13/10/2022

Congresso Internacional das Obras e Serviços Sociais Salesianos

Congresso Internacional das Obras e Serviços Sociais Salesianos

De 28 de setembro a 2 de outubro, aconteceu, em Turim-Valdocco, o Congresso Internacional das Obras e Serviços Sociais Salesianos (Congresso Internazionale Delle Opere E Dei Servizi Sociali Salesiani - OSSS), um importante momento de reflexão e partilha de experiências do setor, com o objetivo de fortalecer a identidade carismática da ação pastoral. O evento foi coordenado pelo Setor para a Pastoral Juvenil Salesiana, e contou com delegações de 134 países, compostas por integrantes das obras e serviços sociais salesianos, com cerca de 300 participantes, entre leigos, leigas, consagrados e consagradas.

Representando a Rede Salesiana Brasil (RSB), o Congresso contou com a presença da Diretora Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva e dos Formadores da RSB-Social, Cinthia Aparecida Kirchner e Eduardo dos Santos Batista, este último também representou a juventude brasileira no seleto grupo de jovens do mundo salesiano convidados para o evento.

“As temáticas desenvolvidas e a partilha das experiências enriqueceram ainda mais a visão de Rede que já temos no Brasil. Tivemos a oportunidade de apresentar nossa caminhada e, ao mesmo tempo, ouvir que a organização e vivência da ação em Rede no Brasil pode ser um estímulo e modelo de articulação a ser experimentado por outras regiões onde a ação social salesiana acontece. Destacou-se a importância do sistema SIGAR/Bússola utilizado no Brasil e a expectativa de que possamos colaborar na expansão da utilização de um sistema de gestão para as Obras Sociais Salesianas, se não para o mundo, pelo menos para a região das Américas, diz Ir. Silvia. “Senti como um momento de fortalecer nossa opção carismática pelos mais pobres! O clima do Congresso nos convidou a fazermos uma opção ainda mais radical para podermos levar em frente o carisma de Dom Bosco e Mazzarello. Uma fala me inquietou muito, vinda de um dos palestrantes: “Se fecharmos uma Obra Social, quem vai chorar?”. E a resposta veio dos jovens que estavam participando do Congresso como convidados diretos do Reitor Mor: “Se fecharem uma Obra social, nós choraremos!” e nos falaram isso chorando! Isso aumenta nosso compromisso com a sustentabilidade carismática e a sustentabilidade financeira das obras”, completa Ir. Silvia.

A Rede Salesiana Brasil foi convidada a ministrar o minicurso “Tecnologias aplicadas às obras sociais e ao trabalho em Rede”, coordenado pela Ir. Silvia, com o apoio dos Formadores Cinthia Kirchner e Eduardo Batista, e da Representante da Ação Social da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, Rosemeire Gomes. Durante o minicurso, os participantes puderam conhecer a metodologia e as ações do Pró-Rede, bem como as aplicações do sistema SIGAR/Bússola para a gestão de projetos sociais. A RSB também participou da socialização de Boas Práticas do mundo salesiano com a apresentação “Em Rede as ideias acontecem”, trazendo um panorama da história da RSB-Social e suas articulações em prol da juventude com parcerias que contribuem para a construção de uma realidade mais justa e oportuna para os jovens do país.

 

   

  

 

A delegação do Brasil também contou com representantes das seguintes Inspetorias:

“Passamos por um processo de 7 meses de encontros antes do congresso, elaborando algumas reflexões e fazendo o levantamento dos desafios, necessidades e propostas de alternativas. Lá no Congresso em si, nosso papel foi de sensibilização, proposição e contribuição com as reflexões do evento, colocando na pauta a realidade dos jovens que passaram pela experiência salesiana e hoje atuam com as obras. Em todos os dias do Congresso, participamos de uma "mesa redonda" com o Reitor-Mor, onde fizemos reflexões e um bate-papo com ele. Ao final do processo, elaboramos em conjunto um manifesto de 10 itens que, como jovens salesianos, pedimos que a Congregação tenha um olhar atento”, diz o formador da RSB-Social e representando a juventude brasileira no Congresso, Eduardo dos Santos Batista. “Essa foi a primeira vez que saí do país. Fazer isso pela causa salesiana me alegra ainda mais, porque me fez perceber que o trabalho do social é amplo, com pessoas que têm experiências de vida marcantes, são pessoas extraordinárias. Além disso, conhecemos os lugares salesianos[...]. Passar por todos esses lugares, e conhecer de perto a experiência e obra de Dom Bosco e Mazzarello, a paixão, os detalhes da atuação deles[...], dá para respirar o amor que eles tinham pelas crianças e jovens e dá para sentir na pele o sacrifício, a garra e a coragem deles [...]. Se pudesse resumir em uma frase, a experiência do congresso foi como um ‘despertar da alma e um acelerar do coração salesiano’”, completa Eduardo.

Ao todo, os participantes contaram com uma calorosa recepção no primeiro dia e mais quatro dias de debates e partilhas, animados por oradores de peso da Família Salesiana no mundo, entre os quais: o Arcebispo Metropolitano de Tegucigalpa e Coordenador do Conselho dos Cardeais, Cardeal Salesiano Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga; o Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Ángel Fernández Artime; o Conselheiro para a Pastoral Juvenil, Pe. Miguel Ángel García; o Ecônomo Geral da Congregação Salesiana, Sr. Jean Paul Muller; o Vice-Reitor da Università Pontificia Salesiana (UPS) de Roma, Pe. Michal Vojtas; e o Referente das Obras Sociais no Setor de Pastoral Juvenil e Coordenador do Congresso, Pe. Rafael Bejarano.

 

Confira um resumo dos acontecimentos de cada dia do evento:

 

 PRIMEIRO DIA 28/09 

No coração carismático da Congregação, em Turim-Valdocco, mais especificamente no Teatro Grande Valdocco, os cerca de 300 participantes que representaram todas as Inspetorias e Visitadorias da Congregação Salesiana, juntamente com um seleto grupo de jovens, puderam ouvir o discurso introdutório do Conselheiro Geral para Pastoral Juvenil Salesiana e promotor do Congresso, Pe. Miguel Ángel García. Todos os participantes também receberam do Coordenador de Obras Sociais do Setor de Pastoral Juvenil e coordenador do evento, Pe. Rafael Bejarano, as primeiras orientações sobre o desenvolvimento e a metodologia das atividades a serem realizadas. Também subiram ao palco o Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Ángel Fernández Artime que, até 2 de outubro, animou os dias do evento com um diálogo fraterno junto aos jovens; e o Superior da Circunscrição Especial do Piemonte e Valle d'Aosta, Pe. Leonardo Mancini.

 

 SEGUNDO DIA 29/09 

As atividades do Congresso ganharam plena vida na manhã da quinta-feira (29). Já no início do dia, o Pe. Bejarano e o Sr. Javier Carabaño Rodríguez, especialista em comunicação e identidade no ambiente salesiano, conduziram conjuntamente uma Lectio Divina a partir do episódio da ressurreição do filho da viúva de Naim.

Na sequência, foi oferecida a palestra central do dia: "Atualidade da Doutrina Social da Igreja, desenvolvimento humano integral e papel das Obras e Serviços Sociais Salesianos”, comandada pelo Arcebispo Metropolitano de Tegucigalpa, Coordenador do Conselho de Cardeais e ex-presidente da Caritas Internationalis (2007-2015), Cardeal Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga. O cardeal salesiano iniciou a palestra destacando, por meio de algumas perguntas provocantes, a pertinência, ainda hoje, diante dos desafios globais e das enormes transformações sociais em curso, da Doutrina Social Cristã. O salesiano hondurenho encerrou o debate com um convite a retomar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agenda 2030.

A manhã prosseguiu trazendo o Fórum Juvenil com o Reitor-Mor sobre o papel dos Ex-alunos Salesianos nas obras sociais e o início dos minicursos relacionados ao trabalho salesiano com os jovens mais carentes: os participantes puderam escolher entre os 12 temas oferecidos, todos orientados por especialistas autorizados e, dentre eles, o minicurso “Tecnologias aplicadas às obras sociais e ao trabalho em Rede”, coordenado pela Diretora Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva.

 

   

  

 

 TERCEIRO DIA 30/09 

A manhã do terceiro dia foi aberta com a Lectio Divina, organizada pelo Referente para as Obras Sociais da Pastoral Juvenil e Coordenador do Congresso, Pe. Rafael Bejarano, e pelo Sr. Javier Carabaño Rodríguez, especialista em comunicação e identidade no ambiente salesiano. A dupla avançou mais um pouco na leitura do episódio evangélico sobre a ressurreição do filho da viúva de Naim, dando continuidade à reflexão iniciada no dia anterior.

Em seguida, os participantes do evento assistiram à palestra oferecida pelo Vice-Reitor da Università Pontificia Salesiana (UPS) de Roma, Pe. Michal Vojtas, sobre o tema: "A evolução da dimensão social na educação e na pedagogia salesianas". Partindo da análise da ação social de Dom Bosco para com os pobres e abandonados, em sentido estrito, e de seu compromisso com todos os jovens das classes populares, em sentido mais amplo, o Pe. Vojtas citou a história do trabalho social dos salesianos e de todos os seus colaboradores, do final do século XIX até os primeiros anos do terceiro milênio. Na sequência, o Vice-Reitor da UPS abordou o tema do Concílio Vaticano II e da abertura ao mundo moderno, explicando que as dinâmicas sociais passam a influenciar toda a proposta educativo-pastoral, especialmente com a metodologia de planejamento social. No final do rico relatório, e após um período de perguntas e respostas, as atividades continuaram com os minicursos e a partilha de boas práticas já iniciadas no dia anterior.

 

 QUARTO DIA 01/10 

Na manhã do sábado (01), os trabalhos do Congresso Internacional mantiveram o mesmo esquema dos dois dias anteriores. Pela manhã, foi concluído o percurso meditativo sobre o episódio da ressurreição do filho da viúva de Naim, e na sequência, o Diretor da Cátedra de Impacto Social da Pontifícia Universidade de Comillas, em Madri, Carlos Ballesteros, apresentou o relatório central do dia sobre o tema "A pegada que deixamos. Desafios e oportunidades para medir o impacto que geramos”.

O dia prosseguiu com a sessão de diálogo entre os jovens sobre o papel dos Ex-alunos Salesianos nas obras sociais e com a participação, dividida em grupos, na terceira fase dos minicursos da manhã e da tarde sobre as boas práticas escolhidas por eles.

 

 QUINTO DIA 02/10 

No último dia do Congresso, domingo (02), as atividades ocorreram apenas na parte da manhã, com a última sessão dos minicursos e as conclusões finais, com o Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil, Pe. García Morcuende, que fez um discurso detalhado mencionando algumas EVIDÊNCIAS identificadas e indicando uma série de CONCEITOS que estão na base do Congresso, para traçar, por fim, algumas PROPOSTAS para o FUTURO. Você pode conhecer o documento de conclusão na íntegra clicando aqui.

O Congresso Internacional das Obras e Serviços Sociais Salesianos foi concluído com uma Eucaristia presidida pelo Reitor-Mor da Congregação, Pe. Ángel Fernández Artime.

 

Fonte: Equipe de Comunicação da RSB, com informações da ANS

Mais Recentes

Parceria internacional potencializa ações sociais no Jacarezinho 

No dia 2 de setembro, a unidade salesiana localizada no Jacarezinho teve a honra de receber Markus Burri, Diretor da Jugendhilfe Weltweit (Vereinigung Don Bosco Werk). A visita marcou um momento crucial para o fortalecimento das ações sociais desenvolvidas na comunidade, especialmente por meio do projeto "Ressignificando Sonhos". Acompanhado pelo Inspetor da Inspetoria São João Bosco, Pe. Natale Vitali Forti, e o Ecônomo, Pe. Moacir José Scari, Markus participou de uma reunião com a equipe de gestores do Centro Inspetorial e representantes locais. Estiveram presentes também membros das empresas Arphos e Gerpro, além do Pe. Anselmo Nascimento e do Irmão Geraldo Aleixo. O encontro teve como pauta principal a revitalização das estruturas físicas da unidade, uma intervenção essencial que promete impactar diretamente a qualidade pedagógica e ampliar o alcance dos serviços prestados à comunidade. IMPACTO SOCIAL NA COMUNIDADE DO JACAREZINHO Atualmente, a instituição salesiana do Jacarezinho oferece educação básica regular para 412 crianças e adolescentes, além de atender 170 educandos por meio do projeto Oratório Festivo Dom Bosco, também conhecido como Escola Socioesportiva, que conta com o apoio da Fundação Real Madrid. As atividades desportivas, culturais e de lazer acontecem nos fins de semana, reforçando o compromisso da obra salesiana com o desenvolvimento integral dos jovens. Outro pilar dessa presença é a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, única igreja católica da comunidade, que realiza um trabalho significativo de evangelização e apoio espiritual. Com mais de 54 anos de história no Jacarezinho, a obra salesiana desempenha um papel fundamental no fortalecimento social e educacional da região. O projeto "Ressignificando Sonhos" visa não apenas modernizar as instalações da unidade, mas também implementar acessibilidade, promovendo a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida e integrando práticas sustentáveis. Essas ações reforçam o compromisso da obra com a eficiência nas atividades e o impacto positivo na comunidade local. Essa parceria estratégica com a Jugendhilfe Weltweit é um passo importante para a continuidade e expansão das ações sociais salesiana local. Fonte: Inspetoria São João Bosco  

Lançamento do Dia de Doar UPV 2024

Na manhã desta terça-feira (24), presenças salesianas de todo Brasil se reuniram, pela plataforma Zoom, para dar a largada no Dia de Doar UPV 2024. Esta iniciativa da Rede Salesiana Brasil (RSB) é encabeçada pela União pela Vida (UPV), o movimento da RSB que busca incentivar, além das doações para as obras sociais salesianas do país, o espírito solidário como um todo através de voluntariado, parcerias e divulgação de ações.  Assim como no ano passado, a proposta para 2024 é continuar chamando a atenção de todos para a importância da preservação do meio ambiente e cuidado com a Casa Comum. Todo o evento foi comandado pelo Captador de Recursos da UPV, Phelipe Sales, que, mesmo antes do lançamento, já estava em um processo de animação das presenças salesianas em preparação para as ações que estariam por vir. O momento foi iniciado com uma fala da Direção Executiva da RSB, na ocasião representada apenas na pessoa do Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior, uma vez que Ir. Silvia Aparecida da Silva se encontrava em visita às presenças salesianas da Inspetoria do Norte do Brasil. “Sabemos o quão importante essa campanha e essa mobilização é para todas as nossa obras socias do país, mas também o quão fundamental é sensibilizarmos todos os atores e atrizes do cenário educacional diante dos desafios de uma vida comum, de uma vida com uma ecologia integral e com dignidade para todos e todas, principalmente jovens, crianças e adolescentes mais vulneráveis da nossa população”, diz Pe. Sérgio. Em seguida, fortalecendo o sentido de trabalho em rede que a RSB promove, as Coordenadoras Nacionais das áreas programáticas marcaram presença no evento, em apoio às ações propostas para o Dia de Doar UPV 2024. Em suas falas, Ir. Maike Loes, da Comunicação; Carolina Neves, da Ação Social; e Ir. Lucia Jacinta Finassi, das Escolas (esta última representada pela Gestora Pedagógica da Inspetoria São Pio X, Ana Cristina Sofiati), destacaram a importância da ação em rede e de gestos solidários em todos os sentidos.  Phelipe Sales iniciou sua apresentação trazendo um pouco das Boas Práticas realizadas nas presenças salesianas do Brasil durante as mobilizações do Dia de Doar UPV 2023 que incluíram iniciativas como a “Lixeira Falante” que conscientizava as pessoas sobre o cuidado com a Casa Comum; o “Semáforo Solidário”, entrevistas, podcasts, almoços solidários e a iluminação de monumentos salesianos com a luz verde, por exemplo. Como destaque, foi compartilhado o relato da Ana Cristina, Coordenadora do Oratório Salesiano de Barbacena (MG). A obra social promoveu diversas ações que culminaram em uma Mostra Cultural na nova quadra esportiva da obra que foi recuperada a partir da solidariedade da comunidade e instituições locais em prol da juventude mineira. Em seguida, Phelipe trouxe um pouco da contextualização sobre a Campanha Internacional do Dia de Doar, sua origem, seu crescimento e adesão em outros países, incluindo o Brasil, onde foi promovido pela Associação Brasileira de Captação de Recursos (ABCR) e, em 2020, adotado pela RSB e suas presenças com o nome de Dia de Doar UPV. No evento, também foi apresentado o Monitor de Doações que permite um diagnóstico do cenário de doações no Brasil Salesiano. Phelipe colocou como meta para 2024 a superação das arrecadações do ano anterior que somaram mais de 3 milhões de reais em apoio aos serviços oferecidos pelas obras socias salesianas do país. Para as formações de 2024, Phelipe revela que os participantes do Dia de Doar UPV também poderão contar com conversas sobre a captação de recursos e a COP30 (30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), por exemplo. “A gente precisa entender do que se trata. São decisões mundiais, são decisões de governos para o impacto ambiental, para melhorias, e a gente precisa acompanhar de perto, porque nós somos uma força que pode cobrar os nossos governos para se fazer cumprir o cuidado com a Casa Comum”, comenta Phelipe. No evento, também foi apresentado o vídeo oficial do Dia de Doar UPV 2024 que será publicado nas diversas mídias sociais das presenças salesianas do Brasil na próxima quarta-feira (25). Os participantes também tiveram acesso às peças gráficas e audiovisuais criadas pela equipe de Comunicação da RSB, que apoiarão as divulgações das iniciativas solidárias do Brasil Salesiano. Como Rede Salesiana Brasil, por meio da União pela Vida (UPV), convidamos a todos e todas para se engajarem nas ações do Dia de Doar UPV, despertando o espírito solidário todos os dias do ano. Encontre a obra social salesiana mais próxima a você e torne-se um(a) Benfeitor(a): rsb.org.br/social/onde-estamos Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Presença Salesiana de Goiânia inaugura Oratório Festivo Bartolomeu Garelli

Na manhã do último sábado (14), a Presença Salesiana de Goiânia inaugurou seu oratório festivo em homenagem a Bartolomeu Garelli – jovem carente acolhido por Dom Bosco e que inspira a obra salesiana em todo o mundo. O encontro recebeu mais de 40 jovens e adolescentes da comunidade, contado com a acolhida salesiana, oficinas, jogos, lanche e música. O oratório festivo acontecerá nos ambientes de missão do CESAM Goiânia e do Ateneu Salesiano Dom Bosco. O diretor da Presença Salesiana de Goiânia, Pe. Wagner Gama afirma que esta é uma iniciativa conjunta das obras locais, envolvendo também as paróquias São João Bosco e Sagrado Coração de Jesus. “Nós já temos o Oratório Festivo São João Bosco, administrado pelo Pe. Gregório Batista, e o Centro Juvenil São Domingos Sávio, administrado pela associação de ex-alunos do colégio. Esta terceira iniciativa é um passo para prestar mais um serviço à juventude de Goiânia.” Hoje, Bartolomeu Garelli representa cada jovem carente que precisa de amparo e acompanhamento ao redor do mundo. De acordo com o diretor, o oratório festivo é um ambiente de missão que está vinculado à essência da obra de Dom Bosco, fundador da Sociedade São Francisco de Sales (Salesianos) e considerado pai e mestre da juventude. “Esta iniciativa vai às raízes da nossa congregação porque ela não iniciou com colégios ou com paróquias. Dom Bosco começou com oratório justamente para cuidar dos jovens marginalizados nas periferias de Turim. Nós damos continuidade a este trabalho. Salesianos e leigos unidos para proporcionar aos jovens um espaço onde eles têm acesso à religião, educação e ao lazer”, reforça Pe. Wagner. O Oratório Festivo Bartolomeu Garelli acontece todo sábado, das 8hàs 12h, com diversas Oficinas Juvenis Salesianas. Algumas das modalidades são: Futsal, Vôlei, Flag (futebol americano), Dança de salão, Teatro, Oratória, Libras, Capoeira, Violão, Design de moda e Juventude Missionária Salesiana (JMS). A jovem Rillary Christhyne está participando da oficina de futsal e acredita que o oratório é um ambiente para aprender, se divertir e fazer boas amizades. “Está sendo ótimo e eu estou aprendendo várias coisas novas. É uma experiência muito legal.” Para Henrique Manoel, as oficinais dão uma oportunidade para os jovens se distraírem e desenvolverem suas habilidades. “Também dá para interagir bastante com todo mundo e é algo muito bom para a comunidade.” O educador Roberto Rodrigues conduz a oficina de futsal do oratório e ressalta a importância da iniciativa para a sociedade. “É um lugar que possibilita aos jovens da comunidade o acesso ao esporte, cultura e entretenimento através da fraternidade salesiana. O Oratório Festivo Bartolomeu Garelli é mais um ambiente de desenvolvimento juvenil que atua com o Sistema Preventivo de Dom Bosco. Aqui, os jovens têm o acolhimento para criarem laços de amizade, fortalecer suas habilidades e romper barreiras pessoais e socioemocionais.” Fonte: Inspetoria São João Bosco

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil