Artêmides Zatti: A vida de um santo enfermeiro e missionário salesiano
13/11/2024

Artêmides Zatti: A vida de um santo enfermeiro e missionário salesiano

Foto: Divulgação ANS
Foto: Divulgação ANS

Artêmides Zatti nasceu em Boretto, na Itália, em 12 de outubro de 1880, e desde cedo enfrentou a dureza do trabalho no campo. Em 1897, sua família emigrou para a Argentina devido às dificuldades financeiras, e foi ali que ele conheceu os Salesianos e se aproximou da vocação religiosa. Aos 20 anos, ingressou no aspirantado e, ao contrair tuberculose, prometeu a Nossa Senhora Auxiliadora que se dedicaria aos doentes caso fosse curado. Após sua recuperação, cumpriu a promessa, tornando-se um enfermeiro salesiano em Viedma, onde atuou com caridade e zelo. Reconhecido como “o enfermeiro santo”, Zatti dedicou sua vida a cuidar dos mais pobres, estendendo seu trabalho por toda a região da Patagônia.

Amado por pacientes e colegas, ele via em cada pessoa o rosto de Cristo e, em situações difíceis, mostrava-se compassivo e incansável. Mesmo após uma queda que revelou um tumor maligno em 1950, Zatti continuou seu serviço até falecer em 15 de março de 1951. Ele foi declarado Venerável em 1997 e Beatificado em 2002 por São João Paulo II.

Para mais informações, acesse aqui a biografia completa de Artêmides Zatti

 

Comunicação da RSB

Mais Recentes

Celebração Litúrgica de Tito Zeman

"Mesmo se eu perdesse minha vida, eu não consideraria isso um desperdício, sabendo que pelo menos um daqueles que eu ajudei se tornou um sacerdote no meu lugar"

Salesianos emitem Profissão Perpétua na Presença Salesiana de Pará de Minas (MG)

No dia 25 de janeiro, durante a Celebração Eucarística em Pará de Minas (MG), os salesianos Filipe Lopes, Hudson Campos e Murilo Souza emitiram a Profissão Perpétua na Congregação Salesiana, entregando definitivamente suas vidas ao serviço de Deus e da juventude. A Celebração foi presidida pelo Inspetor Salesiano, Padre Ricardo Carlos, que, em sua homilia, destacou o sentido profundo da consagração religiosa salesiana, marcada pela fidelidade a Cristo, pelo amor à Igreja e pela dedicação aos jovens, especialmente os mais pobres, segundo o carisma de Dom Bosco. Vivida como um intenso momento de fé, gratidão e testemunho vocacional, a Celebração reuniu religiosos, familiares, amigos, membros da Família Salesiana e da comunidade educativo-pastoral. A profissão perpétua dos três salesianos torna-se sinal de esperança e continuidade do carisma salesiano, reafirmando o chamado a viver com alegria, doação e compromisso a missão confiada por Deus. Este momento reforça a vitalidade da vocação salesiana e convida toda a comunidade a rezar por novas e santas vocações, para que o sonho de Dom Bosco continue vivo no coração da Igreja e do mundo. Fonte: Inspetoria Salesiana São João Bosco ‍        

Primeira profissão religiosa de sete noviços salesianos de diversas inspetorias do país

No dia 24 de janeiro, solenidade de São Francisco de Sales, padroeiro da Congregação Salesiana, foi celebrada a Primeira Profissão Religiosa de sete noviços salesianos. A solene celebração eucarística foi presidida por Dom Odelir José Magri, Bispo da Diocese de Chapecó (SC), com a concelebração de Dom Tarcísio Scaramussa SDB, Bispo emérito de Santos (SP), além dos Inspetores P. Ademir Ricardo Cwendrych, de Porto Alegre, P. Francisco Inácio Vieira Junior, de Recife, e P. Alexandre Luís de Oliveira, de São Paulo. Fonte: Agência Info Salesiana  

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil