19/09/2023

Dia Nacional do(a) Educador(a) Social

Dia Nacional do(a) Educador(a) Social

Nesta terça-feira (19) é celebrado o Dia Nacional do(a) Educador(a) Social. Este dia é dedicado a homenagear aqueles que desempenham um papel crucial junto a pessoas em situação de vulnerabilidade. Seguindo os passos de Dom Bosco e Madre Mazzarello, a Rede Salesiana Brasil (RSB) tem desempenhado um notável trabalho de acolhimento e atendimento a crianças, adolescentes e jovens que enfrentam desafios sociais, graças ao comprometimento de seus Educadores Sociais.

Abaixo, confira algumas histórias emocionantes de Educadores(as) Sociais Salesianos(as):

 

OBRA SOCIAL CASA BETÂNIA, EM GUARATINGUETÁ (SP)

“Eu costumo dizer que me tornar Educador Social mudou muito minha perspectiva de ver o mundo, ainda mais sendo um Educador Social Salesiano”

Sendo Educador Social na Obra Salesiana Casa Betânia, em Guaratinguetá (SP), Luis Gustavo Arruda está exercendo sua função desde 2019. Ao todo, a Obra em que ele atua atende aproximadamente 100 assistidos. O educador acredita que os desafios da sua profissão são: lutar para que os jovens tenham seus direitos garantidos, que tenham protagonismo e, principalmente, que a juventude seja ouvida. “Penso que nós educadores damos aos jovens a escuta, o acolhimento e o afeto em um mundo que cada vez mais vai ficando carente das coisas simples da vida. Um olhar com atenção que diz ‘eu estou aqui com você’, um abraço, com certeza vai fazer uma enorme diferença na vida de um jovem”, diz Luis Gustavo.

A Casa Betânia proporciona diversas ações, não só com os atendidos e atendidas, mas também com toda a comunidade local. Uma das ações que o educador Luis Gustavo fica à frente com os jovens é o Futebol Callejero - mais conhecido como Futebol de Rua – pois nessa ação é possível perceber que o esporte gera mudanças significativas para todos, principalmente o futebol Callejero que, diferentemente do futebol tradicional, traz em sua metodologia o fortalecimento do protagonismos juvenil, em consonância com o propósito da Obra.

  

 

OBRA SOCIAL PARQUE DOM BOSCO, EM ITAJAÍ (SC)

“O educador tem a sensibilidade para descobrir ‘a corda que vibra’ em cada educando, seus talentos”

Desde os seus 17 anos de idade, a Educadora Social, Sueli Pelusi, trabalha na Obra Social Parque Dom Bosco, onde são atendidos em torno de 850 crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, oferecendo atividades de contraturno escolar, cursos de iniciação profissional e encaminhamento para o mercado do trabalho. A instituição oferece café da manhã, almoço e café da tarde para todos os atendidos. “Comecei muito nova como Educadora e atendi muitas crianças da Comunidade. Dias atrás fui à uma consulta médica e, para minha surpresa, após o atendimento, a médica me reconheceu e disse: ‘Você é a Su! Do Canadá! E foi minha professora no Parque Dom Bosco'. Na conversa, ela destacou que não esqueceu da Instituição, do carinho e da alegria”, comenta Sueli Pelusi.

A caminhada da Sueli na Obra Social Parque Dom Bosco não é de hoje. Sua trajetória profissional teve início graças a Obra. “Cheguei ao Parque Dom Bosco com 03 anos, fui educanda de todos os cursos ofertados pela instituição na época, fui voluntária e, aos 17 anos, fui convidada para ser educadora.  Minha vida profissional é toda na Instituição, só me ausentei por dois anos, quando ganhei meu filho”, diz a Educadora Social.

  

 

OBRAS SOCIAIS NOSSA SENHORA DA PENHA, NO RIO DE JANEIRO (RJ)

“O educador social tem uma relevante importância na formação humana e profissional dos jovens atendidos, a proximidade, o carisma, os incentivos das potencialidades pessoais tão desvalorizados pela sociedade, a escuta e o afeto”

Para a Educadora Social das Obras Sociais Nossa Senhora da Penha, no Rio de Janeiro (RJ), Edna Mara da Silva, os principais desafios que sua profissão proporciona são a desigualdade social crescente nas estruturas educacionais, a desestruturação das famílias e a falta de perspectivas de projeto de vida.  

A Obra oferece atividades relacionadas à promoção da integração ao mundo do trabalho, medidas socioeducativas, direitos humanos, trabalhistas, sociais e socioassistenciais, diversidade cultural, ética, cultura, cidadania, noções administrativas e fortalecimento do protagonismo social. “Ser Educadora Social, não é apenas uma Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), um emprego para sua subsistência, mas, sim, uma questão de vocação! Ser presença atuante no crescimento do adolescente e jovem, fazer parte da sua formação humana, construindo conhecimentos, valores e conquistas. Visualizo isso em cada gesto de carinho, em cada conquista de aprendizado e em valores perdidos que são avivados. Sou muito realizada com os resultados de todos os dias de trabalho”, comenta Edna.

  

 

CENTRO MARIA AUXILIADORA PRÓ-MENOR CARENTE, EM PETROLINA (PE)

“Os educadores sociais são agentes de transformação na vida dos jovens, capacitando-os a desenvolver habilidades, valores e conhecimentos necessários para se tornarem indivíduos bem-sucedidos e engajados em suas Comunidades”

Há três anos como Educadora Social no Centro Maria Auxiliadora Pró Menor (CEMAM), Solange Dias da Silva, que é apaixonada pelo que faz e acredita no poder transformador da educação para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, diz que “a importância dos Educadores Sociais na vida dos jovens reflete a visão de Dom Bosco, onde a educação e o amor podem transformar vidas. Seu compromisso com a prevenção, orientação e desenvolvimento integral dos jovens continua sendo uma fonte de inspiração e um modelo para Educadores Sociais que buscam fazer a diferença na vida das gerações mais jovens”, destaca Solange.

A Obra Social CEMAM atende mais de 480 crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social, oferecendo oficinas educativas, culturais e muitas atividades esportivas. Além disso, a Obra disponibiliza um ambiente seguro e acolhedor, ajudando a reduzir o estigma em torno das questões sociais, promovendo o bem-estar emocional e auxiliando os jovens a enfrentar os desafios relacionados à saúde mental. Assim como Dom Bosco e Madre Mazzarello, eles buscam compreender cada jovem em sua singularidade, respeitando suas histórias, desafios e potenciais, porque é por meio do amor e do acolhimento que é possível despertar o melhor dentro de cada um deles.

  

 

CENTRO JUVENIL ORATÓRIO MAMÃE MARGARIDA, EM NITERÓI (RJ)

“O papel de Educador Social na vida dos jovens é de fundamental importância, não só para sua vida, mas também para a sociedade”

Em Niterói (RJ), o Centro Juvenil Oratório Mamãe Margarida conta com a presença da Educadora Social Lindalva Teixeira que, desde março de 1996, vem cooperando na vida dos assistidos da Obra Salesiana. Com aproximadamente 124 atendidos e atendidas, Lindalva atua nas oficinas de Ginástica e Leituras. Para ela, o(a) Educador(a) desempenha um papel de formador, contribuindo para a garantia de direitos de crianças e jovens em situação e vulnerabilidade social, além de contribuir para que possam ter participação em ambientes como a escola e o trabalho para que, assim, todos consigam ter um futuro melhor, tornando-se “bons cristãos e honestos cidadãos”, como diz Dom Bosco.

Devido a evolução do mundo digital, a Educadora Social lembra que a falta de empregos para Jovens Aprendizes e a falta de escolas preparadas hoje em dia tem sido um dos maiores desafios para manter as crianças e jovens motivados a aprender, com vontade de crescer e com responsabilidade. “Ser educadora não é uma tarefa fácil. Muitas vezes, chorei, sorri e segui. E cada criança tem uma história que te faz repensar o motivo de ser educadora. Amo o que eu faço! Aprendo e ensino com eles e crescemos juntos. Posso dizer que sou a pessoa que sou hoje porque eles me ajudaram”, relembra Lindalva Teixeira.

  

 

CENTRO SOCIAL SÃO BENEDITO, EM MANAUS (AM)

“O Educador Social é a referência [...] pois está diariamente convivendo com os educandos nas oficinas, sabendo de seus anseios e até mesmo das suas frustações, uma vez que as crianças e os jovens estão em processo de desenvolvimento e estão numa fase de descoberta”

Atuando no Centro Social São Benedito (CSSB), em Manaus (AM), a Assistente Social Nilce Elena Conceição, que está na Obra desde 2018, conta que o CSSB realiza rodas de conversa, gincanas e palestras com temas transversais para dar suporte aos assistidos. Também são realizadas as campanhas nos meses de prevenção como o 18 de maio para combate ao abuso e exploração sexual; Setembro Amarelo pela prevenção ao suicídio, entre outras ações.

Com o coração cheio de gratidão, Nilce Elena compartilha a felicidade em poder estar trabalhando no CSSB que, atualmente, atende 80 crianças e adolescentes. “Recentemente, no dia 15 de setembro, o Centro Social São Benedito completou 28 anos de atividades voltadas para crianças, adolescentes e jovens de baixa renda. Só temos a agradecer a Deus por estarmos ajudando muitas famílias que estão em situação de vulnerabilidade social, pois sem esse serviço, acreditamos que já teríamos perdido muito jovens para o tráfico e para a droga, uma vez que o CSSB está inserido em um bairro de alto índice de violência”, comenta.

 

PROGRAMA CRIANÇAS E ADOLESCENTES FELIZES, NA CIDADE DOM BOSCO, CORUMBÁ (MS)

“Somos espelhos para os jovens, pois muitas vezes não possuem outras referências de vida, de experiências e de espaço para conversarem, se abrirem e refletirem sobre a vida e principalmente sobre futuro”

O Programa Crianças e Adolescentes Felizes, da Cidade Dom Bosco, em Corumbá (MS), que atende cerca de 300 assistidos, conta com a presença do Educador Social Flávio Renato Gonçalves, que atua no projeto social de música, ensinando crianças e adolescentes a tocar instrumentos musicais - violão, cajon e teclado – e também a compor músicas e a cantar. A trajetória do Flávio na música tem mais de 15 anos. Ele começou a se interessar pela área ainda na adolescência, época em que aprendeu sozinho a tocar violão com ajuda de revistas e computador. “O que mais tem são crianças e adolescentes que chegam na Obra desacreditados, sem esperanças e ‘perdidos’, com famílias desestruturadas. A obra acolhe essas crianças e adolescentes e mostra para eles, por meio das aulas, diversas temáticas, dando a cada um a oportunidade de vislumbrar um futuro no qual ele faça parte como atuante crítico”, comenta Flávio Renato. 

As atividades desenvolvidas no Programa Crianças e Adolescentes Felizes são planejadas e realizadas de acordo com as realidades vivenciadas pelo público alvo - crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social - além de trabalhar campanhas importantes e leis como o Estatuto da Criança e do Adolescente, Maio Amarelo, Agosto Lilás, Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul, dentre outros temas como álcool, drogas e a caridade com as pessoas vulneráveis.

 

 

INSTITUIÇÃO PRÓ MENOR DOM BOSCO, EM MANAUS (AM)

“Nossa participação na vida dos jovens de hoje é de suma importância, pois há muitos que se sentem bem aqui conosco, onde se sentem acolhidos, principalmente dos maus-tratos que muitos recebem em casa, e aqui procuramos ser um ambiente de escuta e acolhedor”

A história de Mara Jane Soares Monteiro, da Instituição Pró Menor Dom Bosco, em Manaus (AM), tem início no ano de 2020, como voluntária, mas, logo em 2021, Mara foi efetivada. Ao todo, a Educadora Social está há quase quatro anos trabalhando na Instituição Salesiana. “No momento, o sentimento que tenho é de gratidão por ter sido aceita para estar junto dessa família e onde me sinto bem, tanto com os colegas de trabalho como também com os jovens e adolescentes atendidos por mim”, comenta a Educadora Social.

Formada com Licenciatura Plena em Letras, no momento, Mara está lecionando junto aos projetos da Obra. Ao todo, a Instituição Pró Menor Dom Bosco atende cerca de 1000 educandos.

 

 

OBRA SOCIAL SALESIANOS SÃO CARLOS (SP)

“O Educador Social é um profissional essencial que busca mediar e aproximar os sujeitos em vulnerabilidade com a sociedade, contribuir para a construção de novas oportunidades com escuta e diálogo, garantir e validar os direitos humanos, colaborar para reflexões de ações, responsabilidades, valores, entre outros”

Formada em Psicologia na Unicastelo, em Descalvado (SP), a Educadora Social, Fernanda Carolina Marinelli, que trabalha na Obra Social Salesianos São Carlos (SP), compartilha sua felicidade: “Sempre gosto de lembrar dos adolescentes e jovens que passaram por mim e em algum momento relataram algum envolvimento com a música, mais especificamente pelo sonho de cantar, e a gente conseguir se organizar para que eles se apresentassem na Mostra Cultural que é feita todo final de ano nos Salesianos. Eu não sei colocar em palavras o prazer que me dá estar na plateia com mais mil pessoas e poder aplaudir de pé esses jovens no centro de um palco iluminado sendo reconhecidos pelos seus talentos. É sempre emocionante”, disse a Educadora Social.

Atendendo aproximadamente 800 crianças e adolescentes, a Obra comporta vários projetos sociais, atende crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, fortalecendo os vínculos, validando direitos, promovendo condições favoráveis para o protagonismo dos atendidos, acolhendo a comunidade, facilitando o acesso à cultura e educação e articulando políticas públicas. Sendo assim, Fernanda ajuda a superar os desafios e comenta: “divido os mesmos valores e objetivos, me sentindo acolhida em minhas demandas profissionais e pessoais”.

  

 

COLABORE VOCÊ TAMBÉM!

Sabia que você também pode contribuir com as ações das obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa? Acesse o site oficial da União Pela Vida (UPV) e doe. Sua contribuição pode mudar a vida de muitas crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

 

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil / Fotos: Arquivos pessoais dos entrevistados(as)

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Projeto Capta Ação fortalece a obtenção de recursos nas obras sociais salesianas e alcança mais de 100 agentes em formação

Com oficinas presenciais, produção de e-book, planos personalizados e diálogo com empresas, a iniciativa impulsiona a sustentabilidade e a transformação social em todo o Brasil O primeiro semestre de 2025 foi de intenso trabalho, visitas, escuta e formação no âmbito da captação de recursos das obras sociais da Rede Salesiana Brasil (RSB). Coordenado pela Gestora de Projetos de Captação de Recursos da RSB, Sandra Sahd, o projeto Capta Ação percorreu o país com a missão de fortalecer a cultura da sustentabilidade financeira nas presenças salesianas e promover a valorização do impacto social gerado pelo atendimento a mais de 80 mil crianças, adolescentes e jovens. Desde abril, Sandra visitou 10 obras sociais salesianas, entre as 103 existentes na RSB, e coordenou oficinas presenciais com mais de 119 participantes, totalizando 80 horas de formação prática. As capacitações ocorreram nas cidades de Joinville (SC), Gravará (PE), Linhares (ES), Corumbá (MS), Belford Roxo (RJ), Niterói (RJ), Pindamonhangaba (SP), Palmas (TO) e Lorena (SP). “Foi um semestre impactante para minha vida profissional. Conheci de perto projetos incríveis, que têm transformado o país a partir da educação, da proteção e da evangelização de milhares de crianças. O Capta Ação nasceu para reconhecer esse valor e oferecer ferramentas reais para garantir sua continuidade”, afirmou Sandra. Formação técnica e planos personalizados Durante as formações, cada equipe local foi orientada a construir um Plano Anual de Captação de Recursos, com base em um modelo estratégico composto por  10 etapas, dentre eles: um diagnóstico interno e externo da presença, análise FOFA (também conhecida como análise Swot), definição de metas e fontes de captação (pessoas físicas, jurídicas, governo e organismos internacionais), levantamento de estratégias, cronograma de ações, monitoramento e avaliação. Para as primeiras quatro obras (Joinville, Gravará, Linhares e Corumbá) os planos foram escritos e entregues até o início do mês de julho. As demais terão concluído seus documentos até o final do mês. A expectativa é que esses planos orientem ações concretas já no segundo semestre de 2025, com foco em editais de projetos governamentais, parcerias com as iniciativas pública e privada, campanhas de captação de recursos e fidelização de doadores. Produção de conhecimento e incidência institucional Um dos destaques do semestre foi a autoria do e-book “Diretrizes da Captação de Recursos para Obras Sociais Salesianas”, que está em fase final de revisão e será disponibilizado para todas as presenças da RSB como referência prática e formativa. Paralelamente, a gestora participou de dezenas de reuniões on-line, incluindo mentorias com as obras, encontros com a equipe RSB e articulações externas. Também representou a RSB em importantes eventos e fóruns nacionais, como o Festival ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), o FIFE (Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica) e no GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) plataforma que visa fortalecer a filantropia e o investimento social privado no Brasil. Parcerias com empresas e poder público Outro pilar do Capta Ação foi a articulação com o setor empresarial e com gestores públicos, promovendo encontros e prospecções em várias regiões do país. Dentre os parceiros visitados estão empresas como WEG, Toyota, Eco Automação, Bayer e Unicesumar, além de órgãos governamentais, como secretarias de indústria e comércio e gabinetes parlamentares. Essas ações reforçam o compromisso da RSB com a diversificação das fontes de financiamento, ampliando as possibilidades de apoio à missão salesiana nas áreas da educação, assistência social, cultura e evangelização. Um caminho para o segundo semestre Com os resultados expressivos do primeiro semestre, o projeto Capta Ação inicia agora uma nova fase, que inclui a implementação e acompanhamento dos planos, capacitações complementares, fortalecimento da marca União Pela Vida (UPV) e articulação em rede entre as presenças. “Nossa meta é seguir juntos, com profissionalismo, paixão e fidelidade ao carisma salesiano, garantindo que nenhuma obra social fique para trás na formação em captação de recursos. Captação é missão, e nossa missão é transformar vidas”, conclui Sandra. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Inspetoria São João Bosco inaugura Centro Juvenil em Cachoeira do Campo com o Projeto Trampolim

O Centro Juvenil Dom Bosco em Cachoeira do Campo /MG iniciará as suas atividades no dia 13 de agosto às 14h, com o projeto Trampolim (Pré-aprendizagem) que tem como foco promover formação cidadã e profissional de 160 adolescentes e jovens para sua inserção no mundo do trabalho. O projeto Trampolim é gratuito, destinado à adolescentes entre 14 e 16 anos, residentes em Cachoeira do Campo e/ou subdistritos (Amarantina, Engenheiro Corrêa, Glaura/Soares, Miguel Burnier/Mota, Rodrigo Silva/Bocaina, Santo Antônio do Leite/Catete/Chapada e São Bartolomeu/Maciel), possibilitando a inserção destes, no mundo do trabalho de forma protegida. O início das aulas do projeto Trampolim será no dia 18 de agosto, em dois turnos de segunda à quinta, de 8h às 12h e de 13h às 17h, tendo como disciplinas introdução aos processos de administração e noções básicas de turismo e hotelaria. As inscrições para o projeto Trampolim podem ser feitas pelo formulário eletrônico até o dia 14 de julho e /ou presencialmente nos dias 15 e 22 de julho de 10h às 16h no Centro Juvenil Dom Bosco, endereço BR-356, 27 - Cachoeira do Campo, Ouro Preto – MG (Clique aqui para a lista de documentação). Mais informações sobre o Projeto Trampolim em Cachoeira do Campo pelo telefone (31) 98359-7732. Fonte: Assessoria de Imprensa da Inspetoria São João Bosco

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