13/11/2024

Artêmides Zatti: A vida de um santo enfermeiro e missionário salesiano

Foto: Divulgação ANS
Foto: Divulgação ANS

Artêmides Zatti nasceu em Boretto, na Itália, em 12 de outubro de 1880, e desde cedo enfrentou a dureza do trabalho no campo. Em 1897, sua família emigrou para a Argentina devido às dificuldades financeiras, e foi ali que ele conheceu os Salesianos e se aproximou da vocação religiosa. Aos 20 anos, ingressou no aspirantado e, ao contrair tuberculose, prometeu a Nossa Senhora Auxiliadora que se dedicaria aos doentes caso fosse curado. Após sua recuperação, cumpriu a promessa, tornando-se um enfermeiro salesiano em Viedma, onde atuou com caridade e zelo. Reconhecido como “o enfermeiro santo”, Zatti dedicou sua vida a cuidar dos mais pobres, estendendo seu trabalho por toda a região da Patagônia.

Amado por pacientes e colegas, ele via em cada pessoa o rosto de Cristo e, em situações difíceis, mostrava-se compassivo e incansável. Mesmo após uma queda que revelou um tumor maligno em 1950, Zatti continuou seu serviço até falecer em 15 de março de 1951. Ele foi declarado Venerável em 1997 e Beatificado em 2002 por São João Paulo II.

Para mais informações, acesse aqui a biografia completa de Artêmides Zatti

 

Comunicação da RSB

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Encontro formativo debate os caminhos da aprendizagem com o uso da inteligência artificial na educação

Com o compromisso de qualificar continuamente as práticas pedagógicas nas escolas salesianas, foi realizado, dia 25 de junho, o 2º Encontro On-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O momento formativo reuniu educadores de diversas regiões do Brasil para refletir sobre os desafios e possibilidades da aprendizagem no contexto contemporâneo, com foco especial no uso da Inteligência Artificial na educação. O encontro foi conduzido pela professora Leonor Guerra, médica, neurocientista e referência no campo da educação, que desenvolveu sua abordagem a partir do Capítulo 7 do livro "Neurociência e Educação: Olhando para o Futuro da Aprendizagem", publicação da qual é autora. Com clareza e profundidade, a professora Leonor apresentou os fundamentos neurocientíficos que sustentam o uso ético e estratégico da Inteligência Artificial nos processos de ensino-aprendizagem. A acolhida inicial ficou a cargo do Pe. Sérgio Augusto Baldin, que saudou os participantes e motivou a vivência do encontro como um espaço de comunhão e renovação da missão educativa salesiana. Em seguida, a professora Leonor resgatou os principais pontos abordados no 1º encontro formativo, promovendo uma linha de continuidade no percurso proposto às coordenações pedagógicas. Um dos pontos altos do encontro foi a partilha de experiências realizada pela coordenadora pedagógica, Karla Rutz, do Instituto Laura Vicuña de Uruguaiana (RS). A educadora trouxe relatos inspiradores sobre o processo de formação continuada dos professores em suas unidade escolar, destacando estratégias inovadoras e os impactos positivos na aprendizagem dos estudantes. Ao relatar a experiência de formação continuada em sua unidade, Karla Rutz destacou a riqueza dos encontros formativos, que possibilitaram construções coletivas significativas e levaram os docentes a compreender que, como afirmou, “o professor é por natureza um pesquisador” e é esse olhar investigativo que deve orientar sua prática cotidiana. Na sequência, os participantes foram convidados a um quiz interativo, proposto pela professora Leonor, baseado nas experiências compartilhadas. O exercício utilizou uma matriz fundamentada nos princípios da neurociência, promovendo uma vivência prática e colaborativa do conteúdo estudado. Dando continuidade à formação, a professora Leonor aprofundou o conteúdo do Capítulo 7, discutindo o papel da Inteligência Artificial como aliada do professor na personalização da aprendizagem, na análise de dados educacionais e no desenvolvimento de competências do século XXI. Ressaltou ainda os cuidados éticos, os limites e as mediações humanas indispensáveis ao uso dessas ferramentas tecnológicas no ambiente escolar. O encontro foi encerrado com espaço para perguntas e ressonâncias, permitindo aos participantes expressarem suas percepções, dúvidas e contribuições. O momento final contou com o feedback dos educadores e o agradecimento à professora Leonor Guerra pela condução sensível, atualizada e comprometida com a construção de uma educação significativa e integral. Mais do que um encontro de formação, a experiência se consolidou como um espaço de escuta, diálogo e fortalecimento do protagonismo das coordenações pedagógicas frente aos desafios do cenário educacional contemporâneo. Acesse o livro mencionado acima, que norteou este encontro, CLICANDO AQUI. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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