[CG29] Sob a proteção de São José, avança o trabalho sobre a vida fraterna e comunitária
20/03/2025

[CG29] Sob a proteção de São José, avança o trabalho sobre a vida fraterna e comunitária

[CG29] Sob a proteção de São José, avança o trabalho sobre a vida fraterna e comunitária

A Solenidade de São José foi vivida com particular intensidade no CG29: os presentes se dirigiram ao Patrono da Congregação com a melhor das disposições invocando a Sua ajuda para obter as mais eleitas bênçãos sobre os resultados da Assembleia ora em curso, em Valdocco.

No começo das atividades, o P. Stefano Martoglio apresentou as decisões da Comissão Central para melhor atender às diversas necessidades da Assembleia e tornar a atuação das seis Comissões mais eficiente. Este último, juntamente com o trabalho da Comissão de Redação, levou à escuta e ao estudo do tema "Animação e zelo pela verdadeira vida de cada salesiano".

Inicialmente, ressaltou-se que há 106 propostas para a seção de "escuta", 92 para a seção de "interpretação", 156 para a seção de "escolha". Esses números refletem a complexidade dos temas e a diversidade de propostas que o extenso "diálogo no Espírito" dos últimos dias proporcionou.

É um documento com as propriedades de um rascunho ainda passível de correções e aprimoramentos, o qual, atendendo ao convite da Comissão de Redação - que o apresentou com as opiniões de seus nove integrantes - pode incorporar sugestões detalhadas dos integrantes do Capítulo.

O documento de 12 páginas apresenta, de fato, uma representação global da situação da Congregação, além de trazer sugestões de atividades que poderiam aprimorar sua capacidade de missão junto aos jovens. A avaliação leva em conta os salesianos inseridos em sociedades onde a rapidez, a eficácia e o consumismo reduzem as pessoas aos limites do individualismo.

Há, por isso, que redescobrir e celebrar a Eucaristia como Núcleo da Comunidade Salesiana, um retorno constante aos motivos fundamentais do serviço, como a maneira mais profunda de protegê-la contra falhas de vontade e fidelidade. O ‘rascunho’ não revela o pessimismo, mas o otimismo de quem reposiciona as razões de ser e as formas de agir no centro. A Oração e a Lectio Divina, em conjunto com os Sacramentos, possibilitam a percepção da vocação e a análise crítica, profética e incessante de como praticá-la.

A verdadeira fraternidade com crianças e jovens mais pobres energiza a missão, exigindo uma consistente e purificadora frugalidade de vida. E se, por vezes, essa energia falhasse, seria ecessário um suplemento de caridade mútua para compreender e encorajar-se reciprocamente.

Dom Bosco estava bem ciente da condição humana e reconhecia as dificuldades de relacionamento e as fraquezas de seus oratorianos. Agora, como então, é necessário apelar para a intervenção do Espírito Santo no formar os corações das pessoas como Ele formou o do Fundador.

Com essa dinâmica, poderemos abordar de maneira eficiente a articulação da vida fraterna nas comunidades, com vera preocupação mútua. A inclinação a abraçar a espiritualidade salesiana se desenvolveu durante os anos de estudo; mas precisa ser constantemente cultivada.

O dia terminou com a conclusão e o debate dos relatórios das seis Comissões acerca de dois assuntos: - da formação das duas novas Regiões Africanas; e da recomendação do P. Joan Lluis Playà acerca da participação do Delegado Central para a FS no Capítulo Geral.

Por fim, o P. Pier Fausto Frisoli apresentou as fichas e os temas legais que serão tratados ao longo da semana.

Fonte: Agência Info Salesiana - ANS

Mais Recentes

Celebração Litúrgica de Tito Zeman

"Mesmo se eu perdesse minha vida, eu não consideraria isso um desperdício, sabendo que pelo menos um daqueles que eu ajudei se tornou um sacerdote no meu lugar"

Salesianos emitem Profissão Perpétua na Presença Salesiana de Pará de Minas (MG)

No dia 25 de janeiro, durante a Celebração Eucarística em Pará de Minas (MG), os salesianos Filipe Lopes, Hudson Campos e Murilo Souza emitiram a Profissão Perpétua na Congregação Salesiana, entregando definitivamente suas vidas ao serviço de Deus e da juventude. A Celebração foi presidida pelo Inspetor Salesiano, Padre Ricardo Carlos, que, em sua homilia, destacou o sentido profundo da consagração religiosa salesiana, marcada pela fidelidade a Cristo, pelo amor à Igreja e pela dedicação aos jovens, especialmente os mais pobres, segundo o carisma de Dom Bosco. Vivida como um intenso momento de fé, gratidão e testemunho vocacional, a Celebração reuniu religiosos, familiares, amigos, membros da Família Salesiana e da comunidade educativo-pastoral. A profissão perpétua dos três salesianos torna-se sinal de esperança e continuidade do carisma salesiano, reafirmando o chamado a viver com alegria, doação e compromisso a missão confiada por Deus. Este momento reforça a vitalidade da vocação salesiana e convida toda a comunidade a rezar por novas e santas vocações, para que o sonho de Dom Bosco continue vivo no coração da Igreja e do mundo. Fonte: Inspetoria Salesiana São João Bosco ‍        

Primeira profissão religiosa de sete noviços salesianos de diversas inspetorias do país

No dia 24 de janeiro, solenidade de São Francisco de Sales, padroeiro da Congregação Salesiana, foi celebrada a Primeira Profissão Religiosa de sete noviços salesianos. A solene celebração eucarística foi presidida por Dom Odelir José Magri, Bispo da Diocese de Chapecó (SC), com a concelebração de Dom Tarcísio Scaramussa SDB, Bispo emérito de Santos (SP), além dos Inspetores P. Ademir Ricardo Cwendrych, de Porto Alegre, P. Francisco Inácio Vieira Junior, de Recife, e P. Alexandre Luís de Oliveira, de São Paulo. Fonte: Agência Info Salesiana  

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil