De um 1 a 5 de maio deste ano, a cidade de Guadalajara, no México, sediou o V Encontro Continental da Escola Salesiana América (ESA). O evento que trouxe o tema “Juntos pelo PRESENTE e o FUTURO da Escola Salesiana na América”, buscou atualizar a educação nos contextos da congregação, promover uma liderança educacional salesiana ainda mais comprometida com a formação integral dos jovens, além de comemorar o 30º aniversário da ESA.
“O fato de podermos estar juntos para refletir e aprofundar nossa resposta educativo-pastoral como presença educacional na América nos fortalece também como Rede Salesiana Brasil, pois poderemos dar nossa contribuição e, ao mesmo tempo, traçarmos diretrizes comuns que reafirme nosso compromisso com a educação, lembrando que a RSB, ou melhor, a RSE nasceu de um compromisso assumido em Cumbayá II [segundo Encontro ESA ocorrido em 2001] para fortalecer nossa ação educativa trabalhando em rede!”, comenta a Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil (RSB), Ir. Silvia Aparecida da Silva. Já para o também Diretor Executivo da RSB, Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior, a importância do V Encontro ESA para a missão salesiana se dá pelo “fortalecimento dos projetos desenvolvidos em conjunto e também do próprio sentido de rede, atualizando constantemente as linhas de ação a serem realizadas e a partilha dos projetos consolidados das últimas quatro edições do evento”.
Fazem parte do Comitê Organizador ESA as Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Adair Aparecida Sberga e Ir. Lucia Jacinta Finassi, sendo esta última a Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas do Brasil; além da Gestora de Projetos Formativos da RSB, Ana Paula Costa e Silva. “Para as escolas salesianas do Brasil este encontro é de fundamental importância [...], reunir SDB, FMA e outros grupos da Família Salesiana é motivo de grande alegria e muito entusiasmo pelo reconhecimento da potencialidade do nosso carisma na Igreja e da qualidade social da nossa missão educativa, que busca responder com audácia e competência às necessidades de formação das crianças, adolescentes e jovens das nossas escolas. O V Encontro da Escola Salesiana da América começou a ser preparado há 3 anos e buscou contemplar a realidade atual do continente americano, que é demarcado por desafios variados frente a cenários de empobrecimento, desigualdade, exclusão social, enfraquecimento da democracia, conflitos armados, corrupção, além da perda da esperança e da referencialidade que abala e desencanta as novas gerações. Portanto, nos congregamos para ampliar e fortalecer nossa visão”, conta Ir. Adair.
O V Encontro ESA foi dividido em 4 blocos. Confira:
ESCUTAR A REALIDADE (01 e 02/05)
Na quarta-feira (01), primeiro dia do evento, após o credenciamento e Acolhida, os participantes assistiram à cerimônia de entrada das bandeiras do continente americano e, levando a bandeira do Brasil, estava o Diretor Executivo da RSB, Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior. O primeiro dia também contou com a apresentação cultural de um grupo folclórico local, destacando as ricas e coloridas tradições mexicanas.
A Conferência de Abertura foi comandada pelo Dr. José Weinstein, que trouxe o tema “Confiança Relacional, uma chave para transformar a Escola”.
A quinta-feira (02) foi um dia intenso de atividades, começando com a Celebração Eucarística. Comandada pelo Cardeal Emérito de Honduras, Oscar Rodríguez Madariaga, a primeira Conferência do dia trouxe discussões sobre o tema “Da Antropologia tradicional à antropologia de sentido para uma juventude mais feliz”, seguida da Conferência “Cultura Juvenil e Educação. Contexto contemporâneo da realidade juvenil na América”, comandada pelo Salesiano, Dr. Iván Ariel Fresia. As últimas atividades da manhã foram as ressonâncias sob o tema “Que desafios e perspectivas para as lideranças salesianas frente os contextos da realidade juvenil e da educação na América”.
No período da tarde, aconteceu a Conferência “Liderança pedagógica nas escolas salesianas da América: Constatações e proposta formativas”, liderada pela Irmã Salesiana, Patricia Parraguez Núñez. Em seguida, houve uma Roda de Conversa a luz do tema “Que lideranças educativas para as escolas salesianas hoje, que promovam razões de vida e de esperança para os jovens”. A última ação do dia foi a apresentação de Boas Práticas “Revendo a caminhada histórica dos 30 anos da ESA: conquistas e avanços na região”.
Também na quinta-feira, com grande receptividade das equipes salesianas da América, o Projeto Identità da Rede Salesiana Brasil foi apresentado no palco do evento pela Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas do Brasil, Ir. Lucia Jacinta Finassi, e a Gestora de Projetos Formativos, Ana Paula Costa e Silva, além do Coordenador Inspetorial das Escolas da Inspetoria São Pio X, Pe. Leandro Bum Pinheiro, e o Gestor Pedagógico da Inspetoria Madre Mazzarello, Cristiano Prates Rodrigues. “Como membro da comissão organizadora representando a CIB, percebo que foi feito um esforço importante para termos uma participação representativa das 4 Inspetorias. Somos 14 pessoas enviadas pelas Inspetorias com a tarefa de compartilhar e colocar em práticas os compromissos que serão assumidos. Um encontro como este é sempre uma oportunidade para revisitar a caminhada realizada e prospectar o futuro com novas diretrizes em vista de melhorias e inovação para nossas escolas na América”, comenta Ir. Jacinta.
"'Juntos pelo presente e o futuro da Escola Salesiana na América’, evidencia o compromisso da educação salesiana com a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, com olhar sensível e atento para a realidade, contribuindo para que sejam protagonistas de um futuro melhor. O V ESA tem relevância particular, por celebrar 30 anos da Escola Salesiana na América. Uma história permeada por sonhos e grandes realizações, da qual a Rede Salesiana Brasil participa ativamente, sendo referência no trabalho conjunto dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora, atuando em rede na concretização da missão compartilhada entre religiosos e leigos”, comenta Ana Paula.
No momento “conversatório” do dia, os Coordenadores Inspetoriais das Escolas Salesianas do Brasil, Valéria Cristina de Oliveira Rodrigues (Inspetoria Maria Auxiliadora) e Pe. Douglas Verdi (Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora) puderam levar suas experiências e contribuições.
APROFUNDAR A SALESIANIDADE (03/05)
A manhã da sexta-feira (03) foi iniciada pela Celebração Eucarística presidida pelo Inspetor de Guadalajara, Pe. Filiberto González. Logo em seguida, teve início o momento “Identidade Salesiana e Pacto Educativo Global” que contou com duas Conferências: “A Pedagogia Salesiana Hoje”, comandada pelo Salesiano Pe. Michael Vojtás; e “Sistema Preventivo e Pacto Educativo Global”, comandada pela Irmã Salesiana Piera Ruffinatto. Finalizando a manhã, os participantes protagonizaram o momento “Vivências do Sistema Preventivo”, sendo divididos em grupos e alocados em salas separadas por idiomas.
No período da tarde, aconteceram as “Estações das Dimensões do Modelo de Significatividade Salesiana”: Sala 1 – Liderança Preventiva e Identidade Salesiana / Sala 2 – Gestão Pedagógica e Evangelizadora / Sala 3 - Pastoral Educativa e Ambiente / Sala 4 – Gestão de Resultados e Significatividade
TECER CAMINHOS DE FUTURO (04/05)
Na manhã do sábado (04), a primeira atividade do dia foi a Mesa-Redonda sobre o tema “Educomunicação: Alfabetização Midiática e Informacional”, que contou com as contribuições dos palestrantes Ignacio Aguaded, Alexandre Le Voci Sayad e da Irmã Salesiana Márcia Koffermann. Ainda pela manhã, aconteceu um momento em grupos por salas temáticas. Ao todo, foram 10 salas que abordavam temas variados como “Impacto das Tecnologias de Inteligência Artificial na Educação” e “Educação e Mundo do Trabalho”. Fechando a manhã do sábado, Ir. Ivone Goulart e Pe. Claudio Cartes comandaram o momento “Tecendo Caminhos de Futuro: orientações para os trabalhos por Conferências/Regiões”.
Após o almoço, o período da tarde contou com uma reunião por conferência sobre o tema “Propostas de avanços para as Regiões/Conferências”, seguido da Plenária “Partilha dos Trabalhos das Regiões/Conferências”, esta última também comandada pela Ir. Ivone Goulart e Pe. Claudio Cartes.
As atividades do dia foram encerradas pela Celebração Eucarística de Envio presidida pelo Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil Salesiana, Pe. Miguel Ángel García Morcuende, juntamente com os Conselheiros e Presbíteros presentes.
DIA CULTURAL (05/05)
O último dia do evento foi um momento de total descontração e sinergia entre os participantes do V Encontro ESA. Com um passeio cultural por Guadalajara, todos puderam conhecer mais sobre as tradições locais, além de lugares históricos.
TRAJETÓRIA ESA
Contando com o Encontro de 2024, ao todo, foram realizadas cinco reuniões continentais da Escola Salesiana América (ESA): Cumbayá I (1994) / Cumbayá II (2001) / Brasília (2008) / Medellín (2017) / Guadalajara (2024).
A realidade viva da ESA com os seus respectivos encontros, eixos, linhas de ação, indicadores e atividades, tem sido fonte de inspiração e estímulo nas escolas salesianas do continente, encorajando a criar grandes convergências nos encontros provinciais e regionais. A velocidade das mudanças políticas, econômicas e, fundamentalmente, culturais exige que os ambientes educacionais e a educação em geral dialoguem rapidamente com as novas realidades, preparando-se para formar adequadamente as novas gerações, especialmente após a pandemia. Como escola salesiana, é preciso refletir e se preparar para um presente e um futuro cheio de mudanças e incertezas, mas, ao mesmo tempo, emocionante e promissor, para o qual todos são chamados a estudar novas estratégias educativo-pastorais com maior impacto e maior potencial de crescimento nos próximos anos.
Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações de escuelasalesianaamerica.org