A Rede Salesiana Brasil se congratula com a Congregação das Religiosas da Assunção pela eleição de sua Superiora Geral, Irmã Rekha Chennattu. No dia 16 de julho, Irmã Rekha Chennattu foi reeleita Superiora Geral para o período de 2024-2030 durante o 30º Capítulo Geral que acontece em Paris (França) de 29 de junho a 29 de julho.
O tema que reúne as Capitulares é «Movidas pelo Espírito, em diálogo com nossas realidades, discernimos novos caminhos de sinodalidade para o nosso tempo: Metanoia, Missão profética, Cultura do encontro».
Dom Laurent Ulrich, Arcebispo de Paris, celebrou a Eucaristia e presidiu a eleição. Foi uma celebração internacional, fraterna e alegre, que foi compartilhada com muitas pessoas que, conectadas ao vivo, transmitiram suas mensagens de alegria, oração e proximidade.
Após a eleição, os presentes puderam dizer uma breve palavra e dar um abraço à Irmã Rekha no tradicional gesto de obediência.
Irmã Rekha nasceu na Índia, em 1963, fez os primeiros votos em 1984 e a Profissão perpétua em 1992. Cursou Teologia, fez especialização em Sagrada Escritura e exerceu a docência em nível universitário. Desempenhou diversos serviços em sua Província e pode colaborar com diferentes Instituições eclesiásticas asiáticas e internacionais e outros espaços acadêmicos.
Em espírito de intercongregacionalidade e de fraternidade, a RSB permanece em sintonia com as Religiosas da Assunção, especialmente com Irmã Mercedes Méndez Siliuto, responsável pela Comunicação do referido Instituto, que esteve presente no II ENAC – Encontro Nacional de Comunicação da RSB – e brindou os participantes com a palestra: «O continente digital, um jogo em que se ganha amigos com gentileza e caridade».
Em sua palestra, Irmã Mercedes trouxe aspectos referentes ao Sistema Preventivo e ao estilo de educar e evangelizar de Dom Bosco. Ressaltou expressões do Sonho dos 9 anos e comentou a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações (2024), associando-a ao tema da sabedoria do coração. Indicou também a beleza-bondade-verdade como critérios para ser presença de qualidade nas redes sociais e para que a educomunicação seja eficaz. Concluiu sua palestra com um convite: “Fundemos casas no continente digital, não presenças isoladas, mas um ‘nós salesiano’. Educadores e educandos, juntos, isso é realmente ser presença salesiana no continente digital”.
A RSB deseja às Religiosas da Assunção um feliz encerramento do 30º Capítulo Geral e votos de uma missão pautada sempre mais na sinodalidade e na cultura do encontro.
Escrito por Irmã Maike Loes com informações do Portal Religiosas de la Asunción