O Projeto Escola [h(i²a²)q], lançado este ano pela Rede Salesiana Brasil (RSB), é uma iniciativa que visa impulsionar e potencializar a missão das escolas salesianas no país. Com o objetivo de fortalecer a identidade carismática, intensificar a qualidade do aprendizado e qualificar os processos de gestão, o projeto propõe uma transformação profunda nas unidades educacionais da Rede.
O [h(i²a²)q], sigla que significa “Humanista, Inteligente, Inovadora, com Aprendizagem de Alta Qualidade”, reforça seu compromisso com o alinhamento organizacional e executivo às diretrizes da RSB para a educação básica, integrado ao ecossistema educacional da Editora Edebê. Inspirado pelos princípios humanistas e pela busca constante por inovação e excelência, o projeto foca em:
- Renovação das práticas escolares para atender às demandas contemporâneas.
- Planejamento estratégico com uma abordagem voltada a projetos.
- Sustentabilidade financeira e carismática como pilares de atuação.
No mês de setembro, foram realizadas as primeiras visitas diagnósticas às unidades de Manaus (AM), incluindo o Centro Educacional Santa Teresinha e o Colégio Dom Bosco – Centro. Simultaneamente, a equipe do projeto iniciou análises remotas em outras 11 unidades escolares, abrangendo estados como Pará, Rondônia, Pernambuco e Minas Gerais.
“O projeto [h(i²a²)q] traz grandes expectativas para o Colégio Dom Bosco, pois visa fortalecer o carisma e o desenvolvimento institucional das escolas salesianas. Esse projeto será um catalisador para aprimorar ainda mais a nossa prática educativa, promovendo uma formação integral e de excelência para nossos alunos.”
— Sandra Elaine Siqueira Corrêa, Diretora Pedagógica do Colégio Dom Bosco – Centro“Superou o que estava pensando. Foi incrível ver algo sendo construído por todos os envolvidos na gestão da escola. Esse projeto trouxe esperança e inovação para nossa ação educativa pastoral.”
— Ir. Magda da Costa Marcelino, Diretora Financeira do Centro Educacional Santa Teresinha
O Projeto Escola [h(i²a²)q] se baseia em cinco pilares principais:
- Adaptação aos referenciais da RSB: Utilização de diretrizes pedagógicas salesianas e ferramentas da Editora Edebê.
- Formação de gestores: Desenvolvimento de competências para a promoção da sustentabilidade carismática e inovação nas escolas.
- Tutoria para implementação: Suporte especializado para adoção de propostas inovadoras e alinhadas à realidade de cada escola.
- Apoio inspetorial: Fortalecimento da articulação entre escolas e inspetorias para garantir alinhamento político e pedagógico.
- Avaliação e monitoramento: Mensuração dos impactos técnicos e carismáticos do projeto.
- Avaliação dos espaços: verificar a qualidade dos espaços educacionais para que sejam educativos e envolventes.
A proposta do projeto vai além da gestão administrativa e pedagógica. Ele busca que, ao olhar para uma escola salesiana, mesmo sem entrar na estrutura, as famílias reconheçam de imediato o carisma e a qualidade do ensino oferecido. Anderson, ao falar sobre os primeiros passos do projeto destaca que “queremos que as escolas somem em rede, com o carisma salesiano presente em cada ação e com excelentes resultados pelos nossos alunos. Temos grandes desafios pela frente, mas estamos confiantes de que o projeto ajudará as escolas a se tornarem referências em suas comunidades.”
Esta primeira etapa do projeto, tem sido realizada ao longo de cinco meses, incluindo diagnóstico, formações e elaboração de planos de ação. O investimento inicial é custeado pela RSB, enquanto as escolas e inspetorias contribuirão com recursos logísticos, como hospedagem e espaço para atividades.
Embora esteja apenas começando, o Projeto Escola [h(i²a²)q] já tem planos de expansão. O objetivo é alcançar cerca de 100 unidades em todo o Brasil, promovendo um impacto duradouro e consolidando o carisma salesiano como referência na educação básica.
Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil