V Encontro da Escola Salesiana América (ESA)
07/05/2024

V Encontro da Escola Salesiana América (ESA)

V Encontro da Escola Salesiana América (ESA)
Fotos: Rede Salesiana Brasil (RSB) e Escola Salesiana América (ESA)

De um 1 a 5 de maio deste ano, a cidade de Guadalajara, no México, sediou o V Encontro Continental da Escola Salesiana América (ESA). O evento que trouxe o tema “Juntos pelo PRESENTE e o FUTURO da Escola Salesiana na América”, buscou atualizar a educação nos contextos da congregação, promover uma liderança educacional salesiana ainda mais comprometida com a formação integral dos jovens, além de comemorar o 30º aniversário da ESA.

“O fato de podermos estar juntos para refletir e aprofundar nossa resposta educativo-pastoral como presença educacional na América nos fortalece também como Rede Salesiana Brasil, pois poderemos dar nossa contribuição e, ao mesmo tempo, traçarmos diretrizes comuns que reafirme nosso compromisso com a educação, lembrando que a RSB, ou melhor, a RSE nasceu de um compromisso assumido em Cumbayá II [segundo Encontro ESA ocorrido em 2001] para fortalecer nossa ação educativa trabalhando em rede!”, comenta a Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil (RSB), Ir. Silvia Aparecida da Silva. Já para o também Diretor Executivo da RSB, Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior, a importância do V Encontro ESA para a missão salesiana se dá pelo “fortalecimento dos projetos desenvolvidos em conjunto e também do próprio sentido de rede, atualizando constantemente as linhas de ação a serem realizadas e a partilha dos projetos consolidados das últimas quatro edições do evento”.

Fazem parte do Comitê Organizador ESA as Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Adair Aparecida Sberga e Ir. Lucia Jacinta Finassi, sendo esta última a Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas do Brasil; além da Gestora de Projetos Formativos da RSB, Ana Paula Costa e Silva. “Para as escolas salesianas do Brasil este encontro é de fundamental importância [...], reunir SDB, FMA e outros grupos da Família Salesiana é motivo de grande alegria e muito entusiasmo pelo reconhecimento da potencialidade do nosso carisma na Igreja e da qualidade social da nossa missão educativa, que busca responder com audácia e competência às necessidades de formação das crianças, adolescentes e jovens das nossas escolas. O V Encontro da Escola Salesiana da América começou a ser preparado há 3 anos e buscou contemplar a realidade atual do continente americano, que é demarcado por desafios variados frente a cenários de empobrecimento, desigualdade, exclusão social, enfraquecimento da democracia, conflitos armados, corrupção, além da perda da esperança e da referencialidade que abala e desencanta as novas gerações. Portanto, nos congregamos para ampliar e fortalecer nossa visão”, conta Ir. Adair.

      

O V Encontro ESA foi dividido em 4 blocos. Confira:

 

ESCUTAR A REALIDADE (01 e 02/05)

Na quarta-feira (01), primeiro dia do evento, após o credenciamento e Acolhida, os participantes assistiram à cerimônia de entrada das bandeiras do continente americano e, levando a bandeira do Brasil, estava o Diretor Executivo da RSB, Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior. O primeiro dia também contou com a apresentação cultural de um grupo folclórico local, destacando as ricas e coloridas tradições mexicanas.  

A Conferência de Abertura foi comandada pelo Dr. José Weinstein, que trouxe o tema “Confiança Relacional, uma chave para transformar a Escola”.

   

A quinta-feira (02) foi um dia intenso de atividades, começando com a Celebração Eucarística. Comandada pelo Cardeal Emérito de Honduras, Oscar Rodríguez Madariaga, a primeira Conferência do dia trouxe discussões sobre o tema “Da Antropologia tradicional à antropologia de sentido para uma juventude mais feliz”, seguida da Conferência “Cultura Juvenil e Educação. Contexto contemporâneo da realidade juvenil na América”, comandada pelo Salesiano, Dr. Iván Ariel Fresia. As últimas atividades da manhã foram as ressonâncias sob o tema “Que desafios e perspectivas para as lideranças salesianas frente os contextos da realidade juvenil e da educação na América”.

No período da tarde, aconteceu a Conferência “Liderança pedagógica nas escolas salesianas da América: Constatações e proposta formativas”, liderada pela Irmã Salesiana, Patricia Parraguez Núñez. Em seguida, houve uma Roda de Conversa a luz do tema “Que lideranças educativas para as escolas salesianas hoje, que promovam razões de vida e de esperança para os jovens”. A última ação do dia foi a apresentação de Boas Práticas “Revendo a caminhada histórica dos 30 anos da ESA: conquistas e avanços na região”.      

Também na quinta-feira, com grande receptividade das equipes salesianas da América, o Projeto Identità da Rede Salesiana Brasil foi apresentado no palco do evento pela Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas do Brasil, Ir. Lucia Jacinta Finassi, e a Gestora de Projetos Formativos, Ana Paula Costa e Silva, além do Coordenador Inspetorial das Escolas da Inspetoria São Pio X, Pe. Leandro Bum Pinheiro, e o Gestor Pedagógico da Inspetoria Madre Mazzarello, Cristiano Prates Rodrigues. “Como membro da comissão organizadora representando a CIB, percebo que foi feito um esforço importante para termos uma participação representativa das 4 Inspetorias. Somos 14 pessoas enviadas pelas Inspetorias com a tarefa de compartilhar e colocar em práticas os compromissos que serão assumidos. Um encontro como este é sempre uma oportunidade para revisitar a caminhada realizada e prospectar o futuro com novas diretrizes em vista de melhorias e inovação para nossas escolas na América”, comenta Ir. Jacinta.

"'Juntos pelo presente e o futuro da Escola Salesiana na América’, evidencia o compromisso da educação salesiana com a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, com olhar sensível e atento para a realidade, contribuindo para que sejam protagonistas de um futuro melhor. O V ESA tem relevância particular, por celebrar 30 anos da Escola Salesiana na América. Uma história permeada por sonhos e grandes realizações, da qual a Rede Salesiana Brasil participa ativamente, sendo referência no trabalho conjunto dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora, atuando em rede na concretização da missão compartilhada entre religiosos e leigos”, comenta Ana Paula.

No momento “conversatório” do dia, os Coordenadores Inspetoriais das Escolas Salesianas do Brasil, Valéria Cristina de Oliveira Rodrigues (Inspetoria Maria Auxiliadora) e Pe. Douglas Verdi (Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora) puderam levar suas experiências e contribuições.

   

 

APROFUNDAR A SALESIANIDADE (03/05)

A manhã da sexta-feira (03) foi iniciada pela Celebração Eucarística presidida pelo Inspetor de Guadalajara, Pe. Filiberto González. Logo em seguida, teve início o momento “Identidade Salesiana e Pacto Educativo Global” que contou com duas Conferências: “A Pedagogia Salesiana Hoje”, comandada pelo Salesiano Pe. Michael Vojtás; e “Sistema Preventivo e Pacto Educativo Global”, comandada pela Irmã Salesiana Piera Ruffinatto. Finalizando a manhã, os participantes protagonizaram o momento “Vivências do Sistema Preventivo”, sendo divididos em grupos e alocados em salas separadas por idiomas.

No período da tarde, aconteceram as “Estações das Dimensões do Modelo de Significatividade Salesiana”: Sala 1 – Liderança Preventiva e Identidade Salesiana / Sala 2 – Gestão Pedagógica e Evangelizadora / Sala 3 - Pastoral Educativa e Ambiente / Sala 4 – Gestão de Resultados e Significatividade

    

 

TECER CAMINHOS DE FUTURO (04/05)

Na manhã do sábado (04), a primeira atividade do dia foi a Mesa-Redonda sobre o tema “Educomunicação: Alfabetização Midiática e Informacional”, que contou com as contribuições dos palestrantes Ignacio Aguaded, Alexandre Le Voci Sayad e da Irmã Salesiana Márcia Koffermann. Ainda pela manhã, aconteceu um momento em grupos por salas temáticas. Ao todo, foram 10 salas que abordavam temas variados como “Impacto das Tecnologias de Inteligência Artificial na Educação” e “Educação e Mundo do Trabalho”. Fechando a manhã do sábado, Ir. Ivone Goulart e Pe. Claudio Cartes comandaram o momento “Tecendo Caminhos de Futuro: orientações para os trabalhos por Conferências/Regiões”.

Após o almoço, o período da tarde contou com uma reunião por conferência sobre o tema “Propostas de avanços para as Regiões/Conferências”, seguido da Plenária “Partilha dos Trabalhos das Regiões/Conferências”, esta última também comandada pela Ir. Ivone Goulart e Pe. Claudio Cartes.

As atividades do dia foram encerradas pela Celebração Eucarística de Envio presidida pelo Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil Salesiana, Pe. Miguel Ángel García Morcuende, juntamente com os Conselheiros e Presbíteros presentes.

 

DIA CULTURAL (05/05)

O último dia do evento foi um momento de total descontração e sinergia entre os participantes do V Encontro ESA. Com um passeio cultural por Guadalajara, todos puderam conhecer mais sobre as tradições locais, além de lugares históricos.

 

TRAJETÓRIA ESA

Contando com o Encontro de 2024, ao todo, foram realizadas cinco reuniões continentais da Escola Salesiana América (ESA): Cumbayá I (1994) / Cumbayá II (2001) / Brasília (2008) / Medellín (2017) / Guadalajara (2024).

A realidade viva da ESA com os seus respectivos encontros, eixos, linhas de ação, indicadores e atividades, tem sido fonte de inspiração e estímulo nas escolas salesianas do continente, encorajando a criar grandes convergências nos encontros provinciais e regionais. A velocidade das mudanças políticas, econômicas e, fundamentalmente, culturais exige que os ambientes educacionais e a educação em geral dialoguem rapidamente com as novas realidades, preparando-se para formar adequadamente as novas gerações, especialmente após a pandemia. Como escola salesiana, é preciso refletir e se preparar para um presente e um futuro cheio de mudanças e incertezas, mas, ao mesmo tempo, emocionante e promissor, para o qual todos são chamados a estudar novas estratégias educativo-pastorais com maior impacto e maior potencial de crescimento nos próximos anos.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações de escuelasalesianaamerica.org

Mais Recentes

4º Encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais aprofunda a reflexão sobre avaliação na prática

O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Finais da Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou, no dia 22 de outubro, o seu 4º encontro on-line, reunindo cerca de 20 acessos simultâneos de coordenadores de todo o país. O tema desta edição, “Avaliação na prática: pensando, experimentando, repensando e vivenciando”, convidou os participantes a revisitar suas concepções e experiências sobre a avaliação, com foco em práticas formativas e reflexivas. A formação foi conduzida pela Profª Leoneide Rodrigues, Assessora Pedagógica da RSB, que tem acompanhado o percurso formativo das coordenações ao longo do ano. Em sua condução, Leoneide enfatizou a importância de compreender a avaliação como parte integrante do processo de aprendizagem, e não apenas como um instrumento de mensuração. “Avaliar é um ato de cuidado e de compromisso com o desenvolvimento integral dos estudantes. É preciso criar espaços para o diálogo, a escuta e o feedback construtivo, de modo que cada estudante se perceba em constante crescimento”, destacou a formadora durante o encontro.   Avaliação formativa e feedbacks significativos O encontro foi marcado pela vivência prática e pela troca de experiências entre as coordenações. Em grupos, os participantes refletiram sobre situações do cotidiano escolar, analisando desafios e estratégias para aprimorar os processos avaliativos. Os participantes destacaram, no formulário de feedback, a riqueza dos momentos de partilha e prática, especialmente as reflexões sobre a Avaliação Formativa e sua relação com o Currículo da Rede Salesiana Brasil, o uso ético e pedagógico da Inteligência Artificial na elaboração de rubricas, a relevância dos feedbacks construtivos no desenvolvimento dos estudantes e a análise dos desafios dos enunciados avaliativos na construção de atividades alinhadas às habilidades previstas. Também destacaram o uso da ferramenta ChatGPT em atividades de reflexão e produção pedagógica, demonstrando como a IA pode ser integrada de forma contextualizada e intencional ao planejamento educativo.   Um caminho de formação contínua O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais integra o conjunto de ações formativas promovidas pela RSB para fortalecer o papel das lideranças educacionais na consolidação do Projeto Educativo Pastoral Salesiano. Desde o primeiro encontro, o programa vem abordando temas fundamentais para a prática pedagógica, como Neurociências da Aprendizagem, com a Drª Leonor Guerra, a personalização da aprendizagem e as potencialidades da avaliação formativa. “Cada encontro é uma oportunidade de repensar a nossa missão educativa à luz do carisma salesiano, buscando sempre o desenvolvimento integral dos nossos estudantes e a construção de comunidades educativas que aprendem juntas”, destacou Leoneide Rodrigues. Veja também algumas matérias anteriores desta série de formações: 1º Encontro: Início do percurso formativo das coordenações pedagógicas 3º Encontro: A avaliação como prática potencializadora da aprendizagem   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Rede Salesiana Brasil promove 4º encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil

Formação colaborativa possibilita avanços na construção da Rubrica da RSB para a Educação Infantil, em alinhamento com o Currículo, e reafirma a identidade salesiana nas práticas docentes No dia 23 de outubro, a Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou o 4º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, conduzido pela formadora Caroline Cardoso. O encontro, que contou com acessos simultâneos de todo o Brasil, teve como tema “Rubrica da RSB para a Educação Infantil: construção colaborativa pelo fortalecimento da identidade salesiana”, reafirmando o compromisso coletivo com a formação integral e o acompanhamento pedagógico das práticas docentes. Desdobramento direto da Jornada Formativa para as Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, realizada em Aparecida/SP, o programa é uma iniciativa da RSB em parceria com a Editora Edebê, voltada à consolidação de referenciais formativos que orientem o trabalho das coordenações em todas as escolas da Rede. Escuta, diálogo e corresponsabilidade Inspirada na pedagogia de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, a formação destacou a escuta sensível como eixo central do acompanhamento formativo. A partir das reflexões de autoras como Carla Rinaldi e Paulo Freire, as participantes foram convidadas a refletir sobre o papel da coordenação pedagógica como mediadora do processo de aprendizagem e como parceira ativa na construção de práticas educativas mais conscientes, criativas e integradoras. Durante a partilha de experiências, as narrativas das coordenações evidenciaram o impacto da escuta e do diálogo colaborativo na transformação das práticas docentes e no fortalecimento da cultura formativa da Educação Infantil. “Reconhecemo-nos como parceiras em um mesmo propósito, sustenta a prática pedagógica e a torna viva, coerente e em constante movimento”, destacou uma das participantes, sintetizando o espírito do encontro. Construção coletiva da rubrica A parte prática da formação foi dedicada à construção colaborativa dos critérios da Rubrica da RSB, instrumento que orientará o acompanhamento das práticas pedagógicas nas escolas salesianas. Em pequenos grupos, as participantes refletiram sobre questões-chave: Quais ações representam as práticas que desejamos observar em nossas escolas? Quais são contrárias a essa intencionalidade? Quais indicadores nos ajudarão a compreender a consolidação de uma proposta educativa salesiana na Educação Infantil? A rubrica, alinhada ao Currículo da RSB e à BNC Formação, contempla dimensões essenciais da ação docente, como intencionalidade pedagógica, estratégias de ensino, documentação, mediação e vivência dos valores salesianos, reforçando o compromisso com a formação integral das crianças e com a coerência entre fé, razão e amor educativo. Caminho formativo contínuo Ao final do encontro, Caroline Cardoso ressaltou que o processo de construção da rubrica é mais que um produto: “é um percurso formativo que traduz o jeito salesiano de educar, com escuta ativa, colaboração e busca constante por práticas inovadoras que respondam às realidades das escolas e das infâncias, disse a formadora”. A RSB reforça, assim, sua missão de promover uma formação continuada que articula teoria e prática, impulsionando cada coordenação pedagógica a ser presença animadora e transformadora no cotidiano educativo.

Lideranças Salesianas refletem sobre os desafios e oportunidades da Inteligência Artificial na Educação

O 4º Encontro on-line do Programa de Formação de Lideranças da Rede Salesiana Brasil (RSB) foi realizado no dia 21 de outubro, das 15h às 17h, reunindo 63 pontos de acesso simultâneos em todo o país. A formação teve como tema central “Inteligência Artificial na Educação: desafios e oportunidades para as lideranças”, conduzida pelo Prof. Frank Ned, que proporcionou uma reflexão profunda sobre o papel das lideranças salesianas diante das transformações tecnológicas e educacionais da atualidade. Durante o encontro, os participantes foram convidados a refletir sobre como a Inteligência Artificial (IA) pode ser uma aliada no processo educativo, favorecendo a personalização do ensino, o apoio ao trabalho docente e a inovação nas práticas pedagógicas. Mais do que uma abordagem técnica e um alinhamento conceitual, a formação destacou a necessidade de compreender onde estamos, como gerenciamos o presente e quais caminhos desejamos trilhar para o futuro, sempre preservando o olhar humano e cristão que orienta a missão educativa salesiana. A partir dos depoimentos registrados no formulário de feedback, emergiram reflexões significativas sobre o conteúdo do encontro: “Foi muito significativa a reflexão sobre a importância de identificar onde estamos e gerenciar o presente, compreendendo que só assim é possível planejar ações concretas e coerentes com o que desejamos alcançar. Também marcou a ideia de que precisamos nos desprender do passado para criar o futuro, utilizando as ferramentas disponíveis de forma estratégica e facilitadora, para transformar desafios em oportunidades de inovação e crescimento.” “A personalização do ensino, com o apoio da IA, pode favorecer a adaptação do aprendizado às necessidades de cada estudante, além de facilitar o trabalho docente e estimular práticas mais criativas e inovadoras.” “A abordagem desenvolvida foi de suma importância para quem exerce a liderança como serviço que constrói e transforma relações no ambiente de trabalho e na missão.” Essas contribuições revelam o quanto a temática da Inteligência Artificial desperta interesse, esperança e compromisso ético entre as lideranças das escolas da Rede Salesiana Brasil. O encontro reforçou a convicção de que, com discernimento, espírito de serviço e fidelidade ao carisma de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, é possível integrar tecnologia e humanismo, razão e fé, a serviço da formação integral dos jovens. Confira também as edições anteriores do Programa de Formação de Lideranças: 1º Encontro — Planejamento e identidade da liderança salesiana 2º Encontro — Cenários econômicos e gestão estratégica  3º Encontro — Análise de indicadores e processos de decisão   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil