25/06/2024

Estudante Salesiano vence etapa estadual de Concurso Internacional

Estudante Salesiano vence etapa estadual de Concurso Internacional
Foto: Colégio Salesiano Dom Bosco, Porto Alegre (RS)

Ciro Alves Medeiros, estudante do 9º ano do Colégio Salesiano Dom Bosco, de Porto Alegre (RS), venceu a etapa estadual do Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens, evento promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça. O concurso tem como objetivo fomentar a escrita e a alfabetização através da arte da escrita de cartas, além de incentivar a expressão da criatividade e o desenvolvimento dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes até 15 anos.

Este ano, na 53ª edição do concurso, os estudantes foram convidados a escrever uma carta para as futuras gerações sobre o mundo que gostariam que elas herdassem. O tema da redação chamou atenção de Ciro que, incentivado pelas professoras Caroline Zwirtes, de Produção Textual, e Roberta Rohr, de Língua Portuguesa, decidiu participar do concurso. “Já no começo do ano estava decidido a participar de todas as oportunidades possíveis que o Colégio nos proporciona. Isso somado ao fato de que sempre tive muito gosto pela leitura e consequentemente pela escrita, além do incentivo das professoras”, diz Ciro. Sobre o tema do concurso, o estudante salesiano comenta: “Achei muito interessante! Sempre tive muita curiosidade e preocupação com o futuro. A proposta de tratar sobre o mesmo, a partir de uma ótica não só diferente como importante, me chamou muito a atenção e me deu ainda mais vontade de participar do concurso”.

No Brasil, a realização do concurso fica a cargo dos Correios e é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. A quarta etapa – fase internacional – fica a cargo da UPU. A participação se dá por meio das escolas (rede pública e privada), que selecionam, entre as redações de seus estudantes, até duas melhores cartas para representá-las. O Brasil é o segundo país melhor colocado em âmbito internacional, atrás, apenas da China.

 

A CARTA SELECIONADA

Sobre os assuntos que Ciro escolheu para incluir na carta vencedora da etapa estadual, o estudante salesiano comenta: “Creio que minha carta tenha tido um bom desenvolvimento ao longo de seu corpo. Tratando de temas como a preservação do meio ambiente, guerras, aspectos sociais, pluralidade cultural ao redor do mundo, relações entre nações para com suas iguais, e pessoas para com suas iguais e suas nações, além de outros tópicos. Também gostaria de ressaltar que antes mesmo de começar escrever, li vários artigos, textos e documentos tratando dos assuntos que havia selecionado. Todas as cartas têm carinho e esperança, todas tratam de temas importantes e necessários e espero que a melhor possa representar o Brasil mundo a fora, assim como, com muito orgulho, representei o Rio Grande do Sul, estado que tanto amo, na etapa nacional”.

 

RECEBENDO A NOTÍCIA DA CLASSIFICAÇÃO

Após ser chamado para fora da sala de aula pela Coordenadora e uma professora, Ciro acreditava que tinha feito algo errado e mal sabia a notícia que receberia: “Foi uma grande e incrível surpresa! Eu estava no meio da minha aula de ciências com a professora Sula, quando fui chamado para fora da sala pela Simone, Coordenadora Pedagógica, e pela minha professora de português, a Roberta. De imediato estranhei o chamado, imaginei que tinha feito algo errado ou coisa do tipo. Foi quando, já fora da sala, as duas me deram a incrível notícia de que eu havia vencido a etapa estadual do concurso de cartas! Dei então um abraço nas duas e quando voltei para dentro da sala recebi com muita felicidade os aplausos e parabéns de todos os meus colegas e da professora Sula”, conta Ciro.

 

DICAS PARA QUEM QUER ESCREVER MAIS E MELHOR

Trazendo um pouco de suas práticas pessoas para uma boa escrita, Ciro comenta: “Recomendo a leitura, de duas formas: a ‘divertida’, visando ter maior intimidade com as palavras e ter mais criatividade para seus textos e a de ‘estudo’, buscando por textos e livros mais realistas (como biografias) e também contos tradicionais, buscando aprimorar a escrita em termos ortográficos e melhorar a construção dos seus textos. Além disso, o ambiente onde se cria os textos é importante. Busco sempre por lugares com pouca informação visual (por exemplo um quarto sem muitas coisas postas em suas paredes, nem objetos largados nele) e sem grande poluição sonora”.

  

Por Equipe de Comunicação do Colégio Salesiano Dom Bosco, Porto Alegre (RS)

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No entanto, escolas sem infraestrutura suficiente, a falta de formação adequada dos professores e menos espaço para as disciplinas convencionais foram pontos que, na visão de alguns setores, poderiam ampliar ainda mais a desigualdade no acesso ao ensino superior entre os alunos da rede pública e os da rede particular. Na votação desta terça, relator da proposta, deputado Mendonça Filho (União-PE), rejeitou mudanças feitas no Senado, entre elas a obrigatoriedade do ensino de espanhol. A disciplina será optativa. Também foi inserida na Câmara a obrigatoriedade de que os Estados mantenham, em todas as cidades, ao menos uma escola da rede pública com ensino médio no período noturno "quando houver demanda manifesta". Os Estados manterão, na sede de cada um de seus municípios, pelo menos uma escola de sua rede pública com oferta de ensino médio regular no turno noturno. 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Como fica com a proposta aprovada: Disciplinas obrigatórias em todos os anos: português, inglês, artes, educação física, matemática, ciências da natureza (biologia, física, química) e ciências humanas (filosofia, geografia, história, sociologia). Espanhol será facultativo. Itinerários formativos Os itinerários formativos são conjuntos de disciplinas, projetos, oficinas e outras atividades oferecidas aos alunos do Ensino Médio, além das disciplinas obrigatórias, que permitem aprofundar seus conhecimentos em áreas específicas de interesse. Itinerários devem focar em uma área do conhecimento (ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática) ou em formação técnica e profissional. Como é atualmente: As redes de ensino definem a quantidade e o tipo de itinerários formativos ofertados. Como fica com a proposta aprovada: Cada escola deve ofertar no mínimo dois itinerários (exceto aquelas que oferecem ensino técnico). Ensino técnico Como é atualmente: 800 horas de disciplinas obrigatórias e 1.200 horas para o ensino técnico. Pela proposta aprovada: 100 horas de disciplinas obrigatórias, com 300 horas podendo ser destinadas a conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relacionados à formação técnica. Até 1.200 horas para o curso técnico. Ensino à distância Como é atualmente: A legislação permite atividades online e convênios com instituições de educação à distância. Como ficou com a proposta aprovada: A carga horária da formação geral básica deve ser oferecida presencialmente, com ensino mediado por tecnologia permitido em casos excepcionais. Perguntas e respostas dentro do portal do MEC   Fonte: Assessoria de comunicação da Rede Salesiana Brasil com pesquisa no site do G1 política

O encanto do Projeto Identità e o carisma salesiano

O Projeto Identità é uma proposta educativo-pastoral, pensada para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), para anunciar Jesus Cristo como o caminho, a verdade e a vida a partir da tradição salesiana, trazendo às crianças das presenças da Rede Salesiana Brasil (RSB), de forma lúdica, efetiva e afetiva, o que é próprio da identidade institucional. Daí o nome “Identità”, que significa “identidade” na língua materna salesiana, o italiano, em homenagem aos fundadores da Congregação: Dom Bosco e Madre Mazzarello. O Projeto é um itinerário de evangelização que tem o jeito das crianças, do encantamento, do lúdico e da afetividade. Assim, é uma proposta que parte da biografia dos santos salesianos, em diálogo com o material de Ensino Religioso da Coleção Nautas da editora salesiana, a Edebê Brasil, constituindo um arsenal teórico e prático que contribua para que as crianças conheçam mais a identidade salesiana e os amigos que fazem parte desta família, apoiando-as assim a serem “bons cristãos e honestos cidadãos”.  Aplicado em caráter piloto, no ano de 2021, nas escolas e obras sociais da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida e da Inspetoria São Pio X, o Projeto Identità teve seus resultados observados por meio do acompanhamento sistemático e das avaliações junto aos participantes. Ao comprovar a relevância do Projeto e sua contribuição para o fortalecimento da identidade carismática, logo houve a decisão de ampliação para as demais presenças da RSB. Trata-se, portanto, de um projeto vivo e dinâmico, tecido a muitas mãos, mentes e corações que, a cada ano, a partir das vivências das crianças, educadores, famílias e equipes gestoras, é aprimorado, consolidando-se como um relevante instrumento da ação educativo-pastoral. Na experiência piloto, participaram 13 escolas da Região Sul, sendo 5 escolas e 3 obras sociais da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida e 8 escolas e 2 obras sociais da Inspetoria São Pio X, todas comprometidas a dar continuidade ao Projeto. Coordenado pela Ir. Lúcia Jacinta Finassi, atual Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, com a colaboração do Assessor de Ensino Religioso da RSB, Professor Dr. Sérgio Junqueira, e das equipes pedagógico-pastorais das escolas, o Projeto Identità teve início em 2021. Para 2023, a movimento de expansão buscou possibilitar que cada Inspetoria possa envolver até 50% de suas unidades. E, em 2024, a RSB trabalha a expansão da implementação do Projeto Identità para as escolas interessadas, conforme orientações dos Coordenadores Inspetoriais das Escolas Salesianas. Além disso, o Projeto Identità também foi aplicado na Obra Social Centro de Estudos do Menor e Integração da Comunidade (CEMIC), situado na cidade de Lins (SP), com o objetivo de analisar as necessidades de adequações nos planos de encontros e nas atividades propostas, adaptando-as ao contexto das obras sociais, com a perspectiva de posterior ampliação para todas as Obras. “A Coleção Identità foi sonhada por uma Equipe de Pastoral e ela é o resultado do trabalho de muitas mãos, mentes e corações, ela foi idealizada e o seu início de construção da escrita do material foi em 2017 a partir do anseio de atualizar o mandato salesiano de ‘tornar Jesus Cristo mais conhecido e amado’, especialmente pelas crianças. Acreditando que o processo de educação à fé e na fé perpassa todas as fases da vida humana, mas que ele tem na infância o momento privilegiado do embasamento e da descoberta que alicerçará o itinerário de amadurecimento a ser vivido por cada pessoa, este material quer ser uma ferramenta de potencialização deste processo”, diz Ir. Jacinta.  Confira alguns depoimentos de quem já aplica o Projeto clicando aqui. OS RECURSOS DO PROJETO IDENTITÀ SUBSIDIADOS PELA RSBÀs instituições participantes do Projeto Identità, a Rede Salesiana Brasil envia o kit completo com todos os subsídios necessários para o início das atividades em suas localidades, pensados exclusivamente para o modelo de aprendizagem das crianças. As equipes recebem Revistas impressas de registro para as crianças realizarem as atividades com a proposta de que, a cada encontro, elas ampliem seus repertórios de leitura e de escrita, registrando suas ideias, o que foi significativo do encontro, fazendo desenhos e atividades vivenciais relacionadas aos temas explorados. A RSB também envia uma Bolsa Baú personalizada com os sete bonecos que representam a história e a identidade institucional (Jesus Cristo, Nossa Senhora Auxiliadora, Dom Bosco, Madre Mazarello, Domingos Sávio, Laura Vicuña e Grígio), além de cinco fantoches da “Turminha Salesiana”, que interagem com os estudantes pelos vídeos e ao vivo durante os encontros. As equipes podem utilizar a Bolsa Baú, como símbolo do tesouro, para guardar os bonecos, os fantoches da “Turminha Salesiana”, as Revistas de registro das crianças e outros recursos que subsidiam a realização do Projeto. Para as presenças, são disponibilizados também o Livro do Professor, em formato PDF, com as orientações didáticas para a realização de cada encontro; os vídeos da “Turminha Salesiana”, que são pequenas histórias para motivar o trabalho de cada encontro; arquivos com as imagens de Santos, Beatos e Veneráveis Salesianos trabalhados no Projeto, criadas pela Ir. Carolina Castellano e a Ir. Laura Melara, de El Salvador; disponibilizados para as equipes produzirem adesivos, totens e/ou outras peças, com o intuito de despertar ainda mais o interesse e o engajamento das crianças. Escrito por Janaína Lima

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