Dia Nacional das Abelhas
03/10/2023

Dia Nacional das Abelhas

Dia Nacional das Abelhas

Integrando ativamente a Don Bosco Green America (Aliança Verde Dom Bosco América), o Colégio Dom Bosco, situado na cidade de Americana (SP), ganhou grande visibilidade como uma das diversas instituições de ensino que aderiram a essa iniciativa internacional de promoção da sustentabilidade em todo o mundo. Diante dessa situação, os estudantes salesianos de Americana empreenderam um notável projeto dedicado à preservação das abelhas, reconhecendo a importância desses insetos e a interdependência de todas as espécies.

Pensando pela urgente necessidade de proteger as abelhas, que estão ameaçadas de extinção devido ao estilo de vida atual da humanidade, os alunos optaram por estabelecer e manter um projeto de longo prazo voltado para a preservação e a criação de meliponários, que são coleções de colmeias de abelhas nativas sem ferrão. O êxito desse projeto foi tal que ele recebeu reconhecimento em um concurso alinhado com a Agenda 2023 da ONU, reafirmando seu impacto positivo na promoção da sustentabilidade e da biodiversidade.

A proposta surgiu a partir da observação da natureza local e da percepção da existência de enxames perdidos. Notou-se que, no Colégio, as abelhas fazem suas colmeias em pilares, muros, canos e painéis de energia elétrica. Foi então que se perguntaram como poderiam ajudar as abelhas com “casas mais apropriadas” e descobriram a “meliponicultura” – criação de abelhas sem ferrão em ambientes urbanos – como uma das formas de preservar algumas espécies de abelhas.

“O nosso Colégio começou com esse projeto em meio a pandemia da COVID-19. Nós observamos junto aos alunos. Na verdade, partiu deles a ideia de observar todos os cantos da natureza dentro do nosso Colégio. Nesses cantos, os alunos começaram a observar as colmeias, as abelhas nativas do Brasil, as abelhas sem ferrão. Então nós descobrimos um meliponário urbano, foi aí que começou os estudos das crianças. Os alunos mais velhos vieram falar com os alunos mais novos e as mães dos alunos também se disponibilizaram para contar com a ajuda delas. Tudo isso para que as crianças pudessem conhecer e ter mais informações sobre essas abelhas que são nativas do nosso país”, comenta a orientadora pedagógica e uma das idealizadoras do projeto, Paula Aparecida Parolin.

Com o meliponário, o Colégio Dom Bosco acaba sendo um espaço de um "Estudo do Meio". O local já recebeu cerca de 3 escolas para conhecerem a iniciativa, além de várias visitas guiadas durante os eventos do Colégio, como por exemplo na Mostra de Projetos.

Confira a matéria do programa "Mais Caminho" no GloboPlay clicando aqui.

  

 

PROATIVISMO 

Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia de COVID-19, foi possível dar continuidade às ações, uma vez que os alunos Théo Cardoso Lusvordes, do 6º ano do Ensino Fundamental II, e Pedro Henrique Buzinaro, do 2º ano do Ensino Médio, que já possuíam pequenos meliponários em suas residências, aceitaram colaborar com as pesquisas.

No dia 21 de junho de 2022, os estudantes Théo e Pedro, acompanhados de suas mães, Vania Buzinaro e Mariana Lusvordes, levaram ao Colégio algumas espécies de abelhas sem ferrão, como a Jataí e a Mandaçaia. O encontro proporcionou uma troca de aprendizagem e conscientização sobre a preservação das abelhas para o ciclo da cadeia alimentar.

 

PREMIAÇÕES

Em dezembro de 2021, o projeto “Vamos Polinizar Essa Ideia?”, do Colégio Salesiano Dom Bosco de Americana (SP) foi reconhecido na premiação global Rainforest Kids Challenge pelo trabalho de proteção das abelhas que constituem uma parte muito importante no equilíbrio da cadeia alimentar e da vida no planeta Terra.

Participando do concurso alinhado com a Agenda 2030 da ONU, o projeto se enquadrou no Objetivo 15, que estabelece: "Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres". O projeto do Colégio Dom Bosco de Americana foi vencedor do concurso, recebendo uma premiação em forma de recursos financeiros.

Uma parcela do valor recebido foi direcionada para a Vila do Mel Mamãe Margarida, localizada dentro do próprio Colégio. Este espaço abriga cinco espécies de abelhas nativas sem ferrão e, tanto alunos quanto professores podem visitá-lo a qualquer momento. Essa iniciativa representa um verdadeiro estudo interno sobre o meio ambiente, onde cada espécie de abelha é valorizada por suas características únicas e papel na polinização. A outra parte dos recursos recebidos foi doada para a Organização Não Governamental (ONG) "Bee or not to Bee", situada em Ribeirão Perto, que compartilha o compromisso de preservação das abelhas. A ONG permanece empenhada no desenvolvimento de diversos projetos voltados para a proteção e disseminação de informações cruciais sobre a importância das abelhas no ecossistema.

Confira o vídeo do projeto clicando aqui e conheça mais detalhes cliando aqui.

  

 

INSPIRAÇÃO E EXEMPLO

A mobilização no Colégio não se limitou aos seus muros e agora a prefeitura de Americana está em obras para criar o "Jardim das Abelhas", um espaço público que tem o objetivo de destacar a importância das abelhas e da biodiversidade, proporcionando um espaço especial de visita para toda a comunidade.

Já em Santa Barbara D'Oeste, o Centro Ecológico foi inaugurado, com destaque para um meliponário inspirado no projeto do Colégio, onde os visitantes podem aprender sobre a vitalidade das abelhas na polinização e na manutenção dos ecossistemas locais, promovendo a conscientização ambiental na região.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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4º Encontro On-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas aprofunda discussão sobre como utilizar ferramentas de design para tornar a formação de professores mais visível

No dia 12 de novembro, a Rede Salesiana Brasil realizou o 4º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, encerrando o ciclo formativo de 2025 com um momento marcado pela criatividade, colaboração e aprofundamento metodológico. Coordenações Pedagógicas de todo o Brasil acompanharam a formação conduzida pela formadora Caroline Cardoso. A partir da fundamentação desenvolvida, as coordenações foram convidadas a refletir sobre o papel das linguagens visuais como estratégia pedagógica, especialmente no contexto da formação continuada dos educadores. Com uma abordagem dinâmica, Caroline apresentou princípios de design aplicáveis ao cotidiano das coordenações, reforçando como a visualidade potencializa a clareza das orientações, a comunicação pedagógica e a devolutiva das práticas docentes. Atividade “mão na massa”: criatividade para expressar processos formativos Em sintonia com o tema, o encontro contou com uma proposta prática. Antecipadamente, as participantes foram orientadas a preparar um pequeno kit de materiais para a atividade. Durante a formação, cada coordenação produziu uma peça criativa, utilizando elementos simples, mas alinhados ao conteúdo apresentado. As produções foram compartilhadas no grupo de WhatsApp do Programa de Formação das Coordenações , criando um ambiente de inspiração mútua e troca entre as coordenações, fortalecendo a rede colaborativa que sustenta o Programa. Narrativas formativas e construção coletiva Outro momento significativo foi a partilha em pequenos grupos. As coordenações trocaram experiências, narrativas e percursos formativos desenvolvidos em suas escolas ao longo de 2025, especialmente com as(os) educadoras(es) dos Anos Iniciais. Esses registros foram reunidos em um mural colaborativo no Padlet, que permanecerá como memória afetiva e pedagógica do trabalho realizado. Avaliação do percurso formativo e continuidade em 2026 Para encerrar a edição 2025 do Programa, foi disponibilizado um formulário de avaliação do percurso, no qual as coordenações podem registrar percepções, sugestões e encaminhamentos. As contribuições serão fundamentais para a organização da continuidade da jornada formativa de 2026, a ser desenvolvida por meio de três encontros on-line ao longo do ano, dando continuidade ao compromisso com a qualificação e o fortalecimento da prática pedagógica nas escolas da RSB. O encerramento do ciclo formativo de 2025 reafirma o compromisso da Rede Salesiana Brasil com processos pedagógicos de qualidade, colaborativos e alinhados às demandas contemporâneas da educação. Em 2026, seguimos juntas(os), fortalecendo o trabalho das coordenações e promovendo uma formação integral e humanizadora para nossas comunidades educativas. Saiba mais sobre sobre o terceiro encontro deste ciclo de formações clicando aqui. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

4º Encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais aprofunda a reflexão sobre avaliação na prática

O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Finais da Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou, no dia 22 de outubro, o seu 4º encontro on-line, reunindo cerca de 20 acessos simultâneos de coordenadores de todo o país. O tema desta edição, “Avaliação na prática: pensando, experimentando, repensando e vivenciando”, convidou os participantes a revisitar suas concepções e experiências sobre a avaliação, com foco em práticas formativas e reflexivas. A formação foi conduzida pela Profª Leoneide Rodrigues, Assessora Pedagógica da RSB, que tem acompanhado o percurso formativo das coordenações ao longo do ano. Em sua condução, Leoneide enfatizou a importância de compreender a avaliação como parte integrante do processo de aprendizagem, e não apenas como um instrumento de mensuração. “Avaliar é um ato de cuidado e de compromisso com o desenvolvimento integral dos estudantes. É preciso criar espaços para o diálogo, a escuta e o feedback construtivo, de modo que cada estudante se perceba em constante crescimento”, destacou a formadora durante o encontro.   Avaliação formativa e feedbacks significativos O encontro foi marcado pela vivência prática e pela troca de experiências entre as coordenações. Em grupos, os participantes refletiram sobre situações do cotidiano escolar, analisando desafios e estratégias para aprimorar os processos avaliativos. Os participantes destacaram, no formulário de feedback, a riqueza dos momentos de partilha e prática, especialmente as reflexões sobre a Avaliação Formativa e sua relação com o Currículo da Rede Salesiana Brasil, o uso ético e pedagógico da Inteligência Artificial na elaboração de rubricas, a relevância dos feedbacks construtivos no desenvolvimento dos estudantes e a análise dos desafios dos enunciados avaliativos na construção de atividades alinhadas às habilidades previstas. Também destacaram o uso da ferramenta ChatGPT em atividades de reflexão e produção pedagógica, demonstrando como a IA pode ser integrada de forma contextualizada e intencional ao planejamento educativo.   Um caminho de formação contínua O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais integra o conjunto de ações formativas promovidas pela RSB para fortalecer o papel das lideranças educacionais na consolidação do Projeto Educativo Pastoral Salesiano. Desde o primeiro encontro, o programa vem abordando temas fundamentais para a prática pedagógica, como Neurociências da Aprendizagem, com a Drª Leonor Guerra, a personalização da aprendizagem e as potencialidades da avaliação formativa. “Cada encontro é uma oportunidade de repensar a nossa missão educativa à luz do carisma salesiano, buscando sempre o desenvolvimento integral dos nossos estudantes e a construção de comunidades educativas que aprendem juntas”, destacou Leoneide Rodrigues. Veja também algumas matérias anteriores desta série de formações: 1º Encontro: Início do percurso formativo das coordenações pedagógicas 3º Encontro: A avaliação como prática potencializadora da aprendizagem   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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