07/05/2024

V Encontro da Escola Salesiana América (ESA)

V Encontro da Escola Salesiana América (ESA)
Fotos: Rede Salesiana Brasil (RSB) e Escola Salesiana América (ESA)

De um 1 a 5 de maio deste ano, a cidade de Guadalajara, no México, sediou o V Encontro Continental da Escola Salesiana América (ESA). O evento que trouxe o tema “Juntos pelo PRESENTE e o FUTURO da Escola Salesiana na América”, buscou atualizar a educação nos contextos da congregação, promover uma liderança educacional salesiana ainda mais comprometida com a formação integral dos jovens, além de comemorar o 30º aniversário da ESA.

“O fato de podermos estar juntos para refletir e aprofundar nossa resposta educativo-pastoral como presença educacional na América nos fortalece também como Rede Salesiana Brasil, pois poderemos dar nossa contribuição e, ao mesmo tempo, traçarmos diretrizes comuns que reafirme nosso compromisso com a educação, lembrando que a RSB, ou melhor, a RSE nasceu de um compromisso assumido em Cumbayá II [segundo Encontro ESA ocorrido em 2001] para fortalecer nossa ação educativa trabalhando em rede!”, comenta a Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil (RSB), Ir. Silvia Aparecida da Silva. Já para o também Diretor Executivo da RSB, Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior, a importância do V Encontro ESA para a missão salesiana se dá pelo “fortalecimento dos projetos desenvolvidos em conjunto e também do próprio sentido de rede, atualizando constantemente as linhas de ação a serem realizadas e a partilha dos projetos consolidados das últimas quatro edições do evento”.

Fazem parte do Comitê Organizador ESA as Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Adair Aparecida Sberga e Ir. Lucia Jacinta Finassi, sendo esta última a Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas do Brasil; além da Gestora de Projetos Formativos da RSB, Ana Paula Costa e Silva. “Para as escolas salesianas do Brasil este encontro é de fundamental importância [...], reunir SDB, FMA e outros grupos da Família Salesiana é motivo de grande alegria e muito entusiasmo pelo reconhecimento da potencialidade do nosso carisma na Igreja e da qualidade social da nossa missão educativa, que busca responder com audácia e competência às necessidades de formação das crianças, adolescentes e jovens das nossas escolas. O V Encontro da Escola Salesiana da América começou a ser preparado há 3 anos e buscou contemplar a realidade atual do continente americano, que é demarcado por desafios variados frente a cenários de empobrecimento, desigualdade, exclusão social, enfraquecimento da democracia, conflitos armados, corrupção, além da perda da esperança e da referencialidade que abala e desencanta as novas gerações. Portanto, nos congregamos para ampliar e fortalecer nossa visão”, conta Ir. Adair.

      

O V Encontro ESA foi dividido em 4 blocos. Confira:

 

ESCUTAR A REALIDADE (01 e 02/05)

Na quarta-feira (01), primeiro dia do evento, após o credenciamento e Acolhida, os participantes assistiram à cerimônia de entrada das bandeiras do continente americano e, levando a bandeira do Brasil, estava o Diretor Executivo da RSB, Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior. O primeiro dia também contou com a apresentação cultural de um grupo folclórico local, destacando as ricas e coloridas tradições mexicanas.  

A Conferência de Abertura foi comandada pelo Dr. José Weinstein, que trouxe o tema “Confiança Relacional, uma chave para transformar a Escola”.

   

A quinta-feira (02) foi um dia intenso de atividades, começando com a Celebração Eucarística. Comandada pelo Cardeal Emérito de Honduras, Oscar Rodríguez Madariaga, a primeira Conferência do dia trouxe discussões sobre o tema “Da Antropologia tradicional à antropologia de sentido para uma juventude mais feliz”, seguida da Conferência “Cultura Juvenil e Educação. Contexto contemporâneo da realidade juvenil na América”, comandada pelo Salesiano, Dr. Iván Ariel Fresia. As últimas atividades da manhã foram as ressonâncias sob o tema “Que desafios e perspectivas para as lideranças salesianas frente os contextos da realidade juvenil e da educação na América”.

No período da tarde, aconteceu a Conferência “Liderança pedagógica nas escolas salesianas da América: Constatações e proposta formativas”, liderada pela Irmã Salesiana, Patricia Parraguez Núñez. Em seguida, houve uma Roda de Conversa a luz do tema “Que lideranças educativas para as escolas salesianas hoje, que promovam razões de vida e de esperança para os jovens”. A última ação do dia foi a apresentação de Boas Práticas “Revendo a caminhada histórica dos 30 anos da ESA: conquistas e avanços na região”.      

Também na quinta-feira, com grande receptividade das equipes salesianas da América, o Projeto Identità da Rede Salesiana Brasil foi apresentado no palco do evento pela Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas do Brasil, Ir. Lucia Jacinta Finassi, e a Gestora de Projetos Formativos, Ana Paula Costa e Silva, além do Coordenador Inspetorial das Escolas da Inspetoria São Pio X, Pe. Leandro Bum Pinheiro, e o Gestor Pedagógico da Inspetoria Madre Mazzarello, Cristiano Prates Rodrigues. “Como membro da comissão organizadora representando a CIB, percebo que foi feito um esforço importante para termos uma participação representativa das 4 Inspetorias. Somos 14 pessoas enviadas pelas Inspetorias com a tarefa de compartilhar e colocar em práticas os compromissos que serão assumidos. Um encontro como este é sempre uma oportunidade para revisitar a caminhada realizada e prospectar o futuro com novas diretrizes em vista de melhorias e inovação para nossas escolas na América”, comenta Ir. Jacinta.

"'Juntos pelo presente e o futuro da Escola Salesiana na América’, evidencia o compromisso da educação salesiana com a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, com olhar sensível e atento para a realidade, contribuindo para que sejam protagonistas de um futuro melhor. O V ESA tem relevância particular, por celebrar 30 anos da Escola Salesiana na América. Uma história permeada por sonhos e grandes realizações, da qual a Rede Salesiana Brasil participa ativamente, sendo referência no trabalho conjunto dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora, atuando em rede na concretização da missão compartilhada entre religiosos e leigos”, comenta Ana Paula.

No momento “conversatório” do dia, os Coordenadores Inspetoriais das Escolas Salesianas do Brasil, Valéria Cristina de Oliveira Rodrigues (Inspetoria Maria Auxiliadora) e Pe. Douglas Verdi (Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora) puderam levar suas experiências e contribuições.

   

 

APROFUNDAR A SALESIANIDADE (03/05)

A manhã da sexta-feira (03) foi iniciada pela Celebração Eucarística presidida pelo Inspetor de Guadalajara, Pe. Filiberto González. Logo em seguida, teve início o momento “Identidade Salesiana e Pacto Educativo Global” que contou com duas Conferências: “A Pedagogia Salesiana Hoje”, comandada pelo Salesiano Pe. Michael Vojtás; e “Sistema Preventivo e Pacto Educativo Global”, comandada pela Irmã Salesiana Piera Ruffinatto. Finalizando a manhã, os participantes protagonizaram o momento “Vivências do Sistema Preventivo”, sendo divididos em grupos e alocados em salas separadas por idiomas.

No período da tarde, aconteceram as “Estações das Dimensões do Modelo de Significatividade Salesiana”: Sala 1 – Liderança Preventiva e Identidade Salesiana / Sala 2 – Gestão Pedagógica e Evangelizadora / Sala 3 - Pastoral Educativa e Ambiente / Sala 4 – Gestão de Resultados e Significatividade

    

 

TECER CAMINHOS DE FUTURO (04/05)

Na manhã do sábado (04), a primeira atividade do dia foi a Mesa-Redonda sobre o tema “Educomunicação: Alfabetização Midiática e Informacional”, que contou com as contribuições dos palestrantes Ignacio Aguaded, Alexandre Le Voci Sayad e da Irmã Salesiana Márcia Koffermann. Ainda pela manhã, aconteceu um momento em grupos por salas temáticas. Ao todo, foram 10 salas que abordavam temas variados como “Impacto das Tecnologias de Inteligência Artificial na Educação” e “Educação e Mundo do Trabalho”. Fechando a manhã do sábado, Ir. Ivone Goulart e Pe. Claudio Cartes comandaram o momento “Tecendo Caminhos de Futuro: orientações para os trabalhos por Conferências/Regiões”.

Após o almoço, o período da tarde contou com uma reunião por conferência sobre o tema “Propostas de avanços para as Regiões/Conferências”, seguido da Plenária “Partilha dos Trabalhos das Regiões/Conferências”, esta última também comandada pela Ir. Ivone Goulart e Pe. Claudio Cartes.

As atividades do dia foram encerradas pela Celebração Eucarística de Envio presidida pelo Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil Salesiana, Pe. Miguel Ángel García Morcuende, juntamente com os Conselheiros e Presbíteros presentes.

 

DIA CULTURAL (05/05)

O último dia do evento foi um momento de total descontração e sinergia entre os participantes do V Encontro ESA. Com um passeio cultural por Guadalajara, todos puderam conhecer mais sobre as tradições locais, além de lugares históricos.

 

TRAJETÓRIA ESA

Contando com o Encontro de 2024, ao todo, foram realizadas cinco reuniões continentais da Escola Salesiana América (ESA): Cumbayá I (1994) / Cumbayá II (2001) / Brasília (2008) / Medellín (2017) / Guadalajara (2024).

A realidade viva da ESA com os seus respectivos encontros, eixos, linhas de ação, indicadores e atividades, tem sido fonte de inspiração e estímulo nas escolas salesianas do continente, encorajando a criar grandes convergências nos encontros provinciais e regionais. A velocidade das mudanças políticas, econômicas e, fundamentalmente, culturais exige que os ambientes educacionais e a educação em geral dialoguem rapidamente com as novas realidades, preparando-se para formar adequadamente as novas gerações, especialmente após a pandemia. Como escola salesiana, é preciso refletir e se preparar para um presente e um futuro cheio de mudanças e incertezas, mas, ao mesmo tempo, emocionante e promissor, para o qual todos são chamados a estudar novas estratégias educativo-pastorais com maior impacto e maior potencial de crescimento nos próximos anos.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações de escuelasalesianaamerica.org

Mais Recentes

Equipes de Robótica dos Salesianos Bahia brilham na FIRST® LEGO® League Explore

As equipes de robótica dos Salesianos Bahia alcançaram resultados extraordinários na etapa nacional da FIRST® LEGO® League Explore, realizada em Recife no dia 12 de setembro. A competição, voltada para crianças de 6 a 10 anos, é um evento internacional que promove o aprendizado de STEAM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia artes e matemática) através da construção de modelos LEGO® e programação. A competição é reconhecida mundialmente por incentivar o desenvolvimento de habilidades fundamentais como trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico desde cedo, preparando os jovens para os desafios tecnológicos do futuro. Na competição deste ano, a equipe ProMakersJr, do Colégio Salesiano Dom Bosco Salvador, conquistou o primeiro lugar na categoria Coding Award, que reconhece a excelência na programação e na resolução de problemas técnicos. A habilidade da equipe em desenvolver soluções inovadoras e técnicas impressionou os jurados, garantindo-lhes o título. Já a equipe ProSavioJr, do Colégio Salesiano Dom Bosco Camaçari, foi campeã na categoria Core Values, que destaca o espírito de equipe, a colaboração e a inclusão entre os participantes. O destaque da equipe nessa categoria demonstra o compromisso dos estudantes com a cooperação e o trabalho em grupo para alcançar objetivos comuns.  As equipes e seus técnicos estão agora aguardando pela divulgação dos resultados em outubro, que determinarão se representarão a Bahia na etapa mundial em Dallas, Texas, nos Estados Unidos. Este feito inédito é motivo de grande orgulho para toda a comunidade dos Salesianos Bahia, que segue celebrando o sucesso de seus estudantes. Fonte: Equipe de Comunicação e Marketing dos Salesianos Bahia

Por que Matricular seu Filho(a) em uma Escola Salesiana?

Se decidir por uma escola para o seu filho(a) é uma das mais importantes escolhas que as famílias enfrentam, pois é uma decisão que influencia diretamente o seu desenvolvimento acadêmico, pessoal, social e espiritual. Nesse contexto, as Escolas da Rede Salesiana Brasil (RSB) destacam-se como uma escolha que oferece educação de qualidade, valores humanos e uma formação integral baseada nos princípios da pedagogia dos fundadores da Congregação Salesiana, São João Bosco e Santa Maria Domingas Mazzarello, e nos ensinamentos do Evangelho. Assim, conheça alguns motivos pelos quais matricular seu filho(a) em uma escola salesiana: 1. Excelência Acadêmica: As Escolas Salesianas são reconhecidas por oferecerem um ensino de excelência, com programas pedagógicos atualizados e educadores qualificados que se empenham em proporcionar uma educação de qualidade para todos os estudantes. Confira, por exemplo, as mais de 100 medalhas conquistadas pelos estudantes salesianos na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) 2024, ou alguns dos destaques salesianos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e na Olimpíada Canguru de Matemática. 2. Formação Integral: Além do aspecto acadêmico, as Escolas Salesianas promovem a formação integral dos estudantes, levando em consideração o Projeto de Vida de cada um e suas dimensões socioemocional e espiritual. Os valores humanos e cristãos são incorporados em todas as atividades educativas, preparando os estudantes para serem cidadãos conscientes, responsáveis e comprometidos com o bem comum. Conheça, por exemplo, a Gincana Cultural que agitou os estudantes salesianos do estado da Bahia e ainda promoveu a solidariedade com arrecadação de doações para instituições sociais da região. Ou a aluna salesiana que foi selecionada para tocar no Rock In Rio Lisboa 2024. 3. Ambiente Acolhedor e Seguro: As Escolas Salesianas são conhecidas por serem “casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que encaminha para a vida e pátio para se encontrarem como amigos e viverem com alegria”, conforme pregava Dom Bosco, oferecendo um ambiente acolhedor e seguro, onde os estudantes se sentem valorizados, respeitados e amados. Os educadores Salesianos trabalham para criar uma cultura escolar baseada no cuidado mútuo, na solidariedade e no respeito pela dignidade de cada pessoa. Conheça, por exemplo, o Projeto Anti-Bullying promovido pelo Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), de Araras (SP), e como sua ação está diretamente ligada ao Sistema Preventivo das presenças salesianas. 4. Infraestrutura Moderna e Recursos Tecnológicos: Sempre investindo em infraestrutura moderna e recursos tecnológicos para proporcionar aos estudantes um ambiente de aprendizagem estimulante e dinâmico, as Escolas Salesianas disponibilizam laboratórios equipados, salas de aula interativas e acesso à tecnologia educacional como alguns dos recursos que apoiam o processo de ensino-aprendizagem. Conheça, por exemplo, o "Ateliê de Experiências" do Colégio Salesiano Jardim Camburi que foi destaque em uma revista internacional de arquitetura. 5. Tradição e Compromisso com a Educação: Com mais de um século de experiência na área educacional, as Escolas da Rede Salesiana Brasil têm uma sólida tradição e um compromisso inabalável com a educação de qualidade. Os valores e princípios Salesianos permeiam todas as atividades escolares, garantindo uma educação baseada na ética, na solidariedade e no respeito pela dignidade humana. Como Rede Salesiana Brasil, são promovidos diversos eventos formativos durante o ano para fortalecer a formação continuada das equipes salesianas que atuam nas escolas do país como, por exemplo, o XXII Encontro Nacional das Escolas da Rede Salesiana Brasil (ENARSE) e XV Encontro Nacional dos Ecônomos Locais (ENEL), e o V Encontro da Escola Salesiana América (ESA). Todos apoiados pelo Centro Salesiano de Formação (CSF), a plataforma da RSB que incentiva e promove cursos e eventos formativos durante todo o ano em prol da melhoria constante das ações salesianas diante dos desafios atuais da educação. Em resumo, matricular seu filho(a) em uma Escola da Rede Salesiana Brasil significa oferecer não apenas uma educação de qualidade, mas também uma formação integral que valoriza o desenvolvimento acadêmico, pessoal e espiritual. É proporcionar um ambiente acolhedor e seguro, onde ele possa crescer e se desenvolver como um cidadão consciente, responsável e comprometido com o bem e o cuidado com a nossa Casa Comum. Escrito por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Orquestra Salesiana prepara apresentação para o Theatro Municipal do RJ

A Orquestra do Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG/Castelo), de Macaé (RJ), recebeu, na última segunda-feira (02), a Masterclass de Violino da Prof. Me. Sheyla Yatsugafu, Coordenadora do Architecture of Sound Institute. Divididos em pequenos grupos, os sessenta estudantes puderam aprimorar suas habilidades técnicas, musicais e comportamentais a partir da metodologia japonesa desenvolvida por Shinichi  Suzuki após a Segunda Guerra Mundial, que estabelece o ensino da música sob as mesmas bases de aprendizagem da linguagem materna. Sabe-se que Dom Bosco valorizava profundamente a música como instrumento educativo e tocava vários instrumentos, entre eles o violino. Inspirado por seu exemplo de vida, o Instituto Nossa Senhora da Glória tem observado o crescimento exponencial de sua orquestra de cordas. Segundo a Diretora, Irmã Carmelita Agrizzi, “o sonho de um pequeno grupo formado por apenas três violinos eclodiu superando todas as expectativas”.  Para o estudante da terceira série do ensino médio, André Massena, o contato com a professora contribuiu para o esclarecimento de várias dúvidas, além de motivar seus estudos no instrumento. Os regentes do colégio salesiano, Priscila Sousa e Hélio Júnior, acrescentam que a Masterclass buscou inspirar o protagonismo estudantil em um movimento para certificação de estudantes, capacitação de professores, intercâmbio de arranjos e materiais didáticos. Além disso, o encontro contribuiu para a preparação dos estudantes que participarão de um concerto Suzuki no próximo mês de outubro no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. SOBRE SHEYLA YATSUGAFUA Prof. Me. Yatsugafu, pesquisadora, instrumentista e gestora de projetos culturais, egressa do Colégio Franciscano em São Paulo, é Bacharel em violino pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná,  mestre em ensino das práticas musicais pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, membro fundadora da camerata de Florianópolis e docente do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga em Juiz de Fora (MG). Destaca-se ainda em sua formação as aulas, no Japão, com o próprio mestre da Metodologia Suzuki. Escrito por Hélio Júnior

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil