Salesiano Aracaju é campeão geral dos Jogos da Primavera
14/06/2024

Salesiano Aracaju é campeão geral dos Jogos da Primavera

Salesiano Aracaju é campeão geral dos Jogos da Primavera
Fotos: Inspetoria São Luiz Gonzaga

Neste ano, o Colégio Salesiano Aracaju concretizou um sonho no âmbito esportivo. A equipe de Esportes conquistou o título de campeã geral da 40ª Edição dos Jogos da Primavera. Um feito inédito nestes 113 anos de história, que foi alcançado com disciplina, comprometimento, perseverança e fé. O colégio venceu a maior competição de esporte escolar de Sergipe, enfrentando 478 escolas públicas e particulares. Nesta edição, 16.469 alunos-atletas participaram das disputas em 27 modalidades esportivas.

Essa vitória fortaleceu o espírito de equipe de toda comunidade educativa e o carisma educativo-pastoral de Dom Bosco. “O espírito de alegria salesiana ficou mais forte na nossa escola, com a notícia que somos os campeões dos Jogos da Primavera. Não apenas subimos no pódio, mas crescemos em espírito de equipe, fortalecemos a marca salesiana e passamos a ecoar mais longe nosso carisma educativo-pastoral. Parabenizo a toda equipe esportiva, coordenada com maestria por José Carlos e sua auxiliar Laysa Rocha”, expressou o Diretor-Geral do Salesiano Aracaju, Pe. Arlan Braga.

Ao todo, os Jogos da Primavera tiveram 1.150 partidas durante dois meses. O Salesiano Aracaju marcou 1.640 pontos na competição e ficou com o 1º lugar geral. “Conquistar o lugar mais alto do pódio nos Jogos da Primavera é um sonho realizado. O sentimento que fica é de gratidão, a Deus, ao nosso Diretor-Geral, Pe. Arlan Braga, a todos os educadores, alunos-atletas e seus familiares. Construímos nestes dois meses lindas histórias de superação, força, fé e vitórias. Não foi fácil, mas conseguimos com muita luta o título de campeão desta competição tão importante”, manifestou o Coordenador de Esportes, José Carlos Cunha.


BASQUETE SALESIANO NOS JOGOS DA PRIMAVERA

Nesta modalidade, o Salesiano Aracaju conseguiu resultados importantes para o título de campeão geral dos Jogos da Primavera. As equipes masculinas sub-14 e sub-17 conquistaram o 1º lugar da modalidade. Já no basquete 3×3, as equipes sub-14 masculina e feminina conquistaram o 1º lugar e a equipe sub-17 masculina também recebeu a medalha de ouro.

O aluno-atleta do basquete sub-17, Enzo Gabriel Varjão Barreto, explica que não é fácil ser atleta, é preciso treinar bastante, ter foco, determinação e cuidar da parte psicológica. “Esse foi meu último ano representando o Salesiano nos Jogos da Primavera, estou muito feliz com o resultado. As partidas foram equilibradas, enfrentamos cada desafio com calma. Conquistamos a medalha de ouro com muita garra e com o apoio da torcida. Foi lindo ver os educadores, alunos e toda a família salesiana torcendo por nós”, disse.


FUTSAL SALESIANO NOS JOGOS DA PRIMAVERA

A equipe masculina sub-14 foi campeã dos Jogos da Primavera e garantiu vaga para representar Sergipe nos Jogos Escolares Brasileiros em Recife. O aluno-atleta, Samuel Carlos Mascarenhas participou da competição nas modalidades futsal, basquete e handebol. Ele ficou muito feliz com os resultados alcançados. “O título é uma vitória importante para nossa equipe de futsal. Esse é o segundo ano consecutivo que representamos Sergipe nos Jogos Escolares Brasileiros. Estamos felizes e determinados, para buscar o 1º lugar na série ouro do brasileiro”, afirmou.

 

TÊNIS DE MESA DO SALESIANO NOS JOGOS DA PRIMAVERA

A equipe de tênis de mesa do Salesiano Aracaju conquistou o 1º lugar geral da modalidade nos Jogos da Primavera. Os mesa-tenistas do salesiano disputaram cada partida com determinação, respeito e fair play. A aluna-atleta Laura Cristina é uma promessa do tênis de mesa escolar sergipano. Com apenas 2 meses de treino, ela conquistou 1 medalha de ouro e 1 de bronze na modalidade dupla da competição. “Eu não jogava tênis de mesa e abracei este desafio com coragem. Fico muito feliz em saber que contribuí com o título de Campeão Geral dos Jogos da Primavera da minha escola. Essa vitória é de todos nós”, celebrou.

 

XADREZ DO SALESIANO NOS JOGOS DA PRIMAVERA 

Nesta edição dos Jogos da Primavera, a equipe de xadrez do Salesiano conquistou o 1º lugar da modalidade. O professor de xadrez Lucas William é o treinador dos enxadristas e comemorou a conquista inédita. “Essa foi a primeira vez que ficamos em primeiro lugar geral na competição. Trabalhamos com muito foco e conseguimos chegar ao lugar mais alto do pódio. Parabenizo os nossos alunos-atletas Arthur, Clara, Heitor, Júlia, Laila e Pedro. Eles foram técnicos, estrategistas e inteligentes, por isso, merecem todas as felicitações. Sou feliz por fazer parte da Família Salesiana de Aracaju”, afirmou.


NATAÇÃO DO SALESIANO NOS JOGOS DA PRIMAVERA 

Quem também foi destaque nos Jogos da Primavera foi a equipe de natação, que conquistou o 3º lugar geral na modalidade. O nadador Ruan Carlos Marti conquistou 4 medalhas de ouro e 1 prata nas provas da competição. “Estou muito feliz em ter representado o Salesiano nos Jogos da Primavera. As provas tiveram um nível de dificuldade alto, mas eu estava preparado e determinado. Agora é só comemorar e seguir adiante para buscar os melhores resultados nos próximos desafios”, expressou.

Fonte: Inspetoria São Luiz Gonzaga

Mais Recentes

Salesiano São José de Campinas inicia 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q]

Nos dias 04 e 05 de fevereiro, o Colégio Salesiano São José de Campinas deu início ao 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q], reafirmando seu compromisso com a melhoria contínua da qualidade educativa, a gestão estratégica e a vivência do carisma salesiano no cotidiano escolar. O encontro formativo e estratégico foi conduzido por Anderson Leal, gestor educacional da Rede Salesiana Brasil, que acompanhou de perto os gestores das diferentes áreas da escola ao longo dos dois dias de trabalho. A proposta do ciclo esteve centrada na análise de cenários, no fortalecimento da cultura avaliativa e na construção de planos de ação integrados, alinhados à missão educativo-pastoral salesiana. Durante os dois dias de encontro, as equipes gestoras participaram de momentos de reflexão, diálogo e planejamento colaborativo, com foco em impulsionar a excelência educacional e pastoral, qualificar as práticas pedagógicas e fortalecer as relações educativas, tendo sempre os estudantes como centro do projeto educativo. Segundo Anderson Leal, o Projeto Escola [h(i²)a²q] é um instrumento estratégico que favorece a unidade e a coerência da ação educativa: “Quando a gestão se organiza de forma colaborativa e consciente de sua identidade salesiana, o projeto educativo ganha força, intencionalidade e impacto real na formação integral dos estudantes.” O 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q] marca mais um passo significativo no caminho de uma gestão participativa, estratégica e comprometida com a missão salesiana, reforçando o propósito do Colégio Salesiano São José de educar evangelizando e formar cidadãos éticos, solidários e protagonistas de seu projeto de vida.

Colégio Salesiano Liceu de Campinas inicia o 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q]

Nos dias 02 e 03 de fevereiro, o Colégio Salesiano Liceu de Campinas deu início ao 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q], reafirmando seu compromisso com a melhoria contínua da qualidade educativa, a gestão estratégica e a vivência do carisma salesiano no cotidiano escolar. O encontro formativo e estratégico foi conduzido por Anderson Leal, gestor educacional da Rede Salesiana Brasil, que acompanhou de perto os gestores das diferentes áreas da escola ao longo dos dois dias de trabalho. A proposta do ciclo esteve centrada na análise de cenários, no fortalecimento da cultura avaliativa e na construção de planos de ação integrados, alinhados à missão educativo-pastoral salesiana. Durante os dois dias de encontro, as equipes gestoras participaram de momentos de reflexão, diálogo e planejamento colaborativo, com foco em impulsionar a excelência educacional e pastoral, qualificar as práticas pedagógicas e fortalecer as relações educativas, tendo sempre os estudantes como centro do projeto educativo. Segundo Anderson Leal, o Projeto Escola [h(i²)a²q] é um instrumento estratégico que favorece a unidade e a coerência da ação educativa: “Quando a gestão se organiza de forma colaborativa e consciente de sua identidade salesiana, o projeto educativo ganha força, intencionalidade e impacto real na formação integral dos estudantes.” O 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q] marca mais um passo significativo no caminho de uma gestão participativa, estratégica e comprometida com a missão salesiana, reforçando o propósito do Colégio Salesiano Liceu de Campinas de educar evangelizando e formar cidadãos éticos, solidários e protagonistas de seu projeto de vida. Comunicação da Rede Salesiana Brasil com informações de Anderson Leal  

Escola Salesiana do Trabalho está de volta com cursos profissionalizantes

A Escola Salesiana do Trabalho inaugura, no próximo dia 11 de fevereiro, o novo Complexo de Ensino Profissionalizante, agora localizado em Ananindeua. A data marca o retorno do complexo que antes funcionava no bairro da Pedreira, em Belém. O novo espaço foi projetado para ser um polo de qualificação técnica e cidadania. Segundo a instituição, o objetivo é combater o desemprego juvenil através de uma formação que une técnica e valores humanos, facilitando a inserção imediata no mercado de trabalho. O complexo profissionalizante é historicamente reconhecido pela presença no bairro da Pedreira, em Belém. Os salesianos deixaram o antigo prédio em janeiro de 2024. Hoje, o local abriga uma unidade do Poder Judiciário do Pará.  Em Ananindeua, os cursos ofertados inicialmente serão: refrigeração, mecânica de automóveis e montagem de sistema fotovoltaico. A inauguração contará com a presença de representantes do setor produtivo, para fortalecer parcerias e empregabilidade dos futuros alunos. A Escola Salesiana do Trabalho de Ananindeua informou ao DIÁRIO que as informações sobre as inscrições, taxas de matrícula e início dos cursos profissionalizantes serão divulgadas em breve.  Histórico  Idealizado em 1958 por meio da presença dos Padres Salesianos de Dom Bosco no bairro da Pedreira, o Colégio Salesiano do Trabalho funcionava como uma extensão do Colégio Salesiano Ns. Srª. do Carmo.  No início era um simples Oratório Festivo com catequese, esportes e  recreação dominical para crianças e jovens. Já na década de 60, a Obra avançou e, além do colégio, iniciou as oficinas profissionalizantes aos jovens da comunidade. Até o encerramento das atividades, em 2024, o espaço ofereceu dezenas de cursos, oficinas e programas de aprendizagem voltados aos moradores da Pedreira, Sacramenta e outros bairros.  Após a mudança, a escola funciona atualmente em Ananindeua, nos limites da cidade de Marituba. O novo Complexo de Ensino Profissionalizante é gerido pela Inspetoria Salesiana Missionária na Amazônia (BMA). Fonte: Diário do Pará

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil