. Em seguida, a tecnologia deve ser utilizada como meio, e não como fim, servindo para potencializar a aprendizagem e não como distração ou elemento isolado. Outro ponto essencial é a necessidade de promover uma reflexão crítica sobre o uso das tecnologias, ajudando estudantes e professores a compreenderem seu papel e impacto no processo educativo.   “O CNE vai fazer uma resolução que oriente as redes e escolas como fazer todo esse processo, sem parecer uma opressão contra os estudantes”, informou a presidente da Câmara de Educação Básica (CEB) do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria do Pilar Lacerda. “A escola é um ambiente de interação social, que deve criar espaços para que as crianças aprendam e se desenvolvam em comunidade. Além disso, também é fundamental que as famílias estejam engajadas nesse projeto e auxiliem crianças e adolescentes a se adaptarem a essa nova realidade.”  Na visão da secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, a medida reforça a necessidade de promover uma educação digital crítica, que incentive o uso equilibrado, seguro e responsável das tecnologias. “A nova lei vem para restringir o uso desequilibrado — que prejudica a atenção dos estudantes, além de reduzir momentos valiosos de brincadeiras e conversas entre eles”, considerou.   A legislação estabelece, ainda, que as redes de ensino e escolas implementem estratégias para tratar da saúde mental dos estudantes, oferecendo treinamentos periódicos para prevenção e detecção de sinais de sofrimento psíquico e mental relacionados ao uso excessivo de dispositivos digitais. Também devem ser criados espaços de escuta e acolhimento para estudantes e funcionários.   Os estados e municípios, em parceria com as comunidades escolares, serão responsáveis por definir os formatos mais adequados para a implementação da lei, considerando as particularidades locais. O Ministério da Educação (MEC) garantirá o apoio técnico às redes de ensino para que a adaptação às novas normas seja tranquila e eficiente. Em breve, também vai lançar materiais de orientação, ações de comunicação e formação às redes.   Fonte: Ministério da Educação - MEC

Estudantes da Rede Salesiana alcançam excelência na redação do Enem 2024

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nesta segunda-feira, 13 de janeiro, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Entre os participantes, apenas 12 estudantes em todo o país alcançaram a nota máxima de 1.000 pontos na redação. Mais de 200 alunos das escolas salesianas de todo o país obtiveram excelentes resultados, com notas entre 800 e 980 na prova de redação, demonstrando a qualidade do ensino e a dedicação dos estudantes.  Parabenizamos todos os alunos pelo empenho e pelas conquistas alcançadas, reafirmando nosso compromisso com a excelência educacional e a formação integral dos jovens. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil