Novo Ensino Médio; entenda as alterações no projeto
02/08/2024

Novo Ensino Médio; entenda as alterações no projeto

O que é o novo ensino médio? 

O Novo Ensino Médio é a nova proposta para reestruturar o atual Ensino Médio, as mudanças buscam sintonizar as escolas de Ensino Médio – pública e privada – com as exigências da sociedade contemporânea e com as expectativas dessa geração do século XXI. Para isso, a proposta é oferecer um Ensino Médio que possibilite não só melhorar a qualidade de aprendizagem dos estudantes, como também proporcionar maior autonomia, protagonismo e engajamento dos adolescentes e jovens na construção do seu projeto de vida, de maneira que possam levar para a vida, o que aprenderam na escola e assim contribuírem mais e melhor com a construção de uma sociedade mais humana, solidária e cidadã.

O que as famílias podem esperar de mudanças a partir do processo de implantação? 

As famílias podem esperar, principalmente, uma mudança na organização do trabalho pedagógico e na metodologia de ensino, pois o foco principal, agora, não é mais o cumprimento da enorme lista de conteúdos das treze ou mais disciplinas trabalhadas no ensino médio, e sim o desenvolvimento de competências e habilidades para se alcançar uma formação integral dos estudantes. Na prática, os estudantes devem aprender de forma mais ativa, com metodologias que possibilitem o envolvimento deles com situações de aprendizagem diversificadas que os levem a trabalhar, com mais interação e não de forma predominantemente expositiva, os “objetos de conhecimento”, denominação dada pela BNCC aos conteúdos, conceitos e processos.

Como a Rede Salesiana Brasil está apoiando suas instituições neste processo?

Desde 2019, a RSB-Escolas tem acompanhado as escolas no processo de conhecimento dos documentos oficiais para melhor apropriação das mudanças estabelecidas. Por meio do Centro Salesiano de Formação (CSF), ao longo desses últimos anos, os educadores de Ensino Fundamental – Anos Finais – e os de Ensino Médio da RSB-Escolas participaram de encontros formativos, nos quais não só foram trabalhadas as mudanças definidas por lei, como também esses educadores vivenciaram pequenas oficinas de metodologias ativas e participativas com o propósito de incentivá-los a focar na centralidade dessas mudanças, que pode ser “traduzida” assim: na sociedade contemporânea, a forma de os estudantes aprenderem é diferente da forma como se pratica o ensino no atual ensino médio.

Por essa razão, a partir de 2020, na modalidade virtual, várias formações sobre temáticas bem diversas, por exemplo, metodologias ativas, tecnologias e soluções educacionais, Comunicação Não-Violenta, Comunicação e Interação entre professor e aluno, pensamento computacional, robótica, entre outras, foram oferecidas aos educadores salesianos. Assim, com um programa consistente de Formação Continuada e contínua, a RSB tem contribuído para que as escolas realizem essas mudanças com segurança, eficiência e eficácia e, sobretudo, preservando a essência da educação salesiana, a serenidade e a tranquilidade em todo o processo.

Novo Ensino Médio; entenda as alterações no projeto

Texto voltou à Câmara após mudanças no Senado. Deputados rejeitaram parte das alterações, como a restrição da ampliação da carga horária anual apenas ao Ensino Médio. A Câmara dos Deputados finalizou nesta terça-feira (9) a votação da lei que cria o Novo Ensino Médio. O texto segue para a sanção presidencial. Para o ensino médio regular, a carga horária mínima prevista é de 2,4 mil horas para os três anos, além de 600 horas de matérias optativas, totalizando 3 mil horas no total;

Para o ensino médio técnico, será possível escolher entre 600 e 1,2 mil horas de aulas técnicas e o restante de disciplinas tradicionais, totalizando 3 mil horas no total. O texto já havia sido aprovado pela Câmara em março, mas foi alterado no Senado, o que obrigou o projeto a passar por nova análise dos deputados. No início do mandato, em março de 2023, o governo Lula enviou uma revisão do ensino médio para o Congresso. Um modelo de ensino médio havia sido aprovado no governo Michel Temer em 2017 e implementado em 2021, no governo Jair Bolsonaro.

Lula decidiu modificar o modelo após críticas de que a carga horária das disciplinas tradicionais havia sido diminuída para dar lugar a matérias optativas conforme o interesse do estudante. No entanto, escolas sem infraestrutura suficiente, a falta de formação adequada dos professores e menos espaço para as disciplinas convencionais foram pontos que, na visão de alguns setores, poderiam ampliar ainda mais a desigualdade no acesso ao ensino superior entre os alunos da rede pública e os da rede particular. Na votação desta terça, relator da proposta, deputado Mendonça Filho (União-PE), rejeitou mudanças feitas no Senado, entre elas a obrigatoriedade do ensino de espanhol. A disciplina será optativa.

Também foi inserida na Câmara a obrigatoriedade de que os Estados mantenham, em todas as cidades, ao menos uma escola da rede pública com ensino médio no período noturno "quando houver demanda manifesta". Os Estados manterão, na sede de cada um de seus municípios, pelo menos uma escola de sua rede pública com oferta de ensino médio regular no turno noturno. Isso quando houver demanda manifesta e comprovada para matricula de alunos nesse turno, na forma da regulamentação a ser estabelecida pelo respectivo sistema de ensino.

Como é agora e como fica com a proposta

Veja mais abaixo o que muda com a aprovação do novo ensino médio.

Aumento da Carga Horária Obrigatória

Como é atualmente:

  • 800 horas para disciplinas obrigatórias (previstas na Base Nacional Comum Curricular - BNCC).
  • 200 horas para disciplinas optativas (itinerários formativos escolhidos pelo aluno ou curso técnico).

Como ficará com a proposta aprovada:

  • 400 horas para disciplinas obrigatórias.
  • 600 horas para disciplinas optativas.

Disciplinas obrigatórias

Como é atualmente:

  • Apenas português e matemática são obrigatórias em todos os anos do ensino médio, além de educação física, arte, sociologia e filosofia.

Como fica com a proposta aprovada:

  • Disciplinas obrigatórias em todos os anos: português, inglês, artes, educação física, matemática, ciências da natureza (biologia, física, química) e ciências humanas (filosofia, geografia, história, sociologia).
  • Espanhol será facultativo.

Itinerários formativos

Os itinerários formativos são conjuntos de disciplinas, projetos, oficinas e outras atividades oferecidas aos alunos do Ensino Médio, além das disciplinas obrigatórias, que permitem aprofundar seus conhecimentos em áreas específicas de interesse.

Itinerários devem focar em uma área do conhecimento (ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática) ou em formação técnica e profissional.

Como é atualmente:

  • As redes de ensino definem a quantidade e o tipo de itinerários formativos ofertados.

Como fica com a proposta aprovada:

  • Cada escola deve ofertar no mínimo dois itinerários (exceto aquelas que oferecem ensino técnico).

Ensino técnico

Como é atualmente:

  • 800 horas de disciplinas obrigatórias e 1.200 horas para o ensino técnico.

Pela proposta aprovada:

  • 1.000 horas de disciplinas obrigatórias, com 300 horas podendo ser destinadas a conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relacionados à formação técnica.
  • Até 1.200 horas para o curso técnico.

Ensino à distância

Como é atualmente:

  • A legislação permite atividades online e convênios com instituições de educação à distância.

Como ficou com a proposta aprovada:

  • A carga horária da formação geral básica deve ser oferecida presencialmente, com ensino mediado por tecnologia permitido em casos excepcionais.

Assista a este vídeo e mergulhe nas principais mudanças e novidades do Novo Ensino Médio, uma iniciativa que busca transformar a educação e preparar nossos jovens para os desafios do século XXI. A Professora Maria Leoneide, especialista no assunto, explica como as novas diretrizes estão alinhadas com as exigências da sociedade contemporânea, promovendo mais autonomia, protagonismo e engajamento dos estudantes.

 

Perguntas e respostas dentro do portal do MEC

Fonte: Assessoria de comunicação da Rede Salesiana Brasil com pesquisa no site do G1 política

Mais Recentes

Aluno do Salesiano Região Oceânica recebe duas medalhas de prata em cerimônia da 20ª edição da OBMEP

Na última sexta-feira, 29 de maio, aconteceu a Cerimônia de Premiação Regional da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP). Nesta ocasião solene, o aluno do Colégio Salesiano Região Oceânica, Arthur Genaro, do 8º ano, foi contemplado com as suas medalhas de prata, em âmbito nacional e estadual. O estudante salesiano foi o único do estado do Rio de Janeiro a receber duas medalhas de prata, em categorias distintas. ‍Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), a OBMEP busca estimular o estudo da Matemática, identificar talentos e ampliar o interesse dos estudantes pelas áreas científicas e tecnológicas. ‍A professora de Matemática Karla Danielle representou o Colégio Salesiano Região Oceânica e acompanhou o jovem e sua família na cerimônia, reconhecendo o seu talento, compromisso e dedicação com os estudos. Esse resultado expressa a excelência da educação católica salesiana, alinhada com os projetos de vida dos estudantes, ao desenvolver as múltiplas inteligências e habilidades. ‍Parabenizamos o Arthur e seus familiares pela conquista!

Campos dos Goytacazes Sedia 6ª Etapa Regional do ENARSE/ENEL 2026

Encontro presencial no Rio de Janeiro reuniu lideranças das Inspetorias Madre Mazzarello e São João Bosco para aprofundar indicadores de qualidade e traçar estratégias de constante aprimoramento Nos dias 28 e 29 de maio, a cidade de Campos dos Goytacazes (RJ) recebeu a sexta etapa do Encontro Nacional das Escolas Salesianas (ENARSE) e Encontro Nacional de Ecônomos Locais (ENEL). O evento presencial deu continuidade às ações previstas no Plano Integrado de Formação 2026 da Rede Salesiana Brasil (RSB). Alinhamento Metodológico e Diagnóstico em Rede Conduzido com a assessoria metodológica do Dr. Ricardo Mariz, o encontro teve como foco central o aprofundamento do Caderno 6 (“Parâmetros Institucionais de Qualidade Educacional") do Currículo da RSB. A iniciativa proporciona às lideranças das escolas salesianas uma oportunidade inédita de debater a sistemática de elaboração dos planos de melhoria a partir de dados concretos. No primeiro dia, os gestores acompanharam discussões sobre o contexto social contemporâneo e a necessidade de transformação nos modelos educativos, além de participarem de painéis técnicos voltados para o uso de indicadores como pontos de observação para ações estratégicas. Sinergia nas Cinco Dimensões da Gestão A dinâmica do encontro privilegiou o trabalho colaborativo, reunindo os profissionais em grupos dedicados às cinco dimensões essenciais da escola salesiana: Liderança (Diretores Institucionais/Gerais) Gestão Pedagógica (Diretores Pedagógicos) Pastoral Escolar e Acompanhamento Educacional (Coordenadores de Pastoral) Comunicação (Coordenadores/Responsáveis de Comunicação) Gestão de Recursos e Sustentabilidade (Diretores/Coordenadores Administrativos, Financeiros e Ecônomos) O segundo dia foi marcado por plenárias de apresentação, onde cada grupo compartilhou achados, aprendizados e análises de convergências regionais. O objetivo desse esforço conjunto é alimentar de forma colaborativa a Matriz Nacional de Indicadores, assegurando que o planejamento estratégico preserve a identidade carismática e responda com responsabilidade às exigências do setor educativo. Vozes dos Participantes O fechamento dos trabalhos gerou depoimentos significativos sobre o impacto prático do encontro nas unidades: "Uma das coisas que mais me impactou foi o fato de reacender em nós a questão da gestão das evidências. Somos peregrinos de esperança, com coragem, com ousadia, com firmeza, carregando aquele desejo e o espírito salesiano de ser, para que a gente consiga seguir firmes, seguros e formar sempre ‘bons cristãos e honestos cidadãos’", diz a participante Denilza Machado. "Esse encontro regional foi muito positivo para todas as casas que participaram. Foi um momento de muita troca, experiências e um alinhamento também para nossa missão educativa", comenta a participante Rayanne Rangel. "O evento foi maravilhoso e esclarecedor. Tivemos a oportunidade de pensar em um realinhamento pedagógico, entre outras questões discutidas aqui", aponta a participante Iara, de Rio das Ostras. "Esses dois dias foram incríveis! A gente aprendeu muito, a gente viveu a realidade de cada instituição. Foi muito boa essa troca e agora a gente tem que levar para frente tudo o que a gente aprendeu e colocar em prática a partir das próximas semanas, sempre juntos, em rede", ressalta a participante Thamires Carneiro. Rumo a Niterói: Fique por Dentro de Cada Detalhe! Após o sucesso dos debates e aprendizados em Campos dos Goytacazes, o ciclo itinerante do ENARSE/ENEL 2026 continua sua trajetória pelo estado do Rio de Janeiro. A sétima etapa regional já tem data e local confirmados: dias 11 e 12 de junho, em Niterói (RJ). Este é um evento grandioso que está redesenhando o futuro da gestão e da educação salesiana no Brasil. Para não perder nenhum detalhe e acompanhar de perto a cobertura completa de cada nova etapa do ENARSE/ENEL 2026, siga os perfis oficiais da Rede Salesiana Brasil nas mídias sociais: @redesalesianabr. Por Janaina Lima, com o apoio da equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Salesiano recebe prêmio como Marca Ícone em Educação Infantil no Espírito Santo

Aconteceu, na noite desta quarta-feira (20), a cerimônia da premiação Marcas Ícones 2026, realizado pela Rede Vitória, que reconheceu o Salesiano Vitória como marca mais lembrada no segmento do Educação Infantil no Espírito Santo. O evento de premiação do Marcas Ícones 2026, reuniu algumas das empresas mais importantes do mercado capixaba, reconhecidas como lideranças em suas respectivas áreas. Além das empresas homenageadas, a cerimônia reuniu profissionais de marketing e comunicação, representantes do setor produtivo e executivos de diversos segmentos – todos atentos ao comportamento e às preferências do consumidor capixaba reveladas pelo estudo. As entrevistas foram feitas presencialmente, em pontos de fluxo dos quatro principais municípios da região (Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica), com a metodologia de resposta espontânea, em que, sem ter opções ou sugestões, os entrevistados devem responder com a primeira marca que lhes vem à mente quando pensa em um determinado segmento.   Ao todo, 600 pessoas foram entrevistadas respeitando critérios de proporcionalidade por cidade, sexo, faixa etária e classe social. Esse cuidado metodológico garante que os resultados reflitam, de fato, a lembrança espontânea real do consumidor capixaba. A marca “Salesiano” foi a mais lembrada no segmento “educação infantil”. Salesiano: no coração do Espírito Santo, o melhor caminho para os primeiros passos Impulsionado pela história da educação salesiana, presente no Espírito Santo há mais de 100 anos no estado do Espírito Santo, o Colégio Salesiano Vitória, por meio do Salesiano Jardim Camburi, oferta o segmento da Educação Infantil com turmas nos turnos matutino, vespertino e integral, para estudantes com entre 2 e 5 anos de idade. O diretor do Salesiano Jardim Camburi, Ilton de Oliveira Chaves Jr, celebrou a conquista e reforçou a gratidão ao povo capixaba. "Mais que um reconhecimento, essa conquista reforça a relevância de um trabalho pautado em uma educação de fundamentos sólidos, aliado a uma tradição de cuidado, acolhimento e olhar humano atento. A marca Salesiano está presente no Espírito Santo há mais de 100 anos, sem nunca deixar de evoluir”, lembrou o diretor. Ilton de Oliveira Chaves Jr., diretor do Colégio Salesiano Jardim Camburi. Fotos: divulgação. Para a supervisora pedagógica da Educação Infantil do Salesiano Jardim Camburi, Betina Berger, o prêmio é reflexo de uma relação de confiança entre a marca e a sociedade capixaba. “Este prêmio confirma que os valores vivenciados diariamente em nossa missão educativa constroem vínculos verdadeiros e significativos. A educação salesiana é fundamentada no cuidado, no respeito, no acolhimento e no protagonismo das crianças e das famílias. Sermos a instituição mais lembrada na Educação Infantil em 4 anos de atuação no segmento, demonstra que as famílias capixabas reconhecem no Salesiano não apenas um espaço de aprender, mas um ambiente seguro, afetivo e acolhedor, onde as crianças são realmente impulsionadas a serem felizes”, avaliou a supervisora. Betina Berger, supervisora pedagógica da Educação Infantil do Colégio Salesiano Jardim Camburi. Fonte: Gislan Vitalino - Inspetoria São João Bosco

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil