A Ação Salesiana entre Pais e Filhos
12/08/2023

A Ação Salesiana entre Pais e Filhos

A Ação Salesiana entre Pais e Filhos

Anualmente, no segundo domingo do mês de agosto, comemora-se o Dia dos Pais. A celebração é um momento de profundo significado, pois celebra o papel e a importância da figura paterna dentro da família. A exemplo de São José, pai terreno de Jesus, os pais representam cuidado, exemplo e proteção dos filhos e da família como um todo. Nesse contexto, levando em conta o Compromisso Fundamental de Fortalecimento da Família assumido pelas Obras Sociais Salesianas do Brasil, confira algumas histórias de pais e filhos que se deixaram envolver pelo carisma salesiano:

 

CENTRO JUVENIL DOM BOSCO, MATRIZ DE CAMARAGIBE (AL)

Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

Para José Ronaldo Miranda, poder estar com seu filho Luan Silva Santos, de 13 anos, no Centro Juvenil Dom Bosco de Matriz de Camaragibe (AL) foi uma experiência maravilhosa. Ronaldo esteve recentemente na Obra Social como professor de Educação Física do projeto Geração Cultivando Sonhos. Na ocasião, seu filho também pôde participar do projeto como jovem atendido e, juntos, viveram momentos únicos e históricos. “Gostaria de dizer enquanto pai, e também Educador Físico do Projeto Geração Cultivando Sonhos, que o Centro Juvenil Dom Bosco é a casa de nossas crianças e jovens. Sem esse local, Matriz de Camaragibe sofreria muitas consequências sociais, educacionais, religiosas e até mesmo formativas. O Centro Juvenil é a porta aberta para gerar oportunidades para nossas crianças e jovens. Eu sou a prova disso, pois lá fui oratoriano, voluntário, funcionário e educador. Gratidão eterna ao Ir. Tony Cibin”, conta José Ronaldo.

 

CENTRO JUVENIL SALESIANO SÃO JOÃO BATISTA, POXORÉU (MT)

Inspetoria Salesiana Santo Afonso Maria de Ligório

No Centro Juvenil Salesiano São João Batista, em Poxoréu (MT), Lourival Lopes, pai de Leonardo José Dias, de 13 anos, conta que, graças a convivência que o filho teve na Obra Social, agora ele está com mais interesse em participar de diversos projetos nos movimentos jovens e também nos movimentos religiosos. “Após frequentar a Obra Social, meu filho teve uma melhoria no desempenho escolar. Está cada vez mais com interesse em aprender e a ter mais obediência. Além disso, sempre estamos juntos nas celebrações das santas missas. Gostaria de agradecer a Rede Salesiana por sempre fazer com que os jovens tenham a oportunidade de participar de projetos que ajudam a se tornarem pessoas, filhos melhores”, comenta Lourival.

 

OBRA SOCIAL PRÓ-MENOR DOM BOSCO, MANAUS (AM)

Inspetoria Salesiana São Domingos Sávio

Carlos Atagibe, pai do Carlos Levi Batista, de 15 anos, conta que seu filho era muito tímido e que, graças à Obra Social Salesiana de Manaus (AM), o pequeno Carlos foi deixando a vergonha de lado. O pai comenta ainda que o Pró-menor Dom Bosco está deixando o Carlos Levi mais animado e entusiasmado com as atividades que são realizadas no local. "Quero muito agradecer a esta obra que abriu as portas para o meu filho. Hoje em dia são poucos os que querem estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Eu tenho muito orgulho do meu filho, pois ele estuda no horário matinal e, no período da tarde, realiza um curso. Deveria ser assim para muitos que não têm essa graça de Deus", diz Carlos Atagibe.

 

Já para Carlos Alberto Vieira, pai do Gustavo Lien, de 14 anos, a Obra Social Pró-Menor tem sido muito importante na vida do seu filho. Com o coração cheio de gratidão, o pai - que na década de 90 já participou das ações realizadas pela RSB - agradece aos Salesianos pelos trabalhos que são realizados. “A Obra Social contribuiu muito no desempenho do meu filho com as pessoas e na convivência dentro de casa. Só tenho motivos para agradecer por essa oportunidade que o meu filho teve de fazer parte da Rede Salesiana, pois eu também já fiz parte dessa linda história. Na minha adolescência, todo fim de semana eu joga bola com meus amigos. Atualmente, fico muito feliz que meu filho está fazendo parte dessa linda história”, comenta Carlos Alberto.

 

CENTRO SOCIAL SÃO BENEDITO, MANAUS (AM)

Inspetoria Salesiana Nossa Senhora da Amazônia

Também em Manaus, Franciney Sanguinetti, pai da Franciane Vitória, de 11 anos, conta que, graças ao Centro Social São Benedito, a filha conseguiu estar mais entre os amigos e está absorvendo muitos conhecimentos sobre a palavra de Deus. “A Franciane, depois que começou a frequentar a Obra Social, obteve um desempenho muito bom na escola, principalmente nas matérias de português, matemática, ensino religioso e informática. No primeiro dia da minha filha na Obra Social, estávamos com medo dela não conseguir socializar com as outras crianças, mas, por incrível que pareça, quando fomos buscar a Franciane, ela falou que amou! Que os educadores são muito legais e que havia feito novas amizades”, comenta Franciney.

 

OBRA PROMOCIONAL SALESIANA, MINAS NOVAS (MG)

Inspetoria Salesiana Madre Mazzarello

Em Minas Novas, Altamiro Pinto Machado, pai da Sofia Rodrigues, de 10 anos, compartilha que o trabalho desenvolvido pela Obra Social Salesiana Madre Mazzarello tem sido de grande importância para toda a comunidade local, pois as ações têm modificado positivamente a vida de sua filha. “A Obra contribui desde o fortalecimento dos valores e princípios, onde é visível por meio de todo o carinho e atenção de todos os funcionários, em especial a Ir. Ana Maria Orteli e Ir. Isabel”, comenta Altamiro.

A Obra Social teve um papel importante no apoio do desenvolvimento da Sofia, principalmente em relação às notas escolares. A pequena teve um aproveitamento acima de 90% em todas as matérias, além de aflorar a sensibilidade e atenção no ambiente familiar, bem como o desenvolvimento intelectual de novas habilidades em oficinas de canto, música e novos valores de relacionamentos e comportamento na sociedade.  

Atualmente, Altamiro está com 39 anos de idade, mas, quando era crianças, entre seus 3 a 12 anos de idade, teve a oportunidade de participar da Obra Social. Sendo uma pessoa negra, Altamiro conta que ele e toda a sua família já foram vítimas de preconceito e racismo, sendo pessoas excluídas da sociedade, vivendo às margens da linha da pobreza. “Nos períodos de férias escolares era de uma tristeza sem fim, pois a minha mãe ia para o trabalho na lavoura ou trabalhava lavando roupas para as pessoas e não tinha hora de voltar, então eu ficava horas e horas trancado em casa sem amigos e sem qualquer tipo de atividade. A presença da Ir. Ana Maria sempre foi de grande importância na minha vida e da minha família. O trabalho realizado sempre nos guiou para fazer o bem e seguir o melhor caminho para os estudos, bem como os ensinamentos como pessoa e ser humano. Agradeço a minha vida primeiramente a Deus e a Ir. Ana Maria”, relata Altamiro.

 

OBRA SOCIAL DOM BOSCO, FORTALEZA (CE)

Inspetoria Salesiana Maria Auxiliadora

Para João Felipe Moreira, pai do Gael Souza de Oliveira, de 6 anos, a Obra Social Dom Bosco, de Fortaleza (CE), tem realizado um trabalho de maestria em tudo aquilo que eles executam, pois é perceptível ver o crescimento que o Gael está tendo na escrita e também começando a ler. “A Obra Social sempre está contribuindo para fortalecer o desenvolvimento do meu filho, ensinando a ele bons costumes e o respeito para com toda a família. Recordo-me do dia em que ele realizou uma linda apresentação no Dia das Mães. Ele cantou lindamente”, diz João Felipe.

 

CENTRO JUVENIL SÃO PEDRO, CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ)

Inspetoria Salesiana São João Bosco 

No Centro Juvenil São Pedro, em Campos dos Goytacazes (RJ), Ruan do Nascimento, pai da Gabrielly Fernandes, de 7 anos, compartilha que sua filha obteve um desempenho escolar muito positivo graças aos serviços prestados na instituição. “A Obra Social Salesiana está realizando contribuições muito importantes não só para a minha filha, como também para todos os outros alunos do Centro Juvenil São Pedro. Está afetando diretamente tanto nos aprendizados como na parte educacional, que está fazendo da minha filha uma criança mais educada. Quero parabenizar a todo o grupo da família salesiana. Quero que saibam que esse projeto é muito importante para muitas famílias. Que continuem assim! Obrigado”, agradece Ruan.

 

INSTITUTO DE AÇÃO SOCIAL JOÃO PAULO II, GUARAPUAVA (PR)

Inspetoria Salesiana Nossa Senhora Aparecida 

Já Denis Santos, pai do Emanuel Mendes, de 9 anos, do Instituto de Ação Social João Paulo II, conta que antes de inscrever seu filho na Obra, o pequeno tinha uma determinada dificuldade de convívio com outras pessoas, mas, no decorrer do tempo, Emanuel deu uma volta por cima e, graças aos educadores e seus colegas do Instituto, seu filho está evoluindo. “Eu acredito que a Obra preenche a necessidade de as crianças estarem juntas a educadores, desenvolvendo suas ações e olhando a importância de estarem desenvolvendo brincadeiras com outras. Que vocês continuem realizando projetos, pois vocês atingem uma grande maioria de crianças carentes”, diz Denis Santos.

 

 DOS FILHOS(AS) PARA OS PAIS - HOMENAGENS CHEIAS DE CARINHO 

 

“O senhor é um homem batalhador que sempre me fez sorrir. Hoje é seu dia, meu pai! Um homem que nunca deixou faltar nada na minha vida, que sempre me fez sorrir mesmo quando eu estava muito triste. Te amo muito, pai!”

De Franciane Vitória, para Franciney Sanguinetti

Centro Social São Benedito, Manaus (AM)

 

“Meu pai representa um homem forte, trabalhador e herói. Quando eu fiquei internado, ele ficou ao meu lado. Quando eu fiz uma cirurgia, ele estava novamente ao meu lado até eu receber alta do médico. Pai, o senhor é meu herói, o amor da minha vida, a razão de tudo. Ah! De vez em quando você me dá alguns puxões de orelhas, mas é para o meu próprio bem. Obrigado por tudo que o senhor tem feito por mim.”  

De do Gustavo Lien, para Carlos Alberto

Obra Social Pró-Menor Dom Bosco, Manaus (AM)

 

“Meu pai representa amor, carinho e segurança. Me sinto privilegiada por ter o meu pai por perto, pois ele é minha família, meu amigo que me protege, além de proporcionar coisas boas para que, junto da minha mãe, eu possa ter uma vida mais tranquila. Eu amo o meu pai e sou muito feliz por ter você pertinho de mim.”

De Sofia Rodrigues, para Altamiro Pinto Machado

Obra Social Salesiana Madre Masarello, Minas Novas (MG)

 

“Meu pai é meu professor e meu amor. Eu amo meu pai, ele me ensina várias coisas legais e animadas. Adoro quando ele está consertando alguma coisa, pois ele sempre me ensina algo novo. ”

De Gael Souza de Oliveira, para João Felipe Moreira

Obra Social Dom Bosco, Fortaleza (CE)

 

“Para mim, meu pai é sinônimo de educação e honestidade. Só tenho motivos para louvar a Deus pelas suas maravilhas. Obrigado, meu pai, pelo o exemplo de pessoa que o senhor é.”

De Leonardo José Dias, para Lourival Lopes

Centro Juvenil Salesiano São João Batista, Poxoréu (MT)

 

“Devo muito a você, pai! Sou a pessoa mais grata do mundo por ter você em minha vida. Agradeço a Deus por ter colocado você como meu pai. Espero que um dia eu possa retribuir o quanto você fez e faz pelo meu bem-estar e pela minha vida, o que, com certeza, reflete nos dias de hoje. É uma honra indescritível dizer que você é meu pai! Saiba que eu amo você hoje, amanhã e sempre para além desta vida!”

De Luan Silva Santos, para José Ronaldo

Centro Juvenil Dom Bosco, Camaragibe (AL)

 

“Para mim, meu pai representa amor e respeito, pois eu sou o tudo na vida dele. Eu amo estar com ele. Meu pai cuida de mim, me abraça e diz, sempre, que sou um príncipe. Eu não sei viver sem ele! Feliz Dia dos Pais!”

De Emanuel Mendes, para Denis Santos

Instituto de Ação Social João Paulo II, Guarapuava (PR)

 

“Te amo, papai! O senhor é, sem nenhuma dúvida, o melhor pai que existe neste mundo. Meu amor pelo senhor é incondicional!”

De Gabrielly Fernandes, para Ruan do Nascimento

Centro Juvenil São Pedro, Campos dos Goytacazes (RJ)

 

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

12ª edição do Dia de Doar promove a generosidade entre os brasileiros

Data comemorada em 02 de dezembro traz expectativa de crescimento para a onda de doações se espalhar por mais municípios do país Todos os anos, desde 2013, acontece o Dia de Doar no Brasil. E neste ano, a 12ª edição vai acontecer em 02 de dezembro. A data tem o objetivo de incentivar o país a ser mais generoso e solidário, mobilizando pessoas físicas, empresas e campanhas comunitárias para arrecadar recursos e aumentar o impacto positivo de organizações do terceiro setor. A data visa estimular a doação de pessoas, empresas e organizações e tem um papel fundamental ao mostrar que todos podem participar, fortalecendo a cultura da doação no cotidiano das pessoas. Já as organizações sem fins lucrativos podem realizar ações para receber doações virtuais ou presenciais. A expectativa é que milhões de pessoas sejam estimuladas no país para realizarem ações de generosidade, em uma grande onda de solidariedade. Na última edição, milhões de pessoas de diversas cidades de todas as regiões do país se envolveram com a mobilização do Dia de Doar, totalizando 80 campanhas comunitárias e arrecadando mais de 5 milhões de reais em doações. Em 2025, a expectativa é que a iniciativa atinja um número maior de  pessoas em mais municípios brasileiros. Para isso ocorrer, diversas empresas entraram na iniciativa e realizarão ações em seus espaços, visando mobilizar sua equipe e clientes. Além disso, terá a participação de campanhas comunitárias, que no ano passado contabilizaram 80 em todo o país. Para acessar o site e conferir a mais próxima da sua região, acesse www.diadedoar.org.br e confira endereços e cronograma. Como surgiu o Dia de Doar O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday. No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela ABCR, o Dia de Doar faz parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação e, neste ano, conta com a parceria do Instituto Mol. No site é possível encontrar a lista de campanhas comunitárias que já foram realizadas no país, saber como liderar uma campanha e até um modelo de projeto de lei para cidades que quiserem formalizar a celebração do Dia. Mais informações estão disponíveis no site www.diadedoar.org.br, pelo email contato@diadedoar.org.br ou nas redes sociais @diadedoar.  Sobre o Dia de Doar A ABCR é a representante do #GivingTuesday no Brasil e lidera o Dia de Doar desde 2013, como parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação. Em 2022, o Dia de Doar engajou milhões de pessoas para celebrar a generosidade em diversas partes do Brasil. A página do Dia de Doar na internet é http://www.diadedoar.org.br e as redes sociais são todas @diadedoar.   Associação Brasileira de Captadores de Recursos

Fórum Nacional destaca cases de sustentabilidade do Carnaval do Rio, show da Lady Gaga e Programa Mundial de Alimentos da ONU

5º Fórum Nacional de Boas Práticas ODS é promovido on-line pelo Instituto Selo Social; inscrições são gratuitas O Instituto Selo Social promove no dia 26 de novembro, a 5ª edição do Fórum Nacional de Boas Práticas ODS, evento on-line que reunirá cases de destaque e especialistas nacionais que vêm fortalecendo a implementação da Agenda 2030 no Brasil. A programação será transmitida ao vivo pelo YouTube do Selo Social, das 9h às 11h. As inscrições, necessárias para emissão de certificado, estão abertas na plataforma Sympla. Com patrocínio nacional da Rede Salesiana Brasil e da Editora Edebê, o Fórum trará palestras e experiências de órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil que são referência em ações de impacto social e sustentabilidade. Entre os destaques está Diego Carbonell, especialista em Sustentabilidade e ESG, diretor de Sustentabilidade da LIGA RJ e referência nacional na incorporação de práticas sustentáveis no Carnaval do Rio de Janeiro. Carbonell atua também como consultor das ligas de escolas de samba de São Paulo (LIGA SP), Belém (ESA) e Florianópolis (LIESF), além de colaborar com a empresa Boomerang, responsável pela gestão de resíduos e sustentabilidade em grandes eventos, como o show da Lady Gaga em Copacabana e o GP de Fórmula 1 de São Paulo. O evento recebe ainda Daniel Silva Balaban, Diretor e Presidente do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas no Brasil (UN World Food Programme). Economista, mestre em Relações Internacionais, Balaban está à frente do Centro de Excelência Contra a Fome desde 2011, conduzindo iniciativas de combate à fome e promoção da segurança alimentar. É ainda membro da Agenda de Conselheiros Globais do Fórum Econômico Mundial. Para abordar os desdobramentos da COP30, o Fórum contará com Rafaela Junqueira de Oliveira, diplomata e Segunda-Secretária na Coordenação-Geral de Desenvolvimento Sustentável do Ministério das Relações Exteriores. Especialista em temas de energia, meio ambiente, comércio e cooperação internacional, Rafaela trará detalhes da atuação da diplomacia brasileira com outros países, os acordos firmados e quais as perspectivas para o futuro a partir desses avanços na Conferência, com foco no Desenvolvimento Sustentável. Painel de Boas Práticas A programação inclui também um painel dedicado a experiências de impacto social desenvolvidas por organizações certificadas pelo Selo Social em diversas cidades brasileiras. O Selo Social O Instituto Selo Social é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, dedicado a criar ambientes propícios à corresponsabilidade pelo desenvolvimento social local e qualidade de vida da população. Entre as ações, desenvolve o programa Selo Social há mais de uma década em diferentes regiões do país. Atualmente, é o maior certificador social do Brasil  de iniciativas sociais ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS. Na sua trajetória já reconheceu mais de 20.000 impactos sociais em todas as regiões brasileiras.  Desde 2023, o Selo Social integra a Comissão Nacional Para os ODS – CNODS, do Governo Federal, representando a sociedade civil nos espaços de discussões para o avanço da Agenda 2030 no país.   Fonte: Instituto Selo Social 

Encontro da Juventude na COP30 marca presença e compromisso de jovens católicos com o cuidado da vida do planeta

A Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB realizou o Encontro Nacional Juventude na COP30, entre os dias 13 e 16 de novembro, no distrito de Icoaraci, em Belém (PA). As atividades realizadas e a carta divulgada no último dia de encontro marcaram a presença e o compromisso da juventude católica com o cuidado da vida do planeta. O encontro foi realizado em conjunto com o Setor Juventude da Arquidiocese de Belém e a Pastoral Juvenil do Regional Norte 2 da CNBB, com atividades no Santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças, em Icoaraci. O local foi escolhido como um dos polos organizados pela arquidiocese de Belém para refletir sobre temas sociais, de educação e saúde, de sustentabilidade e de juventude. Mais de 100 jovens participaram de diversas atividades, como mesas redondas, palestras, ações culturais, corrida e uma visita missionária à Ilha de Cotijuba. Os debates e as reflexões trataram especialmente sobre a ecologia integral a partir da encíclica Laudato Si’. Visita Missionária Junto com o presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária da CNBB, dom Maurício Jardim, cerca de 70 jovens participaram da visita missionária à Ilha de Cotijuba, no dia 14 de novembro de 2025. Jovens em visita missionária | Foto: reprodução/Jovens Conectados Em grupos, os jovens visitaram comunidades ribeirinhas pertencentes à paróquia São Francisco das Ilhas. Confira um vídeo com o resumo da ação missionária:   Carta: vozes da juventude e grito da criação A carta divulgada ao final do encontro reforçou a esperança e o compromisso dos jovens no cuidado da criação. “Cremos que a luta pela promoção da harmonia socioambiental é a condição fundamental para o retorno do equilíbrio do planeta e somos convictos que essa é uma tarefa de todas as gerações”, afirmaram os jovens. No texto, eles alertam e exigem que os líderes mundiais “ouçam as vozes das juventudes e o grito da criação, tomando decisões corajosas e justas, guiadas pelo amor às pessoas e pela preservação do planeta”. Confira a carta na íntegra: Icoaraci – Belém/PA, 16 de novembro de 2025. Queridos irmãos e irmãs, Louvado seja nosso Senhor pela vida de toda a Criação! Nós, jovens católicos, reunidos em Belém do Pará, na COP 30, sentimos em nossos corações o chamado de Deus para cuidar da vida e da criação. A Terra é nossa Casa Comum, e nela devemos viver em harmonia com os demais seres, proteger com amor, gratidão e responsabilidade, como seus guardiões. Vivemos tempos de desafiadores onde os eventos climáticos extremos acontecem cada vez com maior frequência, não perdemos a esperança, pois acreditamos que, com fé e ação, podemos gerar uma transformação social. A Palavra de Deus nos ensina que a criação é sagrada, e que somos chamados a ser cooperadores de Deus na construção de um mundo justo e sustentável. Entendemos que diante dos diversos acontecimento algo precisa ser feito, como garantir com que os Povos e Comunidades Tradicionais, os ribeirinhos permaneçam em seus territórios, sem sofrer violência com o avanço do Hidromineral Negócio. Só com as Florestas em pé e produtivas, com os mares e ares limpos teremos a garantia de uma nação justa e equânime. A terra é de todos e para todos, e como nos dizia o Papa Francisco, ela é nossa Casa Comum. Acompanhamos toda a caminhada realizada pela Igreja e grupos das mais diversas espiritualidades, no processo “Igreja Católica na COP30”, do qual nós também somos protagonistas. Como nos exortava o Papa Francisco e como relança com vigor o Papa Leão XIV, é pela força da espiritualidade que podemos abrir novos caminhos de esperança, de cuidado e compromisso pela Casa Comum. Cremos que a luta pela promoção da harmonia socioambiental é a condição fundamental para o retorno do equilíbrio do planeta e somos convictos que essa é uma tarefa de todas as gerações. Por isso, nos comprometemos a: – Valorizar, divulgar e apoiar experiências concretas de cuidado, formação e preservação da natureza, de produção agroecológica sustentável e justa; – Apoiar as comunidades e os povos da floresta, das águas, do campo e das cidades que clamam por direito à Terra, Teto e Trabalho, porque acreditamos que somos nós, pequenas comunidades aliadas e organizadas, os protagonistas da mudança; – Respeitar e proteger a natureza, cuidando de cada ser vivo como parte importante da criação; – Agir em nossas expressões: grupos, pastorais, novas comunidades, congregações, escolas, universidades e famílias para promover a justiça social e ambiental; – Inspirar outros jovens a valorizar a criação e praticar gestos concretos de cuidado com o planeta; – Orar, refletir e trabalhar para que nossas decisões respeitem a vida e o equilíbrio da Terra; – Adotar um estilo de vida sóbrio. Evitar o uso de plásticos e descartáveis em nossas atividades, reduzindo a produção de lixo e incentivando a coleta seletiva e a reutilização de materiais; e – Defender com os povos originários, tradicionais e ribeirinhos, suas vidas, territórios e todos os biomas. A casa comum é um lugar para se viver bem, com responsabilidade ecológica, com práticas individuais e coletivas e ações efetivas, para garantir um presente e um futuro com mais qualidade de vida para todos. Ao final de nosso encontro, alertamos e exigimos que os líderes mundiais ouçam as vozes das juventudes e o grito da criação, tomando decisões corajosas e justas, guiadas pelo amor às pessoas e pela preservação do planeta. Acreditamos que, juntos, com fé, esperança e ação, podemos cuidar da Casa Comum e construir um futuro de vida, dignidade e harmonia para todos. Junte-se a nós! Juntos, podemos fazer a diferença! Com amor e esperança!   Fonte: Luiz Lopes Jr. do site da CNBB

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil