Um tempo novo nos é dado: do Coração de Deus ao Coração da humanidade, no espelho do grande coração de Dom Bosco

Notícias

10/12/2024

Um tempo novo nos é dado: do Coração de Deus ao Coração da humanidade, no espelho do grande coração de Dom Bosco

Mensagem do Vigário do Reitor-Mor

Um coração grande como as praias do mar

Pe. Stefano Martoglio – Vigário do Reitor-Mor dos Salesianos

Um tempo novo nos é dado: do coração de Deus ao coração da humanidade, no espelho do grande coração de Dom Bosco.

 

Caros amigos e leitores, neste número de dezembro do Boletim Salesiano, escrevo a vocês com os melhores votos de um feliz ano novo! De um tempo novo que nos é dado para viver com intensidade e com “novidade de vida” e faço meu, como augúrio propício e oportuno, o presente que o Santo Padre nos deu por esses dias: a Carta Encíclica Dilexit Nos sobre o amor humano e divino do Coração de Jesus Cristo.

Nós, salesianos, estamos habituados a cantar: “Deus deu-nos um coração grande / como as praias do mar. / Deus deu-nos o espírito: / libertou o seu amor”.

O Papa Pio XI, que o conhecia bem, disse que Dom Bosco tinha uma “belíssima particularidade”: era “um grande amante de almas” e as via “no pensamento, no coração, no sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo”. Além disso, no brasão da nossa Congregação figura um coração ardente.

O Papa Francisco introduz assim o nº 2 da Dilexit Nos: “Para exprimir o amor de Jesus Cristo, recorre-se frequentemente ao símbolo do coração. Há quem se interrogue se isto atualmente tenha um significado válido. Porém, é necessário recuperar a importância do coração”.

Como é forte esta colocação do nosso Papa para nos indicar o modo novo de viver, num tempo novo que nos é dado, o ano que virá.

No n. 21, o Papa Francisco escreve: “O núcleo de cada ser humano, o seu centro mais íntimo, não é o núcleo da alma, mas da pessoa inteira na sua identidade única, que é alma e corpo. Tudo está unificado no coração, que pode ser a sede do amor com todos os seus componentes espirituais, psíquicos e também físicos. Em última análise, se aí reina o amor, a pessoa realiza a sua identidade de forma plena e luminosa, porque cada ser humano é criado sobretudo para o amor; é feito nas suas fibras mais profundas para amar e ser amado”.

E no n. 27 desta mesma Carta Encíclica: “Perante o Coração de Jesus vivo e atual, o nosso intelecto, iluminado pelo Espírito, compreende as palavras de Jesus. Assim, a nossa vontade põe-se em ação para as praticar. Mas isso poderia permanecer como uma forma de moralismo autossuficiente. Ouvir, saborear e honrar o Senhor pertence ao coração. Só o coração é capaz de colocar as outras faculdades e paixões e toda a nossa pessoa numa atitude de reverência e obediência amorosa ao Senhor”. Não me alongo mais, esperando ter incentivado todos a lerem esta esplêndida Carta Encíclica que não é só um grande presente para viver de modo novo o tempo que nos é dado, e já seria suficiente; mas é também uma indicação profundamente “salesiana”.

Quanto Dom Bosco escreveu e trabalhou precisamente na difusão da devoção ao Sagrado Coração de Jesus, como amor divino que acompanha a nossa realidade humana!

 

Um estímulo magnífico

Nas Memórias Biográficas, volume VIII, (páginas 243–244 do original italiano), encontramos assim escrito, em referência a Dom Bosco: “A devoção ao Sagrado Coração, que na sua alma era ardentíssima, animava todas as suas obras, dava a eficácia às suas conversas familiares, às suas prédicas e ao exercício do seu ministério, de modo que todos ficavam encantados e convencidos (diz o testemunho do padre Bonetti). Pareceu também que o Sagrado Coração cooperasse mesmo com ajudas sobrenaturais no cumprimento da sua árdua missão”.

Esse testemunho da devoção de Dom Bosco ao Sagrado Coração identifica-se “plasticamente” com a basílica homônima construída por Dom Bosco em Roma a pedido do Papa.

O edifício material remete-nos e chama-nos a todos para a “monumental” devoção de Dom Bosco ao Sagrado Coração. Tal como para Nossa Senhora, também para o Sagrado Coração a devoção de Dom Bosco manifesta-se nas igrejas que construiu. Porque a devoção ao Sagrado Coração é a Eucaristia, o culto eucarístico.

O coração de Dom Bosco, em constante amor para com a Eucaristia, é um estímulo magnífico pessoal para tornar vivo e verdadeiro este novo ano. Um verdadeiro e profundo augúrio de bom ano novo vivido em plenitude. Como prossegue o cântico: “Formaste homens / de coração são e forte: / enviaste-os pelo mundo a anunciar / o Evangelho da alegria”.

Tenho o prazer de concluir esta breve Mensagem desejando a todos, de coração, um bom ano novo, com a imagem que o Papa Francisco reporta nas primeiras páginas da Encíclica, referindo-se aos ensinamentos da sua avó sobre o significado do nome dos doces de carnaval, as “busie” - porque na cozedura a massa enche-se e fica vazia - portanto tem o exterior a que corresponde um vazio dentro; parecem cheias por fora, mas não são, são “busie”.

Que o ano novo seja para todos nós cheio e rico de substância, concretizando no acolhimento de Deus que vem ao meio de nós. A sua vinda traga paz e verdade, isto é, o que se vê por fora corresponde àquilo que há dentro! Augúrios de coração a todos vocês!

 

Fonte: Boletim Salesiano

Mais Recentes

Nota – Férias Coletivas do Escritório Nacional da Rede Salesiana Brasil

O Escritório Nacional da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília, estará em período de férias coletivas de 22 de dezembro a 5 de janeiro, com retorno às atividades no dia 6 de janeiro. Neste tempo de pausa e renovação, desejamos que o Natal seja vivido com fé, simplicidade e esperança, à luz do Menino Jesus, e que o Ano Novo traga saúde, paz e novo ardor missionário para seguirmos, juntos, na missão de educar e evangelizar à maneira de Dom Bosco. Que o espírito natalino fortaleça nossos laços de comunhão e reacenda em cada coração o compromisso com os jovens, especialmente os mais vulneráveis. Feliz Natal e um Ano Novo abençoado!    

P. Adalberto Alves de Jesus toma posse como novo Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso

A cerimônia de posse do novo Inspetor da Inspetoria Salesiana do Brasil - Campo Grande (BCG) ocorreu no dia 17 de dezembro, na Igreja da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. A Eucaristia foi presidida pelo P. Gabriel Romero, Conselheiro para a Região América Cone Sul. Também participaram da Santa Missa o Arcebispo Emérito de Campo Grande, Dom Vitório Pavanello, e os Inspetores das Inspetorias Salesianas de São Paulo, P. Alexandre Luís de Oliveira; de Porto Alegre, P. Ademir Ricardo Cwendrych; de Belo Horizonte, P. Ricardo Carlos; de Manaus, P. Felipe Bauzière; além do P. Ildelfonso Mesquita, Diretor da Casa Inspetorial do Recife, representando o Inspetor da BRE. A igreja estava cheia de integrantes de vários grupos da FS, especialmente de Filhas de Maria Auxiliadora, entre as quais a Ir. Alaíde Deretti, Inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (São Paulo), e a Ir. Terezinha Ambrosim, Inspetora da Inspetoria Madre Mazzarello.   Agência Info Salesiana

2º Domingo do Advento: Um chamado à conversão e à preparação espiritual

O 2º Domingo do Advento é um momento especial no calendário litúrgico cristão, marcado pela reflexão sobre a conversão e o preparo para a chegada de Jesus. Neste dia, as leituras bíblicas destacam a figura de João Batista, que clama no deserto: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas” (Mateus 3,1-12). Sua mensagem convoca os cristãos a uma mudança interior e ao arrependimento, essenciais para acolher o Salvador. A vela acesa no 2º domingo, geralmente de cor roxa, simboliza a esperança e o compromisso de preparar o coração para o Natal. Este é o tempo de abrir espaços na vida para o amor, a paz e a justiça, valores centrais do nascimento de Cristo. A espiritualidade salesiana ressoa profundamente com o espírito do Advento, incentivando a vivência do amor fraterno e a construção de um mundo mais justo, especialmente junto aos jovens e mais vulneráveis. Comunicação da Rede Salesiana Brasil
Somos Rede
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil