Inspetoria BAP investe na formação de Diretores e Diretoras das Escolas
15/09/2022

Inspetoria BAP investe na formação de Diretores e Diretoras das Escolas

Inspetoria BAP investe na formação de Diretores e Diretoras das Escolas

A Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo, fazendo um significativo caminho de crescimento em sinodalidade e sinergia, para aprimorar a unidade entre pessoas e comunidades que a compõem, promoveu o II Encontro de Diretoras e Diretores das Escolas da BAP, realizado em Porto Alegre, nos dias 5, 6 e 7 de setembro, contando também com a participação do Núcleo Animador da Inspetoria.

O primeiro dia teve a coordenação sob responsabilidade de Antenor de Conto e Patrícia Michelin, de Porto Alegre que surpreenderam os participantes com um momento de integração por Gramado e Canela. Já no dia 6 de setembro, o grupo viveu um dia intenso de formação e partilha, na Casa Santa Teresa, antiga sede inspetorial, em Porto Alegre. A Inspetora, Ir. Alaíde Deretti, inaugurou os trabalhos oferecendo uma reflexão na qual focalizou três palavras: alegria, empenho e responsabilidade, convidando o grupo a acolher o momento presente com a consciência de que o mesmo é “uma alegria [...] encontrar-nos e podermos tecer redes, partilhar a vida e os caminhos trilhados; um empenho, no sentido de somar, unir forças e aventurar novos horizontes na e da missão; uma grande responsabilidade: seguirmos em frente juntos, em comunhão, em sinodalidade”. Não podia faltar também nas palavras de introdução, o "servir a vida e despertar a esperança, [...] o saber 'inclinar-se' para contribuir, oferecer o melhor de si, ajudar [...]" e o "transformar nossos ambientes em espaços de escuta a fim de que juntos possamos sempre discernir o que é melhor para o crescimento e a vida de toda a comunidade educativa".

Com a coordenação de Ir. Ivone Yared, no segundo dia, foram apresentadas algumas “Boas Práticas” pelos diferentes grupos que compõem as áreas hospitalar e escolar da BAP, com a finalidade de que todos possam conhecer todos!

O primeiro momento dedicou espaço e grande atenção ao Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA), de Três Lagoas (MS). O Diretor Executivo do HNSA, Marco Antônio Calderon de Moura, apresentou a “saúde administrativa e gerencial” da entidade através de números, de resultados/investimentos, de atividades que têm envolvido a comunidade local na prestação e melhoria dos serviços, além – é claro! – da perspectiva de uma futura parceria, que vai ampliar a atuação do HNSA, devido à construção de uma Usina Hidrelétrica no município de Inocência (MS).

As Escolas do estado de São Paulo, representadas por Fabiana de Almeida, diretora do Instituto Madre Mazzarello, apresentaram a Campanha de Matrículas 2023 – Um legado de realização. Já as Escolas das regiões Sul e Centro-Oeste, através das Direções locais, apresentaram uma visão geral de cada escola e o modo como se dá o acompanhamento gerencial das Unidades, através do Sistema Integrado de Gestão (SIG).

Na parte da tarde, a Enfermeira Dra. Clarice Souza Pinto, profissional da área da saúde com larga experiência, conduziu os participantes a refletirem e discutirem sobre o tema: “Sexualidade e Gênero - uma pauta atual para Diretores”. O tema, muito pertinente e provocador, foi importante para situar os educadores frente aos desafios da realidade que já fazem parte do cotidiano das escolas. É urgente refletir sobre as questões de gênero, mas sempre amparando as práticas educativas com os valores da educação salesiana, dispostos a acolher as diferenças, mas sem abrir mão do que caracteriza as escolas, especialmente os pilares do Sistema Preventivo de Dom Bosco.

O dia foi concluído com a Celebração Eucarística, presidida pelo salesiano Pe. Isidoro da Silva, secretário da Inspetoria São Pio X, de Porto Alegre. Como espaço de convivência e de maior integração, o grupo participou da “Noite da Massa”, que contou também com a presença do jovem barman Wellerson Severo Mattos.

O terceiro e último dia foi coordenado por Rose Meire Gomes Silva e foi marcado em 100% pela espiritualidade salesiana. O grupo se deslocou até o Sítio Mornese, situado em Morungava, município de Gravataí (RS), onde vivenciou o encontro com a primeira comunidade de Mornese.

Conduzido por algumas das Irmãs presentes, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos a respeito de figuras das origens carismáticas, como: Emília Mosca, Corina Arrigotti, Felicina Mazzarello, Henriqueta Sorbone, Petronilla Mazzarello, Assunta Gaino.

Para concluir a jornada de espiritualidade salesiana, cada um dos presentes se aproximou individualmente do “poço”, uma réplica daquele de Mornese, que existe no Sítio de Morungava. Lá, a Inspetora - Ir. Alaíde - acolheu cada qual, ofereceu palavras de confiança e encorajamento e entregou uma lembrança comemorativa aos 150 anos de fundação do Instituto.

Na opinião de alguns dos Diretores e Diretoras, estes dias de encontro foram regeneradores, criaram maior unidade, suscitaram maior comprometimento e despertaram a sede de conhecer mais e melhor o carisma salesiano.

 

  

 

Fonte: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP)

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Na tarde do dia 10 de setembro, foi realizado o 3º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Iniciais (EFAI), uma iniciativa da Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com a Editora Edebê. O programa é fruto da Jornada Formativa para as Coordenações Pedagógicas, realizada em Aparecida/SP, e tem se consolidado como espaço privilegiado de estudo, reflexão e troca de experiências entre coordenadoras(es) pedagógicas(os_ das escolas salesianas em todo o Brasil. Com 40 acessos de todo o Brasil, o encontro teve como tema “A aprendizagem visível e a transformação docente”, conduzido pela formadora Caroline Cardoso. A acolhida inicial foi conduzida pelo Pe. Sérgio, seguida de um momento de oração preparado pela Irmã Lúcia Jacinta, que ajudou a comunidade formativa a colocar o encontro sob a inspiração de Deus e no espírito do carisma salesiano. Percurso formativo e cultura de pensamento Caroline iniciou sua fala retomando o percurso formativo proposto pelo programa e relembrou as oito forças da escola que favorecem o desenvolvimento de uma cultura de pensamento. Em seguida, trouxe reflexões fundamentadas sobre as competências docentes e a importância da documentação pedagógica como instrumento de aprendizagem, acompanhamento e transformação no processo educativo. Durante sua exposição, Caroline Cardoso lançou uma provocação aos grupos de trabalho, convidando-os a refletir sobre quais competências podem ser mais exploradas e desenvolvidas no contexto das escolas salesianas. As competências apresentadas foram: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório cultural; Comunicação; Cultura digital; Trabalho e projeto de vida; Argumentação; Autoconhecimento e autocuidado; Empatia e cooperação; Responsabilidade e cidadania.  A formadora destacou ainda a importância da flexibilidade intelectual, recordando que, no processo de aprendizagem, “tudo bem mudar de ideia a respeito de algo, e também que é importante ser flexível e ter a mente aberta o suficiente para rever conceitos quando novas, e às vezes conflitantes, informações são apresentadas e as hipóteses originais são refutadas”, fundamentando sua reflexão no livro Aprendizagens Visíveis: Experiências teórico-práticas em sala de aula, de Julia Pinheiro Andrade. Espaços de diálogo e partilha Após a exposição, os participantes foram organizados em grupos para refletir sobre três questões-chave: Que tipos de registros existem no EFAI? Com que intenção registramos o que as crianças fazem na escola? A partir da leitura do Capítulo 3 e das reflexões, como é possível mobilizar e potencializar a documentação pedagógica no EFAI? As contribuições de cada grupo foram registradas em um mural digital, que servirá de base para novas partilhas e aprofundamentos no próximo encontro, já agendado para 12 de novembro de 2025. O encontro foi concluído em clima de entusiasmo e corresponsabilidade. Para motivar ainda mais os estudos e a vivência pedagógica, foram realizados sorteios de banners da Coleção Nautas e de um livro para aprofundamento sobre coordenação pedagógica, formação e inovação. Um caminho de formação contínua O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EFAI reafirma o compromisso da RSB e da Editora Edebê em apoiar os educadores salesianos no fortalecimento de uma pedagogia que une excelência acadêmica, espiritualidade e protagonismo juvenil. Mais do que encontros formativos, o programa se propõe a ser um processo de transformação das práticas pedagógicas, em sintonia com o legado de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Angélica Novais da comunicação da Rede Salesiana Brasil

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