Aluna do Colégio Salesiano Região Oceânica é medalhista de ouro na Olimpíada de Medicina Vitalis 2022
12/08/2022

Aluna do Colégio Salesiano Região Oceânica é medalhista de ouro na Olimpíada de Medicina Vitalis 2022

Aluna do Colégio Salesiano Região Oceânica é medalhista de ouro na Olimpíada de Medicina Vitalis 2022

Segundo o site oficial, a ideia de uma Olimpíada de Medicina surgiu pelo enorme fascínio que os jovens têm pelas carreiras médicas. E, que, por outro lado, o nível de conhecimento sobre os caminhos da formação e atuação nas áreas de saúde ainda são pouco exploradas da educação básica.

‍Além disso, a Vitalis tem como objetivos: despertar o interesse pelas Ciências Médicas, promover conhecimento sobre essas áreas, estimular o estudo de temas ligados à Medicina e áreas afins, estimular professores a criarem cursos extracurriculares nessas áreas e aproximar as famílias do ambiente de aprendizagem e da escola.

‍A aluna Salesiana, que sonha em ser médica, participou da Categoria Junior Regular, com duas fases totalmente on-line. Cada prova possui 30 questões objetivas. A plataforma da Vitalis disponibiliza material de apoio e referências bibliográficas em um aplicativo para celular, gratuito, compatível com sistemas Android e IOS.

‍“Minha mãe e eu estávamos pesquisando sobre Olimpíadas, e a gente achou a Vitalis. Eu fiz durante o período de pandemia a ‘Olimpíada do Futuro´, não a de Medicina. E daí, esse ano eu quis fazer a de Medicina”, afirma a estudante.

‍Segundo ela, as olimpíadas ofertadas pela escola a estimula a pesquisar outras olimpíadas e atividades extracurriculares.

‍“Eu já participei de algumas olimpíadas. Acho muito interessante, a escola já proporciona, mas, às vezes, é legal fazer por fora também”, conclui a jovem.

‍O Colégio Salesiano Região Oceânica-Piratininga, alinhado com uma proposta pedagógica e pastoral, acredita no Protagonismo Juvenil e, por isso, parabeniza à aluna e sua família pelo interesse na Educação e no seu Projeto de Vida.

Um legado de tradição

‍Os Educadores Salesianos têm investido na prática experimental como um fator diferencial. Aulas diversificadas, com a combinação equilibrada de conteúdos teóricos, debates sobre os temas abordados, e o principal: a vivência prática. Os estudantes têm contato direto com o objeto estudado, favorecendo o aprendizado para além da sala de aula.

‍Durante o todo o ano letivo, a escola promove Olimpíadas internas como a OLIASTRO (Olimpíada de Astronomia), a OLIBIO (Olimpíada Salesiana de Ciências e Biologia), a OLIFIS (Olimpíada de Física), a Olimpíada de Língua Portuguesa e de Ciências Humanas (Geografia e História), a Bosco Literário (Olimpíada de Produção Textual).

‍Por causa desse trabalho desenvolvido pela Equipe Pedagógica e demais Educadores, os alunos têm a segurança necessária e são incentivados a participarem de Olimpíadas externas como a OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas, a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), a Olimpíada Canguru de Matemática Brasil, a Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras (OIMSF) e a Olimpíada de Matemática do Estado do Rio de Janeiro (OMERJ).

Novo Ensino Médio Salesiano i9+

‍O Novo Ensino Médio foi planejado ao longo do ano de 2021, a partir de estudos feitos pelas Equipes Diretivas, Pedagógicas e de Educadores do Ensino Médio, dos Colégios Salesianos Santa Rosa e Região Oceânica-Piratininga. O foco principal foi atender as necessidades e as preferências dos alunos que ainda estavam no 9º ano dos Anos Finais do EF.

‍Após as pesquisas e muitos encontros, o Colégio Salesiano Região Oceânica-Piratininga desenvolveu com maestria seus Itinerários Formativos e disciplinas eletivas 2022, que foram apresentados aos alunos e responsáveis durante o “Fórum do Novo Ensino Médio”.

‍Um dos oito componentes eletivos ofertado pela escola é o curso de “Fundamentos da Medicina I e II”, voltado aos alunos que se identificam e planejam cursar uma graduação para, futuramente, se tornarem profissionais na área da saúde.

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4º Encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais aprofunda a reflexão sobre avaliação na prática

O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Finais da Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou, no dia 22 de outubro, o seu 4º encontro on-line, reunindo cerca de 20 acessos simultâneos de coordenadores de todo o país. O tema desta edição, “Avaliação na prática: pensando, experimentando, repensando e vivenciando”, convidou os participantes a revisitar suas concepções e experiências sobre a avaliação, com foco em práticas formativas e reflexivas. A formação foi conduzida pela Profª Leoneide Rodrigues, Assessora Pedagógica da RSB, que tem acompanhado o percurso formativo das coordenações ao longo do ano. Em sua condução, Leoneide enfatizou a importância de compreender a avaliação como parte integrante do processo de aprendizagem, e não apenas como um instrumento de mensuração. “Avaliar é um ato de cuidado e de compromisso com o desenvolvimento integral dos estudantes. É preciso criar espaços para o diálogo, a escuta e o feedback construtivo, de modo que cada estudante se perceba em constante crescimento”, destacou a formadora durante o encontro.   Avaliação formativa e feedbacks significativos O encontro foi marcado pela vivência prática e pela troca de experiências entre as coordenações. Em grupos, os participantes refletiram sobre situações do cotidiano escolar, analisando desafios e estratégias para aprimorar os processos avaliativos. Os participantes destacaram, no formulário de feedback, a riqueza dos momentos de partilha e prática, especialmente as reflexões sobre a Avaliação Formativa e sua relação com o Currículo da Rede Salesiana Brasil, o uso ético e pedagógico da Inteligência Artificial na elaboração de rubricas, a relevância dos feedbacks construtivos no desenvolvimento dos estudantes e a análise dos desafios dos enunciados avaliativos na construção de atividades alinhadas às habilidades previstas. Também destacaram o uso da ferramenta ChatGPT em atividades de reflexão e produção pedagógica, demonstrando como a IA pode ser integrada de forma contextualizada e intencional ao planejamento educativo.   Um caminho de formação contínua O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais integra o conjunto de ações formativas promovidas pela RSB para fortalecer o papel das lideranças educacionais na consolidação do Projeto Educativo Pastoral Salesiano. Desde o primeiro encontro, o programa vem abordando temas fundamentais para a prática pedagógica, como Neurociências da Aprendizagem, com a Drª Leonor Guerra, a personalização da aprendizagem e as potencialidades da avaliação formativa. “Cada encontro é uma oportunidade de repensar a nossa missão educativa à luz do carisma salesiano, buscando sempre o desenvolvimento integral dos nossos estudantes e a construção de comunidades educativas que aprendem juntas”, destacou Leoneide Rodrigues. Veja também algumas matérias anteriores desta série de formações: 1º Encontro: Início do percurso formativo das coordenações pedagógicas 3º Encontro: A avaliação como prática potencializadora da aprendizagem   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Rede Salesiana Brasil promove 4º encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil

Formação colaborativa possibilita avanços na construção da Rubrica da RSB para a Educação Infantil, em alinhamento com o Currículo, e reafirma a identidade salesiana nas práticas docentes No dia 23 de outubro, a Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou o 4º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, conduzido pela formadora Caroline Cardoso. O encontro, que contou com acessos simultâneos de todo o Brasil, teve como tema “Rubrica da RSB para a Educação Infantil: construção colaborativa pelo fortalecimento da identidade salesiana”, reafirmando o compromisso coletivo com a formação integral e o acompanhamento pedagógico das práticas docentes. Desdobramento direto da Jornada Formativa para as Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, realizada em Aparecida/SP, o programa é uma iniciativa da RSB em parceria com a Editora Edebê, voltada à consolidação de referenciais formativos que orientem o trabalho das coordenações em todas as escolas da Rede. Escuta, diálogo e corresponsabilidade Inspirada na pedagogia de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, a formação destacou a escuta sensível como eixo central do acompanhamento formativo. A partir das reflexões de autoras como Carla Rinaldi e Paulo Freire, as participantes foram convidadas a refletir sobre o papel da coordenação pedagógica como mediadora do processo de aprendizagem e como parceira ativa na construção de práticas educativas mais conscientes, criativas e integradoras. Durante a partilha de experiências, as narrativas das coordenações evidenciaram o impacto da escuta e do diálogo colaborativo na transformação das práticas docentes e no fortalecimento da cultura formativa da Educação Infantil. “Reconhecemo-nos como parceiras em um mesmo propósito, sustenta a prática pedagógica e a torna viva, coerente e em constante movimento”, destacou uma das participantes, sintetizando o espírito do encontro. Construção coletiva da rubrica A parte prática da formação foi dedicada à construção colaborativa dos critérios da Rubrica da RSB, instrumento que orientará o acompanhamento das práticas pedagógicas nas escolas salesianas. Em pequenos grupos, as participantes refletiram sobre questões-chave: Quais ações representam as práticas que desejamos observar em nossas escolas? Quais são contrárias a essa intencionalidade? Quais indicadores nos ajudarão a compreender a consolidação de uma proposta educativa salesiana na Educação Infantil? A rubrica, alinhada ao Currículo da RSB e à BNC Formação, contempla dimensões essenciais da ação docente, como intencionalidade pedagógica, estratégias de ensino, documentação, mediação e vivência dos valores salesianos, reforçando o compromisso com a formação integral das crianças e com a coerência entre fé, razão e amor educativo. Caminho formativo contínuo Ao final do encontro, Caroline Cardoso ressaltou que o processo de construção da rubrica é mais que um produto: “é um percurso formativo que traduz o jeito salesiano de educar, com escuta ativa, colaboração e busca constante por práticas inovadoras que respondam às realidades das escolas e das infâncias, disse a formadora”. A RSB reforça, assim, sua missão de promover uma formação continuada que articula teoria e prática, impulsionando cada coordenação pedagógica a ser presença animadora e transformadora no cotidiano educativo.

Lideranças Salesianas refletem sobre os desafios e oportunidades da Inteligência Artificial na Educação

O 4º Encontro on-line do Programa de Formação de Lideranças da Rede Salesiana Brasil (RSB) foi realizado no dia 21 de outubro, das 15h às 17h, reunindo 63 pontos de acesso simultâneos em todo o país. A formação teve como tema central “Inteligência Artificial na Educação: desafios e oportunidades para as lideranças”, conduzida pelo Prof. Frank Ned, que proporcionou uma reflexão profunda sobre o papel das lideranças salesianas diante das transformações tecnológicas e educacionais da atualidade. Durante o encontro, os participantes foram convidados a refletir sobre como a Inteligência Artificial (IA) pode ser uma aliada no processo educativo, favorecendo a personalização do ensino, o apoio ao trabalho docente e a inovação nas práticas pedagógicas. Mais do que uma abordagem técnica e um alinhamento conceitual, a formação destacou a necessidade de compreender onde estamos, como gerenciamos o presente e quais caminhos desejamos trilhar para o futuro, sempre preservando o olhar humano e cristão que orienta a missão educativa salesiana. A partir dos depoimentos registrados no formulário de feedback, emergiram reflexões significativas sobre o conteúdo do encontro: “Foi muito significativa a reflexão sobre a importância de identificar onde estamos e gerenciar o presente, compreendendo que só assim é possível planejar ações concretas e coerentes com o que desejamos alcançar. Também marcou a ideia de que precisamos nos desprender do passado para criar o futuro, utilizando as ferramentas disponíveis de forma estratégica e facilitadora, para transformar desafios em oportunidades de inovação e crescimento.” “A personalização do ensino, com o apoio da IA, pode favorecer a adaptação do aprendizado às necessidades de cada estudante, além de facilitar o trabalho docente e estimular práticas mais criativas e inovadoras.” “A abordagem desenvolvida foi de suma importância para quem exerce a liderança como serviço que constrói e transforma relações no ambiente de trabalho e na missão.” Essas contribuições revelam o quanto a temática da Inteligência Artificial desperta interesse, esperança e compromisso ético entre as lideranças das escolas da Rede Salesiana Brasil. O encontro reforçou a convicção de que, com discernimento, espírito de serviço e fidelidade ao carisma de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, é possível integrar tecnologia e humanismo, razão e fé, a serviço da formação integral dos jovens. Confira também as edições anteriores do Programa de Formação de Lideranças: 1º Encontro — Planejamento e identidade da liderança salesiana 2º Encontro — Cenários econômicos e gestão estratégica  3º Encontro — Análise de indicadores e processos de decisão   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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