Desde 2020, o Projeto Educomunicação em Ação Social, da Rede Salesiana Brasil (RSB), tem levado esperança e transformação às obras sociais salesianas. Inspirado no carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello, o projeto une educação e comunicação para proporcionar a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social um aprendizado emancipador e cheio de significado.
A iniciativa nasceu durante a pandemia, como resposta à necessidade urgente de reconectar crianças e jovens com o mundo educacional de forma significativa. Com uma abordagem inovadora e criativa, o projeto busca desenvolver competências de leitura, escrita e senso crítico, formando protagonistas da própria história.
“Um dos eixos norteadores da educomunicação é o protagonismo. As atividades chegam até os educandos das obras sociais salesianas com desafios em forma de práticas de aprendizagem criativa, gamificação e atividades maker. Isso os torna participantes do processo educativo e desenvolve neles atitudes de responsabilidade e autonomia para enfrentar os desafios do dia a dia,” explica o professor Joadir Foresti, coordenador pedagógico do projeto.
O contexto criado a partir da pandemia acendeu os holofotes sobre a necessidade e a urgência de levar a educomunicação para o ambiente socioeducacional, uma vez que, pesquisas recentes, citadas neste Projeto, apontam para a urgência em reforçar iniciativas que ajudem crianças, adolescentes e jovens atingidos pelo afastamento físico e temporal de sua educação formal. Acredita-se, portanto, que gerar empatia para o desenvolvimento de saberes que reforcem a capacidade de leitura e escrita está na essência desta proposta.
O projeto utiliza ferramentas práticas e criativas, como a cultura maker e a gamificação, para envolver os jovens. "Trabalhar com aprendizagem criativa e cultura digital é colocar a mão na massa. As atividades propõem que educandos e educadores enfrentem desafios reais, sistematizem o aprendizado e construam confiança em suas conquistas," ressalta Joadir.
Essa abordagem também promove uma articulação direta com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, contribuindo para uma formação cidadã e sustentável.
Impactos e Resultados
Desde a sua primeira edição, realizada entre 2021 e 2023, o projeto já deixou marcas profundas:
- 1ª edição: 17 obras sociais envolvidas, 32 educadores formados e mais de 1.000 crianças e adolescentes atendidos.
- 2ª edição (2023-2024): Ampliou seu alcance para mais 12 obras sociais, com 25 educadores e oficineiros capacitados e um aumento de 90% no número de crianças beneficiadas.
- 3ª edição (2024-2025): Com a finalização do I e II módulos em 2024 será dada continuidade do III módulo no 1º semestre de 2025.
A Metodologia do Projeto
O Projeto Educomunicação é estruturado em três módulos, cada um com objetivos específicos:
- Identidade Carismática e Aprendizagem Criativa
- Fortalecimento dos valores salesianos.
- Desenvolvimento de oficinas lúdicas e reflexivas.
- Gamificação e Cultura Maker
- Uso de jogos para aprender e ensinar.
- Experimentação prática com materiais e ferramentas inovadoras.
- ODS e Parâmetros ISTE
- Conscientização sobre os desafios globais e sustentabilidade.
- Competências digitais e cidadania ativa.
Educadores e oficineiros participam de formações intensivas e recebem kits pedagógicos com materiais que enriquecem as oficinas realizadas com crianças e adolescentes.
As histórias por trás dos números mostram o impacto do projeto na vida das pessoas.
"A presença do Projeto em nossa obra social trouxe esperança e renovação. Percebemos o impacto nas crianças e adolescentes, que agora demonstram mais confiança e vontade de aprender."
— Ir. Vera Lúcia da Silva, Centro Juvenil Maria Auxiliadora – Penedo (AL).“O projeto coloca o jovem no centro do aprendizado, dando a eles ferramentas para enfrentar desafios e construir soluções. É mais do que ensinar; é transformar vidas.”
— Joadir Foresti, coordenador pedagógico do Projeto Educomunicação.
A Importância do Protagonismo Juvenil
Um dos grandes diferenciais do projeto é o foco no protagonismo juvenil. As crianças e adolescentes são estimulados a participar ativamente, criando projetos, debatendo ideias e propondo soluções para os desafios de suas comunidades.
Essa abordagem promove a autonomia e fortalece o senso de pertencimento, elementos essenciais para a construção de uma cidadania ativa e responsável.
O Projeto Educomunicação em Ação Social é apenas o começo de uma grande transformação. A RSB planeja expandir ainda mais sua abrangência, levando essa metodologia inovadora para todas as obras sociais salesianas no Brasil. "A educação é o maior ato de amor. A educomunicação é nossa ponte para transformar o mundo”, complementa Joadir.
Com ferramentas criativas e um compromisso com o carisma salesiano, o projeto reafirma o papel das obras sociais como espaços de esperança, acolhimento e transformação.
3ª edição
A 3ª edição do Projeto Educomunicação em Ação Social reforça o compromisso da Rede Salesiana Brasil com a formação integral e com a construção de um futuro mais justo e humano. "A educomunicação não é apenas um conjunto de ensinamentos, mas um sistema que mobiliza agentes, educandos e comunidades para gerar aprendizagens e experiências transformadoras," conclui Joadir.
Com criatividade, empatia e protagonismo, o projeto reafirma a missão salesiana de formar bons cristãos e honestos cidadãos, criando oportunidades e esperança onde mais se precisa.
Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil