Programa Sprint de Transformação Didática em 2024
02/08/2024

Programa Sprint de Transformação Didática em 2024

Programa Sprint de Transformação Didática em 2024
Foto: Divulgação

Iniciado em 2023, o Programa Sprint de Transformação Didática é uma parceria da Rede Salesiana Brasil, por meio do Centro Salesiano de Formação (CSF), com a Meta Aprendizagem em prol da formação continuada de seus Professores, Supervisores/Coordenadores Pedagógicos, Coordenadores de Pastoral e Orientadores Educacionais do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e do Ensino Médio. 

Neste ano, o Programa foi ampliado para todas as escolas da RSB e desenvolvido por meio da plataforma “Escola de Didática”, tendo como consultor chefe o Prof. Dr. Paulo Tomazinho. Nesta plataforma, para cada módulo, os(as) educadores(as) inscritos têm acesso a trilhas de aprendizagem, com vídeos dos encontros formativos, minicursos, atividades, desafios e outros conteúdos. À medida que concluem os módulos, obtêm as certificações. 

“A Formação é uma das prioridades fundamentais da Rede Salesiana Brasil. [...] O Programa está no seu segundo ano de desenvolvimento, foi ampliado em 2024 para as 100 escolas da Rede, pois acreditamos que a atuação dos professores em sala de aula deve se pautar por um conjunto de ações bem articuladas que impactam diretamente na efetividade dos processos de ensino aprendizagem. A participação das escolas, que inscreveram mais de 2.000 educadores no Programa, foi verdadeiramente louvável. Estamos satisfeitas com o feedback positivo recebido dos 7 encontros já realizados”, comenta a Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Ir. Lucia Jacinta Finassi. “Encorajamos cada um de vocês, educadores, a se envolver ainda mais, a participar de todas as etapas da formação, a obter suas certificações e, acima de tudo, a serem agentes de inovação e transformação na vida dos seus estudantes. Juntos, podemos efetivamente impactar a educação de forma significativa. Concretizar nosso sonho: a Escola que você precisa está aqui!”, conclui.

“A formação contínua de professores é essencial para garantir práticas pedagógicas eficazes e inovadoras. Em 2024 a Rede Salesiana Brasil confiou a capacitação de seus professores à Escola de Didática, um projeto ambicioso de capacitação continuada, que já está transformando o dia a dia nas salas de aula das Escolas Salesianas em todo Brasil. [...] O impacto nas salas de aula é evidenciado pelos registros dos próprios professores. As estratégias e metodologias aprendidas e utilizadas não só aumentam o engajamento dos alunos, mas também melhoram significativamente os resultados de aprendizagem. Professores relatam um aumento na participação dos alunos e uma maior eficácia nas suas aulas, refletindo diretamente no desempenho acadêmico, e no prazer de ensinar”, conta o Prof. Dr. Paulo Tomazinho.

A proposta para 2024 conta com a previsão de 12 Encontros de Formação, distribuídos entre fevereiro e dezembro, voltados à ampliação da consciência pedagógica e da fluência didática dos professores, envolvendo também temas que contribuam para uma atitude de prontidão para o futuro e para a comunicação e gestão emocional, apoiando o aprimoramento de competências em didática assimétrica, combinando conhecimento teórico e aplicações práticas que criem experiências de aprendizagem que favoreçam a formação de estudantes autônomos, inovadores e prontos para o futuro. Confira os temas de cada encontro:

1º Encontro 07/02 - Neurociências da Aprendizagem 
2º Encontro 07/03 - Didática Assimétrica 
3º Encontro 26/03 - Aulas em Blocos (3is) 
4º Encontro 09/04 - Aprendizagem Combinada 
5º Encontro 15/05 - Aprendizagem Cooperativa 
6º Encontro 04/06 - Aprendizagem por Desafio 
7º Encontro 02/07 - Aprendizagem Ativa 
8º Encontro 06/08 - Microlearning
9º Encontro 10/09 - Aprendizagem por Domínio 
10º Encontro 02/10 - Comunicação Não-Violenta 
11º Encontro 05/11 - Retrospectiva Ativa 
12º Encontro 03/12 - Design de Futuros

Confira alguns depoimentos de quem está participando do Programa Sprint de Transformação Didática:

“Primeiramente é significativo salientar a relevância de investimento na formação continuada dos professores, pois trata-se de uma premissa para um trabalho pedagógico de qualidade, com bases sólidas para dar suporte ao planejamento e às práticas docentes. Assim, o Programa Sprint de Transformação Didática vem ao encontro desse pensamento, pois o curso tem proporcionado momentos de formação que podem contribuir com a prática pedagógica dos professores, oferecendo ideias acessíveis de aplicação em sala de aula. Interessante perceber que, muitas vezes, nossos professores já aplicam esses novos recursos pedagógicos em sala de aula, mas o curso amplia as possibilidades pedagógicas e organiza a prática do professor, além de oferecer diversidade nos processos de ensino aprendizagem dos alunos.”

Veridiana Caetano
Colégio Salesiano Leão XIII, em Rio Grande (RS) 
Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio



“Para os profissionais do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, o Programa Sprint de Transformação Didática veio muito a somar nas suas metodologias. O aprendizado mais aprofundado em neurociência proporciona uma base científica robusta para informar práticas educacionais mais eficazes, personalizadas e adaptadas às complexidades individuais dos estudantes, promovendo um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e bem-sucedido.
As aulas de aprendizagem, combinadas e em blocos, são duas abordagens diferentes na Educação e no treinamento que buscam otimizar a maneira como o conteúdo é entregue aos estudantes, auxiliando o processo cognitivo e a forma de aprender.”

Aline Brocessewisk
Coordenadora Pedagógica
Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Bagé (RS)



“O curso tem sido de grande valia em nossas aulas de Educação Física por apresentar um desafio de uma aula para outra e tornar nossas aulas práticas sempre mais intrigantes, com regras novas e sugestões dos educandos sendo atendidas e abordadas ao final de cada aula; possibilitando com surpresas deixar as crianças no Infantil curiosas com a aula do dia, encantando e ensinando ao mesmo tempo; tornando o planejar mais dinâmico.”

Tatiana Serpa Correa Becker
Educadora do Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Instituto Auxiliadora, em Campos Novos (SC)


“O programa vem contribuindo muito para minhas práticas educativas, haja visto a diversidade de estratégias e dinâmicas que podem ser utilizadas e aplicadas em minhas aulas. O impacto que tenho percebido é um maior envolvimento dos alunos nas aulas, na percepção e aprendizado dos conteúdos."

Paulo Leandro Maia
Educador do Ensino Médio
Externato Santa Teresinha, em São Paulo (SP)



“Falar do Programa Sprint de Transformação Didática é o mesmo que falar de mudança de paradigma. É possibilitar abrir-se para uma nova perspectiva do olhar focando em quem e como aprende. É criar condições ambientais dentro dos espaços pedagógicos que suscitem o interesse em aprender, por meio de estratégias didáticas assertivas baseadas em conhecimentos neurocientíficos que tornam o fazer pedagógico mais leve e prazeroso para o educador/mediador do processo e, ao mesmo tempo, para os estudantes que, mais engajados, aprenderão o que se propõe com maior eficácia.” 

Profa. Valéria Prado de Souza
Educador do Ensino Fundamental Anos Finais
Colégio Salesiano Dom Bosco, em Paralela (BA)


“Gostaria, primeiramente, de agradecer ao Prof. Paulo Tomazinho pelas brilhantes e entusiasmantes aulas. O Professor consegue imprimir uma dinâmica fantástica durante toda a aula e possui uma didática que nos faz compreender o assunto de maneira simples e eficaz. O curso, com os diversos temas, está sendo de extrema importância para a ampliação dos conceitos e oportunidades de aplicação na prática de ensino no cotidiano das escolas e em sala de aula, pesquisa e também na assistência. As diversas experiências apresentadas e discutidas em diferentes cenários foram muito importantes para demonstrar a construção e a consolidação desta rede de ensino ampliada. Gostaria de agradecer a oportunidade em participar de todos os temas ministrados até o momento, a qual foi de extrema importância para mim, tanto no ensino como na assistência.”

Beatriz de Oliveira
Educadora do Colégio Castelo Rio das Ostras (RJ)


“Meu nome é Camila, sou filha, mãe, esposa, sou professora do ensino fundamental séries iniciais do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Ribeirão Preto (SP), sou também estudante (pois quando decidimos entrar na profissão é o que mais fazemos, ESTUDAR!) e sonhadora em busca de uma educação melhor para nosso país. Participo, juntamente com minhas colegas de trabalho, desde o 1° módulo do curso com o professor Paulo Tomazinho. É enriquecedor vivenciar estes momentos de formação, poder aplicar os métodos aprendidos,  ver os que mais se encaixam com nossa  realidade e, sem dúvidas, saber que sim, estamos contribuindo para que nossos alunos da Rede Salesiana  desenvolvam habilidades com a perspectiva de educação de qualidade que consiste na formação global, que oferece as ferramentas mais eficientes para adquirir os conhecimentos, as atitudes e os valores exigidos.”

Camila Palma Francisco Madureira
Educadora do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Ribeirão Preto (SP)


“O curso com o professor Paulo Tomazinho, até aqui, foi uma jornada excelente. Metodologias de fácil entendimento, graças a habilidade do professor, com aplicabilidade.  Embora não solucione todos os desafios da sala de aula atual, são ferramentas primordiais para o aprendizado. Diante do desafio da inclusão, por exemplo, viabiliza a aprendizagem de forma leve e eficaz. Tenho aplicado constantemente as metodologias aprendidas e me ajuda a aprimorar minha prática pedagógica.”

Valéria Borges Aires
Educadora da Escola Salesiana Brasília (DF)


“O curso está sendo de grande valia, auxiliando com dinâmicas, técnicas, dicas e orientações plausíveis em sala de aula. Ao introduzir as tarefas com os alunos, como por exemplo aulas em blocos e algumas partilhas das colegas, os resultados são surpreendentes. Contudo, agradeço e parabenizo por este curso magnífico. Outrossim, dessa forma vamos nos tornando profissionais com mais sabedoria e dinamismo.”

Claudia Cristina Claro Fernandes
Educadora do Instituto Laura Vicuña, em São José Dos Campos (SP)


“Para mim, a formação dada pelo Tomazinho é excepcional. Pois nos mostra o quanto já sabemos (muitas vezes sem nomear) e o quanto podemos aprender e ajudar nossos alunos a evoluírem como estudantes e pessoas futuras. A forma como aborda a teoria e prática é esclarecedora e acessível a todos os professores. A trajetória da formação dá claramente para perceber que uma norteia a outra, colaborando para a evolução dos alunos. O professor torna-se um mediador, um facilitador, colocando o aluno como protagonista do seu próprio conhecimento. E para que isso aconteça, basta ‘temperar’ suas aulas com pequenas doses de discussões, desafios, trabalho em grupo, perguntas instigantes que irão despertar o interesse, o engajamento dos alunos, transformando-os em pessoas mais preparadas para a vida real. O professor mostra o caminho, mas a trajetória pertence ao aluno. Obrigada, Tomazinho, por compartilhar conosco seus conhecimentos e desejo por uma educação de qualidade.”

Gislene Gaino
Educadora do 2°ano, Ensino Fundamental Anos Iniciais
Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, em Araras (SP)


“Assim que assisti a primeira aula já senti que daria muito certo! No ano passado fiz um curso para melhorar as práticas pedagógicas, mas foi pouco aproveitado, pois a linguagem fugia do ‘chão da escola’. Agora, com o professor Paulo Tomazinho, é outro padrão. Suas práticas são aplicáveis, reais e dentro de uma realidade de sala de aula. Coloco em prática o que ele diz e a devolutiva dos estudantes é quase que imediata. No último módulo, antes do recesso, ele disse duas coisas que me marcaram muito: ‘Nem toda atividade ativa é uma metodologia ativa’ Uau!!! E a outra foi ‘O professor/escola precisa deixar de ser refém de pai/família. Nós que estudamos por anos para termos certeza do que estamos falando e propondo’. Uauuuuu!!! É isso! Quem disse que preencher um livro todo é sinônimo de aprendizagem? Quem disse que o fato de o livro ir ‘incompleto’ ao final do ano significa que o aluno não aprendeu? Se não questionam estudos científicos, receitas médicas, decisões judiciárias ou até o profissional que faz um serviço mais simples para nós; porque questionar tanto a prática baseada em estudos e dados de um professor? Amo o que faço e por isso estudo tanto, pois não permito que algum ‘leigo’ diga o que devo fazer quando o assunto é ensinar e aprender. Por esses e inúmeros outros motivos tenho amado as aulas.”

Juciane KellyLemos Marques
Educadora da Escola Salesiana Brasília (DF)

 

Escrito por Janaína Lima

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4º Encontro On-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas aprofunda discussão sobre como utilizar ferramentas de design para tornar a formação de professores mais visível

No dia 12 de novembro, a Rede Salesiana Brasil realizou o 4º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, encerrando o ciclo formativo de 2025 com um momento marcado pela criatividade, colaboração e aprofundamento metodológico. Coordenações Pedagógicas de todo o Brasil acompanharam a formação conduzida pela formadora Caroline Cardoso. A partir da fundamentação desenvolvida, as coordenações foram convidadas a refletir sobre o papel das linguagens visuais como estratégia pedagógica, especialmente no contexto da formação continuada dos educadores. Com uma abordagem dinâmica, Caroline apresentou princípios de design aplicáveis ao cotidiano das coordenações, reforçando como a visualidade potencializa a clareza das orientações, a comunicação pedagógica e a devolutiva das práticas docentes. Atividade “mão na massa”: criatividade para expressar processos formativos Em sintonia com o tema, o encontro contou com uma proposta prática. Antecipadamente, as participantes foram orientadas a preparar um pequeno kit de materiais para a atividade. Durante a formação, cada coordenação produziu uma peça criativa, utilizando elementos simples, mas alinhados ao conteúdo apresentado. As produções foram compartilhadas no grupo de WhatsApp do Programa de Formação das Coordenações , criando um ambiente de inspiração mútua e troca entre as coordenações, fortalecendo a rede colaborativa que sustenta o Programa. Narrativas formativas e construção coletiva Outro momento significativo foi a partilha em pequenos grupos. As coordenações trocaram experiências, narrativas e percursos formativos desenvolvidos em suas escolas ao longo de 2025, especialmente com as(os) educadoras(es) dos Anos Iniciais. Esses registros foram reunidos em um mural colaborativo no Padlet, que permanecerá como memória afetiva e pedagógica do trabalho realizado. Avaliação do percurso formativo e continuidade em 2026 Para encerrar a edição 2025 do Programa, foi disponibilizado um formulário de avaliação do percurso, no qual as coordenações podem registrar percepções, sugestões e encaminhamentos. As contribuições serão fundamentais para a organização da continuidade da jornada formativa de 2026, a ser desenvolvida por meio de três encontros on-line ao longo do ano, dando continuidade ao compromisso com a qualificação e o fortalecimento da prática pedagógica nas escolas da RSB. O encerramento do ciclo formativo de 2025 reafirma o compromisso da Rede Salesiana Brasil com processos pedagógicos de qualidade, colaborativos e alinhados às demandas contemporâneas da educação. Em 2026, seguimos juntas(os), fortalecendo o trabalho das coordenações e promovendo uma formação integral e humanizadora para nossas comunidades educativas. Saiba mais sobre sobre o terceiro encontro deste ciclo de formações clicando aqui. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

4º Encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais aprofunda a reflexão sobre avaliação na prática

O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Finais da Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou, no dia 22 de outubro, o seu 4º encontro on-line, reunindo cerca de 20 acessos simultâneos de coordenadores de todo o país. O tema desta edição, “Avaliação na prática: pensando, experimentando, repensando e vivenciando”, convidou os participantes a revisitar suas concepções e experiências sobre a avaliação, com foco em práticas formativas e reflexivas. A formação foi conduzida pela Profª Leoneide Rodrigues, Assessora Pedagógica da RSB, que tem acompanhado o percurso formativo das coordenações ao longo do ano. Em sua condução, Leoneide enfatizou a importância de compreender a avaliação como parte integrante do processo de aprendizagem, e não apenas como um instrumento de mensuração. “Avaliar é um ato de cuidado e de compromisso com o desenvolvimento integral dos estudantes. É preciso criar espaços para o diálogo, a escuta e o feedback construtivo, de modo que cada estudante se perceba em constante crescimento”, destacou a formadora durante o encontro.   Avaliação formativa e feedbacks significativos O encontro foi marcado pela vivência prática e pela troca de experiências entre as coordenações. Em grupos, os participantes refletiram sobre situações do cotidiano escolar, analisando desafios e estratégias para aprimorar os processos avaliativos. Os participantes destacaram, no formulário de feedback, a riqueza dos momentos de partilha e prática, especialmente as reflexões sobre a Avaliação Formativa e sua relação com o Currículo da Rede Salesiana Brasil, o uso ético e pedagógico da Inteligência Artificial na elaboração de rubricas, a relevância dos feedbacks construtivos no desenvolvimento dos estudantes e a análise dos desafios dos enunciados avaliativos na construção de atividades alinhadas às habilidades previstas. Também destacaram o uso da ferramenta ChatGPT em atividades de reflexão e produção pedagógica, demonstrando como a IA pode ser integrada de forma contextualizada e intencional ao planejamento educativo.   Um caminho de formação contínua O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais integra o conjunto de ações formativas promovidas pela RSB para fortalecer o papel das lideranças educacionais na consolidação do Projeto Educativo Pastoral Salesiano. Desde o primeiro encontro, o programa vem abordando temas fundamentais para a prática pedagógica, como Neurociências da Aprendizagem, com a Drª Leonor Guerra, a personalização da aprendizagem e as potencialidades da avaliação formativa. “Cada encontro é uma oportunidade de repensar a nossa missão educativa à luz do carisma salesiano, buscando sempre o desenvolvimento integral dos nossos estudantes e a construção de comunidades educativas que aprendem juntas”, destacou Leoneide Rodrigues. Veja também algumas matérias anteriores desta série de formações: 1º Encontro: Início do percurso formativo das coordenações pedagógicas 3º Encontro: A avaliação como prática potencializadora da aprendizagem   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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