Programa Sprint de Transformação Didática em 2024
02/08/2024

Programa Sprint de Transformação Didática em 2024

Programa Sprint de Transformação Didática em 2024
Foto: Divulgação

Iniciado em 2023, o Programa Sprint de Transformação Didática é uma parceria da Rede Salesiana Brasil, por meio do Centro Salesiano de Formação (CSF), com a Meta Aprendizagem em prol da formação continuada de seus Professores, Supervisores/Coordenadores Pedagógicos, Coordenadores de Pastoral e Orientadores Educacionais do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e do Ensino Médio. 

Neste ano, o Programa foi ampliado para todas as escolas da RSB e desenvolvido por meio da plataforma “Escola de Didática”, tendo como consultor chefe o Prof. Dr. Paulo Tomazinho. Nesta plataforma, para cada módulo, os(as) educadores(as) inscritos têm acesso a trilhas de aprendizagem, com vídeos dos encontros formativos, minicursos, atividades, desafios e outros conteúdos. À medida que concluem os módulos, obtêm as certificações. 

“A Formação é uma das prioridades fundamentais da Rede Salesiana Brasil. [...] O Programa está no seu segundo ano de desenvolvimento, foi ampliado em 2024 para as 100 escolas da Rede, pois acreditamos que a atuação dos professores em sala de aula deve se pautar por um conjunto de ações bem articuladas que impactam diretamente na efetividade dos processos de ensino aprendizagem. A participação das escolas, que inscreveram mais de 2.000 educadores no Programa, foi verdadeiramente louvável. Estamos satisfeitas com o feedback positivo recebido dos 7 encontros já realizados”, comenta a Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Ir. Lucia Jacinta Finassi. “Encorajamos cada um de vocês, educadores, a se envolver ainda mais, a participar de todas as etapas da formação, a obter suas certificações e, acima de tudo, a serem agentes de inovação e transformação na vida dos seus estudantes. Juntos, podemos efetivamente impactar a educação de forma significativa. Concretizar nosso sonho: a Escola que você precisa está aqui!”, conclui.

“A formação contínua de professores é essencial para garantir práticas pedagógicas eficazes e inovadoras. Em 2024 a Rede Salesiana Brasil confiou a capacitação de seus professores à Escola de Didática, um projeto ambicioso de capacitação continuada, que já está transformando o dia a dia nas salas de aula das Escolas Salesianas em todo Brasil. [...] O impacto nas salas de aula é evidenciado pelos registros dos próprios professores. As estratégias e metodologias aprendidas e utilizadas não só aumentam o engajamento dos alunos, mas também melhoram significativamente os resultados de aprendizagem. Professores relatam um aumento na participação dos alunos e uma maior eficácia nas suas aulas, refletindo diretamente no desempenho acadêmico, e no prazer de ensinar”, conta o Prof. Dr. Paulo Tomazinho.

A proposta para 2024 conta com a previsão de 12 Encontros de Formação, distribuídos entre fevereiro e dezembro, voltados à ampliação da consciência pedagógica e da fluência didática dos professores, envolvendo também temas que contribuam para uma atitude de prontidão para o futuro e para a comunicação e gestão emocional, apoiando o aprimoramento de competências em didática assimétrica, combinando conhecimento teórico e aplicações práticas que criem experiências de aprendizagem que favoreçam a formação de estudantes autônomos, inovadores e prontos para o futuro. Confira os temas de cada encontro:

1º Encontro 07/02 - Neurociências da Aprendizagem 
2º Encontro 07/03 - Didática Assimétrica 
3º Encontro 26/03 - Aulas em Blocos (3is) 
4º Encontro 09/04 - Aprendizagem Combinada 
5º Encontro 15/05 - Aprendizagem Cooperativa 
6º Encontro 04/06 - Aprendizagem por Desafio 
7º Encontro 02/07 - Aprendizagem Ativa 
8º Encontro 06/08 - Microlearning
9º Encontro 10/09 - Aprendizagem por Domínio 
10º Encontro 02/10 - Comunicação Não-Violenta 
11º Encontro 05/11 - Retrospectiva Ativa 
12º Encontro 03/12 - Design de Futuros

Confira alguns depoimentos de quem está participando do Programa Sprint de Transformação Didática:

“Primeiramente é significativo salientar a relevância de investimento na formação continuada dos professores, pois trata-se de uma premissa para um trabalho pedagógico de qualidade, com bases sólidas para dar suporte ao planejamento e às práticas docentes. Assim, o Programa Sprint de Transformação Didática vem ao encontro desse pensamento, pois o curso tem proporcionado momentos de formação que podem contribuir com a prática pedagógica dos professores, oferecendo ideias acessíveis de aplicação em sala de aula. Interessante perceber que, muitas vezes, nossos professores já aplicam esses novos recursos pedagógicos em sala de aula, mas o curso amplia as possibilidades pedagógicas e organiza a prática do professor, além de oferecer diversidade nos processos de ensino aprendizagem dos alunos.”

Veridiana Caetano
Colégio Salesiano Leão XIII, em Rio Grande (RS) 
Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio



“Para os profissionais do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, o Programa Sprint de Transformação Didática veio muito a somar nas suas metodologias. O aprendizado mais aprofundado em neurociência proporciona uma base científica robusta para informar práticas educacionais mais eficazes, personalizadas e adaptadas às complexidades individuais dos estudantes, promovendo um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e bem-sucedido.
As aulas de aprendizagem, combinadas e em blocos, são duas abordagens diferentes na Educação e no treinamento que buscam otimizar a maneira como o conteúdo é entregue aos estudantes, auxiliando o processo cognitivo e a forma de aprender.”

Aline Brocessewisk
Coordenadora Pedagógica
Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Bagé (RS)



“O curso tem sido de grande valia em nossas aulas de Educação Física por apresentar um desafio de uma aula para outra e tornar nossas aulas práticas sempre mais intrigantes, com regras novas e sugestões dos educandos sendo atendidas e abordadas ao final de cada aula; possibilitando com surpresas deixar as crianças no Infantil curiosas com a aula do dia, encantando e ensinando ao mesmo tempo; tornando o planejar mais dinâmico.”

Tatiana Serpa Correa Becker
Educadora do Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Instituto Auxiliadora, em Campos Novos (SC)


“O programa vem contribuindo muito para minhas práticas educativas, haja visto a diversidade de estratégias e dinâmicas que podem ser utilizadas e aplicadas em minhas aulas. O impacto que tenho percebido é um maior envolvimento dos alunos nas aulas, na percepção e aprendizado dos conteúdos."

Paulo Leandro Maia
Educador do Ensino Médio
Externato Santa Teresinha, em São Paulo (SP)



“Falar do Programa Sprint de Transformação Didática é o mesmo que falar de mudança de paradigma. É possibilitar abrir-se para uma nova perspectiva do olhar focando em quem e como aprende. É criar condições ambientais dentro dos espaços pedagógicos que suscitem o interesse em aprender, por meio de estratégias didáticas assertivas baseadas em conhecimentos neurocientíficos que tornam o fazer pedagógico mais leve e prazeroso para o educador/mediador do processo e, ao mesmo tempo, para os estudantes que, mais engajados, aprenderão o que se propõe com maior eficácia.” 

Profa. Valéria Prado de Souza
Educador do Ensino Fundamental Anos Finais
Colégio Salesiano Dom Bosco, em Paralela (BA)


“Gostaria, primeiramente, de agradecer ao Prof. Paulo Tomazinho pelas brilhantes e entusiasmantes aulas. O Professor consegue imprimir uma dinâmica fantástica durante toda a aula e possui uma didática que nos faz compreender o assunto de maneira simples e eficaz. O curso, com os diversos temas, está sendo de extrema importância para a ampliação dos conceitos e oportunidades de aplicação na prática de ensino no cotidiano das escolas e em sala de aula, pesquisa e também na assistência. As diversas experiências apresentadas e discutidas em diferentes cenários foram muito importantes para demonstrar a construção e a consolidação desta rede de ensino ampliada. Gostaria de agradecer a oportunidade em participar de todos os temas ministrados até o momento, a qual foi de extrema importância para mim, tanto no ensino como na assistência.”

Beatriz de Oliveira
Educadora do Colégio Castelo Rio das Ostras (RJ)


“Meu nome é Camila, sou filha, mãe, esposa, sou professora do ensino fundamental séries iniciais do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Ribeirão Preto (SP), sou também estudante (pois quando decidimos entrar na profissão é o que mais fazemos, ESTUDAR!) e sonhadora em busca de uma educação melhor para nosso país. Participo, juntamente com minhas colegas de trabalho, desde o 1° módulo do curso com o professor Paulo Tomazinho. É enriquecedor vivenciar estes momentos de formação, poder aplicar os métodos aprendidos,  ver os que mais se encaixam com nossa  realidade e, sem dúvidas, saber que sim, estamos contribuindo para que nossos alunos da Rede Salesiana  desenvolvam habilidades com a perspectiva de educação de qualidade que consiste na formação global, que oferece as ferramentas mais eficientes para adquirir os conhecimentos, as atitudes e os valores exigidos.”

Camila Palma Francisco Madureira
Educadora do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Ribeirão Preto (SP)


“O curso com o professor Paulo Tomazinho, até aqui, foi uma jornada excelente. Metodologias de fácil entendimento, graças a habilidade do professor, com aplicabilidade.  Embora não solucione todos os desafios da sala de aula atual, são ferramentas primordiais para o aprendizado. Diante do desafio da inclusão, por exemplo, viabiliza a aprendizagem de forma leve e eficaz. Tenho aplicado constantemente as metodologias aprendidas e me ajuda a aprimorar minha prática pedagógica.”

Valéria Borges Aires
Educadora da Escola Salesiana Brasília (DF)


“O curso está sendo de grande valia, auxiliando com dinâmicas, técnicas, dicas e orientações plausíveis em sala de aula. Ao introduzir as tarefas com os alunos, como por exemplo aulas em blocos e algumas partilhas das colegas, os resultados são surpreendentes. Contudo, agradeço e parabenizo por este curso magnífico. Outrossim, dessa forma vamos nos tornando profissionais com mais sabedoria e dinamismo.”

Claudia Cristina Claro Fernandes
Educadora do Instituto Laura Vicuña, em São José Dos Campos (SP)


“Para mim, a formação dada pelo Tomazinho é excepcional. Pois nos mostra o quanto já sabemos (muitas vezes sem nomear) e o quanto podemos aprender e ajudar nossos alunos a evoluírem como estudantes e pessoas futuras. A forma como aborda a teoria e prática é esclarecedora e acessível a todos os professores. A trajetória da formação dá claramente para perceber que uma norteia a outra, colaborando para a evolução dos alunos. O professor torna-se um mediador, um facilitador, colocando o aluno como protagonista do seu próprio conhecimento. E para que isso aconteça, basta ‘temperar’ suas aulas com pequenas doses de discussões, desafios, trabalho em grupo, perguntas instigantes que irão despertar o interesse, o engajamento dos alunos, transformando-os em pessoas mais preparadas para a vida real. O professor mostra o caminho, mas a trajetória pertence ao aluno. Obrigada, Tomazinho, por compartilhar conosco seus conhecimentos e desejo por uma educação de qualidade.”

Gislene Gaino
Educadora do 2°ano, Ensino Fundamental Anos Iniciais
Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, em Araras (SP)


“Assim que assisti a primeira aula já senti que daria muito certo! No ano passado fiz um curso para melhorar as práticas pedagógicas, mas foi pouco aproveitado, pois a linguagem fugia do ‘chão da escola’. Agora, com o professor Paulo Tomazinho, é outro padrão. Suas práticas são aplicáveis, reais e dentro de uma realidade de sala de aula. Coloco em prática o que ele diz e a devolutiva dos estudantes é quase que imediata. No último módulo, antes do recesso, ele disse duas coisas que me marcaram muito: ‘Nem toda atividade ativa é uma metodologia ativa’ Uau!!! E a outra foi ‘O professor/escola precisa deixar de ser refém de pai/família. Nós que estudamos por anos para termos certeza do que estamos falando e propondo’. Uauuuuu!!! É isso! Quem disse que preencher um livro todo é sinônimo de aprendizagem? Quem disse que o fato de o livro ir ‘incompleto’ ao final do ano significa que o aluno não aprendeu? Se não questionam estudos científicos, receitas médicas, decisões judiciárias ou até o profissional que faz um serviço mais simples para nós; porque questionar tanto a prática baseada em estudos e dados de um professor? Amo o que faço e por isso estudo tanto, pois não permito que algum ‘leigo’ diga o que devo fazer quando o assunto é ensinar e aprender. Por esses e inúmeros outros motivos tenho amado as aulas.”

Juciane KellyLemos Marques
Educadora da Escola Salesiana Brasília (DF)

 

Escrito por Janaína Lima

Mais Recentes

IV Seminário Nacional de Boas Práticas com a Coleção Nautas destaca criatividade, protagonismo e identidade nas escolas da Rede Salesiana Brasil

Nos dias 18 e 19 de novembro, educadores de diversas regiões do país se reuniram para vivenciar o IV Seminário Nacional de Boas Práticas com a Coleção Nautas, promovido pela Rede Salesiana Brasil, em parceria com a Editora Edebê Brasil. Em dois encontros on-line, marcados pela partilha, pela inspiração e pelo carisma salesiano, as escolas apresentaram projetos que traduzem, na prática, a força da pedagogia ativa, o protagonismo infantil e o compromisso com a formação integral dos estudantes. Selecionadas pelas Coordenações Inspetoriais das Escolas, as práticas refletiram critérios como coerência com o Currículo da RSB, uso qualificado da Coleção Nautas, criatividade, estratégias pedagógicas significativas e protagonismo dos estudantes. 1º Dia – 18 de novembro: criatividade, expressão e cuidado com o futuro Na abertura do primeiro dia, Pe. Sérgio Augusto Baldin, Diretor Executivo da RSB e Diretor Geral da Edebê, acolheu educadores de todo o Brasil para a apresentação de cinco projetos que evidenciam como o percurso formativo nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode ser vivo, sensível e profundamente conectado às experiências das crianças. A moderação foi realizada pela Valéria Rodrigues, Coordenadora das Escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora, e Maria Elvira Menegassi, Coordenadora das Escolas da Inspetoria São Pio X. As Coordenadoras Inspetoriais anunciaram as equipes e teceram comentários, destacando elementos que evidenciaram a vivência do Currículo da RSB, a competência das(os) professoras(es) e a relevância das práticas para a formação das crianças.  Do livro ao jornal: o olhar curioso que transforma vivências em notícias (1º Ano) Colégio Salesiano Leão XIII – Rio Grande/RS – Inspetoria São Pio XA partir da observação da realidade e da curiosidade típica da infância, as turmas transformaram experiências cotidianas em notícias, construindo um jornal escolar que uniu leitura, escrita, investigação e comunicação. Protagonistas do campo ao prato: saúde, consciência e economia (2º Ano) Colégio do Carmo – Guaratinguetá/SP – Inspetoria Nossa Senhora AparecidaO projeto promoveu diálogos sobre alimentação saudável, sustentabilidade e impactos econômicos, levando as crianças a compreenderem o caminho dos alimentos, do cultivo ao consumo, com responsabilidade e protagonismo. Animais Robóticos (3º Ano) Escola Salesiana São José – Campinas/SP – Inspetoria Nossa Senhora AuxiliadoraIntegrando tecnologia, ciência e criatividade, os estudantes construíram animais robóticos, explorando conceitos de movimento, circuitos e engenharia de forma lúdica e desafiadora. Semeando o Futuro! (3º Ano) Instituto Waldemar Falcão – Aracati/CE – Inspetoria Maria AuxiliadoraCom foco em meio ambiente e sustentabilidade, o projeto desenvolveu ações práticas de cuidado com a natureza, plantio e conscientização ambiental, envolvendo as famílias e a comunidade. Cartas que conectam: escrita, afeto e protagonismo estudantil (3º Ano) Escola Salesianas Santa Teresinha – Manaus – Inspetoria Nossa Senhora da AmazôniaEm uma experiência sensível e interdisciplinar, os estudantes resgataram o hábito de escrever cartas, fortalecendo vínculos, expressando sentimentos e desenvolvendo competências de linguagem e empatia. O primeiro encontro evidenciou o quanto o método salesiano continua atual: educar pelo afeto, pela experiência e pelo significado. A Coordenadora das Escolas da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, Évila Silva de Souza, e a Gestora de Produtos Educacionais da Editora Edebê Brasil, Gabriela Palomo Capila de Melo foram responsáveis pela moderação: convidaram as equipes a apresentarem, comentaram com entusiasmo os aspectos essenciais das práticas e parabenizaram as(os) educadoras(es) pelo que constroem no cotidiano das escolas, sempre confiando na capacidade de cada criança. 2º Dia – 19 de novembro: identidade, cultura e sensibilidade artística No segundo dia do Seminário foram socializadas práticas que valorizam a identidade, a expressão artística e a riqueza cultural brasileira, reafirmando a missão salesiana de formar pessoas conscientes, solidárias e criativas. Projeto Melanina: pigmento de história, identidade e esperança (1º Ano) Instituto Maria Imaculada – Barbacena/MG – Inspetoria Madre MazzarelloA partir do reconhecimento da beleza e da força da diversidade, o projeto promoveu reflexões sobre identidade, história e autoestima, valorizando a cultura afro-brasileira e fortalecendo o respeito entre as crianças. Cordel Encantado – Embarque à Literatura de Cordel (3º Ano) Salesiano de Jaboatão dos Guararapes/PE – Inspetoria Salesiana do NordesteAs crianças mergulharam no universo do cordel, criando seus próprios textos rimados, ilustrações e narrativas, valorizando essa expressão típica da cultura nordestina e despertando o gosto pela leitura. Canções que a gente gosta muito (3º Ano) Salesiano Dom Bosco Centro – Manaus/AM – Inspetoria São Domingos SávioA música foi o eixo central desta proposta, que incorporou linguagem, memória afetiva, expressão corporal e convivência. As crianças compartilharam suas músicas preferidas e criaram apresentações coletivas. Um encontro que fortalece a missão educativa da RSB Os dois dias de evento reafirmaram a qualidade e o compromisso das escolas da Rede Salesiana Brasil com uma educação integral, afetiva e transformadora, que valoriza o protagonismo das crianças e integra currículo, espiritualidade e inovação. Para muitos participantes, o Seminário foi um espaço fecundo de troca e inspiração: “Parabéns! Esse Seminário é riquíssimo e nos ajuda a fervilhar muitas ideias. Excelente ação da Rede Salesiana”, destacou uma educadora. Outra participante enfatizou a riqueza das diferentes realidades apresentadas: “Muito bom poder conhecer os projetos de outras regiões do Brasil. Realidades e vivências diferentes!” O Seminário Nacional Nautas segue consolidando-se como espaço de formação e reconhecimento das boas práticas pedagógicas que fazem diferença no cotidiano das escolas. Educadores recém-chegados à Rede também expressaram a importância da iniciativa: “Parabéns à RSB pelo trabalho. Cheguei esse ano e pude aprender bastante com esse Seminário.” Houve ainda quem ressaltasse o cuidado na seleção das práticas apresentadas: “Sugiro que continuem com este olhar diferenciado na escolha dos projetos, para que sejam realmente inspiradores e motivem os educadores a serem criativos, ousados e a saírem do tradicional e óbvio.” A RSB parabeniza todas as equipes participantes, professoras(es), coordenações pedagógicas e estudantes que deram vida a projetos tão significativos, sinais concretos de que a educação salesiana continua “semeando futuro” e formando pessoas capazes de transformar o mundo.   Comunicação da Rede Salesiana Brasil  

Instituto Laura Vicuña leva estudantes do 4º ano a expedição inédita no Uruguai, ampliando horizontes da aprendizagem

No Instituto Laura Vicuña (ILV), de Uruguaiana (RS), a proposta pedagógica vai além dos muros da escola: as expedições de estudo são experiências de aprendizagem que transportam as crianças para um contato direto com o mundo real. Essa metodologia permite que as curiosidades e perguntas surgidas em sala de aula ganhem vida por meio da vivência prática e da investigação em ambientes externos, fortalecendo o aprendizado integral. Com um planejamento cuidadoso, o ILV seleciona locais que despertam o entusiasmo e o desejo de conhecer, oferecendo às crianças a chance de experimentar, formular novas questões e se encantar com a diversidade do mundo ao redor. O retorno à escola é sempre marcado por um olhar ampliado, rico em conexões e possibilidades. Explorar territórios desconhecidos tem um valor imenso não só pelo conhecimento adquirido, mas também pela construção da consciência de que o mundo é vasto e plural. O ILV se compromete em ser o espaço que estimula essa visão abrangente. No dia 11 de novembro, 56 crianças que estudam nas turmas do 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, acompanhadas pelas professoras Fabiana, Andréa e Laisa, e pela coordenadora Caroline, participaram de uma expedição ao Uruguai, país vizinho que faz fronteira com Uruguaiana. Guiados pelos conteúdos da Coleção Nautas, da Editora EDEBÊ da Rede Salesiana Brasil (RSB), os estudantes vivenciaram temas que vão desde o processo imigratório até uma enriquecedora visita à mina da cidade de Artigas (Uruguai). Essa experiência fortaleceu nos estudantes o entusiasmo natural da infância: o desejo de explorar, aprender e se relacionar com o mundo.   Inspetora Nossa Senhora Aparecida

Estudantes do Colégio Salesiano Dom Bosco, no Centro de Manaus, brilham na Olimpíada Brasileira de Robótica e na Mostra Nacional de Robótica

O Colégio Salesiano Dom Bosco, do Centro de Manaus, marcou presença mais uma vez nas finais brasileiras da Mostra Nacional de Robótica (MNR) e da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), considerada a maior competição de robótica da América Latina, participando na modalidade Robótica Artística, com os estudantes Ana Clara Vieira, Davi Augusto, Guilherme Andrade e Júlia Evaristo, da 8º Ano do Ensino Fundamental. Neste ano, a escola apresentou seis iniciativas que evidenciam o compromisso dos estudantes com a ciência, a inovação e o impacto social, dentre elas, foram selecionadas quatro. Entre as selecionadas, destacou-se a iniciativa que desenvolveu um bracelete para auxiliar pessoas com Mal de Parkinson, desenvolvido pelos alunos: Miriam Soares, Ravi Leite, Ana Francisca do Valle, Joshua Chagas, Jordan dos Anjos, Yuri Borges, do 1º ano do Ensino Médio, que receberam Menção Honrosa nacional e foi reconhecido como um dos melhores projetos do Brasil.  Também integrou a mostra o projeto “Missão Clean Space”, criado pelo aluno André Luiz Sena do 6º ano, que propôs uma sonda que faz a limpeza de lixo espacial e conquistou duas Menções Honrosas: uma na etapa estadual do Espírito Santo e outra na etapa do Amazonas. Outra iniciativa apresentada foi o “Tambakicks”, um barco autônomo movido a energia solar, premiado com Menção Honrosa na etapa estadual do Espírito Santo. O protótipo oferece soluções sustentáveis para os desafios das secas e cheias dos rios amazônicos, auxiliando no transporte de mantimentos e em pesquisas científicas com sensores ambientais e foi desenvolvido pelos alunos Kenedy Ajala, Yasmin Andrade e Isabela Duarte. O projeto recebeu menção honrosa na etapa estadual do Amazonas e na etapa do Espirito Santo.  Por fim, a equipe também levou ao evento o Robô Focus, criado para apoiar alunos com TDAH, da Aluna Angelina Sena, do 2º Série do Ensino Médio, e a ex -estudante salesiana Clara Tereza, que estuda Design na UFAM. Teve também o projeto Meninas Amazonas, uma iniciativa 100% feminina que incentiva a participação de meninas na robótica, ciência e tecnologia, incluindo a produção de um eBook exclusivo com atividades formativas e inspiradoras, realizado pelas alunas Mariana Sena e Samilly Sthefany. Vozes que revelam transformação A participação na OBR e na MNR foi acompanhada de muita emoção, crescimento e superação. O estudante Ravi, do 1º ano do Ensino Médio e integrante da equipe premiada, resumiu o sentimento vivido: “Apesar de todas as dificuldades pelo caminho, fomos resilientes e ganhamos muitos conhecimentos. Quero continuar na robótica e ser campeão junto da minha equipe em João Pessoa no ano que vem!” Sua colega, Yasmin Andrade, também do 1º ano do Ensino Médio e membro da equipe Tambakicks, expressou sua gratidão pela experiência e pelo acompanhamento pedagógico: “Essa experiência mudou tudo o que eu pensava e me ajudará a ser uma aluna melhor. Obrigada, professora, por acreditar no meu potencial. A robótica me abriu portas para uma área incrível da tecnologia.” Os depoimentos dos estudantes revelam aquilo que a educadora responsável, professora Joana Ramos, reforça há anos: a robótica vai muito além da competição. Ao falar sobre o evento com a RSB, ela destacou o impacto profundo do processo formativo: “Foram dias intensos, cheios de aprendizados, ajustes, erros e acertos. A robótica é um instrumento de transformação pessoal, social e educacional. Eles voltam mais maduros, confiantes e apaixonados pela ciência. A robótica se transforma e, eu continuo acreditando que, através da educação, mudamos o mundo, disse a professora Joana Ramos.” Famílias vivem a experiência junto A emoção também foi compartilhada pelas famílias. A mãe Alessandra Sena, que teve dois filhos participando do evento (André Luiz, do 6º ano, e Angelina, da 2º série do Ensino Médio), relatou a grandiosidade do encontro nacional e sua importância formativa: “Para quem vive a robótica, participar desse evento é um sonho. É um encontro grandioso, que reúne equipes de vários estados, do Ensino Fundamental ao universitário. A troca de ideias, o contato com outras pesquisas e culturas… tudo isso transforma os jovens. É maravilhoso para cada estudante e, para nós, pais, é motivo de muito orgulho.” Robótica como missão educativa A participação na OBR reforça a missão salesiana de promover uma educação integral, que conecta ciência, criatividade, valores humanos e protagonismo juvenil. Em cada projeto apresentado, os alunos demonstram não apenas domínio tecnológico, mas também sensibilidade social, responsabilidade e espírito de equipe. Conheça as iniciativas e ações desenvolvidas pelos alunos do Colégio Salesiano Dom Bosco Participação na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e Mostra Nacional de Robótica (MNR): o Colégio Dom Bosco tem participado das finais nacionais na modalidade Robótica Artística e da MNR, levando projetos desenvolvidos pelos alunos e conquistando menções e premiações nacionais.  Representação em eventos internacionais (RoboCup): projetos premiados na MNR garantiram vagas para representar o Amazonas e o Brasil em etapas internacionais como a RoboCup.  Projetos sociais e de impacto (ex.: Mão Biônica, Bracelete para Mal de Parkinson, Cidade Inteligente, Missão Clean Space): ao longo do ano as equipes apresentam projetos de impacto social e ambiental desenvolvidos com tecnologias de baixo custo (Arduino, prototipagem), que chamaram atenção nos eventos nacionais.  Laboratório / Sala Maker e Espaço STEM: a escola mantém espaços Maker/Laboratório de Robótica onde são ministradas aulas práticas de programação, eletrônica e prototipagem para diferentes séries. Esses ambientes apoiam a formação contínua dos alunos em STEAM - acrônimo em inglês para Ciências (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Mathematics) - metodologia educacional que busca integrar essas áreas do conhecimento em projetos e atividades práticas, promovendo o aprendizado interdisciplinar e o desenvolvimento de habilidades como criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas.  Torneios e seletivas internas (Torneio Brasil de Robótica - TBR):  Realização de etapas internas e seletivas para preparar equipes rumo a competições regionais e nacionais (TBR, etapas estaduais da OBR), estimulando participação ampla dos estudantes. Equipes e identidades (ex.: Tambakicks, Amazon Tech): existência de equipes com identidade própria que participam das competições e mostras; também há times que se destacaram em outras competições de tecnologia (como a Olimpíada Nacional de Aplicativos — ONDA). O Colégio Salesiano Dom Bosco celebra mais esta vitória na robótica, conquistas que vão muito além de prêmios e classificações. São histórias de vida transformadas, vocações despertadas e jovens que descobrem na ciência um caminho para construir um futuro melhor.

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil