Começa a Jornada Formativa 2024 – GIROLHAR
02/04/2024

Começa a Jornada Formativa 2024 – GIROLHAR

Começa a Jornada Formativa 2024 – GIROLHAR
Fotos: Rede Salesiana Brasil

De 02 a 05 de abril, em Aparecida (SP), o Centro de Eventos do Hotel Rainha do Brasil sedia a Jornada Formativa para as Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil. Promovida pela Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com a sua Editora Edebê, o evento tem como principal objetivo qualificar as Coordenações Pedagógicas das escolas salesianas para atuarem como agentes formadores dos educadores, mentoreando-os de forma sistemática para tornar mais efetivo o trabalho com a Coleção GIROLHAR. No decorrer dos dias da Jornada, serão abordados temas identificados como prioritários nas escutas às Coordenações Pedagógicas, os participantes terão a oportunidade de conhecer as atualizações da Coleção GIROLHAR e de ampliar os debates, as reflexões, as partilhas e as construções colaborativas.

“Como todos nós já sabemos, a formação é uma das prioridades assumidas pela Rede Salesiana Brasil. Iniciamos com a Jornada Formativa do Girolhar e vamos estar aqui nesses dias, em Aparecida, com os Coordenadores e as Coordenadoras Pedagógicas da Educação Infantil e queremos que esse momento seja o primeiro passo dado para conhecermos a nova Coleção Girolhar”, diz a Diretora Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva.

“Que seja um momento muito bom e importante para que a gente possa aprender, crescer e unir as nossas forças como Rede Salesiana Brasil. Também a Editora Edebê se faz presente e colabora nessa nossa missão educativa e tão importante para o nosso país”, conclui o também Diretor Executivo da RSB e Diretor Geral da Editora Edebê, Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior.

Cada dia do evento será norteado por um tema geral que guiará as ações. Assim, o tema principal do dia de hoje foi: “Olhar e semear as infâncias de mãos dadas com os educadores e as lideranças que (des)aprendem-aprendem-(re)aprendem…”. O Evento foi aberto com uma fala de Acolhida dos Diretores Executivos da Rede Salesiana Brasil, Ir. Silvia e Pe. Sérgio, seguidos de um momento de oração comandado pela Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Ir. Lucia Jacinta Finassi.

Iniciando as atividades do dia, a fundadora da Pedagogia Subjetividade e Mestra em Formação de Formadores pela PUC/SP, Tais Romero, protagonizou duas palestras com os temas: “Concepção de infâncias nas abordagens participativas” e “O papel da Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil / O papel do educador da Infância na atualidade”. Trazendo essa perspectiva da importância do educador da Educação infantil, Tais comenta: “O educador da atualidade, o educador do século 21, ele é um provocador, um mediador, alguém que vai buscando caminhos para levar as crianças, os educandos a quererem aprender. Então, eu entendo que, mais do que o educador que ensina, é o educador que provoca”.

         

Confira alguns depoimentos de quem está participando do evento:

“Essa é uma proposta muito significativa para as nossas Coordenadoras por que é o momento de parar e refletir um pouco sobre a nossa proposta, sobre como nós estamos trabalhando nossa proposta, como nós estamos olhando para nossas Educadoras, formando as nossas Educadoras e nos formando também a partir daquilo que compreendemos enquanto proposta educativa.”

Évila Souza Borges, Coordenadora Estratégica da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora

 

“A participação no evento para a Educação Infantil da Jornada Formativa Girolhar tem como principal premissa desenvolver para quem está na ponta, para quem está fazendo a gestão na escola, enquanto Coordenação e Direção, um norte. Para poder solidificar a proposta, para poder auxiliar o desenvolvimento dessas crianças, visualizando a missão, resgatando o carisma e intercalando a pastoral com o pedagógico, porque a gente entende que precisa ter uma escola em pastoral. A gente não quer ter uma escola onde a pastoral seja um apêndice ou seja utilizada somente para evento religiosos e fortalecer toda essa proposta para que a gente possa ter consonância, para que a gente possa atender as diretrizes e ter mais respaldo da família no trabalho que é desenvolvido na ponta”.

Paulo Henrique Rogedo Moreira, Coordenador das Escolas Salesianas da Inspetoria São João Bosco

 

“Esses encontros sempre favorecem pra gente aprender, ressignificar, levar para as nossas escolas aquilo que a gente pode contribuir pra que a educação e a aprendizagem das crianças sejam muito mais eficientes, muito mais lúdicas, muito mais eficazes e, principalmente, que seja uma educação da valorização da criança nas suas infâncias”

Valeria Cristina de Oliveira Rodrigues, Coordenadora das Escolas Salesianas da Inspetoria Maria Auxiliadora

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

 

 

Mais Recentes

4º Encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais aprofunda a reflexão sobre avaliação na prática

O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Finais da Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou, no dia 22 de outubro, o seu 4º encontro on-line, reunindo cerca de 20 acessos simultâneos de coordenadores de todo o país. O tema desta edição, “Avaliação na prática: pensando, experimentando, repensando e vivenciando”, convidou os participantes a revisitar suas concepções e experiências sobre a avaliação, com foco em práticas formativas e reflexivas. A formação foi conduzida pela Profª Leoneide Rodrigues, Assessora Pedagógica da RSB, que tem acompanhado o percurso formativo das coordenações ao longo do ano. Em sua condução, Leoneide enfatizou a importância de compreender a avaliação como parte integrante do processo de aprendizagem, e não apenas como um instrumento de mensuração. “Avaliar é um ato de cuidado e de compromisso com o desenvolvimento integral dos estudantes. É preciso criar espaços para o diálogo, a escuta e o feedback construtivo, de modo que cada estudante se perceba em constante crescimento”, destacou a formadora durante o encontro.   Avaliação formativa e feedbacks significativos O encontro foi marcado pela vivência prática e pela troca de experiências entre as coordenações. Em grupos, os participantes refletiram sobre situações do cotidiano escolar, analisando desafios e estratégias para aprimorar os processos avaliativos. Os participantes destacaram, no formulário de feedback, a riqueza dos momentos de partilha e prática, especialmente as reflexões sobre a Avaliação Formativa e sua relação com o Currículo da Rede Salesiana Brasil, o uso ético e pedagógico da Inteligência Artificial na elaboração de rubricas, a relevância dos feedbacks construtivos no desenvolvimento dos estudantes e a análise dos desafios dos enunciados avaliativos na construção de atividades alinhadas às habilidades previstas. Também destacaram o uso da ferramenta ChatGPT em atividades de reflexão e produção pedagógica, demonstrando como a IA pode ser integrada de forma contextualizada e intencional ao planejamento educativo.   Um caminho de formação contínua O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais integra o conjunto de ações formativas promovidas pela RSB para fortalecer o papel das lideranças educacionais na consolidação do Projeto Educativo Pastoral Salesiano. Desde o primeiro encontro, o programa vem abordando temas fundamentais para a prática pedagógica, como Neurociências da Aprendizagem, com a Drª Leonor Guerra, a personalização da aprendizagem e as potencialidades da avaliação formativa. “Cada encontro é uma oportunidade de repensar a nossa missão educativa à luz do carisma salesiano, buscando sempre o desenvolvimento integral dos nossos estudantes e a construção de comunidades educativas que aprendem juntas”, destacou Leoneide Rodrigues. Veja também algumas matérias anteriores desta série de formações: 1º Encontro: Início do percurso formativo das coordenações pedagógicas 3º Encontro: A avaliação como prática potencializadora da aprendizagem   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Rede Salesiana Brasil promove 4º encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil

Formação colaborativa possibilita avanços na construção da Rubrica da RSB para a Educação Infantil, em alinhamento com o Currículo, e reafirma a identidade salesiana nas práticas docentes No dia 23 de outubro, a Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou o 4º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, conduzido pela formadora Caroline Cardoso. O encontro, que contou com acessos simultâneos de todo o Brasil, teve como tema “Rubrica da RSB para a Educação Infantil: construção colaborativa pelo fortalecimento da identidade salesiana”, reafirmando o compromisso coletivo com a formação integral e o acompanhamento pedagógico das práticas docentes. Desdobramento direto da Jornada Formativa para as Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, realizada em Aparecida/SP, o programa é uma iniciativa da RSB em parceria com a Editora Edebê, voltada à consolidação de referenciais formativos que orientem o trabalho das coordenações em todas as escolas da Rede. Escuta, diálogo e corresponsabilidade Inspirada na pedagogia de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, a formação destacou a escuta sensível como eixo central do acompanhamento formativo. A partir das reflexões de autoras como Carla Rinaldi e Paulo Freire, as participantes foram convidadas a refletir sobre o papel da coordenação pedagógica como mediadora do processo de aprendizagem e como parceira ativa na construção de práticas educativas mais conscientes, criativas e integradoras. Durante a partilha de experiências, as narrativas das coordenações evidenciaram o impacto da escuta e do diálogo colaborativo na transformação das práticas docentes e no fortalecimento da cultura formativa da Educação Infantil. “Reconhecemo-nos como parceiras em um mesmo propósito, sustenta a prática pedagógica e a torna viva, coerente e em constante movimento”, destacou uma das participantes, sintetizando o espírito do encontro. Construção coletiva da rubrica A parte prática da formação foi dedicada à construção colaborativa dos critérios da Rubrica da RSB, instrumento que orientará o acompanhamento das práticas pedagógicas nas escolas salesianas. Em pequenos grupos, as participantes refletiram sobre questões-chave: Quais ações representam as práticas que desejamos observar em nossas escolas? Quais são contrárias a essa intencionalidade? Quais indicadores nos ajudarão a compreender a consolidação de uma proposta educativa salesiana na Educação Infantil? A rubrica, alinhada ao Currículo da RSB e à BNC Formação, contempla dimensões essenciais da ação docente, como intencionalidade pedagógica, estratégias de ensino, documentação, mediação e vivência dos valores salesianos, reforçando o compromisso com a formação integral das crianças e com a coerência entre fé, razão e amor educativo. Caminho formativo contínuo Ao final do encontro, Caroline Cardoso ressaltou que o processo de construção da rubrica é mais que um produto: “é um percurso formativo que traduz o jeito salesiano de educar, com escuta ativa, colaboração e busca constante por práticas inovadoras que respondam às realidades das escolas e das infâncias, disse a formadora”. A RSB reforça, assim, sua missão de promover uma formação continuada que articula teoria e prática, impulsionando cada coordenação pedagógica a ser presença animadora e transformadora no cotidiano educativo.

Lideranças Salesianas refletem sobre os desafios e oportunidades da Inteligência Artificial na Educação

O 4º Encontro on-line do Programa de Formação de Lideranças da Rede Salesiana Brasil (RSB) foi realizado no dia 21 de outubro, das 15h às 17h, reunindo 63 pontos de acesso simultâneos em todo o país. A formação teve como tema central “Inteligência Artificial na Educação: desafios e oportunidades para as lideranças”, conduzida pelo Prof. Frank Ned, que proporcionou uma reflexão profunda sobre o papel das lideranças salesianas diante das transformações tecnológicas e educacionais da atualidade. Durante o encontro, os participantes foram convidados a refletir sobre como a Inteligência Artificial (IA) pode ser uma aliada no processo educativo, favorecendo a personalização do ensino, o apoio ao trabalho docente e a inovação nas práticas pedagógicas. Mais do que uma abordagem técnica e um alinhamento conceitual, a formação destacou a necessidade de compreender onde estamos, como gerenciamos o presente e quais caminhos desejamos trilhar para o futuro, sempre preservando o olhar humano e cristão que orienta a missão educativa salesiana. A partir dos depoimentos registrados no formulário de feedback, emergiram reflexões significativas sobre o conteúdo do encontro: “Foi muito significativa a reflexão sobre a importância de identificar onde estamos e gerenciar o presente, compreendendo que só assim é possível planejar ações concretas e coerentes com o que desejamos alcançar. Também marcou a ideia de que precisamos nos desprender do passado para criar o futuro, utilizando as ferramentas disponíveis de forma estratégica e facilitadora, para transformar desafios em oportunidades de inovação e crescimento.” “A personalização do ensino, com o apoio da IA, pode favorecer a adaptação do aprendizado às necessidades de cada estudante, além de facilitar o trabalho docente e estimular práticas mais criativas e inovadoras.” “A abordagem desenvolvida foi de suma importância para quem exerce a liderança como serviço que constrói e transforma relações no ambiente de trabalho e na missão.” Essas contribuições revelam o quanto a temática da Inteligência Artificial desperta interesse, esperança e compromisso ético entre as lideranças das escolas da Rede Salesiana Brasil. O encontro reforçou a convicção de que, com discernimento, espírito de serviço e fidelidade ao carisma de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, é possível integrar tecnologia e humanismo, razão e fé, a serviço da formação integral dos jovens. Confira também as edições anteriores do Programa de Formação de Lideranças: 1º Encontro — Planejamento e identidade da liderança salesiana 2º Encontro — Cenários econômicos e gestão estratégica  3º Encontro — Análise de indicadores e processos de decisão   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil