Neste domingo, 22 de dezembro de 2024, celebramos o 4º Domingo do Advento, marcado pela proximidade do Natal e pela meditação do amor de Deus manifestado no mistério da Encarnação. Este último domingo antes do Natal convida os cristãos a refletirem sobre o papel de Maria na história da salvação, como aquela que disse "sim" ao plano de Deus, tornando-se a Mãe do Salvador.
A liturgia nos apresenta o evangelho da Anunciação, em que o anjo Gabriel anuncia a Maria que ela será a mãe de Jesus. Este momento reflete a fé, a confiança e a total entrega de Maria à vontade divina, sendo um modelo para todos os cristãos.
O 4º Domingo do Advento nos chama a intensificar a preparação espiritual para acolher o Menino Jesus com o coração cheio de amor, esperança e gratidão. Que esta semana final de Advento seja uma oportunidade para renovar nossa fé e preparar a "manjedoura" do nosso coração para receber Cristo no Natal.
"Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado Emanuel, que significa Deus conosco." (Mt 1, 23).
22/12/2024
Celebração do 4º Domingo do Advento
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Os Encontros Formativos do Projeto Identità, realizados nos dias 27 e 28 de novembro para equipes de escolas e nos dias 3 e 4 de dezembro para as equipes das obras sociais, destacaram o compromisso da Rede Salesiana Brasil (RSB) com a ampliação do projeto em 2025. Por meio de formações online, que se desdobrarão em formações locais com os educadores, o Identità prepara sua expansão, alcançando 149 presenças salesianas no próximo ano, com mais 65 obras sociais e 10 escolas aderindo à iniciativa.
Os recentes encontros formativos reforçam o compromisso das equipes em consolidar a identidade salesiana nas crianças. “A Coleção Identità foi sonhada por uma equipe de Pastoral e é o resultado do trabalho de muitas mãos, mentes e corações. Seu objetivo é potencializar o processo de educação à fé desde a infância, alicerçando o itinerário de amadurecimento de cada pessoa”, destaca a Ir. Jacinta Finassi, Coordenadora Nacional das Escolas da RSB.
Segundo o Prof. Dr. Sérgio Junqueira, Assessor de Ensino Religioso da RSB, o que diferencia o Identità de outras iniciativas de evangelização voltadas à infância é seu foco na experiência sensorial e lúdica, em contraste com abordagens mais tradicionais que priorizam grupos ou campanhas específicas. Ele menciona, por exemplo, a Infância e Adolescência Missionária (IAM), que estrutura grupos de crianças com coordenação própria e objetivos missionários claros. Já o Projeto Identità utiliza narrativas salesianas e o Evangelho para trabalhar valores como acolhida, alegria e solidariedade, ampliando o diálogo e a reflexão de maneira natural e adaptada ao universo das crianças.
"Enquanto no Ensino Religioso exploramos a estrutura das tradições religiosas, no Identità aprofundamos a vivência do grupo religioso da escola. É uma metodologia que une o lúdico à formação cristã, sempre em sintonia com as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)", explica o professor.
Sobre a utilização do recurso lúdico como ferramenta de encantamento e envolvimento das famílias, a Coordenadora do Projeto, Cassiana Ferreira, destacou: "Encantar as crianças é o caminho mais poderoso para alcançar as famílias. Quando uma criança está encantada, ela naturalmente leva esse encantamento para dentro de casa, envolvendo e mobilizando sua família."
Identità nas Obras Sociais - A adaptação do projeto para as obras sociais, que não seguem uma estrutura escolar formal e sequencial, foi cuidadosamente planejada para contemplar diferentes contextos. Para Carolina Neves, Coordenadora Nacional de Ação Social da RSB, cada gestor organiza o material e o planejamento conforme a realidade local: "Cada gestor, diante de sua realidade e do material, planejará de acordo com a proposta do projeto e do perfil de seus educandos."
O Projeto Identità, mesmo diante da diversidade de perfis de crianças atendidas, encontra facilidade de adaptação devido à sua essência carismática:"Na ação social, apesar da diversidade de perfis das crianças atendidas, não se configurou um desafio a adaptação do Identità para nossa realidade. O projeto, em sua essência, atende aos objetivos de ser uma trilha formativa carismática de educação à fé. O que fizemos foi adequar a linguagem, por exemplo, de alunos para educandos, professor para educador e assim por adiante, diz Carolina"
Sobre o projeto - O Projeto Identità é uma iniciativa voltada a crianças de 6 a 10 anos, do Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano), concebida para anunciar Jesus Cristo às crianças de forma lúdica e afetuosa, dentro da tradição salesiana. O nome, que significa "identidade" em italiano, homenageia Dom Bosco e Madre Mazzarello, os fundadores da Congregação Salesiana. A proposta explora a biografia dos santos salesianos e dialoga com os conteúdos da Coleção Nautas, da editora Edebê Brasil.
Aplicado inicialmente em 2021, o Projeto teve seu piloto nas Inspetorias Nossa Senhora Aparecida e São Pio X, envolvendo escolas e obras sociais da Região Sul. O Projeto nasceu em 2015, com base na necessidade de articular o planejamento estratégico das presenças salesianas ao itinerário de educação da fé. Após estudos realizados em 2017 e uma etapa de escrita em 2018, o material foi apresentado à Assembleia Geral da RSB em 2019. Apesar dos desafios impostos pela pandemia, o piloto foi lançado em 2021, com avaliações que apontaram a importância da ampliação.
Para implementar o Identità, as instituições participantes recebem um kit completo de subsídios, que inclui:
Revistas de registro para atividades das crianças
Uma Bolsa Baú personalizada contendo bonecos representando figuras centrais da espiritualidade salesiana (Jesus Cristo, Nossa Senhora Auxiliadora, Dom Bosco, Madre Mazzarello, Domingos Sávio, Laura Vicuña, Artêmides Zatti e Grígio);
Cinco fantoches da "Turminha Salesiana", que interagem com as crianças em vídeos e encontros
O Livro do Educador apresenta orientações didáticas para a realização de cada encontro, organizadas nas seguintes seções:
“Vamos assistir” - com a projeção de um vídeo em que os personagens da Turminha salesiana apresentam o tema do encontro;
“Vamos refletir” – com a retomada do assunto apresentado no vídeo, aproximando com a vida da criança;
“Vamos praticar” - com a realização de alguma atividade prática que ajude a criança a internalizar de forma lúdica, o tema trabalhado.
“Vamos cantar” – com músicas salesianas que ajudam no processo formativo.
“Vamos registrar” – com o registro individual, coletivo ou em família daquilo que foi discutido e realizado no encontro.
Além disso, a RSB disponibiliza ilustrações exclusivas, que podem ser aplicadas pelas obras sociais e escolas em adesivos, totens e outras peças que aumentem o engajamento das crianças. Para que o Projeto Identità se torne um processo pastoral eficaz, a pastoral e o pedagógico da instituição, necessita somar esforços e favorecer tempos e espaços qualificados à experiência das crianças, e também dos educadores envolvidos na realização do Projeto.
Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil
Transformando presenças em 2024: O impacto do Pró-Rede nas obras sociais salesianas
O Projeto Pró-Rede é uma iniciativa transformadora da Rede Salesiana Brasil (RSB), que busca fortalecer a identidade carismática e a sustentabilidade institucional das obras sociais salesianas em todo o país. Desde seu início, em 2017, a proposta se consolidou como um instrumento de ressignificação e renovação das práticas educativas e pastorais, alinhando-as aos desafios contemporâneos e às demandas dos territórios onde as obras estão inseridas. O Pró-Rede adota uma abordagem estratégica e personalizada para a realidade de cada obra, realizando diagnósticos detalhados das obras sociais para entender seus desafios e necessidades. Segundo Eduardo Batista, formador do projeto, "a captação de recursos, a rotatividade de equipes e as mudanças de políticas públicas são alguns dos maiores desafios enfrentados pelas obras. Além disso, os jovens e famílias enfrentam as mazelas sociais, como violências e traumas profundos, que exigem equipes bem preparadas e processos integrados". Por meio de formações nos cadernos de identidade da Ação Social da RSB e do fortalecimento dos processos de pastoral, o projeto ajuda as obras a se reconectarem com o carisma salesiano. Eduardo destaca: "As reflexões realizadas ao longo do processo são sempre vinculadas ao carisma, possibilitando uma renovação genuína. Isso é possível porque a equipe do Pró-Rede é composta por profissionais que vivenciaram e imergiram no universo salesiano." Uma das características que tornam o Pró-Rede único é sua abordagem personalizada. A equipe do projeto é formada por especialistas com vasta experiência em suas áreas de atuação e no carisma salesiano. "Nós reconhecemos e valorizamos a história das obras no território. Muitas têm mais de 30 anos de atuação, e esse legado precisa ser considerado para construímos as propostas de ressignificação," explica Eduardo. O impacto do Pró-Rede também é sentido pelos jovens atendidos. As estratégias pedagógicas inovadoras, como as metodologias ativas baseadas no método RPI (Reflexão, Proposta e Intervenção), têm promovido maior engajamento e participação dos atendidos. Além disso, projetos voltados ao estilo de vida, tecnologia e orientação para projetos de vida têm se mostrado fundamentais. Eduardo destaca que "o projeto busca centralizar suas ações nos atendidos, promovendo um impacto direto na vida deles. Percebemos avanços significativos, tanto no engajamento quanto no protagonismo desses jovens." Até 2024, o Pró-Rede já impactou 27 obras sociais em várias regiões do Brasil, com previsão de expansão para 8 novas presenças. Entre os resultados destacam-se: Implementação de projetos de presença como o Geração 2030 e o Tapiri, que norteiam as ações das obras em seus territórios. Capacitação das equipes em gestão, metodologias ativas e projetos educativos-pastorais. Promoção de uma mentalidade projetual, resgatando a intencionalidade e a eficiência nas ações educativas. Para Eduardo Batista, “quando falamos de ressignificação, convidamos as obras a darem foco nas demandas reais do território, renovando métodos de planejamento e organização e construindo caminhos de sustentabilidade financeira e carismática.” As obras participantes destacam o impacto positivo do Pró-Rede em suas práticas. No Centro Juvenil São Pedro, em Campos dos Goytacazes (RJ), Beatriz Mateus Pereira relata: “A escuta qualificada da equipe do Pró-Rede nos permitiu uma leitura apurada do território, trazendo ferramentas práticas e um mergulho profundo na nossa identidade carismática. Estamos convictos de que cumpriremos nossa missão com ainda mais excelência.” Já na Obra Social Crescendo Juntos, em Belford Roxo (RJ), Stevie Santos da Fonseca afirma: “A visita do Pró-Rede nos ajudou a perceber a verdadeira essência pastoral salesiana que vivemos no dia a dia. A dinâmica simples e integradora da equipe trouxe clareza e renovação para nossas ações educativas.” Em 2024, entre as obras sociais da RSB que receberam ações do projeto, destacam-se: Inspetoria São João Bosco⁃ Centro Juvenil Dom Bosco - Belo Horizonte (MG)⁃ Centro Juvenil Oratório Mamãe Margarida – Niterói (RJ)⁃ Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco – Palmas (TO)⁃ Centro Juvenil São Domingos Sávio - Pará De Minas (MG)⁃ Centro Juvenil São Pedro - Campos Dos Goytacazes (RJ) Inspetoria Madre Mazzarello⁃ Centro De Acolhida Chiara Palazzoli – Contagem (MG)⁃ Centro Juvenil Padre Giovanni Pini - Aparecida De Goiânia (GO)⁃ Centro Juvenil Salesiano Santa Maria Mazzarello – Linhares (ES)⁃ Fundação Menino Jesus - Ponte Nova (MG)⁃ Oratório Diário Madre Madalena Morano – Barbacena (MG)⁃ Instituto Nossa Senhora Auxiliadora - Ouro Preto (MG)⁃ Instituto Santa Terezinha – Guiratinga (MT)⁃ Obra Promocional Salesiana - Minas Novas (MG)⁃ Obra Social Crescendo Juntos - Belford Roxo (RJ)⁃ Obra Social Vill'agindo Para Ser Feliz - Cachoeiro De Itapemirim (ES)⁃ Obras Sociais Nossa Senhora Da Penha - Rio De Janeiro (RJ) Inspetoria Maria Auxiliadora⁃ Centro Juvenil Dom Bosco – Fortaleza (CE)⁃ Centro Juvenil Maria Auxiliadora – Penedo (AL)⁃ Centro Maria Auxiliadora - Pró Menor – Petrolina (PE)⁃ Obra De Defesa Da Infância Pobre – Gravatá (PE) Missão Salesiana do Mato Grosso⁃ Casa Dom Bosco – Campo Grande (MS)⁃ Salesianos Ampare – Campo Grande (MS)⁃ Cidade Dom Bosco – Corumbá (MS) Inspetoria Nossa Sra Auxiliadora - Centro Social Salesiano - Pindamonhagaba (SP)- Associação de Cooperadores Salesianos de Pindamonhagaba - Projeto Jataí - Pindamonhagaba (SP)- Obra Social São Luis - Lorena (SP) O Pró-Rede é um projeto que busca promover inovação, reforçando o compromisso salesiano com a juventude em situação de vulnerabilidade. Ao atuar em rede, as obras sociais salesianas reafirmam seu papel como agentes de transformação social, educando para a vida e promovendo dignidade e esperança. Com o Pró-Rede, a Rede Salesiana Brasil segue o legado de Dom Bosco e Madre Mazzarello, iluminando caminhos para que jovens se tornem bons cristãos e honestos cidadãos. É a certeza de que o carisma salesiano continuará vivo e operante nos corações de nossas presenças. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana BrasilVenha conhecer como o Projeto Escola [h(i²)a²q] está transformando a educação salesiana
O Projeto Escola [h(i²a²)q], lançado este ano pela Rede Salesiana Brasil (RSB), é uma iniciativa que visa impulsionar e potencializar a missão das escolas salesianas no país. Com o objetivo de fortalecer a identidade carismática, intensificar a qualidade do aprendizado e qualificar os processos de gestão, o projeto propõe uma transformação profunda nas unidades educacionais da Rede. O [h(i²a²)q], sigla que significa “Humanista, Inteligente, Inovadora, com Aprendizagem de Alta Qualidade”, reforça seu compromisso com o alinhamento organizacional e executivo às diretrizes da RSB para a educação básica, integrado ao ecossistema educacional da Editora Edebê. Inspirado pelos princípios humanistas e pela busca constante por inovação e excelência, o projeto foca em: Renovação das práticas escolares para atender às demandas contemporâneas. Planejamento estratégico com uma abordagem voltada a projetos. Sustentabilidade financeira e carismática como pilares de atuação. No mês de setembro, foram realizadas as primeiras visitas diagnósticas às unidades de Manaus (AM), incluindo o Centro Educacional Santa Teresinha e o Colégio Dom Bosco – Centro. Simultaneamente, a equipe do projeto iniciou análises remotas em outras 11 unidades escolares, abrangendo estados como Pará, Rondônia, Pernambuco e Minas Gerais. “O projeto [h(i²a²)q] traz grandes expectativas para o Colégio Dom Bosco, pois visa fortalecer o carisma e o desenvolvimento institucional das escolas salesianas. Esse projeto será um catalisador para aprimorar ainda mais a nossa prática educativa, promovendo uma formação integral e de excelência para nossos alunos.”— Sandra Elaine Siqueira Corrêa, Diretora Pedagógica do Colégio Dom Bosco – Centro “Superou o que estava pensando. Foi incrível ver algo sendo construído por todos os envolvidos na gestão da escola. Esse projeto trouxe esperança e inovação para nossa ação educativa pastoral.”— Ir. Magda da Costa Marcelino, Diretora Financeira do Centro Educacional Santa Teresinha O Projeto Escola [h(i²a²)q] se baseia em cinco pilares principais: Adaptação aos referenciais da RSB: Utilização de diretrizes pedagógicas salesianas e ferramentas da Editora Edebê. Formação de gestores: Desenvolvimento de competências para a promoção da sustentabilidade carismática e inovação nas escolas. Tutoria para implementação: Suporte especializado para adoção de propostas inovadoras e alinhadas à realidade de cada escola. Apoio inspetorial: Fortalecimento da articulação entre escolas e inspetorias para garantir alinhamento político e pedagógico. Avaliação e monitoramento: Mensuração dos impactos técnicos e carismáticos do projeto. Avaliação dos espaços: verificar a qualidade dos espaços educacionais para que sejam educativos e envolventes. A proposta do projeto vai além da gestão administrativa e pedagógica. Ele busca que, ao olhar para uma escola salesiana, mesmo sem entrar na estrutura, as famílias reconheçam de imediato o carisma e a qualidade do ensino oferecido. Anderson, ao falar sobre os primeiros passos do projeto destaca que “queremos que as escolas somem em rede, com o carisma salesiano presente em cada ação e com excelentes resultados pelos nossos alunos. Temos grandes desafios pela frente, mas estamos confiantes de que o projeto ajudará as escolas a se tornarem referências em suas comunidades.” Esta primeira etapa do projeto, tem sido realizada ao longo de cinco meses, incluindo diagnóstico, formações e elaboração de planos de ação. O investimento inicial é custeado pela RSB, enquanto as escolas e inspetorias contribuirão com recursos logísticos, como hospedagem e espaço para atividades. Embora esteja apenas começando, o Projeto Escola [h(i²a²)q] já tem planos de expansão. O objetivo é alcançar cerca de 100 unidades em todo o Brasil, promovendo um impacto duradouro e consolidando o carisma salesiano como referência na educação básica. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil