[CG29] A preparação espiritual do CG29 se conclui com a peregrinação a Colle Don Bosco

Notícias

21/02/2025

[CG29] A preparação espiritual do CG29 se conclui com a peregrinação a Colle Don Bosco

[CG29]  A preparação espiritual do CG29 se conclui com a peregrinação a Colle Don Bosco

A preparação espiritual para o 29º Capítulo Geral foi concluída ontem com a peregrinação dos participantes ao Colle Don Bosco, lugar simbólico das origens salesianas

Apesar da temperatura fria de -1°C, a recepção foi calorosa, graças à dedicação da comunidade salesiana residente, apoiada por uma dúzia de voluntários. O diretor da comunidade, P. Vijaya Thathireddy, deu as boas-vindas com estas palavras cheias de significado:
"Vocês voltaram para casa; todos nós nascemos aqui. Aqui há um pai, e todos somos irmão...".

Em 1942, o então Reitor-Mor P. Pietro Ricaldone escolheu este local para proteger as relíquias de Dom Bosco, de São José Cafasso, de São Domingos Sávio e de Santa Maria Domingas Mazzarello, preservando-as da Segunda Guerra Mundial. Este local, ele recordou, é "um espaço saturado de santidade", capaz de inspirar reflexões sobre os desafios e aspirações dos jovens, sobre as novas formas de pobreza e as suas maneiras de manifestar-se.

Os participantes do Capítulo, divididos em seis grupos linguísticos, visitaram os lugares da "berço salesiano," onde Dom Bosco nasceu, cresceu e amadureceu na sua vocação. Para muitos, o itinerário despertou recordações de visitas anteriores, mas para todos foi um convite a viver o presente com responsabilidade e a tomar decisões significativas para o futuro da Congregação.

O ponto alto do dia foi a celebração eucarística no Templo de Dom Bosco, descrito como uma "arca de salvação," com a grande estátua de Cristo Ressuscitado acolhendo os fiéis de braços abertos. Durante a homilia, o P. Pascual Chávez, Reitor-Mor Emérito, ofereceu uma reflexão para concluir os três intensos dias de retiro espiritual que ele mesmo conduzira em Valdocco.

"Duzentos e dez anos após o nascimento de Joãozinho, criado em uma família pobre e humilde, com uma mãe que fez dele uma obra-prima do Espírito Santo, estamos aqui para agradecer pelo grande dom do nosso fundador," disse o P. Chávez. Ele então exortou os Salesianos a renovarem o desejo e a promessa de "continuar a ser Dom Bosco para os jovens de hoje", relembrando o sonho dos nove anos e o serviço aos mais necessitados.

"Pensemos, nestes dias, no campo de refugiados de Goma, no Congo, onde 30.000 pessoas fugindo da guerra buscam refúgio, acompanhadas pelos nossos irmãos que os apoiam em sua luta pela vida. Vivemos uma época em que não são os lobos que se tornam cordeiros, mas os cordeiros correm o risco de se transformar em lobos", acrescentou.

O P. Chávez concluiu com um desejo: "Algo semelhante deve acontecer como ocorreu em 1954, quando o Papa Paulo VI nos pediu para sermos missionários entre as vítimas de experiências negativas. Foi assim que os Salesianos, na Itália, entraram em prisões para menores, na Tailândia cuidaram de crianças cegas, no Sri Lanka combateram o turismo sexual, em Serra Leoa reabilitaram crianças-soldado e, na Colômbia, libertaram menores do trabalho nas minas. Devemos criar gerações capazes de mudar a cultura, de modo que os lobos se transformem em cordeiros".

À tarde, os participantes do Capítulo Geral visitaram Chieri, uma cidade profundamente ligada aos anos formativos de Dom Bosco. Foram recebidos pelo P. Genesio Tarasco, Diretor da comunidade local, que apresentou a história e os lugares significativos de Chieri, um cenário-chave na juventude e na vocação do Santo dos Jovens.

Percorrendo as ruas históricas impregnadas de memórias salesianas, os participantes detiveram-se na Catedral de Chieri, onde foram calorosamente acolhidos pelo Prefeito, Alessandro Sicchiero, que expressou um gesto de amizade e hospitalidade. A visita foi concluída na Capela da Bem-Aventurada Virgem das Graças, lugar de silêncio e contemplação, onde os participantes se reuniram em oração, confiando à Virgem todo o caminho e os trabalhos do Capítulo Geral.

Esta peregrinação renovou nos participantes do Capítulo Geral o sentido de pertença à missão salesiana e à visão de Dom Bosco, fortalecendo o seu compromisso de servir aos jovens com uma perspectiva voltada para o futuro.

Fonte: Agência iNfo Salesiana - ANS

Mais Recentes

Nota – Férias Coletivas do Escritório Nacional da Rede Salesiana Brasil

O Escritório Nacional da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília, estará em período de férias coletivas de 22 de dezembro a 5 de janeiro, com retorno às atividades no dia 6 de janeiro. Neste tempo de pausa e renovação, desejamos que o Natal seja vivido com fé, simplicidade e esperança, à luz do Menino Jesus, e que o Ano Novo traga saúde, paz e novo ardor missionário para seguirmos, juntos, na missão de educar e evangelizar à maneira de Dom Bosco. Que o espírito natalino fortaleça nossos laços de comunhão e reacenda em cada coração o compromisso com os jovens, especialmente os mais vulneráveis. Feliz Natal e um Ano Novo abençoado!    

P. Adalberto Alves de Jesus toma posse como novo Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso

A cerimônia de posse do novo Inspetor da Inspetoria Salesiana do Brasil - Campo Grande (BCG) ocorreu no dia 17 de dezembro, na Igreja da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. A Eucaristia foi presidida pelo P. Gabriel Romero, Conselheiro para a Região América Cone Sul. Também participaram da Santa Missa o Arcebispo Emérito de Campo Grande, Dom Vitório Pavanello, e os Inspetores das Inspetorias Salesianas de São Paulo, P. Alexandre Luís de Oliveira; de Porto Alegre, P. Ademir Ricardo Cwendrych; de Belo Horizonte, P. Ricardo Carlos; de Manaus, P. Felipe Bauzière; além do P. Ildelfonso Mesquita, Diretor da Casa Inspetorial do Recife, representando o Inspetor da BRE. A igreja estava cheia de integrantes de vários grupos da FS, especialmente de Filhas de Maria Auxiliadora, entre as quais a Ir. Alaíde Deretti, Inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (São Paulo), e a Ir. Terezinha Ambrosim, Inspetora da Inspetoria Madre Mazzarello.   Agência Info Salesiana

2º Domingo do Advento: Um chamado à conversão e à preparação espiritual

O 2º Domingo do Advento é um momento especial no calendário litúrgico cristão, marcado pela reflexão sobre a conversão e o preparo para a chegada de Jesus. Neste dia, as leituras bíblicas destacam a figura de João Batista, que clama no deserto: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas” (Mateus 3,1-12). Sua mensagem convoca os cristãos a uma mudança interior e ao arrependimento, essenciais para acolher o Salvador. A vela acesa no 2º domingo, geralmente de cor roxa, simboliza a esperança e o compromisso de preparar o coração para o Natal. Este é o tempo de abrir espaços na vida para o amor, a paz e a justiça, valores centrais do nascimento de Cristo. A espiritualidade salesiana ressoa profundamente com o espírito do Advento, incentivando a vivência do amor fraterno e a construção de um mundo mais justo, especialmente junto aos jovens e mais vulneráveis. Comunicação da Rede Salesiana Brasil
O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil