10/04/2023

Educomunicação e Letramento nas Obras Sociais Salesianas

Educomunicação e Letramento nas Obras Sociais Salesianas

Em Pernambuco, mais especificamente ao município de Petrolina, o Centro Maria Auxiliadora Pró Menor Carente (CEMAM) transforma a doação de seus Benfeitores e Benfeitoras em letramento a partir do Projeto Educomunicação em Ação Social.

A Coordenadora do CEMAM e também Especialista em Políticas Públicas e Direitos Sociais, Doralice Gomes de Siqueira, comenta que “a implantação das atividades na Obra Social Salesiana CEMAM, foi fantástica! A Educomunicação e o Letramento têm alcançado resultados importantes no processo de aprendizagem dos atendidos, além de ser fundamental para a formação integral, favorecendo, de forma significativa, o desenvolvimento da oralidade, da leitura e da escrita”.

No CEMAM, é promovida a mobilização de diferentes letramentos:
Linguístico: envolvendo atividades de leitura, produção textual e análise linguística;
Tecnológico: incluindo a exploração de tecnologias de áudio e vídeo na produção de documentários;
Científico: possibilitando a construção de conhecimentos de mundo no desenvolvimento de pesquisas com temáticas de interesse dos estudantes.

“O Nosso coração pulsa de alegria e gratidão por você benfeitor(a), que tem compromisso com a vida e com a educação das novas gerações, proporcionando um projeto de tamanha grandeza como este e acreditando no potencial transformador da educação”, comenta Doralice.

Confira o que alguns atendidos e atendidas do CEMAM têm a dizer sobre o Projeto

“Foi como sair de uma casca e ter uma visão muito diferente do mundo, de como as coisas realmente acontecem, o meu papel como cidadão, o meu papel como pessoa mesmo [...], descobri que eu tenho força, que sou criativa, que tenho voz”, diz Ana M.S.

“Participar do projeto está sendo um sonho! Me sinto pertencente a este espaço, tenho liberdade de expressão e aprendi muito, melhorei o meu jeito de ser, aprimorei meu modo de falar, o modo como interajo com as pessoas, o jeito que eu falo com elas, eu respeito a todos, melhorei minha autoestima, sou mais feliz, aprendo com muito mais prazer”, comenta Bruno S. S
“É difícil de descrever a postura que eu tenho nos espaços, as escolhas que eu faço, enfim desde dentro de casa até as escolhas na escola, fora da escola, acho que influencia muito e é uma formação para você se fortalecer como pessoa, e isso reflete em todas as esferas da vida”, afirma Carlinhos B. M.

Sabia que você também pode contribuir com as ações da obra social salesiana Centro Maria Auxiliadora Pró Menor Carente (CEMAM), em Petrolina (PE), ou com as demais obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa? Acesse o Site da União Pela Vida (UPV) e doe.

  

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil e União pela Vida (UPV)

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Dia de Doar UPV: Mobilizando Solidariedade e Sustentabilidade

A Rede Salesiana Brasil (RSB), por meio da União pela Vida (UPV), participou ativamente da campanha global “Dia de Doar” em 2024. Denominada “Dia de Doar UPV”, a iniciativa teve como objetivo principal fortalecer a cultura de doação, mobilizar voluntários e promover a sustentabilidade socioambiental. Inspirada pelo Movimento Laudato Si' e pela Don Bosco Green America (Aliança Verde Dom Bosco América), a campanha conectou solidariedade e cuidado com a Casa Comum. Os esforços da campanha, alcançados até hoje, 03 de dezembro, refletiram o trabalho transformador das mais de 100 obras sociais salesianas espalhadas pelo Brasil. A ação arrecadou até novembro: Mais de R$ 2.500.000 em doações; 166.406 kg de alimentos; 2.562 horas de voluntariado; 112.470 famílias atendidas.  Esses números destacam o impacto concreto de um trabalho que transforma diariamente a vida de mais de 87 mil crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. Além das doações, a campanha promoveu formações e disponibilizou materiais para embasar ações locais de captação de recursos. A equipe de Comunicação da RSB desenvolveu uma campanha de marketing que evidenciou o papel das obras sociais salesianas como agentes de transformação social e ecológica.As formações promovidas para as unidades salesianas em todo o Brasil, como a que abordou a COP30, desempenharam um papel essencial na campanha, ampliando o conhecimento das equipes e fomentando um senso de pertencimento e responsabilidade. Um destaque foi a formação "O poder da comunicação", que se mostrou uma aliada estratégica para fortalecer o movimento. O impacto dessas iniciativas, traduzido em resultados concretos, reafirma a certeza de que o caminho seguido está correto, motivando ainda mais o trabalho em rede.Phelipe Sales, Captador de Recursos da RSB, destacou o sucesso das ações: “Conduzir o Dia de Doar aqui na Rede Salesiana Brasil tem sido uma experiência muito especial. É incrível perceber como, a cada ano, as unidades estão mais engajadas, mais conectadas com a proposta e cada vez mais criativas em suas iniciativas. Isso tem sido lindo de ver: o trabalho compartilhado, o esforço coletivo e o impacto que conseguimos gerar juntos”. O “Dia de Doar UPV” não é apenas um movimento para arrecadação, mas um convite para todos participarem da construção de um mundo mais solidário e sustentável. Cada doação é um gesto de esperança que reafirma o compromisso com o carisma salesiano de acolher, educar e transformar vidas.Confira as fotos do evento de lançamento e inspire-se a fazer parte dessa corrente do bem!   Angélica Novais, da Comunicação da RSB.

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Campanha de conscientização ambiental mobiliza educandos para um futuro sustentável

Projeto de coleta de recicláveis alcança resultados expressivos e reforça valores cristãos de cuidado com o meio ambiente Estudantes do Instituto Dom Bosco, de São Paulo, foram incentivados a participar da campanha de arrecadação de itens recicláveis, incluindo tampinhas de plástico, lacres de alumínio, óleos de cozinha e motor, pilhas e baterias. Inspirada pela consciência ambiental e pelo compromisso cristão de cuidado com a criação, a campanha visa ensinar práticas sustentáveis que colaboram para um mundo mais saudável. “Ao motivar nossos jovens a participarem, queremos que eles entendam a importância de adotar práticas conscientes,” destacou a coordenadora do projeto, Pâmela Silva. “Além de educar, a campanha inspira atitudes responsáveis e mostra como pequenos gestos podem contribuir para o bem comum.” A coleta resultou em números significativos: 982 kg de tampinhas de plástico, 705 litros de óleo de cozinha e 100 litros de óleo de motor. Além de promover a educação ambiental, parte da arrecadação é revertida em melhorias para a instituição, reforçando a solidariedade e o compromisso com a casa comum.   Angélica Novais. da comunicação da RSB com contribuições do Instituto Dom Bosco, de São Paulo.

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