V Encontro da Escola Salesiana América (ESA)
07/05/2024

V Encontro da Escola Salesiana América (ESA)

V Encontro da Escola Salesiana América (ESA)
Fotos: Rede Salesiana Brasil (RSB) e Escola Salesiana América (ESA)

De um 1 a 5 de maio deste ano, a cidade de Guadalajara, no México, sediou o V Encontro Continental da Escola Salesiana América (ESA). O evento que trouxe o tema “Juntos pelo PRESENTE e o FUTURO da Escola Salesiana na América”, buscou atualizar a educação nos contextos da congregação, promover uma liderança educacional salesiana ainda mais comprometida com a formação integral dos jovens, além de comemorar o 30º aniversário da ESA.

“O fato de podermos estar juntos para refletir e aprofundar nossa resposta educativo-pastoral como presença educacional na América nos fortalece também como Rede Salesiana Brasil, pois poderemos dar nossa contribuição e, ao mesmo tempo, traçarmos diretrizes comuns que reafirme nosso compromisso com a educação, lembrando que a RSB, ou melhor, a RSE nasceu de um compromisso assumido em Cumbayá II [segundo Encontro ESA ocorrido em 2001] para fortalecer nossa ação educativa trabalhando em rede!”, comenta a Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil (RSB), Ir. Silvia Aparecida da Silva. Já para o também Diretor Executivo da RSB, Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior, a importância do V Encontro ESA para a missão salesiana se dá pelo “fortalecimento dos projetos desenvolvidos em conjunto e também do próprio sentido de rede, atualizando constantemente as linhas de ação a serem realizadas e a partilha dos projetos consolidados das últimas quatro edições do evento”.

Fazem parte do Comitê Organizador ESA as Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Adair Aparecida Sberga e Ir. Lucia Jacinta Finassi, sendo esta última a Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas do Brasil; além da Gestora de Projetos Formativos da RSB, Ana Paula Costa e Silva. “Para as escolas salesianas do Brasil este encontro é de fundamental importância [...], reunir SDB, FMA e outros grupos da Família Salesiana é motivo de grande alegria e muito entusiasmo pelo reconhecimento da potencialidade do nosso carisma na Igreja e da qualidade social da nossa missão educativa, que busca responder com audácia e competência às necessidades de formação das crianças, adolescentes e jovens das nossas escolas. O V Encontro da Escola Salesiana da América começou a ser preparado há 3 anos e buscou contemplar a realidade atual do continente americano, que é demarcado por desafios variados frente a cenários de empobrecimento, desigualdade, exclusão social, enfraquecimento da democracia, conflitos armados, corrupção, além da perda da esperança e da referencialidade que abala e desencanta as novas gerações. Portanto, nos congregamos para ampliar e fortalecer nossa visão”, conta Ir. Adair.

      

O V Encontro ESA foi dividido em 4 blocos. Confira:

 

ESCUTAR A REALIDADE (01 e 02/05)

Na quarta-feira (01), primeiro dia do evento, após o credenciamento e Acolhida, os participantes assistiram à cerimônia de entrada das bandeiras do continente americano e, levando a bandeira do Brasil, estava o Diretor Executivo da RSB, Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior. O primeiro dia também contou com a apresentação cultural de um grupo folclórico local, destacando as ricas e coloridas tradições mexicanas.  

A Conferência de Abertura foi comandada pelo Dr. José Weinstein, que trouxe o tema “Confiança Relacional, uma chave para transformar a Escola”.

   

A quinta-feira (02) foi um dia intenso de atividades, começando com a Celebração Eucarística. Comandada pelo Cardeal Emérito de Honduras, Oscar Rodríguez Madariaga, a primeira Conferência do dia trouxe discussões sobre o tema “Da Antropologia tradicional à antropologia de sentido para uma juventude mais feliz”, seguida da Conferência “Cultura Juvenil e Educação. Contexto contemporâneo da realidade juvenil na América”, comandada pelo Salesiano, Dr. Iván Ariel Fresia. As últimas atividades da manhã foram as ressonâncias sob o tema “Que desafios e perspectivas para as lideranças salesianas frente os contextos da realidade juvenil e da educação na América”.

No período da tarde, aconteceu a Conferência “Liderança pedagógica nas escolas salesianas da América: Constatações e proposta formativas”, liderada pela Irmã Salesiana, Patricia Parraguez Núñez. Em seguida, houve uma Roda de Conversa a luz do tema “Que lideranças educativas para as escolas salesianas hoje, que promovam razões de vida e de esperança para os jovens”. A última ação do dia foi a apresentação de Boas Práticas “Revendo a caminhada histórica dos 30 anos da ESA: conquistas e avanços na região”.      

Também na quinta-feira, com grande receptividade das equipes salesianas da América, o Projeto Identità da Rede Salesiana Brasil foi apresentado no palco do evento pela Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas do Brasil, Ir. Lucia Jacinta Finassi, e a Gestora de Projetos Formativos, Ana Paula Costa e Silva, além do Coordenador Inspetorial das Escolas da Inspetoria São Pio X, Pe. Leandro Bum Pinheiro, e o Gestor Pedagógico da Inspetoria Madre Mazzarello, Cristiano Prates Rodrigues. “Como membro da comissão organizadora representando a CIB, percebo que foi feito um esforço importante para termos uma participação representativa das 4 Inspetorias. Somos 14 pessoas enviadas pelas Inspetorias com a tarefa de compartilhar e colocar em práticas os compromissos que serão assumidos. Um encontro como este é sempre uma oportunidade para revisitar a caminhada realizada e prospectar o futuro com novas diretrizes em vista de melhorias e inovação para nossas escolas na América”, comenta Ir. Jacinta.

"'Juntos pelo presente e o futuro da Escola Salesiana na América’, evidencia o compromisso da educação salesiana com a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, com olhar sensível e atento para a realidade, contribuindo para que sejam protagonistas de um futuro melhor. O V ESA tem relevância particular, por celebrar 30 anos da Escola Salesiana na América. Uma história permeada por sonhos e grandes realizações, da qual a Rede Salesiana Brasil participa ativamente, sendo referência no trabalho conjunto dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora, atuando em rede na concretização da missão compartilhada entre religiosos e leigos”, comenta Ana Paula.

No momento “conversatório” do dia, os Coordenadores Inspetoriais das Escolas Salesianas do Brasil, Valéria Cristina de Oliveira Rodrigues (Inspetoria Maria Auxiliadora) e Pe. Douglas Verdi (Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora) puderam levar suas experiências e contribuições.

   

 

APROFUNDAR A SALESIANIDADE (03/05)

A manhã da sexta-feira (03) foi iniciada pela Celebração Eucarística presidida pelo Inspetor de Guadalajara, Pe. Filiberto González. Logo em seguida, teve início o momento “Identidade Salesiana e Pacto Educativo Global” que contou com duas Conferências: “A Pedagogia Salesiana Hoje”, comandada pelo Salesiano Pe. Michael Vojtás; e “Sistema Preventivo e Pacto Educativo Global”, comandada pela Irmã Salesiana Piera Ruffinatto. Finalizando a manhã, os participantes protagonizaram o momento “Vivências do Sistema Preventivo”, sendo divididos em grupos e alocados em salas separadas por idiomas.

No período da tarde, aconteceram as “Estações das Dimensões do Modelo de Significatividade Salesiana”: Sala 1 – Liderança Preventiva e Identidade Salesiana / Sala 2 – Gestão Pedagógica e Evangelizadora / Sala 3 - Pastoral Educativa e Ambiente / Sala 4 – Gestão de Resultados e Significatividade

    

 

TECER CAMINHOS DE FUTURO (04/05)

Na manhã do sábado (04), a primeira atividade do dia foi a Mesa-Redonda sobre o tema “Educomunicação: Alfabetização Midiática e Informacional”, que contou com as contribuições dos palestrantes Ignacio Aguaded, Alexandre Le Voci Sayad e da Irmã Salesiana Márcia Koffermann. Ainda pela manhã, aconteceu um momento em grupos por salas temáticas. Ao todo, foram 10 salas que abordavam temas variados como “Impacto das Tecnologias de Inteligência Artificial na Educação” e “Educação e Mundo do Trabalho”. Fechando a manhã do sábado, Ir. Ivone Goulart e Pe. Claudio Cartes comandaram o momento “Tecendo Caminhos de Futuro: orientações para os trabalhos por Conferências/Regiões”.

Após o almoço, o período da tarde contou com uma reunião por conferência sobre o tema “Propostas de avanços para as Regiões/Conferências”, seguido da Plenária “Partilha dos Trabalhos das Regiões/Conferências”, esta última também comandada pela Ir. Ivone Goulart e Pe. Claudio Cartes.

As atividades do dia foram encerradas pela Celebração Eucarística de Envio presidida pelo Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil Salesiana, Pe. Miguel Ángel García Morcuende, juntamente com os Conselheiros e Presbíteros presentes.

 

DIA CULTURAL (05/05)

O último dia do evento foi um momento de total descontração e sinergia entre os participantes do V Encontro ESA. Com um passeio cultural por Guadalajara, todos puderam conhecer mais sobre as tradições locais, além de lugares históricos.

 

TRAJETÓRIA ESA

Contando com o Encontro de 2024, ao todo, foram realizadas cinco reuniões continentais da Escola Salesiana América (ESA): Cumbayá I (1994) / Cumbayá II (2001) / Brasília (2008) / Medellín (2017) / Guadalajara (2024).

A realidade viva da ESA com os seus respectivos encontros, eixos, linhas de ação, indicadores e atividades, tem sido fonte de inspiração e estímulo nas escolas salesianas do continente, encorajando a criar grandes convergências nos encontros provinciais e regionais. A velocidade das mudanças políticas, econômicas e, fundamentalmente, culturais exige que os ambientes educacionais e a educação em geral dialoguem rapidamente com as novas realidades, preparando-se para formar adequadamente as novas gerações, especialmente após a pandemia. Como escola salesiana, é preciso refletir e se preparar para um presente e um futuro cheio de mudanças e incertezas, mas, ao mesmo tempo, emocionante e promissor, para o qual todos são chamados a estudar novas estratégias educativo-pastorais com maior impacto e maior potencial de crescimento nos próximos anos.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações de escuelasalesianaamerica.org

Mais Recentes

Comitê de Escolas da RSB aprofunda articulações estratégicas e projeta ações nacionais para 2026

No segundo e terceiro dias do encontro das áreas programáticas da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Porto Alegre (RS), o Comitê de Escolas concentrou esforços em pautas estruturantes para a educação salesiana no país. Entre análises técnicas, partilhas pastorais e encaminhamentos estratégicos, o grupo reforçou a corresponsabilidade das inspetorias na consolidação de uma atuação verdadeiramente em Rede. A programação de quarta-feira, dia 25/02, foi iniciada com a Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Adalberto, reunindo o Comitê de Ação Social, Comunicação e o Comitê de Escolas em espírito de comunhão. Na sequência, a equipe do escritório de Brasília,  conduziu a reflexão sobre os Encontros Regionais ENARSE e ENEL, com ênfase na Plataforma de Planos de Melhoria – Caderno 6. O diálogo evidenciou a necessidade de transformar os dados diagnósticos em estratégias concretas de qualificação pedagógica, fortalecendo a cultura de acompanhamento e melhoria contínua nas unidades educativas. Anderson Leal reforçou que “o grande desafio é transformar planejamento em prática concreta nas escolas. Os alinhamentos realizados aqui nos ajudam a garantir unidade de direção, clareza nos processos e corresponsabilidade entre as inspetorias. Quando partilhamos dados, experiências e decisões, fortalecemos a Rede e qualificamos ainda mais nossa proposta educativa”. Ainda pela manhã, a Campanha Nacional das Escolas foi analisada sob a perspectiva institucional e comunicacional. O debate buscou alinhar discurso, identidade e posicionamento, garantindo que a proposta educativa salesiana seja apresentada com clareza e coerência às famílias. À tarde, Ana Paula, Gestora Nacional de Projetos de Educação Continuada da RSB, apresentou o Plano Integrado de Formação, destacando sua centralidade na consolidação das competências institucionais e na integração entre missão, gestão e prática pedagógica. O PIF foi compreendido como eixo estruturante da formação permanente dos educadores, em sintonia com os desafios contemporâneos da educação. Encerrando o dia, o Pe. Sérgio conduziu a análise de Dados Nacionais de Educação das escolas da RSB e dos processos avaliativos conjuntos para o Ensino Fundamental. O momento reforçou a importância de indicadores compartilhados e critérios comuns de avaliação, assegurando unidade de parâmetros acadêmicos e fortalecimento da identidade pedagógica da RSB. Pastoral, identidade e inovação educativa O terceiro dia, 26/02, iniciou com celebração presidida pelo Pe. Felipe Bauzière, sob a responsabilidade do Comitê de Comunicação. Na sequência, o diálogo com a Pastoral Juvenil, conduzido pelo Pe. Sérgio Ramos e por Volnei, reafirmou que toda proposta educativa salesiana é, em sua essência, evangelizadora. A integração entre escola e pastoral foi destacada como elemento indispensável para a formação integral dos jovens. Ainda pela manhã, o Pe. Sérgio Baldin apresentou encaminhamentos relacionados à Editora Edebê, evidenciando a importância dos materiais didáticos da editora na consolidação da identidade pedagógica salesiana. No período da tarde, a agenda foi dedicada a informes e aprofundamentos sobre projetos estratégicos: Projeto Identitá, Projeto Escola [h(i²)a²q], Projeto de Educomunicação, Programa de Internacionalização da RSB, potencialização dos esportes em nível nacional, Encontro Nacional dos Orientadores Educacionais e as reuniões mensais do Comitê de Escolas. Anderson Leal conduziu os encaminhamentos, reforçando a necessidade de articulação entre inovação, identidade e gestão em Rede. Ir. Jacinta Finassi, coordenadora das escolas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida destacou que “quando falamos de inovação, não estamos tratando apenas de novos projetos, mas de fidelidade criativa ao nosso carisma. Cada iniciativa apresentada aqui precisa fortalecer a identidade salesiana e, ao mesmo tempo, responder às exigências atuais da educação. Trabalhar em Rede nos dá a segurança de não caminharmos sozinhos e a coragem de avançar juntos”. A avaliação final do encontro ocorreu em formato de roda de conversa, com check-list padrão e registro formal das contribuições. O momento de fala e escuta evidenciou maturidade institucional e compromisso coletivo. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Visita Madre Geral FMA: Comunidade educativa celebra manhã festiva com a Madre Chiara no Colégio Maria Auxiliadora

Na manhã do dia 24, na residência das irmãs, a Madre recebeu a visita dos alunos do terceiro ano do Colégio Maria Auxiliadora de Petrolina, que a acolheram com entusiasmo ao som do canto “Põe tua mão, minha Rainha”. O gesto expressou o carinho e a espiritualidade mariana que marcam a identidade da comunidade educativa. Em seguida, a Madre e as irmãs foram conduzidas pelos próprios estudantes até a capela do Colégio. No local, a Madre dirigiu uma mensagem especial aos presentes, recordando a importância da Jornada da Juventude e destacando palavras do Papa Leão XIV aos jovens, sobretudo no que se refere à necessidade de alimentar os sonhos. Logo após, todos foram conduzidos ao Ginásio da escola, que já se encontrava repleta de alunos, educadores, pais, ex-alunos e irmãs vindas de diversas casas da Inspetoria. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Pe. Inácio, inspetor salesiano da Região Nordeste, concelebrada por padres salesianos e diocesanos, em um clima de profunda comunhão e gratidão. Pe. Inácio, em sua fala, ressaltou que um projeto educativo integral não é fruto de cálculos humanos. Ele supera a lógica das aparências e até das evidências. As primeiras seis irmãs fundadoras tinham, sob toda lógica humana, todas as razões para desistir do grande milagre da educação: saúde frágil, dificuldades de adaptação, incompreensões e intempéries. Mas preferiram confiar na palavra já dita por Nossa Senhora no Evangelho, com o imperativo que sustenta todo o mistério da educação: “Fazei tudo o que Ele vos disser.” A liturgia contou com a participação ativa dos estudantes: leitores, salmista e coral foram compostos por alunos, que contribuíram para a beleza e solenidade da celebração. Um dos momentos mais emocionantes foi a coroação de Nossa Senhora. A coroa passou pelas mãos de vários representantes: irmãs, funcionários, alunos, ex-alunos e pais, até chegar às mãos de um jovem, simbolizando a continuidade do carisma e da missão junto às novas gerações. Encerrada a celebração na quadra, a comunidade dirigiu-se para o plantio do jequitibá, gesto simbólico que marcou o centenário. A árvore foi plantada pela Madre Geral, e cada irmã depositou um punhado de terra trazidas de suas comunidades, juntamente com crianças da Educação Infantil, que entoaram um canto alusivo ao “plantar o amor”. O momento reforçou o compromisso com a vida, a esperança e o futuro da missão salesiana. Após a programação da manhã, foi oferecido um lanche aos padres e às irmãs no refeitório da comunidade. Às 13h, foi servido o almoço no refeitório do Colégio, encerrando mais um dia significativo das celebrações dos 100 anos do carisma salesiano no Nordeste, vividos com fé, gratidão e renovado compromisso com a juventude. P              Por: Ir. Kelly Gaioso e Ir. Fátima Cunha da Inspetoria Maria Auxiliadora - BRE

Missa Solene marca os 100 anos do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Campo Grande

O último domingo, 22 de fevereiro, ficará eternamente marcado na história do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, de Campo Grande (MS). Em celebração ao seu centenário, a instituição realizou uma Missa Solene que reuniu mais de 600 pessoas no ginásio da escola, transformando-o em um verdadeiro espaço de fé e memória viva. Estudantes, ex-alunos, famílias, educadores, colaboradores, Irmãs Salesianas e autoridades civis e religiosas participaram da celebração que marcou oficialmente os 100 anos de missão educativa do Auxiliadora. A presença da comunidade reforçou aquilo que sustenta a história do colégio: o sentimento de pertencimento e a construção coletiva de uma trajetória centenária. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, que - em sua homilia - destacou o papel transformador da educação católica e o impacto social do Auxiliadora ao longo de um século. Entre as autoridades presentes, o senador Nelsinho Trad também prestigiou o momento, reconhecendo a relevância da instituição para a história da capital sul-mato-grossense além de resgatar a memória de suas irmãs que estudaram no colégio. Entre as autoridades também esteve presente o Vereador Maicon Nogueira que prestigiou o colégio com uma moção honrosa pelos 100 anos na Câmara Municipal no último 12 de fevereiro. Um dos pontos altos da celebração foi a emocionante coroação de Nossa Senhora Auxiliadora. Em um gesto simbólico e profundamente significativo, a coroa passou pelas mãos de todas as diretoras que fazem e fizeram parte da história do colégio. O ato representou a continuidade da missão, a unidade na liderança e a fidelidade ao carisma salesiano ao longo das décadas. O canto a Nossa Senhora, os olhos marejados e os aplausos espontâneos revelaram a intensidade do momento. Mais do que uma tradição religiosa, a coroação tornou-se um símbolo da proteção e da condução de Maria Auxiliadora sobre a obra educativa construída com tanto amor e dedicação. Durante a celebração, Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP) dirigiu palavras de agradecimento à comunidade educativa. Em seu discurso, destacou que os 100 anos do Auxiliadora são fruto da entrega de muitas mãos: das Irmãs que iniciaram a missão, dos educadores que mantiveram vivo o propósito, dos colaboradores que sustentam o cotidiano escolar, das famílias que confiam seus filhos à instituição e dos estudantes que dão sentido à missão educativa. Após a Missa, para encerrar as comemorações o colégio realizou um Show Católico muito alegre e especial com Irmã Celene Couto, vinda de São Paulo (SP) para a ocasião, e a Banda Santo Sopro. Fundado em 1926, o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora consolidou-se como referência em formação acadêmica, humana e espiritual. Inspirado no carisma de Dom Bosco e de Maria Auxiliadora, o colégio construiu uma trajetória pautada pelo acolhimento, pela alegria, pela excelência educacional e pela formação integral. A Missa Solene do centenário foi mais do que uma comemoração histórica. Foi um marco de renovação do compromisso com a educação que transforma vidas. Ao completar 100 anos, o Auxiliadora reafirma sua missão de continuar formando crianças e jovens com competência, valores sólidos e protagonismo. Entre memórias e esperança, o domingo foi um testemunho de que a história construída até aqui é apenas o início de novos capítulos. Fotos Fonte: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida - BAP

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil