Congresso Internacional das Obras e Serviços Sociais Salesianos
13/10/2022

Congresso Internacional das Obras e Serviços Sociais Salesianos

Congresso Internacional das Obras e Serviços Sociais Salesianos

De 28 de setembro a 2 de outubro, aconteceu, em Turim-Valdocco, o Congresso Internacional das Obras e Serviços Sociais Salesianos (Congresso Internazionale Delle Opere E Dei Servizi Sociali Salesiani - OSSS), um importante momento de reflexão e partilha de experiências do setor, com o objetivo de fortalecer a identidade carismática da ação pastoral. O evento foi coordenado pelo Setor para a Pastoral Juvenil Salesiana, e contou com delegações de 134 países, compostas por integrantes das obras e serviços sociais salesianos, com cerca de 300 participantes, entre leigos, leigas, consagrados e consagradas.

Representando a Rede Salesiana Brasil (RSB), o Congresso contou com a presença da Diretora Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva e dos Formadores da RSB-Social, Cinthia Aparecida Kirchner e Eduardo dos Santos Batista, este último também representou a juventude brasileira no seleto grupo de jovens do mundo salesiano convidados para o evento.

“As temáticas desenvolvidas e a partilha das experiências enriqueceram ainda mais a visão de Rede que já temos no Brasil. Tivemos a oportunidade de apresentar nossa caminhada e, ao mesmo tempo, ouvir que a organização e vivência da ação em Rede no Brasil pode ser um estímulo e modelo de articulação a ser experimentado por outras regiões onde a ação social salesiana acontece. Destacou-se a importância do sistema SIGAR/Bússola utilizado no Brasil e a expectativa de que possamos colaborar na expansão da utilização de um sistema de gestão para as Obras Sociais Salesianas, se não para o mundo, pelo menos para a região das Américas, diz Ir. Silvia. “Senti como um momento de fortalecer nossa opção carismática pelos mais pobres! O clima do Congresso nos convidou a fazermos uma opção ainda mais radical para podermos levar em frente o carisma de Dom Bosco e Mazzarello. Uma fala me inquietou muito, vinda de um dos palestrantes: “Se fecharmos uma Obra Social, quem vai chorar?”. E a resposta veio dos jovens que estavam participando do Congresso como convidados diretos do Reitor Mor: “Se fecharem uma Obra social, nós choraremos!” e nos falaram isso chorando! Isso aumenta nosso compromisso com a sustentabilidade carismática e a sustentabilidade financeira das obras”, completa Ir. Silvia.

A Rede Salesiana Brasil foi convidada a ministrar o minicurso “Tecnologias aplicadas às obras sociais e ao trabalho em Rede”, coordenado pela Ir. Silvia, com o apoio dos Formadores Cinthia Kirchner e Eduardo Batista, e da Representante da Ação Social da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, Rosemeire Gomes. Durante o minicurso, os participantes puderam conhecer a metodologia e as ações do Pró-Rede, bem como as aplicações do sistema SIGAR/Bússola para a gestão de projetos sociais. A RSB também participou da socialização de Boas Práticas do mundo salesiano com a apresentação “Em Rede as ideias acontecem”, trazendo um panorama da história da RSB-Social e suas articulações em prol da juventude com parcerias que contribuem para a construção de uma realidade mais justa e oportuna para os jovens do país.

 

   

  

 

A delegação do Brasil também contou com representantes das seguintes Inspetorias:

“Passamos por um processo de 7 meses de encontros antes do congresso, elaborando algumas reflexões e fazendo o levantamento dos desafios, necessidades e propostas de alternativas. Lá no Congresso em si, nosso papel foi de sensibilização, proposição e contribuição com as reflexões do evento, colocando na pauta a realidade dos jovens que passaram pela experiência salesiana e hoje atuam com as obras. Em todos os dias do Congresso, participamos de uma "mesa redonda" com o Reitor-Mor, onde fizemos reflexões e um bate-papo com ele. Ao final do processo, elaboramos em conjunto um manifesto de 10 itens que, como jovens salesianos, pedimos que a Congregação tenha um olhar atento”, diz o formador da RSB-Social e representando a juventude brasileira no Congresso, Eduardo dos Santos Batista. “Essa foi a primeira vez que saí do país. Fazer isso pela causa salesiana me alegra ainda mais, porque me fez perceber que o trabalho do social é amplo, com pessoas que têm experiências de vida marcantes, são pessoas extraordinárias. Além disso, conhecemos os lugares salesianos[...]. Passar por todos esses lugares, e conhecer de perto a experiência e obra de Dom Bosco e Mazzarello, a paixão, os detalhes da atuação deles[...], dá para respirar o amor que eles tinham pelas crianças e jovens e dá para sentir na pele o sacrifício, a garra e a coragem deles [...]. Se pudesse resumir em uma frase, a experiência do congresso foi como um ‘despertar da alma e um acelerar do coração salesiano’”, completa Eduardo.

Ao todo, os participantes contaram com uma calorosa recepção no primeiro dia e mais quatro dias de debates e partilhas, animados por oradores de peso da Família Salesiana no mundo, entre os quais: o Arcebispo Metropolitano de Tegucigalpa e Coordenador do Conselho dos Cardeais, Cardeal Salesiano Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga; o Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Ángel Fernández Artime; o Conselheiro para a Pastoral Juvenil, Pe. Miguel Ángel García; o Ecônomo Geral da Congregação Salesiana, Sr. Jean Paul Muller; o Vice-Reitor da Università Pontificia Salesiana (UPS) de Roma, Pe. Michal Vojtas; e o Referente das Obras Sociais no Setor de Pastoral Juvenil e Coordenador do Congresso, Pe. Rafael Bejarano.

 

Confira um resumo dos acontecimentos de cada dia do evento:

 

 PRIMEIRO DIA 28/09 

No coração carismático da Congregação, em Turim-Valdocco, mais especificamente no Teatro Grande Valdocco, os cerca de 300 participantes que representaram todas as Inspetorias e Visitadorias da Congregação Salesiana, juntamente com um seleto grupo de jovens, puderam ouvir o discurso introdutório do Conselheiro Geral para Pastoral Juvenil Salesiana e promotor do Congresso, Pe. Miguel Ángel García. Todos os participantes também receberam do Coordenador de Obras Sociais do Setor de Pastoral Juvenil e coordenador do evento, Pe. Rafael Bejarano, as primeiras orientações sobre o desenvolvimento e a metodologia das atividades a serem realizadas. Também subiram ao palco o Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Ángel Fernández Artime que, até 2 de outubro, animou os dias do evento com um diálogo fraterno junto aos jovens; e o Superior da Circunscrição Especial do Piemonte e Valle d'Aosta, Pe. Leonardo Mancini.

 

 SEGUNDO DIA 29/09 

As atividades do Congresso ganharam plena vida na manhã da quinta-feira (29). Já no início do dia, o Pe. Bejarano e o Sr. Javier Carabaño Rodríguez, especialista em comunicação e identidade no ambiente salesiano, conduziram conjuntamente uma Lectio Divina a partir do episódio da ressurreição do filho da viúva de Naim.

Na sequência, foi oferecida a palestra central do dia: "Atualidade da Doutrina Social da Igreja, desenvolvimento humano integral e papel das Obras e Serviços Sociais Salesianos”, comandada pelo Arcebispo Metropolitano de Tegucigalpa, Coordenador do Conselho de Cardeais e ex-presidente da Caritas Internationalis (2007-2015), Cardeal Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga. O cardeal salesiano iniciou a palestra destacando, por meio de algumas perguntas provocantes, a pertinência, ainda hoje, diante dos desafios globais e das enormes transformações sociais em curso, da Doutrina Social Cristã. O salesiano hondurenho encerrou o debate com um convite a retomar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agenda 2030.

A manhã prosseguiu trazendo o Fórum Juvenil com o Reitor-Mor sobre o papel dos Ex-alunos Salesianos nas obras sociais e o início dos minicursos relacionados ao trabalho salesiano com os jovens mais carentes: os participantes puderam escolher entre os 12 temas oferecidos, todos orientados por especialistas autorizados e, dentre eles, o minicurso “Tecnologias aplicadas às obras sociais e ao trabalho em Rede”, coordenado pela Diretora Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva.

 

   

  

 

 TERCEIRO DIA 30/09 

A manhã do terceiro dia foi aberta com a Lectio Divina, organizada pelo Referente para as Obras Sociais da Pastoral Juvenil e Coordenador do Congresso, Pe. Rafael Bejarano, e pelo Sr. Javier Carabaño Rodríguez, especialista em comunicação e identidade no ambiente salesiano. A dupla avançou mais um pouco na leitura do episódio evangélico sobre a ressurreição do filho da viúva de Naim, dando continuidade à reflexão iniciada no dia anterior.

Em seguida, os participantes do evento assistiram à palestra oferecida pelo Vice-Reitor da Università Pontificia Salesiana (UPS) de Roma, Pe. Michal Vojtas, sobre o tema: "A evolução da dimensão social na educação e na pedagogia salesianas". Partindo da análise da ação social de Dom Bosco para com os pobres e abandonados, em sentido estrito, e de seu compromisso com todos os jovens das classes populares, em sentido mais amplo, o Pe. Vojtas citou a história do trabalho social dos salesianos e de todos os seus colaboradores, do final do século XIX até os primeiros anos do terceiro milênio. Na sequência, o Vice-Reitor da UPS abordou o tema do Concílio Vaticano II e da abertura ao mundo moderno, explicando que as dinâmicas sociais passam a influenciar toda a proposta educativo-pastoral, especialmente com a metodologia de planejamento social. No final do rico relatório, e após um período de perguntas e respostas, as atividades continuaram com os minicursos e a partilha de boas práticas já iniciadas no dia anterior.

 

 QUARTO DIA 01/10 

Na manhã do sábado (01), os trabalhos do Congresso Internacional mantiveram o mesmo esquema dos dois dias anteriores. Pela manhã, foi concluído o percurso meditativo sobre o episódio da ressurreição do filho da viúva de Naim, e na sequência, o Diretor da Cátedra de Impacto Social da Pontifícia Universidade de Comillas, em Madri, Carlos Ballesteros, apresentou o relatório central do dia sobre o tema "A pegada que deixamos. Desafios e oportunidades para medir o impacto que geramos”.

O dia prosseguiu com a sessão de diálogo entre os jovens sobre o papel dos Ex-alunos Salesianos nas obras sociais e com a participação, dividida em grupos, na terceira fase dos minicursos da manhã e da tarde sobre as boas práticas escolhidas por eles.

 

 QUINTO DIA 02/10 

No último dia do Congresso, domingo (02), as atividades ocorreram apenas na parte da manhã, com a última sessão dos minicursos e as conclusões finais, com o Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil, Pe. García Morcuende, que fez um discurso detalhado mencionando algumas EVIDÊNCIAS identificadas e indicando uma série de CONCEITOS que estão na base do Congresso, para traçar, por fim, algumas PROPOSTAS para o FUTURO. Você pode conhecer o documento de conclusão na íntegra clicando aqui.

O Congresso Internacional das Obras e Serviços Sociais Salesianos foi concluído com uma Eucaristia presidida pelo Reitor-Mor da Congregação, Pe. Ángel Fernández Artime.

 

Fonte: Equipe de Comunicação da RSB, com informações da ANS

Mais Recentes

Rede Salesiana Brasil lança nova versão da plataforma Mundo Aprendiz

Plataforma reúne conteúdos, metodologia e tecnologia para fortalecer as ações de aprendizagem e a preparação para o mundo do trabalho nas obras sociais salesianas de todo o país Preparar adolescentes e jovens para os desafios do mundo do trabalho exige mais do que conhecimentos técnicos. É necessário desenvolver competências, fortalecer a autonomia, ampliar o acesso à tecnologia e formar cidadãos capazes de compreender seu papel na sociedade. É com essa perspectiva que a Rede Salesiana Brasil apresenta a nova versão do Mundo Aprendiz, projeto desenvolvido para apoiar as ações de aprendizagem, formação e qualificação profissional realizadas pelas obras sociais salesianas em todo o país. A iniciativa nasceu de uma necessidade identificada pela própria Rede: oferecer às unidades que atuam com o Programa Jovem Aprendiz, com formação e qualificação profissional e com oficinas de integração ao mundo do trabalho um material didático digital alinhado às demandas contemporâneas e à proposta educativa salesiana. A construção do projeto envolveu diferentes áreas e profissionais da Rede Salesiana Brasil. O processo contou com a criação do Fórum Salesiano de Aprendizagem, formado por representantes das inspetorias, e com a constituição de um Grupo de Trabalho técnico, reunindo gestores e educadores que atuam diretamente com programas de aprendizagem. Esse grupo acompanhou a elaboração e a validação dos conteúdos e das metodologias, desenvolvidos em parceria com a Edebê Brasil e agora, absorvidos pelo time de tecnologia da Rede Salesiana que vem trabalhando no desenvolvimento de toda a plataforma. O resultado desse processo é uma solução que articula conteúdo pedagógico, tecnologia e identidade salesiana, permitindo que diferentes obras sociais tenham acesso a uma proposta estruturada para apoiar a formação de adolescentes e jovens. Formação para além do mercado de trabalho O Mundo Aprendiz foi concebido para responder às necessidades atuais das ações de formação e qualificação profissional desenvolvidas pelas obras sociais salesianas no Brasil. A proposta está fundamentada nas orientações pedagógicas e na legislação brasileira relacionada à aprendizagem e incorpora, de forma transversal, a proposta pedagógica salesiana e o Compromisso Fundamental da Ação Social em Rede: “Construção de competências das novas gerações para a vida”. Para Eduardo Batista, Gestor da Ação Social da Rede Salesiana Brasil, é justamente esse o propósito maior da plataforma: “dar uma resposta qualificada, inspirada no Sistema Preventivo de Dom Bosco e voltada para a formação integral do indivíduo, compreendendo-o como um ser social, e focada no desenvolvimento de competências para a vida, no protagonismo, na autonomia e na emancipação social”. Essa perspectiva amplia o significado da formação profissional. O objetivo não é apenas preparar o jovem para ocupar uma vaga, mas contribuir para que ele desenvolva competências que possam acompanhá-lo em diferentes dimensões da vida. O material está organizado em três módulos independentes: Integração ao Mundo do Trabalho; Inclusão Digital; Cidadania e Formação Humana. A estrutura permite que cada obra social utilize os módulos de acordo com suas necessidades e características, mantendo uma base comum de conteúdos e princípios para a atuação em rede. Uma plataforma pensada para a realidade dos jovens A nova versão do Mundo Aprendiz também incorpora recursos tecnológicos voltados a tornar o acesso ao conteúdo mais simples, flexível e conectado aos hábitos digitais das novas gerações. Entre as novidades estão uma nova interface, aplicativo em formato WebView para iOS e Android, adaptação do material para dispositivos móveis, possibilidade de acesso offline e integração, em tempo real, do cadastro dos usuários ao sistema SIGAR. “Para as obras, o que muda é que o acesso ao projeto e à plataforma terá uma integração mais automatizada com o Sistema SIGAR, o que vai facilitar o uso e o consumo do material pelos educadores. Já para os educandos, o acesso mobile, disponível também offline, torna o consumo dos conteúdos mais acessível e a usabilidade da nova plataforma mais intuitiva”, explica Eduardo Batista. As mudanças representam uma evolução importante do projeto, aproximando a experiência formativa do cotidiano digital dos adolescentes e jovens atendidos pelas obras sociais. Um projeto construído em rede Mais do que uma plataforma, o Mundo Aprendiz materializa uma das características centrais da atuação da Rede Salesiana Brasil: a capacidade de reunir diferentes experiências, profissionais e territórios em torno de uma proposta comum. A participação das inspetorias, dos gestores e educadores do campo da aprendizagem e da Edebê Brasil demonstra que a iniciativa foi construída a partir da experiência de quem está diretamente envolvido com a formação profissional dos jovens. Nesse sentido, o projeto fortalece a atuação nacional da Rede e cria condições para que boas práticas, conhecimentos e metodologias possam circular entre as diferentes obras sociais salesianas. Para a Rede Salesiana Brasil, esse movimento representa um passo importante na consolidação de uma ação social cada vez mais integrada, inovadora e conectada às transformações do mundo do trabalho. O Mundo Aprendiz chega, assim, a uma nova etapa: com tecnologia atualizada, conteúdos estruturados e uma proposta que mantém no centro aquilo que orienta a presença salesiana, formar novas gerações para a vida, para a cidadania e para a construção de um futuro com mais oportunidades. Um convite a toda a Rede Para Paulo Faria, Assessor técnico do Mundo Aprendiz, a expectativa é que a nova plataforma se torne parte da rotina de educadores e aprendizes: “Espero que todos tenham uma excelente experiência com a nova plataforma e que os conteúdos possam, de fato, impulsionar a dinâmica em sala de aula, apoiar o trabalho dos educadores e contribuir para uma formação profissional cada vez mais significativa para nossos adolescentes e jovens.” O assessor reforça ainda que o acompanhamento às obras continua sendo parte do seu trabalho: “Coloco-me à disposição, como assessor do Mundo Aprendiz, para esclarecer dúvidas, orientar sobre o acesso e apoiar os usuários na utilização da plataforma. E, para as obras que ainda não utilizam os materiais do projeto, sintam-se à vontade para entrar em contato e agendar uma conversa. Será uma satisfação apresentar a proposta e as possibilidades que o Mundo Aprendiz oferece. Sejam todos bem-vindos à nova plataforma Mundo Aprendiz!” As obras sociais contarão também com assessoria técnica para apoiar a implantação e a utilização da nova plataforma, orientando educadores e equipes ao longo desse processo. Acesse https://mundoaprendiz.rsb.org.br

Relatório Social 2025: transparência, impacto e compromisso com a missão salesiana

Documento elaborado pela Ação Social em conjunto com as Obras Sociais é um instrumento de credibilidade e apresenta, de forma clara, os impactos da ação salesiana e a correta aplicação dos recursos. No trabalho social da missão salesiana, o Relatório Social assume um papel estratégico, unindo técnica e compromisso pastoral, além de reunir, de forma organizada e fundamentada, informações sobre a realidade de atendidos/as, famílias, grupos ou comunidades, bem como sobre as atividades e os resultados alcançados pelos projetos e serviços oferecidos. Na dimensão técnica, o Relatório Social funciona como registro das ações desenvolvidas, preservando a memória institucional e oferecendo base sólida para a tomada de decisões. Elaborado com metodologia, ética e sensibilidade humana, esse documento subsidia encaminhamentos, orienta ajustes em programas e serviços e garante o cumprimento das exigências legais, especialmente nas áreas de assistência social, educação e promoção humana. Transparência e compromissoOs relatórios sociais são documentos de transparência para o trabalho de organizações que atuam na promoção de direitos e no desenvolvimento social. Elaborados a partir de registros, entrevistas, observações e análise documental, eles reúnem informações sobre a realidade de indivíduos, famílias, grupos ou territórios, bem como sobre as atividades e resultados alcançados por projetos e serviços. Já no campo institucional, o Relatório Social fortalece a confiança de parceiros, financiadores, órgãos de controle e da própria comunidade. Também permite avaliar o alcance das metas, acompanhar indicadores e planejar novas estratégias que estejam em sintonia com a missão de Dom Bosco e com as demandas atuais da juventude e das famílias. “Mais do que um documento, o Relatório Social é uma ferramenta essencial para medir o impacto das ações realizadas pelas obras sociais, seja em âmbito local ou inspetorial. Ele garante transparência, qualifica a prestação de contas e valoriza os investimentos realizados, além de orientar o planejamento e a melhoria contínua das iniciativas educativas”, pontua Jéssica Silva, coordenadora da Comissão da Ação Social. Relatório Social 2025, modelo consolidado. Dois formatos: Relatório Inspetorial e Relatórios Locais por Obra. “O Relatório Inspetorial apresenta um panorama geral da atuação da Inspetoria, evidenciando a força coletiva da rede. Já o Relatório Local retrata de forma detalhada a contribuição e os resultados de cada obra social, reforçando a singularidade de cada serviço, mostrando como juntos formamos uma rede ainda mais forte e transformadora”, conclui Jéssica Silva. O Relatório Social 2025 é a expressão concreta da fidelidade ao carisma salesiano: registrar com verdade e clareza o caminho percorrido na formação de “bons cristãos e honestos cidadãos”, garantindo que cada ação, recurso e esforço contribua para a promoção integral da vida. Fonte: Inspetoria Salesiana de São Paulo

Professor Maycon Vianna lança livro infantil didático e destina exemplares às crianças da Casa Dom Bosco

Antes de setembro, a Casa Dom Bosco iniciou uma campanha para garantir que cada criança atendida pela instituição receba um exemplar de um livro infantil didático escrito pelo professor Maycon Vianna. A iniciativa une o lançamento da obra a uma ação solidária de arrecadação de recursos por meio da venda de almoços, cuja renda é destinada à compra dos exemplares que serão entregues às crianças. O professor Maycon Vianna lançou um livro infantil didático inspirado nas crianças atendidas pela Casa Dom Bosco e iniciou uma campanha para que cada participante do projeto social receba um exemplar da obra. A arrecadação dos recursos ocorre por meio da venda de almoços promovida pela instituição, e a entrega dos livros está prevista para setembro. Obra nasceu de atividade acadêmica A origem do livro remonta a 2015, quando Maycon Vianna cursava a graduação e recebeu a proposta de desenvolver uma atividade de musicalização baseada em uma história e uma música. Em vez de adaptar uma narrativa existente, ele decidiu criar os dois elementos. Ao longo dos anos, a atividade passou a integrar suas aulas na Casa Dom Bosco e no Salesianos Ampare. Em 2025, o projeto foi transformado em livro. “Quando compus a música e criei essa história, pensei nas nossas crianças da Casa Dom Bosco, porque eu já trabalhava aqui. Desenvolvi essa atividade por muitos anos na Casa Dom Bosco e no Salesianos Ampare e, no ano passado, resolvi tirar essa ideia do papel e transformá-la em um livro”, afirmou o autor. Material reúne literatura e musicalização A publicação foi concebida como um recurso pedagógico para diferentes ambientes de aprendizagem. O livro apresenta a história ilustrada por um ilustrador profissional e inclui partitura, cifra e letra da canção criada pelo autor, permitindo sua utilização em atividades de contação de histórias e musicalização por professores de música, educadores e famílias. Segundo Maycon Vianna, a proposta é ampliar as possibilidades de uso do material em escolas, projetos sociais e residências. Campanha garante exemplares para as crianças Para viabilizar a distribuição da obra, a Casa Dom Bosco promoveu a venda de almoços pelo valor de R$ 20. Cada refeição adquirida contribui para a compra de um exemplar destinado às crianças atendidas pela instituição. “O almoço foi a forma que encontramos para arrecadar recursos e comprar um livro para cada criança da Casa Dom Bosco. Com essa campanha conseguimos alcançar o valor necessário e, em setembro, faremos a entrega dos livros às crianças”, explicou Maycon Vianna. Fonte: Missão Salesiana de Mato Grosso Por Euclides Fernandes 
O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil