Aprendizes do CESAM Goiânia criam 45 empresas no Projeto Empreendedorismo Juvenil
11/04/2025

Aprendizes do CESAM Goiânia criam 45 empresas no Projeto Empreendedorismo Juvenil

Aprendizes do CESAM Goiânia criam 45 empresas no Projeto Empreendedorismo Juvenil

Na última semana, os jovens do Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM) de Goiânia apresentaram 45 ideias de negócios desenvolvidos no Projeto Empreendedorismo Juvenil de 2025. Cada turma do Programa de Socioaprendizagem da instituição criou uma empresa durante o período de imersão dos aprendizes sobre o tema, que acontece ao longo de cinco encontros da qualificação socioprofissional.

De acordo com a supervisora de aprendizagem do CESAM Goiânia, Vanessa Rodrigues, a iniciativa é promovida como forma de possibilitar que jovens vivenciem as fases do empreendedorismo. “O Projeto Empreendedorismo Juvenil oportuniza aos aprendizes a experiência de criação, desenvolvimento e gerenciamento de ideias e negócios. Então, é uma atividade que incentiva o aperfeiçoamento de habilidades e competências considerando o universo da empregabilidade e empresabilidade.”
O projeto é realizado com todas as turmas da qualificação socioprofissional da instituição, exceto aquelas do módulo de integração. Dessa forma, os aprendizes têm a oportunidade de participar até duas vezes da atividade, dependendo do seu período de contrato no Programa de Socioaprendizagem. “Os jovens montam stands para apresentarem suas empresas e recebem visitantes e avaliadores, com as ideias de negócios competindo umas com as outras. Essa simulação de concorrência de mercado contribui para que os aprendizes busquem empreender de modo inovador, seja no tipo de empresa ou nos diferencias dos produtos e serviços que ela oferece.”

As empresas criadas no Projeto Empreendedorismo Juvenil foram avaliadas por profissionais voluntários especialistas na área. Além de atribuírem as pontuações, eles também orientaram os jovens sobre os processos e as oportunidades para empreender, propondo melhorias para cada negócio apresentado. A empresária, advogada e vice-presidente da Comissão de Inovação e Gestão da OAB/GO, Rayff Machado, foi uma das avaliadoras do projeto. Com forte atuação na área de empresas digitais e startups, ela também é mentora do ELEVE– Incubação e Aceleração, programa do Hub Goiás junto ao Governo do Estado de Goiás.

“Os aprendizes estavam muito empenhados e me surpreenderam positivamente. Estou encantada tanto com os jovens e seus projetos, quanto com trabalho que o CESAM Goiânia está fazendo. Ele está iniciando os aprendizes no empreendedorismo, trazendo para eles a ideia do que é uma empresa, de como montar um negócio, o que é preciso ter de importante e como rentabilizar e lucrar. Isso é muito valioso para o mercado que a gente está, para o cenário que nós estamos e também para os aprendizes que estão dando seus primeiros passos profissionais”, afirma Rayff.
A empresária elogia o Projeto Empreendedorismo Juvenil e parabeniza o desempenho dos aprendizes que participaram da iniciativa. “Espero que o CESAM Goiânia se desenvolva cada vez mais porque esse é um projeto fantástico e muito valioso. Estou muito emocionada e honrada de fazer parte dessa banca avaliadora e poder contribuir um pouco para que meu conhecimento auxilie esses jovens também. Muito obrigada.”

Além de Rayff Machado, a banca avaliadora também contou com importantes contribuições dos voluntários: Alexandre Melo, que é economista, especialista em Gestão Empresarial e empresário dos setores de eventos e de comércio; Luana Mariana Almeida, que é cooperativista e pessoa de desenvolvimento estratégico do Instituto Sicoob no Sicoob Engecred; Robert Trajano, que é empresário do ramo de telecomunicações, administrador e coordenador pastoral da Presença Salesiana de Goiânia.

O aprendiz do CESAM Goiânia Carlos Eduardo afirma que o projeto foi uma oportunidade para aprofundar seus conhecimentos sobre empreendedorismo e entender de forma prática como ele funciona. “A experiência foi incrível. Achei muito interessante discutir com os meus colegas como podemos criar uma empresa e o processo de criação foi muito divertido. Com certeza vou levar para a minha vida profissional essas técnicas de desenvolvimento de ideias inovadoras.”
Já a aprendiz Evelyn ressalta a importância do trabalho em equipe para a criação da empresa e acredita que o projeto fortalece habilidades profissionais que vão além do ato de empreender. “Nunca tinha passado por essa experiência. Acredito que é uma iniciativa única e que todas as instituições de formação deveriam promover. Vejo que ajuda muito na carreira porque eu sou uma pessoa muito vergonhosa e fiquei com muito medo de apresentar, mas acabei me soltando. Foi a quebra de um obstáculo. Achei muito incrível esse processo.”

Vanessa explica que para se adequar ao Projeto Empreendedorismo Juvenil, os jovens deveriam estudar e definir diversos aspectos das empresas, incluindo desde informações institucionais até planejamentos estratégicos. Os itens necessários para que o negócio tivesse validade de participação na atividade eram:

- Nome da empresa, tipo e ramo de atuação;

- Público-alvo, missão, visão e valores;

- Organograma da estrutura com cargos e funções;

- Produtos e serviços com custos e valores de venda;

- Planejamento e estratégias de marketing;

- Análise de investimentos necessários;

- Estimativas de lucratividade mensal e anual.

‍Já os critérios de avaliação dos negócios seguiram os tópicos abaixo, com cada categoria sendo pontuada de 1 a 5.

- Aspectos institucionais e mercadológicos;

- Exposição e organização do stand da empresa;

- Apresentação da ideia de negócio;

- Criatividade e inovação;

- Funcionalidade, viabilidade e relevância socioeconômica.

Foram premiadas as empresas com maiores pontuações, conforme o dia da semana, período (manhã ou tarde) e carga horária (4h ou 6h) da formação do Programa de Socioaprendizagem do CESAM Goiânia. As turmas vencedoras ganharam:

- 3º lugar – Certificação de Empreendedor Juvenil;

- 2º lugar – Certificação de Empreendedor Juvenil e curso deformação em empreendedorismo do Instituto Sicoob;

- 1º lugar – Certificação de Empreendedor Juvenil, curso de formação em empreendedorismo do Instituto Sicoob e uma confraternização.

As turmas e empresas vencedoras do Projeto Empreendedorismo Juvenil de 2025 são:

- Segunda-feira | Matutino | Módulo de conhecimentos específicos(6h) – Empresa Espaço Extra;

- Segunda-feira | Vespertino | Módulo de inclusão digital (4h) –Empresa Home Fix;

- Terça-feira | Matutino | Módulo de conhecimentos específicos (6h)– Empresa Level Up Academy;

- Terça-feira | Vespertino | Módulo de inclusão digital (4h) –Empresa Acessible Eyes;

- Quarta-feira | Matutino | Módulo de cidadania (4h) – Empresa Reverse;

- Quarta-feira | Vespertino | Módulo de cidadania (4h) – Empresa Cuidare;

- Quinta-feira | Matutino | Módulo de inclusão digital (6h) –Empresa Oasis;

- Quinta-feira | Matutino | Módulo de cidadania (4h) – Empresa Hidrolife;

A supervisora ressalta que o Projeto Empreendedorismo Juvenil é uma iniciativa que vai além de incentivar o ato de iniciar um negócio, mas mostrar para aprendiz todo o potencial que ele possui para ser protagonistas de sua trajetória profissional. “Estamos fortalecendo habilidades e competências essenciais para o desenvolvimento integral dos jovens. É uma atividade que contribui para formarmos cidadãos críticos, independentes, capazes de enxergarem novas oportunidades e prontos para criar e transformar a realidade.”
Fonte: Inspetoria São João Bosco

Mais Recentes

Sandra Sahd representa a Rede Salesiana Brasil no maior congresso de captação de recursos do mundo

Gestora nacional participou do AFPICON 2026, em San Diego, como ouvinte e palestrante, e traz de volta aprendizados sobre coragem, inteligência artificial e o que realmente mobiliza doadores. No mês de abril, Sandra Sahd, gestora nacional de captação de recursos da Rede Salesiana Brasil, embarcou para San Diego, na Califórnia, para participar do AFPICON 2026 Conference, promovido pela Association of Fundraising Professionals (AFP). Considerado o maior congresso de captação de recursos do mundo, o evento reuniu cerca de 4 mil profissionais do setor, com mais de 150 palestras distribuídas ao longo dos dias, criando um ambiente intenso de aprendizado, inovação e troca de experiências. Sandra não foi apenas como ouvinte. Em determinado momento do congresso, ela subiu ao palco como palestrante e foi nessa experiência que encontrou uma das lições mais profundas do evento. "Estar diante de uma plateia formada por nativos americanos, apresentando em uma língua que não domino plenamente, foi uma experiência intensa e desafiadora, comparável ao momento em que um captador se coloca diante de um possível doador." Sandra Sahd, gestora nacional de captação de recursos da RSB O nervosismo, o receio de falhar, o medo de não ser compreendida: sentimentos que Sandra reconhece como parte do cotidiano de quem trabalha com captação de recursos. Para ela, a coragem é a maior aliada do captador, seja para subir ao palco em um congresso internacional, seja para solicitar apoio financeiro a alguém que pode impulsionar um projeto social. Persistência e determinação, reforça a gestora, são essenciais tanto para conquistar novas oportunidades quanto para ampliar o impacto das obras sociais salesianas. Inteligência artificial na pauta do setor Outro ponto marcante do AFPICON 2026, segundo Sandra, foi a presença massiva da inteligência artificial nas discussões e palestras. A tecnologia não era coadjuvante: estava no centro dos debates sobre tendências e ferramentas que já fazem parte do cotidiano da captação de recursos em todo o mundo. Ainda assim, Sandra contextualiza o avanço tecnológico diante do que considera a essência da profissão. "Mobilizar recursos é a arte de mobilizar corações. A IA nos ajuda, mas nunca substituirá o encontro humano que transforma realidades." Sandra Sahd Referências internacionais a serviço da missão A participação de Sandra Sahd no AFPICON 2026 reforça o compromisso da Rede Salesiana Brasil em buscar referências internacionais, trazer novas práticas ao país e inspirar seus profissionais e obras sociais a seguirem firmes em sua missão. A experiência vivida em San Diego não ficará restrita às anotações de um congresso: ela chega à RSB como combustível para uma atuação mais corajosa, mais conectada e mais eficaz na captação de recursos que sustentam e ampliam o sonho salesiano. Porque, assim como no palco de uma conferência mundial, cada nova abordagem a um doador exige coragem, propósito e a certeza de que desistir nunca é uma opção. Comunicação da Rede Salesiana Brasil. Com informações de Sandra Sahd.

Rede Salesiana Brasil é eleita para o Conselho Nacional de Assistência Social

A Rede Salesiana Brasil foi eleita para compor o Conselho Nacional de Assistência Social no mandato 2026-2028. O pleito eleitoral da sociedade civil aconteceu nesta sexta-feira, 8 de maio, no auditório do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, em Brasília (DF). Representando a RSB, Carlos Nambu foi eleito como titular pelo segmento de entidades, em articulação com o Movimento Nacional de Entidades de Assistência Social, coletivo do qual atualmente integra a Coordenação Colegiada Nacional. O resultado da eleição definiu como entidades titulares a Rede Cidadã, a Inspetoria São João Bosco e a FEBRAEDA (Federação Brasileira de Associações Socioeducacionais de Adolescentes). Como suplentes, foram eleitas a Fundação Roberto Marinho, a ASAV (Associação Antônio Vieira) e a Pia Sociedade de São Paulo (Paulinas/Paulus). A participação da Rede Salesiana Brasil no CNAS reforça o compromisso salesiano com a promoção e defesa dos direitos sociais, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social, em diálogo com entidades, trabalhadores e usuários da política de assistência social. Inspirada pelos legados de Dom Bosco e Madre Mazzarello, a atuação da RSB seguirá voltada à construção de políticas públicas comprometidas com a dignidade, a proteção e o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade. A cerimônia de posse da nova gestão do CNAS está prevista para o dia 10 de junho de 2026. Equipe de comunicação da Rede Salesiana Brasil

Capital Paulista Sediou 4ª Etapa do ENARSE/ENEL 2026 com Foco em Qualidade e Sustentabilidade

Lideranças das Inspetorias BAP e BSP reuniram-se em São Paulo para consolidar indicadores estratégicos e planos de melhoria para as escolas salesianas. Nos dias 04 e 05 de maio, a cidade de São Paulo (SP) foi o centro das atenções da Rede Salesiana Brasil (RSB) ao receber a quarta etapa regional do Encontro Nacional das Escolas Salesianas (ENARSE) e do Encontro Nacional de Ecônomos Locais (ENEL). O evento presencial reuniu gestores e lideranças das Inspetorias Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora Auxiliadora, dando continuidade ao cronograma previsto no Plano Integrado de Formação 2026. Inovação e Acompanhamento Educacional Com a assessoria metodológica do Dr. Ricardo Mariz, os participantes mergulharam no estudo do Caderno 6 do Currículo da RSB, que trata dos Parâmetros Institucionais de Qualidade Educacional. A proposta dos encontros regionais é inédita e visa descentralizar a formação, permitindo que cada escola contribua direta e presencialmente para a construção da Matriz Nacional de Indicadores. A programação em São Paulo seguiu um cronograma técnico e formativo rigoroso, abordando desde as necessidades de mudança no cenário educativo para apoiar as juventudes diante dos desafios atuais até o uso de indicadores como pontos de observação para ações estratégicas. Construção Colaborativa pelas Cinco Dimensões Durante os dois dias, os grupos de trabalho se organizaram em torno das cinco dimensões fundamentais da gestão escolar salesiana: Liderança (Diretores Institucionais/Gerais) Gestão Pedagógica (Diretores Pedagógicos) Pastoral Escolar e Acompanhamento Educacional (Coordenadores de Pastoral) Comunicação (Coordenadores de Comunicação) Gestão de Recursos e Sustentabilidade (Ecônomos e Diretores Administrativos) O resultado foi a sistematização colaborativa de indicadores síntese, que refletem as convergências regionais e fortalecem o olhar sistêmico da Rede sobre a qualidade do ensino e da gestão. Comunicação em Foco - Vozes dos Participantes Sobre a importância e os reflexos do evento nas ações de cada presença, conheça a opinião de alguns participantes do âmbito da comunicação: “Primeiramente, com o acompanhamento do responsável pela Comunicação e em diálogo com a Equipe Gestora de cada escola, pois é necessário que o profissional da Comunicação seja envolvido no processo – Ciclo de Melhorias – e não apenas um mero ‘executador’ de tarefas. Acredito ser necessário dar apoio e suporte localmente, a partir das necessidades e das especificidades de cada realidade, e também favorecer ações que ajudem na compreensão da importância e do papel da Comunicação dentro de uma Instituição escolar. A Comunicação é o ar que se respira... e ninguém vive sem respirar! A Comunicação está presente nos ambientes da escola, nas relações interpessoais, nos canais oficiais da escola, na proposta pedagógico-pastoral, na organização dos diferentes setores/segmentos da escola... ou seja, está em tudo, e não é possível ignorá-la ou colocá-la em segundo plano. É preciso renovar diariamente a opção por uma Comunicação de qualidade em todos os espaços do ambiente escolar e em todas as redes de relações que uma escola consegue estabelecer.” Ir. Maike Loes Coordenadora Inspetorial de Comunicação Inspetoria Nossa Senhora Aparecida “Eu acredito que a inspetoria tem um papel central na articulação da inteligência coletiva, devido à quantidade de mudanças na sociedade, tanto pelas novas tecnologias, pelos novos cuidados que a gente tem que ter, as novas leis, como a LGPD, o ECA Digital e tudo que está em movimento. O único jeito de a gente conseguir acompanhar é trabalhando essa inteligência coletiva, usando o aprendizado que acontece numa escola, passando para outra, pegando o que há de bom, pegando os tombos também, e fazendo uma divisão, um networking bem forte pra gente poder trocar essas informações e crescer em conjunto. Sobre a parte do currículo das escolas, eu acredito que também a gente tem um papel muito bacana de orientação. Nós, como inspetoria, nos aprofundando um pouco mais sobre a leitura do currículo, sobre as classificações, sobre os indicadores, a gente consegue orientar e acompanhar as escolas, criando uma cultura em volta disso. Eu acho que isso é o mais importante. Se a gente engaja, a gente consegue fazê-los engajar também." Pedro Barreto  Coordenador Inspetorial de Comunicação Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora  Próxima Parada: Pernambuco Após passar por Campo Grande (MS), Manaus (AM), Goiânia (GO) e agora São Paulo (SP), o ciclo de encontros regionais do ENARSE/ENEL segue para o Nordeste. A próxima etapa acontecerá em Jaboatão dos Guararapes (PE), entre os dias 18 e 20 de maio. Fiquem atentos aos canais de comunicação da RSB para acompanhar os desdobramentos dessa jornada de fortalecimento do carisma e da excelência educativa salesiana em todo o Brasil. Por Janaina Lima, com apoio da equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil