Semana do Meio Ambiente 2025: Sustentabilidade e fé na proteção da Casa Comum

Notícias

01/06/2025

Semana do Meio Ambiente 2025: Sustentabilidade e fé na proteção da Casa Comum

Semana do Meio Ambiente 2025: Sustentabilidade e fé na proteção da Casa Comum
Foto: Divulgação

O mês de junho é especialmente voltado para reflexões e conscientização sobre o cuidado com o meio ambiente. Com datas como Dia Nacional da Educação Ambiental (03), Dia da Ecologia (05), Dia Mundial do Meio Ambiente (05), Dia Nacional da Reciclagem (05), Dia Mundial dos Oceanos (08), Dia Internacional da Tartaruga Marinha (16), Dia Mundial de Combate à Seca e à Desertificação (17) e Dia do Gestor Ambiental (17), o mês já inicia com um semana voltada para o tema.

A Semana do Meio Ambiente, anualmente celebrada na primeira semana de junho, tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação ambiental e incentivar ações sustentáveis. A data foi instituída em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência de Estocolmo, que marcou o início de um movimento global em prol do meio ambiente. Nos últimos anos, o evento tem ganhado uma dimensão ainda mais significativa ao ser impulsionado pela mensagem de compromisso com a sustentabilidade da Igreja Católica, refletida nas recentes encíclica Laudato Si' (2015) e exortação apostólica Laudate Deum (2023) do Papa Francisco.

 A IGREJA CATÓLICA E O CUIDADO COM A CASA COMUM - A Igreja Católica, sob a liderança do Papa Francisco, tem intensificado sua abordagem sobre questões ambientais. Em 2015, o Papa lançou a encíclica Laudato Si', que trata da necessidade urgente de cuidar do planeta, a "Casa Comum". Esta encíclica destaca a interconexão entre todas as formas de vida e a importância de uma ecologia integral que agregue as dimensões ambientais, econômicas e sociais.

Na Laudato Si', o Papa Francisco chama a atenção para a crise ecológica causada pelo comportamento humano e a necessidade de mudanças profundas nas atitudes e estilos de vida. Ele enfatiza que "tudo está interligado" e que o cuidado com a natureza é inseparável do cuidado com as pessoas, especialmente os mais pobres e vulneráveis.

Já em 2023, Francisco lançou a exortação apostólica Laudate Deum, aprofundando ainda mais o compromisso da Igreja com a sustentabilidade. Este documento complementa a Laudato Si', sublinhando a necessidade de ações concretas e urgentes para combater a crise climática. O Papa reitera a responsabilidade de todos, incluindo instituições religiosas, governos, empresas e indivíduos, em promover a justiça ambiental e social.

Na exortação Laudate Deum, o Papa apela para que a comunidade global adote um modelo de desenvolvimento sustentável que respeite os limites do planeta e garanta uma vida digna para todos. Ele destaca a importância da educação ambiental e da espiritualidade ecológica, incentivando os fiéis a se engajarem ativamente na proteção do meio ambiente.

 

PLATAFORMA DE AÇÃO LAUDATO SI’ - A Plataforma de Ação Laudato Si’ é um espaço compartilhado onde a Igreja desenvolve uma resposta ousada e ativa à crise ecológica, tão urgentemente ilustrada na encíclica do Papa Francisco. A Plataforma prepara seus inscritos para agir agora, quando é “urgente e necessário” (LS 57). Ao se inscrever, as instituições recebem um conjunto completo de suporte para sua jornada em direção à ecologia integral. Confira abaixo um pouco do que é oferecido:

 - Guias e modelos do Plano Laudato Si' para que sua instituição, comunidade ou família tracem um caminho para a ação;

- Guias de reflexão e modelos que conectam seus valores centrais aos Objetivos Laudato Si' e servem como um farol de luz para os outros;

- Uma autoavaliação personalizada para ajudá-lo a entender onde você está hoje;

- Ações sugeridas, adaptadas às suas necessidades únicas, para causar o maior impacto em toda a ecologia integral;

- Recursos entre idiomas, setores e Objetivos de Laudato Si' para oferecer orientação do mundo real de parceiros que são especialistas em tomar medidas;

- Conexões com outros participantes e com grupos de trabalho setoriais para compartilhar interesses e desafios;

- Eventos oferecidos por uma comunidade diversificada de parceiros on-line e em regiões do mundo inteiro.

 

Conheça a Plataforma de Ação Laudato Si’ e inscreva-se clicando aqui.

 

ALIANÇA VERDE DOM BOSCO E “JUNTOS, PODEMOS!”

O mundo salesiano também conta com iniciativas voltadas para a sustentabilidade e cuidado com a Casa Comum. Além das ações locais promovidas nas casas salesianas, existe a Aliança Verde Dom Bosco (Don Bosco Green Alliance - DBGA), encabeçada pelos Salesianos de Dom Bosco (SDB), e a proposta “Juntos, podemos!”, comandada pelas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA).

A Aliança Verde Dom Bosco é uma plataforma internacional para o movimento de pessoas das instituições da Família Salesiana (FS) que contribuem para a ação, pensamento e política ambiental global.  Lançada em 2018, a Aliança é hoje uma plataforma ativa onde instituições, organizações e indivíduos da Família Salesiana trocam ideias e trabalham juntos em campanhas ambientais globais, tudo pelo “Amor à Criação”.

Assim como a Rede Salesiana Brasil (RSB) e diversas Inspetorias e casas da Congregação Salesiana, você também pode se inscrever na plataforma e se comprometer a cuidar da Casa Comum. Saiba mais clicando aqui.

Já o movimento encabeçado pelas Filhas de Maria Auxiliadora, o “Juntos, podemos!”, é uma iniciativa que busca reencontrar o gosto pela beleza da criação e a admiração diante das suas maravilhas, além de desenvolver a capacidade crítica de detectar as injustiças existentes num modelo de desenvolvimento que não respeita nem as pessoas nem o meio ambiente; e assumir um estilo de vida sóbrio e respeitoso no uso dos recursos naturais, também como responsabilidade com as gerações futuras e de solidariedade com os menos afortunados.

Você pode conhecer mais sobre a iniciativa “Juntos, podemos!” clicando aqui.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações da Plataforma de Ação Laudato Si’Don Bosco Green AllianceJuntos, podemos!

Mais Recentes

Protagonismo Juvenil e Engajamento: RSB Realiza Encontro On-line de Boas Práticas Comunicacionais e Produção Cultural

Iniciativa do Comitê de Comunicação da RSB reuniu obras sociais de diversas regiões do país para partilhar experiências de sucesso na produção de conteúdos para as redes sociais, que impulsionam o protagonismo juvenil No dia 16 de junho, a Rede Salesiana Brasil (RSB) promoveu o Encontro On-line de Boas Práticas Comunicacionais e Produção Cultural. Com o tema "Produção de conteúdos nas redes sociais: impulsionando o engajamento pelo protagonismo juvenil nas obras sociais", o evento teve como objetivo central viabilizar a socialização de experiências e disseminar ideias que potencializem a comunicação integrada e estratégica em toda a Rede. O encontro marca a continuidade de um esforço sistemático do Comitê de Comunicação da RSB para integrar as frentes comunicacionais e pastorais. O projeto, que vem ganhando força a cada ciclo, conta com um histórico de temas fundamentais debatidos. Em 2024, promoveu três encontros sobre: “O papel das rádios salesianas"; “A memória e a história salesiana” e “Expressões da identidade salesiana por meio da arte e da cultura". Em 2025, as presenças salesianas contaram com dois encontros que abordaram os seguintes temas: “Ecologia integral e boas práticas de sustentabilidade” e “Podcasts que evangelizam e conectam". Comunicação Estratégica e Captação de Recursos Dando continuidade ao processo iniciado em 2024, o encontro de 2026 contou com a mediação do Gestor de Comunicação da RSB, Thiago Silva Santos, e teve sua acolhida inicial conduzida pela Coordenadora de Comunicação da Inspetoria Maria Auxiliadora, Ir. Kelly Gaioso. “Encontros como este são fundamentais para fortalecer a missão salesiana em Rede. Eles nos permitem compartilhar experiências, conhecer iniciativas desenvolvidas em diferentes realidades do país e perceber como a comunicação pode ser um instrumento de transformação, evangelização e protagonismo juvenil. Além da troca de conhecimentos, esses momentos reforçam nossa identidade carismática e nos ajudam a construir caminhos cada vez mais alinhados ao jeito salesiano de educar, comunicar e acompanhar os jovens", comenta Thiago Santos, ao destacar o importante papel da comunicação para a missão salesiana no Brasil. Sobre as ressonâncias de eventos como esse nas presenças salesianas da Inspetoria Maria Auxiliadora, Ir. Kelly destaca que eles “fortalecem a comunhão entre as presenças e nos permitem reconhecer a riqueza das experiências que florescem em cada obra. Ao partilhar essas iniciativas, renovamos o sentido de pertença à grande Família Salesiana e constatamos que o carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello continua inspirando respostas criativas, significativas e transformadoras, tendo sempre os jovens como protagonistas e destinatários da nossa missão educativa e evangelizadora”. Além das mídias sociais, o evento trouxe um importante alerta sobre a sustentabilidade das instituições. A Gestora do “Projeto Capta Ação”, Sandra Sahd, fez uma fala de sensibilização sobre a importância da comunicação no processo de captação de recursos, demonstrando como uma narrativa bem estruturada e transparente é capaz de engajar doadores e parceiros institucionais na causa salesiana. “A comunicação é o que transforma uma causa em conexão. Ninguém apoia aquilo que não conhece, não compreende ou não sente. No processo de captação de recursos das obras sociais salesianas, comunicar não é apenas divulgar atividades ou pedir apoio financeiro; é tornar visível a transformação que acontece na vida das crianças, adolescentes e famílias atendidas. É mostrar que por trás de cada projeto existem histórias, sonhos e oportunidades sendo construídas. Foi exatamente isso que Dom Bosco e Madre Mazzarello fizeram muito antes de existir o conceito de captação de recursos, eles mobilizavam pessoas porque sabiam comunicar uma causa, inspirar confiança e convidar outros a fazer parte de uma missão maior. Quando comunicamos bem, não arrecadamos apenas recursos; construímos relacionamentos, engajamos pessoas e multiplicamos o impacto da missão salesiana", comenta Sandra. Rede em Ação: A Força das Práticas Locais O ponto alto do evento foi a rodada de partilhas, na qual educadores, gestores e os próprios jovens de diferentes estados do Brasil puderam apresentar o impacto das iniciativas comunicacionais locais. De acordo com Thiago Santos, o momento demonstrou na prática qual é o "jeito salesiano de comunicar”. “Apesar das diferentes realidades e contextos das obras salesianas, todas as boas práticas apresentadas carregam uma mesma essência: o jeito salesiano de comunicar. Cada experiência demonstrou que a comunicação ganha ainda mais força quando está integrada ao projeto educativo-pastoral, valoriza o protagonismo juvenil e se coloca a serviço da formação integral das pessoas. Isso mostra que comunicar, para nós, vai muito além de divulgar ações; é uma forma concreta de educar, evangelizar e gerar impacto positivo na vida dos jovens”, conclui Thiago. Confira as obras sociais salesianas que protagonizaram o momento de partilha das atividades durante o encontro: Associação de Recuperação do Menor Novo Lar (Viamão/RS)  Representada por sua Diretora Executiva, Cristina Hugentobler, e a Auxiliar de Comunicação, Daniela Paim, a obra social salesiana trouxe a perspectiva da gestão e execução de uma comunicação integrada ao trabalho social a partir da contribuição direta dos próprios jovens atendidos. Obra de Defesa da Infância Pobre - ODIP (Gravatá/PE) Evidenciando o protagonismo juvenil, a partilha da ODIP foi feita pela Jovem Aprendiz, Geovana dos Santos Alves, e a Comunicadora, Juliana Daiane da Silva Melo, as quais trouxeram alguns dos resultados e contribuições do “Projeto Ponto Cultural - PNAB” para a realidade dos atendidos e atendidas pela obra social pernambucana. As duas destacaram o desenvolvimento de habilidades comunicacionais proporcionado por iniciativas como o "Projeto PodJovem” e o grupo “Jovens 360º”, por exemplo. Casa Dom Bosco (Campo Grande/MS) A experiência da comunicação como ferramenta de transformação foi apresentada pela Coordenadora de Projetos, Caroline Rodrigues Virgilio, e pelo Educador de Educomunicação Maycon Vianna Silveira, a partir de vídeos que exemplificaram o trabalho da obra social salesiana com as juventudes do Mato Grosso do Sul. Centro de Estudos do Menor e Integração na Comunidade - CEMIC (Lins/SP) A mesa de partilhas foi encerrada com a participação da jovem educanda Laura dos Santos Camargo e do educador Louis Filiphe Silva de Carvalho. A apresentação das ações do CEMIC foi dividida em três pilares, compreendendo as atividades realizadas por idade: Pilar 1 - Explorando o desconhecido (06 a 10 anos); Pilar 2 - Superando obstáculos (11 a 14 anos) e Pilar 3 - Expressando Emoções e Voz Ativa (15 a 17 anos). Com iniciativas como esta, o Comitê de Comunicação da RSB reafirma que dar visibilidade às ações das obras sociais, por meio do olhar e da voz daqueles que atuam diretamente nas casas salesianas, é o caminho mais legítimo para evangelizar, educar e fortalecer a presença salesiana na sociedade como um todo, incluindo o universo digital, trazendo luz à transformação diária que acontece na vida de cada criança, adolescente e jovem. Por Janaina Lima, com o apoio da equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil e do Centro Salesiano de Formação.

Instituto Teológico Pio XI amplia atuação e abre espaço para novos cursos, retiros e experiências formativas em parceria

Centro de Formação, Espiritualidade e Convivência convida educadores, especialistas e palestrantes a desenvolverem iniciativas voltadas à formação integral da pessoa O Instituto Teológico Pio XI inicia uma nova etapa de sua trajetória com a reestruturação do Centro de Formação, Espiritualidade e Convivência, reforçando seu compromisso com a educação, a espiritualidade, o desenvolvimento humano e a promoção de experiências formativas que dialoguem com os desafios contemporâneos. A iniciativa integra o novo momento institucional da presença salesiana do Alto da Lapa e busca consolidar o Pio XI como um espaço permanente de acolhida, aprendizado, partilha de conhecimento e desenvolvimento integral, aberto à Igreja, educadores, pesquisadores, profissionais, agentes pastorais e à sociedade em geral. Como parte desse processo, o Centro está convidando professores, formadores, palestrantes e especialistas interessados em desenvolver cursos, workshops, retiros, jornadas formativas, grupos de estudo e outras iniciativas educacionais em parceria com a instituição. Segundo a proposta, os projetos serão construídos de forma colaborativa, unindo a expertise dos profissionais parceiros à tradição educativa salesiana e à infraestrutura oferecida pelo Pio XI. O modelo prevê apoio operacional, comercial, comunicação, divulgação, organização das inscrições e atendimento aos participantes, além da definição conjunta dos resultados financeiros de cada iniciativa. Um espaço preparado para formar e acolher Localizado em um ambiente reconhecido por sua tradição educativa e espiritual, o Centro de Formação, Espiritualidade e Convivência dispõe de uma estrutura completa para receber atividades de diferentes formatos e públicos. Entre os espaços disponíveis estão auditórios, salas de formação, ambientes de convivência, áreas verdes, infraestrutura de hospedagem, alimentação completa, estacionamento e espaços especialmente preparados para encontros, eventos, cursos e retiros. A proposta é oferecer não apenas um local para realização de atividades, mas um ambiente inspirador que favoreça a troca de experiências, o aprofundamento de conhecimentos, a convivência fraterna e o crescimento pessoal. Formação integral para os desafios do presente As iniciativas buscadas pelo Centro estão alinhadas aos valores humanos, educacionais, culturais, espirituais e sociais que caracterizam a missão salesiana. Entre as áreas prioritárias estão temas relacionados à formação humana, espiritualidade, educação, liderança, desenvolvimento humano, saúde emocional, convivência, cultura, teologia, estudos religiosos e questões sociais contemporâneas. A proposta também está aberta a novas temáticas que contribuam para a formação integral das pessoas e promovam reflexões relevantes para a sociedade atual. Construindo conhecimento em rede A abertura para novas parcerias representa uma oportunidade para que especialistas e profissionais compartilhem conhecimentos, ampliem o alcance de suas iniciativas e construam experiências formativas em um ambiente consolidado e reconhecido pela tradição salesiana. Ao fortalecer redes de colaboração e incentivar a criação de novos espaços de aprendizagem, o Pio XI reafirma sua vocação como centro de formação, espiritualidade e convivência, colocando sua estrutura e experiência a serviço da educação e do desenvolvimento humano. Os interessados em apresentar propostas e conhecer as possibilidades de parceria podem entrar em contato com a equipe do Centro de Formação, Espiritualidade e Convivência para agendar uma conversa e alinhar projetos futuros. Informações e contato:E-mail: formacao@sdblapa.com.brWhatsApp: (11) 97633-5328 Foto retirada do portal: https://www.sdblapa.com.br/ 

Conselhos da ISJB-SDB e da IMM-FMA realizam reunião conjunta para fortalecer a missão salesiana

Da esquerda pra direita na foto: Ir. Maria Cassiana da Costa, Padre Sedney Manja, Padre Paulino Júnior, Ir. Jane Maria da Silva, Padre Moacir Scari Ir. Teresinha Ambrosim, Padre Ricardo Carlos, Ir. Amélia de Assis Castro, Padre Adenilson Rubim, Ir. Mariluce Gonçalves Dorileo, Ir. Rosa Idalia Pesca, Ir. Maria Ria Zampirolli, Padre Denis Dutra, Padre João Carlos, Ir. Rosângela Maria Clemente, Ir. Áurea Martins Lopes e Padre Geraldo Adair. Nesta quarta-feira, 24 de junho, a Inspetoria São João Bosco (ISJB-SDB) e a Inspetoria Madre Mazzarello (IMM-FMA) realizam uma reunião conjunta de seus Conselhos Inspetoriais na Casa Inspetorial Madre Mazzarello, em Belo Horizonte (MG). O encontro tem como objetivo fortalecer a comunhão, o diálogo e a articulação de ações entre Salesianos de Dom Bosco (SDB) e Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), em sintonia com o carisma salesiano. A programação teve início com a Celebração Eucarística presidida pelo Padre Ricardo Carlos, seguida de momentos de partilha e reflexão sobre os Capítulos Gerais das duas congregações. Entre os temas abordados estiveram os principais encaminhamentos do Capítulo Geral 29 dos Salesianos de Dom Bosco e os eixos prioritários do Capítulo Geral XXV das Filhas de Maria Auxiliadora. Ao longo da manhã, os participantes também compartilharam as linhas gerais da Pastoral Juvenil de cada Inspetoria, refletiram sobre possibilidades de atuação conjunta e avaliaram perspectivas para o fortalecimento da missão educativa e evangelizadora junto aos jovens. No período da tarde, a programação segue com a reunião do Conselho Inspetorial da ISJB-SDB, no Centro Inspetorial, dedicada à análise de temas relacionados à Diretoria Executiva, à Auditoria e à Pastoral Juvenil Salesiana (PJS), além de outros assuntos estratégicos para a vida e a missão da Inspetoria. O encontro reafirma o compromisso das duas Inspetorias com o trabalho em rede, a corresponsabilidade pastoral e a busca constante de caminhos que favoreçam uma presença salesiana cada vez mais significativa junto à juventude.
O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil