Começa a Jornada Formativa 2024 – GIROLHAR
02/04/2024

Começa a Jornada Formativa 2024 – GIROLHAR

Começa a Jornada Formativa 2024 – GIROLHAR
Fotos: Rede Salesiana Brasil

De 02 a 05 de abril, em Aparecida (SP), o Centro de Eventos do Hotel Rainha do Brasil sedia a Jornada Formativa para as Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil. Promovida pela Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com a sua Editora Edebê, o evento tem como principal objetivo qualificar as Coordenações Pedagógicas das escolas salesianas para atuarem como agentes formadores dos educadores, mentoreando-os de forma sistemática para tornar mais efetivo o trabalho com a Coleção GIROLHAR. No decorrer dos dias da Jornada, serão abordados temas identificados como prioritários nas escutas às Coordenações Pedagógicas, os participantes terão a oportunidade de conhecer as atualizações da Coleção GIROLHAR e de ampliar os debates, as reflexões, as partilhas e as construções colaborativas.

“Como todos nós já sabemos, a formação é uma das prioridades assumidas pela Rede Salesiana Brasil. Iniciamos com a Jornada Formativa do Girolhar e vamos estar aqui nesses dias, em Aparecida, com os Coordenadores e as Coordenadoras Pedagógicas da Educação Infantil e queremos que esse momento seja o primeiro passo dado para conhecermos a nova Coleção Girolhar”, diz a Diretora Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva.

“Que seja um momento muito bom e importante para que a gente possa aprender, crescer e unir as nossas forças como Rede Salesiana Brasil. Também a Editora Edebê se faz presente e colabora nessa nossa missão educativa e tão importante para o nosso país”, conclui o também Diretor Executivo da RSB e Diretor Geral da Editora Edebê, Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior.

Cada dia do evento será norteado por um tema geral que guiará as ações. Assim, o tema principal do dia de hoje foi: “Olhar e semear as infâncias de mãos dadas com os educadores e as lideranças que (des)aprendem-aprendem-(re)aprendem…”. O Evento foi aberto com uma fala de Acolhida dos Diretores Executivos da Rede Salesiana Brasil, Ir. Silvia e Pe. Sérgio, seguidos de um momento de oração comandado pela Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Ir. Lucia Jacinta Finassi.

Iniciando as atividades do dia, a fundadora da Pedagogia Subjetividade e Mestra em Formação de Formadores pela PUC/SP, Tais Romero, protagonizou duas palestras com os temas: “Concepção de infâncias nas abordagens participativas” e “O papel da Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil / O papel do educador da Infância na atualidade”. Trazendo essa perspectiva da importância do educador da Educação infantil, Tais comenta: “O educador da atualidade, o educador do século 21, ele é um provocador, um mediador, alguém que vai buscando caminhos para levar as crianças, os educandos a quererem aprender. Então, eu entendo que, mais do que o educador que ensina, é o educador que provoca”.

         

Confira alguns depoimentos de quem está participando do evento:

“Essa é uma proposta muito significativa para as nossas Coordenadoras por que é o momento de parar e refletir um pouco sobre a nossa proposta, sobre como nós estamos trabalhando nossa proposta, como nós estamos olhando para nossas Educadoras, formando as nossas Educadoras e nos formando também a partir daquilo que compreendemos enquanto proposta educativa.”

Évila Souza Borges, Coordenadora Estratégica da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora

 

“A participação no evento para a Educação Infantil da Jornada Formativa Girolhar tem como principal premissa desenvolver para quem está na ponta, para quem está fazendo a gestão na escola, enquanto Coordenação e Direção, um norte. Para poder solidificar a proposta, para poder auxiliar o desenvolvimento dessas crianças, visualizando a missão, resgatando o carisma e intercalando a pastoral com o pedagógico, porque a gente entende que precisa ter uma escola em pastoral. A gente não quer ter uma escola onde a pastoral seja um apêndice ou seja utilizada somente para evento religiosos e fortalecer toda essa proposta para que a gente possa ter consonância, para que a gente possa atender as diretrizes e ter mais respaldo da família no trabalho que é desenvolvido na ponta”.

Paulo Henrique Rogedo Moreira, Coordenador das Escolas Salesianas da Inspetoria São João Bosco

 

“Esses encontros sempre favorecem pra gente aprender, ressignificar, levar para as nossas escolas aquilo que a gente pode contribuir pra que a educação e a aprendizagem das crianças sejam muito mais eficientes, muito mais lúdicas, muito mais eficazes e, principalmente, que seja uma educação da valorização da criança nas suas infâncias”

Valeria Cristina de Oliveira Rodrigues, Coordenadora das Escolas Salesianas da Inspetoria Maria Auxiliadora

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

 

 

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RSB realiza 3º Encontro do Programa de Formação de Lideranças com foco na análise de BI

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Colégio Salesiano do Recife vai abrigar um mini bairro planejado na Boa Vista

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3º encontro on-line da Formação das Coordenações Pedagógicas do EFAI aprofunda a aprendizagem visível e a transformação docente

Na tarde do dia 10 de setembro, foi realizado o 3º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Iniciais (EFAI), uma iniciativa da Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com a Editora Edebê. O programa é fruto da Jornada Formativa para as Coordenações Pedagógicas, realizada em Aparecida/SP, e tem se consolidado como espaço privilegiado de estudo, reflexão e troca de experiências entre coordenadoras(es) pedagógicas(os_ das escolas salesianas em todo o Brasil. Com 40 acessos de todo o Brasil, o encontro teve como tema “A aprendizagem visível e a transformação docente”, conduzido pela formadora Caroline Cardoso. A acolhida inicial foi conduzida pelo Pe. Sérgio, seguida de um momento de oração preparado pela Irmã Lúcia Jacinta, que ajudou a comunidade formativa a colocar o encontro sob a inspiração de Deus e no espírito do carisma salesiano. Percurso formativo e cultura de pensamento Caroline iniciou sua fala retomando o percurso formativo proposto pelo programa e relembrou as oito forças da escola que favorecem o desenvolvimento de uma cultura de pensamento. Em seguida, trouxe reflexões fundamentadas sobre as competências docentes e a importância da documentação pedagógica como instrumento de aprendizagem, acompanhamento e transformação no processo educativo. Durante sua exposição, Caroline Cardoso lançou uma provocação aos grupos de trabalho, convidando-os a refletir sobre quais competências podem ser mais exploradas e desenvolvidas no contexto das escolas salesianas. As competências apresentadas foram: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório cultural; Comunicação; Cultura digital; Trabalho e projeto de vida; Argumentação; Autoconhecimento e autocuidado; Empatia e cooperação; Responsabilidade e cidadania.  A formadora destacou ainda a importância da flexibilidade intelectual, recordando que, no processo de aprendizagem, “tudo bem mudar de ideia a respeito de algo, e também que é importante ser flexível e ter a mente aberta o suficiente para rever conceitos quando novas, e às vezes conflitantes, informações são apresentadas e as hipóteses originais são refutadas”, fundamentando sua reflexão no livro Aprendizagens Visíveis: Experiências teórico-práticas em sala de aula, de Julia Pinheiro Andrade. Espaços de diálogo e partilha Após a exposição, os participantes foram organizados em grupos para refletir sobre três questões-chave: Que tipos de registros existem no EFAI? Com que intenção registramos o que as crianças fazem na escola? A partir da leitura do Capítulo 3 e das reflexões, como é possível mobilizar e potencializar a documentação pedagógica no EFAI? As contribuições de cada grupo foram registradas em um mural digital, que servirá de base para novas partilhas e aprofundamentos no próximo encontro, já agendado para 12 de novembro de 2025. O encontro foi concluído em clima de entusiasmo e corresponsabilidade. Para motivar ainda mais os estudos e a vivência pedagógica, foram realizados sorteios de banners da Coleção Nautas e de um livro para aprofundamento sobre coordenação pedagógica, formação e inovação. Um caminho de formação contínua O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EFAI reafirma o compromisso da RSB e da Editora Edebê em apoiar os educadores salesianos no fortalecimento de uma pedagogia que une excelência acadêmica, espiritualidade e protagonismo juvenil. Mais do que encontros formativos, o programa se propõe a ser um processo de transformação das práticas pedagógicas, em sintonia com o legado de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Angélica Novais da comunicação da Rede Salesiana Brasil

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