07/04/2022

Bússola Social é destaque em programa de aceleração de startups

Bússola Social é destaque em programa de aceleração de startups

Bússola Social, empresa de Itajái (SC), é uma das 22 selecionadas dentre as mais de 1000 inscritas no Programa INOVA para receber investimento e mentoria para tração do negócio. Além de ser a única selecionada da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), a Bússola também se destaca por ser a única da lista com serviços específicos para o desenvolvimento do Terceiro Setor, com tecnologia para investidores sociais e ONGs.

 

O Programa INOVA foi criado para investir smart money (capital inteligente) em startups brasileiras, escolhidas criteriosamente. Assim, com um potencial de crescimento no Brasil e no exterior, hoje, a plataforma Bússola presta serviço para organizações como a Rede Salesiana do Brasil de Ação Social (RSB-Social), Petrobras, Roche, Instituto Cooperforte, EDP, Gerando Falcões, Bancorbrás, Prefeitura de Florianópolis e tantos outros investidores e realizadores do Terceiro Setor.

A parceria vem para acelerar o crescimento da empresa Bússola Social, instrumentalizando ainda mais pessoas que trabalham para um mundo melhor.

 

 BÚSSOLA SOCIAL E REDE SALESIANA DO BRASIL 

 

A Rede Salesiana do Brasil (RSB) foi a primeira instituição a apostar no sistema Bússola e, somente nos últimos 15 dias, soma mais de 40 mil atendimentos registrados na plataforma, além de mais de 100 organizações e 800 projetos cadastrados. “Nós fomos os primeiros a utilizar o sistema Bússola, que integrava o nosso SIGAR (Sistema de Gestão e Animação da Rede Salesiana Brasil de Ação Social), ao passo que também ajudamos no desenvolvimento dos módulos como são hoje. No momento em que [o sistema] foi utilizado na prática, passamos a compartilhar [a realidade do trabalho de ação social] com a empresa, para que a plataforma fosse se aperfeiçoando de acordo. Hoje, posso dizer com toda tranquilidade e segurança que o sistema nos fornece dados de monitoramento e entrega em tempo real, com números e gráficos que nos ajudam a compor relatórios e, ao mesmo tempo, tomar decisões rápidas”, diz a Diretora-Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva. Para ela, uma das grandes qualidades do Bússola é o suporte contínuo a todas as ações do dia a dia, garantindo a possibilidade de conexão com cada uma das unidades da RSB, a partir da sua sede em Brasília (DF). “Os relatórios contêm inúmeras informações, desde o projeto escrito, com todas as possibilidades de encaminhamento direto para captação de recursos, até o monitoramento das ações que ele faz: a gente sabe imediatamente quantas mulheres e homens [estamos atendendo], a idade, em que lugar as pessoas moram e até a rota de como chegar na casa delas, facilitando também a busca por atendimento”.

 

Segundo Ir. Silvia, atualmente, ela não executa nenhum trabalho burocrático para colher as informações e poder disponibilizá-las facilmente para todas as unidades e equipes envolvidas. “Isso dá visibilidade e credibilidade ao que nós fazemos”, completou.

 

 SOBRE A BÚSSOLA SOCIAL 

 

A Bússola Social é uma startup de gestão de projetos sociais voltada a facilitar a administração cotidiana de atividades de impacto, assim como conectar organizações e projetos a potenciais investidores por meio do lançamento de editais.

 

Fonte: RSB-Comunicação, com informações da Bússola Social

Mais Recentes

Obra Social de São Paulo promove curso de introdução ao hidrogênio verde

Iniciativa proporciona formação profissional, emprego e renda para jovens e adultos residentes em Conjuntos Habitacionais na Zona Leste da capital A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) participou, nesta quarta-feira (11), da aula magna do Curso de Introdução ao Hidrogênio Verde, uma iniciativa do Projeto Zona Leste Somos Nós, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) e pela CDHU. A palestra foi realizada em parceria com a Obra Social Dom Bosco. O presidente da CDHU, Reinaldo Iapequino, e o professor José Luiz Portella, que desenvolve o projeto Zona Leste Somos Nós, ministraram os conteúdos aos alunos.  Reinaldo Iapequino parabenizou as ações em andamento promovidas pelo Projeto Zona Leste Somos Nós e pela Obra Social Dom Bosco e reiterou o apoio da CDHU, sempre que possível e dentro dos modelos de negócio da Companhia, para auxiliar em causas importantes para a região. "A CDHU adere à causa de trazer empregos ou criar condições para que empregos qualificados sejam gerados na Zona Leste. A Companhia não tem só a missão de produzir habitação, então, com o apoio dos trabalhos das equipes sociais, vemos como podemos auxiliar, pois fazer habitação é também promover o desenvolvimento social", disse.   Nascido e criado na Zona Leste, o presidente da Companhia também desejou que os alunos aproveitem muito a oportunidade de realizar esse curso e desenvolver a região. "Esse aprendizado levará vocês para um mundo diferente e vai elevar a Zona Leste para um patamar diferente. Para isso, colocamos nosso esforço para que consigamos proporcionar e acelerar mais oportunidades como as que eu tive", finalizou.  O professor José Luiz Portella, por sua vez, explicou que o Projeto Zona Leste Somos Nós têm trabalhado em diversas ações, visando ao desenvolvimento econômico e social da região: "A Zona Leste sempre foi tratada com uma zona de passagem que não retém a sua riqueza, e é exatamente isso que o Projeto Zona Leste Somos Nós quer mudar: gerar empregos qualificados e que essa renda gerada permaneça por aqui. Já temos projetos em andamento, entre eles, essa formação em curso", explicou.  A primeira turma do curso de hidrogênio verde terá início no final do mês de setembro com 20 alunos que são moradores de um Conjunto Habitacional da CDHU em Itaquera. Será a primeira vez em que o ensino da produção de hidrogênio por meio de fontes renováveis de energia acontecerá fora das universidades.   Fonte: Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) 

Dia Nacional da Pastoral da Criança: Um compromisso com a vida e a esperança

Hoje, recordamos e celebramos o Dia Nacional da Pastoral da Criança, uma data que nos convida a refletir sobre o compromisso de cuidar e promover a dignidade da infância. Inspirada no Evangelho e no amor de Jesus pelos pequenos, a Pastoral da Criança é uma expressão concreta da missão da Igreja em acompanhar as crianças e suas famílias, especialmente as mais vulneráveis, em busca de uma vida plena. Fundada em 1983 pela Dra. Zilda Arns Neumann, a Pastoral da Criança tornou-se um símbolo de cuidado, fé e transformação social, utilizando métodos simples, como a educação alimentar, o acompanhamento da saúde e a formação espiritual. Este trabalho, que já impactou milhões de crianças em todo o Brasil, é um verdadeiro testemunho de amor ao próximo. “A Pastoral da Criança, desde o início, teve a preocupação não só de reduzir a mortalidade infantil e a desnutrição, mas também de promover a paz nas famílias e comunidades, pelas atitudes de solidariedade e a partilha do saber a todas as famílias”, disse Dra. Zilda Arns, ao falar da pastoral. Na espiritualidade salesiana, que também tem como prioridade a educação e a evangelização da juventude, encontramos um profundo eco na missão da Pastoral. Assim como Dom Bosco acreditava que "não basta amar os jovens, é necessário que eles saibam que são amados", a Pastoral da Criança nos ensina que cada gesto de cuidado e atenção pode ser a semente de um futuro de esperança. Que este dia nos inspire a renovar nosso compromisso com a infância e a fortalecer redes de solidariedade que transformem realidades. Que Nossa Senhora Auxiliadora interceda por todas as crianças e pelas famílias atendidas por esta obra tão significativa. Para conhecer mais sobre a pastoral,  "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos" significa trabalhar pela inclusão social, fruto da Justiça; significa não ter preconceitos, aplicar nossos melhores talentos em favor da vida plena.” Dra Zilda Arns. Angélica Novais da comunicação da RSB

Solidariedade em ação: Dia de Doar movimenta a Rodoviária de Brasília

Com apoio da Rede Salesiana Brasil, o evento destacou o impacto da doação na transformação social No dia 3 de dezembro, a Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília, foi o palco do Dia de Doar DF 2024, organizada pelo núcleo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos do Distrito Federal - ABCR/DF , um evento que celebrou a cultura da solidariedade e reforçou o impacto da doação na transformação de vidas. Com a participação de mais de 30 organizações da sociedade civil, incluindo a Rede Salesiana Brasil (RSB), a ação promoveu o engajamento da comunidade local e destacou o papel fundamental das iniciativas sociais no fortalecimento da cidadania. “Foi emocionante ver tantas pessoas mobilizadas em prol de uma causa tão importante. Este evento reforçou o poder da união e mostrou que cada doação pode gerar impactos reais na vida de quem mais precisa,” afirmou Phelipe Sales, Captador de Recursos da RSB. “A cada edição, vemos a campanha crescer em impacto e abrangência, e isso é fruto do trabalho coletivo e do compromisso com a solidariedade”, completou. Durante o evento, representantes das entidades presentes compartilharam histórias inspiradoras e destacaram os benefícios concretos da cultura de doação. Além disso, a campanha se expandiu para outros estados, iluminando monumentos como a estátua do Padre Cícero, no Ceará, que brilhou em verde em homenagem ao Dia de Doar, fruto da uma parceria com a RSB e Estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, na cor laranja. A celebração do Dia de Doar incluiu também o lançamento do documentário “DOAR”, disponível na Globoplay, que trouxe histórias de vidas transformadas graças a gestos de generosidade. O filme reforçou a mensagem de que a doação não é apenas um ato de caridade, mas um compromisso com o cuidado mútuo e a construção de um futuro mais justo. Segundo os organizadores, para os próximos anos, a expectativa é ampliar ainda mais o alcance da campanha, envolvendo um número maior de organizações e implementando estratégias inovadoras para atrair diferentes públicos. "O Dia de Doar é muito mais do que uma campanha. Ele é um convite para todos participarem de uma corrente do bem, onde cada gesto, por menor que pareça, tem o poder de transformar vidas,” concluiu Phelipe Sales. Com iniciativas como esta, a Rede Salesiana Brasil, a partir do movimento União pela Vida com a campanha do  Dia de Doar, reafirma seu papel de inspirar a generosidade e promover a solidariedade como pilares fundamentais para uma sociedade mais humana e solidária. Angélica Novais da comunicação da RSB

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil