16/09/2024

Equipes de Robótica dos Salesianos Bahia brilham na FIRST® LEGO® League Explore

Equipes de Robótica dos Salesianos Bahia brilham na FIRST® LEGO® League Explore
Fotos: Salesianos Bahia

As equipes de robótica dos Salesianos Bahia alcançaram resultados extraordinários na etapa nacional da FIRST® LEGO® League Explore, realizada em Recife no dia 12 de setembro. A competição, voltada para crianças de 6 a 10 anos, é um evento internacional que promove o aprendizado de STEAM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia artes e matemática) através da construção de modelos LEGO® e programação. A competição é reconhecida mundialmente por incentivar o desenvolvimento de habilidades fundamentais como trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico desde cedo, preparando os jovens para os desafios tecnológicos do futuro.

Na competição deste ano, a equipe ProMakersJr, do Colégio Salesiano Dom Bosco Salvador, conquistou o primeiro lugar na categoria Coding Award, que reconhece a excelência na programação e na resolução de problemas técnicos. A habilidade da equipe em desenvolver soluções inovadoras e técnicas impressionou os jurados, garantindo-lhes o título.

Já a equipe ProSavioJr, do Colégio Salesiano Dom Bosco Camaçari, foi campeã na categoria Core Values, que destaca o espírito de equipe, a colaboração e a inclusão entre os participantes. O destaque da equipe nessa categoria demonstra o compromisso dos estudantes com a cooperação e o trabalho em grupo para alcançar objetivos comuns. 

As equipes e seus técnicos estão agora aguardando pela divulgação dos resultados em outubro, que determinarão se representarão a Bahia na etapa mundial em Dallas, Texas, nos Estados Unidos. Este feito inédito é motivo de grande orgulho para toda a comunidade dos Salesianos Bahia, que segue celebrando o sucesso de seus estudantes.

Fonte: Equipe de Comunicação e Marketing dos Salesianos Bahia

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Sancionada lei que restringe uso de celulares nas escolas

Lei nº 15.100/2025 busca equilibrar o uso de tecnologias digitais na educação básica. Legislação foi sancionada nesta segunda-feira, 13 de janeiro, pelo presidente da República O projeto de lei que regulamenta a utilização de aparelhos eletrônicos portáteis, incluindo celulares, por estudantes nos estabelecimentos de ensino público e privado da educação básica foi sancionado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira, 13 de janeiro. A medida visa salvaguardar a saúde mental, física e psíquica de crianças e adolescentes, promovendo um ambiente escolar mais saudável e equilibrado. O ministro da Educação, Camilo Santana, participou da cerimônia.  De acordo com a Lei nº 15.100/2025, é vedado o uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante aulas, recreios e intervalos em todas as etapas da educação básica. A vedação não se aplica ao uso pedagógico desses dispositivos. As exceções são permitidas apenas para casos de necessidade, perigo ou força maior. A lei também assegura o uso desses dispositivos para fins de acessibilidade, inclusão, condições de saúde ou garantia de direitos fundamentais.   O objetivo da lei não é proibir o uso de celulares, mas proteger nossas crianças e adolescentes por meio da restrição a esses aparelhos.” Camilo Santana, ministro da Educação  “O objetivo da lei não é proibir o uso de celulares, mas proteger nossas crianças e adolescentes por meio da restrição a esses aparelhos”, disse Santana. “O celular só poderá ser utilizado nas salas de aula para fins pedagógicos e com orientação dos professores. Também não será permitido durante os intervalos, com a finalidade de estimular e fortalecer a integração entre os alunos. Nossos jovens têm muito acesso à internet e a aparelhos próprios, o que atrapalha no sono, na interação social e na concentração, por isso essa lei é tão importante”, completou.  Uso pedagógico – A norma determina que o uso dos celulares e de qualquer tecnologia em sala de aula deve ser pautado por uma intencionalidade pedagógica clara. Primeiramente, exige um planejamento consciente e direcionado do professor para que a tecnologia atenda a objetivos educacionais específicos. Em seguida, a tecnologia deve ser utilizada como meio, e não como fim, servindo para potencializar a aprendizagem e não como distração ou elemento isolado. Outro ponto essencial é a necessidade de promover uma reflexão crítica sobre o uso das tecnologias, ajudando estudantes e professores a compreenderem seu papel e impacto no processo educativo.   “O CNE vai fazer uma resolução que oriente as redes e escolas como fazer todo esse processo, sem parecer uma opressão contra os estudantes”, informou a presidente da Câmara de Educação Básica (CEB) do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria do Pilar Lacerda. “A escola é um ambiente de interação social, que deve criar espaços para que as crianças aprendam e se desenvolvam em comunidade. Além disso, também é fundamental que as famílias estejam engajadas nesse projeto e auxiliem crianças e adolescentes a se adaptarem a essa nova realidade.”  Na visão da secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, a medida reforça a necessidade de promover uma educação digital crítica, que incentive o uso equilibrado, seguro e responsável das tecnologias. “A nova lei vem para restringir o uso desequilibrado — que prejudica a atenção dos estudantes, além de reduzir momentos valiosos de brincadeiras e conversas entre eles”, considerou.   A legislação estabelece, ainda, que as redes de ensino e escolas implementem estratégias para tratar da saúde mental dos estudantes, oferecendo treinamentos periódicos para prevenção e detecção de sinais de sofrimento psíquico e mental relacionados ao uso excessivo de dispositivos digitais. Também devem ser criados espaços de escuta e acolhimento para estudantes e funcionários.   Os estados e municípios, em parceria com as comunidades escolares, serão responsáveis por definir os formatos mais adequados para a implementação da lei, considerando as particularidades locais. O Ministério da Educação (MEC) garantirá o apoio técnico às redes de ensino para que a adaptação às novas normas seja tranquila e eficiente. Em breve, também vai lançar materiais de orientação, ações de comunicação e formação às redes.   Fonte: Ministério da Educação - MEC

Estudantes da Rede Salesiana alcançam excelência na redação do Enem 2024

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nesta segunda-feira, 13 de janeiro, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Entre os participantes, apenas 12 estudantes em todo o país alcançaram a nota máxima de 1.000 pontos na redação. Mais de 200 alunos das escolas salesianas de todo o país obtiveram excelentes resultados, com notas entre 800 e 980 na prova de redação, demonstrando a qualidade do ensino e a dedicação dos estudantes.  Parabenizamos todos os alunos pelo empenho e pelas conquistas alcançadas, reafirmando nosso compromisso com a excelência educacional e a formação integral dos jovens. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Colégio Dom Bosco de Manaus é campeão na 8ª Olimpíada Nacional de Aplicativos

O Colégio Salesiano Dom Bosco, de Manaus, alcançou uma vitória histórica ao ser uma das três escolas particulares campeãs da 8ª edição da Olimpíada Nacional de Aplicativos (ONDA). O resultado foi divulgado oficialmente no Instagram do evento e consagrou a equipe Amazon Tech, formada pelos estudantes Luiz Coelho, Clara Tereza e Érika Freitas, como campeã. A cerimônia de premiação será realizada em 2025, e promete celebrar o talento e a criatividade dos jovens que se destacaram no cenário nacional. Os alunos vencedores, durante a competição, cursavam o terceiro ano do ensino médio e agora são egressos das maiores universidades públicas do estado do Amazonas. Luiz foi aprovado em Matemática na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Erika ingressou em Design na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Clara Tereza foi aprovada em Engenharia da Computação também na UFAM. O aplicativo BioFood, desenvolvido pela equipe vencedora, propõe uma solução inovadora para combater o desperdício de alimentos no Brasil. A ideia nasceu de uma pesquisa conduzida pelos estudantes em Manaus, onde identificaram o descarte excessivo de alimentos nos mercados locais. “Queríamos criar uma ferramenta prática que conectasse os alimentos excedentes a quem mais precisa, e assim surgiu o BioFood”, explicou Érika Freitas, uma das integrantes da equipe. O BioFood é uma plataforma que conecta mercados, feiras e supermercados a instituições de caridade e famílias em situação de vulnerabilidade, promovendo a redistribuição de alimentos que seriam descartados. Essa proposta não apenas combate o desperdício, mas também contribui para a redução da fome, gerando impacto positivo na comunidade. Cultura de inovação no Colégio Dom Bosco - A conquista na ONDA reflete a ênfase do Colégio Dom Bosco na ciência, tecnologia e inovação. A professora Joana Ramos, uma das orientadoras do projeto, destacou a importância de iniciativas como essa na formação dos alunos: “Essa vitória é fruto de uma cultura científica que temos fortalecido no colégio. Ver nossos alunos chegando ao final do Ensino Médio com publicações científicas e projetos prontos para o mercado é extremamente gratificante.” Os professores Nathan Silva e Cíndel Cavalcante também orientaram a equipe ao longo do projeto, garantindo que os alunos recebessem suporte técnico e motivacional para desenvolverem sua ideia com excelência. Representando a região Norte na competição, a equipe Amazon Tech destacou a importância de levar a criatividade e o talento da região para um evento nacional. “Ser a única equipe do Norte a chegar à final e ainda conquistar a premiação é motivo de orgulho para nossa comunidade escolar. Mostramos que o Norte tem potencial e está preparado para inovar e impactar o Brasil”, afirmou a professora Joana. Conheça um pouco mais sobre o desenvolvimento deste aplicativo neste vídeo produzido pelos alunos vencedores: Sobre a ONDA  - A Olimpíada Nacional de Aplicativos é realizada anualmente e desafia estudantes de todo o Brasil a desenvolverem soluções tecnológicas para problemas sociais e ambientais. O evento celebra a criatividade, a inovação e o impacto social gerado por jovens talentos. A cerimônia de premiação, prevista para 2025, será um momento de consagração para os vencedores. A expectativa é que o aplicativo BioFood inspire outras iniciativas tecnológicas e sociais em todo o país, ampliando ainda mais o impacto positivo gerado pela equipe Amazon Tech. Parabéns ao Colégio Dom Bosco e à equipe Amazon Tech por essa conquista incrível! Vocês são exemplo de como a educação, a ciência e a inovação podem transformar vidas e construir um futuro melhor.   Angélica Novais da comunicação da RSB.

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