O que é o novo ensino médio?
O Novo Ensino Médio é a nova proposta para reestruturar o atual Ensino Médio, as mudanças buscam sintonizar as escolas de Ensino Médio – pública e privada – com as exigências da sociedade contemporânea e com as expectativas dessa geração do século XXI. Para isso, a proposta é oferecer um Ensino Médio que possibilite não só melhorar a qualidade de aprendizagem dos estudantes, como também proporcionar maior autonomia, protagonismo e engajamento dos adolescentes e jovens na construção do seu projeto de vida, de maneira que possam levar para a vida, o que aprenderam na escola e assim contribuírem mais e melhor com a construção de uma sociedade mais humana, solidária e cidadã.
O que as famílias podem esperar de mudanças a partir do processo de implantação?
As famílias podem esperar, principalmente, uma mudança na organização do trabalho pedagógico e na metodologia de ensino, pois o foco principal, agora, não é mais o cumprimento da enorme lista de conteúdos das treze ou mais disciplinas trabalhadas no ensino médio, e sim o desenvolvimento de competências e habilidades para se alcançar uma formação integral dos estudantes. Na prática, os estudantes devem aprender de forma mais ativa, com metodologias que possibilitem o envolvimento deles com situações de aprendizagem diversificadas que os levem a trabalhar, com mais interação e não de forma predominantemente expositiva, os “objetos de conhecimento”, denominação dada pela BNCC aos conteúdos, conceitos e processos.
Como a Rede Salesiana Brasil está apoiando suas instituições neste processo?
Desde 2019, a RSB-Escolas tem acompanhado as escolas no processo de conhecimento dos documentos oficiais para melhor apropriação das mudanças estabelecidas. Por meio do Centro Salesiano de Formação (CSF), ao longo desses últimos anos, os educadores de Ensino Fundamental – Anos Finais – e os de Ensino Médio da RSB-Escolas participaram de encontros formativos, nos quais não só foram trabalhadas as mudanças definidas por lei, como também esses educadores vivenciaram pequenas oficinas de metodologias ativas e participativas com o propósito de incentivá-los a focar na centralidade dessas mudanças, que pode ser “traduzida” assim: na sociedade contemporânea, a forma de os estudantes aprenderem é diferente da forma como se pratica o ensino no atual ensino médio.
Por essa razão, a partir de 2020, na modalidade virtual, várias formações sobre temáticas bem diversas, por exemplo, metodologias ativas, tecnologias e soluções educacionais, Comunicação Não-Violenta, Comunicação e Interação entre professor e aluno, pensamento computacional, robótica, entre outras, foram oferecidas aos educadores salesianos. Assim, com um programa consistente de Formação Continuada e contínua, a RSB tem contribuído para que as escolas realizem essas mudanças com segurança, eficiência e eficácia e, sobretudo, preservando a essência da educação salesiana, a serenidade e a tranquilidade em todo o processo.
Novo Ensino Médio; entenda as alterações no projeto
Texto voltou à Câmara após mudanças no Senado. Deputados rejeitaram parte das alterações, como a restrição da ampliação da carga horária anual apenas ao Ensino Médio. A Câmara dos Deputados finalizou nesta terça-feira (9) a votação da lei que cria o Novo Ensino Médio. O texto segue para a sanção presidencial. Para o ensino médio regular, a carga horária mínima prevista é de 2,4 mil horas para os três anos, além de 600 horas de matérias optativas, totalizando 3 mil horas no total;
Para o ensino médio técnico, será possível escolher entre 600 e 1,2 mil horas de aulas técnicas e o restante de disciplinas tradicionais, totalizando 3 mil horas no total. O texto já havia sido aprovado pela Câmara em março, mas foi alterado no Senado, o que obrigou o projeto a passar por nova análise dos deputados. No início do mandato, em março de 2023, o governo Lula enviou uma revisão do ensino médio para o Congresso. Um modelo de ensino médio havia sido aprovado no governo Michel Temer em 2017 e implementado em 2021, no governo Jair Bolsonaro.
Lula decidiu modificar o modelo após críticas de que a carga horária das disciplinas tradicionais havia sido diminuída para dar lugar a matérias optativas conforme o interesse do estudante. No entanto, escolas sem infraestrutura suficiente, a falta de formação adequada dos professores e menos espaço para as disciplinas convencionais foram pontos que, na visão de alguns setores, poderiam ampliar ainda mais a desigualdade no acesso ao ensino superior entre os alunos da rede pública e os da rede particular. Na votação desta terça, relator da proposta, deputado Mendonça Filho (União-PE), rejeitou mudanças feitas no Senado, entre elas a obrigatoriedade do ensino de espanhol. A disciplina será optativa.
Também foi inserida na Câmara a obrigatoriedade de que os Estados mantenham, em todas as cidades, ao menos uma escola da rede pública com ensino médio no período noturno "quando houver demanda manifesta". Os Estados manterão, na sede de cada um de seus municípios, pelo menos uma escola de sua rede pública com oferta de ensino médio regular no turno noturno. Isso quando houver demanda manifesta e comprovada para matricula de alunos nesse turno, na forma da regulamentação a ser estabelecida pelo respectivo sistema de ensino.
Como é agora e como fica com a proposta
Veja mais abaixo o que muda com a aprovação do novo ensino médio.
Aumento da Carga Horária Obrigatória
Como é atualmente:
- 800 horas para disciplinas obrigatórias (previstas na Base Nacional Comum Curricular - BNCC).
- 200 horas para disciplinas optativas (itinerários formativos escolhidos pelo aluno ou curso técnico).
Como ficará com a proposta aprovada:
- 400 horas para disciplinas obrigatórias.
- 600 horas para disciplinas optativas.
Disciplinas obrigatórias
Como é atualmente:
- Apenas português e matemática são obrigatórias em todos os anos do ensino médio, além de educação física, arte, sociologia e filosofia.
Como fica com a proposta aprovada:
- Disciplinas obrigatórias em todos os anos: português, inglês, artes, educação física, matemática, ciências da natureza (biologia, física, química) e ciências humanas (filosofia, geografia, história, sociologia).
- Espanhol será facultativo.
Itinerários formativos
Os itinerários formativos são conjuntos de disciplinas, projetos, oficinas e outras atividades oferecidas aos alunos do Ensino Médio, além das disciplinas obrigatórias, que permitem aprofundar seus conhecimentos em áreas específicas de interesse.
Itinerários devem focar em uma área do conhecimento (ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática) ou em formação técnica e profissional.
Como é atualmente:
- As redes de ensino definem a quantidade e o tipo de itinerários formativos ofertados.
Como fica com a proposta aprovada:
- Cada escola deve ofertar no mínimo dois itinerários (exceto aquelas que oferecem ensino técnico).
Ensino técnico
Como é atualmente:
- 800 horas de disciplinas obrigatórias e 1.200 horas para o ensino técnico.
Pela proposta aprovada:
- 1.000 horas de disciplinas obrigatórias, com 300 horas podendo ser destinadas a conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relacionados à formação técnica.
- Até 1.200 horas para o curso técnico.
Ensino à distância
Como é atualmente:
- A legislação permite atividades online e convênios com instituições de educação à distância.
Como ficou com a proposta aprovada:
- A carga horária da formação geral básica deve ser oferecida presencialmente, com ensino mediado por tecnologia permitido em casos excepcionais.
Assista a este vídeo e mergulhe nas principais mudanças e novidades do Novo Ensino Médio, uma iniciativa que busca transformar a educação e preparar nossos jovens para os desafios do século XXI. A Professora Maria Leoneide, especialista no assunto, explica como as novas diretrizes estão alinhadas com as exigências da sociedade contemporânea, promovendo mais autonomia, protagonismo e engajamento dos estudantes.
Perguntas e respostas dentro do portal do MEC
Fonte: Assessoria de comunicação da Rede Salesiana Brasil com pesquisa no site do G1 política