02/08/2024

Novo Ensino Médio; entenda as alterações no projeto

O que é o novo ensino médio? 

O Novo Ensino Médio é a nova proposta para reestruturar o atual Ensino Médio, as mudanças buscam sintonizar as escolas de Ensino Médio – pública e privada – com as exigências da sociedade contemporânea e com as expectativas dessa geração do século XXI. Para isso, a proposta é oferecer um Ensino Médio que possibilite não só melhorar a qualidade de aprendizagem dos estudantes, como também proporcionar maior autonomia, protagonismo e engajamento dos adolescentes e jovens na construção do seu projeto de vida, de maneira que possam levar para a vida, o que aprenderam na escola e assim contribuírem mais e melhor com a construção de uma sociedade mais humana, solidária e cidadã.

O que as famílias podem esperar de mudanças a partir do processo de implantação? 

As famílias podem esperar, principalmente, uma mudança na organização do trabalho pedagógico e na metodologia de ensino, pois o foco principal, agora, não é mais o cumprimento da enorme lista de conteúdos das treze ou mais disciplinas trabalhadas no ensino médio, e sim o desenvolvimento de competências e habilidades para se alcançar uma formação integral dos estudantes. Na prática, os estudantes devem aprender de forma mais ativa, com metodologias que possibilitem o envolvimento deles com situações de aprendizagem diversificadas que os levem a trabalhar, com mais interação e não de forma predominantemente expositiva, os “objetos de conhecimento”, denominação dada pela BNCC aos conteúdos, conceitos e processos.

Como a Rede Salesiana Brasil está apoiando suas instituições neste processo?

Desde 2019, a RSB-Escolas tem acompanhado as escolas no processo de conhecimento dos documentos oficiais para melhor apropriação das mudanças estabelecidas. Por meio do Centro Salesiano de Formação (CSF), ao longo desses últimos anos, os educadores de Ensino Fundamental – Anos Finais – e os de Ensino Médio da RSB-Escolas participaram de encontros formativos, nos quais não só foram trabalhadas as mudanças definidas por lei, como também esses educadores vivenciaram pequenas oficinas de metodologias ativas e participativas com o propósito de incentivá-los a focar na centralidade dessas mudanças, que pode ser “traduzida” assim: na sociedade contemporânea, a forma de os estudantes aprenderem é diferente da forma como se pratica o ensino no atual ensino médio.

Por essa razão, a partir de 2020, na modalidade virtual, várias formações sobre temáticas bem diversas, por exemplo, metodologias ativas, tecnologias e soluções educacionais, Comunicação Não-Violenta, Comunicação e Interação entre professor e aluno, pensamento computacional, robótica, entre outras, foram oferecidas aos educadores salesianos. Assim, com um programa consistente de Formação Continuada e contínua, a RSB tem contribuído para que as escolas realizem essas mudanças com segurança, eficiência e eficácia e, sobretudo, preservando a essência da educação salesiana, a serenidade e a tranquilidade em todo o processo.

Novo Ensino Médio; entenda as alterações no projeto

Texto voltou à Câmara após mudanças no Senado. Deputados rejeitaram parte das alterações, como a restrição da ampliação da carga horária anual apenas ao Ensino Médio. A Câmara dos Deputados finalizou nesta terça-feira (9) a votação da lei que cria o Novo Ensino Médio. O texto segue para a sanção presidencial. Para o ensino médio regular, a carga horária mínima prevista é de 2,4 mil horas para os três anos, além de 600 horas de matérias optativas, totalizando 3 mil horas no total;

Para o ensino médio técnico, será possível escolher entre 600 e 1,2 mil horas de aulas técnicas e o restante de disciplinas tradicionais, totalizando 3 mil horas no total. O texto já havia sido aprovado pela Câmara em março, mas foi alterado no Senado, o que obrigou o projeto a passar por nova análise dos deputados. No início do mandato, em março de 2023, o governo Lula enviou uma revisão do ensino médio para o Congresso. Um modelo de ensino médio havia sido aprovado no governo Michel Temer em 2017 e implementado em 2021, no governo Jair Bolsonaro.

Lula decidiu modificar o modelo após críticas de que a carga horária das disciplinas tradicionais havia sido diminuída para dar lugar a matérias optativas conforme o interesse do estudante. No entanto, escolas sem infraestrutura suficiente, a falta de formação adequada dos professores e menos espaço para as disciplinas convencionais foram pontos que, na visão de alguns setores, poderiam ampliar ainda mais a desigualdade no acesso ao ensino superior entre os alunos da rede pública e os da rede particular. Na votação desta terça, relator da proposta, deputado Mendonça Filho (União-PE), rejeitou mudanças feitas no Senado, entre elas a obrigatoriedade do ensino de espanhol. A disciplina será optativa.

Também foi inserida na Câmara a obrigatoriedade de que os Estados mantenham, em todas as cidades, ao menos uma escola da rede pública com ensino médio no período noturno "quando houver demanda manifesta". Os Estados manterão, na sede de cada um de seus municípios, pelo menos uma escola de sua rede pública com oferta de ensino médio regular no turno noturno. Isso quando houver demanda manifesta e comprovada para matricula de alunos nesse turno, na forma da regulamentação a ser estabelecida pelo respectivo sistema de ensino.

Como é agora e como fica com a proposta

Veja mais abaixo o que muda com a aprovação do novo ensino médio.

Aumento da Carga Horária Obrigatória

Como é atualmente:

  • 800 horas para disciplinas obrigatórias (previstas na Base Nacional Comum Curricular - BNCC).
  • 200 horas para disciplinas optativas (itinerários formativos escolhidos pelo aluno ou curso técnico).

Como ficará com a proposta aprovada:

  • 400 horas para disciplinas obrigatórias.
  • 600 horas para disciplinas optativas.

Disciplinas obrigatórias

Como é atualmente:

  • Apenas português e matemática são obrigatórias em todos os anos do ensino médio, além de educação física, arte, sociologia e filosofia.

Como fica com a proposta aprovada:

  • Disciplinas obrigatórias em todos os anos: português, inglês, artes, educação física, matemática, ciências da natureza (biologia, física, química) e ciências humanas (filosofia, geografia, história, sociologia).
  • Espanhol será facultativo.

Itinerários formativos

Os itinerários formativos são conjuntos de disciplinas, projetos, oficinas e outras atividades oferecidas aos alunos do Ensino Médio, além das disciplinas obrigatórias, que permitem aprofundar seus conhecimentos em áreas específicas de interesse.

Itinerários devem focar em uma área do conhecimento (ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática) ou em formação técnica e profissional.

Como é atualmente:

  • As redes de ensino definem a quantidade e o tipo de itinerários formativos ofertados.

Como fica com a proposta aprovada:

  • Cada escola deve ofertar no mínimo dois itinerários (exceto aquelas que oferecem ensino técnico).

Ensino técnico

Como é atualmente:

  • 800 horas de disciplinas obrigatórias e 1.200 horas para o ensino técnico.

Pela proposta aprovada:

  • 1.000 horas de disciplinas obrigatórias, com 300 horas podendo ser destinadas a conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relacionados à formação técnica.
  • Até 1.200 horas para o curso técnico.

Ensino à distância

Como é atualmente:

  • A legislação permite atividades online e convênios com instituições de educação à distância.

Como ficou com a proposta aprovada:

  • A carga horária da formação geral básica deve ser oferecida presencialmente, com ensino mediado por tecnologia permitido em casos excepcionais.

Assista a este vídeo e mergulhe nas principais mudanças e novidades do Novo Ensino Médio, uma iniciativa que busca transformar a educação e preparar nossos jovens para os desafios do século XXI. A Professora Maria Leoneide, especialista no assunto, explica como as novas diretrizes estão alinhadas com as exigências da sociedade contemporânea, promovendo mais autonomia, protagonismo e engajamento dos estudantes.

 

Perguntas e respostas dentro do portal do MEC

Fonte: Assessoria de comunicação da Rede Salesiana Brasil com pesquisa no site do G1 política

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Durante a homilia, o bispo recordou o exemplo de Dom Bosco e destacou a necessidade de viver com confiança em Deus. Após a homilia, os Salesianos Cooperadores renovaram suas promessas diante da comunidade e da Família Salesiana. O gesto reafirmou o vínculo com a missão de educar e evangelizar os jovens. Ao final, a comunidade proclamou com vigor a devoção ao santo fundador.   Colégio Salesiano Dom Bosco, RS O aniversário dos 210 anos de nascimento de Dom Bosco foi celebrado pela comunidade educativa do Colégio Salesiano Dom Bosco de Porto Alegre, RS, com o “Recreio Amigo Especial”, com uma hora de duração. No turno da manhã, as atividades iniciaram no Ginásio de Esportes com acolhida das direções salesiana e executiva, representadas pelo padre Leandro Brum Pinheiro e Flávia Mentges. Padre Leandro apresentou ao grupo a relíquia de Dom Bosco, que o colégio armazena em sua Capela desde 1984. O momento de espiritualidade contou com a participação dos integrantes da Articulação da Juventude Salesiana, que relembraram a história de vida de Dom Bosco e a sua trajetória até a santidade. No turno da tarde, foi realizado um parabéns coletivo a Dom Bosco, com a participação dos alunos da Educação Infantil e do Fundamental (Anos Iniciais e Finais).   Presença salesiana de Goiânia, GO Entre os dias 7 e 16 de agosto, a Presença Salesiana de Goiânia, GO, realizou a Semana de Dom Bosco com atividades que integraram todos os ambientes de missão compostos pela: Paróquia São João Bosco, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Colégio Salesiano Goiânia, CESAM Goiânia, Oratório Festivo Dom Bosco, Oratório Festivo Bartolomeu Garelli, Centro Juvenil São Domingos Sávio. As duas comunidades paroquiais realizaram a Novena da Natividade de São João Bosco, entre os dias 7 e 15 de agosto. No primeiro dia da novena, houve a missa com a dedicação do novo altar da Paróquia São João Bosco, celebrada pelo arcebispo de Goiânia, dom João Justino. No último dia, a Presença Salesiana de Goiânia também se reuniu para a celebração eucarística com a procissão de encerramento da novena. No dia 16 de agosto, a paróquia celebrou a missa solene e a festa de São João Bosco. No Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM) de Goiânia, os adolescentes e jovens do Programa de Socioaprendizagem participaram de uma acolhida dedicada a Dom Bosco. Além do momento de oração e reflexão, os aprendizes também se divertiram em um quiz de perguntas e respostas sobre vida e trajetória de Dom Bosco. As crianças do Salesiano Goiânia tiveram momentos dedicados ao aprendizado sobre a história e os sonhos de São João Bosco, especialmente o dos 9 anos. Além disso, os estudantes também participaram de uma gincana especial e foram surpreendidos quando o “próprio” Dom Bosco apareceu para brincar com eles. Junto à leitura e comentário do evangelho do dia, a acolhida com as famílias dos alunos também abordou ensinamentos de Dom Bosco e suas aplicações na vida da comunidade escolar. Para reunir todos os ambientes de missão em um momento de comemoração e fraternidade, a Presença Salesiana de Goiânia promoveu uma das atividades mais características da identidade carismática: o Oratório Festivo São João Bosco. Ele foi realizado na manhã do dia 16 de agosto, no complexo educativo-pastoral que integra colégio, CESAM e Paróquia São João Bosco. O encontro foi um momento de alegria, partilha e espírito salesiano. A santa missa iniciou a programação, que contou com diversos jogos, brinquedos, brincadeiras e roda de capoeira para as crianças, adolescentes e jovens de todas as casas salesianas. Além da diversão, os participantes também ganharam lanche, pipoca, algodão-doce, picolé e um almoço especial.   Salesiano Recife, PE O Salesiano Recife promoveu uma semana de atividades para celebrar o aniversário de Dom Bosco, mobilizando alunos, famílias, educadores e colaboradores em um clima de entusiasmo e gratidão. O ponto alto da programação foi a santa missa, celebrada pelo padre Ildelsfonso Mesquita, diretor do Salesiano Recife, em ação de graças pela vida e missão de Dom Bosco. A liturgia, marcada por cânticos, orações e participação dos próprios alunos, trouxe à tona a espiritualidade que une a Família Salesiana em todo o mundo.    Salesiano Carpina, PE O Colégio Salesiano Carpina celebrou o aniversário de Dom Bosco, no dia 18 de agosto, com uma celebração que envolveu toda a comunidade escolar. A programação começou com a santa missa, celebrada pelo diretor, padre Rodrigo Menezes, SDB, que apresentou uma reflexão sobre o Pai e Mestre da Juventude. Em seguida, todos participaram de um oratório festivo marcado por muita diversão.   Centro Educacional Dom Bosco, RN O Centro Educacional Dom Bosco em Natal, RN, celebrou o aniversário de Dom Bosco com momentos de fé, fraternidade e festa. A comemoração teve início com um ofício de oração, reunindo a comunidade em espírito de gratidão e esperança, recordando o legado de Dom Bosco na missão de educar e evangelizar os jovens. Em seguida, foi feito um almoço festivo da Família Salesiana, marcado pela partilha, convivência e fortalecimento dos laços de amizade. À noite, a comunidade se reuniu para a santa missa, momento central da celebração, em que todos elevaram suas preces e agradeceram pela vida e obra de Dom Bosco, pedindo que sua missão continue inspirando o trabalho com as crianças, adolescentes e jovens.   Centro Juvenil São João Batista, MT O Centro Juvenil São João Batista em Poxoréu, MT, realizou no último sábado, 16 de agosto, uma festa especial em comemoração à natividade de Dom Bosco. O evento reuniu alunos, educadores, famílias e membros da comunidade salesiana em um dia marcado pela integração, espiritualidade e celebração dos valores educativos deixados pelo santo educador. As atividades tiveram início às 8h da manhã com uma missa solene celebrada para todos os alunos do Centro Juvenil. A celebração eucarística foi presidida pelo padre Guilherme Morales, com a presença do padre Osmar Orotides Resende, diretor da presença salesiana de Primavera do Leste. Durante a missa, foram realizados dois momentos especiais que marcaram a importância da data. Os salesianos cooperadores renovaram suas promessas, reafirmando seu compromisso com a missão educativa e evangelizadora de Dom Bosco. Simultaneamente, as Filhas de Maria Auxiliadora celebraram os 130 anos de presença no Brasil, destacando a rica história da congregação feminina salesiana no país.   Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, PR No dia 16 de agosto, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Ponta Grossa, PR, reuniu a comunidade para celebrar os 210 anos do nascimento de São João Bosco. A celebração iniciou pela manhã com uma carreata organizada pelas coordenações de pastorais da comunidade matriz. Fiéis de diferentes comunidades da paróquia participaram com veículos enfeitados e buzinas, percorrendo as principais ruas dos bairros da paróquia. À noite, a comunidade se reuniu para a celebração eucarística em ação de graças, dinamizada pela Articulação da Juventude Salesiana (AJS). A missa foi presidida pelo pároco, padre Renato dos Santos, e concelebrada pelo padre Severino Piccinini, com a presença dos diáconos Augusto Rotta e José Joanir Alves de Oliveira.   Novo Lar, RS No último final de semana, o Novo Lar, em Porto Alegre, RS, promoveu um almoço solidário como parte das celebrações do aniversário de Dom Bosco, reunindo famílias, educadores, jovens e apoiadores em uma grande festa de fé, partilha e solidariedade. A programação contou com a presença da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Coordenadoria da Juventude, que ofereceram diversos serviços à comunidade. O almoço, marcado pelo tradicional carreteiro, trouxe não apenas sabor, mas também significado, fortalecendo o espírito de união e esperança. A festa foi enriquecida com atrações musicais, feirinha de panificação, brechó e a alegria das crianças nos brinquedos infláveis.   Centro Juvenil Salesiano, RJ O Centro Juvenil Salesiano - Oratório Mamãe Margarida – promoveu, no dia 16 de agosto, a tradicional "Festa da Família + Dia de Dom Bosco", uma manhã especial marcada por encontros, atividades culturais e muita alegria, reunindo educandos, familiares e educadores. A abertura do evento foi conduzida pelo gerente social, Alexandre, que destacou a importância da participação das famílias na formação das crianças e adolescentes. Em seguida, o coordenador de Pastoral da Presença Salesiana de Niterói, Renato Freitas, guiou um momento de oração e reflexão, lembrando a vida e o legado de São João Bosco. A programação contou com uma emocionante apresentação teatral feita pelas crianças do grupo "Sonho de Dom Bosco". A peça retratou a trajetória inspiradora de Dom Bosco e encantou o público presente. Outro momento de destaque foi a apresentação dos educandos da oficina de capoeira, coordenada pelo Mestre Jabá. Em sua estreia diante do público, os jovens demonstraram talento, disciplina e muito carisma.   Colégio Santa Teresa, MS A comunidade educativa do Colégio Santa Teresa de Corumbá, MS, celebrou os 210 anos de nascimento de Dom Bosco, no dia 15 de agosto, com uma programação organizada junto aos educadores da instituição. As atividades ocorreram no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora. Pela manhã, os estudantes do Ensino Fundamental I se reuniram em celebração e logo depois houve a santa missa para o Fundamental II e Ensino Médio. À tarde, as crianças do Fundamental I retornaram ao santuário para outra celebração.   Lar Padre Jacó, SC Na sexta-feira, 15 de agosto, aconteceu no Lar Padre Jacó, de Itajaí, SC, a 5ª Edição do Show de Talentos. O evento combinou tradição, homenagem e memória salesiana. A programação começou com a acolhida de todos os convidados e famílias e contou com uma participação especial da Tríade – Cia de Dança de Rua, que na formação atual de seus bailarinos conta com egressos da instituição, descobertos em edições anteriores do Show de Talentos.  As apresentações foram variadas: mostra de desenhos, dança e canto. As apresentações e exposição de desenhos fizeram a alegria dos participantes e espectadores. A música, a arte e a dança, sempre ocuparam lugar de destaque em todas as casas salesianas do mundo inteiro, pois, na pedagogia de Dom Bosco, são consideradas um fator educativo e que tem um grande poder de influenciar para o bem os destinatários.   Boletim Salesiano com informações das Inspetorias Salesianas

Encontro de escolas da RSB fortalece estratégias para a aprendizagem global de língua inglesa

De 11 a 14 de agosto, a sede da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), foi palco do Encontro Estratégico RSB – Escolas, com o tema “Avanços e parâmetros para uma educação global na Rede Salesiana”. O evento reuniu Coordenadores Inspetoriais das Escolas, gestores pedagógicos e integrantes do Grupo de Trabalho (GT) de Internacionalização, sob a coordenação de Anderson Leal, gestor educacional da RSB. O principal objetivo da reunião foi traçar, em conjunto, estratégias que potencializem a aprendizagem da língua inglesa dos estudantes da Rede, aliando competência linguística e vivência cultural. A proposta vai além do domínio da língua: prevê experiências de imersão, intercâmbios e atividades que aproximem os jovens não apenas do idioma, mas também de diferentes culturas, sempre iluminados pelo carisma e pelo espírito salesiano, seja no Brasil ou em outros países. Entre as pautas discutidas, destacou-se a definição de ferramentas de aprendizagem que serão aplicadas de forma unificada em todo o território nacional. Essa atuação integrada garante acesso a recursos de qualidade, promove o compartilhamento de boas práticas entre educadores e amplia as oportunidades de vivências multiculturais para os estudantes. Segundo  Anderson Leal, o fortalecimento da língua inglesa em Rede abre portas para conquistas que ultrapassam os limites da sala de aula. “Além de acelerar o aprendizado, a proposta amplia a presença internacional da RSB, otimiza recursos, permite monitorar resultados com mais precisão e cria um ambiente fértil para que os estudantes desenvolvam empatia, ampliem horizontes e se preparem para um mundo cada vez mais globalizado”, disse o gestor. Ao final do encontro, ficou evidente que unir esforços em torno de um objetivo comum reforça o sentimento de pertencimento e evidencia o impacto positivo da ação coletiva: formar jovens protagonistas, cidadãos globais e comprometidos com os valores humanos. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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