[CG29] Sob a proteção de São José, avança o trabalho sobre a vida fraterna e comunitária
20/03/2025

[CG29] Sob a proteção de São José, avança o trabalho sobre a vida fraterna e comunitária

[CG29] Sob a proteção de São José, avança o trabalho sobre a vida fraterna e comunitária

A Solenidade de São José foi vivida com particular intensidade no CG29: os presentes se dirigiram ao Patrono da Congregação com a melhor das disposições invocando a Sua ajuda para obter as mais eleitas bênçãos sobre os resultados da Assembleia ora em curso, em Valdocco.

No começo das atividades, o P. Stefano Martoglio apresentou as decisões da Comissão Central para melhor atender às diversas necessidades da Assembleia e tornar a atuação das seis Comissões mais eficiente. Este último, juntamente com o trabalho da Comissão de Redação, levou à escuta e ao estudo do tema "Animação e zelo pela verdadeira vida de cada salesiano".

Inicialmente, ressaltou-se que há 106 propostas para a seção de "escuta", 92 para a seção de "interpretação", 156 para a seção de "escolha". Esses números refletem a complexidade dos temas e a diversidade de propostas que o extenso "diálogo no Espírito" dos últimos dias proporcionou.

É um documento com as propriedades de um rascunho ainda passível de correções e aprimoramentos, o qual, atendendo ao convite da Comissão de Redação - que o apresentou com as opiniões de seus nove integrantes - pode incorporar sugestões detalhadas dos integrantes do Capítulo.

O documento de 12 páginas apresenta, de fato, uma representação global da situação da Congregação, além de trazer sugestões de atividades que poderiam aprimorar sua capacidade de missão junto aos jovens. A avaliação leva em conta os salesianos inseridos em sociedades onde a rapidez, a eficácia e o consumismo reduzem as pessoas aos limites do individualismo.

Há, por isso, que redescobrir e celebrar a Eucaristia como Núcleo da Comunidade Salesiana, um retorno constante aos motivos fundamentais do serviço, como a maneira mais profunda de protegê-la contra falhas de vontade e fidelidade. O ‘rascunho’ não revela o pessimismo, mas o otimismo de quem reposiciona as razões de ser e as formas de agir no centro. A Oração e a Lectio Divina, em conjunto com os Sacramentos, possibilitam a percepção da vocação e a análise crítica, profética e incessante de como praticá-la.

A verdadeira fraternidade com crianças e jovens mais pobres energiza a missão, exigindo uma consistente e purificadora frugalidade de vida. E se, por vezes, essa energia falhasse, seria ecessário um suplemento de caridade mútua para compreender e encorajar-se reciprocamente.

Dom Bosco estava bem ciente da condição humana e reconhecia as dificuldades de relacionamento e as fraquezas de seus oratorianos. Agora, como então, é necessário apelar para a intervenção do Espírito Santo no formar os corações das pessoas como Ele formou o do Fundador.

Com essa dinâmica, poderemos abordar de maneira eficiente a articulação da vida fraterna nas comunidades, com vera preocupação mútua. A inclinação a abraçar a espiritualidade salesiana se desenvolveu durante os anos de estudo; mas precisa ser constantemente cultivada.

O dia terminou com a conclusão e o debate dos relatórios das seis Comissões acerca de dois assuntos: - da formação das duas novas Regiões Africanas; e da recomendação do P. Joan Lluis Playà acerca da participação do Delegado Central para a FS no Capítulo Geral.

Por fim, o P. Pier Fausto Frisoli apresentou as fichas e os temas legais que serão tratados ao longo da semana.

Fonte: Agência Info Salesiana - ANS

Mais Recentes

18 de dezembro - Fundação da Congregação Salesiana

Em um domingo de 1859, Dom Bosco convocou aqueles que decidiram participar da Pia Sociedade de São Francisco de Sales

Vocacionados em confraternização na CIB/CISBrasil no Distrito Federal

No dia 13/12, Festa de Santa Luzia, aconteceu o último momento do GOV (Grupo de Orientação Vocacional) do Distrito Federal, uma confraternização iniciada com Celebração Eucarística seguida de um saboroso almoço com pratos variados. Pe. Sérgio Baldin pensou em detalhes esse momento. Ele mesmo cozinhou e se fez presente de forma espontânea e alegre entre os vocacionados. Antes, ele explicou todo o espaço onde está sediada a Cisbrasil (Conferência das Inspetorias dos Salesianos do Brasil), a Cib (Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora), os escritórios da Rede Salesiana Brasil, que articula os comitês de Escolas, Obras Sociais, Ensino Superior e Comunicação Social e a Edebê, que trabalha com a produção de livros didáticos, paradidáticos, literatura infantil, juvenil, salesiana, além de materiais didáticos digitais e tecnologias para a área da educação, atendendo a todo o mercado, contando com diversas redes de escolas entre seus clientes atuais. Ir. Fabiane, Salesiana, fez um “tour” com os presentes por todos os espaços. “Na vida salesiana existe uma alegria que é segredo”, venha descobrir esse segredo, completou a irmã. Inspetoria São João Bosco

Referentes das Áreas da Pastoral Juvenil se reúnem para celebrar e projetar a caminhada pastoral

No dia 15 de dezembro, na sede da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo (SP), a equipe do Âmbito da Pastoral Juvenil se encontrou para a última reunião do ano. Marcaram presença: Irmã Teresa Cristina P. Domiciano (Coordenadora), Irmã Gisele Coelho (Animação Vocacional e Articulação da Juventude Salesiana), Irmã Lúcia Jacinta Finassi (Escolas), Irmã Luana de Oliveira (VIDES), Irmã Valentina Hurtado (Missão), Irmã Miriam Angélica L. dos Santos (Ação Social), Irmã Cleonice Lourenço (Pastoral Universitária), Irmã Denize Salvador (Catequese) e Isadora (Assessora da Pastoral). A manhã começou com a oração conduzida por Irmã Cleonice, a partir de uma reflexão bíblica do texto de Mateus (21, 21-27). Em seguida, o grupo recordou as diversas ações ocorridas após o encontro presencial de outubro, partilhando e avaliando as atividades. Agradecidas pelo fecundo ano de 2025, projetaram juntas as ações para o próximo ano, revendo o calendário e sonhando novos projetos. Após um momento de confraternização, o grupo seguiu com os planejamentos, estruturação do projeto de pastoral e a redação da última circular coral do ano. Em clima festivo e de gratidão, encerraram este encontro com votos de boas festas e de um 2026 abençoado e repleto de novas propostas, sonhos e ações.

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil