27/05/2025

ANEC celebra 80 anos de história com fé, inovação e compromisso com a educação

ANEC celebra 80 anos de história com fé, inovação e compromisso com a educação
O evento em Brasília contou com a participação da Irmã Adair Aparecida Sberga, FMA e outras autoridades, educadores e instituições para homenagear o papel da Educação Católica no Brasil

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) completou 80 anos de atuação dedicada à promoção de uma educação que une excelência acadêmica, valores cristãos e compromisso social. Para marcar esse importante marco, foi realizada nesta quinta-feira, 22 de maio, uma Celebração Eucarística no Santuário São João Bosco, em Brasília (DF), seguida de um jantar comemorativo que reuniu lideranças religiosas, representantes de órgãos públicos e instituições de ensino de todo o país.

Entre os participantes da cerimônia esteve a Irmã Adair Aparecida Sberga, FMA, Diretora do ISECENSA (Instituto Superior de Educação do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora) e atual Vice-Presidente do Conselho Superior da ANEC. Sua presença representou o compromisso contínuo da entidade com a formação integral dos estudantes, uma formação que vai além do conteúdo acadêmico e valoriza o desenvolvimento ético, espiritual e social dos alunos.

A celebração dos 80 anos da ANEC contou com a presença de representantes de instituições como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), o Ministério da Educação (MEC), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Conselho Nacional de Educação (CNE), o Senado Federal, Conselhos Estaduais de Educação, congregações religiosas, editoras católicas, empresas educacionais parceiras e inúmeros colaboradores que caminham com a ANEC ao longo de sua história.

O evento foi mais do que uma comemoração: foi também um momento de renovação do compromisso com os princípios que norteiam a Educação Católica. Uma tradição que, ao longo de décadas, alia fé e conhecimento, tradição e inovação. A ANEC tem como missão promover uma educação de qualidade social, voltada para a construção de uma sociedade mais justa, ética, inclusiva e solidária. Em tempos desafiadores, essa missão se torna ainda mais essencial.

As comemorações não param por aí. Em continuidade à celebração, uma audiência especial foi realizada no Senado Federal nesta sexta-feira, 23/5, reafirmando a importância da Educação Católica no cenário educacional brasileiro e o compromisso da ANEC com o futuro da educação no país. A entidade reforça que seguirá empenhada em oferecer espaços formativos que unam excelência acadêmica e valores humanos, contribuindo para a construção de um mundo melhor para todos.

Com 80 anos de história, a ANEC celebra o passado, vive o presente com responsabilidade e projeta o futuro com esperança e determinação.


Fonte: Equipe de Comunicação da Inspetoria Madre Mazzarello-BMM, com informações da ANEC, Ir. Adair Aparecida Sberga e Boletim Salesiano.

Mais Recentes

Solenidade de Corpus Christi: Fé e tradição nas ruas

Festa é marcada por expressões de devoção, tradição e beleza, evidenciadas especialmente pelos famosos tapetes de rua

Segundo encontro do Programa de Formação de Lideranças da RSB reflete sobre cenários econômicos e gestão estratégica

Na terça-feira, 10 de junho, a Rede Salesiana Brasil (RSB) promoveu o segundo encontro on-line do Programa de Formação de Lideranças das Escolas. A atividade faz parte de um ciclo formativo voltado às lideranças das presenças salesianas, com o objetivo de aprofundar temas contemporâneos ligados à gestão educacional, à missão salesiana e à sustentabilidade institucional. Com a participação de mais de 120 gestores e gestoras das escolas salesianas em todo o Brasil, o encontro teve como convidada a economista Patrícia Palermo, que conduziu uma análise clara e atualizada do cenário macroeconômico internacional e nacional, relacionando os desafios financeiros do país ao contexto da gestão escolar. Patrícia Palermo também trouxe estatísticas relacionadas ao mercado de trabalho, contextualizando dificuldades em relação à elevada rotatividade e à escassez de profissionais qualificados. Instigou as lideranças a pensarem em questões necessárias: como atrair e manter talentos? Como manter o clima organizacional positivo? Em um cenário de crédito mais caro, investimentos mais difíceis, inadimplência, endividamento da força de trabalho e um ambiente econômico instável, cabe às equipes gestoras ter ainda mais cautela, planejamento estratégico e responsabilidade na tomada de decisões. Além da análise econômica, o encontro também abordou os impactos desses fatores nas redes confessionais de ensino, destacando a importância da gestão por evidências, da inovação nas práticas administrativas e da missão institucional salesiana como pilares para atravessar com solidez os tempos de instabilidade e de incertezas. O Programa de Formação de Lideranças da RSB continua ao longo do ano, com novos encontros on-line no 2º semestre, fortalecendo o compromisso da Rede com a formação contínua, a excelência na gestão e a fidelidade ao carisma salesiano. Angélica Novais da Rede Salesiana Brasil

A paróquia de São Domingos de Gusmão, em Araxá, será elevada a ‘Santuário' no Ano Jubilar da Esperança

Em pleno Ano Jubilar da Esperança e às vésperas da celebração do Centenário da presença salesiana em Araxá, a Arquidiocese de Uberaba, por meio de seu Conselho Presbiteral e com a aprovação do Arcebispo Metropolitano, Dom Paulo Mendes Peixoto, aprovou a elevação da Igreja Paroquial de São Domingos de Gusmão a ‘Santuário’. A histórica paróquia, fundada em 1791, é uma das mais antigas de Minas Gerais. Sua atual igreja paroquial, inaugurada em 1948, é um símbolo de Fé, tradição e serviço à comunidade. Com a elevação, a igreja passa a ser reconhecida oficialmente como ‘Santuário de São Domingos de Gusmão’, tornando-se um local de peregrinação, oração, esperança e missão. O atual pároco, P. Jonathan Alex da Costa SDB expressou profunda emoção e gratidão: "Essa não é conquista apenas da nossa paróquia, mas de toda a Comunidade de Fé que caminha há séculos unida, neste solo sagrado. É um dom de Deus para a Comunidade de Araxá, para a Igreja e para a Família Salesiana. Esta encontrou neste local um solo fértil para a missão de evangelizar os jovens". (...) A celebração oficial da elevação à posição de Santuário será divulgada em breve e contará com uma programação especial, integrada nas festividades do centenário da chegada dos salesianos a Araxá, previstas para 2026. Fonte: Agência Info Salesiana    

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil