“É hora de reacender o fogo!” é o lema que acompanhará as celebrações do triênio em preparação aos 150 anos da primeira expedição missionária do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (14 de novembro de 1877). A escolha do logo, entre as 39 propostas em concurso, recaiu sobre a criação de Valentina Calabrese, Gaia Greco, Angelica Buanne, Ilaria Fara (FMA), Anna Maria Spina (FMA), Gabriele Maria Calabrese, SDB, um grupo de animação missionária da Itália Central.
A Comissão Avaliadora, composta por FMA, leigos e jovens, expressa o sincero agradecimento a todos os participantes pelos apreciados trabalhos, recebidos de diversas partes do mundo, que demonstram uma marcada sensibilidade missionária e um grande sentido de pertença ao Instituto, aliado a aptidões e competências artísticas.
Maria Auxiliadora: a figura de Maria escolhida para este logotipo é a da Auxiliadora “roubada” da sacristia de Valdocco e dada por Dom Cagliero aos primeiros missionários no dia de sua partida. É a presença de “Maria Auxiliadora, que tem nos braços um Menino gracioso e sorridente […]. Dom Bosco o abençoou e o enviou aos missionários: ‘Traga-o, e que Nossa Senhora o abençoe e o acompanhe ao longo da viagem’". (Crônica, vol. 2, 288). Maria e Jesus tornam-se, portanto, os companheiros de viagem do logo que protegem e guardam cada missão.
O navio: reproduz de forma estilizada a embarcação vista na foto da primeira expedição missionária. Aquele enorme navio, que se perderá visivelmente no meio do mar para chegar a terras distantes e levar também o carisma salesiano feminino à América.
As vigias do navio: são uma referência ao navio, mas em seu número recordam os cinco continentes onde hoje estão presentes as Filhas de Maria Auxiliadora. Além disso, recordam o rosário, oração diária e inevitável para todas as FMA.
A cruz: fica bem alto no navio para recordar o sacrifício que os missionários assimilam na sua partida, um sacrifício vivido em cada missão, um sacrifício necessário para que ela se torne fecunda.
As primeiras seis missionárias: as seis figuras do navio estão próximas umas das outras e rodeadas pela sombra de Maria, que as acompanha. Formam um único elemento – a comunidade – e, na diversidade de alturas e formas, reproduzem a forma de um fogo, testemunho do Espírito que acompanha e inspira o sonho missionário das FMA, mas também sinal que recorda o fogo de o amor de Deus que Madre Mazzarello convida a manter vivo.
O círculo que delimita o logo: o logo está inscrito em um círculo que circunda o desenho. Esta não é apenas uma escolha estilística que confere compacidade ao logotipo, mas o ímpeto da linha recorda o dinamismo missionário da Congregação no mundo e dá forma a uma auréola, sinal da santidade quotidiana trazida pelos missionários para o exterior.
No dia 14 de novembro de 2024, com transmissão ao vivo da Casa Geral do Instituto das FMA de Roma, Madre Chiara Cazzuola abrirá oficialmente o triênio de preparação para o 150º aniversário (1877-2027) da primeira expedição missionária ao Uruguai.
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