Notícias

16/07/2024

Dia de Nossa Senhora do Carmo e o primeiro Colégio das FMA no Brasil

Dia de Nossa Senhora do Carmo e o primeiro Colégio das FMA no Brasil
Fotos: ShutterStock (ID 2172102037) e Colégio Nossa Senhora do Carmo

No dia 16 de julho, celebra-se o Dia de Nossa Senhora do Carmo, uma das devoções marianas mais queridas e antigas da Igreja Católica. Este dia é dedicado a homenagear a Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora do Monte Carmelo, uma referência ao Monte Carmelo, na atual Israel, onde a tradição carmelita teve início. 

A origem da devoção a Nossa Senhora do Carmo está ligada aos eremitas que, no século XII, se estabeleceram no Monte Carmelo, em Israel. Esses religiosos, inspirados pelo profeta Elias, viviam em oração e contemplação, dedicando suas vidas à Virgem Maria. Eles fundaram a Ordem dos Carmelitas, que rapidamente se espalhou pela Europa e, posteriormente, pelo mundo. Uma das tradições mais significativas associadas a Nossa Senhora do Carmo é a visão de Simão Stock, prior geral da Ordem dos Carmelitas, no século XIII. Segundo a tradição, a Virgem Maria apareceu a Simão Stock em 16 de julho de 1251 e entregou-lhe o escapulário, objeto devocional que contém uma imagem do Sagrado Coração de Jesus e outra de Nossa Senhora, que se usa dependurado no pescoço. Ela prometeu proteção especial e a graça da salvação a todos que usassem o escapulário com devoção.

O escapulário de Nossa Senhora do Carmo se tornou um símbolo de devoção mariana e um sinal de proteção. Ao longo dos séculos, inúmeros fiéis adotaram o uso do escapulário, vendo nele uma expressão de sua fé e confiança na intercessão da Virgem Maria. Além do escapulário, a devoção a Nossa Senhora do Carmo também se manifesta em diversas tradições e festas populares. Em muitas localidades, procissões, missas solenes e novenas são realizadas em sua honra, reunindo milhares de fiéis que celebram sua fé e agradecem as graças recebidas.

COLÉGIO NOSSA SENHORA DO CARMO

O primeiro colégio das irmãs salesianas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) no Brasil foi dedicado a Nossa Senhora do Carmo. A instituição, localizada em Guaratinguetá (SP), foi fundada há 132 anos (1892) e recebeu o nome de Colégio Nossa Senhora do Carmo pela devoção de seu fundador, Monsenhor João Filippo, que foi o grande mediador pela vinda das FMA para o Brasil. 

Naquela época, preocupado com a educação, Monsenhor João Filippo fundou um colégio para meninos e construiu o Colégio Nossa Senhora do Carmo para as meninas com a intenção de entregá-lo às Filhas de Maria Auxiliadora. Assim está descrito na Crônica do Colégio Nossa Senhora do Carmo: “O Colégio é um sobrado que tem acomodações para mais de 400 meninas, com vastíssimos salões perfeitamente arejados, reunindo todos os requisitos da mais escrupulosa higiene, servido por uma canalização de água potável de primeira qualidade e abundante, exclusivamente do Colégio. No centro, há uma área espaçosa no meio da qual levanta-se uma coluna que serve de chafariz. A Capela é de ótimo gosto, elegante, avarantada, podendo as alunas ouvir missa e assistir aos demais ofícios do culto”.

Padre Luís Lasagna apresentou a proposta a Dom Rua, então Superior da Congregação Salesiana, que aceitou a solicitação e a generosa oferta de Monsenhor João Filippo e, no dia 20 de abril de 1892, o Colégio Nossa Senhora do Carmo é inaugurado. 

O Dia de Nossa Senhora do Carmo é mais do que uma simples data no calendário litúrgico; é uma expressão viva da fé e devoção dos católicos ao longo dos séculos. A história, os milagres e a promessa do escapulário continuam a inspirar milhões de fiéis ao redor do mundo, lembrando-os da presença amorosa e protetora da Mãe de Deus em suas vidas.

Escrito por Janaína Lima, com informações de Crônica do Colégio Nossa Senhora do Carmo e colegiodocarmo.com.br

Mais Recentes

Padres Salesianos se reúnem em Brasília para avaliar e planejar a formação dos Noviciados

Nos dias 27 e 28 de março, aconteceu em Brasília (DF) o 2º Encontro de Formadores dos Noviciados Salesianos de 2025, promovido pela Comissão Nacional de Formação (CNF) da CIS Brasil. A reunião tem como objetivo dar continuidade ao trabalho formativo iniciado em 2024, revisando a grade curricular e as disciplinas oferecidas na etapa do noviciado, bem como fortalecer o processo de formação dos pré-noviços e noviços nas diversas dimensões: salesianidade, formação humana, intelectual e pastoral. O encontro contou com a presença dos formadores encarregados dos Noviciados das Inspetorias do Brasil e teve momentos de oração, trabalho em grupo, partilha de experiências e avaliação das práticas formativas. Além disso, os participantes revisaram e alinharam as ementas das disciplinas, à luz das diretrizes da Congregação Salesiana e do documento Ratio Fundamentalis. De acordo com Pe. Ademir Lima de Oliveira, coordenador da CNF, este momento será fundamental para avaliar o percurso já realizado e projetar, em unidade, os próximos passos na formação salesiana: "Nosso objetivo é qualificar cada vez mais o caminho formativo, garantindo que nossos noviços sejam acompanhados integralmente em sua vocação." O encontro reforça o compromisso da Congregação Salesiana com uma formação sólida, atualizada e fiel ao carisma de Dom Bosco, preparando novos Salesianos para servir com alegria e dedicação à juventude. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

P. Gabriel Stawowy é o novo Ecônomo Geral da Congregação Salesiana

Concluindo o longo dia de votação na sexta-feira, 28 de março de 2025, os capitulares votantes do 29º Capítulo Geral da Congregação Salesiana elegeram o salesiano polonês P. Gabriel Stawowy como seu novo Ecônomo Geral. "O Ecônomo Geral administra os bens que não pertencem a uma determinada província ou casa, mas a toda a Sociedade", diz o artigo 139 das Constituições Salesianas. Ele coordena e controla as administrações inspetoriais, de modo que a sua gestão responda às necessidades da pobreza religiosa e ao serviço da missão salesiana. Ele garante que as normas necessárias para uma administração correta sejam observadas". O P. Gabriel Stawowy nasceu no dia de Natal de 1966 em Miedźna, diocese de Katowice, Polônia, filho de Teofil Stawowy e Malgarzata Niesyto. Entrou no noviciado salesiano de Kopiec em 1984 e emitiu os primeiros votos em 22 de agosto de 1985. Emitiu os votos perpétuos em 10 de agosto de 1991, em Rumia, e foi ordenado sacerdote em 16 de junho de 1995, em Cracóvia. Após a ordenação, trabalhou por cinco anos em Świętochłowice (1995-98; 2000-02) como conselheiro e vigário. Em seu serviço salesiano, foi Diretor da Casa Nowa Huta, em Cracóvia, por nove anos (2002-11), servindo na fase final desse período também como Diretor da Escola (2006-11). Na Província Polonesa-Cracóvia de São Jacinto (PLS), foi Conselheiro (2006-12), Delegado para Escolas (2006-12) e depois Ecônomo por 10 anos (2012-2022). Desde 2023, é o Diretor Assistente do Escritório de Missões Salesianas com sede em New Rochelle, EUA. Ele também estudou na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS) em Roma, bem como em Berkeley, EUA, e fala polonês, italiano e inglês. 

Eleito o novo Conselheiro Geral para as Missões: P. Jorge Mario Crisafulli

O Capítulo Geral 29 da Congregação Salesiana elegeu o P. Jorge Mario Crisafulli para novo Conselheiro Geral para as Missões; até o momento ocupava o cargo de Superior da Inspetoria África Nigéria-Níger (ANN). As principais responsabilidades do Conselheiro Geral para as Missões estão bem identificadas no artigo 138 das Constituições Salesianas: “O Conselheiro para as Missões promove em toda a Sociedade o espírito e o empenho missionário. Coordena as iniciativas e orienta a ação das Missões a fim de poder dar resposta, em estilo salesiano, às solicitações dos povos a caminho de evangelização. Pertence-lhe igualmente assegurar a preparação específica e a atualização dos missionários”. O P. Jorge Mario Crisafulli nasceu em Bahía Blanca, Argentina, em 19 de março de 1961, filho de Salvatore Crisafulli e Gladia Gamberini. Em 31 de janeiro de 1980, entrou para o Noviciado São Miguel, em La Plata, no fim do qual professou os primeiros votos religiosos. Seis anos depois, em 1986, fez os votos perpétuos em Junín de los Andes, sendo ordenado sacerdote em Bahía Blancam aos 5 de maio de 1990. Depois de um ano como Vigário na comunidade de Vila Regina, na Argentina Sul, o P. Crisafulli trabalhou por dois anos em Bahía Blanca e, em 1996, partiu como missionário para a África Ocidental, transferindo-se para a Inspetoria da África Ocidental Anglófona (AFW). Também foi Encarregado (1998-99) e Diretor (1999-2003) da Comunidade de Sunyani, em Gana e, mais tarde, outrossim Encarregado (2004-06) e Diretor (2006-09) da Casa Inspetorial de Ashaiman, também em Gana. Posteriormente, foi nomeado Superior da Inspetoria AFW por seis anos, de 2010 a 2016, período em que também atuou como Diretor da comunidade ‘Dom Bosco Fambul’, em Freetown, Serra Leoa, aprofundando o trabalho social com os milhares de jovens e crianças em situação de rua da cidade. Em 2022, foi designado como o primeiro Superior da recém-criada Inspetoria Santo Artêmides Zatti, na África Nigéria-Níger (ANN). Crisafulli fala espanhol, inglês e italiano.
O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil