07/05/2024

V Encontro da Escola Salesiana América (ESA)

V Encontro da Escola Salesiana América (ESA)
Fotos: Rede Salesiana Brasil (RSB) e Escola Salesiana América (ESA)

De um 1 a 5 de maio deste ano, a cidade de Guadalajara, no México, sediou o V Encontro Continental da Escola Salesiana América (ESA). O evento que trouxe o tema “Juntos pelo PRESENTE e o FUTURO da Escola Salesiana na América”, buscou atualizar a educação nos contextos da congregação, promover uma liderança educacional salesiana ainda mais comprometida com a formação integral dos jovens, além de comemorar o 30º aniversário da ESA.

“O fato de podermos estar juntos para refletir e aprofundar nossa resposta educativo-pastoral como presença educacional na América nos fortalece também como Rede Salesiana Brasil, pois poderemos dar nossa contribuição e, ao mesmo tempo, traçarmos diretrizes comuns que reafirme nosso compromisso com a educação, lembrando que a RSB, ou melhor, a RSE nasceu de um compromisso assumido em Cumbayá II [segundo Encontro ESA ocorrido em 2001] para fortalecer nossa ação educativa trabalhando em rede!”, comenta a Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil (RSB), Ir. Silvia Aparecida da Silva. Já para o também Diretor Executivo da RSB, Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior, a importância do V Encontro ESA para a missão salesiana se dá pelo “fortalecimento dos projetos desenvolvidos em conjunto e também do próprio sentido de rede, atualizando constantemente as linhas de ação a serem realizadas e a partilha dos projetos consolidados das últimas quatro edições do evento”.

Fazem parte do Comitê Organizador ESA as Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Adair Aparecida Sberga e Ir. Lucia Jacinta Finassi, sendo esta última a Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas do Brasil; além da Gestora de Projetos Formativos da RSB, Ana Paula Costa e Silva. “Para as escolas salesianas do Brasil este encontro é de fundamental importância [...], reunir SDB, FMA e outros grupos da Família Salesiana é motivo de grande alegria e muito entusiasmo pelo reconhecimento da potencialidade do nosso carisma na Igreja e da qualidade social da nossa missão educativa, que busca responder com audácia e competência às necessidades de formação das crianças, adolescentes e jovens das nossas escolas. O V Encontro da Escola Salesiana da América começou a ser preparado há 3 anos e buscou contemplar a realidade atual do continente americano, que é demarcado por desafios variados frente a cenários de empobrecimento, desigualdade, exclusão social, enfraquecimento da democracia, conflitos armados, corrupção, além da perda da esperança e da referencialidade que abala e desencanta as novas gerações. Portanto, nos congregamos para ampliar e fortalecer nossa visão”, conta Ir. Adair.

      

O V Encontro ESA foi dividido em 4 blocos. Confira:

 

ESCUTAR A REALIDADE (01 e 02/05)

Na quarta-feira (01), primeiro dia do evento, após o credenciamento e Acolhida, os participantes assistiram à cerimônia de entrada das bandeiras do continente americano e, levando a bandeira do Brasil, estava o Diretor Executivo da RSB, Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior. O primeiro dia também contou com a apresentação cultural de um grupo folclórico local, destacando as ricas e coloridas tradições mexicanas.  

A Conferência de Abertura foi comandada pelo Dr. José Weinstein, que trouxe o tema “Confiança Relacional, uma chave para transformar a Escola”.

   

A quinta-feira (02) foi um dia intenso de atividades, começando com a Celebração Eucarística. Comandada pelo Cardeal Emérito de Honduras, Oscar Rodríguez Madariaga, a primeira Conferência do dia trouxe discussões sobre o tema “Da Antropologia tradicional à antropologia de sentido para uma juventude mais feliz”, seguida da Conferência “Cultura Juvenil e Educação. Contexto contemporâneo da realidade juvenil na América”, comandada pelo Salesiano, Dr. Iván Ariel Fresia. As últimas atividades da manhã foram as ressonâncias sob o tema “Que desafios e perspectivas para as lideranças salesianas frente os contextos da realidade juvenil e da educação na América”.

No período da tarde, aconteceu a Conferência “Liderança pedagógica nas escolas salesianas da América: Constatações e proposta formativas”, liderada pela Irmã Salesiana, Patricia Parraguez Núñez. Em seguida, houve uma Roda de Conversa a luz do tema “Que lideranças educativas para as escolas salesianas hoje, que promovam razões de vida e de esperança para os jovens”. A última ação do dia foi a apresentação de Boas Práticas “Revendo a caminhada histórica dos 30 anos da ESA: conquistas e avanços na região”.      

Também na quinta-feira, com grande receptividade das equipes salesianas da América, o Projeto Identità da Rede Salesiana Brasil foi apresentado no palco do evento pela Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas do Brasil, Ir. Lucia Jacinta Finassi, e a Gestora de Projetos Formativos, Ana Paula Costa e Silva, além do Coordenador Inspetorial das Escolas da Inspetoria São Pio X, Pe. Leandro Bum Pinheiro, e o Gestor Pedagógico da Inspetoria Madre Mazzarello, Cristiano Prates Rodrigues. “Como membro da comissão organizadora representando a CIB, percebo que foi feito um esforço importante para termos uma participação representativa das 4 Inspetorias. Somos 14 pessoas enviadas pelas Inspetorias com a tarefa de compartilhar e colocar em práticas os compromissos que serão assumidos. Um encontro como este é sempre uma oportunidade para revisitar a caminhada realizada e prospectar o futuro com novas diretrizes em vista de melhorias e inovação para nossas escolas na América”, comenta Ir. Jacinta.

"'Juntos pelo presente e o futuro da Escola Salesiana na América’, evidencia o compromisso da educação salesiana com a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, com olhar sensível e atento para a realidade, contribuindo para que sejam protagonistas de um futuro melhor. O V ESA tem relevância particular, por celebrar 30 anos da Escola Salesiana na América. Uma história permeada por sonhos e grandes realizações, da qual a Rede Salesiana Brasil participa ativamente, sendo referência no trabalho conjunto dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora, atuando em rede na concretização da missão compartilhada entre religiosos e leigos”, comenta Ana Paula.

No momento “conversatório” do dia, os Coordenadores Inspetoriais das Escolas Salesianas do Brasil, Valéria Cristina de Oliveira Rodrigues (Inspetoria Maria Auxiliadora) e Pe. Douglas Verdi (Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora) puderam levar suas experiências e contribuições.

   

 

APROFUNDAR A SALESIANIDADE (03/05)

A manhã da sexta-feira (03) foi iniciada pela Celebração Eucarística presidida pelo Inspetor de Guadalajara, Pe. Filiberto González. Logo em seguida, teve início o momento “Identidade Salesiana e Pacto Educativo Global” que contou com duas Conferências: “A Pedagogia Salesiana Hoje”, comandada pelo Salesiano Pe. Michael Vojtás; e “Sistema Preventivo e Pacto Educativo Global”, comandada pela Irmã Salesiana Piera Ruffinatto. Finalizando a manhã, os participantes protagonizaram o momento “Vivências do Sistema Preventivo”, sendo divididos em grupos e alocados em salas separadas por idiomas.

No período da tarde, aconteceram as “Estações das Dimensões do Modelo de Significatividade Salesiana”: Sala 1 – Liderança Preventiva e Identidade Salesiana / Sala 2 – Gestão Pedagógica e Evangelizadora / Sala 3 - Pastoral Educativa e Ambiente / Sala 4 – Gestão de Resultados e Significatividade

    

 

TECER CAMINHOS DE FUTURO (04/05)

Na manhã do sábado (04), a primeira atividade do dia foi a Mesa-Redonda sobre o tema “Educomunicação: Alfabetização Midiática e Informacional”, que contou com as contribuições dos palestrantes Ignacio Aguaded, Alexandre Le Voci Sayad e da Irmã Salesiana Márcia Koffermann. Ainda pela manhã, aconteceu um momento em grupos por salas temáticas. Ao todo, foram 10 salas que abordavam temas variados como “Impacto das Tecnologias de Inteligência Artificial na Educação” e “Educação e Mundo do Trabalho”. Fechando a manhã do sábado, Ir. Ivone Goulart e Pe. Claudio Cartes comandaram o momento “Tecendo Caminhos de Futuro: orientações para os trabalhos por Conferências/Regiões”.

Após o almoço, o período da tarde contou com uma reunião por conferência sobre o tema “Propostas de avanços para as Regiões/Conferências”, seguido da Plenária “Partilha dos Trabalhos das Regiões/Conferências”, esta última também comandada pela Ir. Ivone Goulart e Pe. Claudio Cartes.

As atividades do dia foram encerradas pela Celebração Eucarística de Envio presidida pelo Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil Salesiana, Pe. Miguel Ángel García Morcuende, juntamente com os Conselheiros e Presbíteros presentes.

 

DIA CULTURAL (05/05)

O último dia do evento foi um momento de total descontração e sinergia entre os participantes do V Encontro ESA. Com um passeio cultural por Guadalajara, todos puderam conhecer mais sobre as tradições locais, além de lugares históricos.

 

TRAJETÓRIA ESA

Contando com o Encontro de 2024, ao todo, foram realizadas cinco reuniões continentais da Escola Salesiana América (ESA): Cumbayá I (1994) / Cumbayá II (2001) / Brasília (2008) / Medellín (2017) / Guadalajara (2024).

A realidade viva da ESA com os seus respectivos encontros, eixos, linhas de ação, indicadores e atividades, tem sido fonte de inspiração e estímulo nas escolas salesianas do continente, encorajando a criar grandes convergências nos encontros provinciais e regionais. A velocidade das mudanças políticas, econômicas e, fundamentalmente, culturais exige que os ambientes educacionais e a educação em geral dialoguem rapidamente com as novas realidades, preparando-se para formar adequadamente as novas gerações, especialmente após a pandemia. Como escola salesiana, é preciso refletir e se preparar para um presente e um futuro cheio de mudanças e incertezas, mas, ao mesmo tempo, emocionante e promissor, para o qual todos são chamados a estudar novas estratégias educativo-pastorais com maior impacto e maior potencial de crescimento nos próximos anos.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações de escuelasalesianaamerica.org

Mais Recentes

Chega ao fim a Jornada Formativa da Coleção ROTAS E PASSAPORTE

Nesta quinta-feira (31/10), encerrou-se a Jornada Formativa das Coleções ROTAS e PASSAPORTE. O evento, realizado de 28 a 31 de outubro em Aparecida (SP), foi uma iniciativa da Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com sua editora, a Edebê Brasil. O principal objetivo foi contribuir para a qualificação das Coordenações Pedagógicas nos processos de formação continuada dos professores, com foco em uma educação centrada nos estudantes, e aprimorar o uso dos materiais didáticos das Coleções ROTAS e PASSAPORTE, aprimorando as práticas pedagógicas. A manhã que finalizou as atividades da Jornada começou com a apresentação de Lauri Cericato, Diretor de Produtos e Serviços da Edebê, que trouxe projeções sobre os materiais didáticos para o Ensino Médio: “Temos um currículo que não apenas garante excelência acadêmica, mas também promove a formação integral do ser humano, preparando nossos alunos para a vida.” Na segunda parte da manhã, as atividades foram coordenadas por Maria Leoneide, Assessora Pedagógica da RSB, e Anderson Leal, Gestor Educacional da RSB. A dinâmica utilizou uma metodologia ativa chamada “Aquário”, que promove uma conversa em grupo, plural e democrática, na qual as pessoas se dispõem de forma concêntrica que possibilita uma relação dialógica qualificada pelo equilíbrio entre o falar e o escutar. A temática “Delineando Rotas para a Formação Continuada dos Professores” teve como propósito ser o mote para uma reflexão acerca das possibilidades de ações para superar os desafios dos coordenadores em sua função de formador docente, apresentados, anteriormente, por meio de uma consulta às escolas. A síntese do debate foi registrada em uma atividade prática, com a aplicação da estratégia “3 em 1” (três palavras em 1 minuto), que será convertida em um documento com todas as ideias e sugestões sistematizadas, o qual servirá de referência para desdobramentos práticos em nossas unidades educativas. “Esse momento de formação é uma pausa necessária para as Coordenações Pedagógicas refletirem sobre o trabalho realizado nas nossas escolas, compreendendo as diferentes realidades e, principalmente, identificando as necessidades dos professores que atuam diretamente com nossos jovens e crianças. É por isso que a escola está em constante movimento e formação, visando sempre uma educação humano-cristã, que educa evangelizando e evangeliza educando, para todos os nossos jovens, professores e a comunidades educativas das nossas escolas”, destacou Karina Souza Silva Santos, do Instituto São José, em São José dos Campos, São Paulo. Os participantes tiveram oportunidade de compartilhar suas experiências e discutir os desafios enfrentados pelas Coordenações Pedagógicas no dia a dia escolar, bem como os temas abordados na Jornada. Ao final, foram estabelecidos compromissos para intensificar a formação continuada dos professores em relação ao currículo da RSB, à educação socioemocional, à neurociência da aprendizagem e outros temas relevantes. O encerramento, realizado no Centro de Eventos Pe. Victor Coelho, contou com a presença dos Diretores Executivos da Rede Salesiana Brasil, Ir. Sílvia Aparecida e Pe. Sérgio Badini. Depoimentos dos participantes da Jornada Formativa ROTAS e PASSAPORTE: “Foi uma experiência maravilhosa, cheia de aprendizado, que com certeza fará toda a diferença em 2025”, comentou Ana Carolina, Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Ponte Nova - MG. “O evento trouxe muitas trocas que contribuíram para nosso trabalho, especialmente o diálogo entre coordenadores, que evidenciou a importância da proximidade e da troca de experiências. Essa proposta de apresentar os materiais, tanto o Rotas quanto o do ensino médio, enriquecerá ainda mais nossa prática escolar”, ressaltou Viviane Chitarra Bispo Pereira, Coordenadora do Fundamental II e Médio, do Instituto Auxiliadora, em São João del Rei - MG. “Estou feliz por participar deste evento. Acredito que voltaremos para casa com uma bagagem enriquecida, especialmente pela parte sobre neurociência, um tema que a escola precisa explorar mais profundamente. Foi um encontro muito válido, e as trocas realizadas foram muito significativas”, destacou Zuleide Minatti, do Colégio Salesiano Dom Bosco, em Rio do Sul, Santa Catarina. “O evento trouxe enriquecimento para todos nós. Essa partilha sempre engrandece e nos ajuda no trabalho e planejamento para o ano letivo. A Rede Salesiana está de parabéns pelo evento”, declarou Juliano, Coordenador do Ensino Médio do Colégio Dom Bosco de Piracicaba, Unidade Cidade Alta. “A principal expectativa para as próximas ações é dar continuidade ao que foi iniciado aqui. Estamos saindo com uma formação de coordenação mais robusta, focada na neurociência e no processo de ensino-aprendizagem individual dos estudantes. Recebemos muitas orientações sobre o currículo da Rede Salesiana e como aplicá-lo integralmente nas ações e projetos interdisciplinares. Saímos daqui com a certeza de que podemos fazer mais pela educação, investindo na formação dos educadores, o que, consequentemente, beneficiará o protagonismo dos estudantes e garantirá a formação de bons cristãos e cidadãos honestos”, afirmou Amauri Cunha, coordenador pedagógico do Colégio Dom Bosco Leste, em Manaus - AM. “Este evento é uma oportunidade ímpar, onde pude aprender e levarei boas práticas para minha escola. Ao retornar a Fortaleza, mobilizarei meus professores para implementar novas práticas e metodologias ativas, colocando em prática tudo o que aprendi aqui. Saio com energia e com o desejo de engajar mais, compreendendo que somos uma Rede e que, como tal, podemos fazer a diferença”, compartilhou Leonizia, Coordenadora dos Anos Finais e Ensino Médio do Colégio Juvenal de Carvalho, em Fortaleza - CE.

Terceiro dia da Jornada Formativa Coleção ROTAS E PASSAPORTE

A Jornada Formativa ROTAS e PASSAPORTE chegou ao seu terceiro dia, reunindo Coordenadores(as) Pedagógicos(as) do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio das escolas Salesianas de todo o Brasil. O evento, promovido pela Rede Salesiana Brasil (RSB) em parceria com sua editora, a Edebê Brasil, acontece de 28 a 31 de outubro, em Aparecida (SP). O principal objetivo é contribuir para a qualificação das Coordenações Pedagógicas nos processos de formação continuada dos professores, por uma educação centrada nos estudantes, e aprimorar o uso dos materiais didáticos das Coleções ROTAS e PASSAPORTE, fortalecendo as práticas pedagógicas. A manhã deste terceiro dia começou de forma inspiradora, com um bom dia motivacional, conduzido pela Ir. Amélia Castro, Coordenadora das Escolas da Inspetoria Madre Mazzarello (IMM) e por Cristiano Prates, Assessor de Educação da IMM, em Belo Horizonte (MG). No período da manhã, o destaque foi o Minicurso “Neurociência, Prática Pedagógica e Aprendizagem Efetiva”, com a Dra. Leonor Bezerra Guerra, médica e neuropsicóloga, doutora em Biologia Celular e mestre em Fisiologia pela UFMG. Leonor também coordena o programa de extensão NeuroEduca e é autora de livros que relacionam neurociência e educação. Em sua fala, ela abordou o impacto de questões, como o uso excessivo de telas, o ritmo circadiano dos adolescentes e impactos da interrupção do sono no processo de aprendizagem. "É essencial que coordenadores e professores entendam como esses fatores afetam a saúde e o desempenho dos estudantes", destacou Leonor. Durante a tarde, as atividades continuaram com uma metodologia ativa, conhecida como World Café, conduzida por Gabriela Palomo Capila de Melo, Gestora de Produtos Editoriais; Rafael Borgate de Souza Mendes, Gestor de Produtos Digitais; Aline Sampaio de Melo, Analista Editorial da Edebê; Marcelo Vieira, Supervisor de Relacionamento da Edebê. Essa dinâmica oportunizou uma imersão tecnológica, orientada por desafios, no Ecossistema Edebê, cujas funcionalidades foram desenvolvidas com foco na experiência dos usuários, incluindo escolas, professores, estudantes e famílias. Os participantes exploraram funcionalidades dessas plataformas, esclareceram dúvidas e compartilharam propostas de melhorias. “Nosso trabalho hoje foi apresentar as atualizações das coleções ROTAS e PASSAPORTE, além de destacar as possibilidades de serviços educacionais personalizados para as escolas”, explicou Gabriela. Segundo Aline Sampaio, o objetivo é garantir que essas ferramentas sejam utilizadas de maneira contínua e integrada em 2025: “Queremos mostrar o quão acessível e atualizada está a plataforma para apoiar as escolas no próximo ano.” Lauri Cericato, Diretor de Produtos e Serviços da Edebê, apresentou as atualizações da Coleção ROTAS, norteada pela ampla consulta às Coordenações Pedagógicas e Professores, em um processo participativo, com as contribuições de leitores críticos das Inspetorias, com ênfase no Currículo da RSB para escolas: “Temos um currículo que não apenas garante excelência acadêmica, mas também promove a formação integral do ser humano, preparando nossos alunos para a vida.” Com dedicação e entusiasmo, o evento caminha para seu último dia, reforçando o compromisso das lideranças pedagógicas com a educação salesiana, que transforma vidas. A Jornada Formativa segue inspirando novas práticas e fortalecendo a missão educativa nas escolas de todo o país.

Segundo dia da Jornada Formativa Coleção ROTAS E PASSAPORTE

O segundo dia da Jornada Formativa Coleções ROTAS e PASSAPORTE foi repleto de conhecimentos para os processos educativos no Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. O evento, promovido pela Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com sua editora, a Edebê Brasil, acontece em Aparecida (SP), de 28 a 31 de outubro, com o objetivo de contribuir para a qualificação das Coordenações Pedagógicas, com ênfase na formação continuada dos professores, para tornar mais efetivo o trabalho com os materiais didáticos das Coleções ROTAS e PASSAPORTE. Os participantes foram acolhidos com um momento inicial preparado pelos coordenadores das escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora e da Inspetoria Madre Mazzarello, Valéria Rodrigues e Cristiano Prates, que abriram as atividades do dia. A primeira palestra trouxe o tema “Escola em Pastoral: a Salesianidade como base do socioemocional para cuidar das emoções divertidamente”, conduzida por Anderson Leal, filósofo, especialista em Psicologia Positiva (PUCRS) e em Psicologia do Desenvolvimento (PUCRS), MBA em Gestão Educacional e Liderança (UniAmérica) e Gestor Educacional da Rede Salesiana Brasil. Em sua fala, Anderson focou nas especificidades da atuação dos coordenadores pedagógicos na escola. “A educação socioemocional é, hoje, uma necessidade nas escolas. Essa equipe que está aqui, enquanto liderança pedagógica, tem o dever e a missão de garantir que esse trabalho seja desenvolvido de maneira efetiva e processual dentro da escola”, comentou Anderson. A segunda palestra abordou o tema “Como nos Posicionarmos em um Mercado (Muito) Competitivo e em Transformação? Movimentações do Mercado Educacional e Posicionamento da Rede Salesiana”. A apresentação foi conduzida por Renato da Rocha, sócio da Litz – Estratégia e Marketing, da Sprint Pro – Escola de Gestão, e da Zylt Comunidades Digitais. Especialista em Inteligência de Mercado e elaboração de Propostas de Valor. Renato possui mais de 15 anos de experiência em consultoria em diferentes setores. “Nosso objetivo com esta palestra é sensibilizar sobre o ambiente competitivo no qual nossas escolas estão inseridas, além de abordar temas relacionados ao comportamento de consumo e às mudanças, não apenas no contexto educacional, mas de forma mais ampla. Queremos discutir a transformação na forma de consumir, na relação com as empresas e, naturalmente, na interação com as escolas e com o público com o qual atuamos. Também é essencial que as escolas reflitam sobre sua proposta de valor e entendam como gerar valor para suas famílias e alunos, de forma que sejam percebidas de maneira distinta nos mercados em que operam”, explicou Renato. A tarde do segundo dia começou com muita emoção. Os participantes tiveram a oportunidade de visitar o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o maior santuário do mundo dedicado a Maria, localizado no Vale do Paraíba. A região é marcada pelo rio Paraíba, onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Em seguida, os participantes visitaram a recém-inaugurada réplica da Casa de Dom Bosco, localizada no Centro Social Salesiano de Pindamonhangaba. Sob a orientação do diretor da obra, Pe. Agnaldo Soares Lima, eles exploraram a construção e conheceram mais sobre o espaço e os serviços oferecidos à juventude local. O dia foi encerrado com uma bela celebração eucarística na comunidade dos Salesianos de Pindamonhangaba. A programação segue com encontros formativos, imersão tecnológica e momentos de partilha e espiritualidade em Aparecida (SP). 💙

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil