02/08/2024

Programa Sprint de Transformação Didática em 2024

Programa Sprint de Transformação Didática em 2024
Foto: Divulgação

Iniciado em 2023, o Programa Sprint de Transformação Didática é uma parceria da Rede Salesiana Brasil, por meio do Centro Salesiano de Formação (CSF), com a Meta Aprendizagem em prol da formação continuada de seus Professores, Supervisores/Coordenadores Pedagógicos, Coordenadores de Pastoral e Orientadores Educacionais do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e do Ensino Médio. 

Neste ano, o Programa foi ampliado para todas as escolas da RSB e desenvolvido por meio da plataforma “Escola de Didática”, tendo como consultor chefe o Prof. Dr. Paulo Tomazinho. Nesta plataforma, para cada módulo, os(as) educadores(as) inscritos têm acesso a trilhas de aprendizagem, com vídeos dos encontros formativos, minicursos, atividades, desafios e outros conteúdos. À medida que concluem os módulos, obtêm as certificações. 

“A Formação é uma das prioridades fundamentais da Rede Salesiana Brasil. [...] O Programa está no seu segundo ano de desenvolvimento, foi ampliado em 2024 para as 100 escolas da Rede, pois acreditamos que a atuação dos professores em sala de aula deve se pautar por um conjunto de ações bem articuladas que impactam diretamente na efetividade dos processos de ensino aprendizagem. A participação das escolas, que inscreveram mais de 2.000 educadores no Programa, foi verdadeiramente louvável. Estamos satisfeitas com o feedback positivo recebido dos 7 encontros já realizados”, comenta a Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Ir. Lucia Jacinta Finassi. “Encorajamos cada um de vocês, educadores, a se envolver ainda mais, a participar de todas as etapas da formação, a obter suas certificações e, acima de tudo, a serem agentes de inovação e transformação na vida dos seus estudantes. Juntos, podemos efetivamente impactar a educação de forma significativa. Concretizar nosso sonho: a Escola que você precisa está aqui!”, conclui.

“A formação contínua de professores é essencial para garantir práticas pedagógicas eficazes e inovadoras. Em 2024 a Rede Salesiana Brasil confiou a capacitação de seus professores à Escola de Didática, um projeto ambicioso de capacitação continuada, que já está transformando o dia a dia nas salas de aula das Escolas Salesianas em todo Brasil. [...] O impacto nas salas de aula é evidenciado pelos registros dos próprios professores. As estratégias e metodologias aprendidas e utilizadas não só aumentam o engajamento dos alunos, mas também melhoram significativamente os resultados de aprendizagem. Professores relatam um aumento na participação dos alunos e uma maior eficácia nas suas aulas, refletindo diretamente no desempenho acadêmico, e no prazer de ensinar”, conta o Prof. Dr. Paulo Tomazinho.

A proposta para 2024 conta com a previsão de 12 Encontros de Formação, distribuídos entre fevereiro e dezembro, voltados à ampliação da consciência pedagógica e da fluência didática dos professores, envolvendo também temas que contribuam para uma atitude de prontidão para o futuro e para a comunicação e gestão emocional, apoiando o aprimoramento de competências em didática assimétrica, combinando conhecimento teórico e aplicações práticas que criem experiências de aprendizagem que favoreçam a formação de estudantes autônomos, inovadores e prontos para o futuro. Confira os temas de cada encontro:

1º Encontro 07/02 - Neurociências da Aprendizagem 
2º Encontro 07/03 - Didática Assimétrica 
3º Encontro 26/03 - Aulas em Blocos (3is) 
4º Encontro 09/04 - Aprendizagem Combinada 
5º Encontro 15/05 - Aprendizagem Cooperativa 
6º Encontro 04/06 - Aprendizagem por Desafio 
7º Encontro 02/07 - Aprendizagem Ativa 
8º Encontro 06/08 - Microlearning
9º Encontro 10/09 - Aprendizagem por Domínio 
10º Encontro 02/10 - Comunicação Não-Violenta 
11º Encontro 05/11 - Retrospectiva Ativa 
12º Encontro 03/12 - Design de Futuros

Confira alguns depoimentos de quem está participando do Programa Sprint de Transformação Didática:

“Primeiramente é significativo salientar a relevância de investimento na formação continuada dos professores, pois trata-se de uma premissa para um trabalho pedagógico de qualidade, com bases sólidas para dar suporte ao planejamento e às práticas docentes. Assim, o Programa Sprint de Transformação Didática vem ao encontro desse pensamento, pois o curso tem proporcionado momentos de formação que podem contribuir com a prática pedagógica dos professores, oferecendo ideias acessíveis de aplicação em sala de aula. Interessante perceber que, muitas vezes, nossos professores já aplicam esses novos recursos pedagógicos em sala de aula, mas o curso amplia as possibilidades pedagógicas e organiza a prática do professor, além de oferecer diversidade nos processos de ensino aprendizagem dos alunos.”

Veridiana Caetano
Colégio Salesiano Leão XIII, em Rio Grande (RS) 
Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio



“Para os profissionais do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, o Programa Sprint de Transformação Didática veio muito a somar nas suas metodologias. O aprendizado mais aprofundado em neurociência proporciona uma base científica robusta para informar práticas educacionais mais eficazes, personalizadas e adaptadas às complexidades individuais dos estudantes, promovendo um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e bem-sucedido.
As aulas de aprendizagem, combinadas e em blocos, são duas abordagens diferentes na Educação e no treinamento que buscam otimizar a maneira como o conteúdo é entregue aos estudantes, auxiliando o processo cognitivo e a forma de aprender.”

Aline Brocessewisk
Coordenadora Pedagógica
Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Bagé (RS)



“O curso tem sido de grande valia em nossas aulas de Educação Física por apresentar um desafio de uma aula para outra e tornar nossas aulas práticas sempre mais intrigantes, com regras novas e sugestões dos educandos sendo atendidas e abordadas ao final de cada aula; possibilitando com surpresas deixar as crianças no Infantil curiosas com a aula do dia, encantando e ensinando ao mesmo tempo; tornando o planejar mais dinâmico.”

Tatiana Serpa Correa Becker
Educadora do Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Instituto Auxiliadora, em Campos Novos (SC)


“O programa vem contribuindo muito para minhas práticas educativas, haja visto a diversidade de estratégias e dinâmicas que podem ser utilizadas e aplicadas em minhas aulas. O impacto que tenho percebido é um maior envolvimento dos alunos nas aulas, na percepção e aprendizado dos conteúdos."

Paulo Leandro Maia
Educador do Ensino Médio
Externato Santa Teresinha, em São Paulo (SP)



“Falar do Programa Sprint de Transformação Didática é o mesmo que falar de mudança de paradigma. É possibilitar abrir-se para uma nova perspectiva do olhar focando em quem e como aprende. É criar condições ambientais dentro dos espaços pedagógicos que suscitem o interesse em aprender, por meio de estratégias didáticas assertivas baseadas em conhecimentos neurocientíficos que tornam o fazer pedagógico mais leve e prazeroso para o educador/mediador do processo e, ao mesmo tempo, para os estudantes que, mais engajados, aprenderão o que se propõe com maior eficácia.” 

Profa. Valéria Prado de Souza
Educador do Ensino Fundamental Anos Finais
Colégio Salesiano Dom Bosco, em Paralela (BA)


“Gostaria, primeiramente, de agradecer ao Prof. Paulo Tomazinho pelas brilhantes e entusiasmantes aulas. O Professor consegue imprimir uma dinâmica fantástica durante toda a aula e possui uma didática que nos faz compreender o assunto de maneira simples e eficaz. O curso, com os diversos temas, está sendo de extrema importância para a ampliação dos conceitos e oportunidades de aplicação na prática de ensino no cotidiano das escolas e em sala de aula, pesquisa e também na assistência. As diversas experiências apresentadas e discutidas em diferentes cenários foram muito importantes para demonstrar a construção e a consolidação desta rede de ensino ampliada. Gostaria de agradecer a oportunidade em participar de todos os temas ministrados até o momento, a qual foi de extrema importância para mim, tanto no ensino como na assistência.”

Beatriz de Oliveira
Educadora do Colégio Castelo Rio das Ostras (RJ)


“Meu nome é Camila, sou filha, mãe, esposa, sou professora do ensino fundamental séries iniciais do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Ribeirão Preto (SP), sou também estudante (pois quando decidimos entrar na profissão é o que mais fazemos, ESTUDAR!) e sonhadora em busca de uma educação melhor para nosso país. Participo, juntamente com minhas colegas de trabalho, desde o 1° módulo do curso com o professor Paulo Tomazinho. É enriquecedor vivenciar estes momentos de formação, poder aplicar os métodos aprendidos,  ver os que mais se encaixam com nossa  realidade e, sem dúvidas, saber que sim, estamos contribuindo para que nossos alunos da Rede Salesiana  desenvolvam habilidades com a perspectiva de educação de qualidade que consiste na formação global, que oferece as ferramentas mais eficientes para adquirir os conhecimentos, as atitudes e os valores exigidos.”

Camila Palma Francisco Madureira
Educadora do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Ribeirão Preto (SP)


“O curso com o professor Paulo Tomazinho, até aqui, foi uma jornada excelente. Metodologias de fácil entendimento, graças a habilidade do professor, com aplicabilidade.  Embora não solucione todos os desafios da sala de aula atual, são ferramentas primordiais para o aprendizado. Diante do desafio da inclusão, por exemplo, viabiliza a aprendizagem de forma leve e eficaz. Tenho aplicado constantemente as metodologias aprendidas e me ajuda a aprimorar minha prática pedagógica.”

Valéria Borges Aires
Educadora da Escola Salesiana Brasília (DF)


“O curso está sendo de grande valia, auxiliando com dinâmicas, técnicas, dicas e orientações plausíveis em sala de aula. Ao introduzir as tarefas com os alunos, como por exemplo aulas em blocos e algumas partilhas das colegas, os resultados são surpreendentes. Contudo, agradeço e parabenizo por este curso magnífico. Outrossim, dessa forma vamos nos tornando profissionais com mais sabedoria e dinamismo.”

Claudia Cristina Claro Fernandes
Educadora do Instituto Laura Vicuña, em São José Dos Campos (SP)


“Para mim, a formação dada pelo Tomazinho é excepcional. Pois nos mostra o quanto já sabemos (muitas vezes sem nomear) e o quanto podemos aprender e ajudar nossos alunos a evoluírem como estudantes e pessoas futuras. A forma como aborda a teoria e prática é esclarecedora e acessível a todos os professores. A trajetória da formação dá claramente para perceber que uma norteia a outra, colaborando para a evolução dos alunos. O professor torna-se um mediador, um facilitador, colocando o aluno como protagonista do seu próprio conhecimento. E para que isso aconteça, basta ‘temperar’ suas aulas com pequenas doses de discussões, desafios, trabalho em grupo, perguntas instigantes que irão despertar o interesse, o engajamento dos alunos, transformando-os em pessoas mais preparadas para a vida real. O professor mostra o caminho, mas a trajetória pertence ao aluno. Obrigada, Tomazinho, por compartilhar conosco seus conhecimentos e desejo por uma educação de qualidade.”

Gislene Gaino
Educadora do 2°ano, Ensino Fundamental Anos Iniciais
Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, em Araras (SP)


“Assim que assisti a primeira aula já senti que daria muito certo! No ano passado fiz um curso para melhorar as práticas pedagógicas, mas foi pouco aproveitado, pois a linguagem fugia do ‘chão da escola’. Agora, com o professor Paulo Tomazinho, é outro padrão. Suas práticas são aplicáveis, reais e dentro de uma realidade de sala de aula. Coloco em prática o que ele diz e a devolutiva dos estudantes é quase que imediata. No último módulo, antes do recesso, ele disse duas coisas que me marcaram muito: ‘Nem toda atividade ativa é uma metodologia ativa’ Uau!!! E a outra foi ‘O professor/escola precisa deixar de ser refém de pai/família. Nós que estudamos por anos para termos certeza do que estamos falando e propondo’. Uauuuuu!!! É isso! Quem disse que preencher um livro todo é sinônimo de aprendizagem? Quem disse que o fato de o livro ir ‘incompleto’ ao final do ano significa que o aluno não aprendeu? Se não questionam estudos científicos, receitas médicas, decisões judiciárias ou até o profissional que faz um serviço mais simples para nós; porque questionar tanto a prática baseada em estudos e dados de um professor? Amo o que faço e por isso estudo tanto, pois não permito que algum ‘leigo’ diga o que devo fazer quando o assunto é ensinar e aprender. Por esses e inúmeros outros motivos tenho amado as aulas.”

Juciane KellyLemos Marques
Educadora da Escola Salesiana Brasília (DF)

 

Escrito por Janaína Lima

Mais Recentes

Monumento de Nossa Senhora Auxiliadora é declarado patrimônio cultural

O tombamento é motivado pela importância histórica, cultural e religiosa do Monumento para a cidade O Monumento de Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro de Santa Rosa, em Niterói, foi oficialmente declarado patrimônio cultural imaterial. A Prefeitura sancionou a lei do vereador Allan Lyra com a medida e publicou no Diário Oficial do Município, no dia 19 de junho. O monumento, que fica no Morro do Alarico, é uma estátua com seis metros de altura e pedestal de 28 metros. O acesso a ele é feito pela escada que começa no Colégio Salesiano, ao lado da Basílica Nossa Senhora Auxiliadora. Segundo a publicação no Diário Oficial, o tombamento se dá em razão da importância histórica, cultural e religiosa do Monumento Nossa Senhora Auxiliadora para a cidade. Com a nova lei, o Poder Público Municipal poderá apoiar e promover ações de divulgação e eventos que visem à valorização histórica, cultural e religiosa do Monumento, incentivando a participação da população niteroiense na preservação e no conhecimento do patrimônio. Inaugurado no dia 8 de dezembro de 1900, o Monumento de Nossa Senhora Auxiliadora foi idealizado pelo padre Luis Zanchetta e projetado pelo engenheiro salesiano Domingos Delpiano. A obra tem o estilo Bossan, um misto de gótico e árabe. Com pedestal de 28 metros e uma estátua com 6 metros, totalizando 34 metros de altura. O monumento completará 125 anos, em dezembro deste ano.   Fonte: João Eduardo Dutra - Jornal A Tribuna

Alunos do Salesiano Campos fazem podcasts para refletir sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os alunos da 2ª série do Ensino Médio participaram de uma iniciativa inovadora nas aulas de Redação: a criação de podcasts com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto foi proposto pela professora Natália Lisboa e teve como principal objetivo despertar o senso crítico, a empatia e o compromisso social dos estudantes por meio da produção textual e da comunicação oral. Durante o processo, os alunos realizaram entrevistas com pessoas da comunidade escolar e local, investigando os principais desafios enfrentados para o cumprimento dos ODS — como a erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero, entre outros temas. Com base nas entrevistas e pesquisas, os estudantes redigiram roteiros e gravaram episódios de podcast em que discutiram, de forma clara e engajada, as dificuldades e possíveis soluções para esses problemas. A atividade uniu habilidades de escuta ativa, argumentação, linguagem oral e escrita, além de estimular o trabalho em equipe e a consciência cidadã. O resultado foi uma série de podcasts criativos, informativos e comprometidos com um futuro mais justo e sustentável. O projeto evidencia o papel transformador da escola na formação de jovens protagonistas e conscientes do seu papel na sociedade. Fonte: Inspetoria São João Bosco

Colégio Salesiano participa de ação ecológica na II Regata Cabanga do Meio Ambiente e reforça compromisso com a educação integral

A Rede Salesiana Brasil marcou presença na II Regata Cabanga do Meio Ambiente, realizada no dia 8 de junho, no Recife (PE), por meio da participação ativa dos estudantes do Colégio Mazzarello. Com protagonismo juvenil e espírito de solidariedade, os jovens uniram esporte, cuidado com a Casa Comum e consciência ambiental, recolhendo 47,3 kg de resíduos sólidos durante a ação. Promovida pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco, em parceria com o Instituto Cabanga de Responsabilidade Social, a regata reuniu 31 velejadores em 12 embarcações e resultou na retirada de 382 kg de resíduos da Bacia do Pina, superando em mais de 270% os resultados da edição anterior. O diferencial da competição é claro: vence quem recolher mais lixo das águas e do entorno, promovendo um modelo esportivo ambientalmente responsável. Alunos do Ensino Médio do Colégio Mazzarello participaram sob orientação do professor Ary Júnior, da disciplina de Geografia. Divididos em equipes, eles conquistaram posições de destaque na categoria Snipe, ocupando os três primeiros lugares no pódio e demonstrando que a educação salesiana vai além da sala de aula: forma cidadãos conscientes e comprometidos com o bem comum. “Essa experiência reforça a missão da Rede Salesiana de promover uma educação integral que articula conhecimento acadêmico, valores cristãos e ações concretas em favor da sustentabilidade”, destacou o professor Ary Júnior. A presença dos estudantes também fortalece os compromissos da Rede com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os ODS 4 (Educação de Qualidade), 13 (Ação contra a mudança global do clima) e 14 (Vida na água). A participação na regata integra a proposta pedagógica de incentivar o protagonismo juvenil e o cuidado com a Criação, em sintonia com a Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco. O evento ainda contou com a participação da ONG Recapibaribe, do Projeto Mão no Mangue — que completa 10 anos em 2025 com mais de 340 toneladas de resíduos retirados do ecossistema — e com apoio de entidades públicas e privadas. A ação reforça uma certeza de que a educação salesiana, ancorada na espiritualidade, no cuidado e na cidadania, é também uma resposta concreta aos desafios ambientais do nosso tempo. Comunicação da Rede Salesiana Brasil com informações do site do Cabanga Iate Clube de Pernambuco e professor Ari Júnior

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil