Encontro Nacional do Comitê das Escolas Salesianas
31/03/2023

Encontro Nacional do Comitê das Escolas Salesianas

Encontro Nacional do Comitê das Escolas Salesianas

Aconteceu, nos dias 29, 30 e 31 de março, presencialmente no escritório central da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), o Encontro Nacional do Comitê das Escolas Salesianas

Com o objetivo de promover a integração e renovar o comprometimento do Comitê para o trabalho em Rede, bem como o alinhamento das ações previstas no Plano Anual de Trabalho (PAT) integrado, o encontro foi conduzido pela Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Ir. Lucia Jacinta Finassi, juntamente com a Direção Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, e a Coordenadora Executiva, Maria Dantas. Como representante da Pastoral Juvenil Salesiana (PJS), o evento também contou com a presença da Ir. Teresa Cristina Domiciano, além da presença do Referente das Escolas Salesianas, Pe. Justo Piccinini e, representando cada Inspetoria Salesiana do Brasil, também estiveram presentes seus respectivos Coordenadores das Escolas: Pe. Leandro Brum Pinheiro e Ana Sofiati; Pe. Douglas Verdi e Évila Souza Borges; Ir. Teresa Cristina Domiciano e Ir. Lucia Jacinta Finassi; Ir. Amélia de Assis Castro e Cristiano Prates Rodrigues; Paulo Rogedo; Pe. José Lopes Júnior e Rodrigo Dias Ferreira de Araújo; Valéria Rodrigues; Pe. Hermenegildo Conceição Silva; Ir. Leonéia Ferreira Furtado e Maricleide Costa Gonçalves.

O primeiro dia de encontro contou com uma temática voltada para o fortalecimento da integração do Comitê, sendo comandado pelos Diretores Executivos da Rede Salesiana Brasil, Ir. Silvia e Pe. Pessinatti, os quais também marcaram presença em todos os demais dias do evento.

No segundo dia, após a Oração Inicial, os integrantes do encontro contaram com as participações especiais das Coordenadoras Nacionais da Comunicação e da Ação Social Salesiana, respectivamente, Ir. Maike Loes e Carolina Neves de Oliveira. De forma remota, as duas trouxeram em suas falas uma reflexão que reforça a proposta para 2023 de fortalecimento do trabalho em Rede. Em seguida, o encontro se dedicou ao entendimento das diversas realidades inspetoriais, trazendo exposições de cada Coordenador das Escolas sobre como se dão os trabalhos localmente e quais são os principais desafios de suas unidades. 

Ainda no segundo dia, houve a apresentação do Plano Anual de Trabalho (PAT) da Rede Salesiana Brasil para 2023, seguido de um momento dedicado à reflexão sobre a intencionalidade das Acolhidas nas escolas. Foi também no segundo dia do evento que a equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, formada pelos Analistas de Comunicação Janaína Lima e Thiago Silva; pelo Designer Gráfico, Pedro Freitas; juntamente com a Ir. Maike Loes, apresentaram a proposta para 2023/2024 da Campanha de Matrículas para as Escolas da Rede Salesiana Brasil.

Como últimas ações do dia, houve uma partilha das percepções sobre o processo de implantação do Projeto Identità, trazendo os destaques e pontos de atenção; além de uma avaliação do IV Encontro das Escolas Salesiana na América (IV ESA) e preparação do V ESA.

  

O início do terceiro e último dia do Encontro se debruçou sobre a partilha do processo de implantação do Currículo das Escolas Salesianas em cada Inspetoria, seguida de apresentação do Guia 2 (Caderno 6 do Currículo), além de um momento de conversa sobre as perspectivas do Novo Ensino Médio e atualizações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O período da tarde trouxe alguns importantes alinhamentos sobre os principais eventos das Escolas da Rede Salesiana Brasil para 2023: ENARSE/ENEL (23 e 24 de agosto); III Fórum Salesiano pelo Pacto Educativo Global (25 e 26 de outubro); Seminários de Socialização de Boas Práticas e Programa SPRINT de Transformação Didática + Mentoria.

Em um segundo momento, o Comitê trouxe uma socialização sobre o histórico de contribuições dos Grupos de Trabalho e possibilidades de reativação. Seriam eles: GT Pedagógico para a construção da rubrica de mentoria para o Ensino Médio; GT Parâmetros Institucionais de Qualidade Educacional para colaboração no processo de desenvolvimento/validação da plataforma de avaliação; GT Educação Infantil para formação das equipes relacionadas às Diretrizes e Caderno 2 do Currículo, e GT Ensino Religioso para estudo sobre o Ensino Religioso na Educação Infantil. Por último, houve um alinhamento quanto à sistemática de trabalho do Comitê de Animadores das Escolas.

O encontro foi finalizado com uma Celebração de Envio, fazendo com que os participantes do Encontro voltem às suas Inspetorias com a missão de, também localmente, fortalecer o entendimento da necessidade cada vez mais latente de uma ação em Rede que dê subsídios sempre mais concretos às necessidades da juventude do país, em especial àquela que se encontra em situação de vulnerabilidade social, sempre tendo o carisma salesiano como ponto de partida.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil  

Mais Recentes

Aluna do Salesiano Recife é classificada para a etapa nacional da Olimpíada Jovens Gênios

A aluna do Salesiano Recife, Sofie Félix, garantiu uma vaga na final nacional da Liga das Estrelas 2025.  A sua trajetória até a classificação começou no segundo semestre de 2025, quando Sofie começou a realizar as atividades dentro da plataforma dos Jovens Gênios. Impulsionada por suas professoras e com o apoio da sua família, a estudante conseguiu passar com excelência nas etapas estaduais e regionais, que aconteceram simultaneamente de forma digital na plataforma educacional. A final Nacional da olimpíada jovens gênios acontecerá no Rio De Janeiro, e Sofie já está ansiosa para viver essa nova experiência. Encantada pela metodologia de gamificação que é oferecida, deixando mais divertido o seu processo de aprendizagem, Sofie não perdia nenhuma atividade, foi recebendo as estrelas a cada uma que concluía. A proposta pedagógica da plataforma Jovens Gênios junta os recursos de Inteligência Artificial (IA) à gamificação, promovendo uma aprendizagem personalizada, dinâmica e motivadora, fatores que contribuíram significativamente para o engajamento da estudante ao longo desse processo. Ao comentar a sua conquista, Sofie disse que ficou muito feliz ao receber a notícia de que estava classificada para a etapa nacional, não parava de sorrir, muito orgulhosa por sua conquista e pela viagem ao Rio de Janeiro, que será a sua primeira viagem para fora do estado. O seu comprometimento também foi reconhecido pelas suas professoras, que acompanharam todo o seu processo de evolução. Para a professora Marta Lima, “Sofie sempre esteve disponível a ajudar os alunos em tudo, sempre organizada e dedicada, e se encantou ao ver a plataforma do Jovens Gênios”. Já a professora Darlyx Stamford ressalta que o resultado alcançado é consequência direta do empenho apresentado diariamente pela estudante e do apoio que recebeu em casa. “Esse resultado não foi uma surpresa, foi fruto de um trabalho onde víamos todo dia aquela sementinha crescendo, é muito gratificante saber desse resultado, me senti vitoriosa por ter uma aluna como Sofie, ela é uma aluna destaque”, afirma Darlyx. Com a etapa nacional se aproximando, Sofie vem se preparando para representar o Salesiano Recife e o nosso estado, “mantendo a calma e focando muito nos estudos, para fazer as questões com calma e acertar o máximo que puder”, conta Sofie. Todos do Salesiano Recife estão na torcida pela nossa aluna destaque Sofie Félix, que leva consigo não só o nome e os valores da nossa instituição, mas também o orgulho por representar o nosso estado em uma competição educacional com alunos de todo o país. Fonte: Laís Tavares - Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

Comitê de Escolas da RSB aprofunda articulações estratégicas e projeta ações nacionais para 2026

No segundo e terceiro dias do encontro das áreas programáticas da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Porto Alegre (RS), o Comitê de Escolas concentrou esforços em pautas estruturantes para a educação salesiana no país. Entre análises técnicas, partilhas pastorais e encaminhamentos estratégicos, o grupo reforçou a corresponsabilidade das inspetorias na consolidação de uma atuação verdadeiramente em Rede. A programação de quarta-feira, dia 25/02, foi iniciada com a Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Adalberto, reunindo o Comitê de Ação Social, Comunicação e o Comitê de Escolas em espírito de comunhão. Na sequência, a equipe do escritório de Brasília,  conduziu a reflexão sobre os Encontros Regionais ENARSE e ENEL, com ênfase na Plataforma de Planos de Melhoria – Caderno 6. O diálogo evidenciou a necessidade de transformar os dados diagnósticos em estratégias concretas de qualificação pedagógica, fortalecendo a cultura de acompanhamento e melhoria contínua nas unidades educativas. Anderson Leal reforçou que “o grande desafio é transformar planejamento em prática concreta nas escolas. Os alinhamentos realizados aqui nos ajudam a garantir unidade de direção, clareza nos processos e corresponsabilidade entre as inspetorias. Quando partilhamos dados, experiências e decisões, fortalecemos a Rede e qualificamos ainda mais nossa proposta educativa”. Ainda pela manhã, a Campanha Nacional das Escolas foi analisada sob a perspectiva institucional e comunicacional. O debate buscou alinhar discurso, identidade e posicionamento, garantindo que a proposta educativa salesiana seja apresentada com clareza e coerência às famílias. À tarde, Ana Paula, Gestora Nacional de Projetos de Educação Continuada da RSB, apresentou o Plano Integrado de Formação, destacando sua centralidade na consolidação das competências institucionais e na integração entre missão, gestão e prática pedagógica. O PIF foi compreendido como eixo estruturante da formação permanente dos educadores, em sintonia com os desafios contemporâneos da educação. Encerrando o dia, o Pe. Sérgio conduziu a análise de Dados Nacionais de Educação das escolas da RSB e dos processos avaliativos conjuntos para o Ensino Fundamental. O momento reforçou a importância de indicadores compartilhados e critérios comuns de avaliação, assegurando unidade de parâmetros acadêmicos e fortalecimento da identidade pedagógica da RSB. Pastoral, identidade e inovação educativa O terceiro dia, 26/02, iniciou com celebração presidida pelo Pe. Felipe Bauzière, sob a responsabilidade do Comitê de Comunicação. Na sequência, o diálogo com a Pastoral Juvenil, conduzido pelo Pe. Sérgio Ramos e por Volnei, reafirmou que toda proposta educativa salesiana é, em sua essência, evangelizadora. A integração entre escola e pastoral foi destacada como elemento indispensável para a formação integral dos jovens. Ainda pela manhã, o Pe. Sérgio Baldin apresentou encaminhamentos relacionados à Editora Edebê, evidenciando a importância dos materiais didáticos da editora na consolidação da identidade pedagógica salesiana. No período da tarde, a agenda foi dedicada a informes e aprofundamentos sobre projetos estratégicos: Projeto Identitá, Projeto Escola [h(i²)a²q], Projeto de Educomunicação, Programa de Internacionalização da RSB, potencialização dos esportes em nível nacional, Encontro Nacional dos Orientadores Educacionais e as reuniões mensais do Comitê de Escolas. Anderson Leal conduziu os encaminhamentos, reforçando a necessidade de articulação entre inovação, identidade e gestão em Rede. Ir. Jacinta Finassi, coordenadora das escolas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida destacou que “quando falamos de inovação, não estamos tratando apenas de novos projetos, mas de fidelidade criativa ao nosso carisma. Cada iniciativa apresentada aqui precisa fortalecer a identidade salesiana e, ao mesmo tempo, responder às exigências atuais da educação. Trabalhar em Rede nos dá a segurança de não caminharmos sozinhos e a coragem de avançar juntos”. A avaliação final do encontro ocorreu em formato de roda de conversa, com check-list padrão e registro formal das contribuições. O momento de fala e escuta evidenciou maturidade institucional e compromisso coletivo. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Visita Madre Geral FMA: Comunidade educativa celebra manhã festiva com a Madre Chiara no Colégio Maria Auxiliadora

Na manhã do dia 24, na residência das irmãs, a Madre recebeu a visita dos alunos do terceiro ano do Colégio Maria Auxiliadora de Petrolina, que a acolheram com entusiasmo ao som do canto “Põe tua mão, minha Rainha”. O gesto expressou o carinho e a espiritualidade mariana que marcam a identidade da comunidade educativa. Em seguida, a Madre e as irmãs foram conduzidas pelos próprios estudantes até a capela do Colégio. No local, a Madre dirigiu uma mensagem especial aos presentes, recordando a importância da Jornada da Juventude e destacando palavras do Papa Leão XIV aos jovens, sobretudo no que se refere à necessidade de alimentar os sonhos. Logo após, todos foram conduzidos ao Ginásio da escola, que já se encontrava repleta de alunos, educadores, pais, ex-alunos e irmãs vindas de diversas casas da Inspetoria. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Pe. Inácio, inspetor salesiano da Região Nordeste, concelebrada por padres salesianos e diocesanos, em um clima de profunda comunhão e gratidão. Pe. Inácio, em sua fala, ressaltou que um projeto educativo integral não é fruto de cálculos humanos. Ele supera a lógica das aparências e até das evidências. As primeiras seis irmãs fundadoras tinham, sob toda lógica humana, todas as razões para desistir do grande milagre da educação: saúde frágil, dificuldades de adaptação, incompreensões e intempéries. Mas preferiram confiar na palavra já dita por Nossa Senhora no Evangelho, com o imperativo que sustenta todo o mistério da educação: “Fazei tudo o que Ele vos disser.” A liturgia contou com a participação ativa dos estudantes: leitores, salmista e coral foram compostos por alunos, que contribuíram para a beleza e solenidade da celebração. Um dos momentos mais emocionantes foi a coroação de Nossa Senhora. A coroa passou pelas mãos de vários representantes: irmãs, funcionários, alunos, ex-alunos e pais, até chegar às mãos de um jovem, simbolizando a continuidade do carisma e da missão junto às novas gerações. Encerrada a celebração na quadra, a comunidade dirigiu-se para o plantio do jequitibá, gesto simbólico que marcou o centenário. A árvore foi plantada pela Madre Geral, e cada irmã depositou um punhado de terra trazidas de suas comunidades, juntamente com crianças da Educação Infantil, que entoaram um canto alusivo ao “plantar o amor”. O momento reforçou o compromisso com a vida, a esperança e o futuro da missão salesiana. Após a programação da manhã, foi oferecido um lanche aos padres e às irmãs no refeitório da comunidade. Às 13h, foi servido o almoço no refeitório do Colégio, encerrando mais um dia significativo das celebrações dos 100 anos do carisma salesiano no Nordeste, vividos com fé, gratidão e renovado compromisso com a juventude. P              Por: Ir. Kelly Gaioso e Ir. Fátima Cunha da Inspetoria Maria Auxiliadora - BRE

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil