Aluna do Colégio Salesiano Região Oceânica é medalhista de ouro na Olimpíada de Medicina Vitalis 2022
12/08/2022

Aluna do Colégio Salesiano Região Oceânica é medalhista de ouro na Olimpíada de Medicina Vitalis 2022

Aluna do Colégio Salesiano Região Oceânica é medalhista de ouro na Olimpíada de Medicina Vitalis 2022

Segundo o site oficial, a ideia de uma Olimpíada de Medicina surgiu pelo enorme fascínio que os jovens têm pelas carreiras médicas. E, que, por outro lado, o nível de conhecimento sobre os caminhos da formação e atuação nas áreas de saúde ainda são pouco exploradas da educação básica.

‍Além disso, a Vitalis tem como objetivos: despertar o interesse pelas Ciências Médicas, promover conhecimento sobre essas áreas, estimular o estudo de temas ligados à Medicina e áreas afins, estimular professores a criarem cursos extracurriculares nessas áreas e aproximar as famílias do ambiente de aprendizagem e da escola.

‍A aluna Salesiana, que sonha em ser médica, participou da Categoria Junior Regular, com duas fases totalmente on-line. Cada prova possui 30 questões objetivas. A plataforma da Vitalis disponibiliza material de apoio e referências bibliográficas em um aplicativo para celular, gratuito, compatível com sistemas Android e IOS.

‍“Minha mãe e eu estávamos pesquisando sobre Olimpíadas, e a gente achou a Vitalis. Eu fiz durante o período de pandemia a ‘Olimpíada do Futuro´, não a de Medicina. E daí, esse ano eu quis fazer a de Medicina”, afirma a estudante.

‍Segundo ela, as olimpíadas ofertadas pela escola a estimula a pesquisar outras olimpíadas e atividades extracurriculares.

‍“Eu já participei de algumas olimpíadas. Acho muito interessante, a escola já proporciona, mas, às vezes, é legal fazer por fora também”, conclui a jovem.

‍O Colégio Salesiano Região Oceânica-Piratininga, alinhado com uma proposta pedagógica e pastoral, acredita no Protagonismo Juvenil e, por isso, parabeniza à aluna e sua família pelo interesse na Educação e no seu Projeto de Vida.

Um legado de tradição

‍Os Educadores Salesianos têm investido na prática experimental como um fator diferencial. Aulas diversificadas, com a combinação equilibrada de conteúdos teóricos, debates sobre os temas abordados, e o principal: a vivência prática. Os estudantes têm contato direto com o objeto estudado, favorecendo o aprendizado para além da sala de aula.

‍Durante o todo o ano letivo, a escola promove Olimpíadas internas como a OLIASTRO (Olimpíada de Astronomia), a OLIBIO (Olimpíada Salesiana de Ciências e Biologia), a OLIFIS (Olimpíada de Física), a Olimpíada de Língua Portuguesa e de Ciências Humanas (Geografia e História), a Bosco Literário (Olimpíada de Produção Textual).

‍Por causa desse trabalho desenvolvido pela Equipe Pedagógica e demais Educadores, os alunos têm a segurança necessária e são incentivados a participarem de Olimpíadas externas como a OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas, a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), a Olimpíada Canguru de Matemática Brasil, a Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras (OIMSF) e a Olimpíada de Matemática do Estado do Rio de Janeiro (OMERJ).

Novo Ensino Médio Salesiano i9+

‍O Novo Ensino Médio foi planejado ao longo do ano de 2021, a partir de estudos feitos pelas Equipes Diretivas, Pedagógicas e de Educadores do Ensino Médio, dos Colégios Salesianos Santa Rosa e Região Oceânica-Piratininga. O foco principal foi atender as necessidades e as preferências dos alunos que ainda estavam no 9º ano dos Anos Finais do EF.

‍Após as pesquisas e muitos encontros, o Colégio Salesiano Região Oceânica-Piratininga desenvolveu com maestria seus Itinerários Formativos e disciplinas eletivas 2022, que foram apresentados aos alunos e responsáveis durante o “Fórum do Novo Ensino Médio”.

‍Um dos oito componentes eletivos ofertado pela escola é o curso de “Fundamentos da Medicina I e II”, voltado aos alunos que se identificam e planejam cursar uma graduação para, futuramente, se tornarem profissionais na área da saúde.

Mais Recentes

Aluna do Colégio Salesiano São José, de Sorocaba, representará o Brasil nos jogos Pan-Americanos 2027

Escola destaca a aplicação da estudante nas atividades esportivas e o seu compromisso ao conciliar o esporte e desempenho acadêmico. No final do mês de julho, a aluna Beatriz Campioni, do 1º ano do Ensino Médio, foi selecionada para representar o Brasil como atleta nos jogos Pan-Americanos 2027, em Lima, Peru, que será realizado no período de 23 de julho a 8 de agosto de 2027, na modalidade do Beach Tennis.  Bia, como carinhosamente é conhecida no colégio, é aluna do Colégio Salesiano São José, desde a educação infantil. Os educadores que convivem e conviveram com ela destacam que Beatriz sempre foi uma aluna muito aplicada nas atividades esportivas e bastante envolvida. Ainda assim, o amor pelo esporte nunca a impediu de se dedicar aos estudos. Beatriz sempre soube conciliar as duas atividades e mantém um ótimo desempenho acadêmico. Mesmo agora, com os treinos e as competições que fazem parte da preparação para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos, Bia se esforça para não perder aulas e não deixar que sua rotina esportiva prejudique os estudos. Para o colégio, a trajetória da Beatriz orgulha a instituição e prova que a dedicação, esforço, disciplina, treino e paixão pelo esporte levaram-na a dar esse enorme passo e a chegar mais longe no cenário esportivo. “Uma alegria representar o Brasil nos jogos Pan-Americanos. Fiquei muito surpresa e feliz com o convite.Foi um tempo de muita dedicação, treino e renuncia, mas nunca deixei de estudar e tirar boas notas.Agradeço ao Colégio São José pelo apoio e incentivo de sempre.” Beatriz Campioni, aluna do 1º ano do Ensino Médio Sobre a modalidadeO Beach Tennis (ou Tênis de Praia) é um esporte de raquete praticado sobre a areia, que mistura elementos do tênis tradicional, do vôlei de praia e do badminton. Criado na Itália na década de 1980, o esporte explora o uso de raquetes sólidas e bolas de baixa pressão, devendo-se passar a bola por cima da rede de primeira, sem deixá-la cair no chão. Fonte: Inspetoria Salesiana de São Paulo

Clube de Ciências estimula curiosidade, criatividade e investigação científica no Liceu Salesiano

Iniciativa aproxima estudantes da pesquisa e transforma perguntas em experiências de aprendizagem  A ciência começa com uma pergunta. Foi a partir dessa perspectiva que o Liceu Salesiano do Salvador estruturou o Clube de Ciências, uma iniciativa pedagógica que amplia as possibilidades de aprendizagem dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e os aproxima do universo da investigação científica. Sob orientação da professora Yaci Farias, o Clube funciona no contraturno escolar, com encontros semanais no Laboratório de Ciências. O espaço foi pensado para estimular a curiosidade, a criatividade e o interesse pela pesquisa, permitindo que os estudantes desenvolvam projetos a partir de questões que despertam sua atenção e que fazem parte de diferentes contextos da vida cotidiana. Ao longo do processo, os estudantes são incentivados a observar, questionar, levantar hipóteses, pesquisar, experimentar, registrar e analisar resultados. A proposta valoriza uma aprendizagem ativa, na qual o conhecimento é construído por meio da investigação e da experimentação, fortalecendo habilidades como pensamento crítico, autonomia, criatividade, organização e capacidade de resolução de problemas. Os projetos desenvolvidos no Clube também possibilitam a integração entre diferentes áreas do conhecimento, aproximando ciência, tecnologia, cultura e questões sociais e ambientais. Dessa forma, o laboratório se transforma em um ambiente de descoberta, no qual os estudantes podem explorar ideias, testar possibilidades e compreender que a ciência está presente em situações muito próximas de sua realidade. A iniciativa prevê ainda a socialização dos resultados na SEMOCS – Semana de Mostra Científica da Escola, além da possibilidade de participação em feiras de ciências externas. Esses momentos permitem que os estudantes compartilhem suas descobertas e desenvolvam também a capacidade de comunicar o conhecimento produzido. Ao incentivar a iniciação científica ainda na Educação Básica, o Clube de Ciências fortalece a formação integral dos estudantes e contribui para a construção de uma cultura de investigação no ambiente escolar. É um espaço para ativar a curiosidade, transformar perguntas em descobertas e compreender que aprender também é investigar o mundo ao redor. Fonte: Salesianos Bahia | Fotos: Renata Mascarenhas

Estudante do Salesiano garante vaga nos JEB’s 2026 após destaque em seletiva estadual de Karatê

O estudante Rodrigo Araújo, conquistou um importante resultado na seletiva para a formação da Seleção Baiana de Karatê, realizada no último fim de semana. O atleta representará o Colégio Salesiano Dom Bosco Salvador nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) 2026, que acontecerão em setembro, em Brasília. Competindo na categoria -52 kg, Rodrigo sagrou-se campeão no Kumitê e vice-campeão no Kata, garantindo uma vaga para representar seu colégio na competição nacional. Os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) são a principal competição esportiva escolar do país, reunindo estudantes-atletas de todos os estados brasileiros em diversas modalidades. O evento promove a integração entre jovens talentos e incentiva o desenvolvimento do esporte no ambiente educacional, além de servir como vitrine para a formação de novos atletas.  A conquista reforça o compromisso do Salesianos Bahia com a formação integral dos estudantes, valorizando o esporte como ferramenta de desenvolvimento, disciplina e superação. Parabenizamos Rodrigo por essa importante conquista e desejamos sucesso na próxima etapa da competição. Fonte: Salesianos Bahia | Fotos: Igor Silva
O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil