[CG29] Apresentados os primeiros relatórios sobre o estado da Congregação dos SDB

Notícias

25/02/2025

[CG29] Apresentados os primeiros relatórios sobre o estado da Congregação dos SDB

[CG29] Apresentados os primeiros relatórios sobre o estado da Congregação dos SDB

Conhecer para deliberar: esse é o significado dos primeiros dias desta semana do Capítulo Geral 29º (CG29), que está sendo realizado em Turim-Valdocco. Conforme explicou o Presidente, P. Stefano Martoglio, para entrar no mérito das decisões a serem tomadas, cada participante precisa ter uma visão ampla e detalhada da Congregação na totalidade.

A começar pela compreensão do papel do Vigário como "primeiro colaborador do Reitor-Mor" à luz das Constituições, mas também dos desenvolvimentos mais recentes. Ele é uma espécie de "inspetor" das Casas que estão diretamente subordinadas ao Reitor-Mor, inclusive aquelas que expressam a presença salesiana ao redor do trono de Pedro: nas Catacumbas de São Calisto e na Pontifícia Paróquia de Castelgandolfo. O seu serviço ad intra "favorece uma vida consagrada autêntica e capaz de manifestar o seu encanto", destacou o P. Martoglio, que também disse: "Cada Inspetoria deve dar maior consideração à função do seu Vigário, orientando-o para o cuidado da vida e da disciplina religiosas" - e será necessário tornar isso explícito no artigo 168 das Constituições.

Integraram a imagem global da Congregação no mundo.

–       o Conselheiro Geral para a Formação, P. Ivo Coelho;

–       o Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil, P. Miguel Ángel García Morcuende;

–       o Conselheiro Geral para a Comunicação Social, P. Gildásio Mendes;

–       o Conselheiro Geral para as Missões, P. Alfred Maravilla;

–       e o Delegado Central do Reitor-Mor para o Secretariado da Família Salesiana, P. Joan Lluís Playà.

À tarde, foi apresentada uma descrição do estado de quatro regiões salesianas:

–            África-Madagascar, pelo Conselheiro Regional e Regulador do CG29, P. Alphonse Owoudou;

–             Ásia Sul, pelo Regional, P. Biju Michael;

–             Ásia Leste-Oceânia, pelo Conselheiro Regional P. Joseph Nguyen Thinh Phuoc

–             América Cone Sul, pelo relatório do Regional P. Héctor Gabriel Romero.

A visão geral será completada na terça-feira, 25 de fevereiro, com a das outras regiões salesianas. Um resumo dessas apresentações será divulgado nos próximos artigos.

Da perspectiva geral apresentada aos membros do Capítulo, os elementos que caracterizaram o sexênio - temporariamente restrito a cinco anos - surgiram, tanto nas áreas de crescimento da Congregação, quanto nas que criaram "sombras" e exigiram correções e mudanças mais audaciosas.

Os membros do Capítulo já começaram, por meio de seus trabalhos anteriores nas Inspetorias e nos primeiros dias da Assembleia Mundial, a tomar consciência da necessidade de escolhas que extrapolem as opiniões pessoais. Sem dúvida, o retrato do presente e a previsão do futuro são diferentes, dependendo da "juventude" das situações, do número de vocações e do contexto econômico e político em que se atua, cada vez mais caracterizado pela ocorrência de crises humanitárias.

É fundamental examinar o que o P. Coelho mencionou, no centro dos "desafios":

–     a necessidade de superar uma ideia "funcionalista" da vocação salesiana;

–     a formação em conjunto com outros padres nas dioceses deve evitar uma homogeneidade degradante.

–     a aplicação genuína do Sistema Preventivo, que exige bons formadores dos jovens irmãos;

–     a condição da juventude no contexto atual, que recebe impulsos que abalam as raízes dos valores.

Ocorre, portanto, uma nova "Ratio" que ilumine cada salesiano para responder diariamente ao chamado do Senhor.

Fonte: ANS

Mais Recentes

Nota – Férias Coletivas do Escritório Nacional da Rede Salesiana Brasil

O Escritório Nacional da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília, estará em período de férias coletivas de 22 de dezembro a 5 de janeiro, com retorno às atividades no dia 6 de janeiro. Neste tempo de pausa e renovação, desejamos que o Natal seja vivido com fé, simplicidade e esperança, à luz do Menino Jesus, e que o Ano Novo traga saúde, paz e novo ardor missionário para seguirmos, juntos, na missão de educar e evangelizar à maneira de Dom Bosco. Que o espírito natalino fortaleça nossos laços de comunhão e reacenda em cada coração o compromisso com os jovens, especialmente os mais vulneráveis. Feliz Natal e um Ano Novo abençoado!    

P. Adalberto Alves de Jesus toma posse como novo Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso

A cerimônia de posse do novo Inspetor da Inspetoria Salesiana do Brasil - Campo Grande (BCG) ocorreu no dia 17 de dezembro, na Igreja da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. A Eucaristia foi presidida pelo P. Gabriel Romero, Conselheiro para a Região América Cone Sul. Também participaram da Santa Missa o Arcebispo Emérito de Campo Grande, Dom Vitório Pavanello, e os Inspetores das Inspetorias Salesianas de São Paulo, P. Alexandre Luís de Oliveira; de Porto Alegre, P. Ademir Ricardo Cwendrych; de Belo Horizonte, P. Ricardo Carlos; de Manaus, P. Felipe Bauzière; além do P. Ildelfonso Mesquita, Diretor da Casa Inspetorial do Recife, representando o Inspetor da BRE. A igreja estava cheia de integrantes de vários grupos da FS, especialmente de Filhas de Maria Auxiliadora, entre as quais a Ir. Alaíde Deretti, Inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (São Paulo), e a Ir. Terezinha Ambrosim, Inspetora da Inspetoria Madre Mazzarello.   Agência Info Salesiana

2º Domingo do Advento: Um chamado à conversão e à preparação espiritual

O 2º Domingo do Advento é um momento especial no calendário litúrgico cristão, marcado pela reflexão sobre a conversão e o preparo para a chegada de Jesus. Neste dia, as leituras bíblicas destacam a figura de João Batista, que clama no deserto: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas” (Mateus 3,1-12). Sua mensagem convoca os cristãos a uma mudança interior e ao arrependimento, essenciais para acolher o Salvador. A vela acesa no 2º domingo, geralmente de cor roxa, simboliza a esperança e o compromisso de preparar o coração para o Natal. Este é o tempo de abrir espaços na vida para o amor, a paz e a justiça, valores centrais do nascimento de Cristo. A espiritualidade salesiana ressoa profundamente com o espírito do Advento, incentivando a vivência do amor fraterno e a construção de um mundo mais justo, especialmente junto aos jovens e mais vulneráveis. Comunicação da Rede Salesiana Brasil
Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil