13/10/2022

Congresso Internacional das Obras e Serviços Sociais Salesianos

Congresso Internacional das Obras e Serviços Sociais Salesianos

De 28 de setembro a 2 de outubro, aconteceu, em Turim-Valdocco, o Congresso Internacional das Obras e Serviços Sociais Salesianos (Congresso Internazionale Delle Opere E Dei Servizi Sociali Salesiani - OSSS), um importante momento de reflexão e partilha de experiências do setor, com o objetivo de fortalecer a identidade carismática da ação pastoral. O evento foi coordenado pelo Setor para a Pastoral Juvenil Salesiana, e contou com delegações de 134 países, compostas por integrantes das obras e serviços sociais salesianos, com cerca de 300 participantes, entre leigos, leigas, consagrados e consagradas.

Representando a Rede Salesiana Brasil (RSB), o Congresso contou com a presença da Diretora Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva e dos Formadores da RSB-Social, Cinthia Aparecida Kirchner e Eduardo dos Santos Batista, este último também representou a juventude brasileira no seleto grupo de jovens do mundo salesiano convidados para o evento.

“As temáticas desenvolvidas e a partilha das experiências enriqueceram ainda mais a visão de Rede que já temos no Brasil. Tivemos a oportunidade de apresentar nossa caminhada e, ao mesmo tempo, ouvir que a organização e vivência da ação em Rede no Brasil pode ser um estímulo e modelo de articulação a ser experimentado por outras regiões onde a ação social salesiana acontece. Destacou-se a importância do sistema SIGAR/Bússola utilizado no Brasil e a expectativa de que possamos colaborar na expansão da utilização de um sistema de gestão para as Obras Sociais Salesianas, se não para o mundo, pelo menos para a região das Américas, diz Ir. Silvia. “Senti como um momento de fortalecer nossa opção carismática pelos mais pobres! O clima do Congresso nos convidou a fazermos uma opção ainda mais radical para podermos levar em frente o carisma de Dom Bosco e Mazzarello. Uma fala me inquietou muito, vinda de um dos palestrantes: “Se fecharmos uma Obra Social, quem vai chorar?”. E a resposta veio dos jovens que estavam participando do Congresso como convidados diretos do Reitor Mor: “Se fecharem uma Obra social, nós choraremos!” e nos falaram isso chorando! Isso aumenta nosso compromisso com a sustentabilidade carismática e a sustentabilidade financeira das obras”, completa Ir. Silvia.

A Rede Salesiana Brasil foi convidada a ministrar o minicurso “Tecnologias aplicadas às obras sociais e ao trabalho em Rede”, coordenado pela Ir. Silvia, com o apoio dos Formadores Cinthia Kirchner e Eduardo Batista, e da Representante da Ação Social da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, Rosemeire Gomes. Durante o minicurso, os participantes puderam conhecer a metodologia e as ações do Pró-Rede, bem como as aplicações do sistema SIGAR/Bússola para a gestão de projetos sociais. A RSB também participou da socialização de Boas Práticas do mundo salesiano com a apresentação “Em Rede as ideias acontecem”, trazendo um panorama da história da RSB-Social e suas articulações em prol da juventude com parcerias que contribuem para a construção de uma realidade mais justa e oportuna para os jovens do país.

 

   

  

 

A delegação do Brasil também contou com representantes das seguintes Inspetorias:

“Passamos por um processo de 7 meses de encontros antes do congresso, elaborando algumas reflexões e fazendo o levantamento dos desafios, necessidades e propostas de alternativas. Lá no Congresso em si, nosso papel foi de sensibilização, proposição e contribuição com as reflexões do evento, colocando na pauta a realidade dos jovens que passaram pela experiência salesiana e hoje atuam com as obras. Em todos os dias do Congresso, participamos de uma "mesa redonda" com o Reitor-Mor, onde fizemos reflexões e um bate-papo com ele. Ao final do processo, elaboramos em conjunto um manifesto de 10 itens que, como jovens salesianos, pedimos que a Congregação tenha um olhar atento”, diz o formador da RSB-Social e representando a juventude brasileira no Congresso, Eduardo dos Santos Batista. “Essa foi a primeira vez que saí do país. Fazer isso pela causa salesiana me alegra ainda mais, porque me fez perceber que o trabalho do social é amplo, com pessoas que têm experiências de vida marcantes, são pessoas extraordinárias. Além disso, conhecemos os lugares salesianos[...]. Passar por todos esses lugares, e conhecer de perto a experiência e obra de Dom Bosco e Mazzarello, a paixão, os detalhes da atuação deles[...], dá para respirar o amor que eles tinham pelas crianças e jovens e dá para sentir na pele o sacrifício, a garra e a coragem deles [...]. Se pudesse resumir em uma frase, a experiência do congresso foi como um ‘despertar da alma e um acelerar do coração salesiano’”, completa Eduardo.

Ao todo, os participantes contaram com uma calorosa recepção no primeiro dia e mais quatro dias de debates e partilhas, animados por oradores de peso da Família Salesiana no mundo, entre os quais: o Arcebispo Metropolitano de Tegucigalpa e Coordenador do Conselho dos Cardeais, Cardeal Salesiano Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga; o Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Ángel Fernández Artime; o Conselheiro para a Pastoral Juvenil, Pe. Miguel Ángel García; o Ecônomo Geral da Congregação Salesiana, Sr. Jean Paul Muller; o Vice-Reitor da Università Pontificia Salesiana (UPS) de Roma, Pe. Michal Vojtas; e o Referente das Obras Sociais no Setor de Pastoral Juvenil e Coordenador do Congresso, Pe. Rafael Bejarano.

 

Confira um resumo dos acontecimentos de cada dia do evento:

 

 PRIMEIRO DIA 28/09 

No coração carismático da Congregação, em Turim-Valdocco, mais especificamente no Teatro Grande Valdocco, os cerca de 300 participantes que representaram todas as Inspetorias e Visitadorias da Congregação Salesiana, juntamente com um seleto grupo de jovens, puderam ouvir o discurso introdutório do Conselheiro Geral para Pastoral Juvenil Salesiana e promotor do Congresso, Pe. Miguel Ángel García. Todos os participantes também receberam do Coordenador de Obras Sociais do Setor de Pastoral Juvenil e coordenador do evento, Pe. Rafael Bejarano, as primeiras orientações sobre o desenvolvimento e a metodologia das atividades a serem realizadas. Também subiram ao palco o Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Ángel Fernández Artime que, até 2 de outubro, animou os dias do evento com um diálogo fraterno junto aos jovens; e o Superior da Circunscrição Especial do Piemonte e Valle d'Aosta, Pe. Leonardo Mancini.

 

 SEGUNDO DIA 29/09 

As atividades do Congresso ganharam plena vida na manhã da quinta-feira (29). Já no início do dia, o Pe. Bejarano e o Sr. Javier Carabaño Rodríguez, especialista em comunicação e identidade no ambiente salesiano, conduziram conjuntamente uma Lectio Divina a partir do episódio da ressurreição do filho da viúva de Naim.

Na sequência, foi oferecida a palestra central do dia: "Atualidade da Doutrina Social da Igreja, desenvolvimento humano integral e papel das Obras e Serviços Sociais Salesianos”, comandada pelo Arcebispo Metropolitano de Tegucigalpa, Coordenador do Conselho de Cardeais e ex-presidente da Caritas Internationalis (2007-2015), Cardeal Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga. O cardeal salesiano iniciou a palestra destacando, por meio de algumas perguntas provocantes, a pertinência, ainda hoje, diante dos desafios globais e das enormes transformações sociais em curso, da Doutrina Social Cristã. O salesiano hondurenho encerrou o debate com um convite a retomar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agenda 2030.

A manhã prosseguiu trazendo o Fórum Juvenil com o Reitor-Mor sobre o papel dos Ex-alunos Salesianos nas obras sociais e o início dos minicursos relacionados ao trabalho salesiano com os jovens mais carentes: os participantes puderam escolher entre os 12 temas oferecidos, todos orientados por especialistas autorizados e, dentre eles, o minicurso “Tecnologias aplicadas às obras sociais e ao trabalho em Rede”, coordenado pela Diretora Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva.

 

   

  

 

 TERCEIRO DIA 30/09 

A manhã do terceiro dia foi aberta com a Lectio Divina, organizada pelo Referente para as Obras Sociais da Pastoral Juvenil e Coordenador do Congresso, Pe. Rafael Bejarano, e pelo Sr. Javier Carabaño Rodríguez, especialista em comunicação e identidade no ambiente salesiano. A dupla avançou mais um pouco na leitura do episódio evangélico sobre a ressurreição do filho da viúva de Naim, dando continuidade à reflexão iniciada no dia anterior.

Em seguida, os participantes do evento assistiram à palestra oferecida pelo Vice-Reitor da Università Pontificia Salesiana (UPS) de Roma, Pe. Michal Vojtas, sobre o tema: "A evolução da dimensão social na educação e na pedagogia salesianas". Partindo da análise da ação social de Dom Bosco para com os pobres e abandonados, em sentido estrito, e de seu compromisso com todos os jovens das classes populares, em sentido mais amplo, o Pe. Vojtas citou a história do trabalho social dos salesianos e de todos os seus colaboradores, do final do século XIX até os primeiros anos do terceiro milênio. Na sequência, o Vice-Reitor da UPS abordou o tema do Concílio Vaticano II e da abertura ao mundo moderno, explicando que as dinâmicas sociais passam a influenciar toda a proposta educativo-pastoral, especialmente com a metodologia de planejamento social. No final do rico relatório, e após um período de perguntas e respostas, as atividades continuaram com os minicursos e a partilha de boas práticas já iniciadas no dia anterior.

 

 QUARTO DIA 01/10 

Na manhã do sábado (01), os trabalhos do Congresso Internacional mantiveram o mesmo esquema dos dois dias anteriores. Pela manhã, foi concluído o percurso meditativo sobre o episódio da ressurreição do filho da viúva de Naim, e na sequência, o Diretor da Cátedra de Impacto Social da Pontifícia Universidade de Comillas, em Madri, Carlos Ballesteros, apresentou o relatório central do dia sobre o tema "A pegada que deixamos. Desafios e oportunidades para medir o impacto que geramos”.

O dia prosseguiu com a sessão de diálogo entre os jovens sobre o papel dos Ex-alunos Salesianos nas obras sociais e com a participação, dividida em grupos, na terceira fase dos minicursos da manhã e da tarde sobre as boas práticas escolhidas por eles.

 

 QUINTO DIA 02/10 

No último dia do Congresso, domingo (02), as atividades ocorreram apenas na parte da manhã, com a última sessão dos minicursos e as conclusões finais, com o Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil, Pe. García Morcuende, que fez um discurso detalhado mencionando algumas EVIDÊNCIAS identificadas e indicando uma série de CONCEITOS que estão na base do Congresso, para traçar, por fim, algumas PROPOSTAS para o FUTURO. Você pode conhecer o documento de conclusão na íntegra clicando aqui.

O Congresso Internacional das Obras e Serviços Sociais Salesianos foi concluído com uma Eucaristia presidida pelo Reitor-Mor da Congregação, Pe. Ángel Fernández Artime.

 

Fonte: Equipe de Comunicação da RSB, com informações da ANS

Mais Recentes

ENAS 2025 celebra 10 anos da Ação Social em rede, em Aparecida/SP

De 30 de junho a 3 de julho de 2025, mais de 260 líderes salesianos celebram 10 anos de Ação Social em Rede em Aparecida/SP A Rede Salesiana Brasil (RSB) realiza, de 30 de junho a 3 de julho de 2025, o Encontro Nacional da Ação Social em Rede - ENAS 2025, no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Aparecida. Com o tema “10 anos de Ação Social em Rede: celebrar, avaliar e projetar”, o evento reunirá 260 gestores, inspetores, coordenadores e educadores de mais de 100 obras sociais de todas as regiões do país. O ENAS é um evento anual promovido pela Rede Salesiana Brasil (RSB) que tem o objetivo de mobilizar gestores, educadores e representantes das obras sociais salesianas em todo o Brasil. A iniciativa visa fortalecer a articulação e integração das presenças sociais, promovendo uma resposta conjunta e eficaz aos desafios do cenário social atual. A última edição que aconteceu presencialmente foi antes da pandemia.Nesta edição o evento terá como objetivos: Celebrar os 10 anos de um novo paradigma operativo da Pastoral Juvenil Salesiana na Ação Social em Rede no Brasil, revisitando o percurso, avaliando a caminhada e projetando novos compromissos. Mobilizar os membros das obras sociais para o projeto educativo-pastoral em rede, fortalecendo a identidade e a missão da ação social salesiana. Compartilhar espaços de reflexão, espiritualidade e oração como comunidade educativa nacional. Reverberar os apelos do Encontro Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos da América, qualificando a atuação em rede no Brasil. Programação A programação do ENAS 2025 combina momentos formativos, celebrações, partilhas, espiritualidade e visitas guiadas. Confira os principais destaques dos quatro dias: 1º Dia – 30/06 (segunda-feira) Abertura oficial com os inspetores referentes, Pe. Felipe e Ir. Maria Américo. Retrospectiva dos 10 anos da RSB-Social, com Pe. Agnaldo e Ir. Sílvia. Celebração Eucarística. 2º Dia – 01/07 (terça-feira) Palestra com o sociólogo Jessé Souza sobre o cenário social atual. Momento de espiritualidade com Patrícia Machado. Grupos de trabalho com base na avaliação feita pelas inspetorias. Participação ativa de jovens representantes das inspetorias. Encerramento com oração e partilha. 3º Dia – 02/07 (quarta-feira) Socialização dos trabalhos em grupo e perspectivas para os próximos 10 anos. Palestra com Eduardo Batista sobre identidade da ação social. Visitas guiadas ao Santuário Nacional de Aparecida, Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora e Obra Social de Pindamonhangaba. Missa na Basílica. 4º Dia – 03/07 (quinta-feira) Trabalhos por inspetorias: passos projetuais da ação social salesiana. Plenária de encerramento. Celebração final. ServiçoEvento: ENAS 2025 – Encontro Nacional da Ação Social da Rede Salesiana Brasil.Tema: 10 anos de Ação Social em Rede: celebrar, avaliar e projetar.Data: 30 de junho a 3 de julho de 2025.Local: Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida – Aparecida/SP.Realização: Rede Salesiana Brasil – Ação Social (RSB-Social).Hotsite: https://eventos.rsb.org.br/enas-2025/ ContatoAngélica Novais / Thiago SantosComunicação da Rede Salesiana Brasilascom@rsb.org.br  61 9 9980-6097  

Festival ABCR de Captação de Recursos revela o poder transformador das parcerias e da governança nas organizações da sociedade civil

O clima no Festival ABCR 2025, de Captação de Recursos, tem sido de compartilhamento, aprendizado e parceria. Realizado nos dias 16 e 17 de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, o evento revela que os captadores estão muito além de mero arrecadadores, eles estão na linha de frente das transformações na sociedade. A Rede Salesiana Brasil marca presença neste importante evento. A gestora de projetos em captação de recursos da Rede, Sandra Sahd, junto a outros representantes de inspetorias e obras sociais salesianas, estão compartilhando suas vivências, ampliando conexão e buscando caminhos inovadores para apoiar suas comunidades. Representando as presenças salesianas no evento, Karla Barbosa, da Obra de Defesa da Infância Pobre (ODIP), disse que o evento é um momento importante para "conhecer pessoas e trocar experiências e boas práticas em ação social, relembrando conceitos e se aprofundando em algumas abordagens. Este é um importante espaço de aprendizagem”. Neste primeiro dia, Sandra participou das plenárias principais e de dois importantes painéis: o primeiro que debateu o poder da marca, a integração e a análise de dados na mobilização de recursos e o segundo direcionado a como a governança é um diferencial na captação de recursos para fundos patrimoniais. A discussão enfatizou também a importância do aprendizado permanente, do envolvimento das comunidades e da parceria na construção de um futuro melhor. Festival ABCR - Comemorando 25 anos de história, a ABCR, criada em 1999, reforça seu papel como um espaço destinado às trocas de experiências, à capacitação permanente e ao desenvolvimento de estratégias para apoiar causas, comunidades e organizações do terceiro setor. O evento se estende até esta terça-feira, 17 de junho, com palestras e workshops e nas quais serão compartilhadas estratégias, conteúdos práticos e cases de sucesso, aumentando ainda mais o impacto social das organizações presentes. Comunicação da Rede Salesiana Brasil com informações de Sandra Sahd

Centro Juvenil Salesiano prestigia espetáculo com presença da autora Sandra Sahd

A apresentação do espetáculo "O Encanto da Minhoca", realizada no Teatro do SESI no dia 16 de maio, foi um momento marcante de celebração à arte, à literatura e à educação. Encantando o público com uma narrativa sensível e criativa, a peça, encenada pelos Embaixadores da Prevenção, ganhou um brilho especial com a presença da escritora Sandra Sahd, autora da obra que inspirou o espetáculo. Além de prestigiar a apresentação, Sandra participou de um momento de autógrafos, interagindo com o público e deixando uma lembrança afetiva para os jovens atendidos do Centro Juvenil Salesiano Santa Maria Mazzarello, do Projeto Cáritas e da EMEF Caboclo Bernardo, que estavam presentes na plateia. Sua presença aproximou ainda mais os participantes do universo literário e da mensagem profunda da história. Esse encontro entre arte, literatura e ação social reforça a importância de iniciativas culturais que estimulam o pensamento crítico e a sensibilidade, especialmente entre crianças e adolescentes. Um dia de emoção, encantamento e memórias afetivas que ficarão na história de todos que participaram. Comunicação da Rede Salesiana Brasil com informações de Sandra Sahd

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil