Ainda dá tempo de participar do Festival de Cinema Salesiano
15/06/2023

Ainda dá tempo de participar do Festival de Cinema Salesiano

Ainda dá tempo de participar do Festival de Cinema Salesiano

Com o grande sucesso da 1ª edição, em 2021, o Dicastério para a Comunicação Social Salesiana deu continuidade ao Festival Global de Cinema Juvenil Dom Bosco (Don Bosco Global Youth Fim Festival - DBGYFF), trazendo a sua segunda edição em 2023. Este ano, o evento convida os(as) jovens de todas as presenças salesianas do mundo a inscreverem suas produções audiovisuais a partir do tema “O amor constrói a paz e a solidariedade”. Confira abaixo os detalhes do festival:

 

DATA DO FESTIVAL

13 e 14 de outubro de 2023

 

TEMA

Todos os conteúdos enviados devem ser baseados no tema do DBGYFF 2023: “O amor constrói a paz e a solidariedade”

 

QUEM PODE PARTICIPAR

Jovens de 14 a 25 anos de idade

 

CATEGORIAS ACEITAS

Todas as obras cinematográficas de qualquer gênero

(Filmes que retratam crueldade com seres vivos, nudez e conteúdo maldosos não serão aceitos)

 

DURAÇÃO

As obras audiovisuais inscritas não devem exceder cinco minutos

 

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Antes de iniciar a inscrição revise as Especificações Técnicas estipuladas para o Festival.

 

INSCRIÇÕES

Até 31 de julho de 2023

Inscreva-se clicando aqui

 

O lema deste ano convida os(as) jovens a sonhar alto, a emergir como embaixadores do amor e a semear a paz e a solidariedade entre todos os povos. O DBGYFF 2023 premiará em dinheiro os 10 melhores filmes da categoria “Mundo” (10 na subcategoria “Júnior” - de 14 a 19 anos, e 10 na subcategoria “Sênior” - de 20 a 25 anos), os 70 melhores filmes da categoria “Região” (10 da região África-Madagascar / 10 da Interamerica / 10 da América Cone Sul / 10 da Ásia Oriental e Oceânia / 10 da Mediterrânea / 10 da Europa Centro-Norte / 10 da Ásia Sul) e os 100 melhores filmes da categoria “Locais”.

O Festival Global de Cinema Juvenil Dom Bosco 2023 será realizado nos dias 13 e 14 de outubro, em 136 países, com transmissão on-line pelo site ofocial do DBGYFF.

Por equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações do dbgyff.com

Mais Recentes

Celebração Litúrgica de Eusébia Palomino

“Se fizer os meus deveres com diligência, agradarei à Virgem Maria e um dia conseguirei ser sua filha no Instituto”

Inspetoria São João Bosco celebra o centenário da Presença Salesiana em Araxá (MG)

A comunidade católica de Araxá celebrou, com solenidade e espírito de gratidão, os 100 anos da presença da Congregação Salesiana no município. A Celebração Eucarística em ação de graças foi realizada no dia 4 de outubro no Santuário São Domingos de Gusmão, reunindo fiéis, educadores, religiosos e representantes da comunidade para marcar esta data histórica que atravessa gerações. A celebração eucarística foi presidida pelo Inspetor Salesiano, Padre Ricardo Carlos, e concelebrada por sacerdotes salesianos e diocesanos da forania de Araxá. Representando o Arcebispo Metropolitano de Uberaba, esteve presente Monsenhor Célio Lima, evidenciando a comunhão eclesial e o reconhecimento da relevância da missão salesiana na história religiosa, educativa e social da cidade. Ao longo do dia, a comunidade salesiana, acompanhada pelo Inspetor e pelo Diretor da Presença Salesiana em Araxá, Padre Jonathan Costa, dirigiu-se ao jazigo dos salesianos no cemitério local. No local, foi realizada uma oração em memória de todos os religiosos que, ao longo deste século, dedicaram suas vidas à evangelização, à educação da juventude e ao serviço pastoral na cidade. O gesto reforçou a dimensão de gratidão, memória e continuidade que marca esta celebração centenária. A programação contou ainda com a participação ativa de grupos da Família Salesiana, jovens do Colégio Dom Bosco Araxá, do Oratório Nossa Senhora Auxiliadora e membros da comunidade do Santuário, expressando a vitalidade do carisma de Dom Bosco entre as novas gerações. Ao celebrar este centenário, a presença salesiana em Araxá renova seu compromisso de continuar promovendo a educação integral, a evangelização e o cuidado com os jovens, mantendo viva a missão iniciada em 1926 e que, ao longo de cem anos, deixou marcas profundas na história do município. Clique aqui para conhecer um pouco mais das atividades pastoral do Santuário São Domingos de Gusmão em Araxá (MG). Fonte: Padre Jonathan Alex da Costa, SDB, Inspetoria Salesiana São João Boco

Reconhecida a validade do Processo Diocesano da Causa do Servo de Deus Luigi Bolla

No dia 6 de fevereiro de 2026 - data do ‘dies natalis’ (dia do nascimento para o Céu) do Servo de Deus (SdeD) Luigi (Luís) Bolla - foi enviada ao Postulador-Geral para as Causas dos Santos da FS, P. Pierluigi Cameroni SDB, a comunicação de que o Dicastério vaticano para as Causas dos Santos, em sua reunião ordinária de 14 de janeiro de 2026, concedeu validade jurídica ao Processo Diocesana da Causa de Beatificação e Canonização do SdeD Luís Bolla (Schio, Itália, 11 de agosto de 1932 - Lima, Peru, 6 de fevereiro de 2013), sacerdote professo da Sociedade Salesiana de São João Bosco e missionário entre os povos indígenas chuares e achuares, do Equador e do Peru. A decisão foi tomada após a verificação dos aspectos formais dos atos processuais e da solidez do conjunto probatório, considerando o número e a qualidade das testemunhas, bem como a documentação reunida. O Postulador-Geral disse que se trata de “uma conquista muito significativa, fruto do trabalho realizado com paixão e competência pelos membros do Tribunal Diocesano, de Lima (Peru), e por todos os que deram a sua contribuição, em especial a Comissão Histórica, os Censores Teólogos e o Vice-Postulador, P. Jesús Adrián Jurado Alarcón SDB”. O próximo passo é pedir ao Dicastério para as Causas dos Santos que nomeie um Relator, responsável por orientar a elaboração da ‘Positio super virtutibus’ do Servo de Deus. O Processo Diocesana foi conduzido na Cúria Arquiepiscopal de Lima, no Peru, entre 27 de setembro de 2021 e 30 de maio de 2025. A vida do P. Luís Bolla, conhecido pelos chuares e achuares como ‘P. Yankuam’, ensina que a missão não consiste simplesmente em “fazer algo”, mas em escolher “estar”, deixando-se transformar profundamente pelo encontro com aqueles a quem se é enviado. Ele soube concretizar o “sonho de Deus” para sua vida: ainda menino, em 1943 e 1944, entre os 11 e 12 anos, no oratório de Schio, Itália, ouviu — com plena convicção — a voz de Jesus que lhe indicava o caminho: seria missionário na selva, entre povos indígenas, levando-lhes a Palavra e caminhando longas distâncias pela floresta. Esse chamado se concretizou ao longo de toda a sua vida missionária, de 1953 a 2013.   Fonte: Agência Info Salesiana

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil