Educomunicação e Letramento nas Obras Sociais Salesianas
10/04/2023

Educomunicação e Letramento nas Obras Sociais Salesianas

Educomunicação e Letramento nas Obras Sociais Salesianas

Em Pernambuco, mais especificamente ao município de Petrolina, o Centro Maria Auxiliadora Pró Menor Carente (CEMAM) transforma a doação de seus Benfeitores e Benfeitoras em letramento a partir do Projeto Educomunicação em Ação Social.

A Coordenadora do CEMAM e também Especialista em Políticas Públicas e Direitos Sociais, Doralice Gomes de Siqueira, comenta que “a implantação das atividades na Obra Social Salesiana CEMAM, foi fantástica! A Educomunicação e o Letramento têm alcançado resultados importantes no processo de aprendizagem dos atendidos, além de ser fundamental para a formação integral, favorecendo, de forma significativa, o desenvolvimento da oralidade, da leitura e da escrita”.

No CEMAM, é promovida a mobilização de diferentes letramentos:
Linguístico: envolvendo atividades de leitura, produção textual e análise linguística;
Tecnológico: incluindo a exploração de tecnologias de áudio e vídeo na produção de documentários;
Científico: possibilitando a construção de conhecimentos de mundo no desenvolvimento de pesquisas com temáticas de interesse dos estudantes.

“O Nosso coração pulsa de alegria e gratidão por você benfeitor(a), que tem compromisso com a vida e com a educação das novas gerações, proporcionando um projeto de tamanha grandeza como este e acreditando no potencial transformador da educação”, comenta Doralice.

Confira o que alguns atendidos e atendidas do CEMAM têm a dizer sobre o Projeto

“Foi como sair de uma casca e ter uma visão muito diferente do mundo, de como as coisas realmente acontecem, o meu papel como cidadão, o meu papel como pessoa mesmo [...], descobri que eu tenho força, que sou criativa, que tenho voz”, diz Ana M.S.

“Participar do projeto está sendo um sonho! Me sinto pertencente a este espaço, tenho liberdade de expressão e aprendi muito, melhorei o meu jeito de ser, aprimorei meu modo de falar, o modo como interajo com as pessoas, o jeito que eu falo com elas, eu respeito a todos, melhorei minha autoestima, sou mais feliz, aprendo com muito mais prazer”, comenta Bruno S. S
“É difícil de descrever a postura que eu tenho nos espaços, as escolhas que eu faço, enfim desde dentro de casa até as escolhas na escola, fora da escola, acho que influencia muito e é uma formação para você se fortalecer como pessoa, e isso reflete em todas as esferas da vida”, afirma Carlinhos B. M.

Sabia que você também pode contribuir com as ações da obra social salesiana Centro Maria Auxiliadora Pró Menor Carente (CEMAM), em Petrolina (PE), ou com as demais obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa? Acesse o Site da União Pela Vida (UPV) e doe.

  

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil e União pela Vida (UPV)

Mais Recentes

Em Manaus, Congresso Jovem reafirma que é possível viver a santidade na juventude

A paróquia São José Operário, na Zona Leste de Manaus, acolheu mais de 120 jovens: eles participaram do ‘Congresso Jovem 2026’, realizado em 18 de janeiro, para redescobrir o chamado à santidade. Em sua segunda edição, o evento reuniu diversos grupos e movimentos pastorais; e contou com uma programação variada, incluindo animação, pregações, atividades, estandes, momentos de Oração, Confissão, Adoração Eucarística, espaços de escuta e partilha. O tema central foi inspirado na vida e no testemunho de jovens santos, como Carlos Acutis, Gema Galgani, Joana d’Arc, Pier Giorgio Frassati, Domingos Sávio – ‘o Pequeno Gigante’ (Pio XI)... Ao longo do encontro, os participantes puderam compreender que a santidade não é algo distante, mas um caminho possível na juventude, capaz de transformar o mundo a partir do amor de Deus.   Fonte: Agência Info Salesiana

Nova gestão do CONANDA fortalece a mobilização e a participação social salesiana em 2026

No dia 16 de dezembro de 2025, foi eleita a nova Gestão do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), que dará continuidade às atividades do colegiado. A representação da sociedade civil no CONANDA em 2026, nas coordenações e relatorias das comissões, igualmente fundamentais para a continuidade dos trabalhos e dos compromissos com a garantia e a proteção dos direitos, foi definida de forma unânime durante a Assembleia do CONANDA, em conjunto com a Presidência, Vice-Presidência e demais membros governamentais que compõem a Mesa Diretora. Nesse contexto, Tatiana Augusto Furtado Gomes, Diretora Executiva do CESAM Brasília, assume a relatoria da Comissão de Mobilização e Formação (CMF). Ao falar sobre o novo desafio, Tatiana disse que “Antes de tudo, é uma grande responsabilidade e uma honra. Trata-se de um espaço estratégico para o fortalecimento da participação social e, especialmente, para garantir que crianças e adolescentes sejam sujeitos ativos na construção das políticas que dizem respeito às suas vidas, com destaque para o Comitê de Participação de Adolescentes. Para a Inspetoria São João Bosco , integrar o CONANDA e contribuir diretamente com os trabalhos da Comissão de Mobilização e Formação reafirmando a trajetória histórica da instituição na defesa, promoção e garantia de direitos. "É o reconhecimento de um trabalho construído diariamente, junto às juventudes, às famílias e aos territórios, e também a ampliação da nossa responsabilidade enquanto organização da sociedade civil comprometida com a transformação social”, completou.  A Comissão de Mobilização e Formação (CMF) do CONANDA é um grupo de trabalho responsável por organizar e fortalecer a participação social, com destaque para a atuação do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA). A comissão coordena ações de formação e mobilização social voltadas ao fortalecimento da política de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente no Brasil, atuando na estruturação, acompanhamento e engajamento dos conselhos estaduais e municipais. Comunicação da Rede Salesiana Brasil com informações da Inspetoria Salesiana São João Bosco - ISJB

Expedição Missionária Salesiana em Angola promove comunhão e evangelização entre os povos

Grupo percorre comunidades do interior e da capital angolana, fortalecendo laços e experiências de fé, partilha e interculturalidade No início deste mês de janeiro, como parte das celebrações pelos 150 anos da primeira expedição missionária da Congregação Salesiana à América do Sul, a Inspetoria Salesiana de São Paulo enviou sete missionários à Angola, para viver e partilhar a presença do reino nestas terras do continente africano. Nos últimos dias, em Kwanza Norte, na cidade do Dondo, através do Rio Kwanza, o grupo visitou as aldeias de Maculumbi e Candanje. Durante a travessia, os missionários avistaram dois elefantes, se banharam nas águas do Kwanza e, ao chegarem nos povoados, foram recebidos com alegria e fé inabalável, em uma experiência de partilha entre Brasil e Angola, nações irmãs. A equipe missionária, composta por três Salesianos, duas SSCC e duas leigas, está encantada por tanta humanidade, fé e partilha. Ao ouvir, falar e partilhar sobre a salvação de Deus, o grupo passa também pela cultura e pela história das pessoas em cada território visitado. A expedição passará ainda pela comunidade de Kima, onde fará um almoço brasileiro para agradecer a acolhida, e o Padre William de Lima rezará a missa na comunidade do Cacesse 1. No domingo, os missionários partirão para a capital Luanda, onde continuarão as atividades na comunidade mais urbana de São José de Nazaré, no bairro do Sambizanga. Rezemos pelos salesianos que dão sua vida, de forma incansável, na Inspetoria Salesiana “Mamá Muxima”, e por todas as pessoas desse povo tão amável, alegre e trabalhador, que acolheu a nossa missão e nos quer muito bem. Fonte: Inspetoria Salesiana de São Paulo/Texto: Eduardo Freire, com informações P. William de Lima

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil