Primeira e Única Missa de Dom Bosco no Altar de Maria Auxiliadora

Notícias

16/05/2024

Primeira e Única Missa de Dom Bosco no Altar de Maria Auxiliadora

Primeira e Única Missa de Dom Bosco no Altar de Maria Auxiliadora
Foto: Agenzia Info Salesiana (ANS)

No dia 16 de maio de 1887, Dom Bosco celebrou sua primeira e única Missa no altar de Maria Auxiliadora, na igreja do Sagrado Coração de Jesus, no Castro Pretorio, em Roma, igreja cuja construção lhe custou muito esforço e sofrimento nos últimos anos de sua vida. Naquela Missa, interrompida 15 vezes pelas lágrimas, Dom Bosco, já próximo do fim da sua vida mortal, teve a graça de compreender todo o caminho realizado nos mil apostolados e nas infinitas iniciativas para os jovens ao longo da sua vida, e o sonho que teve aos nove anos de repente tornou-se claro para ele, cumprindo, assim, a afirmação profética daquele sonho: “A seu tempo tudo compreenderás”.

Neste ano em que toda a Família Salesiana celebra o Bicentenário daquele sonho de Dom Bosco, o aniversário da Missa “no altar das lágrimas” – como ficou famoso na literatura salesiana – é uma oportunidade para redesenhar da mesma fonte que apoiou Dom Bosco durante toda a sua vida, como fundador da Congregação e da Família Salesiana, como formador e educador, guia espiritual, sacerdote e antes disso como cristão: a sua fé sem limites na Divina Providência. 

Essa confiança em Alguém que seria capaz de ir além de suas forças e suprir o que ele poderia ter feito era visível em todos os seus gestos e projetos; mas talvez sua manifestação mais clara e óbvia tenha sido quando ele aceitou a proposta de Leão XIII de assumir pessoalmente a construção da igreja do Sagrado Coração, que já estava esperando há vários anos para ser construída e que, por várias razões (econômicas, natureza do terreno, acordos devido aos trabalhos pré-existentes, a suspeita das autoridades civis anticlericais...) era humanamente desaconselhável.

Eis o que relatam a este respeito as Memórias Biográficas de Dom Bosco (MB XIV, 580-581):

Segundo as nossas Constituições, Dom Bosco não poderia comprometer-se plenamente num assunto de tal magnitude sem antes consultar o seu próprio Capítulo. Tendo chegado, portanto a Turim e reunido os seus conselheiros, explicou-lhes a proposta do Santo Padre. A discussão foi longa. Todos concordaram que a proposta pontifícia era honrosa, mas muito onerosa; ter dívidas superiores a trezentas mil liras não parecia prudente nem conscienciosamente aconselhável embarcar numa empresa que teria absorvido milhões. Da discussão passamos às votações: seis contra e apenas um a favor, certamente Dom Bosco.

Ao ver assim rejeitada a proposta do Santo Padre, sorriu e disse: “Todos vocês me deram um sonoro não, e tudo bem, porque agiram com a prudência necessária em casos graves e extremamente importantes como este. Mas se, em vez de um não, vocês me derem um sim, posso garantir que o Coração de Jesus enviará os meios para construir sua igreja, pagar nossas dívidas e ainda nos deixar uma bela gorjeta”.

Suas palavras, inspiradas por uma confiança tão viva na Providência Divina, mudaram repentinamente as opiniões, de modo que, quando a votação foi repetida, os seis nãos tornaram-se todos sim. Com efeito, visto que, examinado o desenho, se constatou que era demasiado estreito, decidiu-se imediatamente propor ao Santo Padre outro maior, que fosse digno do Sagrado Coração e de Roma. E assim foi feito.

A gorjeta nada mais era do que o hospício, que não fazia parte das intenções do Papa, mas seria um extra, dado quase como recompensa do Sagrado Coração. As dívidas da Congregação, como havia prometido o Servo de Deus [Dom Bosco, na época, NdE] e como atestou o Cardeal Cagliero nos julgamentos, foram pagas sem problemas”.

Com a construção do templo do Sagrado Coração no Castro Pretorio, Dom Bosco tornou-se, depois de apóstolo de Maria Auxiliadora, também apóstolo do Sagrado Coração de Jesus. E a "gorjeta" que Dom Bosco profetizou ainda está presente e viva, multiplicou-se e implanta o carisma salesiano na Cidade Eterna e no coração da Igreja.

Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS)

Mais Recentes

Celebração Litúrgica de Eusébia Palomino

“Se fizer os meus deveres com diligência, agradarei à Virgem Maria e um dia conseguirei ser sua filha no Instituto”

Inspetoria São João Bosco celebra o centenário da Presença Salesiana em Araxá (MG)

A comunidade católica de Araxá celebrou, com solenidade e espírito de gratidão, os 100 anos da presença da Congregação Salesiana no município. A Celebração Eucarística em ação de graças foi realizada no dia 4 de outubro no Santuário São Domingos de Gusmão, reunindo fiéis, educadores, religiosos e representantes da comunidade para marcar esta data histórica que atravessa gerações. A celebração eucarística foi presidida pelo Inspetor Salesiano, Padre Ricardo Carlos, e concelebrada por sacerdotes salesianos e diocesanos da forania de Araxá. Representando o Arcebispo Metropolitano de Uberaba, esteve presente Monsenhor Célio Lima, evidenciando a comunhão eclesial e o reconhecimento da relevância da missão salesiana na história religiosa, educativa e social da cidade. Ao longo do dia, a comunidade salesiana, acompanhada pelo Inspetor e pelo Diretor da Presença Salesiana em Araxá, Padre Jonathan Costa, dirigiu-se ao jazigo dos salesianos no cemitério local. No local, foi realizada uma oração em memória de todos os religiosos que, ao longo deste século, dedicaram suas vidas à evangelização, à educação da juventude e ao serviço pastoral na cidade. O gesto reforçou a dimensão de gratidão, memória e continuidade que marca esta celebração centenária. A programação contou ainda com a participação ativa de grupos da Família Salesiana, jovens do Colégio Dom Bosco Araxá, do Oratório Nossa Senhora Auxiliadora e membros da comunidade do Santuário, expressando a vitalidade do carisma de Dom Bosco entre as novas gerações. Ao celebrar este centenário, a presença salesiana em Araxá renova seu compromisso de continuar promovendo a educação integral, a evangelização e o cuidado com os jovens, mantendo viva a missão iniciada em 1926 e que, ao longo de cem anos, deixou marcas profundas na história do município. Clique aqui para conhecer um pouco mais das atividades pastoral do Santuário São Domingos de Gusmão em Araxá (MG). Fonte: Padre Jonathan Alex da Costa, SDB, Inspetoria Salesiana São João Boco

Reconhecida a validade do Processo Diocesano da Causa do Servo de Deus Luigi Bolla

No dia 6 de fevereiro de 2026 - data do ‘dies natalis’ (dia do nascimento para o Céu) do Servo de Deus (SdeD) Luigi (Luís) Bolla - foi enviada ao Postulador-Geral para as Causas dos Santos da FS, P. Pierluigi Cameroni SDB, a comunicação de que o Dicastério vaticano para as Causas dos Santos, em sua reunião ordinária de 14 de janeiro de 2026, concedeu validade jurídica ao Processo Diocesana da Causa de Beatificação e Canonização do SdeD Luís Bolla (Schio, Itália, 11 de agosto de 1932 - Lima, Peru, 6 de fevereiro de 2013), sacerdote professo da Sociedade Salesiana de São João Bosco e missionário entre os povos indígenas chuares e achuares, do Equador e do Peru. A decisão foi tomada após a verificação dos aspectos formais dos atos processuais e da solidez do conjunto probatório, considerando o número e a qualidade das testemunhas, bem como a documentação reunida. O Postulador-Geral disse que se trata de “uma conquista muito significativa, fruto do trabalho realizado com paixão e competência pelos membros do Tribunal Diocesano, de Lima (Peru), e por todos os que deram a sua contribuição, em especial a Comissão Histórica, os Censores Teólogos e o Vice-Postulador, P. Jesús Adrián Jurado Alarcón SDB”. O próximo passo é pedir ao Dicastério para as Causas dos Santos que nomeie um Relator, responsável por orientar a elaboração da ‘Positio super virtutibus’ do Servo de Deus. O Processo Diocesana foi conduzido na Cúria Arquiepiscopal de Lima, no Peru, entre 27 de setembro de 2021 e 30 de maio de 2025. A vida do P. Luís Bolla, conhecido pelos chuares e achuares como ‘P. Yankuam’, ensina que a missão não consiste simplesmente em “fazer algo”, mas em escolher “estar”, deixando-se transformar profundamente pelo encontro com aqueles a quem se é enviado. Ele soube concretizar o “sonho de Deus” para sua vida: ainda menino, em 1943 e 1944, entre os 11 e 12 anos, no oratório de Schio, Itália, ouviu — com plena convicção — a voz de Jesus que lhe indicava o caminho: seria missionário na selva, entre povos indígenas, levando-lhes a Palavra e caminhando longas distâncias pela floresta. Esse chamado se concretizou ao longo de toda a sua vida missionária, de 1953 a 2013.   Fonte: Agência Info Salesiana
O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil