Com Dom Bosco. Sempre.
12/04/2025

Com Dom Bosco. Sempre.

Com Dom Bosco. Sempre.

A MENSAGEM DO VIGÁRIO DO REITOR-MOR, Pe. Stefano Martoglio

Não é indiferente celebrar um Capítulo Geral num lugar ou noutro. Certamente, em Valdocco, no “berço do carisma”, temos a oportunidade de redescobrir a génese da nossa história e reencontrar originalidade que constitui o coração da nossa identidade de consagrados e apóstolos dos jovens.

Na moldura antiga de Valdocco, em que tudo fala das nossas origens, sou quase obrigado a fazer memória daquele dezembro de 1859, em que Dom Bosco havia tomado uma decisão incrível, única na história: fundar uma congregação religiosa com rapazes.

Havia-os preparado, mas continuavam a ser muito jovens. «Desde há muito tempo pensava fundar uma congregação. Chegou o momento de descer ao concreto», explicou com simplicidade Dom Bosco. Na realidade esta congregação não nasce naquele momento: existia já por aquele conjunto de Regras que vós sempre tendes observado por tradição… Trata-se agora de avançar, de constituir normalmente a Congregação e de aceitar as suas Regras. Ficai, todavia, a saber que só serão inscritos nela aqueles que, depois de haver refletido seriamente, quiserem fazer a seu tempo os votos de pobreza, castidade e obediência… Dou-vos uma semana para pensardes nisso».

À saída da reunião houve um silêncio insólito. Bem depressa, quando as bocas se abriram, se pôde constatar que Dom Bosco havia tido razão de proceder com lentidão e prudência. Alguns murmuravam entre dentes que Dom Bosco queria fazer deles frades. Cagliero percorria o pátio a passo largo entregue a sentimentos contraditórios.

Mas o desejo de «permanecer com Dom Bosco» levou a melhor na maioria. Cagliero saiu-se com a frase que ficaria histórica: «Frade ou não frade, eu fico com Dom Bosco».

Na «conferência de adesão», que se realizou na tarde de 18 de dezembro, eram 17.

Dom Bosco convocou o primeiro Capítulo Geral no dia 5 de setembro de 1877 para Lanzo Torinese. Os participantes eram 23 e o Capítulo durou três dias inteiros.

Hoje, para o Capítulo número 29, os capitulares são 227. Vieram de toda a parte do mundo, em representação de todos os salesianos.

Na abertura do primeiro Capítulo Geral, Dom Bosco disse aos nossos irmãos: «O Divino Salvador diz no santo Evangelho que onde estiverem dois ou três reunidos em seu nome, Ele mesmo está no meio deles. Nós não temos outra finalidade nestas reuniões senão a maior glória de Deus e a salvação das almas redimidas pelo precioso sangue de Jesus Cristo». Podemos, portanto, estar certos de que o Senhor estará no meio de nós e que Ele conduzirá as coisas de tal modo que todos se sintam à vontade.

Uma mudança de época

A expressão do Evangelho: «Jesus chamou aqueles que queria consigo e enviou-os a pregar» (Mc 3,14-15), diz que Jesus escolhe e chama aqueles que quer. Entre estes estamos também nós. O Reino de Deus torna-se presente e aqueles primeiros Doze são um exemplo e o modelo para nós e para as nossas comunidades. Os Doze são pessoas comuns, com virtudes e defeitos, não formam uma comunidade de puros nem um simples grupo de amigos.

Sabem, como disse o Papa Francisco, que “Vivemos uma mudança de época mais que uma época de mudanças”. Em Valdocco, nestes dias, respira-se um clima de grande consciência. Todos os irmãos sentem que este é um momento de grande responsabilidade.

Na vida da maioria dos irmãos, das províncias e da Congregação há muitas coisas positivas, mas isto não basta e não pode servir de “consolação”, porque o grito do mundo, as grandes e novas pobrezas, a luta quotidiana de tantas pessoas – não só pobres, mas também simples e laboriosas – levanta-se forte como pedido de auxílio. São todos pedidos que devem provocar-nos e sacudir-nos e não nos deixar tranquilos. Com a ajuda das províncias através da consulta, pensamos haver identificado, por um lado, os principais motivos de preocupação e, por outro, os sinais de vitalidade da nossa Congregação, marcados sempre com os traços culturais específicos de cada contexto.

Durante o Capítulo, propomos concentrar-nos sobre o que significa verdadeiramente para nós ser “salesianos apaixonados por Jesus Cristo” porque, sem isto, ofereceremos bons serviços, faremos bem às pessoas, ajudaremos, mas não deixaremos uma marca profunda.

A missão de Jesus continua e tornar-se visível hoje no mundo também através de nós, seus enviados. Somos consagrados para construir amplos espaços de luz para o mundo de hoje, para ser profetas. Fomos consagrados por Deus e chamados ao seguimento do seu amado Filho Jesus, para viver verdadeiramente como conquistados por Deus. Por isso, uma vez mais, o essencial joga-se todo na fidelidade da Congregação ao Espírito Santo, vivendo, com o espírito de Dom Bosco, uma vida consagrada salesiana centrada em Jesus Cristo.

A vitalidade apostólica, como vitalidade espiritual, é compromisso em favor dos jovens, dos rapazes, nas mais variadas pobrezas, portanto não se pode parar a oferecer apenas serviços educativos. O Senhor chama-nos a educar evangelizando, levando a sua presença e acompanhando a vida com oportunidades de futuro. Somos chamados a procurar novos modelos de presença, novas expressões do carisma salesiano em nome de Deus. Isto seja feito em comunhão com os jovens e com o mundo, mediante “uma ecologia integral”, na formação de uma cultura digital nos mundos habitados pelos jovens e pelos adultos.

E é forte o desejo e a expetativa que este seja um Capítulo Geral corajoso, em que se digam as coisas, sem se perder em frases corretas, bem construídas, mas que não tocam a vida.

Nesta missão não estamos sós. Sabemos e sentimos que a Virgem Maria é um modelo de fidelidade.

É belo recordar com a mente e com o coração o dia da solenidade da Imaculada Conceição de 1887 quando, dois meses antes da sua morte, Dom Bosco disse a alguns salesianos que, comovidos, olhavam para ele e escutavam: «Até agora caminhámos na certeza. Não podemos errar; é Maria que nos guia».

Maria Auxiliadora, a Nossa Senhora de Dom Bosco, guia-nos. Ela é a Mãe de todos nós e é Ela que repete como em Caná da Galileia nesta hora do CG 29: «Fazei tudo o que Ele vos disser».

A nossa Mãe Auxiliadora nos ilumine e nos guie, como fez com Dom Bosco, a ser fiéis ao Senhor e a nunca desiludir os jovens, sobretudo os mais necessitados.

 
Fonte: ANS

Mais Recentes

Hospital Auxiliadora lança Pedra Fundamental da Radioterapia e marca nova era no tratamento oncológico para o Estado de MS

O Hospital Auxiliadora lançou, no último sábado, 20 de junho, a Pedra Fundamental da Oncologia com Radioterapia. A solenidade marcou o início de uma nova etapa para a assistência oncológica regional, com a implantação de um serviço que ampliará o acesso ao tratamento contra o câncer, oferecendo mais estrutura, tecnologia, acolhimento e esperança aos pacientes. O evento contou com a presença de autoridades políticas e locais, representantes da instituição, corpo clínico, colaboradores, parceiros e convidados. A iniciativa tem apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, da Prefeitura Municipal de Três Lagoas, do deputado federal Dr. Geraldo Resende e das empresas participantes do Pronon — Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica. O Hospital Auxiliadora já captou parte dos recursos por meio do programa e segue em nova etapa de captação, além de contar com emendas parlamentares, doações incentivadas e doações gerais para contemplar todo o investimento previsto. O Pronon é uma importante política de incentivo que permite a pessoas físicas e jurídicas destinarem parte do Imposto de Renda devido para projetos aprovados na área da oncologia. Por meio desse mecanismo, empresas e contribuintes podem apoiar iniciativas que ampliam o acesso ao diagnóstico, tratamento, reabilitação e cuidado integral aos pacientes com câncer. O projeto contempla a ampliação do Hospital Auxiliadora, com a construção da área da Radioterapia. A intervenção terá 761,31 m², incluindo ambientes para tomografia, acelerador linear, consultórios, áreas de apoio e área externa. Alguns recursos já foram disponibilizados através de emenda pelo deputado federal Geraldo Resende e também a contrapartida do governo do Estado. Para o valor global de toda a obra, que é para construção do bunker, aquisição de equipamentos, inclusive a radioterapia, mobiliários e demais estrutura necessárias para o funcionamento da unidade será viabilizado por meio de captação de recursos através do Pronon com apoio das empresas participantes e também emendas parlamentares. A implantação da Radioterapia representa um avanço significativo para Três Lagoas e toda a região. A unidade terá capacidade de atendimento para 840 tratamentos por ano, sendo aproximadamente 70 tratamentos por mês. Cada paciente poderá realizar, em média, entre 20 e 30 sessões, conforme indicação médica e necessidade terapêutica. A ex-diretora - por duas vezes - do Hospital Auxiliadora e atual membro do Conselho Consultivo, Irmã Maria Nilda Cavalcante Rangel, ressaltou o valor humano e social do projeto. “Ver este sonho se concretizando é motivo de gratidão. A missão do Hospital Auxiliadora sempre foi cuidar da vida com amor, fé e responsabilidade. A Radioterapia chega para fortalecer essa missão e levar esperança a muitas famílias”, afirmou Irmã Maria Nilda. Para Daniela Mekaru, diretora de Programas e Projetos do Hospital Auxiliadora, a implantação da Radioterapia é resultado de planejamento, compromisso institucional, união de esforços e projetos de captação de recursos. “Este projeto representa trabalho, dedicação e articulação com parceiros que acreditam na saúde como instrumento de transformação social. Agradecemos as empresas participantes do Pronon e a classe política que tem nos apoiado. A participação das empresas e dos doadores representa um gesto concreto de responsabilidade social, solidariedade e compromisso com a saúde regional”, disse Daniela Mekaru. De acordo com o diretor geral do Hospital Auxiliadora, Marco Calderon, o lançamento simboliza um marco histórico para a instituição e para a população atendida. “Este é um momento de grande significado para o Hospital Auxiliadora e para toda a nossa região. A Oncologia com Radioterapia nasce de um compromisso coletivo com a vida, com o cuidado e com a dignidade dos pacientes. Com este projeto, queremos oferecer uma estrutura moderna, segura e humanizada, aproximando o tratamento das pessoas e de suas famílias. Agradeço o Governo do Estado e também o deputado federal, Geraldo Resende, que não medem esforços em sempre ajudar nossa instituição e viabilizar recursos para conseguirmos evoluir ainda mais em benefício da nossa população”, destacou Marco Calderon. O diretor clínico e cirurgião oncológico, Dr. Rodrigo Melão Martinho, destacou a importância da integração dos serviços no cuidado ao paciente com câncer. “A oncologia exige uma rede de cuidado organizada e integrada. A chegada da Radioterapia fortalece a linha de cuidado do paciente oncológico e amplia as possibilidades de tratamento com mais qualidade e resolutividade”, pontuou Dr. Rodrigo. A médica oncologista, coordenadora e responsável técnica da Oncologia do Hospital Auxiliadora, Dra. Taciana Gasparini, ressaltou que a chegada da Radioterapia irá fortalecer a jornada de cuidado dos pacientes oncológicos. “A Radioterapia é parte essencial do tratamento de muitos tipos de câncer e sua implantação representa um ganho enorme para os pacientes da nossa região. Ter esse serviço mais próximo significa mais conforto, menos deslocamentos e maior continuidade no cuidado. É um avanço que complementa a assistência oncológica e melhora a qualidade de vida de quem enfrenta o tratamento”, destacou Dra. Taciana Gasparini. O diretor técnico do Hospital Auxiliadora, Dr. Delso do Nascimento, reforçou que o novo serviço contribuirá para ampliar a capacidade assistencial da instituição. “Este é um avanço técnico e assistencial muito importante. A Radioterapia vai somar à estrutura do hospital e permitir que mais pacientes tenham acesso a um tratamento essencial, com segurança e acompanhamento especializado”, afirmou Dr. Delso. Médico responsável técnico pela Radioterapia, Dr. Harley Oliveira explicou que o serviço é fundamental em diversas etapas do tratamento contra o câncer. “A Radioterapia é uma modalidade essencial no tratamento oncológico. Ela pode ser indicada em diferentes momentos, conforme cada caso, e sua oferta mais próxima da casa do paciente faz grande diferença na adesão ao tratamento, no conforto e na qualidade de vida”, destacou Dr. Harley. Representando o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Dr. Maurício Simões Corrêa, a superintendente de Gestão Estratégica da Secretaria de Estado de Saúde, Maria Angélica Benetasso, participou da solenidade e destacou a relevância do projeto para a ampliação da rede de cuidado oncológico no Estado. “A implantação da Radioterapia no Hospital Auxiliadora representa um avanço importante para a saúde de Três Lagoas e de toda a região. É um projeto que fortalece a assistência, amplia o acesso ao tratamento e contribui para que os pacientes tenham um cuidado mais próximo, humanizado e integrado à rede de saúde”, afirmou Maria Angélica Benetasso. O senador Nelsinho Trad destacou a importância do projeto para o fortalecimento da saúde em Mato Grosso do Sul e para a descentralização do tratamento oncológico. “Estamos falando de um serviço essencial, que vai reduzir distâncias, aliviar o sofrimento das famílias e garantir mais dignidade aos pacientes que enfrentam o câncer. Projetos como este mostram a força da união entre instituições, poder público, empresas e sociedade em favor da vida”, afirmou o senador Nelsinho Trad. O prefeito municipal, Dr. Cassiano Rojas Maia, afirmou que a implantação da Radioterapia representa uma conquista para Três Lagoas e para os municípios da região. “Este projeto fortalece Três Lagoas como referência em saúde e traz um benefício direto para a população. É uma conquista que reduz deslocamentos, aproxima o tratamento das famílias e melhora a assistência aos pacientes oncológicos”, declarou o prefeito. O deputado federal Dr. Geraldo Resende também destacou a relevância do investimento e a importância da união entre instituições públicas, privadas e filantrópicas. “A saúde se fortalece quando há parceria e compromisso. A Radioterapia do Hospital Auxiliadora é um projeto de grande impacto social, que vai atender pacientes que precisam de cuidado especializado e humanizado mais perto de casa. Estamos empenhados em sempre apoiar grandes projetos como este”, afirmou o deputado. Também estiveram presentes representando a Câmara de Vereadores, o vereador Tonhão, vereadora Sirlene dos Santos, vereador Sargento Rodrigues, vereador Pedrinho, vereador Mário Grespan, vereador Mi do Santa Luzia, a secretária de saúde do município, Juliana Salim, o secretário de saúde de Inocência, Fernando Fidelis, Conselho Municipal de Saúde, Rotary, Rede Feminina de Combate ao Câncer, representantes do comércio, empresas e demais autoridades. A previsão é que as atividades da nova unidade tenham início em 2028. Com o lançamento da Pedra Fundamental, o Hospital Auxiliadora reafirma sua missão de cuidar com excelência, responsabilidade social e humanização. A futura estrutura de Oncologia com Radioterapia será fundamental para ampliar a rede de atendimento aos pacientes oncológicos, fortalecendo o papel da instituição como referência em saúde e dando início a uma nova etapa na história da assistência regional. Fonte: HNSA

Comissão para a Juventude apresenta o relatório de pesquisa nacional “Evangelização da Juventude no Brasil-2025”

Durante a reunião do Conselho Permanente da CNBB, a Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, por meio do bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão, dom Vilsom Basso, apresentou aos bispos os dados da “Pesquisa Nacional Evangelização da Juventude no Brasil – 2025”. O relatório da pesquisa foi apresentado pela coordenadora do Observatório Juventudes, da PUC-RS e coordenadora do grupo de pesquisa, doutora Patrícia Espíndola Teixeira. Os resultados foram condensados num relatório de 140 páginas. Dom Vilson destacou que até setembro serão impressos 20 mil exemplares a serem distribuídos para toda Igreja no Brasil. A pesquisa ouviu 11.498 jovens de todo o país, ligados ao universo religioso,entre abril a junho de 2025. Destes, 55,6% são mulheres, 44,4% homens. O maior grupo de idade da mostra 64,8% concentra-se na faixa etária de 18 a 24 anos, 32,5% entre 25 a 29 anos e 2,7% adolescentes de 12 a 17 anos. Saúde e resiliênciaUm dos aspectos abordados no levantamento foram os aspectos de “sofrimento expressivo”. 50% dos jovens afirmaram não se sentirem bem de forma plena; 37,6% apontaram a dificuldade de concetração associada a exposição permanente às telas o que gera ansiedade e privação do sono; 36,7% se sentem inseguros na maior parte do tempo, com impacto sobre a autoestima, tomada de decisões e abertura à fé. Em contrapartida, a religião aparece como um importante elemento para ajudar os jovens na resiliência. 64,0% dos jovens pesquisados disseram que a espiritualidade os ajudam a enfrentar os problemas no dia a dia; 55,8% que a presença pastoral os fortalecem; 43,4% afirmaram que apesar das dificuldades, apresenta esperança quanto ao futuro. Relação com a IgrejaA pesquisa levantou dados sobre a pertença e prática religiosa, o uso das redes sociais e os impactos do ambiente digital em suas vidas e suas posições sociopolíticas e quanto a questão ambiental. 98% dos jovens afirmaram ser católicos e 61% disseram ter sido conduzidos à Igreja a partir da experiência dos pais e avós. 93% Já receberam os sacramentos da iniciação à vida cristã. Religião e espiritualidade são os temas mais buscados na internet por esses jovens respondentes acima de entretenimento, educação  e  política. 43,3% dos jovens afirmaram usar as redes redes sociais, aplicativos de mensagens, fóruns de discussão e sites de relacionamentos. Redes sociais (Instagram, TikTok, X, Facebook) com 26,4% e Apps de mensagens (WhatsApp) com 16,2%. Igreja como a 3ª maior fonte de informaçãoA Igreja é a 3ª maior fonte de informação para 13,5% dos jovens. Influencers digitais e youtubers correspondem a 12,4% da preferência de busca por informação. Mais de 41% dos jovens não se mobilizam coletivamente, porém 23% disseram ter simpatia individual por pautas mais coletivas. A pesquisa investigou uma série de outros pontos sobre a relação dos jovens com a Igreja e o seu protagonismo nos ambientes eclesiais, como percebem a Igreja Católica, o que os atraem e afastam e sobre vocação e projeto de vida. Ao final da apresentação, o arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Jaime Spengler chamou a atenção para a importância de aprofundar e refletir os dados levantados pela pesquisa em vista de melhor a evangelização dos jovens no Brasil. Baixe o relatório e conheça os dados da pesquisa:Pesquisa Evangelização da Juventude_2025 Durante a tarde, os bispos do Conselho Permanente também conheceram os dados da avaliação da 62ª Assembleia Geral da CNBB, cuja condução ficou por conta do bispo de Nova Iguaçu (RJ) e presidente do regional Leste 1, dom Gilson Andrade da Silva e também tiveram uma rodada de reunião reservada.Fonte: CNBB

Inspetoria São João Bosco lança Observatório de Projetos Salê Sustentável em favor da Ecologia Integral

A Inspetoria São João Bosco (ISJB), dos Salesianos de Dom Bosco, deu um novo passo em seu compromisso com o cuidado da Casa Comum ao lançar, no dia 16 de junho, o Observatório de Projetos Salê Sustentável. Realizado de forma presencial e on-line, o lançamento reuniu aproximadamente 150 participantes, representando as presenças salesianas das áreas da educação básica e superior, ação social e evangelização, localizadas em Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Tocantins e no Distrito Federal. Na abertura do evento, o Vigário Inspetorial, Padre Sedney Manja, SDB, destacou que o Observatório responde ao convite da Congregação Salesiana e do Papa Francisco para viver, de forma concreta, a Ecologia Integral, promovendo uma caminhada comum em favor da vida. "O Observatório de Projetos Salê Sustentável nasce exatamente com esse propósito: ajudar-nos a caminhar juntos, compartilhar experiências, aprender uns com os outros e construir uma cultura cada vez mais comprometida com o cuidado da vida." Em sua mensagem, o sacerdote convidou todas as presenças salesianas a acolherem esse novo desafio com esperança e confiança, lembrando que cada gesto em favor da Ecologia Integral torna o mundo "mais justo, mais fraterno e mais fiel ao sonho de Deus para a humanidade e para toda a criação". Na sequência, a coordenadora do projeto, Camila de Paula, apresentou o Observatório como um espaço de articulação, colaboração e compartilhamento entre as dezenas de obras salesianas. A plataforma permitirá o envio e o acompanhamento das iniciativas desenvolvidas, conferindo maior visibilidade às ações socioambientais já existentes, favorecendo a troca de experiências, o fortalecimento do trabalho em rede e a construção de novos caminhos em favor da sustentabilidade e do cuidado com a Casa Comum. Inspirado na encíclica Laudato Si' e na Exortação Apostólica Laudate Deum, do Papa Francisco, bem como nas orientações do 29º Capítulo Geral da Congregação Salesiana, o Observatório busca fortalecer uma cultura do encontro e da corresponsabilidade, na qual cada comunidade educativo-pastoral seja protagonista da promoção da Ecologia Integral, unindo evangelização, educação e compromisso socioambiental. Durante o lançamento, Padre Geraldo Adair de Lima, SDB, recordou que o cuidado com a criação faz parte da própria missão salesiana. Segundo ele, esse compromisso dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com as boas práticas de governança institucional, fortalecendo a capacidade da Inspetoria de estabelecer parcerias e promover iniciativas voltadas ao bem comum. O lançamento do Observatório de Projetos Salê Sustentável representa, assim, um sinal concreto do compromisso da Inspetoria São João Bosco com a Ecologia Integral. Mais do que uma plataforma para o acompanhamento de projetos, o Observatório constitui um espaço permanente de escuta, partilha, articulação e inspiração, fortalecendo a missão salesiana de educar e evangelizar por meio do cuidado com a Casa Comum. O que é o Observatório de Projetos Salê Sustentável? O Observatório de Projetos Salê Sustentável é uma iniciativa da Inspetoria São João Bosco que reúne, acompanha e compartilha as ações socioambientais desenvolvidas nas presenças salesianas. Seu objetivo é fortalecer a cultura da Ecologia Integral, incentivar o trabalho em rede, valorizar as boas práticas e favorecer a construção de uma missão cada vez mais comprometida com o cuidado da criação. Inspirado na Laudato Si' e no carisma salesiano, o Observatório promove uma caminhada conjunta em favor da vida, da sustentabilidade e da Casa Comum, contribuindo para que as comunidades educativo-pastorais sejam cada vez mais protagonistas na construção de um futuro mais justo, solidário e sustentável.

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil