02/08/2024

Programa Sprint de Transformação Didática em 2024

Programa Sprint de Transformação Didática em 2024
Foto: Divulgação

Iniciado em 2023, o Programa Sprint de Transformação Didática é uma parceria da Rede Salesiana Brasil, por meio do Centro Salesiano de Formação (CSF), com a Meta Aprendizagem em prol da formação continuada de seus Professores, Supervisores/Coordenadores Pedagógicos, Coordenadores de Pastoral e Orientadores Educacionais do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e do Ensino Médio. 

Neste ano, o Programa foi ampliado para todas as escolas da RSB e desenvolvido por meio da plataforma “Escola de Didática”, tendo como consultor chefe o Prof. Dr. Paulo Tomazinho. Nesta plataforma, para cada módulo, os(as) educadores(as) inscritos têm acesso a trilhas de aprendizagem, com vídeos dos encontros formativos, minicursos, atividades, desafios e outros conteúdos. À medida que concluem os módulos, obtêm as certificações. 

“A Formação é uma das prioridades fundamentais da Rede Salesiana Brasil. [...] O Programa está no seu segundo ano de desenvolvimento, foi ampliado em 2024 para as 100 escolas da Rede, pois acreditamos que a atuação dos professores em sala de aula deve se pautar por um conjunto de ações bem articuladas que impactam diretamente na efetividade dos processos de ensino aprendizagem. A participação das escolas, que inscreveram mais de 2.000 educadores no Programa, foi verdadeiramente louvável. Estamos satisfeitas com o feedback positivo recebido dos 7 encontros já realizados”, comenta a Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Ir. Lucia Jacinta Finassi. “Encorajamos cada um de vocês, educadores, a se envolver ainda mais, a participar de todas as etapas da formação, a obter suas certificações e, acima de tudo, a serem agentes de inovação e transformação na vida dos seus estudantes. Juntos, podemos efetivamente impactar a educação de forma significativa. Concretizar nosso sonho: a Escola que você precisa está aqui!”, conclui.

“A formação contínua de professores é essencial para garantir práticas pedagógicas eficazes e inovadoras. Em 2024 a Rede Salesiana Brasil confiou a capacitação de seus professores à Escola de Didática, um projeto ambicioso de capacitação continuada, que já está transformando o dia a dia nas salas de aula das Escolas Salesianas em todo Brasil. [...] O impacto nas salas de aula é evidenciado pelos registros dos próprios professores. As estratégias e metodologias aprendidas e utilizadas não só aumentam o engajamento dos alunos, mas também melhoram significativamente os resultados de aprendizagem. Professores relatam um aumento na participação dos alunos e uma maior eficácia nas suas aulas, refletindo diretamente no desempenho acadêmico, e no prazer de ensinar”, conta o Prof. Dr. Paulo Tomazinho.

A proposta para 2024 conta com a previsão de 12 Encontros de Formação, distribuídos entre fevereiro e dezembro, voltados à ampliação da consciência pedagógica e da fluência didática dos professores, envolvendo também temas que contribuam para uma atitude de prontidão para o futuro e para a comunicação e gestão emocional, apoiando o aprimoramento de competências em didática assimétrica, combinando conhecimento teórico e aplicações práticas que criem experiências de aprendizagem que favoreçam a formação de estudantes autônomos, inovadores e prontos para o futuro. Confira os temas de cada encontro:

1º Encontro 07/02 - Neurociências da Aprendizagem 
2º Encontro 07/03 - Didática Assimétrica 
3º Encontro 26/03 - Aulas em Blocos (3is) 
4º Encontro 09/04 - Aprendizagem Combinada 
5º Encontro 15/05 - Aprendizagem Cooperativa 
6º Encontro 04/06 - Aprendizagem por Desafio 
7º Encontro 02/07 - Aprendizagem Ativa 
8º Encontro 06/08 - Microlearning
9º Encontro 10/09 - Aprendizagem por Domínio 
10º Encontro 02/10 - Comunicação Não-Violenta 
11º Encontro 05/11 - Retrospectiva Ativa 
12º Encontro 03/12 - Design de Futuros

Confira alguns depoimentos de quem está participando do Programa Sprint de Transformação Didática:

“Primeiramente é significativo salientar a relevância de investimento na formação continuada dos professores, pois trata-se de uma premissa para um trabalho pedagógico de qualidade, com bases sólidas para dar suporte ao planejamento e às práticas docentes. Assim, o Programa Sprint de Transformação Didática vem ao encontro desse pensamento, pois o curso tem proporcionado momentos de formação que podem contribuir com a prática pedagógica dos professores, oferecendo ideias acessíveis de aplicação em sala de aula. Interessante perceber que, muitas vezes, nossos professores já aplicam esses novos recursos pedagógicos em sala de aula, mas o curso amplia as possibilidades pedagógicas e organiza a prática do professor, além de oferecer diversidade nos processos de ensino aprendizagem dos alunos.”

Veridiana Caetano
Colégio Salesiano Leão XIII, em Rio Grande (RS) 
Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio



“Para os profissionais do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, o Programa Sprint de Transformação Didática veio muito a somar nas suas metodologias. O aprendizado mais aprofundado em neurociência proporciona uma base científica robusta para informar práticas educacionais mais eficazes, personalizadas e adaptadas às complexidades individuais dos estudantes, promovendo um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e bem-sucedido.
As aulas de aprendizagem, combinadas e em blocos, são duas abordagens diferentes na Educação e no treinamento que buscam otimizar a maneira como o conteúdo é entregue aos estudantes, auxiliando o processo cognitivo e a forma de aprender.”

Aline Brocessewisk
Coordenadora Pedagógica
Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Bagé (RS)



“O curso tem sido de grande valia em nossas aulas de Educação Física por apresentar um desafio de uma aula para outra e tornar nossas aulas práticas sempre mais intrigantes, com regras novas e sugestões dos educandos sendo atendidas e abordadas ao final de cada aula; possibilitando com surpresas deixar as crianças no Infantil curiosas com a aula do dia, encantando e ensinando ao mesmo tempo; tornando o planejar mais dinâmico.”

Tatiana Serpa Correa Becker
Educadora do Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Instituto Auxiliadora, em Campos Novos (SC)


“O programa vem contribuindo muito para minhas práticas educativas, haja visto a diversidade de estratégias e dinâmicas que podem ser utilizadas e aplicadas em minhas aulas. O impacto que tenho percebido é um maior envolvimento dos alunos nas aulas, na percepção e aprendizado dos conteúdos."

Paulo Leandro Maia
Educador do Ensino Médio
Externato Santa Teresinha, em São Paulo (SP)



“Falar do Programa Sprint de Transformação Didática é o mesmo que falar de mudança de paradigma. É possibilitar abrir-se para uma nova perspectiva do olhar focando em quem e como aprende. É criar condições ambientais dentro dos espaços pedagógicos que suscitem o interesse em aprender, por meio de estratégias didáticas assertivas baseadas em conhecimentos neurocientíficos que tornam o fazer pedagógico mais leve e prazeroso para o educador/mediador do processo e, ao mesmo tempo, para os estudantes que, mais engajados, aprenderão o que se propõe com maior eficácia.” 

Profa. Valéria Prado de Souza
Educador do Ensino Fundamental Anos Finais
Colégio Salesiano Dom Bosco, em Paralela (BA)


“Gostaria, primeiramente, de agradecer ao Prof. Paulo Tomazinho pelas brilhantes e entusiasmantes aulas. O Professor consegue imprimir uma dinâmica fantástica durante toda a aula e possui uma didática que nos faz compreender o assunto de maneira simples e eficaz. O curso, com os diversos temas, está sendo de extrema importância para a ampliação dos conceitos e oportunidades de aplicação na prática de ensino no cotidiano das escolas e em sala de aula, pesquisa e também na assistência. As diversas experiências apresentadas e discutidas em diferentes cenários foram muito importantes para demonstrar a construção e a consolidação desta rede de ensino ampliada. Gostaria de agradecer a oportunidade em participar de todos os temas ministrados até o momento, a qual foi de extrema importância para mim, tanto no ensino como na assistência.”

Beatriz de Oliveira
Educadora do Colégio Castelo Rio das Ostras (RJ)


“Meu nome é Camila, sou filha, mãe, esposa, sou professora do ensino fundamental séries iniciais do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Ribeirão Preto (SP), sou também estudante (pois quando decidimos entrar na profissão é o que mais fazemos, ESTUDAR!) e sonhadora em busca de uma educação melhor para nosso país. Participo, juntamente com minhas colegas de trabalho, desde o 1° módulo do curso com o professor Paulo Tomazinho. É enriquecedor vivenciar estes momentos de formação, poder aplicar os métodos aprendidos,  ver os que mais se encaixam com nossa  realidade e, sem dúvidas, saber que sim, estamos contribuindo para que nossos alunos da Rede Salesiana  desenvolvam habilidades com a perspectiva de educação de qualidade que consiste na formação global, que oferece as ferramentas mais eficientes para adquirir os conhecimentos, as atitudes e os valores exigidos.”

Camila Palma Francisco Madureira
Educadora do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Ribeirão Preto (SP)


“O curso com o professor Paulo Tomazinho, até aqui, foi uma jornada excelente. Metodologias de fácil entendimento, graças a habilidade do professor, com aplicabilidade.  Embora não solucione todos os desafios da sala de aula atual, são ferramentas primordiais para o aprendizado. Diante do desafio da inclusão, por exemplo, viabiliza a aprendizagem de forma leve e eficaz. Tenho aplicado constantemente as metodologias aprendidas e me ajuda a aprimorar minha prática pedagógica.”

Valéria Borges Aires
Educadora da Escola Salesiana Brasília (DF)


“O curso está sendo de grande valia, auxiliando com dinâmicas, técnicas, dicas e orientações plausíveis em sala de aula. Ao introduzir as tarefas com os alunos, como por exemplo aulas em blocos e algumas partilhas das colegas, os resultados são surpreendentes. Contudo, agradeço e parabenizo por este curso magnífico. Outrossim, dessa forma vamos nos tornando profissionais com mais sabedoria e dinamismo.”

Claudia Cristina Claro Fernandes
Educadora do Instituto Laura Vicuña, em São José Dos Campos (SP)


“Para mim, a formação dada pelo Tomazinho é excepcional. Pois nos mostra o quanto já sabemos (muitas vezes sem nomear) e o quanto podemos aprender e ajudar nossos alunos a evoluírem como estudantes e pessoas futuras. A forma como aborda a teoria e prática é esclarecedora e acessível a todos os professores. A trajetória da formação dá claramente para perceber que uma norteia a outra, colaborando para a evolução dos alunos. O professor torna-se um mediador, um facilitador, colocando o aluno como protagonista do seu próprio conhecimento. E para que isso aconteça, basta ‘temperar’ suas aulas com pequenas doses de discussões, desafios, trabalho em grupo, perguntas instigantes que irão despertar o interesse, o engajamento dos alunos, transformando-os em pessoas mais preparadas para a vida real. O professor mostra o caminho, mas a trajetória pertence ao aluno. Obrigada, Tomazinho, por compartilhar conosco seus conhecimentos e desejo por uma educação de qualidade.”

Gislene Gaino
Educadora do 2°ano, Ensino Fundamental Anos Iniciais
Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, em Araras (SP)


“Assim que assisti a primeira aula já senti que daria muito certo! No ano passado fiz um curso para melhorar as práticas pedagógicas, mas foi pouco aproveitado, pois a linguagem fugia do ‘chão da escola’. Agora, com o professor Paulo Tomazinho, é outro padrão. Suas práticas são aplicáveis, reais e dentro de uma realidade de sala de aula. Coloco em prática o que ele diz e a devolutiva dos estudantes é quase que imediata. No último módulo, antes do recesso, ele disse duas coisas que me marcaram muito: ‘Nem toda atividade ativa é uma metodologia ativa’ Uau!!! E a outra foi ‘O professor/escola precisa deixar de ser refém de pai/família. Nós que estudamos por anos para termos certeza do que estamos falando e propondo’. Uauuuuu!!! É isso! Quem disse que preencher um livro todo é sinônimo de aprendizagem? Quem disse que o fato de o livro ir ‘incompleto’ ao final do ano significa que o aluno não aprendeu? Se não questionam estudos científicos, receitas médicas, decisões judiciárias ou até o profissional que faz um serviço mais simples para nós; porque questionar tanto a prática baseada em estudos e dados de um professor? Amo o que faço e por isso estudo tanto, pois não permito que algum ‘leigo’ diga o que devo fazer quando o assunto é ensinar e aprender. Por esses e inúmeros outros motivos tenho amado as aulas.”

Juciane KellyLemos Marques
Educadora da Escola Salesiana Brasília (DF)

 

Escrito por Janaína Lima

Mais Recentes

Terceiro encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil aprofunda estudo sobre documentação pedagógica

No dia 13 de agosto, a Rede Salesiana Brasil promoveu o terceiro encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, reunindo 45 Coordenadoras em uma tarde de estudo, partilha e reflexão. Conduzido pela formadora Caroline Cardoso, o encontro abordou o tema documentação pedagógica, reforçando o compromisso da RSB em qualificar a atuação das coordenações como formadoras de equipes. A formadora iniciou o encontro apresentando os fundamentos da documentação pedagógica e suas possibilidades como instrumento de acompanhamento, avaliação formativa e diálogo entre professores, crianças e famílias. “A documentação pedagógica nos convida a enxergar o processo educativo para além dos resultados. Ela torna visível o percurso das crianças, valoriza suas descobertas e permite que professores e famílias dialoguem a partir de evidências concretas da aprendizagem e do desenvolvimento.”, destacou Caroline. Mais do que simples registros, a documentação pedagógica foi apresentada como uma ferramenta que possibilita tornar visíveis os processos de aprendizagem das crianças, fortalecendo a intencionalidade pedagógica e a comunicação no ambiente educativo salesiano. Conforme consta no Caderno 2 do Currículo da Rede Salesiana Brasil (p. 62): “Acompanhar as aprendizagens e o desenvolvimento de cada criança e do grupo é compromisso que precisa ser incorporado à prática cotidiana docente. Não se trata de organizar ferramentas para, em determinados momentos, verificar as aprendizagens das crianças com a intenção de aferir se elas conseguiram ou não atingir determinados objetivos. Ao contrário, a ideia é realizar, ao longo de todo o ano, ações de acompanhamento e de avaliação dos processos e construir uma documentação que subsidie o (re)planejamento dos contextos educativos. Para tanto, o Currículo da RSB sugere a mobilização de quatro valiosas ações de acompanhamento: observar; registrar; interpretar; comunicar.”  (p. 62) Reflexão em grupos e produção coletiva Após a fundamentação teórica, as participantes reuniram-se em pequenos  grupos para analisar exemplos de registros pedagógicos. A partir dessa análise, discutiram duas perguntas centrais: O que enxergamos em relação a processos de aprendizagem das crianças neste registro? O que gostaríamos que as professoras percebessem na análise desta documentação? As contribuições coletivas das coordenações foram sistematizadas em um mural digital. Continuidade do itinerário formativo O encontro integra o percurso iniciado em março, que já contou com reflexões sobre currículo e práticas pedagógicas e sobre as competências formadoras das coordenações pedagógicas. Acesse abaixo as matérias dos dois primeiros encontros: Primeiro encontro (currículo e práticas pedagógicas) Segundo encontro (competências formadoras das coordenações pedagógicas) Ao aprofundar o estudo sobre a documentação pedagógica, a RSB reafirma sua missão de promover uma educação integral e de qualidade, em que cada contato se torna oportunidade de refletir sobre o desenvolvimento das crianças e de valorizar suas conquistas. Esse percurso formativo busca fortalecer as coordenações pedagógicas como lideranças educativas, que, em comunhão com suas equipes, acompanham com atenção e esperança cada criança, à luz do carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Presenças salesianas do Brasil celebram o aniversário de Dom Bosco

A natividade de São João Bosco, 16 de agosto, é celebrada em todas as obras dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora. Mais do que uma data comemorativa, a ocasião é vivida como um momento de renovação do carisma salesiano e de união entre os diversos espaços educativos e pastorais. Como ocorre tradicionalmente, as escolas, obras e inspetorias salesianas promoveram diversas iniciativas para marcar o aniversário e o legado de Dom Bosco. Neste ano, essas iniciativas incluíram desde missas solenes e oratórios festivos até a criação de um livro de colorir inspirado no fenômeno editorial Boob Goods. Confira!   “Bosco Goods” A Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT) celebrou 210 anos de Dom Bosco com entrega do “Bosco Goods”, um livro de colorir comemorativo criado pela Coordenadoria de Comunicação da MSMT. O livro foi entregue aos colaboradores da sede inspetorial na sexta-feira, 15 de agosto, durante o tradicional “Bom Dia”. Junto ao “Bosco Goods”, os colaboradores também receberam um livro sobre a história de Dom Bosco, complementando a celebração dos 210 anos do fundador da Família Salesiana. Com desenhos que retratam a história e missão salesiana em Mato Grosso, o “Bosco Goods” apresenta ilustrações sobre a chegada dos primeiros salesianos a Cuiabá, em 1894, a presença de Dom Bosco junto aos povos indígenas Boe-Bororo e Xavantes, além de homenagens aos Servos de Deus Padre Rodolfo Lunkenbein e Simão Bororo. O material também inclui desenhos do UniSALESIANO de Araçatuba e devoções específicas da Inspetoria, como Santo Afonso Maria de Ligório.   Colégio Salesiano São Gonçalo, MT O Colégio Salesiano São Gonçalo, em Cuiabá, MT, realizou, no dia 15 de agosto, uma programação que uniu a comemoração em memória a São João Bosco e o Dia do Estudante. Organizada pela equipe de Pastoral do Colégio, a ação buscou fortalecer vínculos da comunidade educativa e valorizar o carisma herdado de Dom Bosco. Pela manhã, estudantes do Ensino Médio participaram de uma missa no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora. Em seguida, houve a entrega de medalhas das Olimpíadas Salesianas. Já alunos do Fundamental (Anos Iniciais e Finais) participaram do “Intervalo Cultural de Dom Bosco”, com música e participação do mascote “Dom Bosquinho Hannah”. No período da tarde, os estudantes do Fundamental (Anos Iniciais e Finais) também participaram de uma celebração no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora. Logo depois, uma nova festa foi realizada, com a premiação das olimpíadas, distribuição de sorvetes e presença do mascote Dom Bosquinho Hannah.   Casa Dom Bosco e dos Salesianos Ampare, MS Os Educandos da Casa Dom Bosco e dos Salesianos Ampare de Campo Grande, MS, se reuniram, no dia 16 de agosto, para uma celebração especial em homenagem ao “Pai e Mestre da Juventude”. A programação iniciou com uma animação promovida pelos pós-noviços do Instituto São Vicente. O momento descontraído deu o tom festivo ao evento, seguido pelo tradicional café da manhã compartilhado entre os participantes. O momento de oração foi conduzido pelo padre Osmar Bezutte, que explicou às crianças presentes o significado da data e a importância de Dom Bosco para a educação salesiana. O ponto alto das atividades culturais foi a apresentação dos alunos de música da Casa Dom Bosco, sob orientação do professor Maycon Vianna. O grupo utilizou diversos instrumentos, incluindo violão, triângulo, ukulele e surdo, demonstrando o trabalho desenvolvido na área musical da instituição.   Paróquia São João Bosco, SP A comunidade da Paróquia São João Bosco, em Lins, SP, celebrou a festa em honra ao Pai e Mestre da Juventude no dia 16 de agosto. Famílias e jovens ocuparam a Matriz paroquial para participar da santa missa solene, presidida por dom João Gilberto de Moura e concelebrada pelo pároco, padre Denílson Bezerra Ferreira. Durante a homilia, o bispo recordou o exemplo de Dom Bosco e destacou a necessidade de viver com confiança em Deus. Após a homilia, os Salesianos Cooperadores renovaram suas promessas diante da comunidade e da Família Salesiana. O gesto reafirmou o vínculo com a missão de educar e evangelizar os jovens. Ao final, a comunidade proclamou com vigor a devoção ao santo fundador.   Colégio Salesiano Dom Bosco, RS O aniversário dos 210 anos de nascimento de Dom Bosco foi celebrado pela comunidade educativa do Colégio Salesiano Dom Bosco de Porto Alegre, RS, com o “Recreio Amigo Especial”, com uma hora de duração. No turno da manhã, as atividades iniciaram no Ginásio de Esportes com acolhida das direções salesiana e executiva, representadas pelo padre Leandro Brum Pinheiro e Flávia Mentges. Padre Leandro apresentou ao grupo a relíquia de Dom Bosco, que o colégio armazena em sua Capela desde 1984. O momento de espiritualidade contou com a participação dos integrantes da Articulação da Juventude Salesiana, que relembraram a história de vida de Dom Bosco e a sua trajetória até a santidade. No turno da tarde, foi realizado um parabéns coletivo a Dom Bosco, com a participação dos alunos da Educação Infantil e do Fundamental (Anos Iniciais e Finais).   Presença salesiana de Goiânia, GO Entre os dias 7 e 16 de agosto, a Presença Salesiana de Goiânia, GO, realizou a Semana de Dom Bosco com atividades que integraram todos os ambientes de missão compostos pela: Paróquia São João Bosco, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Colégio Salesiano Goiânia, CESAM Goiânia, Oratório Festivo Dom Bosco, Oratório Festivo Bartolomeu Garelli, Centro Juvenil São Domingos Sávio. As duas comunidades paroquiais realizaram a Novena da Natividade de São João Bosco, entre os dias 7 e 15 de agosto. No primeiro dia da novena, houve a missa com a dedicação do novo altar da Paróquia São João Bosco, celebrada pelo arcebispo de Goiânia, dom João Justino. No último dia, a Presença Salesiana de Goiânia também se reuniu para a celebração eucarística com a procissão de encerramento da novena. No dia 16 de agosto, a paróquia celebrou a missa solene e a festa de São João Bosco. No Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM) de Goiânia, os adolescentes e jovens do Programa de Socioaprendizagem participaram de uma acolhida dedicada a Dom Bosco. Além do momento de oração e reflexão, os aprendizes também se divertiram em um quiz de perguntas e respostas sobre vida e trajetória de Dom Bosco. As crianças do Salesiano Goiânia tiveram momentos dedicados ao aprendizado sobre a história e os sonhos de São João Bosco, especialmente o dos 9 anos. Além disso, os estudantes também participaram de uma gincana especial e foram surpreendidos quando o “próprio” Dom Bosco apareceu para brincar com eles. Junto à leitura e comentário do evangelho do dia, a acolhida com as famílias dos alunos também abordou ensinamentos de Dom Bosco e suas aplicações na vida da comunidade escolar. Para reunir todos os ambientes de missão em um momento de comemoração e fraternidade, a Presença Salesiana de Goiânia promoveu uma das atividades mais características da identidade carismática: o Oratório Festivo São João Bosco. Ele foi realizado na manhã do dia 16 de agosto, no complexo educativo-pastoral que integra colégio, CESAM e Paróquia São João Bosco. O encontro foi um momento de alegria, partilha e espírito salesiano. A santa missa iniciou a programação, que contou com diversos jogos, brinquedos, brincadeiras e roda de capoeira para as crianças, adolescentes e jovens de todas as casas salesianas. Além da diversão, os participantes também ganharam lanche, pipoca, algodão-doce, picolé e um almoço especial.   Salesiano Recife, PE O Salesiano Recife promoveu uma semana de atividades para celebrar o aniversário de Dom Bosco, mobilizando alunos, famílias, educadores e colaboradores em um clima de entusiasmo e gratidão. O ponto alto da programação foi a santa missa, celebrada pelo padre Ildelsfonso Mesquita, diretor do Salesiano Recife, em ação de graças pela vida e missão de Dom Bosco. A liturgia, marcada por cânticos, orações e participação dos próprios alunos, trouxe à tona a espiritualidade que une a Família Salesiana em todo o mundo.    Salesiano Carpina, PE O Colégio Salesiano Carpina celebrou o aniversário de Dom Bosco, no dia 18 de agosto, com uma celebração que envolveu toda a comunidade escolar. A programação começou com a santa missa, celebrada pelo diretor, padre Rodrigo Menezes, SDB, que apresentou uma reflexão sobre o Pai e Mestre da Juventude. Em seguida, todos participaram de um oratório festivo marcado por muita diversão.   Centro Educacional Dom Bosco, RN O Centro Educacional Dom Bosco em Natal, RN, celebrou o aniversário de Dom Bosco com momentos de fé, fraternidade e festa. A comemoração teve início com um ofício de oração, reunindo a comunidade em espírito de gratidão e esperança, recordando o legado de Dom Bosco na missão de educar e evangelizar os jovens. Em seguida, foi feito um almoço festivo da Família Salesiana, marcado pela partilha, convivência e fortalecimento dos laços de amizade. À noite, a comunidade se reuniu para a santa missa, momento central da celebração, em que todos elevaram suas preces e agradeceram pela vida e obra de Dom Bosco, pedindo que sua missão continue inspirando o trabalho com as crianças, adolescentes e jovens.   Centro Juvenil São João Batista, MT O Centro Juvenil São João Batista em Poxoréu, MT, realizou no último sábado, 16 de agosto, uma festa especial em comemoração à natividade de Dom Bosco. O evento reuniu alunos, educadores, famílias e membros da comunidade salesiana em um dia marcado pela integração, espiritualidade e celebração dos valores educativos deixados pelo santo educador. As atividades tiveram início às 8h da manhã com uma missa solene celebrada para todos os alunos do Centro Juvenil. A celebração eucarística foi presidida pelo padre Guilherme Morales, com a presença do padre Osmar Orotides Resende, diretor da presença salesiana de Primavera do Leste. Durante a missa, foram realizados dois momentos especiais que marcaram a importância da data. Os salesianos cooperadores renovaram suas promessas, reafirmando seu compromisso com a missão educativa e evangelizadora de Dom Bosco. Simultaneamente, as Filhas de Maria Auxiliadora celebraram os 130 anos de presença no Brasil, destacando a rica história da congregação feminina salesiana no país.   Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, PR No dia 16 de agosto, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Ponta Grossa, PR, reuniu a comunidade para celebrar os 210 anos do nascimento de São João Bosco. A celebração iniciou pela manhã com uma carreata organizada pelas coordenações de pastorais da comunidade matriz. Fiéis de diferentes comunidades da paróquia participaram com veículos enfeitados e buzinas, percorrendo as principais ruas dos bairros da paróquia. À noite, a comunidade se reuniu para a celebração eucarística em ação de graças, dinamizada pela Articulação da Juventude Salesiana (AJS). A missa foi presidida pelo pároco, padre Renato dos Santos, e concelebrada pelo padre Severino Piccinini, com a presença dos diáconos Augusto Rotta e José Joanir Alves de Oliveira.   Novo Lar, RS No último final de semana, o Novo Lar, em Porto Alegre, RS, promoveu um almoço solidário como parte das celebrações do aniversário de Dom Bosco, reunindo famílias, educadores, jovens e apoiadores em uma grande festa de fé, partilha e solidariedade. A programação contou com a presença da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Coordenadoria da Juventude, que ofereceram diversos serviços à comunidade. O almoço, marcado pelo tradicional carreteiro, trouxe não apenas sabor, mas também significado, fortalecendo o espírito de união e esperança. A festa foi enriquecida com atrações musicais, feirinha de panificação, brechó e a alegria das crianças nos brinquedos infláveis.   Centro Juvenil Salesiano, RJ O Centro Juvenil Salesiano - Oratório Mamãe Margarida – promoveu, no dia 16 de agosto, a tradicional "Festa da Família + Dia de Dom Bosco", uma manhã especial marcada por encontros, atividades culturais e muita alegria, reunindo educandos, familiares e educadores. A abertura do evento foi conduzida pelo gerente social, Alexandre, que destacou a importância da participação das famílias na formação das crianças e adolescentes. Em seguida, o coordenador de Pastoral da Presença Salesiana de Niterói, Renato Freitas, guiou um momento de oração e reflexão, lembrando a vida e o legado de São João Bosco. A programação contou com uma emocionante apresentação teatral feita pelas crianças do grupo "Sonho de Dom Bosco". A peça retratou a trajetória inspiradora de Dom Bosco e encantou o público presente. Outro momento de destaque foi a apresentação dos educandos da oficina de capoeira, coordenada pelo Mestre Jabá. Em sua estreia diante do público, os jovens demonstraram talento, disciplina e muito carisma.   Colégio Santa Teresa, MS A comunidade educativa do Colégio Santa Teresa de Corumbá, MS, celebrou os 210 anos de nascimento de Dom Bosco, no dia 15 de agosto, com uma programação organizada junto aos educadores da instituição. As atividades ocorreram no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora. Pela manhã, os estudantes do Ensino Fundamental I se reuniram em celebração e logo depois houve a santa missa para o Fundamental II e Ensino Médio. À tarde, as crianças do Fundamental I retornaram ao santuário para outra celebração.   Lar Padre Jacó, SC Na sexta-feira, 15 de agosto, aconteceu no Lar Padre Jacó, de Itajaí, SC, a 5ª Edição do Show de Talentos. O evento combinou tradição, homenagem e memória salesiana. A programação começou com a acolhida de todos os convidados e famílias e contou com uma participação especial da Tríade – Cia de Dança de Rua, que na formação atual de seus bailarinos conta com egressos da instituição, descobertos em edições anteriores do Show de Talentos.  As apresentações foram variadas: mostra de desenhos, dança e canto. As apresentações e exposição de desenhos fizeram a alegria dos participantes e espectadores. A música, a arte e a dança, sempre ocuparam lugar de destaque em todas as casas salesianas do mundo inteiro, pois, na pedagogia de Dom Bosco, são consideradas um fator educativo e que tem um grande poder de influenciar para o bem os destinatários.   Boletim Salesiano com informações das Inspetorias Salesianas

Encontro de escolas da RSB fortalece estratégias para a aprendizagem global de língua inglesa

De 11 a 14 de agosto, a sede da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), foi palco do Encontro Estratégico RSB – Escolas, com o tema “Avanços e parâmetros para uma educação global na Rede Salesiana”. O evento reuniu Coordenadores Inspetoriais das Escolas, gestores pedagógicos e integrantes do Grupo de Trabalho (GT) de Internacionalização, sob a coordenação de Anderson Leal, gestor educacional da RSB. O principal objetivo da reunião foi traçar, em conjunto, estratégias que potencializem a aprendizagem da língua inglesa dos estudantes da Rede, aliando competência linguística e vivência cultural. A proposta vai além do domínio da língua: prevê experiências de imersão, intercâmbios e atividades que aproximem os jovens não apenas do idioma, mas também de diferentes culturas, sempre iluminados pelo carisma e pelo espírito salesiano, seja no Brasil ou em outros países. Entre as pautas discutidas, destacou-se a definição de ferramentas de aprendizagem que serão aplicadas de forma unificada em todo o território nacional. Essa atuação integrada garante acesso a recursos de qualidade, promove o compartilhamento de boas práticas entre educadores e amplia as oportunidades de vivências multiculturais para os estudantes. Segundo  Anderson Leal, o fortalecimento da língua inglesa em Rede abre portas para conquistas que ultrapassam os limites da sala de aula. “Além de acelerar o aprendizado, a proposta amplia a presença internacional da RSB, otimiza recursos, permite monitorar resultados com mais precisão e cria um ambiente fértil para que os estudantes desenvolvam empatia, ampliem horizontes e se preparem para um mundo cada vez mais globalizado”, disse o gestor. Ao final do encontro, ficou evidente que unir esforços em torno de um objetivo comum reforça o sentimento de pertencimento e evidencia o impacto positivo da ação coletiva: formar jovens protagonistas, cidadãos globais e comprometidos com os valores humanos. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil