Na manhã de hoje, segunda-feira (09), em Aparecida do Norte (SP), teve início o Encontro Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos da América. O evento é realizado pela Rede América Social Salesiana (RASS) e Rede Salesiana Brasil (RSB), com o objetivo de incentivar o trabalho em rede de obras e serviços sociais salesianos para jovens e comunidades em situação de vulnerabilidade e exclusão na América, com abordagem às realidades juvenis e à sustentabilidade carismática dos processos em resposta às suas necessidades, além de celebrar os 25 anos de atuação da RASS.
Os participantes do Encontro começaram a desembarcar em São Paulo no domingo (08), cheios de expectativas para o primeiro dia. A manhã teve início com um momento de oração que trouxe o tema “Trabalho em Rede”, seguido das falas de boas-vindas com o Pe. Rafael Bejarano e as saudações iniciais que contaram com as palavras de acolhida do Conselheiro para a Região Interamérica, Pe. Hugo Orozco; do Conselheiro Regional para a América Cone-Sul, Pe. Hector Gabriel Romero; do Conselho Mundial para a Pastoral Juvenil, Pe. Miguel Ángel García; da Delegada das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) no Escritório de Direitos Humanos, em Genebra, Ir. Ir Sarah Garcia; e dos Referentes para a Ação Social Salesiana do Brasil, Ir. Adriana Gomes e Pe. Felipe Bauziére.
Em seguida, foram apresentadas as Redes (RASS e RSB) pelos seus respectivos Diretores, Pe. Alex Figueroa (RASS), Ir. Silvia Aparecida da Silva (RSB) e Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior (RSB); e retomaram-se os acordos de Turim, surgidos do Congresso Internacional das Obras e Serviços Sociais Salesianos, ocorrido em outubro de 2022, em Turim, Roma.
Após o intervalo, Pe. Miguel Ángel García esteve à frente da primeira palestra do dia, trazendo reflexões sobre o tema “Realidades Juvenis - O que diz a Congregação?”. Após a palestra, Pe. Miguel compartilhou o seu desejo para as ações das obras sociais salesianas no continente: “Em primeiro lugar, que as Inspetorias sejam capazes de comunicar a importância de trabalhar com os jovens mais pobres [...]. Em segundo lugar, por mais sentido de pertencimento à Rede, de que estamos todos no mesmo barco, que temos projetos parecidos, dificuldades parecidas e um contexto mundial ao qual todos temos que escutar porque é muito desafiador. E em terceiro lugar é importante gerar aqui linhas concretas, operativas, reais, para que a Rede possa ter força. Tudo bem fazer análises, porém temos que colocar em prática”.
Já a segunda palestra aconteceu como uma continuação da primeira, trazendo as contribuições do Prof. Dr. Maurício Perondi, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Brasil, sobre o tema “Realidades Juvenis da América - O que diz a academia?”, lançando uma olhar mais acadêmico sobre as realidades juvenis, em comparação com o olhar mais congregacional das juventudes abordado pelo Pe. Miguel Ángel, permitindo a ampliação das percepções dos participantes sobre os atuais desafios das crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social do continente americano.
A missa de encerramento do dia foi celebrada pelo Pe. Juan Linares, contando com a Inspetoria Salesiana do Equador (ECU) para a Liturgia. A noite do primeiro dia trouxe ainda um momento de celebração dos 25 anos da Rede América Social Salesiana (RASS), recheado de trocas culturais e alegria salesiana.
O Encontro Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos da América acontece de 09 a 13 de setembro no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, em Aparecida do Norte (SP).
Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil / Fotos: Rede Salesiana Brasil (RSB)