A missão salesiana: "Da mihi animas" e a vida fraterna nas reflexões do segundo dia do CG29

Notícias

19/02/2025

A missão salesiana: "Da mihi animas" e a vida fraterna nas reflexões do segundo dia do CG29

A missão salesiana: "Da mihi animas" e a vida fraterna nas reflexões do segundo dia do CG29

No segundo dia dos Exercícios Espirituais do Capítulo Geral 29 (CG29), o P. Pascual Chávez, Reitor-Mor Emérito, conduziu os Capitulares numa profunda reflexão sobre o significado da missão salesiana, a partir da expressão-chave "Da mihi animas". À tarde, o tema foi ampliado para incluir a vida fraterna em comunidade, destacando a importância da comunhão e da partilha como sinais de testemunho evangélico.

“A expressão «da mihi animas« não se limita a uma parte da pessoa, mas refere-se à pessoa em sua totalidade”, explicou o pregador durante a sessão da manhã. Em seguida, aprofundou o significado da frase que está no coração da missão salesiana: “Se significasse apenas promover o desenvolvimento integral da pessoa, não seríamos diferentes de muitas instituições que trabalham na mesma direção. A palavra ‘animas’ indica a perspectiva a partir da qual operamos e o objetivo final da nossa missão educativa e evangelizadora”.

O P. Chávez convidou os Capitulares a redescobrir a profundidade dessa tarefa, que implica uma grande responsabilidade perante Deus. “A salvação não significa chegar ao paraíso com o menor esforço possível”, sublinhou. “O ideal do nosso trabalho educativo e evangelizador é a santidade, ou melhor: a divinização dos nossos jovens”.

Com metáfora marcante, o P. Chávez explicou como o nosso Deus Trino, Amor perfeito, não se contentou em nos amar à distância, mas se fez homem em Jesus Cristo para manifestar o Seu amor de maneira tangível. “Exagerando um pouco”, disse o P. Pascual, “eu diria que o Pai, ao enviar o Filho ao mundo, lhe deu esta missão: «Faça-se amar!» ”.

À tarde, a reflexão foi ampliada para incluir um aspecto fundamental da missão salesiana: a vida fraterna em comunidade. “A vida comunitária não é apenas uma questão de coexistência”, explicou o P. Chávez, “é uma profecia de comunhão, um sinal concreto de trabalhar juntos para testemunhar a unidade e a partilha do projeto educativo pastoral”.

O P. Chávez sublinhou a importância de construir relações autênticas de fraternidade, baseadas no apoio mútuo, na convergência de intenções e na partilha. “Não se trata tão só de viver juntos, mas de viver como irmãos, apoiando-nos mutuamente e colaborando por um objetivo comum”.

A Concelebração Eucarística ocorreu ao meio-dia na Basílica; e foi presidida pelo P. Fernando García Sánchez, Inspetor da Inspetoria São Tiago Maior de Madri. Em sua homilia, o Presidente ofereceu uma reflexão sobre a importância da relação pessoal com Jesus: “Vivemos num mundo onde às vezes falta uma conexão profunda com Ele – afirmou - . Mas, sem Ele, não podemos fazer nada. Há que renovar a convicção de que Ele caminha e trabalha conosco”.

Acrescentou, mais, que a relação com Jesus nos liberta dos julgamentos externos e nos permite acolher a paz que Ele nos dá. “Perante os desafios que este CG29 também busca enfrentar, é necessário superar o fatalismo que entorpece o coração e nos leva ao lamento. O poder transformador do Evangelho dá-nos uma liberdade e uma paz que ninguém nos pode tirar”. E com uma imagem sugestiva, o Pregador concluiu: “Depois de provar do Pão de Cristo, os outros pães nos deixarão insatisfeitos”.

As reflexões do segundo dia do CG29 foram um apelo aos Delegados para assumirem a responsabilidade pela missão salesiana, que não se limita à educação mas visa à santidade e à transformação de vidas jovens. A vida comunitária, vivida em fraternidade e partilha, torna-se um sinal profético que testemunha o amor de Deus.

Fonte: ANS

Mais Recentes

Nota – Férias Coletivas do Escritório Nacional da Rede Salesiana Brasil

O Escritório Nacional da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília, estará em período de férias coletivas de 22 de dezembro a 5 de janeiro, com retorno às atividades no dia 6 de janeiro. Neste tempo de pausa e renovação, desejamos que o Natal seja vivido com fé, simplicidade e esperança, à luz do Menino Jesus, e que o Ano Novo traga saúde, paz e novo ardor missionário para seguirmos, juntos, na missão de educar e evangelizar à maneira de Dom Bosco. Que o espírito natalino fortaleça nossos laços de comunhão e reacenda em cada coração o compromisso com os jovens, especialmente os mais vulneráveis. Feliz Natal e um Ano Novo abençoado!    

P. Adalberto Alves de Jesus toma posse como novo Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso

A cerimônia de posse do novo Inspetor da Inspetoria Salesiana do Brasil - Campo Grande (BCG) ocorreu no dia 17 de dezembro, na Igreja da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. A Eucaristia foi presidida pelo P. Gabriel Romero, Conselheiro para a Região América Cone Sul. Também participaram da Santa Missa o Arcebispo Emérito de Campo Grande, Dom Vitório Pavanello, e os Inspetores das Inspetorias Salesianas de São Paulo, P. Alexandre Luís de Oliveira; de Porto Alegre, P. Ademir Ricardo Cwendrych; de Belo Horizonte, P. Ricardo Carlos; de Manaus, P. Felipe Bauzière; além do P. Ildelfonso Mesquita, Diretor da Casa Inspetorial do Recife, representando o Inspetor da BRE. A igreja estava cheia de integrantes de vários grupos da FS, especialmente de Filhas de Maria Auxiliadora, entre as quais a Ir. Alaíde Deretti, Inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (São Paulo), e a Ir. Terezinha Ambrosim, Inspetora da Inspetoria Madre Mazzarello.   Agência Info Salesiana

2º Domingo do Advento: Um chamado à conversão e à preparação espiritual

O 2º Domingo do Advento é um momento especial no calendário litúrgico cristão, marcado pela reflexão sobre a conversão e o preparo para a chegada de Jesus. Neste dia, as leituras bíblicas destacam a figura de João Batista, que clama no deserto: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas” (Mateus 3,1-12). Sua mensagem convoca os cristãos a uma mudança interior e ao arrependimento, essenciais para acolher o Salvador. A vela acesa no 2º domingo, geralmente de cor roxa, simboliza a esperança e o compromisso de preparar o coração para o Natal. Este é o tempo de abrir espaços na vida para o amor, a paz e a justiça, valores centrais do nascimento de Cristo. A espiritualidade salesiana ressoa profundamente com o espírito do Advento, incentivando a vivência do amor fraterno e a construção de um mundo mais justo, especialmente junto aos jovens e mais vulneráveis. Comunicação da Rede Salesiana Brasil
O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil