DEFS 2025: Ancorados na esperança que não decepciona

Notícias

17/01/2025

DEFS 2025: Ancorados na esperança que não decepciona

Com a sessão da manhã de sexta-feira, 17 de janeiro de 2025, os Dias de Espiritualidade de 2025 (DEFS 2025) entraram plenamente no coração do aprofundamento temático da mensagem da Estreia. De fato, se a primeira sessão, de quinta-feira, dia 16, serviu para montar o discurso, com a exibição do vídeo e o diálogo com o Vigário do Reitor-Mor, P. Stefano Martoglio, a palestra de Cristiana Freni, Docente da Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), deu um passo à frente na reflexão, ilustrando o que realmente significa “Ancorados na Esperança que não decepciona”.

A manhã contou com a oração comunitária no Teatro Grande Valdocco e a exibição de um vídeo com uma síntese do que foi partilhado na tarde anterior, útil para promover um clima de partilha e harmonia entre todos os presentes.

Em seguida, o P. Joan Lluís Playà SDB, Delegado Central do Reitor-Mor para o Secretariado da Família Salesiana, juntamente com a Irmã Leslie Sandigo FMA, Conselheira Geral para a FS, apresentaram os trabalhos do dia. “O peregrino é quem vê muitas coisas pelo caminho, aprofunda o olhar, enxerga o essencial. Para o peregrino, o importante não é o conhecimento, mas a compreensão do ser e a imersão em seus mistérios”, disse o P. Playà.

Vinda de Roma, onde leciona, a Profra. Freni criou um apurado excursus sobre a esperança, referindo-se também aos estudos e à produção científica de seu professor, P. Sabino Palumbieri SDB, fundador do Movimento "Testemunhas do Ressuscitado", XX Grupo da FS, também representado nestes DEFS - e de Gabriel Marcel, o filósofo por excelência, representante e porta-voz da Esperança.

A palestrante observou como a Esperança não é apenas uma virtude teológica, mas uma dimensão fundamental e constitutiva do ser humano: ela impulsiona a superar os limites existenciais, dando direção e sentido à vida. A Esperança orienta o “peregrino” pela direção de um determinado destino e por uma perspectiva cristã; acompanha-o até o porto seguro, onde ancora em Cristo. Por suas características, parece não ser de natureza individualista, mas relacional, enraizada na comunidade e na partilha; e que se manifesta em gestos gratuitos de humanidade e acolhimento.

“Ao contrário do otimismo, que se baseia em esperanças muitas vezes decepcionantes, a esperança se fundamenta numa tensão em direção à transcendência” - disse ainda a Profra. Freni. “É uma força interior capaz de superar até mesmo a morte, porque enfrenta o desafio da finitude humana, indicando que a vida não termina na terra, mas encontra sua realização na Eternidade. Se não tivéssemos a Esperança fundamental – de que nosso ser não está destinado ao fim de tudo, mas à plenitude, à realização – a nossa vida acabaria por assumir um valor contingente, precário, ilusório: desembocaria na derrota do vazio".

Ao citar Marcel, a docente definiu a esperança uma como “memória do futuro”, elemento essencial do ser humano no caminho para a plenitude e, sobretudo, qualidade inseparável do amor, que se realiza plenamente no encontro com os outros.

Concluindo sua reflexão, a acadêmica focou no exemplo de esperança oferecido pelo Santo da Juventude: "Dom Bosco foi um homem que esperou contra toda a lógica da consciência humana. Confiava e entregava todo o seu trabalho a Maria Auxiliadora, a Mãe que não abandona seus filhos, que se antecipa a eles em suas dificuldades e necessidades". A visão profética de Dom Bosco, acrescentou, testemunha como a Esperança era, para ele, uma realidade a ser construída com Fé e ação, e é por isso que, ainda hoje, sua figura permanece um como modelo para enfrentar os desafios contemporâneos com tenacidade e amor.

Acesse a sessão completa da manhã desta sexta-feira, 17 de janeiro de 2025, disponível abaixo:

Fonte: Agenzia Info Salesiana

Mais Recentes

Nota – Férias Coletivas do Escritório Nacional da Rede Salesiana Brasil

O Escritório Nacional da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília, estará em período de férias coletivas de 22 de dezembro a 5 de janeiro, com retorno às atividades no dia 6 de janeiro. Neste tempo de pausa e renovação, desejamos que o Natal seja vivido com fé, simplicidade e esperança, à luz do Menino Jesus, e que o Ano Novo traga saúde, paz e novo ardor missionário para seguirmos, juntos, na missão de educar e evangelizar à maneira de Dom Bosco. Que o espírito natalino fortaleça nossos laços de comunhão e reacenda em cada coração o compromisso com os jovens, especialmente os mais vulneráveis. Feliz Natal e um Ano Novo abençoado!    

P. Adalberto Alves de Jesus toma posse como novo Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso

A cerimônia de posse do novo Inspetor da Inspetoria Salesiana do Brasil - Campo Grande (BCG) ocorreu no dia 17 de dezembro, na Igreja da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. A Eucaristia foi presidida pelo P. Gabriel Romero, Conselheiro para a Região América Cone Sul. Também participaram da Santa Missa o Arcebispo Emérito de Campo Grande, Dom Vitório Pavanello, e os Inspetores das Inspetorias Salesianas de São Paulo, P. Alexandre Luís de Oliveira; de Porto Alegre, P. Ademir Ricardo Cwendrych; de Belo Horizonte, P. Ricardo Carlos; de Manaus, P. Felipe Bauzière; além do P. Ildelfonso Mesquita, Diretor da Casa Inspetorial do Recife, representando o Inspetor da BRE. A igreja estava cheia de integrantes de vários grupos da FS, especialmente de Filhas de Maria Auxiliadora, entre as quais a Ir. Alaíde Deretti, Inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (São Paulo), e a Ir. Terezinha Ambrosim, Inspetora da Inspetoria Madre Mazzarello.   Agência Info Salesiana

2º Domingo do Advento: Um chamado à conversão e à preparação espiritual

O 2º Domingo do Advento é um momento especial no calendário litúrgico cristão, marcado pela reflexão sobre a conversão e o preparo para a chegada de Jesus. Neste dia, as leituras bíblicas destacam a figura de João Batista, que clama no deserto: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas” (Mateus 3,1-12). Sua mensagem convoca os cristãos a uma mudança interior e ao arrependimento, essenciais para acolher o Salvador. A vela acesa no 2º domingo, geralmente de cor roxa, simboliza a esperança e o compromisso de preparar o coração para o Natal. Este é o tempo de abrir espaços na vida para o amor, a paz e a justiça, valores centrais do nascimento de Cristo. A espiritualidade salesiana ressoa profundamente com o espírito do Advento, incentivando a vivência do amor fraterno e a construção de um mundo mais justo, especialmente junto aos jovens e mais vulneráveis. Comunicação da Rede Salesiana Brasil
O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil