11/04/2025

Aprendizes do CESAM Goiânia criam 45 empresas no Projeto Empreendedorismo Juvenil

Aprendizes do CESAM Goiânia criam 45 empresas no Projeto Empreendedorismo Juvenil

Na última semana, os jovens do Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM) de Goiânia apresentaram 45 ideias de negócios desenvolvidos no Projeto Empreendedorismo Juvenil de 2025. Cada turma do Programa de Socioaprendizagem da instituição criou uma empresa durante o período de imersão dos aprendizes sobre o tema, que acontece ao longo de cinco encontros da qualificação socioprofissional.

De acordo com a supervisora de aprendizagem do CESAM Goiânia, Vanessa Rodrigues, a iniciativa é promovida como forma de possibilitar que jovens vivenciem as fases do empreendedorismo. “O Projeto Empreendedorismo Juvenil oportuniza aos aprendizes a experiência de criação, desenvolvimento e gerenciamento de ideias e negócios. Então, é uma atividade que incentiva o aperfeiçoamento de habilidades e competências considerando o universo da empregabilidade e empresabilidade.”
O projeto é realizado com todas as turmas da qualificação socioprofissional da instituição, exceto aquelas do módulo de integração. Dessa forma, os aprendizes têm a oportunidade de participar até duas vezes da atividade, dependendo do seu período de contrato no Programa de Socioaprendizagem. “Os jovens montam stands para apresentarem suas empresas e recebem visitantes e avaliadores, com as ideias de negócios competindo umas com as outras. Essa simulação de concorrência de mercado contribui para que os aprendizes busquem empreender de modo inovador, seja no tipo de empresa ou nos diferencias dos produtos e serviços que ela oferece.”

As empresas criadas no Projeto Empreendedorismo Juvenil foram avaliadas por profissionais voluntários especialistas na área. Além de atribuírem as pontuações, eles também orientaram os jovens sobre os processos e as oportunidades para empreender, propondo melhorias para cada negócio apresentado. A empresária, advogada e vice-presidente da Comissão de Inovação e Gestão da OAB/GO, Rayff Machado, foi uma das avaliadoras do projeto. Com forte atuação na área de empresas digitais e startups, ela também é mentora do ELEVE– Incubação e Aceleração, programa do Hub Goiás junto ao Governo do Estado de Goiás.

“Os aprendizes estavam muito empenhados e me surpreenderam positivamente. Estou encantada tanto com os jovens e seus projetos, quanto com trabalho que o CESAM Goiânia está fazendo. Ele está iniciando os aprendizes no empreendedorismo, trazendo para eles a ideia do que é uma empresa, de como montar um negócio, o que é preciso ter de importante e como rentabilizar e lucrar. Isso é muito valioso para o mercado que a gente está, para o cenário que nós estamos e também para os aprendizes que estão dando seus primeiros passos profissionais”, afirma Rayff.
A empresária elogia o Projeto Empreendedorismo Juvenil e parabeniza o desempenho dos aprendizes que participaram da iniciativa. “Espero que o CESAM Goiânia se desenvolva cada vez mais porque esse é um projeto fantástico e muito valioso. Estou muito emocionada e honrada de fazer parte dessa banca avaliadora e poder contribuir um pouco para que meu conhecimento auxilie esses jovens também. Muito obrigada.”

Além de Rayff Machado, a banca avaliadora também contou com importantes contribuições dos voluntários: Alexandre Melo, que é economista, especialista em Gestão Empresarial e empresário dos setores de eventos e de comércio; Luana Mariana Almeida, que é cooperativista e pessoa de desenvolvimento estratégico do Instituto Sicoob no Sicoob Engecred; Robert Trajano, que é empresário do ramo de telecomunicações, administrador e coordenador pastoral da Presença Salesiana de Goiânia.

O aprendiz do CESAM Goiânia Carlos Eduardo afirma que o projeto foi uma oportunidade para aprofundar seus conhecimentos sobre empreendedorismo e entender de forma prática como ele funciona. “A experiência foi incrível. Achei muito interessante discutir com os meus colegas como podemos criar uma empresa e o processo de criação foi muito divertido. Com certeza vou levar para a minha vida profissional essas técnicas de desenvolvimento de ideias inovadoras.”
Já a aprendiz Evelyn ressalta a importância do trabalho em equipe para a criação da empresa e acredita que o projeto fortalece habilidades profissionais que vão além do ato de empreender. “Nunca tinha passado por essa experiência. Acredito que é uma iniciativa única e que todas as instituições de formação deveriam promover. Vejo que ajuda muito na carreira porque eu sou uma pessoa muito vergonhosa e fiquei com muito medo de apresentar, mas acabei me soltando. Foi a quebra de um obstáculo. Achei muito incrível esse processo.”

Vanessa explica que para se adequar ao Projeto Empreendedorismo Juvenil, os jovens deveriam estudar e definir diversos aspectos das empresas, incluindo desde informações institucionais até planejamentos estratégicos. Os itens necessários para que o negócio tivesse validade de participação na atividade eram:

- Nome da empresa, tipo e ramo de atuação;

- Público-alvo, missão, visão e valores;

- Organograma da estrutura com cargos e funções;

- Produtos e serviços com custos e valores de venda;

- Planejamento e estratégias de marketing;

- Análise de investimentos necessários;

- Estimativas de lucratividade mensal e anual.

‍Já os critérios de avaliação dos negócios seguiram os tópicos abaixo, com cada categoria sendo pontuada de 1 a 5.

- Aspectos institucionais e mercadológicos;

- Exposição e organização do stand da empresa;

- Apresentação da ideia de negócio;

- Criatividade e inovação;

- Funcionalidade, viabilidade e relevância socioeconômica.

Foram premiadas as empresas com maiores pontuações, conforme o dia da semana, período (manhã ou tarde) e carga horária (4h ou 6h) da formação do Programa de Socioaprendizagem do CESAM Goiânia. As turmas vencedoras ganharam:

- 3º lugar – Certificação de Empreendedor Juvenil;

- 2º lugar – Certificação de Empreendedor Juvenil e curso deformação em empreendedorismo do Instituto Sicoob;

- 1º lugar – Certificação de Empreendedor Juvenil, curso de formação em empreendedorismo do Instituto Sicoob e uma confraternização.

As turmas e empresas vencedoras do Projeto Empreendedorismo Juvenil de 2025 são:

- Segunda-feira | Matutino | Módulo de conhecimentos específicos(6h) – Empresa Espaço Extra;

- Segunda-feira | Vespertino | Módulo de inclusão digital (4h) –Empresa Home Fix;

- Terça-feira | Matutino | Módulo de conhecimentos específicos (6h)– Empresa Level Up Academy;

- Terça-feira | Vespertino | Módulo de inclusão digital (4h) –Empresa Acessible Eyes;

- Quarta-feira | Matutino | Módulo de cidadania (4h) – Empresa Reverse;

- Quarta-feira | Vespertino | Módulo de cidadania (4h) – Empresa Cuidare;

- Quinta-feira | Matutino | Módulo de inclusão digital (6h) –Empresa Oasis;

- Quinta-feira | Matutino | Módulo de cidadania (4h) – Empresa Hidrolife;

A supervisora ressalta que o Projeto Empreendedorismo Juvenil é uma iniciativa que vai além de incentivar o ato de iniciar um negócio, mas mostrar para aprendiz todo o potencial que ele possui para ser protagonistas de sua trajetória profissional. “Estamos fortalecendo habilidades e competências essenciais para o desenvolvimento integral dos jovens. É uma atividade que contribui para formarmos cidadãos críticos, independentes, capazes de enxergarem novas oportunidades e prontos para criar e transformar a realidade.”
Fonte: Inspetoria São João Bosco

Mais Recentes

Sexta-feira Santa: O amor que se entrega em silêncio, cruz e salvação

      A tarde da Sexta-feira Santa apresenta o drama incomensurável da morte de Cristo no Calvário. A cruz, erguida sobre o mundo, segue de pé como sinal de salvação e esperança. Com a Paixão de Jesus, segundo o Evangelho de João, contemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que o transpassou o lado. Há um ato simbólico muito expressivo e próprio deste dia: a veneração da santa cruz, momento em que esta é apresentada solenemente à comunidade. Via-sacra  – Ao longo da Quaresma, muitos fiéis realizam a Via-Sacra como uma forma de meditar o caminho doloroso que Jesus percorreu até a crucifixão e morte na cruz. A Igreja nos propõe esta meditação para nos ajudar a rezar e a mergulhar na doação e na misericórdia de Jesus que se doou por nós. Em muitas paróquias e comunidades, são realizadas a encenação da Paixão, da Morte e da Ressurreição de Jesus Cristo por meio da meditação das 14 estações da Via-Crucis. Fonte: CNBB    

RSB promove Encontro Nacional de Boas Práticas Comunicacionais e Produção Cultural

Na manhã do dia 9 de abril, a Rede Salesiana Brasil (RSB) promoveu o Encontro On-line de Boas Práticas Comunicacionais e Produção Cultural, reunindo 121 participantes de diversas presenças salesianas de todo o país. O evento teve como objetivo socializar experiências bem-sucedidas, fomentar a reflexão conjunta e disseminar ideias que fortalecem e inovam a comunicação em rede. Ao longo de quase duas horas de encontro, foram apresentadas três iniciativas inspiradoras, que mostram como a comunicação salesiana pode ser criativa, sustentável e comprometida com a transformação social. Universidade Católica Dom Bosco - UCDB - MT A primeira apresentação foi conduzida pelo professor Taner Bitencourt, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), com o tema “Construindo o além do amanhã”. Ele destacou como a instituição tem integrado práticas sustentáveis à sua comunicação institucional e rotina acadêmica. “Fomos recentemente certificados pela Raízen Power pelo uso de 100% de energia limpa em 2024. Somando os dados de 2023 e 2024, deixamos de emitir 432 toneladas de gás carbônico, o que equivale a mais de 3 mil árvores plantadas. Também reduzimos drasticamente o uso de copos plásticos e investimos em baterias menos poluentes”, explicou o professor. Essas ações fazem parte da campanha institucional da UCDB e demonstram o compromisso da universidade com a ecologia integral, alinhado aos valores da educação salesiana. Colégio Mazzarello Recife - PE O professor Ary Júnior e a Irmã Maria Clara, Coordenadora de Pastoral do colégio,  apresentaram o projeto E-Connect Recycle, um aplicativo que conecta recicladores a pontos de coleta e incentiva a separação correta dos resíduos. “O aplicativo é mais do que uma solução digital. Ele representa uma nova cultura de cuidado com a casa comum e dignificação do trabalho dos catadores”, afirmou Ir. Maria Clara. A proposta está em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2025 e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reforçando a missão salesiana de formar jovens protagonistas da transformação social. Casa do Puríssimo Coração de Maria - SP O terceiro exemplo veio da Casa do Puríssimo Coração de Maria, em Guaratinguetá/SP, com a apresentação do projeto ReCirculando, conduzida pela Irmã Luana Oliveira e o professor Germano Augusto. A iniciativa utiliza a compostagem e a reciclagem como ferramentas pedagógicas e de engajamento comunitário. Somente no mês de abril de 2024, cerca de 54 kg de resíduos orgânicos deixaram de ser descartados no aterro municipal, sendo transformados em adubo para as hortas da instituição. “Essa é uma prática simples, mas com grande impacto educativo e ambiental”, ressaltou o professor Germano. As apresentações evidenciaram a diversidade, a criatividade e a força do carisma salesiano aplicados à comunicação e à produção cultural. Iniciativas oriundas do ensino superior, da educação básica e das obras sociais demonstram como a Rede Salesiana Brasil está unida em torno de valores comuns, promovendo o bem comum de forma concreta e inovadora. “É muito significativo vermos boas práticas surgindo de diferentes contextos da nossa missão: ensino superior, educação básica e ação social. Isso mostra que estamos no caminho certo, fortalecendo nossa identidade em rede e, quem sabe, inspirando também outras realidades salesianas pelo mundo”, afirmou Pe. Sérgio Baldin, Diretor Executivo da RSB. A Rede Salesiana Brasil reafirma seu compromisso em criar e fortalecer espaços de formação, escuta e partilha, que ampliem o alcance e a qualidade das práticas comunicacionais, sempre a serviço da evangelização e da transformação social. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Jovens da AJS das presenças FMA de Santa Catarina realizam Páscoa Juvenil

Entre os dias 11 e 13 de abril, estiveram reunidos no Lar Padre Jacó, de Itajaí (SC), cerca de 30 adolescentes, jovens e assessores das presenças das Filhas de Maria Auxiliadora de Santa Catarina: Colégio Auxiliadora (Campos Novos), Instituto Maria Auxiliadora (IMA – Rio do Sul) e equipe do Lar Padre Jacó, que sediou o encontro. Durante a sexta-feira (11) pela manhã e à tarde, os adolescentes e jovens que fazem parte da Articulação da Juventude Salesiana (AJS), tiveram a oportunidade de participar de várias atividades recreativas e culturais com as crianças e adolescentes do Lar Padre Jacó, que ficaram felizes e empolgados com a animação e a alegria dos visitantes. No final das atividades receberam uma surpresa de páscoa, fruto da campanha de arrecadação de doces, chocolates e materiais de higiene dos colégios de Rio do Sul e Campos Novos. No sábado pela manhã (12), o grupo pode fazer a experiência da Via-Sacra subindo o Morro do Careca (Praia Brava), sempre em Itajaí, um momento especial de oração e reflexão. Foi uma experiência repleta de encontro, partilha, solidariedade e construção de novas amizades. No período da tarde, os adolescentes e jovens tiveram um momento de retiro com a reflexão da Lectio Divina sobre o Lava-pés e a atitude de colocar-se a serviço. À noite, o grupo participou da Procissão e Missa de Ramos na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, situada no bairro Fazenda, onde foram acolhidos com alegria pelo Pároco, Pe. Ricardo José, juntamente com o povo da paróquia. O Lar Padre Jacó pertence à Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. No domingo de manhã (13) foram realizadas a avaliação e a celebração de envio. Houve o encerramento e a partida dos grupos visitantes. Foram três dias intensos, marcados por oração, reflexão, convivência, serviço solidário e alegria num espírito tipicamente salesiano. Fonte: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil