15/09/2022

Inspetoria BAP investe na formação de Diretores e Diretoras das Escolas

Inspetoria BAP investe na formação de Diretores e Diretoras das Escolas

A Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo, fazendo um significativo caminho de crescimento em sinodalidade e sinergia, para aprimorar a unidade entre pessoas e comunidades que a compõem, promoveu o II Encontro de Diretoras e Diretores das Escolas da BAP, realizado em Porto Alegre, nos dias 5, 6 e 7 de setembro, contando também com a participação do Núcleo Animador da Inspetoria.

O primeiro dia teve a coordenação sob responsabilidade de Antenor de Conto e Patrícia Michelin, de Porto Alegre que surpreenderam os participantes com um momento de integração por Gramado e Canela. Já no dia 6 de setembro, o grupo viveu um dia intenso de formação e partilha, na Casa Santa Teresa, antiga sede inspetorial, em Porto Alegre. A Inspetora, Ir. Alaíde Deretti, inaugurou os trabalhos oferecendo uma reflexão na qual focalizou três palavras: alegria, empenho e responsabilidade, convidando o grupo a acolher o momento presente com a consciência de que o mesmo é “uma alegria [...] encontrar-nos e podermos tecer redes, partilhar a vida e os caminhos trilhados; um empenho, no sentido de somar, unir forças e aventurar novos horizontes na e da missão; uma grande responsabilidade: seguirmos em frente juntos, em comunhão, em sinodalidade”. Não podia faltar também nas palavras de introdução, o "servir a vida e despertar a esperança, [...] o saber 'inclinar-se' para contribuir, oferecer o melhor de si, ajudar [...]" e o "transformar nossos ambientes em espaços de escuta a fim de que juntos possamos sempre discernir o que é melhor para o crescimento e a vida de toda a comunidade educativa".

Com a coordenação de Ir. Ivone Yared, no segundo dia, foram apresentadas algumas “Boas Práticas” pelos diferentes grupos que compõem as áreas hospitalar e escolar da BAP, com a finalidade de que todos possam conhecer todos!

O primeiro momento dedicou espaço e grande atenção ao Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA), de Três Lagoas (MS). O Diretor Executivo do HNSA, Marco Antônio Calderon de Moura, apresentou a “saúde administrativa e gerencial” da entidade através de números, de resultados/investimentos, de atividades que têm envolvido a comunidade local na prestação e melhoria dos serviços, além – é claro! – da perspectiva de uma futura parceria, que vai ampliar a atuação do HNSA, devido à construção de uma Usina Hidrelétrica no município de Inocência (MS).

As Escolas do estado de São Paulo, representadas por Fabiana de Almeida, diretora do Instituto Madre Mazzarello, apresentaram a Campanha de Matrículas 2023 – Um legado de realização. Já as Escolas das regiões Sul e Centro-Oeste, através das Direções locais, apresentaram uma visão geral de cada escola e o modo como se dá o acompanhamento gerencial das Unidades, através do Sistema Integrado de Gestão (SIG).

Na parte da tarde, a Enfermeira Dra. Clarice Souza Pinto, profissional da área da saúde com larga experiência, conduziu os participantes a refletirem e discutirem sobre o tema: “Sexualidade e Gênero - uma pauta atual para Diretores”. O tema, muito pertinente e provocador, foi importante para situar os educadores frente aos desafios da realidade que já fazem parte do cotidiano das escolas. É urgente refletir sobre as questões de gênero, mas sempre amparando as práticas educativas com os valores da educação salesiana, dispostos a acolher as diferenças, mas sem abrir mão do que caracteriza as escolas, especialmente os pilares do Sistema Preventivo de Dom Bosco.

O dia foi concluído com a Celebração Eucarística, presidida pelo salesiano Pe. Isidoro da Silva, secretário da Inspetoria São Pio X, de Porto Alegre. Como espaço de convivência e de maior integração, o grupo participou da “Noite da Massa”, que contou também com a presença do jovem barman Wellerson Severo Mattos.

O terceiro e último dia foi coordenado por Rose Meire Gomes Silva e foi marcado em 100% pela espiritualidade salesiana. O grupo se deslocou até o Sítio Mornese, situado em Morungava, município de Gravataí (RS), onde vivenciou o encontro com a primeira comunidade de Mornese.

Conduzido por algumas das Irmãs presentes, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos a respeito de figuras das origens carismáticas, como: Emília Mosca, Corina Arrigotti, Felicina Mazzarello, Henriqueta Sorbone, Petronilla Mazzarello, Assunta Gaino.

Para concluir a jornada de espiritualidade salesiana, cada um dos presentes se aproximou individualmente do “poço”, uma réplica daquele de Mornese, que existe no Sítio de Morungava. Lá, a Inspetora - Ir. Alaíde - acolheu cada qual, ofereceu palavras de confiança e encorajamento e entregou uma lembrança comemorativa aos 150 anos de fundação do Instituto.

Na opinião de alguns dos Diretores e Diretoras, estes dias de encontro foram regeneradores, criaram maior unidade, suscitaram maior comprometimento e despertaram a sede de conhecer mais e melhor o carisma salesiano.

 

  

 

Fonte: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP)

Mais Recentes

Monumento de Nossa Senhora Auxiliadora é declarado patrimônio cultural

O tombamento é motivado pela importância histórica, cultural e religiosa do Monumento para a cidade O Monumento de Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro de Santa Rosa, em Niterói, foi oficialmente declarado patrimônio cultural imaterial. A Prefeitura sancionou a lei do vereador Allan Lyra com a medida e publicou no Diário Oficial do Município, no dia 19 de junho. O monumento, que fica no Morro do Alarico, é uma estátua com seis metros de altura e pedestal de 28 metros. O acesso a ele é feito pela escada que começa no Colégio Salesiano, ao lado da Basílica Nossa Senhora Auxiliadora. Segundo a publicação no Diário Oficial, o tombamento se dá em razão da importância histórica, cultural e religiosa do Monumento Nossa Senhora Auxiliadora para a cidade. Com a nova lei, o Poder Público Municipal poderá apoiar e promover ações de divulgação e eventos que visem à valorização histórica, cultural e religiosa do Monumento, incentivando a participação da população niteroiense na preservação e no conhecimento do patrimônio. Inaugurado no dia 8 de dezembro de 1900, o Monumento de Nossa Senhora Auxiliadora foi idealizado pelo padre Luis Zanchetta e projetado pelo engenheiro salesiano Domingos Delpiano. A obra tem o estilo Bossan, um misto de gótico e árabe. Com pedestal de 28 metros e uma estátua com 6 metros, totalizando 34 metros de altura. O monumento completará 125 anos, em dezembro deste ano.   Fonte: João Eduardo Dutra - Jornal A Tribuna

Alunos do Salesiano Campos fazem podcasts para refletir sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os alunos da 2ª série do Ensino Médio participaram de uma iniciativa inovadora nas aulas de Redação: a criação de podcasts com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto foi proposto pela professora Natália Lisboa e teve como principal objetivo despertar o senso crítico, a empatia e o compromisso social dos estudantes por meio da produção textual e da comunicação oral. Durante o processo, os alunos realizaram entrevistas com pessoas da comunidade escolar e local, investigando os principais desafios enfrentados para o cumprimento dos ODS — como a erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero, entre outros temas. Com base nas entrevistas e pesquisas, os estudantes redigiram roteiros e gravaram episódios de podcast em que discutiram, de forma clara e engajada, as dificuldades e possíveis soluções para esses problemas. A atividade uniu habilidades de escuta ativa, argumentação, linguagem oral e escrita, além de estimular o trabalho em equipe e a consciência cidadã. O resultado foi uma série de podcasts criativos, informativos e comprometidos com um futuro mais justo e sustentável. O projeto evidencia o papel transformador da escola na formação de jovens protagonistas e conscientes do seu papel na sociedade. Fonte: Inspetoria São João Bosco

Colégio Salesiano participa de ação ecológica na II Regata Cabanga do Meio Ambiente e reforça compromisso com a educação integral

A Rede Salesiana Brasil marcou presença na II Regata Cabanga do Meio Ambiente, realizada no dia 8 de junho, no Recife (PE), por meio da participação ativa dos estudantes do Colégio Mazzarello. Com protagonismo juvenil e espírito de solidariedade, os jovens uniram esporte, cuidado com a Casa Comum e consciência ambiental, recolhendo 47,3 kg de resíduos sólidos durante a ação. Promovida pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco, em parceria com o Instituto Cabanga de Responsabilidade Social, a regata reuniu 31 velejadores em 12 embarcações e resultou na retirada de 382 kg de resíduos da Bacia do Pina, superando em mais de 270% os resultados da edição anterior. O diferencial da competição é claro: vence quem recolher mais lixo das águas e do entorno, promovendo um modelo esportivo ambientalmente responsável. Alunos do Ensino Médio do Colégio Mazzarello participaram sob orientação do professor Ary Júnior, da disciplina de Geografia. Divididos em equipes, eles conquistaram posições de destaque na categoria Snipe, ocupando os três primeiros lugares no pódio e demonstrando que a educação salesiana vai além da sala de aula: forma cidadãos conscientes e comprometidos com o bem comum. “Essa experiência reforça a missão da Rede Salesiana de promover uma educação integral que articula conhecimento acadêmico, valores cristãos e ações concretas em favor da sustentabilidade”, destacou o professor Ary Júnior. A presença dos estudantes também fortalece os compromissos da Rede com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os ODS 4 (Educação de Qualidade), 13 (Ação contra a mudança global do clima) e 14 (Vida na água). A participação na regata integra a proposta pedagógica de incentivar o protagonismo juvenil e o cuidado com a Criação, em sintonia com a Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco. O evento ainda contou com a participação da ONG Recapibaribe, do Projeto Mão no Mangue — que completa 10 anos em 2025 com mais de 340 toneladas de resíduos retirados do ecossistema — e com apoio de entidades públicas e privadas. A ação reforça uma certeza de que a educação salesiana, ancorada na espiritualidade, no cuidado e na cidadania, é também uma resposta concreta aos desafios ambientais do nosso tempo. Comunicação da Rede Salesiana Brasil com informações do site do Cabanga Iate Clube de Pernambuco e professor Ari Júnior

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil