Dia de Doar UPV no Oratório Diário Madaleno Morano
10/11/2023

Dia de Doar UPV no Oratório Diário Madaleno Morano

Dia de Doar UPV no Oratório Diário Madaleno Morano

Em Barbacena (MG), o Dia de Doar UPV tem ajudado a realizar várias ações concretas no Oratório Diário Madre Madalena Morano. Atualmente, a Obra Social Salesiana atende cerca de 181 assistidos, além de estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social no mundo contemporâneo, possibilitando a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimulando o desenvolvimento de potencialidades, habilidades e talentos, o que proporciona uma formação cidadã, garantindo a vivência do Carisma Salesiano pela Comunidade Educativa.

Com um espírito de entusiasmo e alegria, toda a equipe envolvida na Campanha do Dia de Doar UPV iniciou, a partir de 17 de setembro deste ano, diversas ações e práticas em prol dos atendidos e atendidas do Oratório. Entre essas ações, destacam-se o plantio de uma horta, a Horta S; a realização da rifa de uma bicicleta doada por uma madrinha e benfeitora do Oratório; um almoço solidário em parceria com as famílias da obra social e acolhidas, além do retiro anual de conscientização sobre a sustentabilidade de forma integral e o cuidado com a Casa Comum.

 

GESTO CONCRETO UPV

As atividades realizadas pelas crianças no Oratório Diário Madaleno Morano buscam sempre a contrapartida de contar com o apoio e engajamento dos familiares. Foi a partir daí que, em uma reunião de pais e educadores, foi decidido em conjunto a realização de uma ação concreta este ano. Assim, com o tema "Família: um elo que nos une" e o subtema "A Família que somos no Oratório", os colaboradores, juntamente com os pais e/ou responsáveis dos atendidos decidiram unir suas ideias e realizar um gesto concreto: revitalizar as quadras de esporte da Obra Social.

A Coordenadora do Oratório Diário Madre Madalena Morano, Ana Cristina de Almeida, relata que essa ação, realizada em Rede, foi elaborada de forma espontânea por cada colaborador e os familiares dos assistidos. “Decidimos por assumir o cuidado e a revitalização das nossas quadras de esporte. Uma grande corrente de 25 voluntários e 25 educadores se uniram para dar o novo colorido a esse ambiente tão querido e utilizado em nossa Instituição, totalizando 50 pessoas voluntárias e corações solidários, entre educadores e familiares”, comenta.

Para realizar a pintura e revitalização das quadras, as tintas foram adquiridas com doações dos padrinhos e também com a venda de rifas, juntamente com um almoço solidário programado para o próximo dia 25 de novembro. Além disso, uma loja de tintas na cidade abraçou a causa e contribuiu com um desconto no custo dos materiais utilizados. Durante os dias de trabalho, padrinhos, mães, um mercadinho de sacolão de frutas e verduras e algumas padarias, que também apoiaram a Campanha da UPV, forneceram lanches e refeições para os que estavam trabalhando.

Os dias, que aparentemente poderiam ser exaustivos, se transformaram em momentos de muita alegria, risos e descontração. Para tornar o dia de trabalho ainda mais memorável, um pai se fantasiou de Homem-Aranha para que suas filhas ficassem ainda mais orgulhosas de sua participação na pintura das quadras, criando um ambiente cheio de alegria. As crianças presentes nas quadras ficaram muito felizes, e a presença do “Homem-Aranha” deu um toque de brilho a mais para a ação.

“Membros da nossa Família Salesiana se uniram nessa grande corrente de amor e doaram seu tempo e coração para nossa Casa Comum, no Instituto Maria Imaculada em Barbacena. Tudo isso em um clima de alegria, solidariedade, amor e muita gratidão com esse espaço tão querido por nós. As quadras ficaram lindas e com cores bem vibrantes. Temos certeza de que Dom Bosco e Madre Mazzarello ficaram felizes com o colorido que demos em sua casa”, lembra Ana Cristina.

         

 

SUPERAÇÃO

Foram muitas as superações que o Oratório Diário Madre Madalena Morano enfrentou durante a pandemia da COVID-19. Após o período pandêmico, alguns padrinhos e doadores deixaram de colaborar com a Obra Social por diversos motivos, pois a situação financeira representou um grande desafio após um longo período de inatividade devido à pandemia. A Obra Social depende de doações e, com o início da Campanha do Dia de Doar UPV, foi possível destacar os trabalhos realizados pelo Oratório Diário Madre Madalena Morano, aumentando sua visibilidade e, assim, alcançando novos padrinhos. A conscientização sobre a importância do ato de doar e de fazer a diferença é algo característico da Campanha, que veio para reforçar a transparência, beleza, leveza e intencionalidade da missão da Instituição.

"Nossa Instituição agradece a cada padrinho e cada colaborador(a) por seu amor e solidariedade. Essas doações estão fazendo a diferença na vida das crianças e adolescentes que atualmente estão em nossa Obra. No entanto, é importante ressaltar que por aqui já passaram mais de 10.000 crianças e adolescentes que tiveram a oportunidade de ressignificar suas vidas e, hoje, escrevem lindas histórias por aí.  Como se costuma dizer: 'Fica sempre um pouco de perfume nas mãos de quem oferece rosas'", agradece a Coordenadora do Oratório Diário Madre Madalena Morano.

         

 

COLABORE

Assim como o Oratório Diário Madre Madalena Morano está sendo beneficiada, outras Obras Sociais Salesianas também precisam da sua colaboração. Neste ano, a Rede Salesiana Brasil (RSB), por meio do seu setor de Captação de Recursos para a Ação Social Salesiana no país, a União Pela Vida (UPV), promove a edição 2023 do Dia de Doar UPV, agendada para o dia 28 de novembro, com um enfoque especial na perspectiva socioambiental. Inspirados pela missão da Don Bosco Green America (Aliança Verde Dom Bosco América) e do Movimento Laudato Si', busca-se não apenas promover a doação, mas também ressaltar a importância da responsabilidade com o meio ambiente nas ações cotidianas.

Participe da Campanha Dia de Doar UPV 2023 tornando-se um(a) Benfeitor(a). Basta acessar o site oficial da União pela Vida e doar. Você também pode se voluntariar na Obra Social Salesiana mais próxima a você. Encontre nossas unidades clicando aqui

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Em Manaus, Congresso Jovem reafirma que é possível viver a santidade na juventude

A paróquia São José Operário, na Zona Leste de Manaus, acolheu mais de 120 jovens: eles participaram do ‘Congresso Jovem 2026’, realizado em 18 de janeiro, para redescobrir o chamado à santidade. Em sua segunda edição, o evento reuniu diversos grupos e movimentos pastorais; e contou com uma programação variada, incluindo animação, pregações, atividades, estandes, momentos de Oração, Confissão, Adoração Eucarística, espaços de escuta e partilha. O tema central foi inspirado na vida e no testemunho de jovens santos, como Carlos Acutis, Gema Galgani, Joana d’Arc, Pier Giorgio Frassati, Domingos Sávio – ‘o Pequeno Gigante’ (Pio XI)... Ao longo do encontro, os participantes puderam compreender que a santidade não é algo distante, mas um caminho possível na juventude, capaz de transformar o mundo a partir do amor de Deus.   Fonte: Agência Info Salesiana

Nova gestão do CONANDA fortalece a mobilização e a participação social salesiana em 2026

No dia 16 de dezembro de 2025, foi eleita a nova Gestão do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), que dará continuidade às atividades do colegiado. A representação da sociedade civil no CONANDA em 2026, nas coordenações e relatorias das comissões, igualmente fundamentais para a continuidade dos trabalhos e dos compromissos com a garantia e a proteção dos direitos, foi definida de forma unânime durante a Assembleia do CONANDA, em conjunto com a Presidência, Vice-Presidência e demais membros governamentais que compõem a Mesa Diretora. Nesse contexto, Tatiana Augusto Furtado Gomes, Diretora Executiva do CESAM Brasília, assume a relatoria da Comissão de Mobilização e Formação (CMF). Ao falar sobre o novo desafio, Tatiana disse que “Antes de tudo, é uma grande responsabilidade e uma honra. Trata-se de um espaço estratégico para o fortalecimento da participação social e, especialmente, para garantir que crianças e adolescentes sejam sujeitos ativos na construção das políticas que dizem respeito às suas vidas, com destaque para o Comitê de Participação de Adolescentes. Para a Inspetoria São João Bosco , integrar o CONANDA e contribuir diretamente com os trabalhos da Comissão de Mobilização e Formação reafirmando a trajetória histórica da instituição na defesa, promoção e garantia de direitos. "É o reconhecimento de um trabalho construído diariamente, junto às juventudes, às famílias e aos territórios, e também a ampliação da nossa responsabilidade enquanto organização da sociedade civil comprometida com a transformação social”, completou.  A Comissão de Mobilização e Formação (CMF) do CONANDA é um grupo de trabalho responsável por organizar e fortalecer a participação social, com destaque para a atuação do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA). A comissão coordena ações de formação e mobilização social voltadas ao fortalecimento da política de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente no Brasil, atuando na estruturação, acompanhamento e engajamento dos conselhos estaduais e municipais. Comunicação da Rede Salesiana Brasil com informações da Inspetoria Salesiana São João Bosco - ISJB

Expedição Missionária Salesiana em Angola promove comunhão e evangelização entre os povos

Grupo percorre comunidades do interior e da capital angolana, fortalecendo laços e experiências de fé, partilha e interculturalidade No início deste mês de janeiro, como parte das celebrações pelos 150 anos da primeira expedição missionária da Congregação Salesiana à América do Sul, a Inspetoria Salesiana de São Paulo enviou sete missionários à Angola, para viver e partilhar a presença do reino nestas terras do continente africano. Nos últimos dias, em Kwanza Norte, na cidade do Dondo, através do Rio Kwanza, o grupo visitou as aldeias de Maculumbi e Candanje. Durante a travessia, os missionários avistaram dois elefantes, se banharam nas águas do Kwanza e, ao chegarem nos povoados, foram recebidos com alegria e fé inabalável, em uma experiência de partilha entre Brasil e Angola, nações irmãs. A equipe missionária, composta por três Salesianos, duas SSCC e duas leigas, está encantada por tanta humanidade, fé e partilha. Ao ouvir, falar e partilhar sobre a salvação de Deus, o grupo passa também pela cultura e pela história das pessoas em cada território visitado. A expedição passará ainda pela comunidade de Kima, onde fará um almoço brasileiro para agradecer a acolhida, e o Padre William de Lima rezará a missa na comunidade do Cacesse 1. No domingo, os missionários partirão para a capital Luanda, onde continuarão as atividades na comunidade mais urbana de São José de Nazaré, no bairro do Sambizanga. Rezemos pelos salesianos que dão sua vida, de forma incansável, na Inspetoria Salesiana “Mamá Muxima”, e por todas as pessoas desse povo tão amável, alegre e trabalhador, que acolheu a nossa missão e nos quer muito bem. Fonte: Inspetoria Salesiana de São Paulo/Texto: Eduardo Freire, com informações P. William de Lima

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil