Com oficinas presenciais, produção de e-book, planos personalizados e diálogo com empresas, a iniciativa impulsiona a sustentabilidade e a transformação social em todo o Brasil
O primeiro semestre de 2025 foi de intenso trabalho, visitas, escuta e formação no âmbito da captação de recursos das obras sociais da Rede Salesiana Brasil (RSB). Coordenado pela Gestora de Projetos de Captação de Recursos da RSB, Sandra Sahd, o projeto Capta Ação percorreu o país com a missão de fortalecer a cultura da sustentabilidade financeira nas presenças salesianas e promover a valorização do impacto social gerado pelo atendimento a mais de 80 mil crianças, adolescentes e jovens.
Desde abril, Sandra visitou 10 obras sociais salesianas, entre as 103 existentes na RSB, e coordenou oficinas presenciais com mais de 119 participantes, totalizando 80 horas de formação prática. As capacitações ocorreram nas cidades de Joinville (SC), Gravará (PE), Linhares (ES), Corumbá (MS), Belford Roxo (RJ), Niterói (RJ), Pindamonhangaba (SP), Palmas (TO) e Lorena (SP).
“Foi um semestre impactante para minha vida profissional. Conheci de perto projetos incríveis, que têm transformado o país a partir da educação, da proteção e da evangelização de milhares de crianças. O Capta Ação nasceu para reconhecer esse valor e oferecer ferramentas reais para garantir sua continuidade”, afirmou Sandra.
Formação técnica e planos personalizados
Durante as formações, cada equipe local foi orientada a construir um Plano Anual de Captação de Recursos, com base em um modelo estratégico composto por 10 etapas, dentre eles: um diagnóstico interno e externo da presença, análise FOFA (também conhecida como análise Swot), definição de metas e fontes de captação (pessoas físicas, jurídicas, governo e organismos internacionais), levantamento de estratégias, cronograma de ações, monitoramento e avaliação.
Para as primeiras quatro obras (Joinville, Gravará, Linhares e Corumbá) os planos foram escritos e entregues até o início do mês de julho. As demais terão concluído seus documentos até o final do mês. A expectativa é que esses planos orientem ações concretas já no segundo semestre de 2025, com foco em editais de projetos governamentais, parcerias com as iniciativas pública e privada, campanhas de captação de recursos e fidelização de doadores.
Produção de conhecimento e incidência institucional
Um dos destaques do semestre foi a autoria do e-book “Diretrizes da Captação de Recursos para Obras Sociais Salesianas”, que está em fase final de revisão e será disponibilizado para todas as presenças da RSB como referência prática e formativa.
Paralelamente, a gestora participou de dezenas de reuniões on-line, incluindo mentorias com as obras, encontros com a equipe RSB e articulações externas. Também representou a RSB em importantes eventos e fóruns nacionais, como o Festival ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), o FIFE (Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica) e no GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) plataforma que visa fortalecer a filantropia e o investimento social privado no Brasil.
Parcerias com empresas e poder público
Outro pilar do Capta Ação foi a articulação com o setor empresarial e com gestores públicos, promovendo encontros e prospecções em várias regiões do país. Dentre os parceiros visitados estão empresas como WEG, Toyota, Eco Automação, Bayer e Unicesumar, além de órgãos governamentais, como secretarias de indústria e comércio e gabinetes parlamentares.
Essas ações reforçam o compromisso da RSB com a diversificação das fontes de financiamento, ampliando as possibilidades de apoio à missão salesiana nas áreas da educação, assistência social, cultura e evangelização.
Um caminho para o segundo semestre
Com os resultados expressivos do primeiro semestre, o projeto Capta Ação inicia agora uma nova fase, que inclui a implementação e acompanhamento dos planos, capacitações complementares, fortalecimento da marca União Pela Vida (UPV) e articulação em rede entre as presenças.
“Nossa meta é seguir juntos, com profissionalismo, paixão e fidelidade ao carisma salesiano, garantindo que nenhuma obra social fique para trás na formação em captação de recursos. Captação é missão, e nossa missão é transformar vidas”, conclui Sandra.
Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil