Santa Maria Madalena: a “Apóstola dos Apóstolos”

Notícias

22/07/2025

Santa Maria Madalena: a “Apóstola dos Apóstolos”

Santa Maria Madalena: a “Apóstola dos Apóstolos”

Celebrado em 22 de julho, o Dia de Santa Maria Madalena homenageia uma das figuras mais enigmáticas e reverenciadas do Novo Testamento. Santa Maria Madalena, descrita pelo Evangelho de João como a primeira testemunha da ressurreição de Jesus Cristo, possui uma devoção que atravessa séculos e diversas tradições cristãs.
Maria Madalena é mencionada nos quatro Evangelhos como uma das mulheres que seguiram Jesus e testemunharam sua crucificação e sepultamento. Em particular, o Evangelho de João destaca seu papel ao narrar que foi a ela que Jesus ressuscitado primeiro apareceu. Esse encontro é marcado por um diálogo profundo, no qual Maria, ao reconhecer Jesus, é incumbida de anunciar aos discípulos a Boa Notícia de sua ressurreição (João 20, 1-18).

APÓSTOLA DOS APÓSTOLOS

Em 2016, o Papa Francisco elevou a memória litúrgica de Maria Madalena ao nível de festa, reconhecendo sua importância singular na história da Igreja. Em seu Decreto, o Papa recorda São Tomás de Aquino que a chamou de "Apóstola dos Apóstolos", um título que sublinha seu papel como a primeira mensageira da ressurreição. Esta decisão foi vista como um passo significativo para reconhecer a igualdade e a importância das mulheres no ministério de Jesus e na missão da Igreja.

Ao chamá-la de "Apóstola dos Apóstolos", o Papa destacou a sua missão de levar a mensagem de Cristo ressuscitado aos próprios apóstolos, um reconhecimento de sua liderança e testemunho. Santa Maria Madalena permanece uma figura central para a fé cristã, inspirando devotos com sua história de redenção, testemunho e devoção incansável. 

A IDENTIDADE DE MARIA MADALENA

Maria Madalena, cujo nome deriva de Magdala, aldeia de pescadores situada às margens ocidentais do Lago de Tiberíades, onde ela nasceu. O evangelista Lucas fala: “Jesus andava pelas cidades e aldeias anunciando a boa nova do Reino de Deus. Os Doze estavam com ele, como também algumas mulheres que tinham sido livradas de espíritos malignos e curadas de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios” (Lucas 8,1). Segundo análise bíblica, a expressão “sete demônios” poderia indicar um gravíssimo mal físico ou moral, que havia acometido a mulher, do qual Jesus a curou. No entanto, a tradição que perdura até hoje diz que Maria Madalena era uma prostituta porque, no capítulo 7 do Evangelho de Lucas, narra-se a história da conversão de uma anônima “pecadora da cidade, que ungia com perfume os pés de Jesus, convidado de um fariseu; após tê-los banhado com suas lágrimas, os enxugava com seus cabelos”.
Assim, sem nenhuma ligação textual, Maria de Magdala foi identificada com aquela prostituta anônima. Porém, há mais um equívoco, como explica o Cardeal Gianfranco Ravasi, biblista e teólogo: “A unção com óleo perfumado é um gesto feito também por Maria de Betânia, irmã de Marta e Lázaro, em outra ocasião, como diz o evangelista João. Assim, Maria de Magdala foi identificada, por algumas tradições populares, com a Maria de Betânia”.

Santa Maria Madalena permanece uma figura central para a fé cristã: discípula de Jesus, esteve presente aos pés da cruz quando ele foi crucificado e foi a primeira testemunha da ressurreição de Jesus. A data 22 de julho é uma oportunidade para refletir sobre a coragem e a liberdade interior desta “Apóstola dos Apóstolos” que não teme ser julgada pelas pessoas e corre para anunciar: “Eu vi o Senhor!” (Jo 20, 18).

Fonte: Com informações de Vatican News

 

Mais Recentes

Presença Salesiana de Araxá lança hino oficial em preparação aos 100 anos da chegada dos Salesianos à cidade

A Presença Salesiana de Araxá dá mais um passo marcante na preparação para o centenário da chegada dos Salesianos ao município, que será celebrado em 2026. Como parte das ações comemorativas, foi lançado oficialmente o hino dos 100 anos da presença salesiana em Araxá, uma composição inédita que celebra a história, a missão e o legado deixado por gerações de religiosos, educadores e jovens que fizeram e continuam fazendo parte dessa trajetória. O hino nasce com o objetivo de envolver toda a comunidade, ex-alunos, educadores, famílias, jovens, paroquianos e colaboradores, em um clima de gratidão, memória e compromisso com o futuro. A letra resgata a essência do carisma de Dom Bosco, recorda o cuidado com a juventude ao longo desses 100 anos e reforça a identidade salesiana marcada pela fé, alegria, educação e evangelização. Mais do que uma música comemorativa, o hino se torna um símbolo sonoro do centenário, pensado para ser cantado nas celebrações, encontros juvenis, eventos pastorais, escolares e comunitários ao longo deste ano jubilar. Ele expressa, em forma de canto, aquilo que a presença salesiana representa para Araxá desde 1926: uma casa que acolhe, um pátio que educa e uma igreja que envia. Segundo a direção da Presença Salesiana local, “o hino traduz em música aquilo que vivemos na prática há um século: o cuidado com a juventude, a força da fé, a presença de Maria Auxiliadora e a missão de formar bons cristãos e honestos cidadãos. É um convite para que todos façam parte desta celebração histórica”. O lançamento do hino integra a programação preparatória do centenário, que contará ainda com eventos religiosos, culturais, educativos e pastorais ao longo do ano, envolvendo toda a cidade. A música já passa a fazer parte das atividades oficiais e poderá ser utilizada por escolas, grupos juvenis, pastorais e comunidades como forma de celebrar e manter viva a memória dessa missão que transformou vidas em Araxá. Visite o Santuario São Domingos de Gusmão em Araxá(MG)Endereço Praça São Domingos - Centro, Araxá .   Clique aqui para acompanhar a programação Santuário   ‍Fonte: Inspetoria São João Bosco

Salesianos emitem Profissão Perpétua na Presença Salesiana de Pará de Minas (MG)

No dia 25 de janeiro, durante a Celebração Eucarística em Pará de Minas (MG), os salesianos Filipe Lopes, Hudson Campos e Murilo Souza emitiram a Profissão Perpétua na Congregação Salesiana, entregando definitivamente suas vidas ao serviço de Deus e da juventude. A Celebração foi presidida pelo Inspetor Salesiano, Padre Ricardo Carlos, que, em sua homilia, destacou o sentido profundo da consagração religiosa salesiana, marcada pela fidelidade a Cristo, pelo amor à Igreja e pela dedicação aos jovens, especialmente os mais pobres, segundo o carisma de Dom Bosco. Vivida como um intenso momento de fé, gratidão e testemunho vocacional, a Celebração reuniu religiosos, familiares, amigos, membros da Família Salesiana e da comunidade educativo-pastoral. A profissão perpétua dos três salesianos torna-se sinal de esperança e continuidade do carisma salesiano, reafirmando o chamado a viver com alegria, doação e compromisso a missão confiada por Deus. Este momento reforça a vitalidade da vocação salesiana e convida toda a comunidade a rezar por novas e santas vocações, para que o sonho de Dom Bosco continue vivo no coração da Igreja e do mundo. Fonte: Inspetoria Salesiana São João Bosco ‍        

Primeira profissão religiosa de sete noviços salesianos de diversas inspetorias do país

No dia 24 de janeiro, solenidade de São Francisco de Sales, padroeiro da Congregação Salesiana, foi celebrada a Primeira Profissão Religiosa de sete noviços salesianos. A solene celebração eucarística foi presidida por Dom Odelir José Magri, Bispo da Diocese de Chapecó (SC), com a concelebração de Dom Tarcísio Scaramussa SDB, Bispo emérito de Santos (SP), além dos Inspetores P. Ademir Ricardo Cwendrych, de Porto Alegre, P. Francisco Inácio Vieira Junior, de Recife, e P. Alexandre Luís de Oliveira, de São Paulo. Fonte: Agência Info Salesiana  
O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil