São Domingos Sávio: "A morte, mas não o pecado"
06/05/2025

São Domingos Sávio: "A morte, mas não o pecado"

São Domingos Sávio: "A morte, mas não o pecado"
Foto: Divulgação

Nascimento: 02/04/1842

Beatificado: 05/03/1950

Canonizado: 12/06/1954

Celebração litúrgica: 06/05

 

Domingos Sávio nasce no povoado de San Giovanni, distrito de Riva di Chieri em Turim, na Itália, em 2 de abril de 1842, o segundo filho de Carlos e Brígida Gaiato, entre os 10 irmãos. O pai vem de Ranelle, povoado de Castelnuovo d’Asti (hoje Castelnuovo Dom Bosco) e exerce a profissão de ferreiro; a mãe é originária de Cerreto d’Asti e é costureira. Domingos é batizado no mesmo dia do nascimento na igreja paroquial de Riva di Chieri, como resulta da certidão de Batismo assinada pelo pároco Pe. Vicente Burzio. Em novembro de 1843, a família de Sávio transfere-se para Morialdo, povoado de Castelnuovo d’Asti, a cerca de um quilômetro dos Becchi, onde está a casa de Dom Bosco. Lá, Domingos passa uma infância serena, rica de afeto e dócil aos ensinamentos religiosos dos pais, profundamente cristãos. Etapa fundamental do seu extraordinário itinerário de santidade é a Primeira Comunhão, à qual é admitido excepcionalmente aos 7 anos de idade. Daquele evento são conhecidos os “Propósitos”:

“1º Confessar-me-ei com muita frequência e farei a comunhão sempre que o confessor me der licença; 2º Quero santificar os dias festivos; 3º Os meus amigos serão Jesus e Maria; 4º A morte, mas não o pecado”.

Estes propósitos, que Domingos renovará todos os dias da vida e que marcarão a existência de muitos outros jovens santos, já exprimem um grande nível de santidade, a ação da Graça, que Dom Bosco mesmo reconhecerá, valorizará e orientará.

Domingos cresce e quer aprender. Vai à escola com muito empenho: cerca de 15 quilômetros, todos os dias, sozinho, por estradas inseguras: “Meu caro, não temes caminhar sozinho por estas estradas?”, pergunta-lhe um colega. “Eu não estou sozinho, tenho o anjo da guarda que me acompanha em todos os passos”. Certa manhã de inverno, na escola, enquanto esperam pelo professor, os colegas enchem a estufa de pedras e neve. Ao professor, irado, os colegas dizem: “Foi Domingos!”. Ele não se desculpa, não protesta, e o professor castiga-o severamente, enquanto os outros riem. Mas, no dia seguinte, a verdade vem à tona. “Por que – pergunta-lhe o professor – não disseste logo que eras inocente?”. Domingos responde: “Porque aquele fulano, sendo já culpado de outras coisas, talvez fosse expulso da escola. Da minha parte, eu esperava ser perdoado sendo a primeira falta de que era acusado na escola; por outro lado, pensava também em nosso Divino Salvador, que foi caluniado injustamente”.

Em fevereiro de 1853, a família Sávio, por motivos de trabalho, vai morar em Mondonio, a cerca de 5 quilômetros de Morialdo. O professor de Mondonio, Pe. Cugliero, fora companheiro de Dom Bosco no seminário. Encontrando-o certo dia, falou-lhe de Domingos como de “um seu aluno digno de atenção especial pela inteligência e piedade. Aqui, em sua casa – dizia – pode haver jovens iguais, mas dificilmente haverá quem o supere em talento e virtude. Comprove isso e encontrará um São Luís”. Em 2 de outubro de 1854, por ocasião da festa de Nossa Senhora do Rosário, Domingos, com o pai, encontra Dom Bosco nos Becchi; é a etapa decisiva para o seu itinerário de santidade. Domingos pede a Dom Bosco para ser admitido no Oratório de Turim, porque deseja ardentemente estudar para ser padre. Dom Bosco fica impressionado: “Reconheci nele um caráter totalmente segundo o espírito do Senhor, e fiquei muito admirado considerando a ação que a Graça divina já operara naquele tenro coração”. E disse-lhe: “Pois é! Parece que há aqui um bom tecido”. Franco e decidido, utilizando como metáfora a profissão da mãe, Domingos respondeu: “Então, eu sou o tecido; o senhor seja o alfaiate; leve-me contigo e faça uma bela veste para Nosso Senhor”. Domingos chegou ao Oratório em 29 de outubro de 1854, ao final da mortal pestilência de cólera que dizimara a cidade de Turim.
Tornou-se logo amigo de Miguel Rua, João Cagliero, João Bonetti e José Bongiovanni com os quais se fazia acompanhar para ir à escola na cidade. Com toda probabilidade, nada soube da “Sociedade Salesiana” sobre a qual Dom Bosco começara a falar a alguns de seus jovens em janeiro daquele ano. Em 8 de dezembro de 1854, enquanto em Roma o Papa Pio IX declarava “verdade de fé” à Imaculada Conceição de Maria Santíssima, Domingos ajoelhava-se diante do altar da Mãe de Deus na igreja de São Francisco de Sales, consagrando-se solenemente a Ela: “Maria, eu vos dou o meu coração; fazei que seja sempre vosso. Jesus e Maria sereis sempre os meus amigos; mas, por piedade, fazei-me morrer antes que me aconteça a desgraça de cometer um só pecado”. Será nesta mesma circunstância que surgirá em seu coração o desejo de fundar aquela que, oficialmente constituída em 8 de junho de 1856, será a Companhia da Imaculada Conceição.

Domingos é alegre, amigo confiável de todos, especialmente de quem passa por dificuldades; assíduo e constante nos compromissos de estudo. Confidencia a Camilo Gavio, de Tortona, um de seus melhores amigos: “Fica sabendo que nós aqui fazemos consistir a santidade em estar muito alegres. Procuraremos apenas evitar o pecado, como o grande inimigo que nos rouba a graça de Deus e a paz do coração, impede de cumprir exatamente com nossos deveres e frequentar as coisas de piedade. Começa desde hoje a escrever para te recordares: Servite Domino in laetitia, sirvamos o Senhor em santa alegria”. Alegria que é expressão de uma vida vivida em profunda e íntima amizade com Jesus e Maria, sinal da ação renovadora do Espírito e de santidade alegre e contagiosa, que forma jovens apóstolos capazes de atrair as almas para Deus. Nesses meses, também se conecta com amizade espiritual a João Massaglia: “Ambos tinham a mesma vontade de abraçar o estado eclesiástico, com verdadeiro desejo de se fazerem santos”. Este pacto ajuda-os a alcançar grandes alturas de vida cristã, através da partilha de experiências espirituais e apostólicas, da prática da correção fraterna, da obediência aos superiores. “Quero que sejamos verdadeiros amigos”, dissera Domingos a João. E foram realmente “verdadeiros amigos para as coisas da alma”, dando início a uma escola de santidade juvenil caracterizada pela intensa vida de oração, pelo espírito de sacrifício, pela laboriosidade e pela alegre fecundidade apostólica. De João Massaglia, Dom Bosco testemunhou: “Se quisesse escrever os belos aspectos da virtude do jovem Massaglia, deveria repetir em grande parte as coisas ditas sobre Sávio, de quem foi fiel seguidor enquanto viveu”. Havia, no oratório, jovens magníficos, mas havia também aqueles que se comportavam mal e havia jovens que sofriam, com dificuldade nos estudos, levados pelas saudades de casa.

A cada um procurava ajudar individualmente. Por que os jovens de maior boa vontade não poderiam unir-se numa “sociedade secreta”, para formar um grupo compacto de pequenos apóstolos na massa dos outros? Domingos, “guiado, então, pela habitual caridade industriosa, escolheu alguns dos seus fiéis companheiros e convidou-os para unir-se a ele a fim de formar uma companhia chamada da Imaculada Conceição”. Dom Bosco deu o seu consentimento: “Um dos que mais eficazmente ajudaram a Domingos Sávio na fundação e na redação do regulamento foi José Bongiovanni”. Das atas da Companhia conservadas no Arquivo Central Salesiano, sabe-se que os membros, que se reuniam uma vez por semana, eram dez: Miguel Rua (eleito presidente), Domingos Sávio, José Bongiovanni (eleito secretário), Celestino Durando, João Bonetti, Ângelo Sávio (clérigo), José Rocchietti, João Turchi, Luís Marcellino, José Reano, Francisco Vaschetti. Faltava João Cagliero que, convalescente depois de grave doença, estava na casa de sua mãe. O artigo conclusivo do regulamento, aprovado por todos e também por Dom Bosco dizia: “A sincera, filial, ilimitada confiança em Maria, a especial ternura por Ela e a devoção constante nos tornarão superiores a qualquer obstáculo, tenazes nas resoluções, rígidos conosco, amáveis com o nosso próximo e exatos em tudo”.

Os sócios da Companhia escolheram “cuidar” de duas categorias de meninos, que na linguagem secreta das atas foram chamados de “clientes”. A primeira categoria era formada pelos indisciplinados, os que facilmente falavam palavrões ou brigavam. Cada sócio assumia um deles e fazia-se de “anjo da guarda” pelo tempo necessário. A segunda categoria era a dos recém-chegados. Ajudavam a passar alegremente os primeiros dias, quando ainda não conheciam ninguém, não sabiam jogar, falavam apenas o dialeto do lugar de origem, tinham saudades. Vê-se nas atas o desenrolar de cada reunião: um momento de oração, alguns minutos de leitura espiritual, uma exortação recíproca a frequentar a Confissão e a Comunhão; “fala-se depois dos clientes confiados [a cada um]. Exorta-se à paciência e à confiança em Deus para com aqueles que pareciam totalmente surdos e insensíveis; à prudência e doçura para com os facilmente persuadidos”. Confrontando os nomes dos participantes da Companhia da Imaculada com os nomes dos primeiros “inscritos” na Pia Sociedade, tem-se a comovente impressão de que a “Companhia” fosse a “prova geral” da Congregação que Dom Bosco estava para fundar. Ela era o pequeno campo onde germinaram as primeiras sementes da inflorescência salesiana. A “Companhia” tornou-se o fermento do oratório.

Os poucos meses que Domingos viverá no Oratório são uma nova confirmação da sua deliberação de fazer-se santo, particularmente depois de ter ouvido uma pregação de Dom Bosco sobre o modo fácil de ser santo. “É vontade de Deus que todos nós sejamos santos; é muito fácil de consegui-lo; um grande prêmio está preparado no céu para quem se faz santo”. Para Domingos, aquela pregação foi como uma centelha que incendiou o seu coração e pôs-se logo a praticar os conselhos que Dom Bosco lhe deu: “Primeiramente, uma constante e moderada alegria, e aconselhando-o a ser perseverante na realização dos seus deveres de piedade e estudo, recomendei-lhe que não deixasse de participar sempre do recreio com seus colegas”. Quem percebeu a estatura moral e espiritual de Domingos foi Mamãe Margarida, que um dia confidenciou a Dom Bosco:
“Tens muitos jovens bons, mas nenhum supera o belo coração e a bela alma de Domingos Sávio”. E explicou: “Vejo-o sempre a rezar, permanecendo na igreja mesmo depois dos outros; deixa todos os dias o recreio para fazer uma visita ao Santíssimo Sacramento... Está na igreja como um anjo que mora no Paraíso”. E é graças ao amor à Eucaristia e à devoção a Maria que estes jovens vivem e compartilham uma intensa vida espiritual e mística, de radicalidade evangélica na obediência à vontade de Deus, no espírito de sacrifício, na fecundidade apostólica e educativa entre os colegas, sobretudo os mais difíceis ou marginalizados. Todavia, Domingos permaneceu com Dom Bosco só até 1º de março de 1857 quando, devido a uma enfermidade, que se apresenta logo muito séria, deve retornar à família, em Mondonio. Em poucos dias, embora com alguma esperança momentânea, a situação se precipita e a doença de Domingos se agrava. Morre serenamente em Mondonio no dia 9 de março de 1857, exclamando: “Ó, que bela coisa eu estou vendo...”. A presença de Maria marca toda a história deste jovem como Aquela que o acompanha na realização da graça do Pai e da sua missão. Embora muito jovem, a Igreja reconhece a sua santidade. O papa Pio XI definiu-o como “pequeno, ou melhor, grande gigante do espírito”. Ele realizou a verdade do seu nome: Domingos, “do Senhor”; e Sávio “sábio”; sábio, portanto, nas coisas do Senhor e qualificado pela exemplaridade e santidade de vida.

Confira imagens de São Domingos Sávio clicando aqui.

Visite o Acervo Salesino e conheça mais sobre os Santos, Beatos e Veneráveias Salesianos. 

Fonte: Salesianos Don Bosco

Mais Recentes

Região Nordeste Sedia 5ª Etapa do ENARSE/ENEL 2026 com Foco na Transformação Educativa

Em Jaboatão dos Guararapes (PE), lideranças das Inspetorias Maria Auxiliadora e São Luiz Gonzaga reúnem-se para consolidar indicadores de qualidade e fortalecer as comunidades educativas. Entre os dias 18 e 20 de maio, a cidade de Jaboatão dos Guararapes (PE) foi o coração da Rede Salesiana Brasil (RSB) ao sediar a quinta etapa regional do Encontro Nacional das Escolas Salesianas (ENARSE) e do Encontro Nacional de Ecônomos Locais (ENEL). O evento presencial reuniu gestores e lideranças da Inspetoria Maria Auxiliadora e da Inspetoria São Luiz Gonzaga, dando continuidade ao cronograma do Plano Integrado de Formação 2026. Formação Estratégica e Resposta aos Desafios Atuais Com a assessoria metodológica do Dr. Ricardo Mariz, o encontro de três dias proporcionou um espaço de imersão e aprofundamento do Caderno 6 do Currículo da RSB (Parâmetros Institucionais de Qualidade Educacional). A programação técnica e formativa instigou os participantes a refletirem sobre a necessidade de mudança na educação e o uso de indicadores como ferramentas para ações estratégicas eficazes. As lideranças escolares se organizaram em grupos de trabalho focados nas cinco dimensões fundamentais da gestão salesiana: Liderança, Gestão Pedagógica, Pastoral Escolar, Comunicação e Gestão de Recursos/Sustentabilidade. A partir do diagnóstico prévio de suas realidades locais, as equipes debateram convergências regionais e pactuaram os indicadores síntese que darão subsídio à construção da Matriz Nacional de Indicadores da RSB. Vozes que Animam a Missão O encontro no Nordeste foi marcado por profundas reflexões que destacaram o papel da educação salesiana diante das realidades contemporâneas: “O que nós queremos mesmo é encher o coração dos jovens de esperança e, para isso, nós temos que oferecer uma educação humanizante e humanizadora. O currículo que não humaniza, o currículo que não faz crescer, não é salesiano, não é nosso. Que nós possamos, com as luzes do Espírito Santo e a presença materna de Maria, ver aquilo que precisamos mudar, o que precisamos potenciar e o que precisamos ressignificar.” Ir. Maria Américo Rolim - Inspetora da Inspetoria Maria Auxiliadora “Nos momentos de grande crise, o que nós fazemos? Procuramos refletir. Esse é o objetivo de estarmos juntos: para partilharmos aquilo de bom que fazemos nas casas e nos animar na esperança cristã, para que a gente possa formar nesses tempos difíceis uma fronteira bem erguida da educação, com a força do Sistema Preventivo e da educação salesiana.” Pe. Francisco Inácio Vieira Junior - Inspetor da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil “Somos responsáveis por uma rede muito especial de escolas, portanto, pelas vidas de muitos jovens, crianças e adolescentes, e precisamos agir com responsabilidade. Que esse encontro seja uma importante alavanca para o crescimento do nosso trabalho a serviço da missão salesiana.” Pe. João Carlos - Vice-Inspetor da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil “Os salesianos têm uma presença muito forte na educação particular de Pernambuco pela contribuição que têm dado, assim como as outras congregações religiosas, mas o mais importante de tudo é o processo constante de estar com os olhos na realidade, na sociedade, atuando diretamente.” José Ricardo Dias Diniz - Presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco Próxima Parada: Rio de Janeiro Após o sucesso das etapas de Campo Grande (MS), Manaus (AM), Goiânia (GO), São Paulo (SP) e Jaboatão dos Guararapes (PE), o ciclo itinerante do ENARSE/ENEL 2026 segue viagem. A sexta etapa regional acontecerá nos dias 28 e 29 de maio, em Campos dos Goytacazes (RJ), mobilizando novas lideranças em prol da excelência e da sustentabilidade das escolas salesianas no Brasil. Por Janaina Lima, com apoio da equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Rede Salesiana Brasil investe em projetos pastorais e sociais em todo o país por meio de dois editais de fomento

A Rede Salesiana Brasil (RSB) reafirma seu compromisso com a missão educativo-pastoral e com a transformação social ao concluir mais uma rodada de seus editais internos de fomento. Em 2026, dois processos seletivos mobilizaram recursos em favor de projetos desenvolvidos por inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) em diferentes regiões do Brasil, chegando diretamente às juventudes e comunidades atendidas pela Rede. Os valores referentes a ambos os editais já foram integralmente repassados às organizações contempladas. Edital 001/2026: pastoral juvenil salesiana como prioridade O primeiro edital, fruto de recurso próprio da RSB, foi criado para apoiar projetos voltados à pastoral juvenil e às lideranças juvenis. A iniciativa busca fortalecer os grupos juvenis nas inspetorias e engajar os jovens de forma mais efetiva nas instâncias de animação pastoral, contribuindo para o protagonismo juvenil e a vivência mais intensa do carisma salesiano. Os projetos aprovados precisavam estar alinhados aos quatro eixos do Planejamento Estratégico da RSB para 2026: Animação, Formação, Comunicação e Inovação. Cada inspetoria salesiana do Brasil inscreveu e teve contemplado um único projeto, totalizando dez iniciativas apoiadas. Conheça os projetos contemplados: FMA BRE | Projeto Trilhas – Itinerários Pastorais que Formam e Transformam Itinerários Pastorais que conduzem jovens a processos de formação e transformação pessoal e comunitária. FMA BMM | Com os Jovens, Peregrinos da Esperança - Ações de animação pastoral que colocam os jovens como protagonistas da própria caminhada de fé e esperança. SDB BPA | "Da Mihi Animas" Projeto inspirado no lema de Dom Bosco que fortalece a animação vocacional e a vivência da espiritualidade juvenil salesiana. SDB BCG | Congresso em Salesianidade - Congresso formativo que aprofunda a identidade salesiana entre os jovens da inspetoria, promovendo pertencimento e espiritualidade. SDB BMA | "Fortalecendo a Articulação Juvenil Salesiana" - Iniciativa que articula os grupos juvenis da inspetoria, fortalecendo a rede interna de animação e participação dos jovens. SDB BRE | Animação Carismática de Dom Bosco: A Identidade Salesiana por Meio da Formação Orgânica e Sistemática - Processo formativo sistemático voltado ao aprofundamento da identidade salesiana entre lideranças juvenis. SDB BSP | Formação de Liderança - Projeto que investe no desenvolvimento de jovens líderes dentro da inspetoria, capacitando-os para atuação em diferentes espaços de animação pastoral. SDB BBH | Itinerários Formativos de Educação à Fé - Itinerários de educação à fé que acompanham os jovens em seu crescimento espiritual e humano integral. FMA BMA | Ações que Transformam - Projeto de animação e formação que mobiliza jovens da inspetoria em ações concretas de transformação social e evangelização. FMA BAP | Movimentando a Esperança - Iniciativa que mobiliza a juventude salesiana em torno da esperança como valor central da missão, fortalecendo vínculos e pertencimento. Edital 002/2026: projetos sociais em parceria com a União Pela Vida O segundo edital foi realizado em parceria com a União Pela Vida (UPV) e teve como foco os projetos sociais desenvolvidos pelas presenças salesianas e instituições vinculadas às inspetorias em todo o Brasil. O objetivo central é apoiar ações concretas voltadas ao desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, sempre alinhadas ao Projeto Educativo-Pastoral Salesiano. As temáticas elegíveis abrangeram um amplo espectro de atuação social: ação complementar à escola, educação formal, práticas esportivas, proteção à infância, acolhimento institucional, formação profissional, promoção da cultura, atenção à família, medidas socioeducativas e promoção da saúde.  Foram contemplados 13 projetos, distribuídos entre as inspetorias, com destaque para as inspetorias SDB BCG e FMA BAP, a inspetoria do estado do Mato Grosso teve duas iniciativas aprovadas, já a Inspetoria das Filhas de Maria Auxiliadora, BAP, recebeu fomento em três projetos: FMA BAP | Centro de Estudos do Menor e Integração na Comunidade Empreendedorismo, Inovação e Protagonismo Juvenil – Formação em empreendedorismo, inovação social, design digital e comunicação para adolescentes em situação de vulnerabilidade. FMA BAP | Instituto Medianeira Casa da Criança “Conexão Segura – Comunicação, Redes Sociais E Eca Digital” - promover a formação de adolescentes para o uso seguro, ético e responsável das tecnologias digitais e redes sociais, fortalecendo a cidadania digital e a proteção FMA BAP | Centro Maria Rita Périllier “Caminhos De Futuro – Projeto De Vida E Prevenção Social” - Promover o desenvolvimento integral de adolescentes em situação de vulnerabilidade social, por meio de ações sócio educativas voltadas à construção de projeto de vida, fortalecimento emocional, prevenção de riscos sociais e desenvolvimento pessoal para cidadania. FMA BMA | Inspetoria Laura Vicuña "Amor que transforma vidas" – Formação humana integral com atividades culturais, musicais e esportivas, fortalecendo vínculos familiares e a inserção no mercado de trabalho. FMA BMM | Obras Sociais Nossa Senhora da Penha Trilhando o Futuro – Formação profissional de adolescentes em situação de vulnerabilidade, fortalecendo sua autonomia e inserção no mundo do trabalho. FMA BRE | Inspetoria Maria Auxiliadora "Vozes e Histórias: Letramento e Protagonismo Juvenil" – Práticas de leitura, escrita criativa, expressão artística e educomunicação para fortalecer o protagonismo juvenil. SDB BBH | Centro Juvenil Oratório Mamãe Margarida RAÍZES – Fortalecimento da identidade, autoestima e valorização étnico-racial de crianças e adolescentes por meio de vivências culturais afro-brasileiras. SDB BCG | MSMT – Centro Juvenil São João Batista 57º Troféu da Juventude – Campeonato de futebol com atividades esportivas e educativas para adolescentes e jovens. SDB BCG | MSMT – Centro Juvenil Dom Bosco Conexão que Transforma Vidas – Fortalecimento da infraestrutura tecnológica e dos recursos socioeducativos da obra social. SDB ISMA | Inspetoria Salesiana da Amazônia "Esporte e Cidadania nos Oratórios da Amazônia" – Ampliação das ações esportivas e educativas nos oratórios missionários da Amazônia, promovendo o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. SDB BPA | Inspetoria Salesiana São Pio X ODS em Ação: educadores e educandos construindo o amanhã – Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas obras sociais salesianas, incentivando gestão participativa e protagonismo juvenil. SDB BRE | Horto do Padre Cícero "Juventude em Rede: Educação, Convivência e Inclusão Digital no Horto" – Inclusão digital e desenvolvimento socioeducativo por meio de oficinas de informática e atividades de convivência. SDB BSP | "Articulação Política" – Fortalecimento do trabalho em rede das obras sociais salesianas, promovendo participação cidadã, protagonismo juvenil e defesa dos direitos humanos. Investimento em rede, impacto nacional Com os dois editais, a Rede Salesiana Brasil investiu R$ 800 mil em iniciativas que unem evangelização, formação humana, proteção social e transformação de vidas. As 21 iniciativas contempladas chegam a todas as regiões do país, reafirmando a vocação da RSB de fortalecer a missão salesiana por meio da atuação em rede e do investimento direto nas juventudes e comunidades que mais precisam. Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Sandra Sahd representa a Rede Salesiana Brasil no maior congresso de captação de recursos do mundo

Gestora nacional participou do AFPICON 2026, em San Diego, como ouvinte e palestrante, e traz de volta aprendizados sobre coragem, inteligência artificial e o que realmente mobiliza doadores. No mês de abril, Sandra Sahd, gestora nacional de captação de recursos da Rede Salesiana Brasil, embarcou para San Diego, na Califórnia, para participar do AFPICON 2026 Conference, promovido pela Association of Fundraising Professionals (AFP). Considerado o maior congresso de captação de recursos do mundo, o evento reuniu cerca de 4 mil profissionais do setor, com mais de 150 palestras distribuídas ao longo dos dias, criando um ambiente intenso de aprendizado, inovação e troca de experiências. Sandra não foi apenas como ouvinte. Em determinado momento do congresso, ela subiu ao palco como palestrante e foi nessa experiência que encontrou uma das lições mais profundas do evento. "Estar diante de uma plateia formada por nativos americanos, apresentando em uma língua que não domino plenamente, foi uma experiência intensa e desafiadora, comparável ao momento em que um captador se coloca diante de um possível doador." Sandra Sahd, gestora nacional de captação de recursos da RSB O nervosismo, o receio de falhar, o medo de não ser compreendida: sentimentos que Sandra reconhece como parte do cotidiano de quem trabalha com captação de recursos. Para ela, a coragem é a maior aliada do captador, seja para subir ao palco em um congresso internacional, seja para solicitar apoio financeiro a alguém que pode impulsionar um projeto social. Persistência e determinação, reforça a gestora, são essenciais tanto para conquistar novas oportunidades quanto para ampliar o impacto das obras sociais salesianas. Inteligência artificial na pauta do setor Outro ponto marcante do AFPICON 2026, segundo Sandra, foi a presença massiva da inteligência artificial nas discussões e palestras. A tecnologia não era coadjuvante: estava no centro dos debates sobre tendências e ferramentas que já fazem parte do cotidiano da captação de recursos em todo o mundo. Ainda assim, Sandra contextualiza o avanço tecnológico diante do que considera a essência da profissão. "Mobilizar recursos é a arte de mobilizar corações. A IA nos ajuda, mas nunca substituirá o encontro humano que transforma realidades." Sandra Sahd Referências internacionais a serviço da missão A participação de Sandra Sahd no AFPICON 2026 reforça o compromisso da Rede Salesiana Brasil em buscar referências internacionais, trazer novas práticas ao país e inspirar seus profissionais e obras sociais a seguirem firmes em sua missão. A experiência vivida em San Diego não ficará restrita às anotações de um congresso: ela chega à RSB como combustível para uma atuação mais corajosa, mais conectada e mais eficaz na captação de recursos que sustentam e ampliam o sonho salesiano. Porque, assim como no palco de uma conferência mundial, cada nova abordagem a um doador exige coragem, propósito e a certeza de que desistir nunca é uma opção. Comunicação da Rede Salesiana Brasil. Com informações de Sandra Sahd.

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil