16/04/2024

Estudantes Salesianos são Destaque em Campeonato Nacional de Vôlei

Estudantes Salesianos são Destaque em Campeonato Nacional de Vôlei
Fotos: Amanda Gabrielle e Arquivos pessoais dos entrevistados

De 09 a 14 de abril, a cidade de Maringá (PR) sediou o Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS). O evento tem por finalidade democratizar o vôlei e propiciar o surgimento e observação de novos talentos em todas as regiões do Brasil. Atualmente, o CBS é composto de 12 competições e, nesta última semana, dois estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola Salesiana Brasília (ESB) foram premiados por suas atuações nos jogos Sub 16 Masculino (1ª Divisão). São eles: Ian Lima Cardoso e Henrique Hoffmann, ambos premiados como melhor Central do campeonato.

Tendo ingressado no vôlei recentemente, Ian comenta que não esperava o reconhecimento de melhor Central da competição: “Ter recebido o prêmio de melhor Central junto do Henrique foi sinceramente inesperado, tendo em vista que eu só tenho um ano de vôlei. Mas devo agradecer aos meus técnicos Edinho, Fabrício e Adiel por terem me preparado e terem tido tanta paciência comigo”, comenta. “Participar desse campeonato foi uma experiência única e incrível, principalmente pela parceria dos meus companheiros. É uma honra dizer que participei e pude, junto ao meu time, garantir um resultado a favor do DF”, completa.

Eni Carlos de Lima, mãe do Ian, vê com bons olhos o ingresso do filho nos esportes e, mesmo acompanhando os jogos à distância, comenta com alegria sua participação no CBS: “Ver meu filho se destacando no campeonato de vôlei enche meu coração de alegria. É incrível testemunhar todo o esforço e dedicação que ele tem colocado nesse esporte e ver isso sendo reconhecido é simplesmente maravilhoso. É uma mistura de emoções, desde a ansiedade durante os jogos até a emoção pura ao vê-lo alcançar seus objetivos. Como mãe, presenciar este momento é uma alegria muito grande”. Eni comenta ainda que, mesmo sendo uma experiência recente na vida do filho, o vôlei desempenha um papel fundamental na vida dele. “Ele já havia participado de outras competições em outros tipos de modalidade, mas o vôlei tem ajudado a desenvolver habilidades importantes como trabalho em equipe, resiliência e entender sobre a superação de obstáculos, além da vontade de se dedicar cada vez mais.  O vôlei tem proporcionado ao Ian oportunidades de estabelecer amizades significativas e criar laços com outras pessoas que compartilham de interesses semelhantes”, comenta.

    

Marcus Vinicius Falco Ferreira, pai de Henrique Hoffmann Ferreira, acompanhou o filho em Maringá para o CBS e, sendo também essa a primeira competição nacional do filho no vôlei, Marcus comenta com orgulho a trajetória do Central: “Certeza de que ele está no caminho certo, um caminho de esportes, vida saudável e boas companhias”. O pai conta ainda que o vôlei trouxe grandes benefícios para Henrique: “Melhorou muito a autoestima, a alimentação e a prática de atividades físicas. Ajuda muito com relação à convivência em grupo, solidariedade com os amigos e independência”, conclui.

Sobre a premiação de melhor Central, Henrique recebeu com felicidade, uma vez que a competição estava repleta de bons jogadores: “Vimos durante o campeonato grandes jogadores com grandes qualidades e diferentes táticas de jogo, mas nossa equipe era uma das únicas em que os Centrais eram o foco, mostrando um diferencial. Além disso, em nosso jogo contra o Maranhão, vimos um Central que podia apresentar tanto potencial quanto a gente, mas procuramos enfrentar o desafio de jogar contra um Central forte e dar nosso potencial. Devo isso tudo principalmente à minha família, amigos e aos meus técnicos: Adiel, Edison e Fabrício”. Henrique ainda completa dizendo: “A minha experiência com esse campeonato foi de alegrias e de superações. Viver um dos maiores campeonatos nacionais da minha categoria é uma experiência desafiadora, mas a sensação de voltar medalhista é muito gratificante”.

    

Ian e Henrique compõem o time do Distrito Federal que conquistou a medalha de prata da competição, garantindo a classificação da equipe para a Divisão Especial no CBS de 2025, um excelente resultado para uma equipe que foi formada há pouco tempo. “Nosso grupo é muito novo e, mesmo assim, foi extremamente disciplinado taticamente para obter todas as vitórias que conseguiu, chegando à grande final e colocando o DF na Divisão Especial do Vôlei. Foi uma experiência incrível porque metade da seleção Sub 16 do DF são alunos da ESB que começaram a jogar há menos de um ano no projeto DF Vôlei”, comenta o integrante da Comissão Técnica, Adiel da Silva Carvalho.

A Escola Salesiana Brasília (ESB) mantém a parceria com o Projeto DF Vôlei em prol dos estudantes, uma ação que promove o esporte como prática de fortalecimento do protagonismo juvenil, apoiando a formação acadêmica e intelectual dos jovens participantes. “Desde 2023, estamos em sintonia com o projeto de lei de incentivo ao esporte, apresentado pela Senadora Leila Barros, ex-estudante salesiana. Este projeto coaduna com a proposta educacional da ESB, que se compromete a incentivar o protagonismo dos jovens, oferecendo oportunidades para o desenvolvimento de habilidades e competências por meio de suas próprias escolhas e Projetos de Vida.  Para nós, salesianos, cultivar essa consciência entre os jovens por meio da educação e do esporte os capacita a participar ativamente na sociedade, buscando sua felicidade e buscando projetos de vida que promovam sua realização pessoal, espiritual e humana”, diz a Diretora Geral e Pedagógica da ESB, Neusa Bueno.

A Comissão Técnica do Projeto DF Vôlei é formada por Adiel da Silva Carvalho, Fabrício Soares e Edson Pereira Pires. Além dos estudantes salesianos Ian Lima e Henrique Hoffmann, o time que conquistou a medalha de prata do CBS Sub 16 Masculino (1ª Divisão) também é composto por Paulo Gonçalves, Miguel Murback e João Soares, todos da ESB; além de Lukas Rego, Caio Marley, Victor Morales e Felipe Costa.

   

  

O Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) é porta de entrada para jovens talentos de todo o país e já revelou nomes como Maique, Honorato, Felipe Roque, Kisy, Tainara e Nyeme, todos com passagens pela seleção brasileira adulta.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações do cbv.com.br / Fotos: Amanda Gabrielle e Arquivos pessoais dos entrevistados

Mais Recentes

Equipes de Robótica dos Salesianos Bahia brilham na FIRST® LEGO® League Explore

As equipes de robótica dos Salesianos Bahia alcançaram resultados extraordinários na etapa nacional da FIRST® LEGO® League Explore, realizada em Recife no dia 12 de setembro. A competição, voltada para crianças de 6 a 10 anos, é um evento internacional que promove o aprendizado de STEAM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia artes e matemática) através da construção de modelos LEGO® e programação. A competição é reconhecida mundialmente por incentivar o desenvolvimento de habilidades fundamentais como trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico desde cedo, preparando os jovens para os desafios tecnológicos do futuro. Na competição deste ano, a equipe ProMakersJr, do Colégio Salesiano Dom Bosco Salvador, conquistou o primeiro lugar na categoria Coding Award, que reconhece a excelência na programação e na resolução de problemas técnicos. A habilidade da equipe em desenvolver soluções inovadoras e técnicas impressionou os jurados, garantindo-lhes o título. Já a equipe ProSavioJr, do Colégio Salesiano Dom Bosco Camaçari, foi campeã na categoria Core Values, que destaca o espírito de equipe, a colaboração e a inclusão entre os participantes. O destaque da equipe nessa categoria demonstra o compromisso dos estudantes com a cooperação e o trabalho em grupo para alcançar objetivos comuns.  As equipes e seus técnicos estão agora aguardando pela divulgação dos resultados em outubro, que determinarão se representarão a Bahia na etapa mundial em Dallas, Texas, nos Estados Unidos. Este feito inédito é motivo de grande orgulho para toda a comunidade dos Salesianos Bahia, que segue celebrando o sucesso de seus estudantes. Fonte: Equipe de Comunicação e Marketing dos Salesianos Bahia

Por que Matricular seu Filho(a) em uma Escola Salesiana?

Se decidir por uma escola para o seu filho(a) é uma das mais importantes escolhas que as famílias enfrentam, pois é uma decisão que influencia diretamente o seu desenvolvimento acadêmico, pessoal, social e espiritual. Nesse contexto, as Escolas da Rede Salesiana Brasil (RSB) destacam-se como uma escolha que oferece educação de qualidade, valores humanos e uma formação integral baseada nos princípios da pedagogia dos fundadores da Congregação Salesiana, São João Bosco e Santa Maria Domingas Mazzarello, e nos ensinamentos do Evangelho. Assim, conheça alguns motivos pelos quais matricular seu filho(a) em uma escola salesiana: 1. Excelência Acadêmica: As Escolas Salesianas são reconhecidas por oferecerem um ensino de excelência, com programas pedagógicos atualizados e educadores qualificados que se empenham em proporcionar uma educação de qualidade para todos os estudantes. Confira, por exemplo, as mais de 100 medalhas conquistadas pelos estudantes salesianos na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) 2024, ou alguns dos destaques salesianos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e na Olimpíada Canguru de Matemática. 2. Formação Integral: Além do aspecto acadêmico, as Escolas Salesianas promovem a formação integral dos estudantes, levando em consideração o Projeto de Vida de cada um e suas dimensões socioemocional e espiritual. Os valores humanos e cristãos são incorporados em todas as atividades educativas, preparando os estudantes para serem cidadãos conscientes, responsáveis e comprometidos com o bem comum. Conheça, por exemplo, a Gincana Cultural que agitou os estudantes salesianos do estado da Bahia e ainda promoveu a solidariedade com arrecadação de doações para instituições sociais da região. Ou a aluna salesiana que foi selecionada para tocar no Rock In Rio Lisboa 2024. 3. Ambiente Acolhedor e Seguro: As Escolas Salesianas são conhecidas por serem “casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que encaminha para a vida e pátio para se encontrarem como amigos e viverem com alegria”, conforme pregava Dom Bosco, oferecendo um ambiente acolhedor e seguro, onde os estudantes se sentem valorizados, respeitados e amados. Os educadores Salesianos trabalham para criar uma cultura escolar baseada no cuidado mútuo, na solidariedade e no respeito pela dignidade de cada pessoa. Conheça, por exemplo, o Projeto Anti-Bullying promovido pelo Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), de Araras (SP), e como sua ação está diretamente ligada ao Sistema Preventivo das presenças salesianas. 4. Infraestrutura Moderna e Recursos Tecnológicos: Sempre investindo em infraestrutura moderna e recursos tecnológicos para proporcionar aos estudantes um ambiente de aprendizagem estimulante e dinâmico, as Escolas Salesianas disponibilizam laboratórios equipados, salas de aula interativas e acesso à tecnologia educacional como alguns dos recursos que apoiam o processo de ensino-aprendizagem. Conheça, por exemplo, o "Ateliê de Experiências" do Colégio Salesiano Jardim Camburi que foi destaque em uma revista internacional de arquitetura. 5. Tradição e Compromisso com a Educação: Com mais de um século de experiência na área educacional, as Escolas da Rede Salesiana Brasil têm uma sólida tradição e um compromisso inabalável com a educação de qualidade. Os valores e princípios Salesianos permeiam todas as atividades escolares, garantindo uma educação baseada na ética, na solidariedade e no respeito pela dignidade humana. Como Rede Salesiana Brasil, são promovidos diversos eventos formativos durante o ano para fortalecer a formação continuada das equipes salesianas que atuam nas escolas do país como, por exemplo, o XXII Encontro Nacional das Escolas da Rede Salesiana Brasil (ENARSE) e XV Encontro Nacional dos Ecônomos Locais (ENEL), e o V Encontro da Escola Salesiana América (ESA). Todos apoiados pelo Centro Salesiano de Formação (CSF), a plataforma da RSB que incentiva e promove cursos e eventos formativos durante todo o ano em prol da melhoria constante das ações salesianas diante dos desafios atuais da educação. Em resumo, matricular seu filho(a) em uma Escola da Rede Salesiana Brasil significa oferecer não apenas uma educação de qualidade, mas também uma formação integral que valoriza o desenvolvimento acadêmico, pessoal e espiritual. É proporcionar um ambiente acolhedor e seguro, onde ele possa crescer e se desenvolver como um cidadão consciente, responsável e comprometido com o bem e o cuidado com a nossa Casa Comum. Escrito por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Orquestra Salesiana prepara apresentação para o Theatro Municipal do RJ

A Orquestra do Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG/Castelo), de Macaé (RJ), recebeu, na última segunda-feira (02), a Masterclass de Violino da Prof. Me. Sheyla Yatsugafu, Coordenadora do Architecture of Sound Institute. Divididos em pequenos grupos, os sessenta estudantes puderam aprimorar suas habilidades técnicas, musicais e comportamentais a partir da metodologia japonesa desenvolvida por Shinichi  Suzuki após a Segunda Guerra Mundial, que estabelece o ensino da música sob as mesmas bases de aprendizagem da linguagem materna. Sabe-se que Dom Bosco valorizava profundamente a música como instrumento educativo e tocava vários instrumentos, entre eles o violino. Inspirado por seu exemplo de vida, o Instituto Nossa Senhora da Glória tem observado o crescimento exponencial de sua orquestra de cordas. Segundo a Diretora, Irmã Carmelita Agrizzi, “o sonho de um pequeno grupo formado por apenas três violinos eclodiu superando todas as expectativas”.  Para o estudante da terceira série do ensino médio, André Massena, o contato com a professora contribuiu para o esclarecimento de várias dúvidas, além de motivar seus estudos no instrumento. Os regentes do colégio salesiano, Priscila Sousa e Hélio Júnior, acrescentam que a Masterclass buscou inspirar o protagonismo estudantil em um movimento para certificação de estudantes, capacitação de professores, intercâmbio de arranjos e materiais didáticos. Além disso, o encontro contribuiu para a preparação dos estudantes que participarão de um concerto Suzuki no próximo mês de outubro no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. SOBRE SHEYLA YATSUGAFUA Prof. Me. Yatsugafu, pesquisadora, instrumentista e gestora de projetos culturais, egressa do Colégio Franciscano em São Paulo, é Bacharel em violino pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná,  mestre em ensino das práticas musicais pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, membro fundadora da camerata de Florianópolis e docente do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga em Juiz de Fora (MG). Destaca-se ainda em sua formação as aulas, no Japão, com o próprio mestre da Metodologia Suzuki. Escrito por Hélio Júnior

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil