O Projeto Pró-Rede é uma iniciativa transformadora da Rede Salesiana Brasil (RSB), que busca fortalecer a identidade carismática e a sustentabilidade institucional das obras sociais salesianas em todo o país. Desde seu início, em 2017, a proposta se consolidou como um instrumento de ressignificação e renovação das práticas educativas e pastorais, alinhando-as aos desafios contemporâneos e às demandas dos territórios onde as obras estão inseridas.
O Pró-Rede adota uma abordagem estratégica e personalizada para a realidade de cada obra, realizando diagnósticos detalhados das obras sociais para entender seus desafios e necessidades. Segundo Eduardo Batista, formador do projeto, "a captação de recursos, a rotatividade de equipes e as mudanças de políticas públicas são alguns dos maiores desafios enfrentados pelas obras. Além disso, os jovens e famílias enfrentam as mazelas sociais, como violências e traumas profundos, que exigem equipes bem preparadas e processos integrados".
Por meio de formações nos cadernos de identidade da Ação Social da RSB e do fortalecimento dos processos de pastoral, o projeto ajuda as obras a se reconectarem com o carisma salesiano. Eduardo destaca: "As reflexões realizadas ao longo do processo são sempre vinculadas ao carisma, possibilitando uma renovação genuína. Isso é possível porque a equipe do Pró-Rede é composta por profissionais que vivenciaram e imergiram no universo salesiano."
Uma das características que tornam o Pró-Rede único é sua abordagem personalizada. A equipe do projeto é formada por especialistas com vasta experiência em suas áreas de atuação e no carisma salesiano. "Nós reconhecemos e valorizamos a história das obras no território. Muitas têm mais de 30 anos de atuação, e esse legado precisa ser considerado para construímos as propostas de ressignificação," explica Eduardo.
O impacto do Pró-Rede também é sentido pelos jovens atendidos. As estratégias pedagógicas inovadoras, como as metodologias ativas baseadas no método RPI (Reflexão, Proposta e Intervenção), têm promovido maior engajamento e participação dos atendidos. Além disso, projetos voltados ao estilo de vida, tecnologia e orientação para projetos de vida têm se mostrado fundamentais.
Eduardo destaca que "o projeto busca centralizar suas ações nos atendidos, promovendo um impacto direto na vida deles. Percebemos avanços significativos, tanto no engajamento quanto no protagonismo desses jovens."
Até 2024, o Pró-Rede já impactou 27 obras sociais em várias regiões do Brasil, com previsão de expansão para 8 novas presenças. Entre os resultados destacam-se:
- Implementação de projetos de presença como o Geração 2030 e o Tapiri, que norteiam as ações das obras em seus territórios.
- Capacitação das equipes em gestão, metodologias ativas e projetos educativos-pastorais.
- Promoção de uma mentalidade projetual, resgatando a intencionalidade e a eficiência nas ações educativas.
Para Eduardo Batista, “quando falamos de ressignificação, convidamos as obras a darem foco nas demandas reais do território, renovando métodos de planejamento e organização e construindo caminhos de sustentabilidade financeira e carismática.”
As obras participantes destacam o impacto positivo do Pró-Rede em suas práticas. No Centro Juvenil São Pedro, em Campos dos Goytacazes (RJ), Beatriz Mateus Pereira relata:
“A escuta qualificada da equipe do Pró-Rede nos permitiu uma leitura apurada do território, trazendo ferramentas práticas e um mergulho profundo na nossa identidade carismática. Estamos convictos de que cumpriremos nossa missão com ainda mais excelência.”Já na Obra Social Crescendo Juntos, em Belford Roxo (RJ), Stevie Santos da Fonseca afirma:
“A visita do Pró-Rede nos ajudou a perceber a verdadeira essência pastoral salesiana que vivemos no dia a dia. A dinâmica simples e integradora da equipe trouxe clareza e renovação para nossas ações educativas.”
Em 2024, entre as obras sociais da RSB que receberam ações do projeto, destacam-se:
Inspetoria São João Bosco
⁃ Centro Juvenil Dom Bosco - Belo Horizonte (MG)
⁃ Centro Juvenil Oratório Mamãe Margarida – Niterói (RJ)
⁃ Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco – Palmas (TO)
⁃ Centro Juvenil São Domingos Sávio - Pará De Minas (MG)
⁃ Centro Juvenil São Pedro - Campos Dos Goytacazes (RJ)
Inspetoria Madre Mazzarello
⁃ Centro De Acolhida Chiara Palazzoli – Contagem (MG)
⁃ Centro Juvenil Padre Giovanni Pini - Aparecida De Goiânia (GO)
⁃ Centro Juvenil Salesiano Santa Maria Mazzarello – Linhares (ES)
⁃ Fundação Menino Jesus - Ponte Nova (MG)
⁃ Oratório Diário Madre Madalena Morano – Barbacena (MG)
⁃ Instituto Nossa Senhora Auxiliadora - Ouro Preto (MG)
⁃ Instituto Santa Terezinha – Guiratinga (MT)
⁃ Obra Promocional Salesiana - Minas Novas (MG)
⁃ Obra Social Crescendo Juntos - Belford Roxo (RJ)
⁃ Obra Social Vill'agindo Para Ser Feliz - Cachoeiro De Itapemirim (ES)
⁃ Obras Sociais Nossa Senhora Da Penha - Rio De Janeiro (RJ)
Inspetoria Maria Auxiliadora
⁃ Centro Juvenil Dom Bosco – Fortaleza (CE)
⁃ Centro Juvenil Maria Auxiliadora – Penedo (AL)
⁃ Centro Maria Auxiliadora - Pró Menor – Petrolina (PE)
⁃ Obra De Defesa Da Infância Pobre – Gravatá (PE)
Missão Salesiana do Mato Grosso
⁃ Casa Dom Bosco – Campo Grande (MS)
⁃ Salesianos Ampare – Campo Grande (MS)
⁃ Cidade Dom Bosco – Corumbá (MS)
Inspetoria Nossa Sra Auxiliadora
- Centro Social Salesiano - Pindamonhagaba (SP)
- Associação de Cooperadores Salesianos de Pindamonhagaba - Projeto Jataí - Pindamonhagaba (SP)
- Obra Social São Luis - Lorena (SP)
O Pró-Rede é um projeto que busca promover inovação, reforçando o compromisso salesiano com a juventude em situação de vulnerabilidade. Ao atuar em rede, as obras sociais salesianas reafirmam seu papel como agentes de transformação social, educando para a vida e promovendo dignidade e esperança.
Com o Pró-Rede, a Rede Salesiana Brasil segue o legado de Dom Bosco e Madre Mazzarello, iluminando caminhos para que jovens se tornem bons cristãos e honestos cidadãos. É a certeza de que o carisma salesiano continuará vivo e operante nos corações de nossas presenças.
Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil