CESAM-DF e Embaixada dos EUA laçam parceria de Aprendizagem
28/09/2022

CESAM-DF e Embaixada dos EUA laçam parceria de Aprendizagem

CESAM-DF e Embaixada dos EUA laçam parceria de Aprendizagem

Na noite da última terça-feira (27), o Encarregado de Negócios da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, Douglas Koneff, abriu as portas da sua residência oficial para a cerimônia de lançamento do Programa de Aprendizagem do Centro Salesiano do Jovem Aprendiz, de Brasília (DF), o CESAM-DF, em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

O evento contou com a presença da equipe do CESAM-DF e dos seis primeiros jovens escolhidos para iniciar suas jornadas como Jovens Aprendizes dentro da Embaixada dos Estados Unidos. Cada um deles, além da oportunidade de aprendizagem e inserção no mercado de trabalho, também contará com aulas de língua inglesa disponibilizadas pela própria embaixada para apoiá-los no dia a dia e no desenvolvimento de suas habilidades profissionais.

“Hoje, estamos entusiasmos em expandir nosso investimento na juventude brasileira, lançando o primeiro programa de Aprendizagem e treinamento da Missão Brasil em parceria com o CESAM. [...] Todos nós reunidos aqui hoje, como vocês seis [os jovens Aprendizes do CESAM], continuamos aprendendo sempre, por isso, nossa promessa para vocês, nossos aprendizes, é que, enquanto trabalhamos com vocês para que aprendam novas habilidades necessárias para trabalhar nesta missão, continuaremos nós aprimorando nossas próprias habilidades também [...]. O CESAM é um exemplo de organização que assumiu essa tarefa e um exemplo de compromisso do Brasil em fornecer treinamento e dignidades profissionais para diversas comunidades em todo o país”, diz Douglas Koneff.

“O dia de hoje representa um grande marco da missão Brasil [...] A lista daqueles a quem devemos agradecer é longa [...]. No entanto, o lançamento do programa só é possível devido a contribuição e empenho do CESAM [...]. Eles continuam a ser uma instituição líder na preparação de jovens para futuras oportunidades profissionais e são padrão ouro no desenvolvimento e treinamento profissional [...]. Temos a sorte de nos juntarmos à equipe de CESAM esta noite” diz a responsável da Embaixada pelo departamento de Recurso Humanos em Brasília, Sheryl S. Gooden.

“Como está na nossa essência o amor, a caridade e o compromisso com a promoção da dignidade do outro, venho agradecê-lo [ao Encarregado Douglas Koneff ] e a toda família da Embaixada dos Estados Unidos a oportunidade que estão oferecendo aos adolescentes aprendizes do CESAM, que se estende a seus familiares e, de modo amplo, à sociedade e ao mundo”, diz o Diretor Institucional do CESAM, Pe. João Carlos André (SDB).

Em total atendimento às solicitações e necessidades da Embaixada dos EUA para lançamento desta parceria com o Programa de Aprendizagem, a equipe do CESAM-DF desenvolveu todo um planejamento de recrutamento e alinhamento dos perfis dos jovens que seriam beneficiados para que, desde seu início, ele realmente levasse oportunidade e transformação de vida para jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade social. “Nos tivemos que adaptar o nosso processo de recrutamento e seleção [...] a Embaixada queria que o processo fosse mais amplo para que todos os públicos tivessem a chance de concorrer. Amplo e diversificado, foi isso que nos foi pedido. Eles buscavam jovens que ainda não tinham conhecimento de inglês, que ainda não estivessem em curso superior, jovens que estivessem realmente em situação de exclusão”, diz a Gerente Socioeducativa e Pastoral do CESAM-DF, Tatiana Furtado Gomes

Representando a equipe do CESAM-DF, estavam presentes no evento de lançamento da parceria o Diretor Salesiano do CESAM, Pe. João Carlos André (SDB); a Gerente Socioeducativa e Pastoral, Tatiana Furtado Gomes; o Gerente Administrativo Financeiro, Flávio Lúcio Silva; a Articuladora Social, Elaine Itacarambi; a Analista Comercial, Delecy Silva Sousa; o Analista de Comunicação, Herik Bianke Braga e as Educadoras de Acompanhamento que ficarão responsáveis pelos seis Jovens Aprendizes durante todo o Programa, Samara Oliveira e Ana Paula Santos.

 

Confira os depoimentos dos novos Jovens Aprendizes da Embaixada do EUA no Brasil:

 

“Estou muito feliz! Eu agradeço muito pela oportunidade deste trabalho que é um trabalho muito lindo e que muitos jovens necessitam de oportunidades como essa. Eu quero muito me capacitar e aprender muito coisa tanto para a minha vida profissional, quanto para a minha vida pessoal”, diz o Jovem Aprendiz, José Mateus Coutinho Frazão.

“A gente já passou dois dias lá, o segundo dia foi hoje, e a gente foi bem acolhido. E é um ambiente que tem cultura, tem norte-americanos, uma cultura diferente, só que é bem acolhedor e a gente pode se desenvolver lá dentro”, diz o Jovem Aprendiz Gabriel Francisco Ferry do Carmo.

“As minhas expectativas são todas boas! Nesses dois dias eu pude frequentar o ambiente da embaixada e eu acredito que eu vou encontrar o que estou buscando, que é me desenvolver profissionalmente e eu estou achando ótimo, as pessoas estão me recebendo super bem”, diz o Jovem Aprendiz João Paulo da Silva Rocha.

“Minha expectativa é poder conhecer coisas novas, me adaptar na Embaixada e poder falar fluentemente inglês”, diz a Jovem Aprendiz Mariana Gusmão Moreira

“Está sendo uma experiência única na minha vida e a cada minuto que eu estou lá, estou aproveitando cada oportunidade. Acredito que cada pessoa que está lá tem um pouco a agregar na minha vida pessoal e profissional. A aula de inglês também está sendo incrível. A professora entende zero de português e mesmo assim nós estamos lidando muito bem”, diz a Jovem Aprendiz Geovana Santos de Sousa.

“Eu quero crescer na vida, mas eu também quero ser lembrada. Eu quero ser lembrada de uma forma assim: uma pessoa que me ensinou alguma coisa eu consiga levar esse conhecimento para outras pessoas e assim crescer também”, diz a Jovem Aprendiz Larissa Laysla Nunes dos Santos

 

  

 

Fonte: Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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A iniciativa transforma a sala de aula em estúdio criativo, promovendo a produção audiovisual como meio de reflexão, protagonismo e evangelização. Durante a apresentação, os professores Ana Paula Malanovicz e Marcelo Frizon destacaram que o projeto nasceu do desejo de tornar o aprendizado mais significativo, aproximando os estudantes das linguagens midiáticas e dos valores salesianos. “A produção dos curtas coloca o jovem como protagonista da sua própria aprendizagem. Ele deixa de ser apenas espectador e passa a ser autor, pesquisador e comunicador, capaz de expressar sua fé e suas ideias de forma criativa”, explicou a professora Ana Paula Malanovicz. Complementando, o professor Marcelo Frizon ressaltou que o projeto também é uma oportunidade de viver o Sistema Preventivo em ação: “Cada roteiro e cada gravação se tornam um exercício de escuta, diálogo e convivência, em que educadores e alunos constroem juntos conhecimento, valores e sentido. É comunicação com alma salesiana.” Guardiões do Velho ChicoColégio Nossa Senhora Auxiliadora (Petrolina/PE) – Inspetoria Maria Auxiliadora. Um projeto interdisciplinar que alia comunicação, ecologia e cidadania, estimulando o cuidado com a Casa Comum e a conscientização ambiental. O projeto tem o objetivo de promover a conscientização e a intervenção socioambiental na orla de Petrolina para preservação do Rio São Francisco. Durante a apresentação, a professora Fabiana da Costa Silva explicou que o trabalho envolve estudantes, professores e a comunidade local em ações práticas e educativas voltadas para o cuidado com o meio ambiente. “Buscamos diagnosticar os pontos críticos de geração de resíduos sólidos na orla, identificar áreas sem cobertura de lixeiras e planejar coletivamente intervenções educativas”, destacou. Ela acrescentou que os alunos também participam da produção de placas e cartazes informativos, da sensibilização de comerciantes e frequentadores sobre a responsabilidade compartilhada e do monitoramento dos resultados, com entrega dos dados à Agência Municipal de Meio Ambiente. “Mais do que limpar a orla, queremos formar cidadãos conscientes, que cuidam do Rio São Francisco como parte da própria vida e identidade regional. O selo Guardiões do Velho Chico é o símbolo desse compromisso coletivo com a Casa Comum”, concluiu a professora. As práticas apresentadas foram avaliadas a partir de critérios como dimensão educomunicacional, relação com a missão educativa salesiana, engajamento da comunidade educativo-pastoral, alcance e relevância social dos resultados. Cada experiência evidenciou o poder da comunicação como ferramenta de transformação e formação integral dos jovens. Encerramento com espírito de comunhão O primeiro dia do Seminário foi encerrado com um momento de ressonâncias e agradecimentos, reforçando a importância da colaboração entre as presenças salesianas. Os participantes foram convidados a registrar suas mensagens no mural digital colaborativo e a compartilhar percepções sobre as apresentações. A equipe organizadora expressou gratidão pela ampla participação e renovou o convite para o segundo dia do seminário, no dia 5 de novembro, a partir das 9h (horário de Brasília). Sobre o Seminário O III Seminário de Boas Práticas de Educomunicação é promovido pelo Comitê de Coordenadores Inspetoriais de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com o objetivo de fortalecer o ecossistema educomunicacional salesiano e valorizar as experiências que unem comunicação, evangelização e protagonismo juvenil. Comunicação da Rede Salesiana Brasil  

III Seminário de Boas Práticas de Educomunicação valoriza experiências que unem missão, criatividade e protagonismo juvenil

A Rede Salesiana Brasil (RSB) realiza, nos dias 4 e 5 de novembro de 2025, das 9h às 11h (horário de Brasília), o III Seminário de Boas Práticas de Educomunicação. O encontro, que acontece de forma online, é um espaço de partilha, formação e integração entre comunicadores, educadores e gestores das diversas presenças salesianas do país.

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