Aluna do Colégio Salesiano Região Oceânica é medalhista de ouro na Olimpíada de Medicina Vitalis 2022
12/08/2022

Aluna do Colégio Salesiano Região Oceânica é medalhista de ouro na Olimpíada de Medicina Vitalis 2022

Aluna do Colégio Salesiano Região Oceânica é medalhista de ouro na Olimpíada de Medicina Vitalis 2022

Segundo o site oficial, a ideia de uma Olimpíada de Medicina surgiu pelo enorme fascínio que os jovens têm pelas carreiras médicas. E, que, por outro lado, o nível de conhecimento sobre os caminhos da formação e atuação nas áreas de saúde ainda são pouco exploradas da educação básica.

‍Além disso, a Vitalis tem como objetivos: despertar o interesse pelas Ciências Médicas, promover conhecimento sobre essas áreas, estimular o estudo de temas ligados à Medicina e áreas afins, estimular professores a criarem cursos extracurriculares nessas áreas e aproximar as famílias do ambiente de aprendizagem e da escola.

‍A aluna Salesiana, que sonha em ser médica, participou da Categoria Junior Regular, com duas fases totalmente on-line. Cada prova possui 30 questões objetivas. A plataforma da Vitalis disponibiliza material de apoio e referências bibliográficas em um aplicativo para celular, gratuito, compatível com sistemas Android e IOS.

‍“Minha mãe e eu estávamos pesquisando sobre Olimpíadas, e a gente achou a Vitalis. Eu fiz durante o período de pandemia a ‘Olimpíada do Futuro´, não a de Medicina. E daí, esse ano eu quis fazer a de Medicina”, afirma a estudante.

‍Segundo ela, as olimpíadas ofertadas pela escola a estimula a pesquisar outras olimpíadas e atividades extracurriculares.

‍“Eu já participei de algumas olimpíadas. Acho muito interessante, a escola já proporciona, mas, às vezes, é legal fazer por fora também”, conclui a jovem.

‍O Colégio Salesiano Região Oceânica-Piratininga, alinhado com uma proposta pedagógica e pastoral, acredita no Protagonismo Juvenil e, por isso, parabeniza à aluna e sua família pelo interesse na Educação e no seu Projeto de Vida.

Um legado de tradição

‍Os Educadores Salesianos têm investido na prática experimental como um fator diferencial. Aulas diversificadas, com a combinação equilibrada de conteúdos teóricos, debates sobre os temas abordados, e o principal: a vivência prática. Os estudantes têm contato direto com o objeto estudado, favorecendo o aprendizado para além da sala de aula.

‍Durante o todo o ano letivo, a escola promove Olimpíadas internas como a OLIASTRO (Olimpíada de Astronomia), a OLIBIO (Olimpíada Salesiana de Ciências e Biologia), a OLIFIS (Olimpíada de Física), a Olimpíada de Língua Portuguesa e de Ciências Humanas (Geografia e História), a Bosco Literário (Olimpíada de Produção Textual).

‍Por causa desse trabalho desenvolvido pela Equipe Pedagógica e demais Educadores, os alunos têm a segurança necessária e são incentivados a participarem de Olimpíadas externas como a OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas, a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), a Olimpíada Canguru de Matemática Brasil, a Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras (OIMSF) e a Olimpíada de Matemática do Estado do Rio de Janeiro (OMERJ).

Novo Ensino Médio Salesiano i9+

‍O Novo Ensino Médio foi planejado ao longo do ano de 2021, a partir de estudos feitos pelas Equipes Diretivas, Pedagógicas e de Educadores do Ensino Médio, dos Colégios Salesianos Santa Rosa e Região Oceânica-Piratininga. O foco principal foi atender as necessidades e as preferências dos alunos que ainda estavam no 9º ano dos Anos Finais do EF.

‍Após as pesquisas e muitos encontros, o Colégio Salesiano Região Oceânica-Piratininga desenvolveu com maestria seus Itinerários Formativos e disciplinas eletivas 2022, que foram apresentados aos alunos e responsáveis durante o “Fórum do Novo Ensino Médio”.

‍Um dos oito componentes eletivos ofertado pela escola é o curso de “Fundamentos da Medicina I e II”, voltado aos alunos que se identificam e planejam cursar uma graduação para, futuramente, se tornarem profissionais na área da saúde.

Mais Recentes

Maio Laranja: Centro Juvenil BH promove ações de conscientização e proteção à infância

No dia 8 de maio, o Centro Juvenil Salesiano de Belo Horizonte realizou uma série de atividades educativas em alusão ao Maio Laranja, campanha nacional de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. As ações do turno da manhã foram desenvolvidas em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cabana. No período da tarde, as atividades foram conduzidas pela assistente social da instituição, Maria Eduarda Castro. Com o objetivo de promover a prevenção e fortalecer a proteção integral dos educandos, foi realizada a dinâmica “Semáforo do Toque”, uma atividade lúdica e educativa que abordou, de forma simples e adequada à faixa etária das crianças, os limites do corpo e a importância do respeito. Utilizando as cores do trânsito — verde, amarelo e vermelho —, os profissionais explicaram quais tipos de toque são apropriados e quais não devem ser permitidos, incentivando o diálogo, a escuta e o acolhimento em um ambiente seguro e de confiança. A iniciativa reafirma o compromisso do Centro Juvenil Salesiano de Belo Horizonte com a conscientização, a prevenção e o enfrentamento de todas as formas de violência contra crianças e adolescentes. Fonte: Comunicação Colégio Salesiano - Belo Horizonte

Aprendiz do CESAM-DF recebe homenagem do Ministério do Trabalho em Brasília (DF)

A jovem aprendiz do CESAM-DF, Ana Clara Leite Santos Rodrigues, foi homenageada pelo Ministério do Trabalho e Emprego durante a programação da Semana do Trabalhador, realizada no dia 5 de maio, em Brasília (DF). Reconhecida pela dedicação e pelo desempenho no exercício de suas atividades, Ana Clara recebeu a homenagem das mãos do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido no órgão como jovem aprendiz. Além da conquista, Ana Clara também se destaca por ser a aprendiz mais jovem em atuação no Ministério do Trabalho e Emprego, representando, com responsabilidade, comprometimento e sensibilidade, o potencial da juventude inserida no programa de aprendizagem. O reconhecimento reforça a importância da formação de adolescentes e jovens como instrumento de transformação social, desenvolvimento humano e construção de oportunidades. Para o CESAM-DF, momentos como este evidenciam o impacto da formação integral oferecida aos aprendizes, que une acompanhamento educativo, qualificação profissional e incentivo ao protagonismo juvenil. A instituição acredita que investir na juventude é fortalecer trajetórias, desenvolver talentos e abrir caminhos para novos projetos de vida. O CESAM-DF parabeniza Ana Clara Leite Santos Rodrigues pela conquista e pela forma inspiradora com que representa tantos jovens aprendizes que constroem, diariamente, histórias de dedicação, crescimento e transformação. Fonte: Clea Fernandes - Inspetoria São João Bosco

Estudantes do Instituto Laura Vicuña conquistam prêmio em concurso da OAB sobre o tema da violência contra a mulher

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) promoveu, por meio do projeto «OAB vai à Escola», o II Concurso de Redação, mobilizando estudantes da rede de ensino de Uruguaiana (RS), em torno de um tema urgente e necessário: a violência contra a mulher. A iniciativa integrou as ações do dia 25 de março, marcado como o «Dia D» de combate à violência contra a mulher, e propôs como tema das redações «Violência Doméstica – Feminicídios no Rio Grande do Sul». Ao todo, foram inscritas 364 produções, evidenciando o engajamento dos estudantes na reflexão sobre a realidade social e a importância do enfrentamento à violência de gênero. A professora de Língua Portuguesa e Redação, Izabel Antunes, do Instituto Laura Vicuña, de Uruguaiana, destacou a relevância da proposta: «A temática do concurso é extremamente relevante, tanto no aspecto do desenvolvimento da expressão escrita, quanto na formação de uma visão crítica sobre o papel de cada indivíduo na sociedade». Dentre os participantes, apenas 11 redações foram selecionadas e premiadas. Entre os destaques, dois estudantes do Instituto Laura Vicuña (ILV), Isys, da 3ª série do Ensino Médio, e Guilherme, da 2ª série do Ensino Médio, conquistaram reconhecimento pelo excelente desempenho. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 30 de abril, às 15h, no auditório da OAB, em Uruguaiana, reunindo autoridades, educadores e familiares em um momento de valorização da educação e da consciência social. O Instituto Laura Vicuña celebrou com orgulho a conquista dos estudantes, ressaltando a importância de iniciativas que incentivam o protagonismo juvenil, o pensamento crítico e o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e segura para todos. Fonte: Instituto Filhas de Maria Auxiliadora - BAP

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil