Encontro Nacional do Comitê das Escolas Salesianas
31/03/2023

Encontro Nacional do Comitê das Escolas Salesianas

Encontro Nacional do Comitê das Escolas Salesianas

Aconteceu, nos dias 29, 30 e 31 de março, presencialmente no escritório central da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), o Encontro Nacional do Comitê das Escolas Salesianas

Com o objetivo de promover a integração e renovar o comprometimento do Comitê para o trabalho em Rede, bem como o alinhamento das ações previstas no Plano Anual de Trabalho (PAT) integrado, o encontro foi conduzido pela Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Ir. Lucia Jacinta Finassi, juntamente com a Direção Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, e a Coordenadora Executiva, Maria Dantas. Como representante da Pastoral Juvenil Salesiana (PJS), o evento também contou com a presença da Ir. Teresa Cristina Domiciano, além da presença do Referente das Escolas Salesianas, Pe. Justo Piccinini e, representando cada Inspetoria Salesiana do Brasil, também estiveram presentes seus respectivos Coordenadores das Escolas: Pe. Leandro Brum Pinheiro e Ana Sofiati; Pe. Douglas Verdi e Évila Souza Borges; Ir. Teresa Cristina Domiciano e Ir. Lucia Jacinta Finassi; Ir. Amélia de Assis Castro e Cristiano Prates Rodrigues; Paulo Rogedo; Pe. José Lopes Júnior e Rodrigo Dias Ferreira de Araújo; Valéria Rodrigues; Pe. Hermenegildo Conceição Silva; Ir. Leonéia Ferreira Furtado e Maricleide Costa Gonçalves.

O primeiro dia de encontro contou com uma temática voltada para o fortalecimento da integração do Comitê, sendo comandado pelos Diretores Executivos da Rede Salesiana Brasil, Ir. Silvia e Pe. Pessinatti, os quais também marcaram presença em todos os demais dias do evento.

No segundo dia, após a Oração Inicial, os integrantes do encontro contaram com as participações especiais das Coordenadoras Nacionais da Comunicação e da Ação Social Salesiana, respectivamente, Ir. Maike Loes e Carolina Neves de Oliveira. De forma remota, as duas trouxeram em suas falas uma reflexão que reforça a proposta para 2023 de fortalecimento do trabalho em Rede. Em seguida, o encontro se dedicou ao entendimento das diversas realidades inspetoriais, trazendo exposições de cada Coordenador das Escolas sobre como se dão os trabalhos localmente e quais são os principais desafios de suas unidades. 

Ainda no segundo dia, houve a apresentação do Plano Anual de Trabalho (PAT) da Rede Salesiana Brasil para 2023, seguido de um momento dedicado à reflexão sobre a intencionalidade das Acolhidas nas escolas. Foi também no segundo dia do evento que a equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, formada pelos Analistas de Comunicação Janaína Lima e Thiago Silva; pelo Designer Gráfico, Pedro Freitas; juntamente com a Ir. Maike Loes, apresentaram a proposta para 2023/2024 da Campanha de Matrículas para as Escolas da Rede Salesiana Brasil.

Como últimas ações do dia, houve uma partilha das percepções sobre o processo de implantação do Projeto Identità, trazendo os destaques e pontos de atenção; além de uma avaliação do IV Encontro das Escolas Salesiana na América (IV ESA) e preparação do V ESA.

  

O início do terceiro e último dia do Encontro se debruçou sobre a partilha do processo de implantação do Currículo das Escolas Salesianas em cada Inspetoria, seguida de apresentação do Guia 2 (Caderno 6 do Currículo), além de um momento de conversa sobre as perspectivas do Novo Ensino Médio e atualizações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O período da tarde trouxe alguns importantes alinhamentos sobre os principais eventos das Escolas da Rede Salesiana Brasil para 2023: ENARSE/ENEL (23 e 24 de agosto); III Fórum Salesiano pelo Pacto Educativo Global (25 e 26 de outubro); Seminários de Socialização de Boas Práticas e Programa SPRINT de Transformação Didática + Mentoria.

Em um segundo momento, o Comitê trouxe uma socialização sobre o histórico de contribuições dos Grupos de Trabalho e possibilidades de reativação. Seriam eles: GT Pedagógico para a construção da rubrica de mentoria para o Ensino Médio; GT Parâmetros Institucionais de Qualidade Educacional para colaboração no processo de desenvolvimento/validação da plataforma de avaliação; GT Educação Infantil para formação das equipes relacionadas às Diretrizes e Caderno 2 do Currículo, e GT Ensino Religioso para estudo sobre o Ensino Religioso na Educação Infantil. Por último, houve um alinhamento quanto à sistemática de trabalho do Comitê de Animadores das Escolas.

O encontro foi finalizado com uma Celebração de Envio, fazendo com que os participantes do Encontro voltem às suas Inspetorias com a missão de, também localmente, fortalecer o entendimento da necessidade cada vez mais latente de uma ação em Rede que dê subsídios sempre mais concretos às necessidades da juventude do país, em especial àquela que se encontra em situação de vulnerabilidade social, sempre tendo o carisma salesiano como ponto de partida.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil  

Mais Recentes

4º Encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais aprofunda a reflexão sobre avaliação na prática

O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Finais da Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou, no dia 22 de outubro, o seu 4º encontro on-line, reunindo cerca de 20 acessos simultâneos de coordenadores de todo o país. O tema desta edição, “Avaliação na prática: pensando, experimentando, repensando e vivenciando”, convidou os participantes a revisitar suas concepções e experiências sobre a avaliação, com foco em práticas formativas e reflexivas. A formação foi conduzida pela Profª Leoneide Rodrigues, Assessora Pedagógica da RSB, que tem acompanhado o percurso formativo das coordenações ao longo do ano. Em sua condução, Leoneide enfatizou a importância de compreender a avaliação como parte integrante do processo de aprendizagem, e não apenas como um instrumento de mensuração. “Avaliar é um ato de cuidado e de compromisso com o desenvolvimento integral dos estudantes. É preciso criar espaços para o diálogo, a escuta e o feedback construtivo, de modo que cada estudante se perceba em constante crescimento”, destacou a formadora durante o encontro.   Avaliação formativa e feedbacks significativos O encontro foi marcado pela vivência prática e pela troca de experiências entre as coordenações. Em grupos, os participantes refletiram sobre situações do cotidiano escolar, analisando desafios e estratégias para aprimorar os processos avaliativos. Os participantes destacaram, no formulário de feedback, a riqueza dos momentos de partilha e prática, especialmente as reflexões sobre a Avaliação Formativa e sua relação com o Currículo da Rede Salesiana Brasil, o uso ético e pedagógico da Inteligência Artificial na elaboração de rubricas, a relevância dos feedbacks construtivos no desenvolvimento dos estudantes e a análise dos desafios dos enunciados avaliativos na construção de atividades alinhadas às habilidades previstas. Também destacaram o uso da ferramenta ChatGPT em atividades de reflexão e produção pedagógica, demonstrando como a IA pode ser integrada de forma contextualizada e intencional ao planejamento educativo.   Um caminho de formação contínua O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais integra o conjunto de ações formativas promovidas pela RSB para fortalecer o papel das lideranças educacionais na consolidação do Projeto Educativo Pastoral Salesiano. Desde o primeiro encontro, o programa vem abordando temas fundamentais para a prática pedagógica, como Neurociências da Aprendizagem, com a Drª Leonor Guerra, a personalização da aprendizagem e as potencialidades da avaliação formativa. “Cada encontro é uma oportunidade de repensar a nossa missão educativa à luz do carisma salesiano, buscando sempre o desenvolvimento integral dos nossos estudantes e a construção de comunidades educativas que aprendem juntas”, destacou Leoneide Rodrigues. Veja também algumas matérias anteriores desta série de formações: 1º Encontro: Início do percurso formativo das coordenações pedagógicas 3º Encontro: A avaliação como prática potencializadora da aprendizagem   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Rede Salesiana Brasil promove 4º encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil

Formação colaborativa possibilita avanços na construção da Rubrica da RSB para a Educação Infantil, em alinhamento com o Currículo, e reafirma a identidade salesiana nas práticas docentes No dia 23 de outubro, a Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou o 4º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, conduzido pela formadora Caroline Cardoso. O encontro, que contou com acessos simultâneos de todo o Brasil, teve como tema “Rubrica da RSB para a Educação Infantil: construção colaborativa pelo fortalecimento da identidade salesiana”, reafirmando o compromisso coletivo com a formação integral e o acompanhamento pedagógico das práticas docentes. Desdobramento direto da Jornada Formativa para as Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, realizada em Aparecida/SP, o programa é uma iniciativa da RSB em parceria com a Editora Edebê, voltada à consolidação de referenciais formativos que orientem o trabalho das coordenações em todas as escolas da Rede. Escuta, diálogo e corresponsabilidade Inspirada na pedagogia de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, a formação destacou a escuta sensível como eixo central do acompanhamento formativo. A partir das reflexões de autoras como Carla Rinaldi e Paulo Freire, as participantes foram convidadas a refletir sobre o papel da coordenação pedagógica como mediadora do processo de aprendizagem e como parceira ativa na construção de práticas educativas mais conscientes, criativas e integradoras. Durante a partilha de experiências, as narrativas das coordenações evidenciaram o impacto da escuta e do diálogo colaborativo na transformação das práticas docentes e no fortalecimento da cultura formativa da Educação Infantil. “Reconhecemo-nos como parceiras em um mesmo propósito, sustenta a prática pedagógica e a torna viva, coerente e em constante movimento”, destacou uma das participantes, sintetizando o espírito do encontro. Construção coletiva da rubrica A parte prática da formação foi dedicada à construção colaborativa dos critérios da Rubrica da RSB, instrumento que orientará o acompanhamento das práticas pedagógicas nas escolas salesianas. Em pequenos grupos, as participantes refletiram sobre questões-chave: Quais ações representam as práticas que desejamos observar em nossas escolas? Quais são contrárias a essa intencionalidade? Quais indicadores nos ajudarão a compreender a consolidação de uma proposta educativa salesiana na Educação Infantil? A rubrica, alinhada ao Currículo da RSB e à BNC Formação, contempla dimensões essenciais da ação docente, como intencionalidade pedagógica, estratégias de ensino, documentação, mediação e vivência dos valores salesianos, reforçando o compromisso com a formação integral das crianças e com a coerência entre fé, razão e amor educativo. Caminho formativo contínuo Ao final do encontro, Caroline Cardoso ressaltou que o processo de construção da rubrica é mais que um produto: “é um percurso formativo que traduz o jeito salesiano de educar, com escuta ativa, colaboração e busca constante por práticas inovadoras que respondam às realidades das escolas e das infâncias, disse a formadora”. A RSB reforça, assim, sua missão de promover uma formação continuada que articula teoria e prática, impulsionando cada coordenação pedagógica a ser presença animadora e transformadora no cotidiano educativo.

Lideranças Salesianas refletem sobre os desafios e oportunidades da Inteligência Artificial na Educação

O 4º Encontro on-line do Programa de Formação de Lideranças da Rede Salesiana Brasil (RSB) foi realizado no dia 21 de outubro, das 15h às 17h, reunindo 63 pontos de acesso simultâneos em todo o país. A formação teve como tema central “Inteligência Artificial na Educação: desafios e oportunidades para as lideranças”, conduzida pelo Prof. Frank Ned, que proporcionou uma reflexão profunda sobre o papel das lideranças salesianas diante das transformações tecnológicas e educacionais da atualidade. Durante o encontro, os participantes foram convidados a refletir sobre como a Inteligência Artificial (IA) pode ser uma aliada no processo educativo, favorecendo a personalização do ensino, o apoio ao trabalho docente e a inovação nas práticas pedagógicas. Mais do que uma abordagem técnica e um alinhamento conceitual, a formação destacou a necessidade de compreender onde estamos, como gerenciamos o presente e quais caminhos desejamos trilhar para o futuro, sempre preservando o olhar humano e cristão que orienta a missão educativa salesiana. A partir dos depoimentos registrados no formulário de feedback, emergiram reflexões significativas sobre o conteúdo do encontro: “Foi muito significativa a reflexão sobre a importância de identificar onde estamos e gerenciar o presente, compreendendo que só assim é possível planejar ações concretas e coerentes com o que desejamos alcançar. Também marcou a ideia de que precisamos nos desprender do passado para criar o futuro, utilizando as ferramentas disponíveis de forma estratégica e facilitadora, para transformar desafios em oportunidades de inovação e crescimento.” “A personalização do ensino, com o apoio da IA, pode favorecer a adaptação do aprendizado às necessidades de cada estudante, além de facilitar o trabalho docente e estimular práticas mais criativas e inovadoras.” “A abordagem desenvolvida foi de suma importância para quem exerce a liderança como serviço que constrói e transforma relações no ambiente de trabalho e na missão.” Essas contribuições revelam o quanto a temática da Inteligência Artificial desperta interesse, esperança e compromisso ético entre as lideranças das escolas da Rede Salesiana Brasil. O encontro reforçou a convicção de que, com discernimento, espírito de serviço e fidelidade ao carisma de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, é possível integrar tecnologia e humanismo, razão e fé, a serviço da formação integral dos jovens. Confira também as edições anteriores do Programa de Formação de Lideranças: 1º Encontro — Planejamento e identidade da liderança salesiana 2º Encontro — Cenários econômicos e gestão estratégica  3º Encontro — Análise de indicadores e processos de decisão   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil