Primeira e Única Missa de Dom Bosco no Altar de Maria Auxiliadora

Notícias

16/05/2024

Primeira e Única Missa de Dom Bosco no Altar de Maria Auxiliadora

Primeira e Única Missa de Dom Bosco no Altar de Maria Auxiliadora
Foto: Agenzia Info Salesiana (ANS)

No dia 16 de maio de 1887, Dom Bosco celebrou sua primeira e única Missa no altar de Maria Auxiliadora, na igreja do Sagrado Coração de Jesus, no Castro Pretorio, em Roma, igreja cuja construção lhe custou muito esforço e sofrimento nos últimos anos de sua vida. Naquela Missa, interrompida 15 vezes pelas lágrimas, Dom Bosco, já próximo do fim da sua vida mortal, teve a graça de compreender todo o caminho realizado nos mil apostolados e nas infinitas iniciativas para os jovens ao longo da sua vida, e o sonho que teve aos nove anos de repente tornou-se claro para ele, cumprindo, assim, a afirmação profética daquele sonho: “A seu tempo tudo compreenderás”.

Neste ano em que toda a Família Salesiana celebra o Bicentenário daquele sonho de Dom Bosco, o aniversário da Missa “no altar das lágrimas” – como ficou famoso na literatura salesiana – é uma oportunidade para redesenhar da mesma fonte que apoiou Dom Bosco durante toda a sua vida, como fundador da Congregação e da Família Salesiana, como formador e educador, guia espiritual, sacerdote e antes disso como cristão: a sua fé sem limites na Divina Providência. 

Essa confiança em Alguém que seria capaz de ir além de suas forças e suprir o que ele poderia ter feito era visível em todos os seus gestos e projetos; mas talvez sua manifestação mais clara e óbvia tenha sido quando ele aceitou a proposta de Leão XIII de assumir pessoalmente a construção da igreja do Sagrado Coração, que já estava esperando há vários anos para ser construída e que, por várias razões (econômicas, natureza do terreno, acordos devido aos trabalhos pré-existentes, a suspeita das autoridades civis anticlericais...) era humanamente desaconselhável.

Eis o que relatam a este respeito as Memórias Biográficas de Dom Bosco (MB XIV, 580-581):

Segundo as nossas Constituições, Dom Bosco não poderia comprometer-se plenamente num assunto de tal magnitude sem antes consultar o seu próprio Capítulo. Tendo chegado, portanto a Turim e reunido os seus conselheiros, explicou-lhes a proposta do Santo Padre. A discussão foi longa. Todos concordaram que a proposta pontifícia era honrosa, mas muito onerosa; ter dívidas superiores a trezentas mil liras não parecia prudente nem conscienciosamente aconselhável embarcar numa empresa que teria absorvido milhões. Da discussão passamos às votações: seis contra e apenas um a favor, certamente Dom Bosco.

Ao ver assim rejeitada a proposta do Santo Padre, sorriu e disse: “Todos vocês me deram um sonoro não, e tudo bem, porque agiram com a prudência necessária em casos graves e extremamente importantes como este. Mas se, em vez de um não, vocês me derem um sim, posso garantir que o Coração de Jesus enviará os meios para construir sua igreja, pagar nossas dívidas e ainda nos deixar uma bela gorjeta”.

Suas palavras, inspiradas por uma confiança tão viva na Providência Divina, mudaram repentinamente as opiniões, de modo que, quando a votação foi repetida, os seis nãos tornaram-se todos sim. Com efeito, visto que, examinado o desenho, se constatou que era demasiado estreito, decidiu-se imediatamente propor ao Santo Padre outro maior, que fosse digno do Sagrado Coração e de Roma. E assim foi feito.

A gorjeta nada mais era do que o hospício, que não fazia parte das intenções do Papa, mas seria um extra, dado quase como recompensa do Sagrado Coração. As dívidas da Congregação, como havia prometido o Servo de Deus [Dom Bosco, na época, NdE] e como atestou o Cardeal Cagliero nos julgamentos, foram pagas sem problemas”.

Com a construção do templo do Sagrado Coração no Castro Pretorio, Dom Bosco tornou-se, depois de apóstolo de Maria Auxiliadora, também apóstolo do Sagrado Coração de Jesus. E a "gorjeta" que Dom Bosco profetizou ainda está presente e viva, multiplicou-se e implanta o carisma salesiano na Cidade Eterna e no coração da Igreja.

Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS)

Mais Recentes

Celebração do 4º Domingo do Advento

Neste domingo, 22 de dezembro de 2024, celebramos o 4º Domingo do Advento, marcado pela proximidade do Natal e pela meditação do amor de Deus manifestado no mistério da Encarnação. Este último domingo antes do Natal convida os cristãos a refletirem sobre o papel de Maria na história da salvação, como aquela que disse "sim" ao plano de Deus, tornando-se a Mãe do Salvador. A liturgia nos apresenta o evangelho da Anunciação, em que o anjo Gabriel anuncia a Maria que ela será a mãe de Jesus. Este momento reflete a fé, a confiança e a total entrega de Maria à vontade divina, sendo um modelo para todos os cristãos. O 4º Domingo do Advento nos chama a intensificar a preparação espiritual para acolher o Menino Jesus com o coração cheio de amor, esperança e gratidão. Que esta semana final de Advento seja uma oportunidade para renovar nossa fé e preparar a "manjedoura" do nosso coração para receber Cristo no Natal. "Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado Emanuel, que significa Deus conosco." (Mt 1, 23).   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

18 de dezembro - Fundação da Congregação Salesiana

Em um domingo de 1859, Dom Bosco convocou aqueles que decidiram participar da Pia Sociedade de São Francisco de Sales

Vocacionados em confraternização na CIB/CISBrasil no Distrito Federal

No dia 13/12, Festa de Santa Luzia, aconteceu o último momento do GOV (Grupo de Orientação Vocacional) do Distrito Federal, uma confraternização iniciada com Celebração Eucarística seguida de um saboroso almoço com pratos variados. Pe. Sérgio Baldin pensou em detalhes esse momento. Ele mesmo cozinhou e se fez presente de forma espontânea e alegre entre os vocacionados. Antes, ele explicou todo o espaço onde está sediada a Cisbrasil (Conferência das Inspetorias dos Salesianos do Brasil), a Cib (Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora), os escritórios da Rede Salesiana Brasil, que articula os comitês de Escolas, Obras Sociais, Ensino Superior e Comunicação Social e a Edebê, que trabalha com a produção de livros didáticos, paradidáticos, literatura infantil, juvenil, salesiana, além de materiais didáticos digitais e tecnologias para a área da educação, atendendo a todo o mercado, contando com diversas redes de escolas entre seus clientes atuais. Ir. Fabiane, Salesiana, fez um “tour” com os presentes por todos os espaços. “Na vida salesiana existe uma alegria que é segredo”, venha descobrir esse segredo, completou a irmã. Inspetoria São João Bosco
Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil