Oficina de Produção de Notícias capacita comunicadores da RSB em práticas jornalísticas e missão salesiana
30/04/2025

Oficina de Produção de Notícias capacita comunicadores da RSB em práticas jornalísticas e missão salesiana

Oficina de Produção de Notícias capacita comunicadores da RSB em práticas jornalísticas e missão salesiana

Evento reforça a importância da comunicação em rede para fortalecer a identidade e a missão salesiana

O Centro Salesiano de Formação (CSF) da Rede Salesiana Brasil (RSB) promoveu, nesta quarta-feira (24/04), a Oficina de Produção de Notícias, uma formação voltada aos responsáveis e colaboradores de comunicação das casas salesianas (SDB e FMA) de todo o país. Ministrada pela jornalista Ana Cosenza, editora do Boletim Salesiano – Brasil, a atividade teve como objetivo aprimorar a produção de conteúdos informativos, alinhando-a à missão educativa e pastoral da RSB.

Estiveram mais de 90 presentes, responsáveis e colaboradores de comunicação de escolas, obras sociais, paróquias, centros universitários e missões salesianas. A oficina foi desenhada para responder aos desafios cotidianos enfrentados pelos comunicadores da Rede Salesiana com a utilização de ferramentas teóricas e práticas, expostas ao longo da oficina.

A formação foi conduzida por Ana Cosenza, jornalista responsável pelo Boletim Salesiano – Brasil, com mais de 25 anos de experiência em comunicação institucional. Graduada em Jornalismo pela PUC-SP e mestre em História pela mesma instituição, Ana trouxe à discussão não apenas técnicas jornalísticas, mas também reflexões sobre como contar histórias que inspirem e fortaleçam a missão salesiana. “Produzir uma notícia vai além de informar: é um ato de partilha que alimenta a rede e reforça nosso compromisso com a educação e a evangelização. Cada texto é uma oportunidade de mostrar a transformação que acontece nas nossas casas”, destacou a formadora.

O evento reforçou que a produção de notícias é um ato pastoral, capaz de conectar realidades, celebrar conquistas e mobilizar a comunidade em prol de objetivos comuns. Como lembrou Angélica Novais, jornalista da RSB, participante do evento: “Aprendi que mesmo uma pequena notícia sobre um projeto local pode ecoar nacionalmente e inspirar outras obras”.

Próximos passos - A RSB dará continuidade ao ciclo de formações em comunicação com temas como fotografia digital e ferramentas de inteligência artificial aplicadas à comunicação. Os materiais da oficina serão compartilhados com os participantes inscritos.

Comunicação da Rede Salesiana Brasil | Revisão: Ana Cosenza

 

Mais Recentes

Presença Salesiana de Araxá lança hino oficial em preparação aos 100 anos da chegada dos Salesianos à cidade

A Presença Salesiana de Araxá dá mais um passo marcante na preparação para o centenário da chegada dos Salesianos ao município, que será celebrado em 2026. Como parte das ações comemorativas, foi lançado oficialmente o hino dos 100 anos da presença salesiana em Araxá, uma composição inédita que celebra a história, a missão e o legado deixado por gerações de religiosos, educadores e jovens que fizeram e continuam fazendo parte dessa trajetória. O hino nasce com o objetivo de envolver toda a comunidade, ex-alunos, educadores, famílias, jovens, paroquianos e colaboradores, em um clima de gratidão, memória e compromisso com o futuro. A letra resgata a essência do carisma de Dom Bosco, recorda o cuidado com a juventude ao longo desses 100 anos e reforça a identidade salesiana marcada pela fé, alegria, educação e evangelização. Mais do que uma música comemorativa, o hino se torna um símbolo sonoro do centenário, pensado para ser cantado nas celebrações, encontros juvenis, eventos pastorais, escolares e comunitários ao longo deste ano jubilar. Ele expressa, em forma de canto, aquilo que a presença salesiana representa para Araxá desde 1926: uma casa que acolhe, um pátio que educa e uma igreja que envia. Segundo a direção da Presença Salesiana local, “o hino traduz em música aquilo que vivemos na prática há um século: o cuidado com a juventude, a força da fé, a presença de Maria Auxiliadora e a missão de formar bons cristãos e honestos cidadãos. É um convite para que todos façam parte desta celebração histórica”. O lançamento do hino integra a programação preparatória do centenário, que contará ainda com eventos religiosos, culturais, educativos e pastorais ao longo do ano, envolvendo toda a cidade. A música já passa a fazer parte das atividades oficiais e poderá ser utilizada por escolas, grupos juvenis, pastorais e comunidades como forma de celebrar e manter viva a memória dessa missão que transformou vidas em Araxá. Visite o Santuario São Domingos de Gusmão em Araxá(MG)Endereço Praça São Domingos - Centro, Araxá .   Clique aqui para acompanhar a programação Santuário   ‍Fonte: Inspetoria São João Bosco

Salesianos emitem Profissão Perpétua na Presença Salesiana de Pará de Minas (MG)

No dia 25 de janeiro, durante a Celebração Eucarística em Pará de Minas (MG), os salesianos Filipe Lopes, Hudson Campos e Murilo Souza emitiram a Profissão Perpétua na Congregação Salesiana, entregando definitivamente suas vidas ao serviço de Deus e da juventude. A Celebração foi presidida pelo Inspetor Salesiano, Padre Ricardo Carlos, que, em sua homilia, destacou o sentido profundo da consagração religiosa salesiana, marcada pela fidelidade a Cristo, pelo amor à Igreja e pela dedicação aos jovens, especialmente os mais pobres, segundo o carisma de Dom Bosco. Vivida como um intenso momento de fé, gratidão e testemunho vocacional, a Celebração reuniu religiosos, familiares, amigos, membros da Família Salesiana e da comunidade educativo-pastoral. A profissão perpétua dos três salesianos torna-se sinal de esperança e continuidade do carisma salesiano, reafirmando o chamado a viver com alegria, doação e compromisso a missão confiada por Deus. Este momento reforça a vitalidade da vocação salesiana e convida toda a comunidade a rezar por novas e santas vocações, para que o sonho de Dom Bosco continue vivo no coração da Igreja e do mundo. Fonte: Inspetoria Salesiana São João Bosco ‍        

Primeira profissão religiosa de sete noviços salesianos de diversas inspetorias do país

No dia 24 de janeiro, solenidade de São Francisco de Sales, padroeiro da Congregação Salesiana, foi celebrada a Primeira Profissão Religiosa de sete noviços salesianos. A solene celebração eucarística foi presidida por Dom Odelir José Magri, Bispo da Diocese de Chapecó (SC), com a concelebração de Dom Tarcísio Scaramussa SDB, Bispo emérito de Santos (SP), além dos Inspetores P. Ademir Ricardo Cwendrych, de Porto Alegre, P. Francisco Inácio Vieira Junior, de Recife, e P. Alexandre Luís de Oliveira, de São Paulo. Fonte: Agência Info Salesiana  

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil