12/08/2023

A Ação Salesiana entre Pais e Filhos

A Ação Salesiana entre Pais e Filhos

Anualmente, no segundo domingo do mês de agosto, comemora-se o Dia dos Pais. A celebração é um momento de profundo significado, pois celebra o papel e a importância da figura paterna dentro da família. A exemplo de São José, pai terreno de Jesus, os pais representam cuidado, exemplo e proteção dos filhos e da família como um todo. Nesse contexto, levando em conta o Compromisso Fundamental de Fortalecimento da Família assumido pelas Obras Sociais Salesianas do Brasil, confira algumas histórias de pais e filhos que se deixaram envolver pelo carisma salesiano:

 

CENTRO JUVENIL DOM BOSCO, MATRIZ DE CAMARAGIBE (AL)

Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

Para José Ronaldo Miranda, poder estar com seu filho Luan Silva Santos, de 13 anos, no Centro Juvenil Dom Bosco de Matriz de Camaragibe (AL) foi uma experiência maravilhosa. Ronaldo esteve recentemente na Obra Social como professor de Educação Física do projeto Geração Cultivando Sonhos. Na ocasião, seu filho também pôde participar do projeto como jovem atendido e, juntos, viveram momentos únicos e históricos. “Gostaria de dizer enquanto pai, e também Educador Físico do Projeto Geração Cultivando Sonhos, que o Centro Juvenil Dom Bosco é a casa de nossas crianças e jovens. Sem esse local, Matriz de Camaragibe sofreria muitas consequências sociais, educacionais, religiosas e até mesmo formativas. O Centro Juvenil é a porta aberta para gerar oportunidades para nossas crianças e jovens. Eu sou a prova disso, pois lá fui oratoriano, voluntário, funcionário e educador. Gratidão eterna ao Ir. Tony Cibin”, conta José Ronaldo.

 

CENTRO JUVENIL SALESIANO SÃO JOÃO BATISTA, POXORÉU (MT)

Inspetoria Salesiana Santo Afonso Maria de Ligório

No Centro Juvenil Salesiano São João Batista, em Poxoréu (MT), Lourival Lopes, pai de Leonardo José Dias, de 13 anos, conta que, graças a convivência que o filho teve na Obra Social, agora ele está com mais interesse em participar de diversos projetos nos movimentos jovens e também nos movimentos religiosos. “Após frequentar a Obra Social, meu filho teve uma melhoria no desempenho escolar. Está cada vez mais com interesse em aprender e a ter mais obediência. Além disso, sempre estamos juntos nas celebrações das santas missas. Gostaria de agradecer a Rede Salesiana por sempre fazer com que os jovens tenham a oportunidade de participar de projetos que ajudam a se tornarem pessoas, filhos melhores”, comenta Lourival.

 

OBRA SOCIAL PRÓ-MENOR DOM BOSCO, MANAUS (AM)

Inspetoria Salesiana São Domingos Sávio

Carlos Atagibe, pai do Carlos Levi Batista, de 15 anos, conta que seu filho era muito tímido e que, graças à Obra Social Salesiana de Manaus (AM), o pequeno Carlos foi deixando a vergonha de lado. O pai comenta ainda que o Pró-menor Dom Bosco está deixando o Carlos Levi mais animado e entusiasmado com as atividades que são realizadas no local. "Quero muito agradecer a esta obra que abriu as portas para o meu filho. Hoje em dia são poucos os que querem estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Eu tenho muito orgulho do meu filho, pois ele estuda no horário matinal e, no período da tarde, realiza um curso. Deveria ser assim para muitos que não têm essa graça de Deus", diz Carlos Atagibe.

 

Já para Carlos Alberto Vieira, pai do Gustavo Lien, de 14 anos, a Obra Social Pró-Menor tem sido muito importante na vida do seu filho. Com o coração cheio de gratidão, o pai - que na década de 90 já participou das ações realizadas pela RSB - agradece aos Salesianos pelos trabalhos que são realizados. “A Obra Social contribuiu muito no desempenho do meu filho com as pessoas e na convivência dentro de casa. Só tenho motivos para agradecer por essa oportunidade que o meu filho teve de fazer parte da Rede Salesiana, pois eu também já fiz parte dessa linda história. Na minha adolescência, todo fim de semana eu joga bola com meus amigos. Atualmente, fico muito feliz que meu filho está fazendo parte dessa linda história”, comenta Carlos Alberto.

 

CENTRO SOCIAL SÃO BENEDITO, MANAUS (AM)

Inspetoria Salesiana Nossa Senhora da Amazônia

Também em Manaus, Franciney Sanguinetti, pai da Franciane Vitória, de 11 anos, conta que, graças ao Centro Social São Benedito, a filha conseguiu estar mais entre os amigos e está absorvendo muitos conhecimentos sobre a palavra de Deus. “A Franciane, depois que começou a frequentar a Obra Social, obteve um desempenho muito bom na escola, principalmente nas matérias de português, matemática, ensino religioso e informática. No primeiro dia da minha filha na Obra Social, estávamos com medo dela não conseguir socializar com as outras crianças, mas, por incrível que pareça, quando fomos buscar a Franciane, ela falou que amou! Que os educadores são muito legais e que havia feito novas amizades”, comenta Franciney.

 

OBRA PROMOCIONAL SALESIANA, MINAS NOVAS (MG)

Inspetoria Salesiana Madre Mazzarello

Em Minas Novas, Altamiro Pinto Machado, pai da Sofia Rodrigues, de 10 anos, compartilha que o trabalho desenvolvido pela Obra Social Salesiana Madre Mazzarello tem sido de grande importância para toda a comunidade local, pois as ações têm modificado positivamente a vida de sua filha. “A Obra contribui desde o fortalecimento dos valores e princípios, onde é visível por meio de todo o carinho e atenção de todos os funcionários, em especial a Ir. Ana Maria Orteli e Ir. Isabel”, comenta Altamiro.

A Obra Social teve um papel importante no apoio do desenvolvimento da Sofia, principalmente em relação às notas escolares. A pequena teve um aproveitamento acima de 90% em todas as matérias, além de aflorar a sensibilidade e atenção no ambiente familiar, bem como o desenvolvimento intelectual de novas habilidades em oficinas de canto, música e novos valores de relacionamentos e comportamento na sociedade.  

Atualmente, Altamiro está com 39 anos de idade, mas, quando era crianças, entre seus 3 a 12 anos de idade, teve a oportunidade de participar da Obra Social. Sendo uma pessoa negra, Altamiro conta que ele e toda a sua família já foram vítimas de preconceito e racismo, sendo pessoas excluídas da sociedade, vivendo às margens da linha da pobreza. “Nos períodos de férias escolares era de uma tristeza sem fim, pois a minha mãe ia para o trabalho na lavoura ou trabalhava lavando roupas para as pessoas e não tinha hora de voltar, então eu ficava horas e horas trancado em casa sem amigos e sem qualquer tipo de atividade. A presença da Ir. Ana Maria sempre foi de grande importância na minha vida e da minha família. O trabalho realizado sempre nos guiou para fazer o bem e seguir o melhor caminho para os estudos, bem como os ensinamentos como pessoa e ser humano. Agradeço a minha vida primeiramente a Deus e a Ir. Ana Maria”, relata Altamiro.

 

OBRA SOCIAL DOM BOSCO, FORTALEZA (CE)

Inspetoria Salesiana Maria Auxiliadora

Para João Felipe Moreira, pai do Gael Souza de Oliveira, de 6 anos, a Obra Social Dom Bosco, de Fortaleza (CE), tem realizado um trabalho de maestria em tudo aquilo que eles executam, pois é perceptível ver o crescimento que o Gael está tendo na escrita e também começando a ler. “A Obra Social sempre está contribuindo para fortalecer o desenvolvimento do meu filho, ensinando a ele bons costumes e o respeito para com toda a família. Recordo-me do dia em que ele realizou uma linda apresentação no Dia das Mães. Ele cantou lindamente”, diz João Felipe.

 

CENTRO JUVENIL SÃO PEDRO, CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ)

Inspetoria Salesiana São João Bosco 

No Centro Juvenil São Pedro, em Campos dos Goytacazes (RJ), Ruan do Nascimento, pai da Gabrielly Fernandes, de 7 anos, compartilha que sua filha obteve um desempenho escolar muito positivo graças aos serviços prestados na instituição. “A Obra Social Salesiana está realizando contribuições muito importantes não só para a minha filha, como também para todos os outros alunos do Centro Juvenil São Pedro. Está afetando diretamente tanto nos aprendizados como na parte educacional, que está fazendo da minha filha uma criança mais educada. Quero parabenizar a todo o grupo da família salesiana. Quero que saibam que esse projeto é muito importante para muitas famílias. Que continuem assim! Obrigado”, agradece Ruan.

 

INSTITUTO DE AÇÃO SOCIAL JOÃO PAULO II, GUARAPUAVA (PR)

Inspetoria Salesiana Nossa Senhora Aparecida 

Já Denis Santos, pai do Emanuel Mendes, de 9 anos, do Instituto de Ação Social João Paulo II, conta que antes de inscrever seu filho na Obra, o pequeno tinha uma determinada dificuldade de convívio com outras pessoas, mas, no decorrer do tempo, Emanuel deu uma volta por cima e, graças aos educadores e seus colegas do Instituto, seu filho está evoluindo. “Eu acredito que a Obra preenche a necessidade de as crianças estarem juntas a educadores, desenvolvendo suas ações e olhando a importância de estarem desenvolvendo brincadeiras com outras. Que vocês continuem realizando projetos, pois vocês atingem uma grande maioria de crianças carentes”, diz Denis Santos.

 

 DOS FILHOS(AS) PARA OS PAIS - HOMENAGENS CHEIAS DE CARINHO 

 

“O senhor é um homem batalhador que sempre me fez sorrir. Hoje é seu dia, meu pai! Um homem que nunca deixou faltar nada na minha vida, que sempre me fez sorrir mesmo quando eu estava muito triste. Te amo muito, pai!”

De Franciane Vitória, para Franciney Sanguinetti

Centro Social São Benedito, Manaus (AM)

 

“Meu pai representa um homem forte, trabalhador e herói. Quando eu fiquei internado, ele ficou ao meu lado. Quando eu fiz uma cirurgia, ele estava novamente ao meu lado até eu receber alta do médico. Pai, o senhor é meu herói, o amor da minha vida, a razão de tudo. Ah! De vez em quando você me dá alguns puxões de orelhas, mas é para o meu próprio bem. Obrigado por tudo que o senhor tem feito por mim.”  

De do Gustavo Lien, para Carlos Alberto

Obra Social Pró-Menor Dom Bosco, Manaus (AM)

 

“Meu pai representa amor, carinho e segurança. Me sinto privilegiada por ter o meu pai por perto, pois ele é minha família, meu amigo que me protege, além de proporcionar coisas boas para que, junto da minha mãe, eu possa ter uma vida mais tranquila. Eu amo o meu pai e sou muito feliz por ter você pertinho de mim.”

De Sofia Rodrigues, para Altamiro Pinto Machado

Obra Social Salesiana Madre Masarello, Minas Novas (MG)

 

“Meu pai é meu professor e meu amor. Eu amo meu pai, ele me ensina várias coisas legais e animadas. Adoro quando ele está consertando alguma coisa, pois ele sempre me ensina algo novo. ”

De Gael Souza de Oliveira, para João Felipe Moreira

Obra Social Dom Bosco, Fortaleza (CE)

 

“Para mim, meu pai é sinônimo de educação e honestidade. Só tenho motivos para louvar a Deus pelas suas maravilhas. Obrigado, meu pai, pelo o exemplo de pessoa que o senhor é.”

De Leonardo José Dias, para Lourival Lopes

Centro Juvenil Salesiano São João Batista, Poxoréu (MT)

 

“Devo muito a você, pai! Sou a pessoa mais grata do mundo por ter você em minha vida. Agradeço a Deus por ter colocado você como meu pai. Espero que um dia eu possa retribuir o quanto você fez e faz pelo meu bem-estar e pela minha vida, o que, com certeza, reflete nos dias de hoje. É uma honra indescritível dizer que você é meu pai! Saiba que eu amo você hoje, amanhã e sempre para além desta vida!”

De Luan Silva Santos, para José Ronaldo

Centro Juvenil Dom Bosco, Camaragibe (AL)

 

“Para mim, meu pai representa amor e respeito, pois eu sou o tudo na vida dele. Eu amo estar com ele. Meu pai cuida de mim, me abraça e diz, sempre, que sou um príncipe. Eu não sei viver sem ele! Feliz Dia dos Pais!”

De Emanuel Mendes, para Denis Santos

Instituto de Ação Social João Paulo II, Guarapuava (PR)

 

“Te amo, papai! O senhor é, sem nenhuma dúvida, o melhor pai que existe neste mundo. Meu amor pelo senhor é incondicional!”

De Gabrielly Fernandes, para Ruan do Nascimento

Centro Juvenil São Pedro, Campos dos Goytacazes (RJ)

 

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Rede Salesiana Brasil participa do 13º Congresso GIFE, em Fortaleza

Evento reúne especialistas para repensar a filantropia e o investimento social privado no Brasil De 7 a 9 de maio, a cidade de Fortaleza (CE) é sede do 13º Congresso GIFE, um dos mais importantes encontros sobre filantropia e investimento social privado (ISP) no país. O evento reúne organizações, lideranças e especialistas para refletir sobre os caminhos do setor na promoção de uma sociedade mais justa, equitativa e sustentável. A Rede Salesiana Brasil (RSB) marca presença nesse espaço de diálogo e construção coletiva, representada por Ir. Silvia Aparecida da Silva, Diretora Executiva da RSB, e por Sandra Sahd, Gestora de Projetos de Captação de Recursos. Ao falar sobre a importância da representação da RSB no evento, Ir. Silvia Aparecida disse que “é fundamental que estejamos nesses espaços de escuta e influência, contribuindo com a força da nossa missão educativa para a transformação social.” Sandra Sahd, por sua vez, nos explicou que “participar do Congresso GIFE é uma oportunidade de aprender com outras iniciativas e fortalecer a cultura da captação como meio de garantir a sustentabilidade e o impacto das nossas obras sociais.” Sob o tema "Quem decide o futuro do investimento social privado e da filantropia?", o Congresso GIFE propõe um debate essencial: quem acessa recursos, define prioridades e constrói soluções? Para os organizadores, é preciso avançar além do repasse de verbas, promovendo a desconcentração de poder, conhecimento e riquezas, e ampliando o protagonismo das organizações da sociedade civil. Durante os três dias de programação, os participantes discutem formas de fortalecer as OSCs, ampliar o apoio às suas ações, garantir equidade de gênero e raça, além de incentivar soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável e democrático. Temas diretamente conectados com a missão da RSB, que acredita na educação evangelizadora e transformadora como instrumento de justiça social. A presença da RSB no Congresso reforça seu compromisso com a construção de redes e parcerias que potencializam o impacto social, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e aos valores do carisma salesiano. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Gestora de Captação de Recursos da RSB participa do FIFE 2025 e afirma: “Sem gestão, não há captação”

Presença da Rede Salesiana Brasil reforça o compromisso da instituição com a excelência na gestão e sustentabilidade do Terceiro Setor A Rede Salesiana Brasil (RSB) reafirmou seu protagonismo no Terceiro Setor durante o Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (FIFE 2025), realizado em Curitiba (PR), entre os dias 08 e 11 de abril. Representando a instituição, a gestora de Captação de Recursos, Sandra Sahd, participou de atividades formativas e de articulação estratégica com especialistas de todo o Brasil e da América Latina. Em sua participação, Sandra foi enfática ao ressaltar a importância da governança nas organizações sociais: “Sem gestão, não há captação. A sustentabilidade financeira começa com uma gestão comprometida, ética e eficiente. É ela quem sustenta os projetos, atrai parcerias e transforma intenções em impacto real.” O FIFE é reconhecido como o maior e mais respeitado evento de gestão para o Terceiro Setor no país. Promovido pela Rede Filantropia, o encontro chega à sua  décima segunda edição em 2025, reunindo profissionais das áreas de captação, comunicação, contabilidade, legislação, inovação social, entre outras. A participação da RSB neste espaço reforça seu compromisso com a excelência institucional e com a profissionalização das práticas que garantem a continuidade e o fortalecimento de sua missão educativa, evangelizadora e social. A RSB atua em mais de 100 obras sociais em todo o Brasil, oferecendo desenvolvimento integral e melhores oportunidades de cidadania e dignidade para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, exclusão e violência. ​  Além disso, desde 2019, a RSB arrecadou mais de R$ 1 milhão por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, beneficiando aproximadamente 3.000 pessoas diretamente em projetos culturais e sociais. ​  A Rede Salesiana Brasil é referência nacional pela seriedade e impacto de suas ações, promovendo o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias em todas as regiões do país.  

Programa de Aprendizagem Salesiano e o enfretamento do trabalho infantil no Brasil

O Brasil ainda enfrenta desafios significativos no combate ao trabalho infantil. Segundo dados do IBGE, mais de 1,8 milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos estão em situação de trabalho infantil, privando-se do direito à educação, ao lazer e ao desenvolvimento integral. Esse cenário reforça a importância de iniciativas como o Programa de Aprendizagem Salesiano, que tem sido um agente transformador na inclusão de jovens no mundo do trabalho de maneira digna e protegida. Dom Bosco, no século XIX, testemunhou as condições precárias enfrentadas pelos jovens trabalhadores em Turim. Muitos deles eram explorados em fábricas e oficinas, sem acesso à educação ou qualquer proteção. Sensibilizado por essa realidade, Dom Bosco criou escolas profissionais e oficinas, oferecendo formação técnica e humana, garantindo que os jovens tivessem oportunidades reais de crescimento. Seu legado permanece vivo, inspirando o trabalho salesiano no mundo todo. Na Inspetoria São João Bosco, o Programa de Aprendizagem Salesiano segue os princípios deixados por Dom Bosco. Ele atua na formação profissional de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, promovendo o desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais. Esse programa está alinhado à Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000), que exige que empresas de médio e grande porte contratem jovens aprendizes, assegurando-lhes formação teórica e prática. Dentre os diferenciais do programa, destacam-se: · Formação Integral: além da capacitação técnica, os jovens recebem suporte educacional, orientação vocacional e formação humana. · Parcerias com Empresas: permitindo que os aprendizes tenham uma inserção qualificada no mercado de trabalho. Podemos citar algumas · Acompanhamento Personalizado: garantindo que cada jovem tenha um suporte adequado em seu desenvolvimento. Ao oferecer oportunidades seguras de aprendizagem, o programa combate diretamente o trabalho infantil. Jovens que poderiam estar em ocupações precárias encontram, na formação salesiana, um caminho de crescimento e emancipação. Além disso, o programa atua na conscientização das famílias e da sociedade sobre os impactos negativos da exploração do trabalho infantil. O compromisso salesiano com a juventude vulnerável segue firme, inspirado no legado de Dom Bosco. O Programa de Aprendizagem Salesiano não apenas profissionaliza jovens, mas também os protege da exploração e lhes oferece um futuro promissor. Seguir nessa missão é um compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e solidária, onde os direitos das crianças e adolescentes sejam respeitados e promovidos. Conheça o CESAM: Programa de Aprendizagem Salesiano - O Programa de Aprendizagem Salesiano (CESAM) é uma organização sem fins lucrativos, mantida pela Inspetoria São João Bosco / Salesianos, que desenvolve um programa pioneiro na formação de adolescentes e jovens para o mundo do trabalho. Foi fundado em 1973 e tem atuação em 4 estados brasileiros (Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal).   O principal serviço ofertado às empresas parceiras é o Programa de Aprendizagem que promove o desenvolvimento de habilidades e competências, favorecendo a autonomia, a cidadania e o protagonismo de adolescentes e jovens em situação de risco social e pessoal, promovendo a inclusão no mundo do trabalho.  ‍Esse artigo foi elaborada pela Carolina Neves, gerente de Ação Social da Inspetoria São João Bosco. Obras Sociais Salesianas que realizam o trabalho de aprendizagem no Brasil Estado Obra Social Amazônia Pró-Menor Dom Bosco Distrito Federal Cesam/ DF Espírito Santo Cesam/ES Goiás Cesam/GO Mato Grosso do Sul Centro Juvenil Jesus Adolescente Mato Grosso do Sul Cidade Dom Bosco Mato Grosso do Sul Salesianos Ampare Minas Gerais Cesam/MG Pará Escola Salesiana do Trabalho Paraná Instituto Assistencial Dom Bosco Paraná Instituto Salesiano de Assistência Social Pernambuco Escola Dom Bosco Recife Rio Grande do Norte Centro Educacional Dom Bosco/Gramoré-RN Rio Grande do Sul Associação de recuperação do menor - Novo Lar Rondônia Centro Educativo Dom Bosco Santa Catarina Instituto Lar da Juventude de Assistência e Educação São Paulo Associação dos Salesianos Cooperadores de Pindamonhangaba - Projeto Jatai São Paulo Centro de Estudos do Menor São Paulo Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco (Casa de Dom Bosco) São Paulo Centro Social da Paróquia Santa Luzia São Paulo Instituto Dom Bosco São Paulo Obra Social Dom Bosco, Itaquera

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil