A Ação Salesiana entre Pais e Filhos
12/08/2023

A Ação Salesiana entre Pais e Filhos

A Ação Salesiana entre Pais e Filhos

Anualmente, no segundo domingo do mês de agosto, comemora-se o Dia dos Pais. A celebração é um momento de profundo significado, pois celebra o papel e a importância da figura paterna dentro da família. A exemplo de São José, pai terreno de Jesus, os pais representam cuidado, exemplo e proteção dos filhos e da família como um todo. Nesse contexto, levando em conta o Compromisso Fundamental de Fortalecimento da Família assumido pelas Obras Sociais Salesianas do Brasil, confira algumas histórias de pais e filhos que se deixaram envolver pelo carisma salesiano:

 

CENTRO JUVENIL DOM BOSCO, MATRIZ DE CAMARAGIBE (AL)

Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

Para José Ronaldo Miranda, poder estar com seu filho Luan Silva Santos, de 13 anos, no Centro Juvenil Dom Bosco de Matriz de Camaragibe (AL) foi uma experiência maravilhosa. Ronaldo esteve recentemente na Obra Social como professor de Educação Física do projeto Geração Cultivando Sonhos. Na ocasião, seu filho também pôde participar do projeto como jovem atendido e, juntos, viveram momentos únicos e históricos. “Gostaria de dizer enquanto pai, e também Educador Físico do Projeto Geração Cultivando Sonhos, que o Centro Juvenil Dom Bosco é a casa de nossas crianças e jovens. Sem esse local, Matriz de Camaragibe sofreria muitas consequências sociais, educacionais, religiosas e até mesmo formativas. O Centro Juvenil é a porta aberta para gerar oportunidades para nossas crianças e jovens. Eu sou a prova disso, pois lá fui oratoriano, voluntário, funcionário e educador. Gratidão eterna ao Ir. Tony Cibin”, conta José Ronaldo.

 

CENTRO JUVENIL SALESIANO SÃO JOÃO BATISTA, POXORÉU (MT)

Inspetoria Salesiana Santo Afonso Maria de Ligório

No Centro Juvenil Salesiano São João Batista, em Poxoréu (MT), Lourival Lopes, pai de Leonardo José Dias, de 13 anos, conta que, graças a convivência que o filho teve na Obra Social, agora ele está com mais interesse em participar de diversos projetos nos movimentos jovens e também nos movimentos religiosos. “Após frequentar a Obra Social, meu filho teve uma melhoria no desempenho escolar. Está cada vez mais com interesse em aprender e a ter mais obediência. Além disso, sempre estamos juntos nas celebrações das santas missas. Gostaria de agradecer a Rede Salesiana por sempre fazer com que os jovens tenham a oportunidade de participar de projetos que ajudam a se tornarem pessoas, filhos melhores”, comenta Lourival.

 

OBRA SOCIAL PRÓ-MENOR DOM BOSCO, MANAUS (AM)

Inspetoria Salesiana São Domingos Sávio

Carlos Atagibe, pai do Carlos Levi Batista, de 15 anos, conta que seu filho era muito tímido e que, graças à Obra Social Salesiana de Manaus (AM), o pequeno Carlos foi deixando a vergonha de lado. O pai comenta ainda que o Pró-menor Dom Bosco está deixando o Carlos Levi mais animado e entusiasmado com as atividades que são realizadas no local. "Quero muito agradecer a esta obra que abriu as portas para o meu filho. Hoje em dia são poucos os que querem estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Eu tenho muito orgulho do meu filho, pois ele estuda no horário matinal e, no período da tarde, realiza um curso. Deveria ser assim para muitos que não têm essa graça de Deus", diz Carlos Atagibe.

 

Já para Carlos Alberto Vieira, pai do Gustavo Lien, de 14 anos, a Obra Social Pró-Menor tem sido muito importante na vida do seu filho. Com o coração cheio de gratidão, o pai - que na década de 90 já participou das ações realizadas pela RSB - agradece aos Salesianos pelos trabalhos que são realizados. “A Obra Social contribuiu muito no desempenho do meu filho com as pessoas e na convivência dentro de casa. Só tenho motivos para agradecer por essa oportunidade que o meu filho teve de fazer parte da Rede Salesiana, pois eu também já fiz parte dessa linda história. Na minha adolescência, todo fim de semana eu joga bola com meus amigos. Atualmente, fico muito feliz que meu filho está fazendo parte dessa linda história”, comenta Carlos Alberto.

 

CENTRO SOCIAL SÃO BENEDITO, MANAUS (AM)

Inspetoria Salesiana Nossa Senhora da Amazônia

Também em Manaus, Franciney Sanguinetti, pai da Franciane Vitória, de 11 anos, conta que, graças ao Centro Social São Benedito, a filha conseguiu estar mais entre os amigos e está absorvendo muitos conhecimentos sobre a palavra de Deus. “A Franciane, depois que começou a frequentar a Obra Social, obteve um desempenho muito bom na escola, principalmente nas matérias de português, matemática, ensino religioso e informática. No primeiro dia da minha filha na Obra Social, estávamos com medo dela não conseguir socializar com as outras crianças, mas, por incrível que pareça, quando fomos buscar a Franciane, ela falou que amou! Que os educadores são muito legais e que havia feito novas amizades”, comenta Franciney.

 

OBRA PROMOCIONAL SALESIANA, MINAS NOVAS (MG)

Inspetoria Salesiana Madre Mazzarello

Em Minas Novas, Altamiro Pinto Machado, pai da Sofia Rodrigues, de 10 anos, compartilha que o trabalho desenvolvido pela Obra Social Salesiana Madre Mazzarello tem sido de grande importância para toda a comunidade local, pois as ações têm modificado positivamente a vida de sua filha. “A Obra contribui desde o fortalecimento dos valores e princípios, onde é visível por meio de todo o carinho e atenção de todos os funcionários, em especial a Ir. Ana Maria Orteli e Ir. Isabel”, comenta Altamiro.

A Obra Social teve um papel importante no apoio do desenvolvimento da Sofia, principalmente em relação às notas escolares. A pequena teve um aproveitamento acima de 90% em todas as matérias, além de aflorar a sensibilidade e atenção no ambiente familiar, bem como o desenvolvimento intelectual de novas habilidades em oficinas de canto, música e novos valores de relacionamentos e comportamento na sociedade.  

Atualmente, Altamiro está com 39 anos de idade, mas, quando era crianças, entre seus 3 a 12 anos de idade, teve a oportunidade de participar da Obra Social. Sendo uma pessoa negra, Altamiro conta que ele e toda a sua família já foram vítimas de preconceito e racismo, sendo pessoas excluídas da sociedade, vivendo às margens da linha da pobreza. “Nos períodos de férias escolares era de uma tristeza sem fim, pois a minha mãe ia para o trabalho na lavoura ou trabalhava lavando roupas para as pessoas e não tinha hora de voltar, então eu ficava horas e horas trancado em casa sem amigos e sem qualquer tipo de atividade. A presença da Ir. Ana Maria sempre foi de grande importância na minha vida e da minha família. O trabalho realizado sempre nos guiou para fazer o bem e seguir o melhor caminho para os estudos, bem como os ensinamentos como pessoa e ser humano. Agradeço a minha vida primeiramente a Deus e a Ir. Ana Maria”, relata Altamiro.

 

OBRA SOCIAL DOM BOSCO, FORTALEZA (CE)

Inspetoria Salesiana Maria Auxiliadora

Para João Felipe Moreira, pai do Gael Souza de Oliveira, de 6 anos, a Obra Social Dom Bosco, de Fortaleza (CE), tem realizado um trabalho de maestria em tudo aquilo que eles executam, pois é perceptível ver o crescimento que o Gael está tendo na escrita e também começando a ler. “A Obra Social sempre está contribuindo para fortalecer o desenvolvimento do meu filho, ensinando a ele bons costumes e o respeito para com toda a família. Recordo-me do dia em que ele realizou uma linda apresentação no Dia das Mães. Ele cantou lindamente”, diz João Felipe.

 

CENTRO JUVENIL SÃO PEDRO, CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ)

Inspetoria Salesiana São João Bosco 

No Centro Juvenil São Pedro, em Campos dos Goytacazes (RJ), Ruan do Nascimento, pai da Gabrielly Fernandes, de 7 anos, compartilha que sua filha obteve um desempenho escolar muito positivo graças aos serviços prestados na instituição. “A Obra Social Salesiana está realizando contribuições muito importantes não só para a minha filha, como também para todos os outros alunos do Centro Juvenil São Pedro. Está afetando diretamente tanto nos aprendizados como na parte educacional, que está fazendo da minha filha uma criança mais educada. Quero parabenizar a todo o grupo da família salesiana. Quero que saibam que esse projeto é muito importante para muitas famílias. Que continuem assim! Obrigado”, agradece Ruan.

 

INSTITUTO DE AÇÃO SOCIAL JOÃO PAULO II, GUARAPUAVA (PR)

Inspetoria Salesiana Nossa Senhora Aparecida 

Já Denis Santos, pai do Emanuel Mendes, de 9 anos, do Instituto de Ação Social João Paulo II, conta que antes de inscrever seu filho na Obra, o pequeno tinha uma determinada dificuldade de convívio com outras pessoas, mas, no decorrer do tempo, Emanuel deu uma volta por cima e, graças aos educadores e seus colegas do Instituto, seu filho está evoluindo. “Eu acredito que a Obra preenche a necessidade de as crianças estarem juntas a educadores, desenvolvendo suas ações e olhando a importância de estarem desenvolvendo brincadeiras com outras. Que vocês continuem realizando projetos, pois vocês atingem uma grande maioria de crianças carentes”, diz Denis Santos.

 

 DOS FILHOS(AS) PARA OS PAIS - HOMENAGENS CHEIAS DE CARINHO 

 

“O senhor é um homem batalhador que sempre me fez sorrir. Hoje é seu dia, meu pai! Um homem que nunca deixou faltar nada na minha vida, que sempre me fez sorrir mesmo quando eu estava muito triste. Te amo muito, pai!”

De Franciane Vitória, para Franciney Sanguinetti

Centro Social São Benedito, Manaus (AM)

 

“Meu pai representa um homem forte, trabalhador e herói. Quando eu fiquei internado, ele ficou ao meu lado. Quando eu fiz uma cirurgia, ele estava novamente ao meu lado até eu receber alta do médico. Pai, o senhor é meu herói, o amor da minha vida, a razão de tudo. Ah! De vez em quando você me dá alguns puxões de orelhas, mas é para o meu próprio bem. Obrigado por tudo que o senhor tem feito por mim.”  

De do Gustavo Lien, para Carlos Alberto

Obra Social Pró-Menor Dom Bosco, Manaus (AM)

 

“Meu pai representa amor, carinho e segurança. Me sinto privilegiada por ter o meu pai por perto, pois ele é minha família, meu amigo que me protege, além de proporcionar coisas boas para que, junto da minha mãe, eu possa ter uma vida mais tranquila. Eu amo o meu pai e sou muito feliz por ter você pertinho de mim.”

De Sofia Rodrigues, para Altamiro Pinto Machado

Obra Social Salesiana Madre Masarello, Minas Novas (MG)

 

“Meu pai é meu professor e meu amor. Eu amo meu pai, ele me ensina várias coisas legais e animadas. Adoro quando ele está consertando alguma coisa, pois ele sempre me ensina algo novo. ”

De Gael Souza de Oliveira, para João Felipe Moreira

Obra Social Dom Bosco, Fortaleza (CE)

 

“Para mim, meu pai é sinônimo de educação e honestidade. Só tenho motivos para louvar a Deus pelas suas maravilhas. Obrigado, meu pai, pelo o exemplo de pessoa que o senhor é.”

De Leonardo José Dias, para Lourival Lopes

Centro Juvenil Salesiano São João Batista, Poxoréu (MT)

 

“Devo muito a você, pai! Sou a pessoa mais grata do mundo por ter você em minha vida. Agradeço a Deus por ter colocado você como meu pai. Espero que um dia eu possa retribuir o quanto você fez e faz pelo meu bem-estar e pela minha vida, o que, com certeza, reflete nos dias de hoje. É uma honra indescritível dizer que você é meu pai! Saiba que eu amo você hoje, amanhã e sempre para além desta vida!”

De Luan Silva Santos, para José Ronaldo

Centro Juvenil Dom Bosco, Camaragibe (AL)

 

“Para mim, meu pai representa amor e respeito, pois eu sou o tudo na vida dele. Eu amo estar com ele. Meu pai cuida de mim, me abraça e diz, sempre, que sou um príncipe. Eu não sei viver sem ele! Feliz Dia dos Pais!”

De Emanuel Mendes, para Denis Santos

Instituto de Ação Social João Paulo II, Guarapuava (PR)

 

“Te amo, papai! O senhor é, sem nenhuma dúvida, o melhor pai que existe neste mundo. Meu amor pelo senhor é incondicional!”

De Gabrielly Fernandes, para Ruan do Nascimento

Centro Juvenil São Pedro, Campos dos Goytacazes (RJ)

 

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Juventude Salesiana transforma o Carnaval em Missão

Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, o Carnaval foi vivenciado de maneira especial por ex-alunos e Irmãs Salesianas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP). Dois grupos missionários, totalizando 47 jovens, deixaram suas cidades de origem para dedicar esses dias ao serviço, à convivência fraterna e ao anúncio do Evangelho, nas cidades de Aparecida e Leme, ambas no estado de São Paulo. Ali, os missionários viveram dias intensos de presença, serviço e partilha nas comunidades locais. Com espírito de protagonismo, os ex-alunos das escolas de Ribeirão Preto, São Paulo, Araras, São José dos Campos, Santo André e Guaratinguetá, acompanhados pelas Irmãs Valentina Hurtado, Maria Aparecida Lopes e Lucia Aparecida dos Santos, assumiram a organização de diversas atividades voltadas às crianças, adolescentes e famílias das comunidades. Na parte da manhã, as visitas às casas possibilitaram uma proximidade maior com as famílias, levando uma palavra de esperança, oração e escuta atenta por meio das bênçãos realizadas e contato com as famílias e suas realidades. À tarde, os oratórios festivos reuniram muitos participantes, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, oferecendo momentos de recreação, espiritualidade e convivência fraterna. As noites também foram marcadas por momentos de integração e alegria, preparados pelos próprios jovens missionários. Dinâmicas, músicas e encontros comunitários expressaram a beleza de viver o Carnaval de forma consciente e comprometida, mostrando que a verdadeira alegria nasce quando se escolhe amar e servir. Ao longo da experiência, os missionários refletiram sobre o chamado que brota do carisma salesiano e sobre o sonho que continua inspirando gerações, iniciado por Dom Bosco e fortalecido pelo testemunho de Madre Mazzarello. Foi um tempo de renovar ideais, fortalecer laços e reacender o compromisso com a missão junto à juventude. Mais do que uma atividade pontual, os dias vividos em Aparecida e Leme confirmaram que os ex-alunos seguem atuantes, acreditam na força do bem e na transformação que nasce do serviço generoso. O Carnaval passou, entretanto, a experiência permanece como semente lançada no coração de cada missionário e de cada comunidade visitada, como partilham conosco os ex-alunos: «Essa semana foi muito especial e importante para mim. Pude perceber como o carinho e a atenção de todos com os missionários foram verdadeiros gestos de acolhimento, fazendo-nos sentir parte de uma grande família. Foi lindo entender que podemos compartilhar Deus não apenas com palavras, mas também por meio dos nossos sentimentos, atitudes e de todo o cuidado oferecido com tanto amor. Saio desse momento muito mais madura, com o coração cheio de paciência, solidariedade e carinho fraterno. E, acima de tudo, com uma atenção ainda maior a Deus e à Sua presença em cada detalhe», é o que afirma Ana Carolina Silvério Fausto, Ex-aluna do Instituto Madre Mazzarello, de São Paulo capital. A Ex-Aluna Mariana Mantovani, do Instituto São José, de São José dos Campos, afirma: «A missão com os ex-alunos foi uma experiência incrível. Foi muito legal conhecer ex-alunos de outras casas, com vivências diferentes, mas com a mesma essência e poder reviver ela. Desde o começo, a comunidade nos acolheu com muito carinho. As crianças no oratório, as conversas durante a bênção e as celebrações. Escutamos histórias cheias de fé, de união e de esperança que nos inspiraram a sermos melhores fora desse feriado. Passar o Carnaval em missão foi, sem dúvida, a melhor escolha que eu poderia ter feito. Voltei com o coração cheio de amor, gratidão e com a vontade de fazer sempre mais». Carlos Eduardo de Souza Laureano, Ex-aluno do Colégio Auxiliadora de Ribeirão Preto, também deixa sua mensagem: «Se eu pudesse resumir a semana de carnaval dos Ex-alunos em Leme em uma palavra, seria: Amor. Deus se faz no simples. E o simples é o Amor que entregamos e recebemos em uma troca genuína, seja nas visitas às famílias, nos sorrisos das crianças e no acolhimento de toda a comunidade». Para Maria Isabella Batista, ex-aluna do Colégio do Carmo, de Guaratinguetá, «desde que ingressei em um colégio salesiano, todo o carisma e acolhimento me tocaram profundamente. Minha primeira missão como ex-aluna foi durante o carnaval de 2024 em Araras, São Paulo. E a segunda também durante o carnaval em fevereiro de 2026, em Aparecida no Bairro São Francisco onde fui criada durante 15 anos. Quando comecei a realizar missões em 2022, o meu maior sonho era realizar uma missão na cidade onde morava, no bairro onde eu cresci. Em orações durante quatro anos, Deus escolheu o momento certo, as pessoas certas e o local perfeito para realizar um dos meus maiores sonhos. Nos quatro dias de missão, pude confirmar ainda mais como o carisma salesiano movimenta vidas, observando o lugar onde cresci e conheço a maioria das pessoas confirmei ainda mais como é possível transformar vidas em tão pouco tempo, levando a Palavra de Deus e o carinho que carregamos aos nossos irmãos. O sentimento é gratidão, por presenciar e ouvir relatos de tanto amor e comoção. Que nós ex-alunos nunca nos esqueçamos que o ser salesiano é permanente em nós e que podemos fazê-lo florescer no lugar onde estivermos e continuarmos juntos». Agradecidos por mais um ano de experiência missionária neste tempo de carnaval, os Ex-alunos retornam para suas comunidades e realidades cheios de uma nova esperança nas sementes lançadas e pela vida doada e partilhada. Fonte: Instituto Filhas de Maria Auxiliadora 

No mundo contemporâneo, a Mensagem do Reitor-Mor para 2026 propõe ao MJS um caminho de escuta, amizade autêntica, verdade

A Mensagem do Reitor-Mor 2026 ao MJS recebe um novo impulso com o recente lançamento em vídeo, no qual o Reitor-Mor, P. Fábio Attard SDB, fala diretamente aos Jovens ao redor do mundo. Apesar de o texto já ter sido divulgado e publicado anteriormente, o novo formato possibilita a captação de seus eixos centrais de maneira mais direta e envolvente. Ademais, com o apoio do Setor para a PJ Salesiana, a mensagem se transformou no ponto de partida para um diálogo plural com jovens de várias nações, os quais aprofundaram as reflexões do XI Sucessor de Dom Bosco e expandiram a discurso num percurso genuinamente salesiano, caracterizado pela escuta, pelo acompanhamento, pela sinodalidade. No centro da Mensagem do Reitor-Mor estão três convites fundamentais dirigidos à juventude de hoje. Em primeiro lugar, a proposta é cultivar uma cultura da reflexão, isto é, a disposição para pensar de forma crítica e desenvolver consciência sobre o que ocorre em nosso derredor. Num contexto amplamente caracterizado por reações superficiais e avaliações apressadas, os Jovens são convocados a interromper suas atividades, ponderar e assumir a responsabilidade de entender a realidade de maneira madura e aprofundada. Em segundo lugar, ao inspirar-se no Papa Leão XIV, a mensagem destaca a importância de redescobrir o sentido da amizade autêntica. A verdadeira amizade - diz o texto - não se fundamenta na conveniência ou na popularidade, mas na sinceridade, na fidelidade, no crescimento compartilhado. Trata-se de uma perspectiva que encontra plena sintonia no MJS, em que a amizade constitui a base de um percurso de formação - humana e integral. Por fim, em terceiro lugar, o Reitor-Mor retoma o vigoroso apelo do Papa Leão XIV em favor da verdade e de uma comunicação responsável. Os jovens são chamados a adotar uma linguagem autêntica e respeitosa, livre de arrogância, agressividade ou ambiguidades. Nessa perspectiva, a comunicação deixa de ser um instrumento de polarização para se tornar espaço de encontro e construção de diálogo. Esses elementos convergem numa expressiva imagem espiritual: Maria, que convida à escuta atenta, e o Papa Leão XIV, que exorta à vivência da amizade autêntica. Escuta, amizade, verdade configuram-se, assim, como atitudes norteadoras para os Jovens que, no contexto atual, encarnam o carisma do MJS. A apresentação é enriquecida por videomensagens de jovens, provenientes de diversas regiões do mundo — entre elas Austrália, Mongólia, Hong Kong, Índia, Canadá, Argentina, Brasil, Equador, Paraguai, Itália, Síria, Polônia, Portugal, Angola, Burkina Faso, Costa do Marfim. Suas reflexões evidenciam como a mensagem do Reitor-Mor dialoga de maneira concreta com realidades distintas, enquanto também as congrega num único espírito salesiano. O vídeo converte, assim, a mensagem do Reitor-Mor numa autêntica conversa global, reafirmando que o MJS é um caminho vivo, que sabe ouvir, promover amizades verdadeiras, e testemunhar com coragem a verdade no mundo de hoje. Os vídeos completos da Mensagem do Reitor-Mor aos jovens e das reações deles ao P. Fábio Attard podem ser vistos em italiano, inglês, espanhol e francês, por meio do link disponibilizado. Cada versão linguística possui também dois formatos: um apropriado para a visualização em computador e outro destinado ao compartilhamento entre redes sociais. Fonte: Agência InfoSalesiana

Em Manaus, Congresso Jovem reafirma que é possível viver a santidade na juventude

A paróquia São José Operário, na Zona Leste de Manaus, acolheu mais de 120 jovens: eles participaram do ‘Congresso Jovem 2026’, realizado em 18 de janeiro, para redescobrir o chamado à santidade. Em sua segunda edição, o evento reuniu diversos grupos e movimentos pastorais; e contou com uma programação variada, incluindo animação, pregações, atividades, estandes, momentos de Oração, Confissão, Adoração Eucarística, espaços de escuta e partilha. O tema central foi inspirado na vida e no testemunho de jovens santos, como Carlos Acutis, Gema Galgani, Joana d’Arc, Pier Giorgio Frassati, Domingos Sávio – ‘o Pequeno Gigante’ (Pio XI)... Ao longo do encontro, os participantes puderam compreender que a santidade não é algo distante, mas um caminho possível na juventude, capaz de transformar o mundo a partir do amor de Deus.   Fonte: Agência Info Salesiana

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil