Aluna do Colégio Salesiano Região Oceânica é medalhista de ouro na Olimpíada de Medicina Vitalis 2022
12/08/2022

Aluna do Colégio Salesiano Região Oceânica é medalhista de ouro na Olimpíada de Medicina Vitalis 2022

Aluna do Colégio Salesiano Região Oceânica é medalhista de ouro na Olimpíada de Medicina Vitalis 2022

Segundo o site oficial, a ideia de uma Olimpíada de Medicina surgiu pelo enorme fascínio que os jovens têm pelas carreiras médicas. E, que, por outro lado, o nível de conhecimento sobre os caminhos da formação e atuação nas áreas de saúde ainda são pouco exploradas da educação básica.

‍Além disso, a Vitalis tem como objetivos: despertar o interesse pelas Ciências Médicas, promover conhecimento sobre essas áreas, estimular o estudo de temas ligados à Medicina e áreas afins, estimular professores a criarem cursos extracurriculares nessas áreas e aproximar as famílias do ambiente de aprendizagem e da escola.

‍A aluna Salesiana, que sonha em ser médica, participou da Categoria Junior Regular, com duas fases totalmente on-line. Cada prova possui 30 questões objetivas. A plataforma da Vitalis disponibiliza material de apoio e referências bibliográficas em um aplicativo para celular, gratuito, compatível com sistemas Android e IOS.

‍“Minha mãe e eu estávamos pesquisando sobre Olimpíadas, e a gente achou a Vitalis. Eu fiz durante o período de pandemia a ‘Olimpíada do Futuro´, não a de Medicina. E daí, esse ano eu quis fazer a de Medicina”, afirma a estudante.

‍Segundo ela, as olimpíadas ofertadas pela escola a estimula a pesquisar outras olimpíadas e atividades extracurriculares.

‍“Eu já participei de algumas olimpíadas. Acho muito interessante, a escola já proporciona, mas, às vezes, é legal fazer por fora também”, conclui a jovem.

‍O Colégio Salesiano Região Oceânica-Piratininga, alinhado com uma proposta pedagógica e pastoral, acredita no Protagonismo Juvenil e, por isso, parabeniza à aluna e sua família pelo interesse na Educação e no seu Projeto de Vida.

Um legado de tradição

‍Os Educadores Salesianos têm investido na prática experimental como um fator diferencial. Aulas diversificadas, com a combinação equilibrada de conteúdos teóricos, debates sobre os temas abordados, e o principal: a vivência prática. Os estudantes têm contato direto com o objeto estudado, favorecendo o aprendizado para além da sala de aula.

‍Durante o todo o ano letivo, a escola promove Olimpíadas internas como a OLIASTRO (Olimpíada de Astronomia), a OLIBIO (Olimpíada Salesiana de Ciências e Biologia), a OLIFIS (Olimpíada de Física), a Olimpíada de Língua Portuguesa e de Ciências Humanas (Geografia e História), a Bosco Literário (Olimpíada de Produção Textual).

‍Por causa desse trabalho desenvolvido pela Equipe Pedagógica e demais Educadores, os alunos têm a segurança necessária e são incentivados a participarem de Olimpíadas externas como a OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas, a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), a Olimpíada Canguru de Matemática Brasil, a Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras (OIMSF) e a Olimpíada de Matemática do Estado do Rio de Janeiro (OMERJ).

Novo Ensino Médio Salesiano i9+

‍O Novo Ensino Médio foi planejado ao longo do ano de 2021, a partir de estudos feitos pelas Equipes Diretivas, Pedagógicas e de Educadores do Ensino Médio, dos Colégios Salesianos Santa Rosa e Região Oceânica-Piratininga. O foco principal foi atender as necessidades e as preferências dos alunos que ainda estavam no 9º ano dos Anos Finais do EF.

‍Após as pesquisas e muitos encontros, o Colégio Salesiano Região Oceânica-Piratininga desenvolveu com maestria seus Itinerários Formativos e disciplinas eletivas 2022, que foram apresentados aos alunos e responsáveis durante o “Fórum do Novo Ensino Médio”.

‍Um dos oito componentes eletivos ofertado pela escola é o curso de “Fundamentos da Medicina I e II”, voltado aos alunos que se identificam e planejam cursar uma graduação para, futuramente, se tornarem profissionais na área da saúde.

Mais Recentes

Salesiano São José de Campinas inicia 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q]

Nos dias 04 e 05 de fevereiro, o Colégio Salesiano São José de Campinas deu início ao 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q], reafirmando seu compromisso com a melhoria contínua da qualidade educativa, a gestão estratégica e a vivência do carisma salesiano no cotidiano escolar. O encontro formativo e estratégico foi conduzido por Anderson Leal, gestor educacional da Rede Salesiana Brasil, que acompanhou de perto os gestores das diferentes áreas da escola ao longo dos dois dias de trabalho. A proposta do ciclo esteve centrada na análise de cenários, no fortalecimento da cultura avaliativa e na construção de planos de ação integrados, alinhados à missão educativo-pastoral salesiana. Durante os dois dias de encontro, as equipes gestoras participaram de momentos de reflexão, diálogo e planejamento colaborativo, com foco em impulsionar a excelência educacional e pastoral, qualificar as práticas pedagógicas e fortalecer as relações educativas, tendo sempre os estudantes como centro do projeto educativo. Segundo Anderson Leal, o Projeto Escola [h(i²)a²q] é um instrumento estratégico que favorece a unidade e a coerência da ação educativa: “Quando a gestão se organiza de forma colaborativa e consciente de sua identidade salesiana, o projeto educativo ganha força, intencionalidade e impacto real na formação integral dos estudantes.” O 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q] marca mais um passo significativo no caminho de uma gestão participativa, estratégica e comprometida com a missão salesiana, reforçando o propósito do Colégio Salesiano São José de educar evangelizando e formar cidadãos éticos, solidários e protagonistas de seu projeto de vida. Thiago Oliveira da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Colégio Salesiano Liceu de Campinas inicia o 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q]

Nos dias 02 e 03 de fevereiro, o Colégio Salesiano Liceu de Campinas deu início ao 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q], reafirmando seu compromisso com a melhoria contínua da qualidade educativa, a gestão estratégica e a vivência do carisma salesiano no cotidiano escolar. O encontro formativo e estratégico foi conduzido por Anderson Leal, gestor educacional da Rede Salesiana Brasil, que acompanhou de perto os gestores das diferentes áreas da escola ao longo dos dois dias de trabalho. A proposta do ciclo esteve centrada na análise de cenários, no fortalecimento da cultura avaliativa e na construção de planos de ação integrados, alinhados à missão educativo-pastoral salesiana. Durante os dois dias de encontro, as equipes gestoras participaram de momentos de reflexão, diálogo e planejamento colaborativo, com foco em impulsionar a excelência educacional e pastoral, qualificar as práticas pedagógicas e fortalecer as relações educativas, tendo sempre os estudantes como centro do projeto educativo. Segundo Anderson Leal, o Projeto Escola [h(i²)a²q] é um instrumento estratégico que favorece a unidade e a coerência da ação educativa: “Quando a gestão se organiza de forma colaborativa e consciente de sua identidade salesiana, o projeto educativo ganha força, intencionalidade e impacto real na formação integral dos estudantes.” O 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q] marca mais um passo significativo no caminho de uma gestão participativa, estratégica e comprometida com a missão salesiana, reforçando o propósito do Colégio Salesiano Liceu de Campinas de educar evangelizando e formar cidadãos éticos, solidários e protagonistas de seu projeto de vida. Comunicação da Rede Salesiana Brasil com informações de Anderson Leal  

Escola Salesiana do Trabalho está de volta com cursos profissionalizantes

A Escola Salesiana do Trabalho inaugura, no próximo dia 11 de fevereiro, o novo Complexo de Ensino Profissionalizante, agora localizado em Ananindeua. A data marca o retorno do complexo que antes funcionava no bairro da Pedreira, em Belém. O novo espaço foi projetado para ser um polo de qualificação técnica e cidadania. Segundo a instituição, o objetivo é combater o desemprego juvenil através de uma formação que une técnica e valores humanos, facilitando a inserção imediata no mercado de trabalho. O complexo profissionalizante é historicamente reconhecido pela presença no bairro da Pedreira, em Belém. Os salesianos deixaram o antigo prédio em janeiro de 2024. Hoje, o local abriga uma unidade do Poder Judiciário do Pará.  Em Ananindeua, os cursos ofertados inicialmente serão: refrigeração, mecânica de automóveis e montagem de sistema fotovoltaico. A inauguração contará com a presença de representantes do setor produtivo, para fortalecer parcerias e empregabilidade dos futuros alunos. A Escola Salesiana do Trabalho de Ananindeua informou ao DIÁRIO que as informações sobre as inscrições, taxas de matrícula e início dos cursos profissionalizantes serão divulgadas em breve.  Histórico  Idealizado em 1958 por meio da presença dos Padres Salesianos de Dom Bosco no bairro da Pedreira, o Colégio Salesiano do Trabalho funcionava como uma extensão do Colégio Salesiano Ns. Srª. do Carmo.  No início era um simples Oratório Festivo com catequese, esportes e  recreação dominical para crianças e jovens. Já na década de 60, a Obra avançou e, além do colégio, iniciou as oficinas profissionalizantes aos jovens da comunidade. Até o encerramento das atividades, em 2024, o espaço ofereceu dezenas de cursos, oficinas e programas de aprendizagem voltados aos moradores da Pedreira, Sacramenta e outros bairros.  Após a mudança, a escola funciona atualmente em Ananindeua, nos limites da cidade de Marituba. O novo Complexo de Ensino Profissionalizante é gerido pela Inspetoria Salesiana Missionária na Amazônia (BMA). Fonte: Diário do Pará

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil