Dia Nacional das Abelhas
03/10/2023

Dia Nacional das Abelhas

Dia Nacional das Abelhas

Integrando ativamente a Don Bosco Green America (Aliança Verde Dom Bosco América), o Colégio Dom Bosco, situado na cidade de Americana (SP), ganhou grande visibilidade como uma das diversas instituições de ensino que aderiram a essa iniciativa internacional de promoção da sustentabilidade em todo o mundo. Diante dessa situação, os estudantes salesianos de Americana empreenderam um notável projeto dedicado à preservação das abelhas, reconhecendo a importância desses insetos e a interdependência de todas as espécies.

Pensando pela urgente necessidade de proteger as abelhas, que estão ameaçadas de extinção devido ao estilo de vida atual da humanidade, os alunos optaram por estabelecer e manter um projeto de longo prazo voltado para a preservação e a criação de meliponários, que são coleções de colmeias de abelhas nativas sem ferrão. O êxito desse projeto foi tal que ele recebeu reconhecimento em um concurso alinhado com a Agenda 2023 da ONU, reafirmando seu impacto positivo na promoção da sustentabilidade e da biodiversidade.

A proposta surgiu a partir da observação da natureza local e da percepção da existência de enxames perdidos. Notou-se que, no Colégio, as abelhas fazem suas colmeias em pilares, muros, canos e painéis de energia elétrica. Foi então que se perguntaram como poderiam ajudar as abelhas com “casas mais apropriadas” e descobriram a “meliponicultura” – criação de abelhas sem ferrão em ambientes urbanos – como uma das formas de preservar algumas espécies de abelhas.

“O nosso Colégio começou com esse projeto em meio a pandemia da COVID-19. Nós observamos junto aos alunos. Na verdade, partiu deles a ideia de observar todos os cantos da natureza dentro do nosso Colégio. Nesses cantos, os alunos começaram a observar as colmeias, as abelhas nativas do Brasil, as abelhas sem ferrão. Então nós descobrimos um meliponário urbano, foi aí que começou os estudos das crianças. Os alunos mais velhos vieram falar com os alunos mais novos e as mães dos alunos também se disponibilizaram para contar com a ajuda delas. Tudo isso para que as crianças pudessem conhecer e ter mais informações sobre essas abelhas que são nativas do nosso país”, comenta a orientadora pedagógica e uma das idealizadoras do projeto, Paula Aparecida Parolin.

Com o meliponário, o Colégio Dom Bosco acaba sendo um espaço de um "Estudo do Meio". O local já recebeu cerca de 3 escolas para conhecerem a iniciativa, além de várias visitas guiadas durante os eventos do Colégio, como por exemplo na Mostra de Projetos.

Confira a matéria do programa "Mais Caminho" no GloboPlay clicando aqui.

  

 

PROATIVISMO 

Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia de COVID-19, foi possível dar continuidade às ações, uma vez que os alunos Théo Cardoso Lusvordes, do 6º ano do Ensino Fundamental II, e Pedro Henrique Buzinaro, do 2º ano do Ensino Médio, que já possuíam pequenos meliponários em suas residências, aceitaram colaborar com as pesquisas.

No dia 21 de junho de 2022, os estudantes Théo e Pedro, acompanhados de suas mães, Vania Buzinaro e Mariana Lusvordes, levaram ao Colégio algumas espécies de abelhas sem ferrão, como a Jataí e a Mandaçaia. O encontro proporcionou uma troca de aprendizagem e conscientização sobre a preservação das abelhas para o ciclo da cadeia alimentar.

 

PREMIAÇÕES

Em dezembro de 2021, o projeto “Vamos Polinizar Essa Ideia?”, do Colégio Salesiano Dom Bosco de Americana (SP) foi reconhecido na premiação global Rainforest Kids Challenge pelo trabalho de proteção das abelhas que constituem uma parte muito importante no equilíbrio da cadeia alimentar e da vida no planeta Terra.

Participando do concurso alinhado com a Agenda 2030 da ONU, o projeto se enquadrou no Objetivo 15, que estabelece: "Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres". O projeto do Colégio Dom Bosco de Americana foi vencedor do concurso, recebendo uma premiação em forma de recursos financeiros.

Uma parcela do valor recebido foi direcionada para a Vila do Mel Mamãe Margarida, localizada dentro do próprio Colégio. Este espaço abriga cinco espécies de abelhas nativas sem ferrão e, tanto alunos quanto professores podem visitá-lo a qualquer momento. Essa iniciativa representa um verdadeiro estudo interno sobre o meio ambiente, onde cada espécie de abelha é valorizada por suas características únicas e papel na polinização. A outra parte dos recursos recebidos foi doada para a Organização Não Governamental (ONG) "Bee or not to Bee", situada em Ribeirão Perto, que compartilha o compromisso de preservação das abelhas. A ONG permanece empenhada no desenvolvimento de diversos projetos voltados para a proteção e disseminação de informações cruciais sobre a importância das abelhas no ecossistema.

Confira o vídeo do projeto clicando aqui e conheça mais detalhes cliando aqui.

  

 

INSPIRAÇÃO E EXEMPLO

A mobilização no Colégio não se limitou aos seus muros e agora a prefeitura de Americana está em obras para criar o "Jardim das Abelhas", um espaço público que tem o objetivo de destacar a importância das abelhas e da biodiversidade, proporcionando um espaço especial de visita para toda a comunidade.

Já em Santa Barbara D'Oeste, o Centro Ecológico foi inaugurado, com destaque para um meliponário inspirado no projeto do Colégio, onde os visitantes podem aprender sobre a vitalidade das abelhas na polinização e na manutenção dos ecossistemas locais, promovendo a conscientização ambiental na região.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Quase mil jovens participaram do 29º Festival da Juventude Salesiana do Nordeste, em Recife - PE

O Colégio Salesiano Sagrado Coração de Jesus sediou, de 28 a 30 de novembro, a XXIX edição do Festival da Juventude Salesiana, transformando-se num grande ‘pátio’ salesiano que acolheu cerca de mil jovens de diversos estados do Nordeste. O evento proporcionou três dias intensos de espiritualidade, alegria, fraternidade e protagonismo juvenil, em sintonia com o carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Desde a tarde de sexta-feira (28), o clima era de entusiasmo: cantos e animação marcaram a chegada das delegações, e o dia terminou com a tradicional mensagem de boa-noite, ministrada pelo P. João Carlos SDB e pela Ir. Francisca Dias Pereira. O sábado (29) começou na Santa Missa na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, presidida pelo P. Valdemir Augusto, Coordenador do MJS-Nordeste. Em seguida, no Teatro Boa Vista, a catequese ofereceu reflexões profundas, próximas da sensibilidade dos jovens. À tarde, apresentações artísticas expressaram a identidade das delegações, seguidas por uma caminhada festiva que levou o carisma salesiano às ruas do bairro da Boa Vista. No domingo (30), a Eucaristia foi presidida pelo Inspetor Salesiano da Brasil-Recife (BRE), P. Francisco Inácio SDB. As últimas apresentações artísticas encerraram o festival com um forte sentimento de festa e missão, enquanto a bênção de Nossa Senhora Auxiliadora deixou os jovens cheios de gratidão.   Agência Info Salesiana

Jovens e adultos celebram Primeira Eucaristia no Colégio de Santa Inês, em São Paulo

No dia 29 de novembro, a Capela do Colégio de Santa Inês, em São Paulo (SP), foi palco de uma Celebração Eucarística marcante. Vinte jovens estudantes e sete adultos, colaboradores da instituição, receberam a Primeira Eucaristia em uma cerimônia cheia de emoção e significado. A missa foi presidida pelo Salesiano Padre Justo Ernesto Piccinini, pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, localizada no bairro do Bom Retiro. A celebração simbolizou o encerramento da formação catequética que se desenvolveu ao longo de todo o ano. O projeto surgiu a partir de uma intuição: um jovem manifestou o desejo de fazer a catequese durante uma conversa informal com Irmã Maria Auxiliadora Vasallo Grande, responsável pela Pastoral do Colégio. Em relato, Irmã Maria Auxiliadora compartilhou: "Hoje foi um dia muito especial no Colégio de Santa Inês. Encerramos a formação catequética de jovens e adultos. Foi uma celebração muito bonita e envolvente. Fizeram a Primeira Eucaristia 20 jovens (nossos alunos) e sete adultos (funcionários da escola).No dia 8 de novembro, quatro jovens e dois adultos foram batizados na Capela do Colégio de Santa Inês, pelo Padre Justo Piccinini. E no dia 15 de novembro, os nossos 27 com mais outros 50 da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora fizeram a Crisma. A cerimônia contou com a presença de Dom Rogério Augusto das Neves, bispo auxiliar da Região Episcopal Sé em São Paulo.Agradeço a Deus que me iluminou quanto a este projeto a partir do pedido de um dos jovens.O Padre Piccinini me apoiou extremamente e contei com a ajuda de Irmã Solange Sanches que ministrou os encontros.Para mim foi uma experiência muito forte, um sonho realizado e que pretendo continuar até quando perceber que tenho energia para tal.Deus é nossa força! Dom Bosco e Madre Mazzarello, nossa inspiração!" A celebração contou com a presença de muitos familiares que prestigiaram o momento. A animação dos cantos ficou por conta das três noviças das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA): Vitória, Wanderlene e Clívia. Durante a homilia, o Padre Justo compartilhou sua experiência pessoal com os catequizandos, ressaltando a importância de cultivar o dom da presença de Jesus, apresentado como "o grande amigo que não nos abandona". Ele enfatizou que, embora a vida continue como antes, a consciência da presença de Jesus mudará a forma como cada um vive. Diversas irmãs FMA da comunidade religiosa da Casa Inspetorial também participaram, apoiando e congratulando-se com o grupo e as catequistas Irmã Solange e Irmã Maria Auxiliadora.   Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Estudante Salesiano conquista bronze na ONC e prata na Olimpíada de Eficiência Energética

O estudante Ícaro Gabriel da Costa, do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé (RJ) conquistou dois importantes reconhecimentos em olimpíadas do conhecimento: medalha de bronze na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e medalha de prata na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O desempenho expressivo reforça a trajetória de dedicação do jovem e o compromisso da escola com a excelência acadêmica.   Em sua primeira participação na ONC, Ícaro relembra que a medalha foi uma surpresa. “A professora Domênica inscreveu todos os alunos do 9º ano, e eu fui fazendo. Quando percebi, vi que a base que o Castelo oferece já me deixava preparado. Na segunda fase, aí sim comecei a estudar com os materiais que os professores disponibilizaram e consegui a medalha”, conta o estudante.   A ONC é uma das maiores competições acadêmicas do país, organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e envolve conteúdos de Física, Química, Biologia e Astronomia. Ícaro destaca que o aprendizado em sala se mostrou fundamental durante a prova. “Todos os conteúdos da prova eu já tinha visto na série anterior. Foi mais um processo de revisão e de usar a lógica. Mesmo o que eu não sabia completamente, consegui entender e resolver”, explica.   Além do bronze na ONC, Ícaro brilhou também na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), onde conquistou a medalha de prata. A ONEE é uma iniciativa da ANEEL, e mobiliza estudantes dos 8º e 9º anos, promovendo conscientização sobre consumo consciente de energia, sustentabilidade e inovação por meio de desafios gamificados, dinâmicos e interativos.   Com dois pódios no currículo, o estudante mira novos desafios. “Quero tentar de novo no ano que vem, quem sabe conquistar uma prata na ONC. Também estou participando de outras olimpíadas, como a de Química. Gostei muito da experiência”, diz.   Apaixonado por inovação, Ícaro se encanta com a capacidade da ciência de transformar realidades. “É muito fácil achar coisas novas para solucionar problemas usando descobertas antigas. A ciência é isso: transformar o que já existe em algo útil e novo”, comenta.   Às vésperas de iniciar o Ensino Médio, ele já projeta o futuro acadêmico. “Pretendo cursar Biologia na UFRJ ou Química, mas como não tem em Macaé, talvez siga pela Biologia”, revela.   Colégio Castelo Macaé

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil