Estudantes Salesianos são Destaque em Campeonato Nacional de Vôlei
16/04/2024

Estudantes Salesianos são Destaque em Campeonato Nacional de Vôlei

Estudantes Salesianos são Destaque em Campeonato Nacional de Vôlei
Fotos: Amanda Gabrielle e Arquivos pessoais dos entrevistados

De 09 a 14 de abril, a cidade de Maringá (PR) sediou o Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS). O evento tem por finalidade democratizar o vôlei e propiciar o surgimento e observação de novos talentos em todas as regiões do Brasil. Atualmente, o CBS é composto de 12 competições e, nesta última semana, dois estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola Salesiana Brasília (ESB) foram premiados por suas atuações nos jogos Sub 16 Masculino (1ª Divisão). São eles: Ian Lima Cardoso e Henrique Hoffmann, ambos premiados como melhor Central do campeonato.

Tendo ingressado no vôlei recentemente, Ian comenta que não esperava o reconhecimento de melhor Central da competição: “Ter recebido o prêmio de melhor Central junto do Henrique foi sinceramente inesperado, tendo em vista que eu só tenho um ano de vôlei. Mas devo agradecer aos meus técnicos Edinho, Fabrício e Adiel por terem me preparado e terem tido tanta paciência comigo”, comenta. “Participar desse campeonato foi uma experiência única e incrível, principalmente pela parceria dos meus companheiros. É uma honra dizer que participei e pude, junto ao meu time, garantir um resultado a favor do DF”, completa.

Eni Carlos de Lima, mãe do Ian, vê com bons olhos o ingresso do filho nos esportes e, mesmo acompanhando os jogos à distância, comenta com alegria sua participação no CBS: “Ver meu filho se destacando no campeonato de vôlei enche meu coração de alegria. É incrível testemunhar todo o esforço e dedicação que ele tem colocado nesse esporte e ver isso sendo reconhecido é simplesmente maravilhoso. É uma mistura de emoções, desde a ansiedade durante os jogos até a emoção pura ao vê-lo alcançar seus objetivos. Como mãe, presenciar este momento é uma alegria muito grande”. Eni comenta ainda que, mesmo sendo uma experiência recente na vida do filho, o vôlei desempenha um papel fundamental na vida dele. “Ele já havia participado de outras competições em outros tipos de modalidade, mas o vôlei tem ajudado a desenvolver habilidades importantes como trabalho em equipe, resiliência e entender sobre a superação de obstáculos, além da vontade de se dedicar cada vez mais.  O vôlei tem proporcionado ao Ian oportunidades de estabelecer amizades significativas e criar laços com outras pessoas que compartilham de interesses semelhantes”, comenta.

    

Marcus Vinicius Falco Ferreira, pai de Henrique Hoffmann Ferreira, acompanhou o filho em Maringá para o CBS e, sendo também essa a primeira competição nacional do filho no vôlei, Marcus comenta com orgulho a trajetória do Central: “Certeza de que ele está no caminho certo, um caminho de esportes, vida saudável e boas companhias”. O pai conta ainda que o vôlei trouxe grandes benefícios para Henrique: “Melhorou muito a autoestima, a alimentação e a prática de atividades físicas. Ajuda muito com relação à convivência em grupo, solidariedade com os amigos e independência”, conclui.

Sobre a premiação de melhor Central, Henrique recebeu com felicidade, uma vez que a competição estava repleta de bons jogadores: “Vimos durante o campeonato grandes jogadores com grandes qualidades e diferentes táticas de jogo, mas nossa equipe era uma das únicas em que os Centrais eram o foco, mostrando um diferencial. Além disso, em nosso jogo contra o Maranhão, vimos um Central que podia apresentar tanto potencial quanto a gente, mas procuramos enfrentar o desafio de jogar contra um Central forte e dar nosso potencial. Devo isso tudo principalmente à minha família, amigos e aos meus técnicos: Adiel, Edison e Fabrício”. Henrique ainda completa dizendo: “A minha experiência com esse campeonato foi de alegrias e de superações. Viver um dos maiores campeonatos nacionais da minha categoria é uma experiência desafiadora, mas a sensação de voltar medalhista é muito gratificante”.

    

Ian e Henrique compõem o time do Distrito Federal que conquistou a medalha de prata da competição, garantindo a classificação da equipe para a Divisão Especial no CBS de 2025, um excelente resultado para uma equipe que foi formada há pouco tempo. “Nosso grupo é muito novo e, mesmo assim, foi extremamente disciplinado taticamente para obter todas as vitórias que conseguiu, chegando à grande final e colocando o DF na Divisão Especial do Vôlei. Foi uma experiência incrível porque metade da seleção Sub 16 do DF são alunos da ESB que começaram a jogar há menos de um ano no projeto DF Vôlei”, comenta o integrante da Comissão Técnica, Adiel da Silva Carvalho.

A Escola Salesiana Brasília (ESB) mantém a parceria com o Projeto DF Vôlei em prol dos estudantes, uma ação que promove o esporte como prática de fortalecimento do protagonismo juvenil, apoiando a formação acadêmica e intelectual dos jovens participantes. “Desde 2023, estamos em sintonia com o projeto de lei de incentivo ao esporte, apresentado pela Senadora Leila Barros, ex-estudante salesiana. Este projeto coaduna com a proposta educacional da ESB, que se compromete a incentivar o protagonismo dos jovens, oferecendo oportunidades para o desenvolvimento de habilidades e competências por meio de suas próprias escolhas e Projetos de Vida.  Para nós, salesianos, cultivar essa consciência entre os jovens por meio da educação e do esporte os capacita a participar ativamente na sociedade, buscando sua felicidade e buscando projetos de vida que promovam sua realização pessoal, espiritual e humana”, diz a Diretora Geral e Pedagógica da ESB, Neusa Bueno.

A Comissão Técnica do Projeto DF Vôlei é formada por Adiel da Silva Carvalho, Fabrício Soares e Edson Pereira Pires. Além dos estudantes salesianos Ian Lima e Henrique Hoffmann, o time que conquistou a medalha de prata do CBS Sub 16 Masculino (1ª Divisão) também é composto por Paulo Gonçalves, Miguel Murback e João Soares, todos da ESB; além de Lukas Rego, Caio Marley, Victor Morales e Felipe Costa.

   

  

O Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) é porta de entrada para jovens talentos de todo o país e já revelou nomes como Maique, Honorato, Felipe Roque, Kisy, Tainara e Nyeme, todos com passagens pela seleção brasileira adulta.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações do cbv.com.br / Fotos: Amanda Gabrielle e Arquivos pessoais dos entrevistados

Mais Recentes

4º Encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais aprofunda a reflexão sobre avaliação na prática

O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Finais da Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou, no dia 22 de outubro, o seu 4º encontro on-line, reunindo cerca de 20 acessos simultâneos de coordenadores de todo o país. O tema desta edição, “Avaliação na prática: pensando, experimentando, repensando e vivenciando”, convidou os participantes a revisitar suas concepções e experiências sobre a avaliação, com foco em práticas formativas e reflexivas. A formação foi conduzida pela Profª Leoneide Rodrigues, Assessora Pedagógica da RSB, que tem acompanhado o percurso formativo das coordenações ao longo do ano. Em sua condução, Leoneide enfatizou a importância de compreender a avaliação como parte integrante do processo de aprendizagem, e não apenas como um instrumento de mensuração. “Avaliar é um ato de cuidado e de compromisso com o desenvolvimento integral dos estudantes. É preciso criar espaços para o diálogo, a escuta e o feedback construtivo, de modo que cada estudante se perceba em constante crescimento”, destacou a formadora durante o encontro.   Avaliação formativa e feedbacks significativos O encontro foi marcado pela vivência prática e pela troca de experiências entre as coordenações. Em grupos, os participantes refletiram sobre situações do cotidiano escolar, analisando desafios e estratégias para aprimorar os processos avaliativos. Os participantes destacaram, no formulário de feedback, a riqueza dos momentos de partilha e prática, especialmente as reflexões sobre a Avaliação Formativa e sua relação com o Currículo da Rede Salesiana Brasil, o uso ético e pedagógico da Inteligência Artificial na elaboração de rubricas, a relevância dos feedbacks construtivos no desenvolvimento dos estudantes e a análise dos desafios dos enunciados avaliativos na construção de atividades alinhadas às habilidades previstas. Também destacaram o uso da ferramenta ChatGPT em atividades de reflexão e produção pedagógica, demonstrando como a IA pode ser integrada de forma contextualizada e intencional ao planejamento educativo.   Um caminho de formação contínua O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais integra o conjunto de ações formativas promovidas pela RSB para fortalecer o papel das lideranças educacionais na consolidação do Projeto Educativo Pastoral Salesiano. Desde o primeiro encontro, o programa vem abordando temas fundamentais para a prática pedagógica, como Neurociências da Aprendizagem, com a Drª Leonor Guerra, a personalização da aprendizagem e as potencialidades da avaliação formativa. “Cada encontro é uma oportunidade de repensar a nossa missão educativa à luz do carisma salesiano, buscando sempre o desenvolvimento integral dos nossos estudantes e a construção de comunidades educativas que aprendem juntas”, destacou Leoneide Rodrigues. Veja também algumas matérias anteriores desta série de formações: 1º Encontro: Início do percurso formativo das coordenações pedagógicas 3º Encontro: A avaliação como prática potencializadora da aprendizagem   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Rede Salesiana Brasil promove 4º encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil

Formação colaborativa possibilita avanços na construção da Rubrica da RSB para a Educação Infantil, em alinhamento com o Currículo, e reafirma a identidade salesiana nas práticas docentes No dia 23 de outubro, a Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou o 4º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, conduzido pela formadora Caroline Cardoso. O encontro, que contou com acessos simultâneos de todo o Brasil, teve como tema “Rubrica da RSB para a Educação Infantil: construção colaborativa pelo fortalecimento da identidade salesiana”, reafirmando o compromisso coletivo com a formação integral e o acompanhamento pedagógico das práticas docentes. Desdobramento direto da Jornada Formativa para as Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, realizada em Aparecida/SP, o programa é uma iniciativa da RSB em parceria com a Editora Edebê, voltada à consolidação de referenciais formativos que orientem o trabalho das coordenações em todas as escolas da Rede. Escuta, diálogo e corresponsabilidade Inspirada na pedagogia de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, a formação destacou a escuta sensível como eixo central do acompanhamento formativo. A partir das reflexões de autoras como Carla Rinaldi e Paulo Freire, as participantes foram convidadas a refletir sobre o papel da coordenação pedagógica como mediadora do processo de aprendizagem e como parceira ativa na construção de práticas educativas mais conscientes, criativas e integradoras. Durante a partilha de experiências, as narrativas das coordenações evidenciaram o impacto da escuta e do diálogo colaborativo na transformação das práticas docentes e no fortalecimento da cultura formativa da Educação Infantil. “Reconhecemo-nos como parceiras em um mesmo propósito, sustenta a prática pedagógica e a torna viva, coerente e em constante movimento”, destacou uma das participantes, sintetizando o espírito do encontro. Construção coletiva da rubrica A parte prática da formação foi dedicada à construção colaborativa dos critérios da Rubrica da RSB, instrumento que orientará o acompanhamento das práticas pedagógicas nas escolas salesianas. Em pequenos grupos, as participantes refletiram sobre questões-chave: Quais ações representam as práticas que desejamos observar em nossas escolas? Quais são contrárias a essa intencionalidade? Quais indicadores nos ajudarão a compreender a consolidação de uma proposta educativa salesiana na Educação Infantil? A rubrica, alinhada ao Currículo da RSB e à BNC Formação, contempla dimensões essenciais da ação docente, como intencionalidade pedagógica, estratégias de ensino, documentação, mediação e vivência dos valores salesianos, reforçando o compromisso com a formação integral das crianças e com a coerência entre fé, razão e amor educativo. Caminho formativo contínuo Ao final do encontro, Caroline Cardoso ressaltou que o processo de construção da rubrica é mais que um produto: “é um percurso formativo que traduz o jeito salesiano de educar, com escuta ativa, colaboração e busca constante por práticas inovadoras que respondam às realidades das escolas e das infâncias, disse a formadora”. A RSB reforça, assim, sua missão de promover uma formação continuada que articula teoria e prática, impulsionando cada coordenação pedagógica a ser presença animadora e transformadora no cotidiano educativo.

Lideranças Salesianas refletem sobre os desafios e oportunidades da Inteligência Artificial na Educação

O 4º Encontro on-line do Programa de Formação de Lideranças da Rede Salesiana Brasil (RSB) foi realizado no dia 21 de outubro, das 15h às 17h, reunindo 63 pontos de acesso simultâneos em todo o país. A formação teve como tema central “Inteligência Artificial na Educação: desafios e oportunidades para as lideranças”, conduzida pelo Prof. Frank Ned, que proporcionou uma reflexão profunda sobre o papel das lideranças salesianas diante das transformações tecnológicas e educacionais da atualidade. Durante o encontro, os participantes foram convidados a refletir sobre como a Inteligência Artificial (IA) pode ser uma aliada no processo educativo, favorecendo a personalização do ensino, o apoio ao trabalho docente e a inovação nas práticas pedagógicas. Mais do que uma abordagem técnica e um alinhamento conceitual, a formação destacou a necessidade de compreender onde estamos, como gerenciamos o presente e quais caminhos desejamos trilhar para o futuro, sempre preservando o olhar humano e cristão que orienta a missão educativa salesiana. A partir dos depoimentos registrados no formulário de feedback, emergiram reflexões significativas sobre o conteúdo do encontro: “Foi muito significativa a reflexão sobre a importância de identificar onde estamos e gerenciar o presente, compreendendo que só assim é possível planejar ações concretas e coerentes com o que desejamos alcançar. Também marcou a ideia de que precisamos nos desprender do passado para criar o futuro, utilizando as ferramentas disponíveis de forma estratégica e facilitadora, para transformar desafios em oportunidades de inovação e crescimento.” “A personalização do ensino, com o apoio da IA, pode favorecer a adaptação do aprendizado às necessidades de cada estudante, além de facilitar o trabalho docente e estimular práticas mais criativas e inovadoras.” “A abordagem desenvolvida foi de suma importância para quem exerce a liderança como serviço que constrói e transforma relações no ambiente de trabalho e na missão.” Essas contribuições revelam o quanto a temática da Inteligência Artificial desperta interesse, esperança e compromisso ético entre as lideranças das escolas da Rede Salesiana Brasil. O encontro reforçou a convicção de que, com discernimento, espírito de serviço e fidelidade ao carisma de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, é possível integrar tecnologia e humanismo, razão e fé, a serviço da formação integral dos jovens. Confira também as edições anteriores do Programa de Formação de Lideranças: 1º Encontro — Planejamento e identidade da liderança salesiana 2º Encontro — Cenários econômicos e gestão estratégica  3º Encontro — Análise de indicadores e processos de decisão   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil