Na tarde de segunda-feira, 26 de janeiro, ocorreu um encontro fraterno na sede central dos salesianos, no Sagrado Coração, em Roma. O evento reuniu o Setor para as Missões dos Salesianos de Dom Bosco (SDB), liderado pelo conselheiro-geral para as Missões, P. Jorge Mario Crisafulli SDB, e o Âmbito para as Missões das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), sob a direção da conselheira-geral para as Missões, irmã Ruth del Pilar Mora, FMA.
As duas equipes responsáveis pela animação e formação missionária da Congregação e do Instituto compartilharam suas identidades, projetos em andamento, desafios enfrentados e sonhos para o futuro. Marco Fulgaro, Secretário do Setor para as Missões, apresentou as quatro áreas de ação — formação, animação, solidariedade e novas fronteiras — destacando alguns pontos específicos do trabalho do Setor e as linhas de ação previstas para os próximos anos.
O Setor para as Missões está reavaliando todo o processo de discernimento, formação e suporte aos missionários salesianos ad gentes, utilizando questionários em diversos níveis (missionários, delegados inspetoriais para a Animação Missionária, inspetores, Conselho Geral, etc.). A partir do mês que vem, o Setor participará de quatro reuniões continentais voltadas aos missionários enviados nos últimos cinco anos.
A Ir. Ruth del Pilar Mora apresentou as prioridades do Âmbito das Missões, voltadas para a formação das missionárias, que segue uma modalidade distinta, porém com características carismáticas semelhantes. Nos últimos anos, diversos temas formativos foram abordados com as missionárias ad gentes e com as coordenadoras inspetoriais de animação missionária, por meio de encontros on-line regulares. Também foi destacada a formação específica das missionárias ad gentes, especialmente no curso de pastoral missionária da Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), além das experiências de serviço caritativo como primeira vivência de inculturação e de discernimento missionário. A Ir. Anna Maria Geuna, colaboradora do Âmbito das Missões, ressaltou a importância do trabalho em rede com organismos missionários nacionais e internacionais, como SEDOS, Fundação Migrantes, Cáritas e as Pontifícias Obras Missionárias.
Enquanto o Setor para as Missões iniciou recentemente seu trabalho com o novo conselheiro, segundo as diretrizes programáticas estabelecidas pelo Capítulo Geral 29, realizado em 2025, o Âmbito das Missões se prepara para concluir seu mandato, em vista do Capítulo Geral 25 do próximo ano — ambos marcados pelo 150º aniversário das primeiras expedições missionárias, realizadas em 1875 e 1877.
O ponto alto do encontro foi a celebração eucarística na festa dos santos Timóteo e Tito, cujas leituras, de forte caráter missionário, favoreceram a partilha da Palavra e a comunhão. Durante a Missa, foi também recordado Marcelino, pai do padre Reginaldo Cordeiro SDB, membro do Setor para as Missões atualmente no Brasil, que faleceu no último dia 19 de janeiro.
Fonte: Agência Info Salesiana