02/08/2024

Programa Sprint de Transformação Didática em 2024

Programa Sprint de Transformação Didática em 2024
Foto: Divulgação

Iniciado em 2023, o Programa Sprint de Transformação Didática é uma parceria da Rede Salesiana Brasil, por meio do Centro Salesiano de Formação (CSF), com a Meta Aprendizagem em prol da formação continuada de seus Professores, Supervisores/Coordenadores Pedagógicos, Coordenadores de Pastoral e Orientadores Educacionais do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e do Ensino Médio. 

Neste ano, o Programa foi ampliado para todas as escolas da RSB e desenvolvido por meio da plataforma “Escola de Didática”, tendo como consultor chefe o Prof. Dr. Paulo Tomazinho. Nesta plataforma, para cada módulo, os(as) educadores(as) inscritos têm acesso a trilhas de aprendizagem, com vídeos dos encontros formativos, minicursos, atividades, desafios e outros conteúdos. À medida que concluem os módulos, obtêm as certificações. 

“A Formação é uma das prioridades fundamentais da Rede Salesiana Brasil. [...] O Programa está no seu segundo ano de desenvolvimento, foi ampliado em 2024 para as 100 escolas da Rede, pois acreditamos que a atuação dos professores em sala de aula deve se pautar por um conjunto de ações bem articuladas que impactam diretamente na efetividade dos processos de ensino aprendizagem. A participação das escolas, que inscreveram mais de 2.000 educadores no Programa, foi verdadeiramente louvável. Estamos satisfeitas com o feedback positivo recebido dos 7 encontros já realizados”, comenta a Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Ir. Lucia Jacinta Finassi. “Encorajamos cada um de vocês, educadores, a se envolver ainda mais, a participar de todas as etapas da formação, a obter suas certificações e, acima de tudo, a serem agentes de inovação e transformação na vida dos seus estudantes. Juntos, podemos efetivamente impactar a educação de forma significativa. Concretizar nosso sonho: a Escola que você precisa está aqui!”, conclui.

“A formação contínua de professores é essencial para garantir práticas pedagógicas eficazes e inovadoras. Em 2024 a Rede Salesiana Brasil confiou a capacitação de seus professores à Escola de Didática, um projeto ambicioso de capacitação continuada, que já está transformando o dia a dia nas salas de aula das Escolas Salesianas em todo Brasil. [...] O impacto nas salas de aula é evidenciado pelos registros dos próprios professores. As estratégias e metodologias aprendidas e utilizadas não só aumentam o engajamento dos alunos, mas também melhoram significativamente os resultados de aprendizagem. Professores relatam um aumento na participação dos alunos e uma maior eficácia nas suas aulas, refletindo diretamente no desempenho acadêmico, e no prazer de ensinar”, conta o Prof. Dr. Paulo Tomazinho.

A proposta para 2024 conta com a previsão de 12 Encontros de Formação, distribuídos entre fevereiro e dezembro, voltados à ampliação da consciência pedagógica e da fluência didática dos professores, envolvendo também temas que contribuam para uma atitude de prontidão para o futuro e para a comunicação e gestão emocional, apoiando o aprimoramento de competências em didática assimétrica, combinando conhecimento teórico e aplicações práticas que criem experiências de aprendizagem que favoreçam a formação de estudantes autônomos, inovadores e prontos para o futuro. Confira os temas de cada encontro:

1º Encontro 07/02 - Neurociências da Aprendizagem 
2º Encontro 07/03 - Didática Assimétrica 
3º Encontro 26/03 - Aulas em Blocos (3is) 
4º Encontro 09/04 - Aprendizagem Combinada 
5º Encontro 15/05 - Aprendizagem Cooperativa 
6º Encontro 04/06 - Aprendizagem por Desafio 
7º Encontro 02/07 - Aprendizagem Ativa 
8º Encontro 06/08 - Microlearning
9º Encontro 10/09 - Aprendizagem por Domínio 
10º Encontro 02/10 - Comunicação Não-Violenta 
11º Encontro 05/11 - Retrospectiva Ativa 
12º Encontro 03/12 - Design de Futuros

Confira alguns depoimentos de quem está participando do Programa Sprint de Transformação Didática:

“Primeiramente é significativo salientar a relevância de investimento na formação continuada dos professores, pois trata-se de uma premissa para um trabalho pedagógico de qualidade, com bases sólidas para dar suporte ao planejamento e às práticas docentes. Assim, o Programa Sprint de Transformação Didática vem ao encontro desse pensamento, pois o curso tem proporcionado momentos de formação que podem contribuir com a prática pedagógica dos professores, oferecendo ideias acessíveis de aplicação em sala de aula. Interessante perceber que, muitas vezes, nossos professores já aplicam esses novos recursos pedagógicos em sala de aula, mas o curso amplia as possibilidades pedagógicas e organiza a prática do professor, além de oferecer diversidade nos processos de ensino aprendizagem dos alunos.”

Veridiana Caetano
Colégio Salesiano Leão XIII, em Rio Grande (RS) 
Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio



“Para os profissionais do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, o Programa Sprint de Transformação Didática veio muito a somar nas suas metodologias. O aprendizado mais aprofundado em neurociência proporciona uma base científica robusta para informar práticas educacionais mais eficazes, personalizadas e adaptadas às complexidades individuais dos estudantes, promovendo um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e bem-sucedido.
As aulas de aprendizagem, combinadas e em blocos, são duas abordagens diferentes na Educação e no treinamento que buscam otimizar a maneira como o conteúdo é entregue aos estudantes, auxiliando o processo cognitivo e a forma de aprender.”

Aline Brocessewisk
Coordenadora Pedagógica
Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Bagé (RS)



“O curso tem sido de grande valia em nossas aulas de Educação Física por apresentar um desafio de uma aula para outra e tornar nossas aulas práticas sempre mais intrigantes, com regras novas e sugestões dos educandos sendo atendidas e abordadas ao final de cada aula; possibilitando com surpresas deixar as crianças no Infantil curiosas com a aula do dia, encantando e ensinando ao mesmo tempo; tornando o planejar mais dinâmico.”

Tatiana Serpa Correa Becker
Educadora do Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Instituto Auxiliadora, em Campos Novos (SC)


“O programa vem contribuindo muito para minhas práticas educativas, haja visto a diversidade de estratégias e dinâmicas que podem ser utilizadas e aplicadas em minhas aulas. O impacto que tenho percebido é um maior envolvimento dos alunos nas aulas, na percepção e aprendizado dos conteúdos."

Paulo Leandro Maia
Educador do Ensino Médio
Externato Santa Teresinha, em São Paulo (SP)



“Falar do Programa Sprint de Transformação Didática é o mesmo que falar de mudança de paradigma. É possibilitar abrir-se para uma nova perspectiva do olhar focando em quem e como aprende. É criar condições ambientais dentro dos espaços pedagógicos que suscitem o interesse em aprender, por meio de estratégias didáticas assertivas baseadas em conhecimentos neurocientíficos que tornam o fazer pedagógico mais leve e prazeroso para o educador/mediador do processo e, ao mesmo tempo, para os estudantes que, mais engajados, aprenderão o que se propõe com maior eficácia.” 

Profa. Valéria Prado de Souza
Educador do Ensino Fundamental Anos Finais
Colégio Salesiano Dom Bosco, em Paralela (BA)


“Gostaria, primeiramente, de agradecer ao Prof. Paulo Tomazinho pelas brilhantes e entusiasmantes aulas. O Professor consegue imprimir uma dinâmica fantástica durante toda a aula e possui uma didática que nos faz compreender o assunto de maneira simples e eficaz. O curso, com os diversos temas, está sendo de extrema importância para a ampliação dos conceitos e oportunidades de aplicação na prática de ensino no cotidiano das escolas e em sala de aula, pesquisa e também na assistência. As diversas experiências apresentadas e discutidas em diferentes cenários foram muito importantes para demonstrar a construção e a consolidação desta rede de ensino ampliada. Gostaria de agradecer a oportunidade em participar de todos os temas ministrados até o momento, a qual foi de extrema importância para mim, tanto no ensino como na assistência.”

Beatriz de Oliveira
Educadora do Colégio Castelo Rio das Ostras (RJ)


“Meu nome é Camila, sou filha, mãe, esposa, sou professora do ensino fundamental séries iniciais do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Ribeirão Preto (SP), sou também estudante (pois quando decidimos entrar na profissão é o que mais fazemos, ESTUDAR!) e sonhadora em busca de uma educação melhor para nosso país. Participo, juntamente com minhas colegas de trabalho, desde o 1° módulo do curso com o professor Paulo Tomazinho. É enriquecedor vivenciar estes momentos de formação, poder aplicar os métodos aprendidos,  ver os que mais se encaixam com nossa  realidade e, sem dúvidas, saber que sim, estamos contribuindo para que nossos alunos da Rede Salesiana  desenvolvam habilidades com a perspectiva de educação de qualidade que consiste na formação global, que oferece as ferramentas mais eficientes para adquirir os conhecimentos, as atitudes e os valores exigidos.”

Camila Palma Francisco Madureira
Educadora do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Ribeirão Preto (SP)


“O curso com o professor Paulo Tomazinho, até aqui, foi uma jornada excelente. Metodologias de fácil entendimento, graças a habilidade do professor, com aplicabilidade.  Embora não solucione todos os desafios da sala de aula atual, são ferramentas primordiais para o aprendizado. Diante do desafio da inclusão, por exemplo, viabiliza a aprendizagem de forma leve e eficaz. Tenho aplicado constantemente as metodologias aprendidas e me ajuda a aprimorar minha prática pedagógica.”

Valéria Borges Aires
Educadora da Escola Salesiana Brasília (DF)


“O curso está sendo de grande valia, auxiliando com dinâmicas, técnicas, dicas e orientações plausíveis em sala de aula. Ao introduzir as tarefas com os alunos, como por exemplo aulas em blocos e algumas partilhas das colegas, os resultados são surpreendentes. Contudo, agradeço e parabenizo por este curso magnífico. Outrossim, dessa forma vamos nos tornando profissionais com mais sabedoria e dinamismo.”

Claudia Cristina Claro Fernandes
Educadora do Instituto Laura Vicuña, em São José Dos Campos (SP)


“Para mim, a formação dada pelo Tomazinho é excepcional. Pois nos mostra o quanto já sabemos (muitas vezes sem nomear) e o quanto podemos aprender e ajudar nossos alunos a evoluírem como estudantes e pessoas futuras. A forma como aborda a teoria e prática é esclarecedora e acessível a todos os professores. A trajetória da formação dá claramente para perceber que uma norteia a outra, colaborando para a evolução dos alunos. O professor torna-se um mediador, um facilitador, colocando o aluno como protagonista do seu próprio conhecimento. E para que isso aconteça, basta ‘temperar’ suas aulas com pequenas doses de discussões, desafios, trabalho em grupo, perguntas instigantes que irão despertar o interesse, o engajamento dos alunos, transformando-os em pessoas mais preparadas para a vida real. O professor mostra o caminho, mas a trajetória pertence ao aluno. Obrigada, Tomazinho, por compartilhar conosco seus conhecimentos e desejo por uma educação de qualidade.”

Gislene Gaino
Educadora do 2°ano, Ensino Fundamental Anos Iniciais
Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, em Araras (SP)


“Assim que assisti a primeira aula já senti que daria muito certo! No ano passado fiz um curso para melhorar as práticas pedagógicas, mas foi pouco aproveitado, pois a linguagem fugia do ‘chão da escola’. Agora, com o professor Paulo Tomazinho, é outro padrão. Suas práticas são aplicáveis, reais e dentro de uma realidade de sala de aula. Coloco em prática o que ele diz e a devolutiva dos estudantes é quase que imediata. No último módulo, antes do recesso, ele disse duas coisas que me marcaram muito: ‘Nem toda atividade ativa é uma metodologia ativa’ Uau!!! E a outra foi ‘O professor/escola precisa deixar de ser refém de pai/família. Nós que estudamos por anos para termos certeza do que estamos falando e propondo’. Uauuuuu!!! É isso! Quem disse que preencher um livro todo é sinônimo de aprendizagem? Quem disse que o fato de o livro ir ‘incompleto’ ao final do ano significa que o aluno não aprendeu? Se não questionam estudos científicos, receitas médicas, decisões judiciárias ou até o profissional que faz um serviço mais simples para nós; porque questionar tanto a prática baseada em estudos e dados de um professor? Amo o que faço e por isso estudo tanto, pois não permito que algum ‘leigo’ diga o que devo fazer quando o assunto é ensinar e aprender. Por esses e inúmeros outros motivos tenho amado as aulas.”

Juciane KellyLemos Marques
Educadora da Escola Salesiana Brasília (DF)

 

Escrito por Janaína Lima

Mais Recentes

Equipes de Robótica dos Salesianos Bahia brilham na FIRST® LEGO® League Explore

As equipes de robótica dos Salesianos Bahia alcançaram resultados extraordinários na etapa nacional da FIRST® LEGO® League Explore, realizada em Recife no dia 12 de setembro. A competição, voltada para crianças de 6 a 10 anos, é um evento internacional que promove o aprendizado de STEAM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia artes e matemática) através da construção de modelos LEGO® e programação. A competição é reconhecida mundialmente por incentivar o desenvolvimento de habilidades fundamentais como trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico desde cedo, preparando os jovens para os desafios tecnológicos do futuro. Na competição deste ano, a equipe ProMakersJr, do Colégio Salesiano Dom Bosco Salvador, conquistou o primeiro lugar na categoria Coding Award, que reconhece a excelência na programação e na resolução de problemas técnicos. A habilidade da equipe em desenvolver soluções inovadoras e técnicas impressionou os jurados, garantindo-lhes o título. Já a equipe ProSavioJr, do Colégio Salesiano Dom Bosco Camaçari, foi campeã na categoria Core Values, que destaca o espírito de equipe, a colaboração e a inclusão entre os participantes. O destaque da equipe nessa categoria demonstra o compromisso dos estudantes com a cooperação e o trabalho em grupo para alcançar objetivos comuns.  As equipes e seus técnicos estão agora aguardando pela divulgação dos resultados em outubro, que determinarão se representarão a Bahia na etapa mundial em Dallas, Texas, nos Estados Unidos. Este feito inédito é motivo de grande orgulho para toda a comunidade dos Salesianos Bahia, que segue celebrando o sucesso de seus estudantes. Fonte: Equipe de Comunicação e Marketing dos Salesianos Bahia

Por que Matricular seu Filho(a) em uma Escola Salesiana?

Se decidir por uma escola para o seu filho(a) é uma das mais importantes escolhas que as famílias enfrentam, pois é uma decisão que influencia diretamente o seu desenvolvimento acadêmico, pessoal, social e espiritual. Nesse contexto, as Escolas da Rede Salesiana Brasil (RSB) destacam-se como uma escolha que oferece educação de qualidade, valores humanos e uma formação integral baseada nos princípios da pedagogia dos fundadores da Congregação Salesiana, São João Bosco e Santa Maria Domingas Mazzarello, e nos ensinamentos do Evangelho. Assim, conheça alguns motivos pelos quais matricular seu filho(a) em uma escola salesiana: 1. Excelência Acadêmica: As Escolas Salesianas são reconhecidas por oferecerem um ensino de excelência, com programas pedagógicos atualizados e educadores qualificados que se empenham em proporcionar uma educação de qualidade para todos os estudantes. Confira, por exemplo, as mais de 100 medalhas conquistadas pelos estudantes salesianos na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) 2024, ou alguns dos destaques salesianos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e na Olimpíada Canguru de Matemática. 2. Formação Integral: Além do aspecto acadêmico, as Escolas Salesianas promovem a formação integral dos estudantes, levando em consideração o Projeto de Vida de cada um e suas dimensões socioemocional e espiritual. Os valores humanos e cristãos são incorporados em todas as atividades educativas, preparando os estudantes para serem cidadãos conscientes, responsáveis e comprometidos com o bem comum. Conheça, por exemplo, a Gincana Cultural que agitou os estudantes salesianos do estado da Bahia e ainda promoveu a solidariedade com arrecadação de doações para instituições sociais da região. Ou a aluna salesiana que foi selecionada para tocar no Rock In Rio Lisboa 2024. 3. Ambiente Acolhedor e Seguro: As Escolas Salesianas são conhecidas por serem “casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que encaminha para a vida e pátio para se encontrarem como amigos e viverem com alegria”, conforme pregava Dom Bosco, oferecendo um ambiente acolhedor e seguro, onde os estudantes se sentem valorizados, respeitados e amados. Os educadores Salesianos trabalham para criar uma cultura escolar baseada no cuidado mútuo, na solidariedade e no respeito pela dignidade de cada pessoa. Conheça, por exemplo, o Projeto Anti-Bullying promovido pelo Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), de Araras (SP), e como sua ação está diretamente ligada ao Sistema Preventivo das presenças salesianas. 4. Infraestrutura Moderna e Recursos Tecnológicos: Sempre investindo em infraestrutura moderna e recursos tecnológicos para proporcionar aos estudantes um ambiente de aprendizagem estimulante e dinâmico, as Escolas Salesianas disponibilizam laboratórios equipados, salas de aula interativas e acesso à tecnologia educacional como alguns dos recursos que apoiam o processo de ensino-aprendizagem. Conheça, por exemplo, o "Ateliê de Experiências" do Colégio Salesiano Jardim Camburi que foi destaque em uma revista internacional de arquitetura. 5. Tradição e Compromisso com a Educação: Com mais de um século de experiência na área educacional, as Escolas da Rede Salesiana Brasil têm uma sólida tradição e um compromisso inabalável com a educação de qualidade. Os valores e princípios Salesianos permeiam todas as atividades escolares, garantindo uma educação baseada na ética, na solidariedade e no respeito pela dignidade humana. Como Rede Salesiana Brasil, são promovidos diversos eventos formativos durante o ano para fortalecer a formação continuada das equipes salesianas que atuam nas escolas do país como, por exemplo, o XXII Encontro Nacional das Escolas da Rede Salesiana Brasil (ENARSE) e XV Encontro Nacional dos Ecônomos Locais (ENEL), e o V Encontro da Escola Salesiana América (ESA). Todos apoiados pelo Centro Salesiano de Formação (CSF), a plataforma da RSB que incentiva e promove cursos e eventos formativos durante todo o ano em prol da melhoria constante das ações salesianas diante dos desafios atuais da educação. Em resumo, matricular seu filho(a) em uma Escola da Rede Salesiana Brasil significa oferecer não apenas uma educação de qualidade, mas também uma formação integral que valoriza o desenvolvimento acadêmico, pessoal e espiritual. É proporcionar um ambiente acolhedor e seguro, onde ele possa crescer e se desenvolver como um cidadão consciente, responsável e comprometido com o bem e o cuidado com a nossa Casa Comum. Escrito por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Orquestra Salesiana prepara apresentação para o Theatro Municipal do RJ

A Orquestra do Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG/Castelo), de Macaé (RJ), recebeu, na última segunda-feira (02), a Masterclass de Violino da Prof. Me. Sheyla Yatsugafu, Coordenadora do Architecture of Sound Institute. Divididos em pequenos grupos, os sessenta estudantes puderam aprimorar suas habilidades técnicas, musicais e comportamentais a partir da metodologia japonesa desenvolvida por Shinichi  Suzuki após a Segunda Guerra Mundial, que estabelece o ensino da música sob as mesmas bases de aprendizagem da linguagem materna. Sabe-se que Dom Bosco valorizava profundamente a música como instrumento educativo e tocava vários instrumentos, entre eles o violino. Inspirado por seu exemplo de vida, o Instituto Nossa Senhora da Glória tem observado o crescimento exponencial de sua orquestra de cordas. Segundo a Diretora, Irmã Carmelita Agrizzi, “o sonho de um pequeno grupo formado por apenas três violinos eclodiu superando todas as expectativas”.  Para o estudante da terceira série do ensino médio, André Massena, o contato com a professora contribuiu para o esclarecimento de várias dúvidas, além de motivar seus estudos no instrumento. Os regentes do colégio salesiano, Priscila Sousa e Hélio Júnior, acrescentam que a Masterclass buscou inspirar o protagonismo estudantil em um movimento para certificação de estudantes, capacitação de professores, intercâmbio de arranjos e materiais didáticos. Além disso, o encontro contribuiu para a preparação dos estudantes que participarão de um concerto Suzuki no próximo mês de outubro no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. SOBRE SHEYLA YATSUGAFUA Prof. Me. Yatsugafu, pesquisadora, instrumentista e gestora de projetos culturais, egressa do Colégio Franciscano em São Paulo, é Bacharel em violino pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná,  mestre em ensino das práticas musicais pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, membro fundadora da camerata de Florianópolis e docente do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga em Juiz de Fora (MG). Destaca-se ainda em sua formação as aulas, no Japão, com o próprio mestre da Metodologia Suzuki. Escrito por Hélio Júnior

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil