16/04/2024

Estudantes Salesianos são Destaque em Campeonato Nacional de Vôlei

Estudantes Salesianos são Destaque em Campeonato Nacional de Vôlei
Fotos: Amanda Gabrielle e Arquivos pessoais dos entrevistados

De 09 a 14 de abril, a cidade de Maringá (PR) sediou o Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS). O evento tem por finalidade democratizar o vôlei e propiciar o surgimento e observação de novos talentos em todas as regiões do Brasil. Atualmente, o CBS é composto de 12 competições e, nesta última semana, dois estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola Salesiana Brasília (ESB) foram premiados por suas atuações nos jogos Sub 16 Masculino (1ª Divisão). São eles: Ian Lima Cardoso e Henrique Hoffmann, ambos premiados como melhor Central do campeonato.

Tendo ingressado no vôlei recentemente, Ian comenta que não esperava o reconhecimento de melhor Central da competição: “Ter recebido o prêmio de melhor Central junto do Henrique foi sinceramente inesperado, tendo em vista que eu só tenho um ano de vôlei. Mas devo agradecer aos meus técnicos Edinho, Fabrício e Adiel por terem me preparado e terem tido tanta paciência comigo”, comenta. “Participar desse campeonato foi uma experiência única e incrível, principalmente pela parceria dos meus companheiros. É uma honra dizer que participei e pude, junto ao meu time, garantir um resultado a favor do DF”, completa.

Eni Carlos de Lima, mãe do Ian, vê com bons olhos o ingresso do filho nos esportes e, mesmo acompanhando os jogos à distância, comenta com alegria sua participação no CBS: “Ver meu filho se destacando no campeonato de vôlei enche meu coração de alegria. É incrível testemunhar todo o esforço e dedicação que ele tem colocado nesse esporte e ver isso sendo reconhecido é simplesmente maravilhoso. É uma mistura de emoções, desde a ansiedade durante os jogos até a emoção pura ao vê-lo alcançar seus objetivos. Como mãe, presenciar este momento é uma alegria muito grande”. Eni comenta ainda que, mesmo sendo uma experiência recente na vida do filho, o vôlei desempenha um papel fundamental na vida dele. “Ele já havia participado de outras competições em outros tipos de modalidade, mas o vôlei tem ajudado a desenvolver habilidades importantes como trabalho em equipe, resiliência e entender sobre a superação de obstáculos, além da vontade de se dedicar cada vez mais.  O vôlei tem proporcionado ao Ian oportunidades de estabelecer amizades significativas e criar laços com outras pessoas que compartilham de interesses semelhantes”, comenta.

    

Marcus Vinicius Falco Ferreira, pai de Henrique Hoffmann Ferreira, acompanhou o filho em Maringá para o CBS e, sendo também essa a primeira competição nacional do filho no vôlei, Marcus comenta com orgulho a trajetória do Central: “Certeza de que ele está no caminho certo, um caminho de esportes, vida saudável e boas companhias”. O pai conta ainda que o vôlei trouxe grandes benefícios para Henrique: “Melhorou muito a autoestima, a alimentação e a prática de atividades físicas. Ajuda muito com relação à convivência em grupo, solidariedade com os amigos e independência”, conclui.

Sobre a premiação de melhor Central, Henrique recebeu com felicidade, uma vez que a competição estava repleta de bons jogadores: “Vimos durante o campeonato grandes jogadores com grandes qualidades e diferentes táticas de jogo, mas nossa equipe era uma das únicas em que os Centrais eram o foco, mostrando um diferencial. Além disso, em nosso jogo contra o Maranhão, vimos um Central que podia apresentar tanto potencial quanto a gente, mas procuramos enfrentar o desafio de jogar contra um Central forte e dar nosso potencial. Devo isso tudo principalmente à minha família, amigos e aos meus técnicos: Adiel, Edison e Fabrício”. Henrique ainda completa dizendo: “A minha experiência com esse campeonato foi de alegrias e de superações. Viver um dos maiores campeonatos nacionais da minha categoria é uma experiência desafiadora, mas a sensação de voltar medalhista é muito gratificante”.

    

Ian e Henrique compõem o time do Distrito Federal que conquistou a medalha de prata da competição, garantindo a classificação da equipe para a Divisão Especial no CBS de 2025, um excelente resultado para uma equipe que foi formada há pouco tempo. “Nosso grupo é muito novo e, mesmo assim, foi extremamente disciplinado taticamente para obter todas as vitórias que conseguiu, chegando à grande final e colocando o DF na Divisão Especial do Vôlei. Foi uma experiência incrível porque metade da seleção Sub 16 do DF são alunos da ESB que começaram a jogar há menos de um ano no projeto DF Vôlei”, comenta o integrante da Comissão Técnica, Adiel da Silva Carvalho.

A Escola Salesiana Brasília (ESB) mantém a parceria com o Projeto DF Vôlei em prol dos estudantes, uma ação que promove o esporte como prática de fortalecimento do protagonismo juvenil, apoiando a formação acadêmica e intelectual dos jovens participantes. “Desde 2023, estamos em sintonia com o projeto de lei de incentivo ao esporte, apresentado pela Senadora Leila Barros, ex-estudante salesiana. Este projeto coaduna com a proposta educacional da ESB, que se compromete a incentivar o protagonismo dos jovens, oferecendo oportunidades para o desenvolvimento de habilidades e competências por meio de suas próprias escolhas e Projetos de Vida.  Para nós, salesianos, cultivar essa consciência entre os jovens por meio da educação e do esporte os capacita a participar ativamente na sociedade, buscando sua felicidade e buscando projetos de vida que promovam sua realização pessoal, espiritual e humana”, diz a Diretora Geral e Pedagógica da ESB, Neusa Bueno.

A Comissão Técnica do Projeto DF Vôlei é formada por Adiel da Silva Carvalho, Fabrício Soares e Edson Pereira Pires. Além dos estudantes salesianos Ian Lima e Henrique Hoffmann, o time que conquistou a medalha de prata do CBS Sub 16 Masculino (1ª Divisão) também é composto por Paulo Gonçalves, Miguel Murback e João Soares, todos da ESB; além de Lukas Rego, Caio Marley, Victor Morales e Felipe Costa.

   

  

O Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) é porta de entrada para jovens talentos de todo o país e já revelou nomes como Maique, Honorato, Felipe Roque, Kisy, Tainara e Nyeme, todos com passagens pela seleção brasileira adulta.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações do cbv.com.br / Fotos: Amanda Gabrielle e Arquivos pessoais dos entrevistados

Mais Recentes

Projeto de Vida Salesiano inspira jornada de autoconhecimento no Ensino Médio

Refletir sobre quem são, de onde vieram e para onde desejam ir. Foi com esse convite que os estudantes da 1ª série do Ensino Médio embarcaram na construção do “Livro do Autoconhecimento”, uma atividade que une memória afetiva, criatividade e desenvolvimento pessoal.   O projeto nasceu das aulas de Projeto de Vida, com as professoras Juliana Darós e Ivana Matos Pinheiro Tavares. Juntas, elas propuseram que os alunos criassem um caderno ilustrado, retratando sua trajetória desde o nascimento até os sonhos que desejam realizar no futuro. “Nosso objetivo é que os alunos desenvolvam a capacidade de se conhecerem melhor, resgatem sua história pessoal e familiar e, ao mesmo tempo, reflitam sobre o futuro que desejam construir”, explica Juliana.   A docente destaca ainda que o projeto visa incentivar qualidades como resiliência, paciência e amor, essenciais para lidar com os desafios da vida. “Queremos que, lá na frente, no terceiro ano, eles olhem para esse caderno como um marco de quem eram e de como se tornaram quem são”, completa a professora.   Entre memórias da infância, gostos pessoais e projeções para o futuro, os alunos transformaram o cotidiano escolar em um espaço de reflexão e construção de identidade. “Acho importante esses trabalhos para a gente poder se conhecer, conhecer nossa história, entender nossas dificuldades e aprender a melhorarmos como pessoa”, compartilhou o estudante Lucas do Nascimento Neves.   A atividade buscou estimular, além do autoconhecimento, o reconhecimento das raízes familiares, a relação entre vivências pessoais e o contexto histórico e cultural do ano em que nasceram, além de exercitar a criatividade na forma de contar e ilustrar essas histórias.   Fonte: Alysson Nogueira - Assessoria de Comunicação Castelo Macaé

Dia de Nossa Senhora do Carmo e o primeiro Colégio das FMA no Brasil

No dia 16 de julho, celebra-se o Dia de Nossa Senhora do Carmo, uma das devoções marianas mais queridas e antigas da Igreja Católica. Este dia é dedicado a homenagear a Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora do Monte Carmelo, uma referência ao Monte Carmelo, na atual Israel, onde a tradição carmelita teve início.  A origem da devoção a Nossa Senhora do Carmo está ligada aos eremitas que, no século XII, se estabeleceram no Monte Carmelo, em Israel. Esses religiosos, inspirados pelo profeta Elias, viviam em oração e contemplação, dedicando suas vidas à Virgem Maria. Eles fundaram a Ordem dos Carmelitas, que rapidamente se espalhou pela Europa e, posteriormente, pelo mundo. Uma das tradições mais significativas associadas a Nossa Senhora do Carmo é a visão de Simão Stock, prior geral da Ordem dos Carmelitas, no século XIII. Segundo a tradição, a Virgem Maria apareceu a Simão Stock em 16 de julho de 1251 e entregou-lhe o escapulário, objeto devocional que contém uma imagem do Sagrado Coração de Jesus e outra de Nossa Senhora, que se usa dependurado no pescoço. Ela prometeu proteção especial e a graça da salvação a todos que usassem o escapulário com devoção. O escapulário de Nossa Senhora do Carmo se tornou um símbolo de devoção mariana e um sinal de proteção. Ao longo dos séculos, inúmeros fiéis adotaram o uso do escapulário, vendo nele uma expressão de sua fé e confiança na intercessão da Virgem Maria. Além do escapulário, a devoção a Nossa Senhora do Carmo também se manifesta em diversas tradições e festas populares. Em muitas localidades, procissões, missas solenes e novenas são realizadas em sua honra, reunindo milhares de fiéis que celebram sua fé e agradecem as graças recebidas. COLÉGIO NOSSA SENHORA DO CARMO O primeiro colégio das irmãs salesianas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) no Brasil foi dedicado a Nossa Senhora do Carmo. A instituição, localizada em Guaratinguetá (SP), foi fundada há 132 anos (1892) e recebeu o nome de Colégio Nossa Senhora do Carmo pela devoção de seu fundador, Monsenhor João Filippo, que foi o grande mediador pela vinda das FMA para o Brasil.  Naquela época, preocupado com a educação, Monsenhor João Filippo fundou um colégio para meninos e construiu o Colégio Nossa Senhora do Carmo para as meninas com a intenção de entregá-lo às Filhas de Maria Auxiliadora. Assim está descrito na Crônica do Colégio Nossa Senhora do Carmo: “O Colégio é um sobrado que tem acomodações para mais de 400 meninas, com vastíssimos salões perfeitamente arejados, reunindo todos os requisitos da mais escrupulosa higiene, servido por uma canalização de água potável de primeira qualidade e abundante, exclusivamente do Colégio. No centro, há uma área espaçosa no meio da qual levanta-se uma coluna que serve de chafariz. A Capela é de ótimo gosto, elegante, avarantada, podendo as alunas ouvir missa e assistir aos demais ofícios do culto”. Padre Luís Lasagna apresentou a proposta a Dom Rua, então Superior da Congregação Salesiana, que aceitou a solicitação e a generosa oferta de Monsenhor João Filippo e, no dia 20 de abril de 1892, o Colégio Nossa Senhora do Carmo é inaugurado.  O Dia de Nossa Senhora do Carmo é mais do que uma simples data no calendário litúrgico; é uma expressão viva da fé e devoção dos católicos ao longo dos séculos. A história, os milagres e a promessa do escapulário continuam a inspirar milhões de fiéis ao redor do mundo, lembrando-os da presença amorosa e protetora da Mãe de Deus em suas vidas. Escrito por Janaína Lima, com informações de Crônica do Colégio Nossa Senhora do Carmo e colegiodocarmo.com.br

Estudantes salesianos recebem certificados e medalhas por desempenho nas principais olimpíadas e concursos educacionais no 1º Semestre

Na manhã do dia 08 de Julho, terça-feira, o Colégio Salesiano Dom Bosco viveu um momento especial de reconhecimento e celebração! Em cerimônia organizada pelo Núcleo de Concursos e Olimpíadas Educacionais, sob a condução do Professor Wagner Flores, os estudantes receberam certificados e medalhas, simbolizando toda a dedicação com que representaram nosso Colégio nas principais competições do país ao longo do primeiro semestre de 2025. Olimpíada Brasileira de Geopolítica: O Colégio Dom Bosco contou com 20 participantes, e os estudantes conquistaram – em diferentes categorias – incríveis 7 ouros e uma menção honrosa. Olimpíada Brasileira de Matemática 2025 (OBMEP): O Colégio teve 48 participações, com 8 dos estudantes se classificando para a 2ª Fase. Também foram realizadas as entregas das menções honrosas e medalhas aos estudantes que se destacaram na edição de 2024 da Olimpíada. Dois estudantes receberam a menção honrosa pelo desempenho a nível nacional, e mais dois estudantes conquistaram o bronze estadual. Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB): 30 estudantes do Colégio estiveram presentes, com dois trios chegando na 4ª Fase. Olimpíada de Português: 6 estudantes classificados. Além disso, tivemos mais de 80 participantes no Concurso Internacional de Cartas dos Correios, com dois deles se classificando para a próxima fase estadual, e estudantes participando, também, na Olimpíada Brasileira de Informática e na Olimpíada Brasileira de Astronomia. Cada premiação simbolizou o esforço, o protagonismo e a busca constante por novos aprendizados — valores que fortalecem o compromisso do Colégio Salesiano Dom Bosco com uma educação de excelência. Parabéns ao colégio! Fonte: Colégio Dom Bosco - RS

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil